1 |
Escola Tecnológica, Artística e Profissional do Vale do Minho (Deleg.) |
- Reforço de apoio psicológico nas escolas.
- Redefinição dos conteúdos programáticos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- Nada a referir.
|
2 |
Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima |
- Realização de sessões de sensibilização e (in)formação destinadas a diferentes elementos da comunidade educativa, no âmbito da Educação Inclusiva.
- Construção de estruturas de acesso aos diferentes locais da Escola para pessoas com mobilidade reduzida.
- Criação de espaços destinados a apoiar crianças e/ou jovens na concretização de atividades verdadeiramente significativas e que fomentem a autonomia e a posterior inserção em ambientes diversos do escolar.
|
3 |
Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, Viana do Castelo |
- Reforço de profissionais nas equipas de apoio aos alunos (EMAEI);
- Realização de reuniões trimestrais de delegados de turma;
- Criação de um Clube Multicultural na Escola.
|
4 |
Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, Viana do Castelo |
- Criar uma plataforma online de suporte pedagógico para todos os estudantes em Portugal, gerida por uma equipa do Ministério da Educação.
- Implementar um programa escolar de divulgação de métodos de estudo adequados às várias necessidades e perfis de desempenho.
- Mapear as lacunas dos estudantes à saída da escolaridade obrigatória, com efeitos práticos no futuro, com vista à reformulação do sistema educativo.
|
5 |
Escola Básica e Secundária de Monte da Ola, Viana do Castelo |
- Inserção de uma disciplina no currículo, de caráter obrigatório, com um programa sobre literacia financeira (impostos, seguros, finanças pessoais) e habilidades práticas do quotidiano (práticas básicas de casa/veículos, etiqueta social, falar em público, gestão de stress e ansiedade).
- Introdução de experiência laboral semanal, às quartas-feiras, de 3 horas, para alunos dos 9º e 12º anos (estes últimos, só dos cursos científico-humanísticos). Os estudantes teriam um trabalho remunerado com base no salário mínimo nacional, promovendo a compreensão dos desafios da vida e a gestão de recursos, ajudando, também, microempresas locais.
- Criação de “Espaços Verdes” dedicados ao cultivo de diversas plantas para educação ambiental. A atividade deve ser acessível e envolver ativamente toda a comunidade escolar com atividades práticas no âmbito das Ciências Naturais/Biologia. Cada escola adaptar-se-ia a esta medida, tendo em conta as suas próprias características.
|
6 |
Escola Secundária de Ponte de Lima |
- Investimento em linhas de transporte escolar facilitando a deslocação dos estudantes, bem como do pessoal docente e não docente.
- Criação de uma disciplina de carácter obrigatório no 12.º ano cujo objetivo seria preparar os jovens para as adversidades da vida adulta.
- Revisão do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), e consequentemente do critério de seleção das aprendizagens essenciais, diminuindo o plano curricular das diversas disciplinas e consequente carga horária.
|
7 |
Escola Básica e Secundária de Valdevez, Arcos de Valdevez |
- Permitir aos alunos a construção do seu próprio currículo no ensino secundário, de modo a proporcionar uma maior autonomia na escolha das disciplinas que consideram mais importantes para a sua formação e para o acesso ao ensino superior.
- Melhorar as condições da carreira dos professores, de modo a tornar a profissão mais atrativa, para que os docentes continuem a desempenhar com motivação o seu importante papel na formação dos alunos.
- Realização de Palestras de Sensibilização e Ações de Formação em contexto escolar, sobre grupos minoritários, coordenadas por especialistas na área, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa, inclusiva e compreensiva.
|
8 |
Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo |
- Criação de um projeto transversal a diversas disciplinas que aborde um tema como a educação política, financeira e social.
- Criação de programas informativos e formativos que promovam a vivência de relações de igualdade entre a comunidade educativa.
- Investimento na instrução da nação, com o objetivo de aumentar a compreensão do estado político do país.
|
9 |
Escola Secundária de Monção |
- "Trocar de sapatos" - Pretendemos um maior conhecimento sobre os Cursos a escolher para os alunos do 9º ano de escolaridade
- “CAMINHO PARA UMA INCLUSÃO EFETIVA” – Pretendemos uma real equidade nas escolas para alunos descapacitados a inúmeros níveis
- “ACRESCENTAR PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO PARA A ENTRADA NA UNIVERSIDADE”- Pretendemos que se efetive a possibilidade de existir um modelo mais justo e igualitário quando falamos de escolas públicas/escolas privadas.
|
10 |
Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura |
- Criação de um Conselho de Alunos, em todas as escolas.
- Abertura de um "Período de Consulta aos Alunos" (antes da promulgação de leis que os envolvam).
- Criação de "Grupos de Debate", em todas as escolas.
|
11 |
Escola Básica e Secundária de Melgaço |
- Integrar os alunos estrangeiros na Cultura e História de Portugal num espaço específico, da responsabilidade da autonomia das escolas.
- Promover ações de sensibilização para a importância do voto e dos processos eleitorais, na comunidade escolar.
- Criar uma comissão parlamentar estudantil com função consultiva que permita ao parlamento auscultar assuntos de interesse dos estudantes.
|
12 |
Escola Básica e Secundária de Caminha |
- Reformulação curricular com diminuição da carga horária semanal.
- Reestruturar o programa curricular da disciplina de Português com ênfase na literacia funcional no ensino secundário.
- Reformulação do cálculo para definição do ingresso no Ensino Superior.
|
13 |
Escola Básica e Secundária de Barroselas, Viana do Castelo |
- Melhorar o conforto escolar.
- Enriquecer o Currículo através da literacia financeira.
- Incluir os estrangeiros na nossa sociedade escolar a nível nacional.
|
14 |
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, Caminha |
- Revogação do Estatuto do Aluno.
- Regresso ao Conselho Diretivo na direção das escolas, em detrimento do Diretor e do Conselho Geral.
- Fim dos exames.
|
15 |
Escola Secundária de Monserrate, Viana do Castelo |
- Aumentar o número de representantes dos alunos com voto quantitativo no Conselho Geral, promovendo a participação ativa e efetiva destes nas decisões de âmbito escolar.
- Promover a formação creditada e contínua para docentes e não-docentes, nas áreas da multiculturalidade, igualdade de género e educação especial.
- Introduzir no currículo do aluno matérias respeitantes às temáticas da pluralidade e inclusão numa perspetiva de educação formal e não formal.
|
16 |
Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença |
- Tomar medidas políticas para não avançar com o projeto da implementação da realização dos exames em formato digital.
- Terminar com a exigência da realização de exames no final do ensino secundário para obter o diploma de conclusão do mesmo. Os alunos realizariam unicamente os exames exigidos pelas instituições superiores.
- Implementar obrigatoriamente Workshops e palestras para informar e dar formação aos alunos em ambiente escolar com a finalidade de dotar os jovens de competências para tratar/entender temas essenciais (políticos, fiscais, etc) para a sua participação responsável enquanto cidadãos.
|
17 |
Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Ponte da Barca |
- Implementação do Dia da Reflexão, com periocidade mensal, em todos os ciclos de ensino, tendo por objetivo desenvolver nos alunos o espírito crítico e participativo.
- Criação nas escolas de redes de apoio para os alunos estrangeiros recentemente transferidos para as nossas escolas tendo em vista ajudá-los a ultrapassar dificuldades de inclusão no meio escolar português.
- Redução da carga horária letiva tendo em vista a possibilidade de um real envolvimento dos alunos em projetos, clubes, atividades extracurriculares.
|