Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Viseu


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária Abel Botelho, Tabuaço
  1. Ciclo de encontros onde se reafirme a importância da Revolução do 25 de Abril na escola de hoje, com a participação dos pais/EE.
  2. Recolher testemunhos junto das gerações mais velhas, promovendo tertúlias de partilha de experiências com as gerações mais novas.
  3. Criação do mural "O 25 de Abril na escola de hoje", que permita o reviver Abril diariamente, lembrando os jovens da necessidade de reforçar a participação na vida pública e política na escola de hoje.
2 Escola Básica e Secundária Eng. Dionísio Augusto Cunha, Canas de Senhorim, Nelas
  1. Promover atividades de acolhimento para alunos estrangeiros para fomentar a integração e o conhecimento de outras culturas que levem ao respeito do princípio da equidade.
  2. Assegurar que as escolas tenham recursos e infraestruturas adequadas para oferecer uma educação de qualidade e atender às necessidades dos alunos e dos professores.
  3. Garantir que o currículo escolar seja mais relevante e alinhado com as necessidades dos estudantes e da sociedade, preparando-os não só academicamente, mas também para os desafios do mundo real.
3 Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira
  1. Implementação de literacia financeira nas escolas.
  2. Dar voz aos jovens em relação às políticas educativas e/ou maior participação juvenil/estudantil nas tomadas de decisão educativas.
  3. Preservação dos direitos ganhos em abril (liberdades religiosa e política).
4 Escola Secundária de Nelas
  1. Criação de um programa de parcerias entre agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas e instituições de ensino superior da mesma região, para permitir que docentes do ensino superior dinamizem atividades pedagógicas sobre conteúdos curriculares com alunos do ensino secundário e que alunos do ensino superior realizem encontros e palestras com alunos do ensino secundário.
  2. Financiamento de visitas de alunos do ensino secundário a instituições de ensino superior, visando a sua participação em atividades pedagógicas.
  3. Incentivo às instituições de ensino superior para divulgarem as suas ofertas formativas nos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, explicitando os planos de estudo, possíveis saídas profissionais e medidas de apoio à inclusão disponíveis em cada uma.
5 Escola Secundária de Castro Daire
  1. Maior flexibilidade na criação de cursos/disciplinas de opção permitindo a abertura de turmas com um menor número de alunos. Quando o número de alunos inscritos não viabilizar o curso disponibilizar apoios à deslocação, alojamento e transporte. Na situação do ensino Profissional, o apoio que já existe deve ser reforçado.
  2. Redução da carga curricular permitindo a criação de atividades extracurriculares complementares à formação escolar.
  3. Escola participativa. DAR VOZ AO ALUNO - Criação de espaços/Fóruns de debate de temas/problemas do Mundo Contemporâneo e relevantes para a formação cívica dos alunos. Os temas resultariam de auscultação prévia da comunidade educativa.
6 Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu
  1. Criação de slogans/palavras de ordem tendo em conta as causas mobilizadoras na atualidade.
  2. Passagem de testemunhos áudio/vídeo de pessoas que vivenciaram o período da ditadura, a revolução e o pós-revolução.
  3. Organização de eventos educacionais, como palestras, debates e seminários onde os alunos dialogam, discutem e expõem as suas opiniões sobre o tema.
7 Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu
  1. Reformulação de disciplinas essenciais (Filosofia, História e Geografia), introduzindo mais debates e momentos de reflexão, promovendo, assim, a lecionação de literacia política e financeira, no básico e no secundário, reforçando a educação para a cidadania.
  2. Implementar nas escolas conselhos de estudantes com poder decisório e com assento nas autarquias.
  3. Criação de um serviço ‘online’ gratuito que disponibiliza informação política em linguagem acessível, gerido por uma equipa constituída por representantes de diferentes forças políticas, assegurando a transparência da tradução.
8 Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira
  1. Criação do programa “Intercâmbio Nacional” - Desenvolvimento de um programa interescolar, que visa promover a partilha de experiências, projetos e conhecimento entre escolas de diferentes pontos do país. Exemplos: Norte-sul, Interior-litoral, Continente e ilhas.
  2. Criação de um concelho de estudantes do ensino secundário - Este conselho será constituído por um aluno eleito pelas escolas de cada um dos distritos e regiões autónomas do país, e terá funções consultivas junto do Ministério da Educação e da Assembleia da República. A finalidade deste conselho é fazer chegar regularmente a quem decide as preocupações e as propostas dos estudantes.
  3. Escola e Bem estar social - Implementação nas escolas de projetos abertos à sociedade que possibilitem, entre outros, a participação em eventos sociais e/ou comemorativos dos municípios e a realização de atividades dirigidas a grupos económica ou socialmente desfavorecidos, (centros de dia, lares, associações, prisões, creches).
9 Escola Secundária de Vouzela
  1. Atribuição de um tempo letivo na mancha horária dos alunos do ensino secundário à disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, espaço de aprendizagem e trabalho dos valores da cidadania democrática, alcançados com o 25 de Abril de 1974, com vista a uma Escola mais participativa.
  2. Em nome de uma escola plural e participativa, criar em todas as escolas uma bolsa de alunos mentores (preferencialmente alunos do 12º ano), promotores da integração de todos os alunos na escola.
  3. A aposta da Escola nas várias literacias (cívica, política, económica, cultural...) é fundamental na formação integral dos alunos. A nossa terceira medida, sugere a realização de atividades várias (workshops, palestras, tertúlias, projetos como por exemplo, "Dez Minutos a Debater"), promotoras do desenvolvimento de competências, valores e atitudes, orientadas para a ação, participação e resolução de problemas.
10 Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal
  1. Organização de Eventos Culturais com a presença de Testemunhas.
  2. Implementação de uma Lei de Integração Curricular.
  3. Estabelecimento de Parcerias com Instituições de Memória.
11 Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde
  1. Preparar as escolas para serem ambientes multifuncionais e inclusivos, dotando-as de condições de acessibilidade e de equipamentos e serviços que apoiem todo o tipo de alunos.
  2. Promover a realização frequente de Assembleias de Alunos nas escolas que estimulem o debate de ideias, a procura de soluções para os problemas que afetam o ambiente escolar e incitem a participação ativa dos jovens em atividades e projetos que contribuam para tornar a escola um lugar melhor para todos.
  3. Promover de forma regular a realização de sessões com organizações convidadas que levem os jovens a refletir sobre os problemas que afetam o mundo atualmente, (refugiados, discriminação, homofobia, conflitos armados, discurso de ódio…) de forma a promover a tolerância e a não discriminação.
12 Escola Secundária de Vila Nova de Paiva
  1. Atualizar o currículo escolar para incluir uma variedade de recursos educacionais que representem diferentes culturas e contextos sociais, nomeadamente através da integração de filmes, música, literatura e outras formas de expressão cultural nas aulas, proporcionando aos alunos uma compreensão mais abrangente do mundo e incentivando a reflexão crítica.
  2. Organizar regularmente fóruns, com a participação de especialistas e profissionais de diversas áreas, onde os alunos possam exprimir as suas opiniões e ouvir perspetivas diferentes, sobre questões sociais contemporâneas como direitos humanos, liberdade, sustentabilidade, igualdade de género, e outros
  3. Desenvolver programas de intercâmbio cultural entre turmas e escolas de diferentes regiões, possibilitando que os estudantes vivenciem a diversidade cultural de maneira prática e contribuindo para a construção de uma escola mais plural e participativa.
13 Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, Armamar
  1. Tornar o Ensino mais prático
  2. Criação de espaços verdes de qualidade, nas escolas, e que promovam a sustentabilidade ambiental
  3. Melhorar as condições escolares a vários níveis (físicos, alimentação, ofertas escolares ao nível do currículo e de escolha de disciplinas opcionais...)
14 Agrupamento de Escolas de Resende
  1. Criar um ambiente acolhedor e inclusivo no seio escolar, onde os alunos se sintam seguros para expressarem as suas opiniões, através da realização de debates, conferências e exposições e onde possam discutir tópicos relevantes e causadores de tabus, designadamente a guerra, a violência entre grupos, os efeitos das drogas, e o prestígio dos novos profissionais, num mundo cada vez mais tecnológico;
  2. Substituir os diretores das escolas por uma comissão onde estejam representados os encarregados de educação, alunos e docentes para que, de uma forma colegial, possam tomar as decisões que sejam do interesse da comunidade educativa;
  3. Melhorar, atualizar as temáticas e reformular o ensino, na senda do 25 de abril, e através de uma análise retrospetiva, destacar os seus principais problemas e procurar equacioná-los em prol da saúde mental dos jovens e dos docentes, procurando erradicar o insucesso e fomentar o aparecimento de cidadãos responsáveis que defendam a democracia, a justiça e bem-estar de todos num plano de igualdade e de equidade.
15 Escola Secundária Alves Martins, Viseu
  1. Visitas dos alunos do 12º ano à Assembleia da República, por concelho, com custos associados ao Estado e em cooperação com o IPDJ, consoante as vagas da AR.
  2. Criação de um fórum debate sobre o 25 de Abril, inserido no âmbito de cidadania e desenvolvimento, que vise refletir sobre o impacto hodierno da revolução dos cravos, possibilitando aos alunos um melhor entendimento do panorama político do país e promovendo a literacia política.
  3. Criação de uma semana Cultural inserida no calendário escolar do Ministério da Educação que vise a partilha da realidade histórico cultural de todos os membros da comunidade escolar.
16 Agrupamento de Escolas de Mortágua
  1. Ajuste dos currículos às reais necessidades dos alunos: criação da disciplina de literacia político-financeira.
  2. Criação de uma app/site estudantil.
  3. Criação de Assembleias de alunos bimestrais.
17 Agrupamento de Escolas de Sátão
  1. Aumentar a representatividade dos alunos no Conselho Geral e legislar no sentido de tornar obrigatória a participação da Associação dos Estudantes nas políticas de juventude, desporto e educação dos municípios.
  2. Criação obrigatória nas escolas do gabinete de receção/apoio ao aluno estrangeiro.
  3. Implementar um plano para evitar a discriminação na escola.
18 Escola Secundária de São Pedro do Sul
  1. Alteração do regime jurídico dos Conselhos Municipais da Juventude, reforçando o seu papel.
  2. Criação do Plano Nacional de Projetos Escolares, que promova a educação não formal.
  3. Fomento de projetos inter-escolas em colaboração com associações locais, nacionais e internacionais, com obrigatoriedade mínima de um projeto por ano letivo.
19 Colégio de Lamego
  1. Maior autonomia e flexibilidade curricular facultada aos docentes/professores.
  2. Fomentar/promover um ensino mais adequado às características específicas de cada aluno.
  3. Tornar a formação religiosa mais plural.
20 Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego
  1. Intercâmbio entre Escolas no nosso País: enriquecimento do ponto de vista cultural, de aprendizagens e boas práticas.
  2. Escolas mais sustentáveis: presença de um composto por escola, a cargo dos alunos. Maior envolvência com a comunidade onde as escolas se inserem.
  3. Mais ações de divulgação das escolas, de forma a evitar o abandono escolar. A escola deve de ser de todos e para todos.
21 Escola Secundária de Molelos, Tondela
  1. Assinalar o Dia da multiculturalidade: 21 de maio, dia da diversidade.
  2. Inclusão no ensino superior de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual.
  3. Programa de Estágios profissionais no ensino secundário para os alunos dos cursos científico- humanísticos.
22 Escola Profissional da Torredeita
  1. Adotar políticas educativas que procurem criar uma escola inclusiva e plural com respeito pela diversidade ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
  2. Promover o desenvolvimento de projectos Educativos e Curriculares baseados na inclusão, na equidade e na convivência democrática, envolvendo os professores, os alunos, as famílias e a comunidade social em que a escola se insere.
  3. Fomentar protocolos com instituições a nível local, nomeadamente as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, para que estes órgãos decisores estejam a par das prioridades, das necessidades e das visões dos/as jovens, desenvolvendo mecanismos para dialogar com os/as alunos/as e facilitar a sua participação na formulação das políticas nacionais.
23 Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades
  1. Currículo Plural
  2. Participação Estudantil
  3. Acesso Igualitário
24 Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo
  1. Abolição da obrigatoriedade da realização do exame de português no 12º ano.
  2. Investir em políticas de igualdade e alocar recursos para assegurar oportunidades iguais a todos os estudantes.
  3. Implementação de aulas de preparação para os alunos que vão realizar exames ou qualquer outro tipo de prova online.
25 Escola Secundária Prof. Doutor Flávio F. Pinto Resende, Cinfães
  1. Criação do “PROJETO DE VOLUNTARIADO..."
  2. Implementação da rubrica “HISTÓRIAS VIVIDAS E CONTADAS...”
  3. Execução do programa “PELOS CAMINHOS DA ARTE ...”