Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Évora


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas de Arraiolos
  1. Realização de sessões com psicólogos e outros técnicos, para professores e alunos, de forma a que o ambiente de ensino e aprendizagem ocorra num ambiente agradável e saudável, de respeito mútuo, com cumprimento de regras, solidariedade e reconhecimento do trabalho desenvolvido por ambos.
  2. Desenvolvimento de projetos que contribuam efetivamente para a inclusão dos alunos e para uma articulação estreita entre a escola e comunidade envolvente. Estes projetos devem ser aliciantes e ir ao encontro dos interesses dos aluno. Escolhidos os melhores e sob supervisão dos professores, permitir a participação efetiva dos alunos.
  3. Incentivar a criação de grupos escolares para integrar e incluir alunos estrangeiros, cada vez em maior número nas nossas escolas, com vista à aprendizagem da língua portuguesa e adaptação aos hábitos e costumes de Portugal e da comunidade escolar.
2 Escola Básica Conde de Vilalva, Évora
  1. Disponibilização anual do orçamento participativo para execução e propostas dos alunos.
  2. Criação de associações de estudantes para que os alunos possam participar de forma ativa.
  3. Existência de uma maior oferta de atividades extracurriculares.
3 Escola Básica Sebastião da Gama, Estremoz
  1. Na primeira semana do segundo período letivo e/ou do segundo semestre propõe-se a realização de atividades culturais focando as nacionalidades dos alunos existentes, visando a inclusão e as liberdades fundamentais de cada cidadão.
  2. Realização de uma exposição anual que lembre os valores de abril em articulação com as disciplinas curriculares e a Biblioteca Escolar.
  3. Colocar uma caixa de sugestões na escola, em local seguro, onde se indicarão ideias para a melhoria do funcionamento do estabelecimento escolar atendendo à liberdade de expressão de cada cidadão.
4 Escola Básica Padre Bento Pereira, Borba
  1. Assembleias gerais de alunos no início de cada ano letivo em parceria com as Associações de Estudantes, se as houver, para a eleição dos seus representantes nos Órgãos Pedagógicos do Agrupamento;
  2. Participação dos representantes dos alunos no Conselho Pedagógico e na planificação do PAA do Agrupamento;
  3. 3-Transformar a BE num laboratório de cidadania plural e participativa, em parceria com Cidadania e Desenvolvimento.
5 Escola Secundária Conde de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz
  1. Diminuir o número de alunos por turma até um máximo de 20 alunos. As turmas com alunos com necessidade de educação especial não devem ultrapassar os 15 alunos.
  2. Abordagem mais precoce e aprofundada, a partir do 3º ano de escolaridade e através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, de temas relacionados com a desigualdade social.
  3. Participação dos alunos, através de seus representantes, na elaboração dos Regulamentos Internos dos Estabelecimentos de Ensino, nomeadamente naquilo que se refere aos interesses dos alunos como os seus direitos e deveres, assim como da sua carga horária.
6 Agrupamento de Escolas Severim de Faria
  1. Haver clubes de debates nas escolas portuguesas, que promovam periodicamente, debates acerca de temas com grande destaque no mundo, bem como debates sobre temas da vida quotidiana.
  2. Realizar atividades práticas nas escolas portuguesas, que incluam alunos de diferentes proveniências e/ou nacionalidades, com vista a permitir a sua melhor integração, bem como uma maior proximidade entre os elementos da comunidade escolar, valorizando as relações interpessoais.
  3. Promover uma participação mais ativa e mais empenhada dos alunos das escolas portuguesas, nas campanhas de solidariedade que se realizem ao longo do ano letivo, estabelecendo múltiplas parcerias com entidades locais.
7 Escola Básica André de Resende, Évora
  1. Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento dinamizar sessões/debates com especialistas e testemunhos de pessoas que já sofreram discriminação durante a sua vida, para promover o respeito e a tolerância nos alunos.
  2. Desenvolver atividades/projetos interturmas com diferentes anos de escolaridades, para promover a interação e a integração de todos os alunos.
  3. Criação de um dia por mês dedicado à diferença e à diversidade cultural dos alunos de diferentes géneros, etnias, religiões e nacionalidades.
8 Escola Básica e Secundária de Mora
  1. Redução dos currículos das disciplinas, por forma a potenciar horas para o desenvolvimento de trabalhos de projeto, de caráter extracurricular.
  2. Melhoramentos nas condições dos edifícios escolares, nomeadamente nas salas de aula, ao nível da climatização (aquecimento e refrigeração) e na utilização de cadeiras projetadas para gerar conforto e bem-estar.
  3. Capacidade de formar professores em tempo útil, para dar resposta às necessidades do sistema educativo de Portugal.
9 Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo
  1. De modo a continuar a fomentar uma educação de sucesso, é proposta uma plataforma online para tutorias.
  2. De modo a contribuir para a saúde mental dos alunos e das alunas, propõe-se a criação de uma linha de apoio psicológico.
  3. Contribuindo para uma escola plural, sem discriminação e integradora, as alunas e os alunos propõem a criação e dinamização de atividades nas quais se apresentem e debatam temas de cidadania.
10 Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
  1. Melhorar as condições de conforto no espaço escolar (sobretudo nas salas de aula) para que os alunos consigam estar mais atentos e obter um melhor desempenho escolar.
  2. Realização de debates periódicos, nas escolas, com um moderador, sobre assuntos do interesse dos alunos.
  3. Realizar jogos interativos com o tema dos dias comemorativos (como o Dia Internacional do Desporto escolar ou o dia mundial da alimentação) de forma a integrar os alunos de diferentes nacionalidades e regiões do país, de forma a partilhar hábitos e culturas.
11 Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Évora
  1. Criar casas de banho e balneários (separados) para a comunidade LGBTQIAP+ e para as pessoas com deficiências motoras.
  2. Semana da interculturalidade.
  3. Criar um centro de apoio ao estudante.
12 Escola Secundária de Montemor-o-Novo
  1. Caixa de sugestões (física e virtual) para facilitar a comunicação entre a comunidade educativa e os órgãos de gestão, no sentido de solucionar eventuais problemas.
  2. Valorização das diferentes culturas, com a criação de dias específicos para a sua divulgação, no sentido de facilitar a integração de todos os alunos.
  3. Constituição de um grupo de alunos para apoiar e integrar outros alunos que necessitem de acompanhamento.
13 Escola Secundária de Vendas Novas
  1. Criação de um dia das culturas nas escolas, a realizar-se duas vezes por ano.
  2. Espaço de acolhimento para alunos com necessidades educativas especiais e alunos de PLNM (Português Língua Não Materna).
  3. Criação de equipas mistas em todas as modalidades para o Desporto Escolar.
14 Escola Básica D. João de Portel, Portel
  1. Criar nas escolas um gabinete de apoio aos alunos e pais/encarregados de educação de outros países/culturas que precisem de ajuda.
  2. Organizar nas escolas grupos de alunos voluntários para melhor integrar os novos alunos que chegam de outros países.
  3. Desenvolver projetos de intercâmbio com escolas a nível nacional ou internacional para conhecer outras culturas/realidades.
15 Escola Básica São João de Deus, Montemor-o-Novo
  1. Realização de sessões de sensibilização da comunidade educativa para a plena integração de todos, deficientes motores, mentais, imigrantes.
  2. Existirem casas de banho adaptadas a deficientes motores e /ou equipamentos elevatórios em todos os pisos dos vários blocos de aulas.
  3. Integrar a gastronomia dos países dos quais recebemos elevados número de imigrantes, em paralelo com a gastronomia portuguesa, bem como pratos adaptados às várias intolerâncias alimentares, nas ementas escolares e no buffet das escolas.