1 |
Agrupamento de Escolas de Arraiolos |
- Realização de sessões com psicólogos e outros técnicos, para professores e alunos, de forma a que o ambiente de ensino e aprendizagem ocorra num ambiente agradável e saudável, de respeito mútuo, com cumprimento de regras, solidariedade e reconhecimento do trabalho desenvolvido por ambos.
- Desenvolvimento de projetos que contribuam efetivamente para a inclusão dos alunos e para uma articulação estreita entre a escola e comunidade envolvente. Estes projetos devem ser aliciantes e ir ao encontro dos interesses dos aluno. Escolhidos os melhores e sob supervisão dos professores, permitir a participação efetiva dos alunos.
- Incentivar a criação de grupos escolares para integrar e incluir alunos estrangeiros, cada vez em maior número nas nossas escolas, com vista à aprendizagem da língua portuguesa e adaptação aos hábitos e costumes de Portugal e da comunidade escolar.
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2 |
Escola Básica Conde de Vilalva, Évora |
- Disponibilização anual do orçamento participativo para execução e propostas dos alunos.
- Criação de associações de estudantes para que os alunos possam participar de forma ativa.
- Existência de uma maior oferta de atividades extracurriculares.
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3 |
Escola Básica Sebastião da Gama, Estremoz |
- Na primeira semana do segundo período letivo e/ou do segundo semestre propõe-se a realização de atividades culturais focando as nacionalidades dos alunos existentes, visando a inclusão e as liberdades fundamentais de cada cidadão.
- Realização de uma exposição anual que lembre os valores de abril em articulação com as disciplinas curriculares e a Biblioteca Escolar.
- Colocar uma caixa de sugestões na escola, em local seguro, onde se indicarão ideias para a melhoria do funcionamento do estabelecimento escolar atendendo à liberdade de expressão de cada cidadão.
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4 |
Escola Básica Padre Bento Pereira, Borba |
- Assembleias gerais de alunos no início de cada ano letivo em parceria com as Associações de Estudantes, se as houver, para a eleição dos seus representantes nos Órgãos Pedagógicos do Agrupamento;
- Participação dos representantes dos alunos no Conselho Pedagógico e na planificação do PAA do Agrupamento;
- 3-Transformar a BE num laboratório de cidadania plural e participativa, em parceria com Cidadania e Desenvolvimento.
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5 |
Escola Secundária Conde de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz |
- Diminuir o número de alunos por turma até um máximo de 20 alunos. As turmas com alunos com necessidade de educação especial não devem ultrapassar os 15 alunos.
- Abordagem mais precoce e aprofundada, a partir do 3º ano de escolaridade e através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, de temas relacionados com a desigualdade social.
- Participação dos alunos, através de seus representantes, na elaboração dos Regulamentos Internos dos Estabelecimentos de Ensino, nomeadamente naquilo que se refere aos interesses dos alunos como os seus direitos e deveres, assim como da sua carga horária.
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6 |
Agrupamento de Escolas Severim de Faria |
- Haver clubes de debates nas escolas portuguesas, que promovam periodicamente, debates acerca de temas com grande destaque no mundo, bem como debates sobre temas da vida quotidiana.
- Realizar atividades práticas nas escolas portuguesas, que incluam alunos de diferentes proveniências e/ou nacionalidades, com vista a permitir a sua melhor integração, bem como uma maior proximidade entre os elementos da comunidade escolar, valorizando as relações interpessoais.
- Promover uma participação mais ativa e mais empenhada dos alunos das escolas portuguesas, nas campanhas de solidariedade que se realizem ao longo do ano letivo, estabelecendo múltiplas parcerias com entidades locais.
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7 |
Escola Básica André de Resende, Évora |
- Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento dinamizar sessões/debates com especialistas e testemunhos de pessoas que já sofreram discriminação durante a sua vida, para promover o respeito e a tolerância nos alunos.
- Desenvolver atividades/projetos interturmas com diferentes anos de escolaridades, para promover a interação e a integração de todos os alunos.
- Criação de um dia por mês dedicado à diferença e à diversidade cultural dos alunos de diferentes géneros, etnias, religiões e nacionalidades.
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8 |
Escola Básica e Secundária de Mora |
- Redução dos currículos das disciplinas, por forma a potenciar horas para o desenvolvimento de trabalhos de projeto, de caráter extracurricular.
- Melhoramentos nas condições dos edifícios escolares, nomeadamente nas salas de aula, ao nível da climatização (aquecimento e refrigeração) e na utilização de cadeiras projetadas para gerar conforto e bem-estar.
- Capacidade de formar professores em tempo útil, para dar resposta às necessidades do sistema educativo de Portugal.
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9 |
Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo |
- De modo a continuar a fomentar uma educação de sucesso, é proposta uma plataforma online para tutorias.
- De modo a contribuir para a saúde mental dos alunos e das alunas, propõe-se a criação de uma linha de apoio psicológico.
- Contribuindo para uma escola plural, sem discriminação e integradora, as alunas e os alunos propõem a criação e dinamização de atividades nas quais se apresentem e debatam temas de cidadania.
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10 |
Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa |
- Melhorar as condições de conforto no espaço escolar (sobretudo nas salas de aula) para que os alunos consigam estar mais atentos e obter um melhor desempenho escolar.
- Realização de debates periódicos, nas escolas, com um moderador, sobre assuntos do interesse dos alunos.
- Realizar jogos interativos com o tema dos dias comemorativos (como o Dia Internacional do Desporto escolar ou o dia mundial da alimentação) de forma a integrar os alunos de diferentes nacionalidades e regiões do país, de forma a partilhar hábitos e culturas.
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11 |
Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Évora |
- Criar casas de banho e balneários (separados) para a comunidade LGBTQIAP+ e para as pessoas com deficiências motoras.
- Semana da interculturalidade.
- Criar um centro de apoio ao estudante.
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12 |
Escola Secundária de Montemor-o-Novo |
- Caixa de sugestões (física e virtual) para facilitar a comunicação entre a comunidade educativa e os órgãos de gestão, no sentido de solucionar eventuais problemas.
- Valorização das diferentes culturas, com a criação de dias específicos para a sua divulgação, no sentido de facilitar a integração de todos os alunos.
- Constituição de um grupo de alunos para apoiar e integrar outros alunos que necessitem de acompanhamento.
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Escola Secundária de Vendas Novas |
- Criação de um dia das culturas nas escolas, a realizar-se duas vezes por ano.
- Espaço de acolhimento para alunos com necessidades educativas especiais e alunos de PLNM (Português Língua Não Materna).
- Criação de equipas mistas em todas as modalidades para o Desporto Escolar.
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14 |
Escola Básica D. João de Portel, Portel |
- Criar nas escolas um gabinete de apoio aos alunos e pais/encarregados de educação de outros países/culturas que precisem de ajuda.
- Organizar nas escolas grupos de alunos voluntários para melhor integrar os novos alunos que chegam de outros países.
- Desenvolver projetos de intercâmbio com escolas a nível nacional ou internacional para conhecer outras culturas/realidades.
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Escola Básica São João de Deus, Montemor-o-Novo |
- Realização de sessões de sensibilização da comunidade educativa para a plena integração de todos, deficientes motores, mentais, imigrantes.
- Existirem casas de banho adaptadas a deficientes motores e /ou equipamentos elevatórios em todos os pisos dos vários blocos de aulas.
- Integrar a gastronomia dos países dos quais recebemos elevados número de imigrantes, em paralelo com a gastronomia portuguesa, bem como pratos adaptados às várias intolerâncias alimentares, nas ementas escolares e no buffet das escolas.
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