1 |
Agrupamento de Escolas Templários, Tomar |
- Alteração dos currículos com vista à revisão dos conteúdos das disciplinas e uma limitação do avanço tecnológico.
- Reformulação integral da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento numa vertente mais prática e de encontro às questões do quotidiano.
- Implementação, em todas as escolas do país, de um momento cultural (periódico ou semestral) que implique o envolvimento de toda a comunidade escolar, com vista ao desenvolvimento cívico e cultural.
|
2 |
Escola Secundária do Cartaxo |
- Implementação de um currículo mais inclusivo.
- Definição de remunerações adequadas às exigências da profissão docente.
- Valorização preponderante da participação ativa dos alunos.
|
3 |
Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento |
- Dedicar um dia durante o ano para a celebração da pluralidade, que esteja incluído no PAA (plano anual de atividades). Este dia seria implantado a nível nacional, onde ocorreriam várias atividades (bancas de comida, música, dança, etc...) que têm como objetivo evidenciar e partilhar as diferentes culturas, realidades sociais e suas origens.
- Formação curricular periódica (anual, com uma duração de 12 horas) para a comunidade escolar (professores, funcionários, pais, alunos, etc...) que é lecionada por um especialista na área da psicologia educacional e/ou escolar.
- Participação de candidatos anteriores na divulgação de programas escolares, contando a sua experiência pessoal e proveitos que obtiveram (parlamento de jovens, conselho geral, associação de estudantes, olimpíadas da matemática, projeto do tribunal de contas, etc...) de forma a incentivar a sociedade escolar a estar mais envolvida de uma forma direta e participativa nas decisões da vida escolar.
|
4 |
Escola Secundária Maria Lamas, Torres Novas |
- Realização de palestras mensais, para os alunos do ensino secundário, onde seriam abordados temas relacionados com a política.
- Implementar uma redução estratégica da carga horária dos 10º e 11º anos, promovendo o bem-estar dos alunos e um melhor desempenho escolar.
- Implementação de uma disciplina de Literacia para a Vida no 12º ano, facultativa, com um currículo baseado em competências necessárias para a vida adulta.
|
5 |
Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade, Sardoal |
- Implementação de bolsas escolares extra-escalão
- Criação de um programa direcionado ao ensino secundário com visitas de profissionais e alunos universitários
- Reformulação do projeto cidadania
|
6 |
Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes |
- Constituição do Conselho de Delegados de Turma do ensino secundário, com representação no Conselho Pedagógico.
- Oferta educativa da disciplina de Língua Gestual Portuguesa (LGP).
- Projeto AVE (Associação Voluntária Escolar).
|
7 |
Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes |
- Introdução da disciplina de Ciência Política no 12º ano com um carácter formativo e sem peso na média do aluno;
- Criação de um Plano Nacional de Apoio ao Imigrante (PNAI);
- Diminuição do rácio entre professor e aluno com necessidades educativas especiais (NEE);
|
8 |
Escola Secundária de Alcanena |
- Realização de workshops que desenvolvam competências essenciais como debate, negociação e tomada de decisões, dirigidos a toda a comunidade escolar. Nesses workshops serão convidados profissionais da área em debate, assim como deputados da Assembleia da República e/ou membros da Câmara Municipal.
- Planeamento e realização de conferências subordinadas a temáticas sugeridas numa plataforma digital (que ficaria à responsabilidade da Associação de Estudantes) e que teria a função de “praça pública”.
- Promover a literacia e participação política organizando momentos eleitorais na escola onde os jovens teriam oportunidade de exercer o seu direito de voto em caso de eleições e/ou referendos.
|
9 |
Agrupamento de Escolas de Almeirim |
- Reforço dos conteúdos e aprendizagens essenciais sobre o modo de funcionamento do sistema político nacional na disciplina e área curricular de Cidadania e Desenvolvimento (3º ciclo e secundário) e oferta real, assumida pelas escolas e pela tutela, da disciplina de Ciência Política como disciplina opcional no 12º ano, e não apenas como mera possibilidade teórica.
- Criação de um conselho de delegados de turma.
- Garantir infraestruturas escolares e ferramentas pedagógicas inclusivas.
|
10 |
Escola Secundária de Santa Maria do Olival, Tomar |
- Realização de palestras e dinamização de atividades extracurriculares, com toda a comunidade escolar sobre o funcionamento da democracia.
- Realização de atividades que promovam a inclusão e a diversidade na escola, nomeadamente, através da existência de um tempo semanal, no horário dos alunos para tratar o tema.
- Inclusão de uma disciplina, na componente de formação geral do currículo do ensino secundário sobre o funcionamento da democracia.
|
11 |
Agrupamento de Escolas de Ourém |
- Criação da disciplina “Literacia Política” para os alunos do Ensino Secundário.
- Regulamentar a integração da comunidade, em particular a escolar, nas comemorações municipais do 25 de Abril.
- Criação de projeto “um dia como deputado na escola”.
|
12 |
Colégio de São Miguel de Fátima |
- Implementação de uma disciplina para o 12º ano na qual serão abordados conteúdos de literacia financeira e política.
- Criação de um encontro anual regional para promover a inclusão nas escolas, direcionado a alunos do 9º ano.
- Realização de debates semestrais, entre alunos de diferentes turmas do ensino secundário, para promover um ambiente inclusivo e participativo na escola.
|
13 |
Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente |
- Criação de turmas de acolhimento para alunos estrangeiros, focando temas da cultura portuguesa.
- Obrigação da implementação da disciplina de Cidadania no secundário.
- Alteração da metodologia avaliativa de Português Língua Não Materna (PLNM).
|
14 |
Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves, Torres Novas |
- Reformulação da estratégia nacional de educação para a Cidadania (ENEC) adaptando a mesma aos novos desafios enfrentados pelos jovens, sensibilizando - os para a importância da diversidade, da inclusão e do respeito pelas diferenças.
- Criação/renovação de ambientes de aprendizagem especiais, reforçando os recursos didático- tecnológicos assegurando uma real e efetiva digitalização das escolas, garantindo uma educação equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem para todos.
- Criação de um Conselho de Alunos, com representantes de todas as turmas do Ensino Secundário, com o objetivo de poderem fazer recomendações/sugestões consideradas pertinentes aos diferentes órgãos de decisão, nomeadamente ao Conselho Pedagógico ao Conselho Geral e à Autarquia.
|
15 |
Escola Secundária Sá da Bandeira, Santarém |
- Criação de uma associação em formato apenas digital, com o objetivo de gerar uma plataforma online em que os alunos de todo o país pudessem expor as suas ideias e opiniões.
- Mudança do plano de aprendizagem para pessoas com necessidades especiais através de Salas Tipologia T1 de modo que seja garantida a estes alunos uma aprendizagem adequada às suas necessidades especiais.
- Reunir com o Vereador do pelouro da juventude do respetivo município e sugerir a possível realização de uma Assembleia Municipal extraordinária exclusivamente dedicada aos jovens.
|
16 |
Centro de Estudos de Fátima |
- Programa de educação para a política local.
- Implementação de programas de mentorias - cooperar em vez de competir.
- A escola como incubadora de criatividade e inovação.
|
17 |
Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos |
- Reorganização do currículo do Ensino Secundário
- Reorganização do acesso ao Ensino Superior
- Alterações ao Código do Trabalho
|
18 |
Escola Secundária de Coruche |
- A extensão da disciplina “Cidadania e Desenvolvimento” para os cursos do ensino secundário (incluindo ensino profissional), sendo lá lecionado “Literacia Financeira e Política”.
- A isenção de IVA em material escolar básico e o retorno de 50% do montante gasto na compra de calculadoras gráficas em sede de IRS.
- A realização de Assembleias Escolares quinzenais, compostas pelos delegados de turma e pela direção da escola, para debater assuntos relativos ao que se passa na comunidade escolar.
|
19 |
Escola Secundária de Benavente |
- Criação de um gabinete “A Voz dos Alunos”, para promover a participação e envolvimento dos alunos nos órgãos em que estão representados, quer no Conselho Geral, quer no Conselho Municipal de Educação.
- Implementação do projeto “Unidos na Diversidade”, através da criação de vários clubes multiculturais e programas de orientação para receber e apoiar os alunos estrangeiros.
- Avaliar os prós e contras da utilização dos manuais digitais no processo de aprendizagem dos alunos.
|