Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Leiria


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande
  1. Criação do cargo de "Diretor Júnior” em todas as escolas secundárias a nível nacional. Os alunos terão que apresentar uma candidatura, com proposta de programa, ao cargo de “Diretor Júnior”, que será eleito em Assembleia de Delegados de Turma. O “Diretor Júnior”, poderá por em prática medidas acerca de temas como: empreendedorismo, voluntariado, ambiente escolar, cidadania, relação com a comunidade, entre outros.
  2. Preparação dos alunos para a vida quotidiana posterior ao término da sua formação escolar, através da abordagem de assuntos no âmbito da literacia financeira, planeamento familiar, educação para o consumo, segurança rodoviária, etc.
  3. Criação de um espaço de debate e/ou aprendizagem para a discussão e aprofundamento de variados temas propostos pelos alunos, que poderá ser concretizado com a realização de worhshops, clubes de debate, etc. Poderão ser convidados especialistas exteriores à escola, nos variados temas abordados ao longo do ano.
2 Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, Ansião
  1. Criação de Projetos nas Escolas, com intuito de incluir e acompanhar alunos, baseados na realização de diversas atividades a serem implementadas ao longo do ano letivo, destacando também o alargamento destes Projetos ao Primeiro Ciclo.
  2. Inserir no Programa de Cidadania e Desenvolvimento atividades que promovam o bem estar dos alunos, fomentando o espírito crítico dos mesmos.
  3. Inclusão de atividades artísticas, onde serão incluídos todos os alunos, nomeadamente com necessidades educativas especiais, dinamizando essas atividades com base em temas da atualidade, criando oportunidades de se expressarem na sua arte e conhecimento.
3 Colégio "João de Barros"
  1. Desenvolvimento e implementação do Programa OTL (Ocupação de Tempos Livres) a nível Nacional
  2. Contratação de um sociólogo para as escolas, responsável pela Implementação do projeto “Mentoria”
  3. Incluir mais aprendizagens e temáticas sobre temas imprescindíveis à vida adulta (por exemplo: educação financeira; primeiros socorros; entre outros)
4 Instituto Educativo do Juncal
  1. Criação de conteúdos – em disciplina/módulo existente – acerca de temas relacionados com economia doméstica e educação financeira, com vista à educação e formação cívica dos alunos e à sua preparação democrática na vida adulta.
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5 Escola Secundária de Porto de Mós
  1. Fomentar a participação responsável, solidária e crítica da vida escolar, através de divulgação/informação antecipada de momentos decisivos para alunos e comunidade escolar.
  2. Estabilidade do corpo docente de modo a incentivar a participação democrática dos alunos em projetos transversais.
  3. Facilitar a concretização do projeto de vida pessoal e social de cada aluno possibilitando a entrada num estabelecimento de ensino da sua preferência.
6 Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto, Alcobaça
  1. Abolição dos Exames Nacionais, e procura de outros métodos possíveis para avaliar os alunos, de modo a não serem prejudicados na classificação final.
  2. Criação da disciplina de Literacia Financeira no 12º ano de escolaridade. Esta disciplina consistiria na formação dos alunos no sentido de os preparar para o futuro preparando-os relativamente à sua conduta financeira e tributária. Com esta disciplina também se pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre política portuguesa.
  3. Criação de uma lei que capacite os alunos para a escolha das suas disciplinas, garantindo-lhes uma educação adaptada aos seus interesses e estilos de aprendizagem mais eficazes e com maior sucesso.
7 Escola Secundária Domingos Sequeira, Leiria
  1. DEMOCRATIZAR O MODELO ATUAL DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES - Substituir o modelo atual da eleição e da constituição da Associação de Estudantes por um modelo semelhante ao do parlamento, com alunos eleitos das várias listas candidatas. Um dos primeiros contactos de um jovem com a política é a eleição da associação de estudantes, mas o modelo atual não é nada parecido com a política real: a lista que obteve mais votos ocupa o cargo de AE de forma “totalitária”, sem ter nunca “oposição”.
  2. RENOVAR O PLANO DA DISCIPLINA DE CIDADANIA DE FORMA A INCLUIR PROGRAMAS E TEMAS DA LITERACIA POLÍTICA, FINANCEIRA E MEDIÁTICA - As questões políticas, financeiras e económicas e a literacia mediática têm impacto direto nas nossas vidas e, como tal, devem ser impreterivelmente discutidas na disciplina de cidadania.
  3. ESCOLAS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, POR PERÍODO - Visamos integrar os jovens na política e promover a literacia democrática. Pretendemos que um elemento de cada associação de estudantes das várias escolas do ensino secundário participe trimestralmente na assembleia municipal. Estes jovens poderão assim partilhar, a fim de serem resolvidos com urgência, os problemas das escolas e dos alunos. De seguida, deverão divulgar nas escolas o que se passou na sessão da Assembleia Municipal.
8 Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria
  1. Disponibilização de mais serviços de psicologia clínica gratuitos no recinto escolar, de modo a assegurar uma integração devida de estudantes com problemas do foro psicológico (como ansiedade social, dificuldades de aprendizagem ou qualquer outro impedimento ao sucesso do aluno em ambiente escolar).
  2. Adoção do sistema educativo finlandês no Ensino Secundário, passando assim a organizar-se por cursos de 8 semanas, à escolha dos alunos, podendo estes ter ou não continuidade. Apostar, consequentemente, um modelo de aulas mais direcionado para o debate, em detrimento da exposição, estimulando o espírito crítico.
  3. Criação de novas disciplinas, de carácter facultativo, dedicadas ao ensino de noções básicas do dia-a-dia da vida adulta, como, por exemplo, educação financeira, organização da vida doméstica, permitindo uma aprendizagem que vá ao encontro das necessidades e gostos de um leque maior de alunos.
9 Escola Técnica Empresarial do Oeste
  1. Promover a participação dos jovens na política local e desenvolver um programa que os aproxime das instituições locais, da Assembleia da República e do governo.
  2. Encorajar o interesse dos jovens na politica, oferecendo mentoria e oportunidades práticas de envolvimento com representantes da Assembleia da República, do Governo e dos órgãos locais.
  3. Estabelecer espaços regulares de discussão entre os jovens e os representantes políticos para promover o diálogo construtivo sobre questões que afetem os jovens.
10 Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Óbidos
  1. AIVA (Área de Integração à Vida Adulta) - Disciplina a criar no 12° ano.
  2. Ano 0 - Ano de integração para alunos imigrantes.
  3. Melhoria nas áreas da multideficiência escolar.
11 Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça
  1. Curso “Jovem Autarca" - Esta medida consiste na implementação do curso “jovem autarca” em todos os concelhos portugueses para fomentar o interesse dos jovens pela política. Este curso seria faseado para uma melhor adaptação dos jovens, começando assim pela sua divulgação em espaço escolar, posteriormente a recolha de potenciais participantes e mais tarde a formulação de um projeto para a aplicação das verbas. Com esta medida temos o objetivo de promover a política entre os jovens.
  2. Criação de um programa de atividades plural e inclusivo para o desenvolvimento dos alunos. Esta medida consiste no desenvolvimento de um conjunto de atividades para a consciencialização de todos os utilizadores do espaço escolar em diversos temas, assim seriam ações em modo de palestras e jogos, dinamizados de forma a que funcionários professores e alunos consigam participar de forma divertida.
  3. Implementação do projeto “EscolAcessível”- o projeto “escolAcessível” consiste na implementação de fundos para o melhoramento das escolas na acessibilidade (ex: rampas de acesso, placas com inscrições em braile e todo o material de auxílio a pessoas de alguma forma incapacitadas. A fase final desta medida seria a criação de uma sala por escola onde os alunos poderiam aprender braile, entre outras atividades relacionadas com o foro das deficiências.
12 Escola Básica Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria
  1. Dotar todas as escolas de de condições físicas adequadas ao nível do conforto, da eficiência energética, de espaços onde se desenvolvem as atividades letivas e espaços polivalentes adequados para os alunos, que possibilitem criar um ambiente escolar acolhedor e seguro, onde todos os alunos se sintam respeitados, independentemente de sua origem étnica, religião, género ou orientação sexual.
  2. Dotar todas as salas de aula das escola portuguesas com quadros, projetores, ligações à Internet com banda e velocidade adequadas; bem como dotar as escolas de equipamentos e materiais de laboratório que permitam potencializar o desenvolvimento da ciência.
  3. Com vista a dar resposta às necessidades que se colocam a uma escola cada vez mais multicultural e inclusiva, é fundamental dotar as escolas com mais recursos humanos (funcionários, professor, técnicos especializados, ...) que permitam uma escolar mais aberta, inclusiva e participativa, alinhada aos princípios democráticos que inspiraram a Revolução dos Cravos em Portugal.
13 Externato Cooperativo da Benedita
  1. Retirar a disciplina de Educação Moral e Religiosa do currículo escolar das escolas públicas
  2. Implementação de palestras mensais, para alunos do 12º ano, sobre literacia política e financeira
  3. Criação de um conselho estudantil que comunique diretamente com as autarquias locais
14 Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria
  1. Levantamento pelo ministério da educação ou câmaras municipais do diagnóstico das acessibilidades escolares.
  2. Inclusão no calendário escolar nacional do dia para comemoração da união e inclusão de todos os alunos.
  3. Dinamização de palestras/ workshops destinados a estudantes do último ano do secundário sobre assuntos como: literacia financeira, ciência política, mercado de trabalho, entre outros.
15 Escola Básica e Secundária da Batalha
  1. Criação de Plataforma Apartidária Universal - consistiria num site, da responsabilidade e gestão do ME, que englobaria, de forma simples e concisa, os ideais e medidas defendidos por cada partido. Esta teria como público-alvo os jovens portugueses, não invalidando o acesso dos restantes cidadãos à mesma. Esta pretende ser um espaço ativo, fidedigno, imparcial ao dispor dos jovens, facultando-lhes recursos que viabilizem a tomada de conhecimento, possibilitando, assim, escolhas conscientes.
  2. Reestruturação do Currículo Escolar - esta reestruturação do currículo pressupõe uma abordagem prática dos conteúdos, com ênfase em palestras/seminários interdisciplinares de caráter obrigatório. A realização das palestras teria o apoio de convidados especializados e/ou testemunhos nas áreas em debate. Seria fundamental que pelo menos um destes seminários incidisse na abordagem do 25 de abril (antecedentes e consequentes) e respetivos valores, nomeadamente em relação à educação.
  3. Criação de Equipas de Acolhimento, Integração e Apoio - Equipas que têm por objetivo a receção e acompanhamento de alunos em processo de adaptação. Este grupo de trabalho integraria tanto alunos que frequentam a escola há algum tempo como alunos recém-chegados, de nacionalidade portuguesa e/ou estrangeira, que se encontrem em processo de adaptação/ integração.
16 Escola Secundária de Peniche
  1. Organização de duas palestras anuais, no âmbito da política local, regional e nacional.
  2. Criação de um Podcast mensal, com a presença de membros de juventudes partidárias e/ou pessoas envolvidas ativamente na vida política do Concelho.
  3. No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento, propõe-se que durante um dos períodos letivos, o tema a abordar seja livre, de encontro às reais necessidades/características dos alunos e em linha com o PASEO.
17 Escola Tecnológica e Profissional de Sicó
  1. Redução da carga horária semanal nos Cursos Profissionais.
  2. Atualização dos Currículos, em particular na área da Cidadania, com conteúdos atuais e úteis para o ingresso no mercado de trabalho.
  3. Valorização do papel e importância do professor - tornar o trabalho menos burocrático por forma a terem mais tempo para dar apoio necessário aos alunos
18 Escola Básica e Secundária da Guia, Pombal
  1. Criação de uma bolsa de empresas e instituições parceiras que ofereçam a modalidade de mini estágio/unidade de observação, com sessões de esclarecimento prévias, dirigidos aos alunos de cursos do ensino regular.
  2. Criação de cursos extracurriculares das línguas dominantes e de língua gestual portuguesa dirigidos a toda a comunidade educativa.
  3. Dinamização de ciclos de atividades/palestras sobre literacia financeira e outros temas, no âmbito da transição para a vida ativa, dirigidas a toda a comunidade e dinamizadas por especialistas de várias áreas.
19 Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (Sede)
  1. Diminuição da carga horária no Ensino Profissional.
  2. Criação de Programa de Intercâmbio Escolar Nacional.
  3. Implementação de Disciplina de preparação para a vida adulta.
20 Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, Alvaiázere
  1. Atividades diversificadas de boas-vindas e de integração de alunos estrangeiros realizadas regularmente.
  2. As raparigas, em contexto escolar, terem o direito aos produtos de higiene pessoal gratuitos.
  3. Promover visitas a locais históricos e património local.
21 Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio
  1. Simular eleições nas Escolas todos os anos letivos, em antecipação dos processos eleitorais nacionais/regionais (eleições legislativas, autárquicas, presidenciais e europeias);
  2. Promover debates moderados por atores políticos regionais/nacionais (ações que envolvam as Associações de Estudantes e as Direções dos Agrupamentos);
  3. Promover sessões de esclarecimento nas Escolas, envolvendo as disciplinas e alargando a sua ação a áreas transversais como a economia ou a política.
22 Escola Profissional e Artística da Marinha Grande
  1. Todas as disciplinas devem ter os seus currículos revistos e atualizados.
  2. Renovação da atividade curricular para alunos com necessidades de saúde permanentes.
  3. Todos os estudantes devem ter direito a passar por um estágio curricular.
23 Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha
  1. Implementação de uma primeira fase do concurso «Jovem Autarca», ao nível das escolas, com alunos que reúnam as condições necessárias para a apresentação de uma candidatura ao projeto, de modo a que o jovem vá posteriormente a uma fase municipal.
  2. Atribuição curricular da disciplina de Português Língua não materna a todos os alunos provenientes de países lusófonos.
  3. Criação de um orçamento, no seguimento do orçamento de Estado, que constitua um valor justo e adequado para cada agrupamento, para a realização de possíveis alterações necessárias à adaptação das escolas aos alunos com alguma incapacidade.
24 Escola Secundária José Loureiro Botas, Vieira de Leiria, Marinha Grande
  1. Tornar a escola um lugar acessível para todos os alunos, garantindo um ambiente inclusivo e plural.
  2. Preparar a transição para a vida ativa em contexto escolar.
  3. Diversificar as estratégias de orientação escolar e vocacional promovendo uma tomada de decisão mais informada e consciente no percurso escolar e profissional dos jovens.
25 Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira, Leiria
  1. Criação de “tunas do Secundário” a fim de promover a cultura artística, a inclusão e a participação de todos os estudantes deste nível de ensino. Esta medida tem como modelo as já existentes tunas universitárias e visa proporcionar a todos os alunos a oportunidade de aprenderem música, demonstrarem os seus talentos e conviverem tendo como ponto comum a linguagem universal que é a música.
  2. Lecionar língua gestual nas aulas de cidadania e desenvolvimento. Esta proposta procura oferecer uma solução para a dificuldade que frequentemente surge, no processo comunicativo com pessoas com deficiência auditiva, falantes de língua gestual.
  3. Formação na língua inglesa, para todos os profissionais da educação. Esta medida tem como principal objetivo otimizar a comunicação entre professores e funcionários da escola e alunos oriundos de outros países. Esta formação visa sobretudo agilizar o processo inicial de integração destes alunos, não excluindo a absoluta necessidade de aprendizagem do português como língua de acolhimento.
26 Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, Alcobaça
  1. Alteração do Despacho Normativo n.º 10-A/2018, de 19 de junho, no seu artº 6º - Constituição das turmas no ensino secundário, para diminuir o número de alunos por turma.
  2. Mais autonomia para as escolas construírem os planos de estudos dos cursos profissionais. A construção dos planos de estudo deve ser flexível por forma a permitir aos futuros técnicos a aquisição de competências que correspondam às reais necessidades do tecido empresarial, às especificidades regionais e que os preparem para um mercado cada vez mais competitivo e global.
  3. Mais flexibilidade na abertura/aprovação de turmas de ofertas formativas em áreas estratégicas (possibilidade de alargamento do projeto piloto de partilha de turmas em territórios de baixa densidade (Despacho n.º 10085/2021, de 18 de outubro) a todo o território.
27 Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande
  1. Melhoramento das condições de frequência dos alunos com especificidades (desde várias tipologias educação especial, comunidades Imigrantes) visitas de estudo adaptadas, e atividades de partilha de conhecimentos e culturas, comemoração do Dia da Diversidade (21 de maio), com comidas típicas, partilha de tradições e atividades interculturais.
  2. Possibilitar uma maior liberdade aos alunos na escolha de disciplinas específicas, independentemente do número de inscritos nas mesmas, indo ao encontro dos interesses específicos de cada um. (3.º ciclo e secundário).
  3. Proporcionar mais momentos de reunião entre os órgãos diretivos da escola (C.G. Diretor e C.P.) e os representantes dos alunos, para que as opiniões dos mesmos sejam ouvidas e valorizadas.
28 Agrupamento de Escolas de Pombal
  1. Política vem à Escola - Debate mensal com a presença de figuras políticas de diversos partidos políticos aberta a todos os alunos, para a promoção do pensamento critico, uma vida ativa e o conhecimento, debatendo os assuntos mais atuais de cada mês. A implementação de debates mensais em escolas com figuras políticas também é uma medida que visa enriquecer a educação cívica dos estudantes, promover a participação cidadã e cultivar um ambiente de discussão saudável.
  2. Viagem pela História - A proposta consiste em uma semana interativa nas escolas, cujo foco é a apresentação de uma variedade de recursos, como cartazes, maquetes, fotos e outros projetos, destacando momentos significativos da história, tanto a nível nacional quanto mundial. Esta iniciativa visa estimular a participação ativa dos alunos, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico.
  3. O Mundo Pod - Podcast - A implementação de debates mensais em escolas com figuras profissionais de diversas áreas é uma medida que visa enriquecer a educação cívica dos estudantes, promover a participação cidadã e cultivar um ambiente de discussão saudável na sociedade.
29 Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal
  1. Melhoria das infraestruturas das escolas para que sejam acessíveis a todos e em melhores condições para a comunidade escolar.
  2. Criação em todas as escolas de dia anual dedicado à diversidade cultural e artística.
  3. Criar um espaço de debate mensal com as direções de escola, professores, encarregados de educação, alunos e convidados externos, aberto a toda a comunidade, de forma a dar voz às problemáticas escolares.
30 Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral
  1. A criação de um plano de integração juvenil, supervisionado pelo(a) psicólogo(a) escolar onde alunos portugueses e de outras nacionalidades, possam desenvolver atividades em grupo, promovendo a integração e a conquista da fluência (em alguns casos a aprendizagem) da língua portuguesa.
  2. Conceção de um plano educacional obrigatório, destinado a dotar os discentes de conhecimento abrangente em noções fundamentais de literacia financeira e política.
  3. Exposição de uma análise comparativa entre o período pré e pós 25 de abril de 1974, abordando os impactos na educação e no panorama nacional, com a participação de indivíduos que testemunharam diretamente as transformações ocorridas nesse intervalo temporal.
31 Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha
  1. Extensão da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (CIDE) ao 12º ano dos cursos científico-humanísticos e ao 3° ano dos cursos profissionais. A disciplina é avaliada apenas qualitativamente, não contando assim para a média final do Ensino Secundário. Serão abordados temas como a literacia política e financeira, a educação sexual, os programas de Erasmus+, a inclusão e a tolerância na comunidade, etc.
  2. Criação de um ano de integração (Ano 0) para alunos estrangeiros que apresentem dificuldades de adaptação à língua portuguesa (instrumento indispensável para a lecionação das diversas disciplinas do plano de estudos do ensino português), à cultura portuguesa e ao modo de funcionamento da sociedade portuguesa. Para superar estas dificuldades, frequentariam disciplinas de carácter prático (como EDF e EV/ET) e de iniciação às disciplinas do currículo do ensino regular.
  3. Aumento do subsídio concedido para o material escolar a alunos com escalão (A ou B); os valores serão atribuídos em função da área escolhida pelo aluno (variam com a extensão e tipologia do material requerido nas listagens do IAVE para as disciplinas em que se esteja inscrito).
32 Colégio Rainha D. Leonor
  1. Atualização e inclusão das matérias lecionadas em aula: implementar matérias mais próximas do dia a dia, como literacia financeira e política, educação emocional, entre outros.
  2. Implementação da aprendizagem de LGP: facilitar a comunicação com os surdos-mudos.
  3. Fornecer ferramentas para os alunos lidarem com outros alunos com base na educação emocional e psicologia: saber lidar com os colegas da turma e fora da turma a fim de respeitar as suas necessidades.