1 |
Escola Básica e Secundária Abel Botelho, Tabuaço |
- Ciclo de encontros onde se reafirme a importância da Revolução do 25 de Abril na escola de hoje, com a participação dos pais/EE.
- Recolher testemunhos junto das gerações mais velhas, promovendo tertúlias de partilha de experiências com as gerações mais novas.
- Criação do mural "O 25 de Abril na escola de hoje", que permita o reviver Abril diariamente, lembrando os jovens da necessidade de reforçar a participação na vida pública e política na escola de hoje.
|
2 |
Escola Básica e Secundária Eng. Dionísio Augusto Cunha, Canas de Senhorim, Nelas |
- Promover atividades de acolhimento para alunos estrangeiros para fomentar a integração e o conhecimento de outras culturas que levem ao respeito do princípio da equidade.
- Assegurar que as escolas tenham recursos e infraestruturas adequadas para oferecer uma educação de qualidade e atender às necessidades dos alunos e dos professores.
- Garantir que o currículo escolar seja mais relevante e alinhado com as necessidades dos estudantes e da sociedade, preparando-os não só academicamente, mas também para os desafios do mundo real.
|
3 |
Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira |
- Implementação de literacia financeira nas escolas.
- Dar voz aos jovens em relação às políticas educativas e/ou maior participação juvenil/estudantil nas tomadas de decisão educativas.
- Preservação dos direitos ganhos em abril (liberdades religiosa e política).
|
4 |
Escola Secundária de Nelas |
- Criação de um programa de parcerias entre agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas e instituições de ensino superior da mesma região, para permitir que docentes do ensino superior dinamizem atividades pedagógicas sobre conteúdos curriculares com alunos do ensino secundário e que alunos do ensino superior realizem encontros e palestras com alunos do ensino secundário.
- Financiamento de visitas de alunos do ensino secundário a instituições de ensino superior, visando a sua participação em atividades pedagógicas.
- Incentivo às instituições de ensino superior para divulgarem as suas ofertas formativas nos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, explicitando os planos de estudo, possíveis saídas profissionais e medidas de apoio à inclusão disponíveis em cada uma.
|
5 |
Escola Secundária de Castro Daire |
- Maior flexibilidade na criação de cursos/disciplinas de opção permitindo a abertura de turmas com um menor número de alunos. Quando o número de alunos inscritos não viabilizar o curso disponibilizar apoios à deslocação, alojamento e transporte. Na situação do ensino Profissional, o apoio que já existe deve ser reforçado.
- Redução da carga curricular permitindo a criação de atividades extracurriculares complementares à formação escolar.
- Escola participativa. DAR VOZ AO ALUNO - Criação de espaços/Fóruns de debate de temas/problemas do Mundo Contemporâneo e relevantes para a formação cívica dos alunos. Os temas resultariam de auscultação prévia da comunidade educativa.
|
6 |
Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu |
- Criação de slogans/palavras de ordem tendo em conta as causas mobilizadoras na atualidade.
- Passagem de testemunhos áudio/vídeo de pessoas que vivenciaram o período da ditadura, a revolução e o pós-revolução.
- Organização de eventos educacionais, como palestras, debates e seminários onde os alunos dialogam, discutem e expõem as suas opiniões sobre o tema.
|
7 |
Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu |
- Reformulação de disciplinas essenciais (Filosofia, História e Geografia), introduzindo mais debates e momentos de reflexão, promovendo, assim, a lecionação de literacia política e financeira, no básico e no secundário, reforçando a educação para a cidadania.
- Implementar nas escolas conselhos de estudantes com poder decisório e com assento nas autarquias.
- Criação de um serviço ‘online’ gratuito que disponibiliza informação política em linguagem acessível, gerido por uma equipa constituída por representantes de diferentes forças políticas, assegurando a transparência da tradução.
|
8 |
Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira |
- Criação do programa “Intercâmbio Nacional” - Desenvolvimento de um programa interescolar, que visa promover a partilha de experiências, projetos e conhecimento entre escolas de diferentes pontos do país. Exemplos: Norte-sul, Interior-litoral, Continente e ilhas.
- Criação de um concelho de estudantes do ensino secundário - Este conselho será constituído por um aluno eleito pelas escolas de cada um dos distritos e regiões autónomas do país, e terá funções consultivas junto do Ministério da Educação e da Assembleia da República. A finalidade deste conselho é fazer chegar regularmente a quem decide as preocupações e as propostas dos estudantes.
- Escola e Bem estar social - Implementação nas escolas de projetos abertos à sociedade que possibilitem, entre outros, a participação em eventos sociais e/ou comemorativos dos municípios e a realização de atividades dirigidas a grupos económica ou socialmente desfavorecidos, (centros de dia, lares, associações, prisões, creches).
|
9 |
Escola Secundária de Vouzela |
- Atribuição de um tempo letivo na mancha horária dos alunos do ensino secundário à disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, espaço de aprendizagem e trabalho dos valores da cidadania democrática, alcançados com o 25 de Abril de 1974, com vista a uma Escola mais participativa.
- Em nome de uma escola plural e participativa, criar em todas as escolas uma bolsa de alunos mentores (preferencialmente alunos do 12º ano), promotores da integração de todos os alunos na escola.
- A aposta da Escola nas várias literacias (cívica, política, económica, cultural...) é fundamental na formação integral dos alunos. A nossa terceira medida, sugere a realização de atividades várias (workshops, palestras, tertúlias, projetos como por exemplo, "Dez Minutos a Debater"), promotoras do desenvolvimento de competências, valores e atitudes, orientadas para a ação, participação e resolução de problemas.
|
10 |
Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal |
- Organização de Eventos Culturais com a presença de Testemunhas.
- Implementação de uma Lei de Integração Curricular.
- Estabelecimento de Parcerias com Instituições de Memória.
|
11 |
Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde |
- Preparar as escolas para serem ambientes multifuncionais e inclusivos, dotando-as de condições de acessibilidade e de equipamentos e serviços que apoiem todo o tipo de alunos.
- Promover a realização frequente de Assembleias de Alunos nas escolas que estimulem o debate de ideias, a procura de soluções para os problemas que afetam o ambiente escolar e incitem a participação ativa dos jovens em atividades e projetos que contribuam para tornar a escola um lugar melhor para todos.
- Promover de forma regular a realização de sessões com organizações convidadas que levem os jovens a refletir sobre os problemas que afetam o mundo atualmente, (refugiados, discriminação, homofobia, conflitos armados, discurso de ódio…) de forma a promover a tolerância e a não discriminação.
|
12 |
Escola Secundária de Vila Nova de Paiva |
- Atualizar o currículo escolar para incluir uma variedade de recursos educacionais que representem diferentes culturas e contextos sociais, nomeadamente através da integração de filmes, música, literatura e outras formas de expressão cultural nas aulas, proporcionando aos alunos uma compreensão mais abrangente do mundo e incentivando a reflexão crítica.
- Organizar regularmente fóruns, com a participação de especialistas e profissionais de diversas áreas, onde os alunos possam exprimir as suas opiniões e ouvir perspetivas diferentes, sobre questões sociais contemporâneas como direitos humanos, liberdade, sustentabilidade, igualdade de género, e outros
- Desenvolver programas de intercâmbio cultural entre turmas e escolas de diferentes regiões, possibilitando que os estudantes vivenciem a diversidade cultural de maneira prática e contribuindo para a construção de uma escola mais plural e participativa.
|
13 |
Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, Armamar |
- Tornar o Ensino mais prático
- Criação de espaços verdes de qualidade, nas escolas, e que promovam a sustentabilidade ambiental
- Melhorar as condições escolares a vários níveis (físicos, alimentação, ofertas escolares ao nível do currículo e de escolha de disciplinas opcionais...)
|
14 |
Agrupamento de Escolas de Resende |
- Criar um ambiente acolhedor e inclusivo no seio escolar, onde os alunos se sintam seguros para expressarem as suas opiniões, através da realização de debates, conferências e exposições e onde possam discutir tópicos relevantes e causadores de tabus, designadamente a guerra, a violência entre grupos, os efeitos das drogas, e o prestígio dos novos profissionais, num mundo cada vez mais tecnológico;
- Substituir os diretores das escolas por uma comissão onde estejam representados os encarregados de educação, alunos e docentes para que, de uma forma colegial, possam tomar as decisões que sejam do interesse da comunidade educativa;
- Melhorar, atualizar as temáticas e reformular o ensino, na senda do 25 de abril, e através de uma análise retrospetiva, destacar os seus principais problemas e procurar equacioná-los em prol da saúde mental dos jovens e dos docentes, procurando erradicar o insucesso e fomentar o aparecimento de cidadãos responsáveis que defendam a democracia, a justiça e bem-estar de todos num plano de igualdade e de equidade.
|
15 |
Escola Secundária Alves Martins, Viseu |
- Visitas dos alunos do 12º ano à Assembleia da República, por concelho, com custos associados ao Estado e em cooperação com o IPDJ, consoante as vagas da AR.
- Criação de um fórum debate sobre o 25 de Abril, inserido no âmbito de cidadania e desenvolvimento, que vise refletir sobre o impacto hodierno da revolução dos cravos, possibilitando aos alunos um melhor entendimento do panorama político do país e promovendo a literacia política.
- Criação de uma semana Cultural inserida no calendário escolar do Ministério da Educação que vise a partilha da realidade histórico cultural de todos os membros da comunidade escolar.
|
16 |
Agrupamento de Escolas de Mortágua |
- Ajuste dos currículos às reais necessidades dos alunos: criação da disciplina de literacia político-financeira.
- Criação de uma app/site estudantil.
- Criação de Assembleias de alunos bimestrais.
|
17 |
Agrupamento de Escolas de Sátão |
- Aumentar a representatividade dos alunos no Conselho Geral e legislar no sentido de tornar obrigatória a participação da Associação dos Estudantes nas políticas de juventude, desporto e educação dos municípios.
- Criação obrigatória nas escolas do gabinete de receção/apoio ao aluno estrangeiro.
- Implementar um plano para evitar a discriminação na escola.
|
18 |
Escola Secundária de São Pedro do Sul |
- Alteração do regime jurídico dos Conselhos Municipais da Juventude, reforçando o seu papel.
- Criação do Plano Nacional de Projetos Escolares, que promova a educação não formal.
- Fomento de projetos inter-escolas em colaboração com associações locais, nacionais e internacionais, com obrigatoriedade mínima de um projeto por ano letivo.
|
19 |
Colégio de Lamego |
- Maior autonomia e flexibilidade curricular facultada aos docentes/professores.
- Fomentar/promover um ensino mais adequado às características específicas de cada aluno.
- Tornar a formação religiosa mais plural.
|
20 |
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego |
- Intercâmbio entre Escolas no nosso País: enriquecimento do ponto de vista cultural, de aprendizagens e boas práticas.
- Escolas mais sustentáveis: presença de um composto por escola, a cargo dos alunos. Maior envolvência com a comunidade onde as escolas se inserem.
- Mais ações de divulgação das escolas, de forma a evitar o abandono escolar. A escola deve de ser de todos e para todos.
|
21 |
Escola Secundária de Molelos, Tondela |
- Assinalar o Dia da multiculturalidade: 21 de maio, dia da diversidade.
- Inclusão no ensino superior de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual.
- Programa de Estágios profissionais no ensino secundário para os alunos dos cursos científico- humanísticos.
|
22 |
Escola Profissional da Torredeita |
- Adotar políticas educativas que procurem criar uma escola inclusiva e plural com respeito pela diversidade ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
- Promover o desenvolvimento de projectos Educativos e Curriculares baseados na inclusão, na equidade e na convivência democrática, envolvendo os professores, os alunos, as famílias e a comunidade social em que a escola se insere.
- Fomentar protocolos com instituições a nível local, nomeadamente as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, para que estes órgãos decisores estejam a par das prioridades, das necessidades e das visões dos/as jovens, desenvolvendo mecanismos para dialogar com os/as alunos/as e facilitar a sua participação na formulação das políticas nacionais.
|
23 |
Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades |
- Currículo Plural
- Participação Estudantil
- Acesso Igualitário
|
24 |
Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo |
- Abolição da obrigatoriedade da realização do exame de português no 12º ano.
- Investir em políticas de igualdade e alocar recursos para assegurar oportunidades iguais a todos os estudantes.
- Implementação de aulas de preparação para os alunos que vão realizar exames ou qualquer outro tipo de prova online.
|
25 |
Escola Secundária Prof. Doutor Flávio F. Pinto Resende, Cinfães |
- Criação do “PROJETO DE VOLUNTARIADO..."
- Implementação da rubrica “HISTÓRIAS VIVIDAS E CONTADAS...”
- Execução do programa “PELOS CAMINHOS DA ARTE ...”
|