1 |
Escola Secundária Manuel Cargaleiro, Amora, Seixal |
- Melhoria dos equipamentos tecnológicos utilizados em sala de aula (computadores, cabos dos projetores e routers de internet).
- Disponibilizar os campos exteriores de educação física e o acesso a materiais desportivos, nos tempos livres.
- Disponibilização de horas vocacionais para alunos do ensino secundário e participação de alunos do ensino básico em aulas do ensino secundário.
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2 |
Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada |
- Investimento nas Escolas Públicas (requalificação e reabilitação dos espaços escolares e a sua adaptação para os alunos com necessidades especiais físicas e cognitivas; - novos materiais técnicos e tecnológicos; - novos materiais técnicos e tecnológicos;
- Reforma digital progressiva: garantia de transportes escolares e valorização das carreiras do ensino).
- Democratização do Ensino - abertura do curriculum académico; revogação do cargo de diretor, passagem para o conselho diretivo e fim aos exames nacionais.
- Inclusão dos alunos do ensino especial nas turmas e aulas do ensino regular (formação para todos os professores acerca de métodos pedagógicos para o ensino especial; reforma dos critérios e métodos de diagnóstico do ensino especial; aumento dos profissionais especializados e Inclusão dos alunos do ensino especial nas visitas de estudo e noutras atividades).
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3 |
Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, Setúbal |
- Educação financeira.
- Promoção da diversidade cultural através de atividades extracurriculares.
- Adiamento da utilização de computadores na avaliação externa.
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4 |
Escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes, Laranjeiro, Almada |
- Inclusão de Cidadania e Desenvolvimento enquanto disciplina autónoma obrigatória e semestral - no Ensino Secundário com os temas: Mundo do Trabalho/Voluntariado - 10º ano; Literacia Financeira - 11º ano; Ciência Política - 12º ano.
- Protocolo entre Escolas e Universidades na orientação académica e profissional - Semana Aberta nas Escolas para receção às Universidades.
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5 |
Escola Secundária Sebastião da Gama, Setúbal |
- Aplicar inquéritos, no final de cada período e/ou no final do ano letivo, com tópicos relevantes sobre as condições da escola (comida, condições nas salas de aula, condições nos ginásios, desempenhos dos professores, etc.), sendo que cada tópico teria um pequeno conjunto de perguntas e as respostas a cada pergunta seria por seleção, podendo cada aluno/a fazer uma observação por baixo de cada resposta.
- Tornar obrigatória a participação dos alunos na decisão sobre as prioridades da escola ao nível da melhoria/manutenção dos espaços escolares, usando o sistema de voto e cumprindo o seguinte procedimento: a Direção analisa o orçamento disponibilizado para a escola e identificará os espaços com maior necessidade de melhoria/manutenção; em seguida, reduzirá as opções para as mais prioritárias e dará a possibilidade aos alunos de votar e eleger a opção que considerarem mais urgente.
- Tornar obrigatória a existência de um tempo de 50 minutos no horário semanal de todas as turmas (independentemente do ano de escolaridade), destinado à realização da “Assembleia de Turma”, com a presença de um professor responsável (podendo ser o/a Diretor/a de Turma).
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6 |
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada |
- Criar clube de debate.
- Promover exposição cultural.
- Realizar campanhas de consciencialização.
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7 |
Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento |
- Reaproveitamento do espaço escolar.
- Criação de um clube multicultural.
- Clube de debates sobre questões sociais.
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8 |
Escola Secundária de Alcácer do Sal |
- Inserir no currículo aprendizagens ligadas ao tema "política", sobretudo na disciplina de cidadania. Dar a conhecer alguns conceitos como esquerda e direita, dar a conhecer e explicar as diferentes eleições (presidenciais, legislativas, europeias, autárquicas) e dar a conhecer o que é a dissolução de um parlamento ou da Assembleia da República; o número de deputados na Assembleia da República. Obj.: desde o 2º ciclo (gradualmente) incentivar o interesse por assuntos que mantém a democracia.
- Aproximar o ensino português às dinâmicas curriculares europeias, nomeadamente a redução do nº de disciplinas, por exemplo do 1º ano ao 12º ano, o cômputo total de disciplinas dos currículos que existem são 330. Países mais desenvolvidos da UE têm 44. O currículo em Portugal é muito disperso, o ideal é reduzir o número de disciplinas, ajudaria as escolas a gerir currículos e a incluírem temas que considerassem pertinentes, com um regime horário menos rígido, mas fixo para as disciplinas-base.
- Literacia financeira, embora faça parte dos domínios da Cidadania e Desenvolvimento do secundário, apenas os alunos que enveredam por ciências socioeconómicas ou que frequentam Economia A/B, é que têm possibilidade de receber noções de literacia financeira e educação para o consumo. A proposta é que desde o ens. básico sejam abordados conteúdos, para formar jovens e torná-los sabedores e conscientes na tomada de decisões deste âmbito.
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9 |
Colégio Campo de Flores |
- Mentoria Intergeracional: programas de mentoria, aproximando estudantes mais jovens a mais velhos, no ambiente escolar, de forma a partilhar conhecimentos e competências académicas;
- Parcerias Internacionais: parcerias com escolas de outros países para promover a troca de experiências e culturas, enriquecendo o ambiente educacional. As experiências seriam partilhadas através de uma plataforma unificada de comunicação e colaboração, criada para o efeito;
- Programas de Educação Financeira: programas de educação financeira com o objetivo de dotar os alunos com as ferramentas necessárias para tomarem decisões financeiras sólidas.
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10 |
Agrupamento de Escolas da Caparica, Almada |
- Implementação por todo o país de um Conselho Pedagógico Participativo;
- Tornar obrigatória a nível nacional uma Assembleia de Escola;
- Criar o Encontro anual de Associações de Estudantes.
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11 |
Escola Secundária Dr. José Afonso, Arrentela, Seixal |
- Implementação de disciplinas de caráter obrigatório: no 10.º ano, Ciência Política, no 12.º ano, “Literacia Financeira”, com avaliação à base de trabalhos práticos.
- Palestras com pessoas com experiência de não poderem votar, de forma a sensibilizar os alunos para a importância do voto, alertando-os para o seu papel como futuros eleitores.
- Orçamento do Estado – disponibilizar mais verba para a Educação.
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12 |
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada |
- Programa Específico para Pessoas com Deficiência
- Alargar a disciplina de Introdução à Ciência Política a outros anos de escolaridade
- Potenciar o papel da Associação de Estudantes
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13 |
Escola Secundária de Alcochete |
- Maior flexibilidade na escolha das disciplinas.
- Criação de uma disciplina opcional de preparação para a vida universitária e profissional.
- Mais fundos financeiros para a Ação Social Escolar
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14 |
Agrupamento de Escolas de Santo André, Barreiro |
- Tornar competência da Direção todos os anos realizar uma Assembleia Geral com os delegados de turma, promovendo o debate participativo como uma prática habitual na escola e na sociedade.
- Desenvolver programas de orientação profissional para os alunos de modo a auxiliá-los na escolha da carreira de acordo com o seu curso e interesses ou para estes enveredarem de forma mais consciente na via profissional.
- Criação das disciplinas de educação financeira e cidadania política, como constituintes obrigatórias do currículo e seriam obrigatórias, independentemente do curso.
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Escola Secundária Emídio Navarro, Almada |
- Assegurar que todos os alunos tenham acesso a recursos educacionais que eliminem as barreiras linguísticas, permitindo o pleno desenvolvimento da sua formação integral, através da criação de um período de aprendizagem exclusiva e intensiva de PLNM, nunca inferior a um ano, destinado exclusivamente a todos os alunos que não dominam a língua.
- Oferecer formação contínua para professores, capacitando-os para lidar com a diversidade e para estimular o respeito pelas diferentes perspetivas culturais e sociais. Num mundo em rápida diversificação, os alunos merecem educadores e recursos educativos que afirmem a importância da inclusão, do respeito e da justiça para todos.
- Desenvolver políticas escolares e abordagens pedagógicas que promovam a igualdade, combatam a discriminação e assegurem a inclusão de todos os alunos, através da implementação de metodologias que assegurem o seu envolvimento ativo e valorizem diversas culturas e capacidades: atividades de acolhimento; mentoria entre pares; projetos sobre multiculturalidade.
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16 |
Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo |
- Implementação de programas escolares para o reconhecimento e valorização das culturas extranacionais e da cultura nacional na escola.
- Promoção da criação de clubes de estudo ou socialização a nível escolar.
- Disponibilização de fundos a nível municipal para a dinamização de atividades e visitas de estudo inclusivas de alunos de todos os cursos do ensino secundário.
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17 |
Escola Secundária da Moita |
- Criação da figura de um mentor a nível escolar
- Liberdade na escolha da realização dos exames no final do secundário
- Realização de palestras acerca de temas não abordados pelas escolas (Gestão da vida e do Orçamento disponível, Saúde mental, Sexualidade, entre outros)
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Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, Barreiro |
- Para facilitar a integração de alunos estrangeiros nas escolas, uma vez que o seu número é crescente, sugerimos o estabelecimento de acordos com as editoras, para que os manuais e ferramentas auxiliares (por exemplo: power points, quiz, vídeos, entre outras) fossem disponibilizados em íngua inglesa, pois é uma língua "universal", entendida por muitos cidadão que chegam ao nosso país.
- Criação de mais rampas, casas de banho adaptadas, portas mais largas e secretárias adaptadas aos alunos com diferentes incapacidades físicas ( motoras, visuais, auditivas). Sugerimos adaptação de posters, entre outros meios visuais, tal como sinaléticas nas escolas, para que estes cheguem aos alunos com deficiências visuais, permitindo uma melhor integração na vida escolar.
- Reforço do apoio psicológico nas escolas. Sugerimos que as escolas disponham de, pelo menos dois agentes especializados em psicologia, para maior apoio vocacional e acompanhamento psicológico os alunos e docentes. Sendo o bullying e a má integração nas escolas um tema recorrente, esta proposta iria contribuir para criar uma atmosfera de maior entre ajuda união dentro do ambiente escolar.
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