Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Santarém


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Templários, Tomar
  1. Alteração dos currículos com vista à revisão dos conteúdos das disciplinas e uma limitação do avanço tecnológico.
  2. Reformulação integral da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento numa vertente mais prática e de encontro às questões do quotidiano.
  3. Implementação, em todas as escolas do país, de um momento cultural (periódico ou semestral) que implique o envolvimento de toda a comunidade escolar, com vista ao desenvolvimento cívico e cultural.
2 Escola Secundária do Cartaxo
  1. Implementação de um currículo mais inclusivo.
  2. Definição de remunerações adequadas às exigências da profissão docente.
  3. Valorização preponderante da participação ativa dos alunos.
3 Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento
  1. Dedicar um dia durante o ano para a celebração da pluralidade, que esteja incluído no PAA (plano anual de atividades). Este dia seria implantado a nível nacional, onde ocorreriam várias atividades (bancas de comida, música, dança, etc...) que têm como objetivo evidenciar e partilhar as diferentes culturas, realidades sociais e suas origens.
  2. Formação curricular periódica (anual, com uma duração de 12 horas) para a comunidade escolar (professores, funcionários, pais, alunos, etc...) que é lecionada por um especialista na área da psicologia educacional e/ou escolar.
  3. Participação de candidatos anteriores na divulgação de programas escolares, contando a sua experiência pessoal e proveitos que obtiveram (parlamento de jovens, conselho geral, associação de estudantes, olimpíadas da matemática, projeto do tribunal de contas, etc...) de forma a incentivar a sociedade escolar a estar mais envolvida de uma forma direta e participativa nas decisões da vida escolar.
4 Escola Secundária Maria Lamas, Torres Novas
  1. Realização de palestras mensais, para os alunos do ensino secundário, onde seriam abordados temas relacionados com a política.
  2. Implementar uma redução estratégica da carga horária dos 10º e 11º anos, promovendo o bem-estar dos alunos e um melhor desempenho escolar.
  3. Implementação de uma disciplina de Literacia para a Vida no 12º ano, facultativa, com um currículo baseado em competências necessárias para a vida adulta.
5 Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade, Sardoal
  1. Implementação de bolsas escolares extra-escalão
  2. Criação de um programa direcionado ao ensino secundário com visitas de profissionais e alunos universitários
  3. Reformulação do projeto cidadania
6 Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes
  1. Constituição do Conselho de Delegados de Turma do ensino secundário, com representação no Conselho Pedagógico.
  2. Oferta educativa da disciplina de Língua Gestual Portuguesa (LGP).
  3. Projeto AVE (Associação Voluntária Escolar).
7 Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes
  1. Introdução da disciplina de Ciência Política no 12º ano com um carácter formativo e sem peso na média do aluno;
  2. Criação de um Plano Nacional de Apoio ao Imigrante (PNAI);
  3. Diminuição do rácio entre professor e aluno com necessidades educativas especiais (NEE);
8 Escola Secundária de Alcanena
  1. Realização de workshops que desenvolvam competências essenciais como debate, negociação e tomada de decisões, dirigidos a toda a comunidade escolar. Nesses workshops serão convidados profissionais da área em debate, assim como deputados da Assembleia da República e/ou membros da Câmara Municipal.
  2. Planeamento e realização de conferências subordinadas a temáticas sugeridas numa plataforma digital (que ficaria à responsabilidade da Associação de Estudantes) e que teria a função de “praça pública”.
  3. Promover a literacia e participação política organizando momentos eleitorais na escola onde os jovens teriam oportunidade de exercer o seu direito de voto em caso de eleições e/ou referendos.
9 Agrupamento de Escolas de Almeirim
  1. Reforço dos conteúdos e aprendizagens essenciais sobre o modo de funcionamento do sistema político nacional na disciplina e área curricular de Cidadania e Desenvolvimento (3º ciclo e secundário) e oferta real, assumida pelas escolas e pela tutela, da disciplina de Ciência Política como disciplina opcional no 12º ano, e não apenas como mera possibilidade teórica.
  2. Criação de um conselho de delegados de turma.
  3. Garantir infraestruturas escolares e ferramentas pedagógicas inclusivas.
10 Escola Secundária de Santa Maria do Olival, Tomar
  1. Realização de palestras e dinamização de atividades extracurriculares, com toda a comunidade escolar sobre o funcionamento da democracia.
  2. Realização de atividades que promovam a inclusão e a diversidade na escola, nomeadamente, através da existência de um tempo semanal, no horário dos alunos para tratar o tema.
  3. Inclusão de uma disciplina, na componente de formação geral do currículo do ensino secundário sobre o funcionamento da democracia.
11 Agrupamento de Escolas de Ourém
  1. Criação da disciplina “Literacia Política” para os alunos do Ensino Secundário.
  2. Regulamentar a integração da comunidade, em particular a escolar, nas comemorações municipais do 25 de Abril.
  3. Criação de projeto “um dia como deputado na escola”.
12 Colégio de São Miguel de Fátima
  1. Implementação de uma disciplina para o 12º ano na qual serão abordados conteúdos de literacia financeira e política.
  2. Criação de um encontro anual regional para promover a inclusão nas escolas, direcionado a alunos do 9º ano.
  3. Realização de debates semestrais, entre alunos de diferentes turmas do ensino secundário, para promover um ambiente inclusivo e participativo na escola.
13 Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente
  1. Criação de turmas de acolhimento para alunos estrangeiros, focando temas da cultura portuguesa.
  2. Obrigação da implementação da disciplina de Cidadania no secundário.
  3. Alteração da metodologia avaliativa de Português Língua Não Materna (PLNM).
14 Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves, Torres Novas
  1. Reformulação da estratégia nacional de educação para a Cidadania (ENEC) adaptando a mesma aos novos desafios enfrentados pelos jovens, sensibilizando - os para a importância da diversidade, da inclusão e do respeito pelas diferenças.
  2. Criação/renovação de ambientes de aprendizagem especiais, reforçando os recursos didático- tecnológicos assegurando uma real e efetiva digitalização das escolas, garantindo uma educação equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos.
  3. Criação de um Conselho de Alunos, com representantes de todas as turmas do Ensino Secundário, com o objetivo de poderem fazer recomendações/sugestões consideradas pertinentes aos diferentes órgãos de decisão, nomeadamente ao Conselho Pedagógico ao Conselho Geral e à Autarquia.
15 Escola Secundária Sá da Bandeira, Santarém
  1. Criação de uma associação em formato apenas digital, com o objetivo de gerar uma plataforma online em que os alunos de todo o país pudessem expor as suas ideias e opiniões.
  2. Mudança do plano de aprendizagem para pessoas com necessidades especiais através de Salas Tipologia T1 de modo que seja garantida a estes alunos uma aprendizagem adequada às suas necessidades especiais.
  3. Reunir com o Vereador do pelouro da juventude do respetivo município e sugerir a possível realização de uma Assembleia Municipal extraordinária exclusivamente dedicada aos jovens.
16 Centro de Estudos de Fátima
  1. Programa de educação para a política local.
  2. Implementação de programas de mentorias - cooperar em vez de competir.
  3. A escola como incubadora de criatividade e inovação.
17 Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos
  1. Reorganização do currículo do Ensino Secundário
  2. Reorganização do acesso ao Ensino Superior
  3. Alterações ao Código do Trabalho
18 Escola Secundária de Coruche
  1. A extensão da disciplina “Cidadania e Desenvolvimento” para os cursos do ensino secundário (incluindo ensino profissional), sendo lá lecionado “Literacia Financeira e Política”.
  2. A isenção de IVA em material escolar básico e o retorno de 50% do montante gasto na compra de calculadoras gráficas em sede de IRS.
  3. A realização de Assembleias Escolares quinzenais, compostas pelos delegados de turma e pela direção da escola, para debater assuntos relativos ao que se passa na comunidade escolar.
19 Escola Secundária de Benavente
  1. Criação de um gabinete “A Voz dos Alunos”, para promover a participação e envolvimento dos alunos nos órgãos em que estão representados, quer no Conselho Geral, quer no Conselho Municipal de Educação.
  2. Implementação do projeto “Unidos na Diversidade”, através da criação de vários clubes multiculturais e programas de orientação para receber e apoiar os alunos estrangeiros.
  3. Avaliar os prós e contras da utilização dos manuais digitais no processo de aprendizagem dos alunos.