Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Faro


N.º Escola Medidas
1 Nobel International School Algarve
  1. Promover debates sobre temáticas atuais nas escolas, com alguma regularidade, de forma a promover um maior envolvimento e participação dos alunos nos assuntos da atualidade, procurando a sua colaboração para solucionar os mesmos.
  2. Implementar atividades/programas no período escolar que promovam saberes, práticas e conhecimentos sobre o mundo e a vida quotidiana, podendo ser sendo explicados por profissionais das áreas, adultos que têm conhecimento sobre a temática e alunos que possam dominar uma determinada competência e/ou conhecimento.
  3. Inovar as eleições portuguesas para permitir o voto eletrónico, de forma a ser mais flexível, seguro e confidencial, promovendo a melhoria e inovação do sistema de voto, assegurando a cibersegurança para que se evitem falhas no sistema.
2 Escola Básica Dr. António da Costa Contreiras, Armação de Pêra, Silves
  1. Os Exames Nacionais (9.º e 12.º anos de escolaridade) e as Provas de Aferição (2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade) deveriam continuar a ser realizados em papel.
  2. Kit´s e formação especializada em primeiros socorros para todos os alunos e profissionais da escola, de modo a adoptarem procedimentos adequados e eficazes em caso de emergência.
  3. Manutenção do espaço e material escolar, nomeadamente: substituição de vidros, janelas, persianas, cadeiras, mesas e outros, que apresentam visíveis sinais de desgaste e constituem perigo e desmotivação para todos os que frequentam o espaço escolar.
3 Escola Básica de Algoz, Silves
  1. Alargamento e valorização da carreira docente e não docente.
  2. Promover nas escolas um ambiente escolar agradável, mantendo os espaços confortáveis e higienizados, para tal é necessário existir um número maior de funcionários para a sua manutenção.
  3. Adaptação do currículo escolar ao mundo atual para uma escola mais plural e participativa, passando por um reforço e implementação da tecnologia na educação.
4 Escola Básica Professor João Cónim, Estômbar, Lagoa
  1. Diversidade Curricular.
  2. Apoio à comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e famílias).
  3. Assembleias de alunos e professores dentro dos conselhos de turma.
5 Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão
  1. Promover atividades de integração no início do ano letivo e, ao longo do ano, sempre que necessário nas escolas e grupos-turma para promover o respeito, a tolerância e a redução das desigualdades.
  2. Promover atividades de voluntariado com instituições locais e no espaço escolar para ajudar aqueles que mais necessitam, desenvolvendo um bom ambiente.
  3. Desenvolver e tornar comuns a utilização de plataformas informáticas de partilha de materiais de estudo (resumos, esquemas e outros materiais).
6 Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, Quarteira, Loulé
  1. Criação de Podcasts.
  2. Dinamizar e promover eventos culturais e desportivos e projetos de voluntariado na escola.
  3. Melhorar os recursos materiais e tecnológicos das salas de aula/biblioteca e ampliar a capacidade da internet.
7 Escola Básica José Carlos da Maia, Olhão
  1. Reaproveitamento das refeições escolares, doando os restos de comida da cantina a canis e outras instituições de resgate animal, em vez de os colocar no lixo orgânico.
  2. Redução de tempos letivos e criação de outras disciplinas mais práticas e mais úteis
  3. Fornecimento de formações, uma vez por mês, sobre vários assuntos que abranjam o bem-estar e a saúde dos alunos, para alcançar uma escola informada. Exemplo de temas: primeiros socorros, educação financeira, entre outros.
8 Escola Básica Professor Paula Nogueira, Olhão
  1. Criação de uma rádio escolar que inclua programação cultural, onde seriam passados diversos estilos musicais e culturais, frases inspiradoras e notícias sobre a escola, com o objetivo de uma maior inclusão dos jovens, diminuindo assim a discriminação.
  2. Criação de clubes promovidos pelos alunos, com temática cultural.
  3. Todas as escolas devem estar preparadas com estruturas e funcionários suficientes para acolher alunos com algum tipo de deficiência ou incapacidade motora ou cognitiva.
9 Escola Básica Prof. José Buísel, Portimão
  1. A existência de um(a) professor(a)/assistente operacional especializado(a) por cada aluno com necessidades educativas severas permanentes ou prolongadas.
  2. Criação do órgão “Escolas Unidas”, composto somente por alunos, com o objetivo principal de ouvir as preocupações e as dificuldades dos alunos, de modo a tornar a escola mais plural e participativa em diálogo com a Direção e demais órgãos de gestão escolar.
  3. Aquando do ingresso no sistema educativo nacional, proceder-se à efetiva inclusão dos alunos estrangeiros, cuja língua materna não é o português, através da criação de turmas com um currículo diferenciado, predominando o ensino da língua portuguesa, das artes visuais e da educação física.
10 Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Loulé
  1. Criação de uma associação de estudantes com integração de uma rádio escolar.
  2. Programa de apadrinhamento dos alunos mais novos e recém-chegados à escola.
  3. Organização de um calendário de atividades temáticas e eventos culturais da escola.
11 Escola Básica João da Rosa, Olhão
  1. Aumentar o poder de opinião dos alunos criando uma associação de estudantes para o 3.º ciclo, arranjando um local onde os alunos possam debater temas de interesse escolar, elegendo um ou dois representantes temporários em função da mudança de mês, se houver mais do que um interessado. No final de cada ano letivo, os alunos mais ativos, teriam isso registado no seu currículo escolar e teriam uma bonificação na nota de cidadania.
  2. Criação do Party Activity School Day para ajudar a criar laços de amizade e estimular a interação com a comunidade envolvente à escola. Todos os meses os alunos poderiam divertir-se um pouco mais e conviver, dinamizando atividades relacionadas com o desporto e a cultura, tendo também em conta a diversidade existente.
  3. Criação de um currículo mais plural na escola, com uma maior diversidade de professores, de várias religiões e culturas, para que todos os alunos se sintam bem, seguros e acolhidos. O currículo poderia ser mais abrangente e relacionado com os problemas do mundo real, com a criação de disciplinas importantes para a vida como: culinária, impostos, ioga, skate… em vez de existirem tantas disciplinas teóricas. Poderiam ser oferecidas pela escola e realizadas na parte da tarde (como na Finlândia).
12 Escola Básica Rio Arade, Parchal, Lagoa
  1. Apoio psicológico facultativo para todos - Consideramos que a saúde mental é muito importante para o sucesso dos alunos e acreditamos que todos/as os/as alunos e alunas devem ter acesso a um psicólogo que os apoie, se eles assim o desejarem, ao longo do seu percurso escolar.
  2. Aumentar o número de horas semanais de língua portuguesa não materna - A língua é a principal ferramenta de comunicação e é muito importante para a integração social e aprendizagem. Consideramos que devem haver mais professores de PLNM e mais horas de PLNM para apoiar os alunos estrangeiros cujas famílias procuram Portugal em busca de uma vida melhor.
  3. Os alunos e alunas poderem escolher as Ofertas Complementares de escola - As ofertas complementares estão integradas no currículo dos alunos, no entanto diferem de escola para escola. Consideramos que, assim como com as línguas estrangeiras, os alunos deviam poder escolher as ofertas complementares, dentro de áreas do seu interesse.
13 Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, Albufeira
  1. Legislar no sentido que o número de alunos por turma seja reduzido para um máximo de 20 a 22 alunos.
  2. Criação de ano zero, para os alunos estrangeiros que não têm a Língua Portuguesa como língua não materna.
  3. Implementar nas aulas de cidadania conteúdos atuais e adequados ao perfil dos alunos.
14 Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro
  1. Criação de um espaço destinado ao convívio dos alunos, com atividades suplementares para alunos com Necessidades Educativas Especiais e Clubes Extra-Curriculares promovidos Pró-Associação de Estudantes de cada Escola. Neste espaço também seriam dados a conhecer as informações que estariam na página (sítio de internet) da Escola e disponibilizados resumos de conteúdos programáticos.
  2. Estimular a criação de espaço para debates e projetos colaborativos, permitindo que os estudantes expressem as suas opiniões e contribuam para a tomada de algumas decisões na Escola.
  3. Defendemos que deveria existir um Conselho Escolar em que todos os Delegados de Turma se juntassem para debater melhorias para a Escola.
15 Colégio Internacional de Vilamoura
  1. Eleger duas pessoas de cada turma (ou um número que se considere adequado para a escola em questão) que se reúnam, uma vez por período, com os eleitos de outras turmas e escolas e com os professores e diretores. Nessa reunião, cada pessoa diz as suas ideias, discutem-se assuntos que possam resolver problemas ou melhorar situações que os alunos observem.
  2. Implementar pelo menos uma aula de Filosofia por semana (ou mais, caso as escolas já tenham esta sessão), com programa livre. Desta maneira, aprende-se a pensar e a dialogar e teremos ideias para apresentar nas reuniões. Além de ganharmos o hábito de pensar e dialogar em conjunto, treinaremos o debate.
  3. ---
16 Escola Básica Santo António, Faro
  1. Alteração curricular.
  2. Criação de programas de auxílio para alunos com mais dificuldades escolares.
  3. Linhas de apoio aos professores deslocados da sua área de residência.
17 Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Faro
  1. Escolha dos assuntos abordados na aula de Cidadania através de inquéritos no início do ano, onde se irá abordar sobre assuntos da localidade/região de onde a escola se insere, sobre temas dos países de origem dos alunos estrangeiros com o intuito de os integrar e motivar. Também, no quinto ano poder-se-á incluir temas sobre o novo ciclo e a nova escola e no nono ano assuntos da vida adulta
  2. Sendo o Polivalente um ótimo espaço de convívio e de socialização da comunidade escolar, decoração do mesmo, colocação de um micro ondas para os discentes que quiserem trazer a sua comida aquecerem e jogos. Este local , também poderá ser dinamizado com uma rádio escolar , nos intervalos e na hora do almoço.
  3. Elaboração de documentos escolares em várias línguas, tendo em conta a origem dos discentes da escola.