1 |
Agrupamento Escolas José Estêvão, Aveiro |
- Criação de um Gabinete Nacional de Apoio às Associações de Estudantes (GNAAE), que dê assessoria às Associações já existentes na sua formalização através do Registo Nacional do Associativismo Jovem, para que tenham reconhecimento legal e acesso aos instrumentos e ferramentas de apoio a que têm, por lei, direito.
- Promoção de alterações curriculares que promovam a pluralidade e a participação nas escolas:
a) Introdução de uma disciplina de Língua Gestual Portuguesa no 2° Ciclo, ultrapassando barreiras de comunicação e fomentando a inclusão social de pessoas com deficiências auditivas ou vocais;
b) Integração de debates/atividades de interação nos currículos a partir do 4° ano de escolaridade;
c) Obrigatoriedade de oferta de uma disciplina de Cidadania em todos os estabelecimentos de ensino do 5°ao 12°anos
- Criação de Plano de Integração para Alunos Imigrantes (PIAI), que consagre: o reforço do investimento na oferta linguística e apoios à aprendizagem para alunos imigrantes; a disponibilização de apoio psicossocial e de uma pessoa de referência de contacto e de um intérprete, quando necessário; a criação de atividades extracurriculares de apoio à integração; a criação de um programa de formação de professores, de frequência voluntária, para a integração de alunos imigrantes.
|
2 |
Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro |
- Assegurar a todos os jovens estudantes educação política, financeira e cívica através da frequentemente menosprezada disciplina de cidadania, garantindo cultura e espírito crítico às gerações futuras.
- Horários dos autocarros compatíveis com o horário escolar.
- Desenvolvimento de um projeto que apoie os alunos no estudo, extra horário escolar.
|
3 |
Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo |
- Facilitar a publicitação de projetos de voluntariado existentes na região, promovendo a participação dos jovens e proporcionando-lhes contacto com outras realidades;
- Promover sessões de frequência facultativa para aprendizagens sobre a vida adulta – inteligência financeira;
- Promover momentos multiculturais e inclusivos com o objetivo de conhecer e aprender a respeitar a Diversidade, tornando-nos cidadãos plurais e participativos.
|
4 |
Escola Secundária de Arouca |
- Clube de Voluntariado e Mentorias
- Clube de Debates
- Palestras Teatrais Sobre a Liberdade
|
5 |
Escola Secundária de Estarreja |
- Implementação do ensino de literacia política, como disciplina independente, lecionada nos 10º e 11º anos obrigatoriamente e no 12º ano como opção.
O programa de literacia política deverá ser construído e organizado por uma entidade objetiva, que não tencione favorecer nenhum partido político;
Deverá ser rigidamente revisto por vários especialistas, de diferentes perspetivas, de modo a reduzir o risco de influência / doutrinação dos estudantes;
- Expansão das bolsas de mérito a todos os alunos, independentemente do seu escalão.
Atualmente, são contemplados apenas os alunos beneficiários dos escalões A e B, do Abono de família. No entanto, a nomenclatura escolhida (“bolsa de mérito”) implica que o critério de entrega destes apoios seja o mérito dos alunos, não a sua situação socioeconómica.
- Diminuição da carga letiva/substituição de aulas por atividades de desenvolvimento de competências sociais, emocionais e cognitivas.
Tomando como exemplo vários países Europeus como a Suécia e a Finlândia, que têm aproximadamente menos 100 horas de aulas por ano do que Portugal e apresentam resultados superiores aos nossos, sugerimos uma diminuição da carga horária escolar.
|
6 |
Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo |
- Bolsa de alunos para apadrinhamento de estrangeiros
- Ações multiculturais – No dia 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, juntar-se-ão as diferentes culturas existentes na escola, que partilharão as suas tradições.
- Integração de um módulo de língua gestual na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
|
7 |
Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, Ovar |
- Criação de um dia aberto nas escolas (para os Ensinos Regular e Profissional), de modo a orientar os alunos para o seu futuro, que envolva a realização de diversas atividades, como a interação com professores universitários, a experiência de uma parte mais prática de alguns cursos, a comunicação com alunos de Universidades, de entre outras.
- Aproveitamento de ex-alunos do 12.º ano do curso profissional de Saúde para prestar auxílio em situações nas quais seja necessária assistência no momento.
- Contratação de tradutores linguísticos para as escolas (linguagem verbal e gestual).
|
8 |
Escola Profissional de Aveiro |
- Criação de um gabinete de apoio LGBTIQ+ ( jurídico, psicológico e saúde)
- Criação de um gabinete de apoio ao migrante.
- Criação de uma assembleia participativa entre os órgãos diretivos da escola e os estudantes.
|
9 |
Agrupamento de Escolas João Silva Correia, São João da Madeira |
- Criação de programas de mentoria entre alunos de diferentes ciclos, para ajudar alunos com dificuldades a nível escolar e pessoal. (apadrinhamento, tutorias informais, workshops emocionais, apresentação dos cursos/currículos do Ensino Secundário e das atividades que envolvem, nas turmas do Ensino Básico---)
- Criação de mais espaços de participação cívica ativa dos elementos da comunidade escolar, intra e inter escolas.
- Inclusão da literacia política e financeira nos documentos orientadores da ação educativa.
|
10 |
Instituto Profissional da Bairrada |
- Criação de uma disciplina obrigatória em todo o ensino secundário de conteúdos relacionados com o dia a dia da vida adulta, por exemplo como fazer um empréstimo bancário, o IRS, a gestão orçamental mensal de uma casa, como se processa o arrendamento, entre outros assuntos.
- Alteração do sistema educativo, para que este funcione por níveis de competências, com turmas/ grupos mais reduzidas (máximo 15 alunos) e mais homogéneas em termos de competências e aptidões. Esta medida irá facilitar o trabalho do professor e principalmente irá melhorar a progressão e as aprendizagens dos alunos, pois o professor poderá dar mais atenção a cada caso e não havendo tanta discrepância entre os alunos, o trabalho desenvolvido será mais eficaz, consolidado e eficiente.
- Como forma de combater as incertezas de muitos jovens à saída do ensino básico e até do ensino secundário (regular), propomos a realização de estágios de curta duração durante o 3.º ciclo e também durante o ensino secundário regular. Seria uma forma de contactarem com diversas profissões ao longo do percurso escolar, podendo no 9.º ano e/ou à saída do ensino secundário fazerem escolhas mais fundamentadas sobre o caminho futuro a percorrer.
|
11 |
Agrupamento de Escolas de Aveiro |
- Criação de Fóruns de Discussão: Estabelecer fóruns regulares nos quais alunos, professores e pais possam discutir questões relevantes para a escola, promovendo a participação de diferentes perspetivas e a inclusão de diversas vozes na tomada de decisões.
- Projetos Interdisciplinares: Implementar projetos que integrem diferentes disciplinas, incentivando a colaboração entre alunos de diferentes níveis e professores de diversas áreas. Isso não só promove a pluralidade de conhecimentos, mas também estimula a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.
- Alteração no ensino - alteração dos métodos de ensino das escolas. Alterar as disciplinas ou parte das disciplinas que são desnecessárias para o nosso futuro, e trocar por aprendizagens úteis para o nosso futuro.
|
12 |
Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, Santa Maria da Feira |
- Desenvolver um sistema de avaliação contínua, que não valorize apenas o desempenho académico, mas também habilidades sociais e projetos de participação ativa na sociedade, que envolvam competências psicológicas e emocionais.
- Inclusão de Educação Financeira e Política no currículo escolar, de frequência opcional, destinada a alunos do ensino secundário.
- Implementação de programas de formação cívica sobre saúde mental, envolvendo debate, apresentações e momentos de reflexão.
|
13 |
Agrupamento de Escolas de Ovar Sul |
- Implementação de linguagem gestual durante o percurso
universitário do pessoal docente
- “Voz jovem”
- n/a
|
14 |
Escola Secundária de Mealhada |
- Participação de alunos nos processos decisórios
- Participação da comunidade escolar nas Assembleias Municipais
- Dinamização de eventos e de atividades interculturais
|
15 |
Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis |
- Desenvolvimento da literacia financeira através da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e, da realização de palestras informativas, de atividades interativas e da criação de um clube de divulgação de informação económica e financeira.
- Melhorar a integração dos alunos estrangeiros, através da partilha de informações importantes sobre o sistema educacional português, sobre o meio social onde vivem, promovendo a sua inclusão social e facilitando a sua adaptação na comunidade e de um sistema de mentorias a nível escola.
- Melhorar a integração das pessoas com deficiência motora, transtornos alimentares e neurológicos, síndromes, através de atividades interativas, desportivas, trabalhos manuais, comemorações e ajuda psicológica, e através de um profissional de saúde a tempo inteiro.
|
16 |
Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga |
- Criação de uma disciplina de frequência obrigatória (do 5º ao 12º anos) sobre literacia financeira;
- O ensino deve ser gratuito, não tendo o aluno de pagar refeições e visitas de estudo, entre outras despesas inerentes à educação.
- Criação de plataforma online e gratuita, acessível a todos os alunos, de esclarecimento de dúvidas de todas as matérias, com apoio personalizado de profissionais da educação.
|
17 |
Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada |
- Reduzir o número de alunos por turma para promover uma aprendizagem mais efetiva e um maior apoio por parte dos docentes.
- Possibilitar que todos os alunos tenham acesso às novas tecnologias.
- Assegurar e diversificar a oferta educativa para os alunos com necessidades educativas especiais
|
18 |
Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Oliveira de Azeméis |
- Realização de oficinas de formação mensais sobre inclusão e diversidade sociocultural, educação política, literacia financeira, igualdade e identidade de género e orientação sexual, entre outros.
- Fomento dos jornais e rádios escolares por todo o país, para a criação de um ambiente escolar informado e participativo.
- .
|
19 |
Escola Profissional ADJ - Academia de Desporto da Jobra |
- Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA), constituídos por vários elementos e que presta apoio em várias áreas, tais como serviços de psicologia, ação social, saúde e transporte.
- Adoção de critérios de seleção para os alunos NSE participarem em Erasmus.
- Criação de exames nacionais das disciplinas lecionadas nos cursos profissionais, sendo exclusivamente direcionados para os alunos destes cursos.
|
20 |
Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca, Murtosa |
- Criação do programa “Segunda Casa – dar voz aos alunos”
- Desburocratização e valorização da profissão de professor
- Aumento da componente prática e de debate dos currículos
|
21 |
Centro de Educação Integral |
- Criar estágios de 1-2 semanas por ano para todos os alunos do secundário humanístico a ser considerado para avaliação final.
- Criar oportunidades de voluntariado em diferentes áreas 1 semana por ano para todos os alunos do ensino secundário humanístico e profissional.
- Realizar partilhas interculturais nas escolas e criar intercâmbios culturais entre alunos em território nacional e/ou internacional, tanto presencialmente como digitalmente.
|
22 |
Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, São João da Madeira |
- Promover uma participação efetiva dos alunos nas diferentes estruturas de organização escolar.
- Valorizar, nas condições de acesso ao ensino superior, a participação dos alunos em atividades e projetos de desenvolvimento pessoal/cidadania ativa.
- Incluir no currículo a disciplina obrigatória de Cidadania, adequando os conteúdos consoante o grau de escolaridade.
|
23 |
Escola Básica e Secundária de Anadia |
- Pré avaliação e regulamentação da componente letiva para alunos estrangeiros, de forma a uma melhor ambientação e adaptação ao sistema escolar, que permita ultrapassar as barreiras linguísticas.
- Realização de assembleias gerais com a participação dos alunos e representantes de todos os órgãos sociais da escola (pelo menos 1 por período).
- Implementação de um dia intercultural em que haja partilha das diferentes culturas presentes na escola.
|
24 |
Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha |
- Gabinete de integração - Criação de um gabinete de integração para todos os alunos estrangeiros ou não.
- Assembleia de delegados - Generalização a nível nacional da Assembleia de Delegados.
- Ética + - Reduzir os conteúdos programáticos das diferentes disciplinas de maneira a proporcionar aos professores o tempo e a liberdade para integrarem a discussão sobre ética, moral, responsabilidade e participação cidadã, articulando-a com os conteúdos.
|
25 |
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira |
- Modificação do peso dos projetos curriculares no processo individual de cada aluno, passando estes a figurar como fator preponderante no ingresso ao Ensino Superior, em conjunto com os resultados dos Exames Nacionais, dando, deste modo, igualmente, importância às competências comunicativas, artísticas, cívicas e sociais, entre outras.
- Implementação do «Cartão Único Cultural», para usufruto de visitas a museus nacionais, de forma gratuita, destinado a crianças e a jovens (estudantes) até aos 18 anos.
- Investir, nas escolas, via Ministério da Educação, num programa de voluntariado internacional, «Conexão Além-Fronteiras», abrangendo alunos do Ensino Secundário (15-18 anos), através da criação de parcerias com organizações/agências especializadas, funcionando os mesmos como atividades extracurriculares, que serão contempladas no processo individual dos alunos.
|
26 |
Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Aveiro |
- Constituição de um gabinete nas escolas que vise acompanhar os alunos com carências sociais e pedagógicas, gerido por professores, assistentes sociais e psicólogos.
- Implementação de literacia político-financeira no ensino: no 9.º ano, através da obrigatoriedade da abordagem do tema na disciplina de Cidadania e, no Ensino Secundário, com a criação/oferta de uma disciplina facultativa.
- Promoção da interculturalidade no âmbito escolar através de atividades lúdicas e didáticas diversas, relacionadas com os direitos dos estudantes, as diferentes tradições, entre outros, fomentando a inclusão social de minorias, dando a conhecer diferentes culturas e tradições, visando o combate à discriminação e a aceitação das diferenças.
|
27 |
Escola Secundária de Vagos |
- Implementação de quotas justas na representação dos alunos no Conselho Geral da escola.
- Criação de aplicação estatal de Português Língua Não Materna.
- Formação de pessoal docente e não docente para a inclusão de alunos com qualquer tipo de deficiência, défice ou doença.
|
28 |
Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis |
- Criação de um sistema de incentivos à profissão docente que ajuda a colmatar o contexto atual de falta de professores.
- Criação/renovação de ambientes de aprendizagem especiais, com recurso a tecnologia assistiva/ tecnologias de apoio que permitam a aprendizagem equitativa de alunos com necessidades especiais.
- Promoção de alterações do regime de avaliação dos cursos científico-humanísticos que determinem o fim de realização de exames nacionais para conclusão do ensino secundário.
|
29 |
Agrupamento de Escolas Águeda Sul |
- Implementar um "ano zero /programa preparatório" direcionado a alunos estrangeiros de modo a estes aprenderem português e adquirirem os pré-requisitos para poderem acompanhar a lecionação das disciplinas do Currículo.
- Reorganização do modo de funcionamento da área de cidadania e desenvolvimento: abordagem de temas específicos, com ajuda de tutores especializados.
- Adaptação do currículo à vida profissional.
|
30 |
Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda |
- Eleição de 3 alunos, por cada 1000, para Conselho Geral de cada escola.
- Promoção da inclusão, da empatia, da comunicação, da diversidade, da participação e da autonomia dos alunos para uma escola mais plural.
- Inclusão/reforço da literacia financeira, da literacia política e democrática, de forma obrigatória, no âmbito da área da cidadania no ensino secundário.
|
31 |
Escola Básica e Secundária de Fajões, Oliveira de Azeméis |
- Anulação da obrigatoriedade dos exames para conclusão do secundário.
- Reformulação do ano letivo para a criação de um estágio para os 9º e 12ºanos promovendo o conhecimento necessário para as escolhas a tomar nos respetivos anos de escolaridade.
- Criação da disciplina de Literacia Financeira para os alunos do 12ºano, promovendo o melhor conhecimento do mundo adulto.
|
32 |
Escola Secundária de Oliveira do Bairro |
- Restauração da disciplina de cidadania e sua integração no plano curricular.
- Melhoramento do plano curricular e desenvolvimento das capacidades relacionais dos alunos e professores.
- Estabelecimento de mecanismos anónimos de apoio e denúncia.
|