Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Guarda


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica de Trancoso
  1. Adicionar o tema de "Liberdade" à disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Incluir no programa de Cidadania e Desenvolvimento atividades didáticas ministradas por pessoas públicas para aprofundamento de temas como "liberdade" e "Soberania" .
  3. Promover a educação digital inclusiva (IDE) através de atividades de aprendizagem mista.
2 Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia
  1. Importância de se fazerem referendos/consultas na Escola que visassem garantir que a Comunidade Escolar fosse ouvida na tomada de decisões.
  2. Criação de uma Associação de Estudantes do 3º Ciclo, com participação em órgãos de decisão da Comunidade Escolar.
  3. Criar o Dia das Comunidades para valorizar a diferença cultural dos alunos que compõem a Escola, numa perspetiva inclusiva e agregadora.
3 Agrupamento de Escolas de Gouveia
  1. Mais integração/mais pluralidade. Alterar os temas previstos para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de forma a permitir a lecionação do tema “Aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa” em todos os ciclos bem como tornar obrigatório o uso do Braille nas principais informações/comunicações disponibilizadas pelas escolas e/ou Estado.
  2. Queres ser meu padrinho? De forma menos formal que as Mentorias, criar em todas escolas (com terceiro ciclo e secundário) um sistema de apadrinhamento em que alunos do décimo ano auxiliassem os alunos do sétimo ano na sua integração na escola e nesse ciclo escolar.
  3. Criar, em todos os agrupamentos escolares, com a colaboração das unidades de saúde, um espaço de intervenção direta com psicólogos, assistentes socias e educadora social, em que os alunos pudessem recorrer em caso de necessidade sem a autorização do encarregado de educação, pois, muitas vezes, ele é a fonte do problema.
4 Escola Básica e Secundária de Manteigas
  1. Desenvolver um projeto de podcast em que os alunos entrevistem personalidades ou familiares que viveram o 25 de Abril, preservando relatos pessoais e experiências.
  2. Propor uma jornada cultural que leve os alunos a locais históricos relacionados ao 25 de Abril, promovendo a aprendizagem fora da sala de aula.
  3. Ter direito a exercer o voto aos 16 anos de idade, uma vez que os jovens são julgados juridicamente e podem tirar a carta de condução, o que mostra que o estado os considera responsáveis.
5 Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres
  1. Criação de um órgão consultivo, que reúna mensalmente, para que os alunos possam transmitir as suas opiniões e serem ouvidos nas decisões importantes da escola.
  2. Inclusão de uma disciplina no currículo escolar que aborde aspetos da literacia financeira e do funcionamento das instituições democráticas do Estado.
  3. Incrementar formação para alunos, professores e encarregados de educação no sentido de encontrar estratégias para aceitarem e lidarem com as diferenças no âmbito da educação inclusiva.
6 Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo, Guarda
  1. Promover atividades que contribuam para criar um ambiente educacional para toda a comunidade educativa (Alunos, Professores, Encarregados de Educação e Assistentes Operacionais) que estimule a participação, o envolvimento e promova a literacia em várias temáticas, com recurso a melhores condições tecnológicas e estruturais (salas de convívio, salas de estudo/trabalho).
  2. Abrir a aprendizagem ao exterior, permitindo a interação com a comunidade envolvente e com outras Instituições de Ensino (nacionais e internacionais), valorizando e desenvolvendo as competências dos alunos/jovens com o objetivo de tornar a aprendizagem mais lúdica, mais interessante, mais diversificada e mais inclusiva.
  3. Valorizar o papel do Desporto Escolar nos vários níveis de ensino como promotor de competências sociais e educacionais ao serviço de uma escola inclusiva, equitativa e mais participativa.
7 Escola Básica e Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa
  1. Promover mais ações de sensibilização e formação sobre o flagelo do bullying, para que a Escola seja, em cada dia e todos os dias, um local aprazível para todos.
  2. Reduzir o impacto dos exames do 12.º ano na média final, uma vez que poderá impedir muitos alunos de aceder ao curso pretendido.
  3. Acabar com as Provas/Exames Nacionais em formato digital.
8 Escola Secundária de Seia
  1. Reconstruir o conceito de escola, rompendo com o sistema educativo atual: criar uma escola sem salas de aula, sem turmas e sem horários, na qual o aluno assuma a responsabilidade na definição do seu conhecimento – amparado pelo trabalho de cooperação com os colegas - e a qual o grupo de professores surja com o papel de mediação na relação aluno-conhecimento.
  2. A Escola de Abril deve criar clubes da democracia que promovam o debate e a reflexão sobre os temas e valores da democracia e, desta forma, educar para os direitos humanos, para a cidadania ativa e participação democrática.
  3. Desenvolver projetos que promovam a inteligência emocional e as relações interpessoais, num ambiente escolar livre de estereótipos de qualquer tipo (religião, género, nacionalidade, origem socioeconómica, orientação sexual, não conhecimento da língua de escolaridade, cor da pele, ideologias políticas, e outras características culturais), com o intuito de construir uma escola segura para todos e que proporcione as ferramentas necessárias à estabilidade pessoal e emocional dos alunos.
9 Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo
  1. Atualização dos currículos escolares, tendo em conta a idade, mentalidade e curso/área de cada aluno.
  2. Melhorar a qualidade das instalações escolares de modo a criar espaços motivadores das aprendizagens.
  3. Recusa de qualquer tipo de violência promovendo no Projeto Educativo da escola atividades que desenvolvam a socialização.