Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Portalegre


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária de Ponte de Sôr
  1. Modificação das regras dos exames de modo a corresponder às ambições de cada um, tanto a nível de entrada no ensino superior como a nível de entrada no mercado de trabalho;
  2. Maior aposta na cidadania dos jovens, especialmente em temas como economia e política, de forma a educar cidadãos mais ativos;
  3. Desenvolvimento de atividades práticas com o objetivo de comparar a história com a atualidade, para ensinar e informar os jovens.
2 Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel
  1. Envolvimento de professores e alunos nas tomadas de decisão no inicio do ano letivo, para que todos se sintam envolvidos no processo educativo da escola, promovendo na comunidade educativa, a ideia da importãncia de uma escola de todos e para todos.
  2. Promover semanas temáticas de consciencialização (necessidades educativas especiais, deficiência, origem étnica, género, nacionalidade, religião, entre outros), promovendo um ambiente escolar mais inclusivo, de tolerância, de respeito, de aceitação e de aprendizagem.
  3. Redução da carga horária letiva semanal, disponibilizando mais tempo para promoção de atividades de integração na escola, que potenciem a convivência, a integração e a inclusão de todos no espaço escolar; e para apoio ao estudo dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e com maiores dificuldades económicas, que não têm possibilidade de procurar esse apoio fora do espaço escolar.
3 Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues, Alter do Chão
  1. Construção em todas as escolas de elevadores e casas de banho adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida.
  2. Organização de palestras e podcasts de sensibilização à participação de todos na vida da escola.
  3. Criação do "Dia da Tolerância" nas escolas.
4 Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre
  1. Ao longo do nosso percurso escolar sabemos que devemos a paragem do ciclo ditatorial em Portugal aos capitães de abril, mas nunca nos é esclarecido quem foram aqueles que iniciaram a formação do regime democrático que até hoje prevalece, quais eram as ideias, quem as defendia. Os partidos e personalidades políticas não poderão continuar o tabu na comunidade escolar; têm de passar a ser domínio intelectual de todos, porque um regime autoritário apenas poderá permanecer enquanto a ignorância existir.
  2. Ter um espaço onde os jovens podem ativamente ter voz; serem livres de dizer aquilo que pensam é importante na nossa democracia. Os jovens falarem e pensarem sobre o meio onde vivem é a base de uma opinião livre, longe de julgamentos. Esta segunda medida tem a ver com dar a liberdade de expressar a voz dos jovens, este projeto do parlamento dos jovens também tem esse objetivo. O trabalho feito até à última fase do projeto é valorizado pelos órgãos que compõem a nossa democracia?
  3. O Património Histórico é algo que faz parte da identidade de uma sociedade, logo acreditamos que com a preservação de locais relacionados com o fim da ditadura Salazarista seja uma forma de manter a identidade portuguesa com as gerações vindouras.
5 Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre
  1. História e Memória: criação de um projeto interdisciplinar que explore eventos históricos fundadores da Democracia.
  2. Acolhimento: desenvolvimento de um programa de mentoria em que alguns alunos mais experientes orientem colegas de diferentes origens culturais, promovendo a sua integração.
  3. Culturas em diálogo: implementação de um projeto anual que promova o diálogo intercultural.
6 Escola Básica e Secundária de Gavião
  1. Alargar a bolsa de mérito, atribuída pelo Ministério da Educação, a todos os alunos com média igual ou superior a 14, independentemente do seu escalão.
  2. Incentivar os jovens que gostam do ensino a seguir a carreira docente através de uma valorização da mesma.
  3. Permitir que os alunos dos cursos profissionais tenham uma intervenção a nível do currículo, selecionando de um leque de disciplinas as que desejam frequentar e/ou necessitam para ingressar no mercado de trabalho ou no ensino superior.
7 Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, Nisa
  1. Formação cívica nas escolas acerca do tema da literacia financeira.
  2. Explorar métodos alternativos de avaliação que vão além de exames padronizados.
  3. Incentivos em termos de remunerações e facilidade de emprego na área da educação.
8 Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão
  1. Redução da carga horária por forma a permitir aos alunos participar na vida associativa e democrática.
  2. Aumento da componente prática e do trabalho por projeto.
  3. Integrar no currículo conceitos práticos de educação financeira e administrativa.
9 Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas
  1. Salas de aula flexíveis: consiste numa sala diferente, para que alunos com deficiências físicas/mentais possam ter um espaço que promova a sua evolução cognitiva, adaptando o ambiente com móveis ajustáveis, tecnologia assistida e recursos multissensoriais, estimulando a inclusão.
  2. Aproximação das escolas com profissionais de outras áreas: propor parcerias entre escolas e profissionais de outras áreas (cientistas, artistas, engenheiros, escritores, etc…) para trazer conhecimentos especializados para a sala de aula e ajudar os alunos a tomar decisões informadas sobre as suas futuras carreiras.
  3. Voluntariado com classe etária: é de conhecimento geral a necessidade de ajudar o próximo e, por este motivo, consideramos de extrema relevância o voluntariado, no entanto, sabemos também que o mesmo não tem a divulgação correspondente à pertinência do tema. Com este intuito, propomos um intercâmbio entre as instituições de voluntariado e as escolas de modo a conseguir ajudar o máximo de pessoas, participando ativamente na comunidade e enriquecendo a capacidade cognitiva.
10 Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
  1. Valorizar a vertente prática aumentando as horas da componente prática dos cursos profissionais.
  2. Capacidade opcional em diferentes módulos/disciplinas ora dos cursos gerais ora dos curso profissionais com vista a melhorar as qualificações.
  3. Incentivo à entrada no mercado de trabalho ainda durante a frequência do curso profissional.