1 |
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, Peso da Régua |
- Atribuição de bolsas de mérito com base nos resultados escolares e não na situação financeira do aluno.
- Realização de atividades dinâmicas e reforço das equipas multidisciplinares que monitorizem a inclusão escolar e a integração social dos alunos de forma participativa e democrática.
- Maior valorização da classe docente.
|
2 |
Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves |
- Realização de um dia dedicado às diferentes culturas presentes na escola, onde os alunos poderão partilhar a sua cultura, costumes e tradições.
- Criação de grupos de discussão e debate, para que os alunos possam expressar as suas opiniões e aprender com as diferentes perspectivas de forma a criar uma cultura educativa mais aberta e inclusiva.
- Garantir que as instalações e os recursos educacionais sejam suficientes/acessíveis a todos os alunos que deles necessitem.
|
3 |
Escola Secundária São Pedro, Vila Real |
- Incrementar a literacia política nas Escolas para que os jovens ganhem consciência das virtudes da Democracia.
- Investir nas infraestruturas escolares e nos recursos humanos para que o ensino se torne mais plural e inclusivo.
- Mitigar o estigma relativo à imagem que os cursos profissionais fomentaram no ambiente escolar.
|
4 |
Escola Básica e Secundária Dr. Bento Cruz, Montalegre |
- Promover o aumento do acompanhamento psicológico aos alunos da educação inclusiva.
- Criação de uma disciplina multicultural de apoio na adaptação dos alunos imigrados no país.
- nada a referir.
|
5 |
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, Peso da Régua |
- Criação de uma área curricular, não disciplinar, no horário dos alunos e professores para desenvolvimento de projetos de intervenção social.
- Constituição de uma Equipa nas escolas (alunos e professores), potenciadora das competências dos alunos abrangidos pelas medidas de apoio à Educação Inclusiva.
- Participação de representantes dos alunos nas reuniões do Conselho Pedagógico.
|
6 |
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real |
- Interculturalidade escolar - Os alunos estrangeiros em Portugal muitas vezes deparam-se com dificuldades quer a nível social, quer a nível escolar, devido à mudança de ambiente e forma de ensino. Desta forma, pretende-se a organização de eventos culturais e atividades que celebrem a diversidade na escola. Deve-se ainda incentivar a participação ativa de alunos de diferentes origens nesses eventos.
- Impor a aprendizagem de orientação sexual e autodescobrimento na educação sexual - A orientação sexual e o autodescobrimento são cruciais para o desenvolvimento dos jovens, e muitas vezes não são alvo de ensino na educação sexual ou, simplesmente, são ignorados. Com isto, estas aprendizagens devem ter um lugar fixo no programa de modo a que os alunos se entendam a si próprios e aceitem os outros.
- Promoção de atividades de modo a aumentar a inclusão de alunos com dificuldades a nível motor e mental.
Muitas vezes o preconceito, com algumas pessoas, com dificuldades, quer a nível motor ou mental é causada pelo desconhecimento das mesmas, causando isolamento das pessoas. Estas, como toda a gente, necessitam de companhia, amigos e relações interpessoais, no seu dia a dia. O desconhecimento pode provocar algum tipo de medo/receio nas pessoas, que acabam por se afastar.
|
7 |
Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real |
- Criar mais condições nas Escolas para que os alunos portadores de deficiência tenham a possibilidade de estarem presentes nas aulas em conjunto com os seus colegas.
- Enfatizar uma educação cidadã através da promoção do associativismo, desenvolvido em projetos práticos/concretos resultantes das necessidades sociais da comunidade.
- Receber bem os novos alunos que chegam ao Ensino Secundário criando um sistema de acolhimento, pelos alunos mais velhos, cuja função essencial seria ambientarem e orientarem os colegas mais novos, de outras nacionalidades, de outras cidades, ou até, de outras escolas.
|
8 |
Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena |
- Reaproveitamento dos bens alimentares perecíveis para suprir as necessidades de famílias carenciadas.
- Ação de tutoria com os alunos oriundos de países estrangeiros para facilitar a sua integração.
- Maior representatividade dos alunos nos órgãos pedagógicos da escola.
|
9 |
Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa |
- Aumento da representação dos alunos no conselho geral de cada escola, com a eleição, pelos alunos, de no mínimo 3 representantes por 1000 alunos.
- Participação do presidente da Associação de Estudantes nas assembleias municipais.
- Implementação e promoção dos programas de mentoria.
|
10 |
Escola Básica e Secundária do Baixo Barroso, Venda Nova, Montalegre |
- Criação de percursos profissionalizantes, com uma forte componente prática, logo a partir do 7º ano para integrar jovens com necessidades educativas especiais.
- Substituição, no âmbito do currículo nacional, de algumas áreas disciplinares, por aulas de Português (Português Língua Não Materna) para estudantes provenientes de países no qual o português não seja a língua nativa.
- ----
|
11 |
Escola Secundária de Valpaços |
- Programas Promotores: Implementar programas que promovam a compreensão dos princípios democráticos;
Incentivo ao respeito de opiniões distintas e à responsabilidade cidadã.
- Participação dos Membros da comunidade escolar: Criação de conselhos representativos, nos quais os alunos possam expressar ideias, preocupações e contribuir para decisões escolares.
Divulgar informações relevantes e promover uma comunicação aberta entre a administração, professores, alunos e encarregados.
- Recursos Didáticos Diversificados: utilizar materiais didáticos que representem diferentes culturas, identidades e experiências de vida.
Disponibilizar recursos adaptados para atender as necessidades específicas dos diferentes alunos.
|
12 |
Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves |
- Desenvolver atividades onde se promova a inclusão de diferentes culturas e minorias.
- Criar uma disciplina facultativa que vise preparar os jovens para a vida adulta, abordando os temas da política, economia e da sociedade em geral.
- Adaptar o meio escolar, em conjunto com a comunidade escolar, de forma a integrar, sem diferenças, todo o corpo escolar.
|
13 |
Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul |
- Primeira medida: esta proposta consiste na criação de uma atividade extracurricular que vise a formação dos estudantes em diversos aspeto da sua vida principalmente na educação e aprendizagem do funcionamento de impostos, finanças e instituições financeiras de forma a preparar os alunos para a sua “Vida Adulta”.
- Segunda medida: consiste na criação de sessões de esclarecimento. As sessões seriam realizadas por membros nomeados pelo Conselho Geral do agrupamento. O nosso objetivo é deste modo esclarecer dúvidas, resolver problemas e criar soluções para os diferentes problemas escolares. Estas sessões seriam realizadas em um local disponibilizado pela direção escolar e consistiriam no seguinte: Os integrantes colocavam questões, problemas e diferentes duvidas que seriam respondidas posteriormente de forma
- Terceira medida: esta medida visa tornar o ensino mais igualitário através da criação de uma segunda oportunidade para os alunos de ensino profissional que reprovem na PAP.
|
14 |
Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto |
- O intercâmbio de professores e alunos - a escola deve diversificar e dinamizar as aprendizagens e a interação entre toda a comunidade escolar nacional e internacional uma vez que a globalização permite uma visão diferente sobre a nossa Aldeia Global.
- Tornar a cidadania uma disciplinar multidisciplinar e com conteúdos ligados ao dia a dia/futuro dos alunos - o grande objetivo é desenvolver a capacidade oral e intelectual dos alunos e tornar a cidadania uma disciplinar que permita aos alunos conhecer e aprender a realidade (segurança social, IRS, etc).
- Criação de meios audiovisuais que permitam a comunidade educativa o acesso a informação e divulgação de informações - é importante apelar à diminuição do uso de papel e apelar a comunicação. Somos uma sociedade dinâmica no que diz respeito às TIC mas somos ainda limitados no que diz respeito à passagem de informação audiovisual dessa forma, espaços como a rádio escola são importante para diversificar as aprendizagens, e combater a desinformação.
|
15 |
Escola Básica e Secundária Prof. António da Natividade, Mesão Frio |
- A participação dos alunos na construção do currículo, visando uma maior flexibilidade, e na definição do percurso formativo como abordagem educacional que busca personalizar a aprendizagem, tornando-a mais relevante para as necessidades individuais de cada estudante, bem como, a reformulação do modelo de organização das turmas, promovendo a dissolução das estruturas convencionais em prol da criação de horários personalizados, alinhados às preferências individuais dos alunos.
- A criação de uma estrutura escolar, clube, gabinete, associação de cariz multifacetado “Faz-te à vida”, voltado para preparar os estudantes nos desafios que enfrentarão após a trajetória académica, e ainda, a participação dos alunos na solução/resolução dos problemas quotidianos da escola, como cultura responsável e participativa na gestão de conflitos e questões práticas do dia a dia.
- A implementação de um ambiente participativo, plural e democrático, promovendo oportunidades para que os alunos expressem suas opiniões e ideias de maneira ativa, através da instauração de uma assembleia mensal, composta pelos representantes de cada turma e ainda, a criação de espaços inspiradores como murais artísticos que permitam a intervenção cívica e artística, igualitária, de todas as culturas e povos, que estão presentes na escola e na sociedade.
|