Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Vila Real


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, Peso da Régua
  1. Atribuição de bolsas de mérito com base nos resultados escolares e não na situação financeira do aluno.
  2. Realização de atividades dinâmicas e reforço das equipas multidisciplinares que monitorizem a inclusão escolar e a integração social dos alunos de forma participativa e democrática.
  3. Maior valorização da classe docente.
2 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves
  1. Realização de um dia dedicado às diferentes culturas presentes na escola, onde os alunos poderão partilhar a sua cultura, costumes e tradições.
  2. Criação de grupos de discussão e debate, para que os alunos possam expressar as suas opiniões e aprender com as diferentes perspectivas de forma a criar uma cultura educativa mais aberta e inclusiva.
  3. Garantir que as instalações e os recursos educacionais sejam suficientes/acessíveis a todos os alunos que deles necessitem.
3 Escola Secundária São Pedro, Vila Real
  1. Incrementar a literacia política nas Escolas para que os jovens ganhem consciência das virtudes da Democracia.
  2. Investir nas infraestruturas escolares e nos recursos humanos para que o ensino se torne mais plural e inclusivo.
  3. Mitigar o estigma relativo à imagem que os cursos profissionais fomentaram no ambiente escolar.
4 Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre
  1. Promover o aumento do acompanhamento psicológico aos alunos da educação inclusiva.
  2. Criação de uma disciplina multicultural de apoio na adaptação dos alunos imigrados no país.
  3. nada a referir.
5 Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, Peso da Régua
  1. Criação de uma área curricular, não disciplinar, no horário dos alunos e professores para desenvolvimento de projetos de intervenção social.
  2. Constituição de uma Equipa nas escolas (alunos e professores), potenciadora das competências dos alunos abrangidos pelas medidas de apoio à Educação Inclusiva.
  3. Participação de representantes dos alunos nas reuniões do Conselho Pedagógico.
6 Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real
  1. Interculturalidade escolar - Os alunos estrangeiros em Portugal muitas vezes deparam-se com dificuldades quer a nível social, quer a nível escolar, devido à mudança de ambiente e forma de ensino. Desta forma, pretende-se a organização de eventos culturais e atividades que celebrem a diversidade na escola. Deve-se ainda incentivar a participação ativa de alunos de diferentes origens nesses eventos.
  2. Impor a aprendizagem de orientação sexual e autodescobrimento na educação sexual - A orientação sexual e o autodescobrimento são cruciais para o desenvolvimento dos jovens, e muitas vezes não são alvo de ensino na educação sexual ou, simplesmente, são ignorados. Com isto, estas aprendizagens devem ter um lugar fixo no programa de modo a que os alunos se entendam a si próprios e aceitem os outros.
  3. Promoção de atividades de modo a aumentar a inclusão de alunos com dificuldades a nível motor e mental. Muitas vezes o preconceito, com algumas pessoas, com dificuldades, quer a nível motor ou mental é causada pelo desconhecimento das mesmas, causando isolamento das pessoas. Estas, como toda a gente, necessitam de companhia, amigos e relações interpessoais, no seu dia a dia. O desconhecimento pode provocar algum tipo de medo/receio nas pessoas, que acabam por se afastar.
7 Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real
  1. Criar mais condições nas Escolas para que os alunos portadores de deficiência tenham a possibilidade de estarem presentes nas aulas em conjunto com os seus colegas.
  2. Enfatizar uma educação cidadã através da promoção do associativismo, desenvolvido em projetos práticos/concretos resultantes das necessidades sociais da comunidade.
  3. Receber bem os novos alunos que chegam ao Ensino Secundário criando um sistema de acolhimento, pelos alunos mais velhos, cuja função essencial seria ambientarem e orientarem os colegas mais novos, de outras nacionalidades, de outras cidades, ou até, de outras escolas.
8 Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena
  1. Reaproveitamento dos bens alimentares perecíveis para suprir as necessidades de famílias carenciadas.
  2. Ação de tutoria com os alunos oriundos de países estrangeiros para facilitar a sua integração.
  3. Maior representatividade dos alunos nos órgãos pedagógicos da escola.
9 Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa
  1. Aumento da representação dos alunos no conselho geral de cada escola, com a eleição, pelos alunos, de no mínimo 3 representantes por 1000 alunos.
  2. Participação do presidente da Associação de Estudantes nas assembleias municipais.
  3. Implementação e promoção dos programas de mentoria.
10 Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, Venda Nova, Montalegre
  1. Criação de percursos profissionalizantes, com uma forte componente prática, logo a partir do 7º ano para integrar jovens com necessidades educativas especiais.
  2. Substituição, no âmbito do currículo nacional, de algumas áreas disciplinares, por aulas de Português (Português Língua Não Materna) para estudantes provenientes de países no qual o português não seja a língua nativa.
  3. ----
11 Escola Secundária de Valpaços
  1. Programas Promotores: Implementar programas que promovam a compreensão dos princípios democráticos; Incentivo ao respeito de opiniões distintas e à responsabilidade cidadã.
  2. Participação dos Membros da comunidade escolar: Criação de conselhos representativos, nos quais os alunos possam expressar ideias, preocupações e contribuir para decisões escolares. Divulgar informações relevantes e promover uma comunicação aberta entre a administração, professores, alunos e encarregados.
  3. Recursos Didáticos Diversificados: utilizar materiais didáticos que representem diferentes culturas, identidades e experiências de vida. Disponibilizar recursos adaptados para atender as necessidades específicas dos diferentes alunos.
12 Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves
  1. Desenvolver atividades onde se promova a inclusão de diferentes culturas e minorias.
  2. Criar uma disciplina facultativa que vise preparar os jovens para a vida adulta, abordando os temas da política, economia e da sociedade em geral.
  3. Adaptar o meio escolar, em conjunto com a comunidade escolar, de forma a integrar, sem diferenças, todo o corpo escolar.
13 Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul
  1. Primeira medida: esta proposta consiste na criação de uma atividade extracurricular que vise a formação dos estudantes em diversos aspeto da sua vida principalmente na educação e aprendizagem do funcionamento de impostos, finanças e instituições financeiras de forma a preparar os alunos para a sua “Vida Adulta”.
  2. Segunda medida: consiste na criação de sessões de esclarecimento. As sessões seriam realizadas por membros nomeados pelo Conselho Geral do agrupamento. O nosso objetivo é deste modo esclarecer dúvidas, resolver problemas e criar soluções para os diferentes problemas escolares. Estas sessões seriam realizadas em um local disponibilizado pela direção escolar e consistiriam no seguinte: Os integrantes colocavam questões, problemas e diferentes duvidas que seriam respondidas posteriormente de forma
  3. Terceira medida: esta medida visa tornar o ensino mais igualitário através da criação de uma segunda oportunidade para os alunos de ensino profissional que reprovem na PAP.
14 Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto
  1. O intercâmbio de professores e alunos - a escola deve diversificar e dinamizar as aprendizagens e a interação entre toda a comunidade escolar nacional e internacional uma vez que a globalização permite uma visão diferente sobre a nossa Aldeia Global.
  2. Tornar a cidadania uma disciplinar multidisciplinar e com conteúdos ligados ao dia a dia/futuro dos alunos - o grande objetivo é desenvolver a capacidade oral e intelectual dos alunos e tornar a cidadania uma disciplinar que permita aos alunos conhecer e aprender a realidade (segurança social, IRS, etc).
  3. Criação de meios audiovisuais que permitam a comunidade educativa o acesso a informação e divulgação de informações - é importante apelar à diminuição do uso de papel e apelar a comunicação. Somos uma sociedade dinâmica no que diz respeito às TIC mas somos ainda limitados no que diz respeito à passagem de informação audiovisual dessa forma, espaços como a rádio escola são importante para diversificar as aprendizagens, e combater a desinformação.
15 Escola Básica e Secundária Prof. António da Natividade, Mesão Frio
  1. A participação dos alunos na construção do currículo, visando uma maior flexibilidade, e na definição do percurso formativo como abordagem educacional que busca personalizar a aprendizagem, tornando-a mais relevante para as necessidades individuais de cada estudante, bem como, a reformulação do modelo de organização das turmas, promovendo a dissolução das estruturas convencionais em prol da criação de horários personalizados, alinhados às preferências individuais dos alunos.
  2. A criação de uma estrutura escolar, clube, gabinete, associação de cariz multifacetado “Faz-te à vida”, voltado para preparar os estudantes nos desafios que enfrentarão após a trajetória académica, e ainda, a participação dos alunos na solução/resolução dos problemas quotidianos da escola, como cultura responsável e participativa na gestão de conflitos e questões práticas do dia a dia.
  3. A implementação de um ambiente participativo, plural e democrático, promovendo oportunidades para que os alunos expressem suas opiniões e ideias de maneira ativa, através da instauração de uma assembleia mensal, composta pelos representantes de cada turma e ainda, a criação de espaços inspiradores como murais artísticos que permitam a intervenção cívica e artística, igualitária, de todas as culturas e povos, que estão presentes na escola e na sociedade.