Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Viana do Castelo


N.º Escola Medidas
1 Escola Tecnológica, Artística e Profissional do Vale do Minho (Deleg.)
  1. Reforço de apoio psicológico nas escolas.
  2. Redefinição dos conteúdos programáticos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Nada a referir.
2 Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima
  1. Realização de sessões de sensibilização e (in)formação destinadas a diferentes elementos da comunidade educativa, no âmbito da Educação Inclusiva.
  2. Construção de estruturas de acesso aos diferentes locais da Escola para pessoas com mobilidade reduzida.
  3. Criação de espaços destinados a apoiar crianças e/ou jovens na concretização de atividades verdadeiramente significativas e que fomentem a autonomia e a posterior inserção em ambientes diversos do escolar.
3 Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, Viana do Castelo
  1. Reforço de profissionais nas equipas de apoio aos alunos (EMAEI);
  2. Realização de reuniões trimestrais de delegados de turma;
  3. Criação de um Clube Multicultural na Escola.
4 Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, Viana do Castelo
  1. Criar uma plataforma online de suporte pedagógico para todos os estudantes em Portugal, gerida por uma equipa do Ministério da Educação.
  2. Implementar um programa escolar de divulgação de métodos de estudo adequados às várias necessidades e perfis de desempenho.
  3. Mapear as lacunas dos estudantes à saída da escolaridade obrigatória, com efeitos práticos no futuro, com vista à reformulação do sistema educativo.
5 Escola Básica e Secundária de Monte da Ola, Viana do Castelo
  1. Inserção de uma disciplina no currículo, de caráter obrigatório, com um programa sobre literacia financeira (impostos, seguros, finanças pessoais) e habilidades práticas do quotidiano (práticas básicas de casa/veículos, etiqueta social, falar em público, gestão de stress e ansiedade).
  2. Introdução de experiência laboral semanal, às quartas-feiras, de 3 horas, para alunos dos 9º e 12º anos (estes últimos, só dos cursos científico-humanísticos). Os estudantes teriam um trabalho remunerado com base no salário mínimo nacional, promovendo a compreensão dos desafios da vida e a gestão de recursos, ajudando, também, microempresas locais.
  3. Criação de “Espaços Verdes” dedicados ao cultivo de diversas plantas para educação ambiental. A atividade deve ser acessível e envolver ativamente toda a comunidade escolar com atividades práticas no âmbito das Ciências Naturais/Biologia. Cada escola adaptar-se-ia a esta medida, tendo em conta as suas próprias características.
6 Escola Secundária de Ponte de Lima
  1. Investimento em linhas de transporte escolar facilitando a deslocação dos estudantes, bem como do pessoal docente e não docente.
  2. Criação de uma disciplina de carácter obrigatório no 12.º ano cujo objetivo seria preparar os jovens para as adversidades da vida adulta.
  3. Revisão do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), e consequentemente do critério de seleção das aprendizagens essenciais, diminuindo o plano curricular das diversas disciplinas e consequente carga horária.
7 Escola Básica e Secundária de Valdevez, Arcos de Valdevez
  1. Permitir aos alunos a construção do seu próprio currículo no ensino secundário, de modo a proporcionar uma maior autonomia na escolha das disciplinas que consideram mais importantes para a sua formação e para o acesso ao ensino superior.
  2. Melhorar as condições da carreira dos professores, de modo a tornar a profissão mais atrativa, para que os docentes continuem a desempenhar com motivação o seu importante papel na formação dos alunos.
  3. Realização de Palestras de Sensibilização e Ações de Formação em contexto escolar, sobre grupos minoritários, coordenadas por especialistas na área, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa, inclusiva e compreensiva.
8 Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo
  1. Criação de um projeto transversal a diversas disciplinas que aborde um tema como a educação política, financeira e social.
  2. Criação de programas informativos e formativos que promovam a vivência de relações de igualdade entre a comunidade educativa.
  3. Investimento na instrução da nação, com o objetivo de aumentar a compreensão do estado político do país.
9 Escola Secundária de Monção
  1. "Trocar de sapatos" - Pretendemos um maior conhecimento sobre os Cursos a escolher para os alunos do 9º ano de escolaridade
  2. “CAMINHO PARA UMA INCLUSÃO EFETIVA” – Pretendemos uma real equidade nas escolas para alunos descapacitados a inúmeros níveis
  3. “ACRESCENTAR PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO PARA A ENTRADA NA UNIVERSIDADE”- Pretendemos que se efetive a possibilidade de existir um modelo mais justo e igualitário quando falamos de escolas públicas/escolas privadas.
10 Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura
  1. Criação de um Conselho de Alunos, em todas as escolas.
  2. Abertura de um "Período de Consulta aos Alunos" (antes da promulgação de leis que os envolvam).
  3. Criação de "Grupos de Debate", em todas as escolas.
11 Escola Básica e Secundária de Melgaço
  1. Integrar os alunos estrangeiros na Cultura e História de Portugal num espaço específico, da responsabilidade da autonomia das escolas.
  2. Promover ações de sensibilização para a importância do voto e dos processos eleitorais, na comunidade escolar.
  3. Criar uma comissão parlamentar estudantil com função consultiva que permita ao parlamento auscultar assuntos de interesse dos estudantes.
12 Escola Básica e Secundária de Caminha
  1. Reformulação curricular com diminuição da carga horária semanal.
  2. Reestruturar o programa curricular da disciplina de Português com ênfase na literacia funcional no ensino secundário.
  3. Reformulação do cálculo para definição do ingresso no Ensino Superior.
13 Escola Básica e Secundária de Barroselas, Viana do Castelo
  1. Melhorar o conforto escolar.
  2. Enriquecer o Currículo através da literacia financeira.
  3. Incluir os estrangeiros na nossa sociedade escolar a nível nacional.
14 Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, Caminha
  1. Revogação do Estatuto do Aluno.
  2. Regresso ao Conselho Diretivo na direção das escolas, em detrimento do Diretor e do Conselho Geral.
  3. Fim dos exames.
15 Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo
  1. Aumentar o número de representantes dos alunos com voto quantitativo no Conselho Geral, promovendo a participação ativa e efetiva destes nas decisões de âmbito escolar.
  2. Promover a formação creditada e contínua para docentes e não-docentes, nas áreas da multiculturalidade, igualdade de género e educação especial.
  3. Introduzir no currículo do aluno matérias respeitantes às temáticas da pluralidade e inclusão numa perspetiva de educação formal e não formal.
16 Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença
  1. Tomar medidas políticas para não avançar com o projeto da implementação da realização dos exames em formato digital.
  2. Terminar com a exigência da realização de exames no final do ensino secundário para obter o diploma de conclusão do mesmo. Os alunos realizariam unicamente os exames exigidos pelas instituições superiores.
  3. Implementar obrigatoriamente Workshops e palestras para informar e dar formação aos alunos em ambiente escolar com a finalidade de dotar os jovens de competências para tratar/entender temas essenciais (políticos, fiscais, etc) para a sua participação responsável enquanto cidadãos.
17 Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Ponte da Barca
  1. Implementação do Dia da Reflexão, com periocidade mensal, em todos os ciclos de ensino, tendo por objetivo desenvolver nos alunos o espírito crítico e participativo.
  2. Criação nas escolas de redes de apoio para os alunos estrangeiros recentemente transferidos para as nossas escolas tendo em vista ajudá-los a ultrapassar dificuldades de inclusão no meio escolar português.
  3. Redução da carga horária letiva tendo em vista a possibilidade de um real envolvimento dos alunos em projetos, clubes, atividades extracurriculares.