1 |
Escola Secundária de Ponte de Sôr |
- Modificação das regras dos exames de modo a corresponder às ambições de cada um, tanto a nível de entrada no ensino superior como a nível de entrada no mercado de trabalho;
- Maior aposta na cidadania dos jovens, especialmente em temas como economia e política, de forma a educar cidadãos mais ativos;
- Desenvolvimento de atividades práticas com o objetivo de comparar a história com a atualidade, para ensinar e informar os jovens.
|
2 |
Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel |
- Envolvimento de professores e alunos nas tomadas de decisão no inicio do ano letivo, para que todos se sintam envolvidos no processo educativo da escola, promovendo na comunidade educativa, a ideia da importãncia de uma escola de todos e para todos.
- Promover semanas temáticas de consciencialização (necessidades educativas especiais, deficiência, origem étnica, género, nacionalidade, religião, entre outros), promovendo um ambiente escolar mais inclusivo, de tolerância, de respeito, de aceitação e de aprendizagem.
- Redução da carga horária letiva semanal, disponibilizando mais tempo para promoção de atividades de integração na escola, que potenciem a convivência, a integração e a inclusão de todos no espaço escolar; e para apoio ao estudo dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e com maiores dificuldades económicas, que não têm possibilidade de procurar esse apoio fora do espaço escolar.
|
3 |
Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues, Alter do Chão |
- Construção em todas as escolas de elevadores e casas de banho adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida.
- Organização de palestras e podcasts de sensibilização à participação de todos na vida da escola.
- Criação do "Dia da Tolerância" nas escolas.
|
4 |
Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre |
- Ao longo do nosso percurso escolar sabemos que devemos a paragem do ciclo ditatorial em Portugal aos capitães de abril, mas nunca nos é esclarecido quem foram aqueles que iniciaram a formação do regime democrático que até hoje prevalece, quais eram as ideias, quem as defendia. Os partidos e personalidades políticas não poderão continuar o tabu na comunidade escolar; têm de passar a ser domínio intelectual de todos, porque um regime autoritário apenas poderá permanecer enquanto a ignorância existir.
- Ter um espaço onde os jovens podem ativamente ter voz; serem livres de dizer aquilo que pensam é importante na nossa democracia. Os jovens falarem e pensarem sobre o meio onde vivem é a base de uma opinião livre, longe de julgamentos. Esta segunda medida tem a ver com dar a liberdade de expressar a voz dos jovens, este projeto do parlamento dos jovens também tem esse objetivo. O trabalho feito até à última fase do projeto é valorizado pelos órgãos que compõem a nossa democracia?
- O Património Histórico é algo que faz parte da identidade de uma sociedade, logo acreditamos que com a preservação de locais relacionados com o fim da ditadura Salazarista seja uma forma de manter a identidade portuguesa com as gerações vindouras.
|
5 |
Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre |
- História e Memória: criação de um projeto interdisciplinar que explore eventos históricos fundadores da Democracia.
- Acolhimento: desenvolvimento de um programa de mentoria em que alguns alunos mais experientes orientem colegas de diferentes origens culturais, promovendo a sua integração.
- Culturas em diálogo: implementação de um projeto anual que promova o diálogo intercultural.
|
6 |
Escola Básica e Secundária de Gavião |
- Alargar a bolsa de mérito, atribuída pelo Ministério da Educação, a todos os alunos com média igual ou superior a 14, independentemente do seu escalão.
- Incentivar os jovens que gostam do ensino a seguir a carreira docente através de uma valorização da mesma.
- Permitir que os alunos dos cursos profissionais tenham uma intervenção a nível do currículo, selecionando de um leque de disciplinas as que desejam frequentar e/ou necessitam para ingressar no mercado de trabalho ou no ensino superior.
|
7 |
Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, Nisa |
- Formação cívica nas escolas acerca do tema da literacia financeira.
- Explorar métodos alternativos de avaliação que vão além de exames padronizados.
- Incentivos em termos de remunerações e facilidade de emprego na área da educação.
|
8 |
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão |
- Redução da carga horária por forma a permitir aos alunos participar na vida associativa e democrática.
- Aumento da componente prática e do trabalho por projeto.
- Integrar no currículo conceitos práticos de educação financeira e administrativa.
|
9 |
Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas |
- Salas de aula flexíveis: consiste numa sala diferente, para que alunos com deficiências físicas/mentais possam ter um espaço que promova a sua evolução cognitiva, adaptando o ambiente com móveis ajustáveis, tecnologia assistida e recursos multissensoriais, estimulando a inclusão.
- Aproximação das escolas com profissionais de outras áreas: propor parcerias entre escolas e profissionais de outras áreas (cientistas, artistas, engenheiros, escritores, etc…) para trazer conhecimentos especializados para a sala de aula e ajudar os alunos a tomar decisões informadas sobre as suas futuras carreiras.
- Voluntariado com classe etária: é de conhecimento geral a necessidade de ajudar o próximo e, por este motivo, consideramos de extrema relevância o voluntariado, no entanto, sabemos também que o mesmo não tem a divulgação correspondente à pertinência do tema. Com este intuito, propomos um intercâmbio entre as instituições de voluntariado e as escolas de modo a conseguir ajudar o máximo de pessoas, participando ativamente na comunidade e enriquecendo a capacidade cognitiva.
|
10 |
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre |
- Valorizar a vertente prática aumentando as horas da componente prática dos cursos profissionais.
- Capacidade opcional em diferentes módulos/disciplinas ora dos cursos gerais ora dos curso profissionais com vista a melhorar as qualificações.
- Incentivo à entrada no mercado de trabalho ainda durante a frequência do curso profissional.
|