1 |
Escola Básica Rainha Santa Isabel, Pedrulha, Coimbra |
- Trabalhar mais nas aulas, em concreto na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a consciencialização contra o capacitismo e todo o tabu que o envolve através de palestras didáticas e do desenvolvimento de projetos com instituições/organizações locais.
- Promover a interação com os/as alunos/as estrangeiros/as, por meio da criação de gabinetes de apoio e de projetos em equipa, para incentivar a empatia e dar a conhecer as diferentes culturas, bem como facilitar a sua integração.
- Criar gabinetes e/ou projetos nos quais os/as alunos/as possam ser acompanhados por técnicos/as especializados/as e esclarecer dúvidas sobre atemáticas relacionadas com a adolescência.
|
2 |
Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova |
- Criar programas letivos para fomentar a liderança entre os estudantes.
- Transformação do método de ensino atual para um em que o aluno e o professor se encontrem no mesmo nível de participação e a informação seja alcançada através de debate.
- Comprometer-se com um aumento significativo de recursos humanos, materiais e tecnológicos nas escolas, conforme sugerido pelo relatório da OCDE.
|
3 |
Escola Básica Infante D. Pedro, Penela |
- - As escolas apenas devem tomar decisões com o prévio conhecimento e concordância dos alunos, para melhorarem o seu funcionamento.
- Em cada ano, com a chegada de novos alunos, todas as escolas devem fazer sessões de esclarecimento em todas as turmas, para se incentivar a participação e a inclusão.
- As escolas devem permitir que os alunos possam trazer alimentos de casa, devendo, para o efeito, disponibilizar as condições necessárias (tabuleiros, talheres, pratos, micro ondas…)
|
4 |
Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra |
- Sessões sobre o conhecimento básico em preparação para o futuro nas áreas: Literacia Financeira, Educação Política e Suporte Básico de Vida.
- Flash Week: semana dedicada à experimentação dos clubes existentes na escola.
- Formatação das teclas inutilizadas (F1, F2...) dos computadores fornecidos pela escola, de maneira a facilitar a realização das provas de matemática (P.A. e exames).
|
5 |
Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, Tocha, Cantanhede |
- Introdução de um tempo livre e de lazer de 50/45 minutos no horário dos alunos, para promover a participação destes nos diversos clubes por si criados.
- Mobiliário escolar atualizado, apelativo e mais cômodo que permita atividades mais diversificadas.
- Alteração e redução da carga horária em algumas disciplinas e a introdução de sessões relacionadas com o ambiente e com bullying entre outras.
|
6 |
Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra |
- - Promoção de um dia aberto, em que os alunos teriam contacto com pessoas de outras origens culturais, de modo a promover a multiculturalidade, partilhando outros usos e costumes com a comunidade escolar;
- - Participação na melhoria das condições de alguns espaços escolares;
- - Dinamização de um espaço de convívio para promover o contacto entre os alunos das diversas turmas e com diferentes níveis etários.
|
7 |
Escola Secundária de Oliveira do Hospital |
- Melhoramento das condições da escola, tornando-a mais confortável e acolhedora, com condições adequadas e acessibilidades.
- Estabelecimento, a nível nacional, de uma Semana da Cultura Democrática e da Inclusão.
- Criação de um Currículo Inclusivo, tendo em conta a diversidade cultural atual das nossas escolas.
|
8 |
Escola Básica Inês de Castro, São Martinho do Bispo, Coimbra |
- Reforço de psicólogos com mais técnicos clínicos nas escolas para possibilitar um melhor apoio na saúde mental dos jovens que sendo já um problema social sério ainda é muito ignorada nas escolas e na educação. Melhorar ainda a orientação vocacional
- Melhoria acentuada das instalações das escolas com salas de aula e espaços acolhedores, pisos, tetos, aquecimentos, iluminação e ventilação convenientes e com impermeabilização eficiente. Mais e melhores equipamentos, uma boa enfermaria, cobertura dos acessos entre todos os espaços escolares, pavilhão, campos e blocos e um dispositivo de aluguer grátis de guarda-chuvas para circulação interna dentro dos espaços exteriores das escolas.
- Concluir um processo de melhoria das acessibilidades nos espaços escolares permitindo aumentar a mobilidade para cadeiras de rodas e de muletas e pessoas com dificuldades e mobilidade reduzida, evitando muitos acidentes que acontecem frequentemente.
|
9 |
Escola Básica e Secundária de Penacova |
- Melhoria das infraestruturas digitais e materiais das escolas, visando-se o melhor desempenho dos alunos, o seu bem-estar e a equidade na educação.
- Alterações na estrutura salarial docente e sistema de colocação de professores, tornando a carreira mais atrativa e resolvendo a falta de professores no país.
- No currículo do ensino básico e secundário integrar uma disciplina centrada em saberes práticos sobre os atuais desafios globais do mundo digital, da literacia financeira, da empregabilidade e das fragilidades das democracias.
|
10 |
Escola Básica e Secundária José Falcão, Miranda do Corvo |
- Melhorar o equipamento informático e tecnológico.
- Aquecimento das instalações balneárias.
- Criação de esplanadas cobertas, no recinto exterior da escola.
|
11 |
Agrupamento de Escolas de Paião, Figueira da Foz |
- Dinamização de projetos com caráter mais inclusivo que permitam a utilização de equipamentos desportivos e fomentem o convívio, bem como dinâmicas de socialização numa escola cada vez mais plural e diversa.
- Criação de uma "caixa de sugestões" dinâmica que permita, com regularidade, dar voz aos alunos que, de uma forma organizada, intervenham com propostas válidas e exequíveis, permitindo que todos se sintam envolvidos na comunidade escolar.
- Colaboração entre alunos e professores na conceção de práticas letivas e pedagógicas em contexto de sala de aula , utilizando ferramentas digitais que promovam métodos de ensino diversificados e motivadores de aprendizagens, recorrendo a novas tecnologias.
|
12 |
Escola Básica n.º 2 de Arganil |
- Contratação de professores formados em Português-Inglês.
- Instalação de cadeiras elevatórias.
- Dinamização de formações de linguagem gestual e braille.
|
13 |
Colégio Bissaya Barreto |
- Ter um livro de sugestões/ opiniões, onde os alunos possam dar as suas ideias anonimamente para que mesmo os alunos mais tímidos tenham uma voz na escola.
- Criação de um comité de alunos para comunicar e discutir os problemas da escola e uma associação estudantil com fundos próprios para a resolução dos problemas da escola e alunos (ex. fazer recolhas de lixo, plantar uma horta comunitária ou angariar fundos para ajudar as comunidades emigrantes).
- Realização de uma assembleia de alunos todos os períodos, por ciclo (2º e 3º), onde se irão partilhar desafios e problemas que os afetam e difundi-los através de canais de comunicação direta entre os alunos e os representantes do Parlamento na Assembleia da República.
|
14 |
Escola Secundária José Falcão, Coimbra |
- Realizar uma reunião escolar,por período letivo,em que cada delegado de turma apresenta sugestões e dificuldades sentidas pelos/as alunos/as para serem apresentadas à Direção da escola.
- Haver um dia dedicado à inclusão de pessoas com mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência. Os alunos experimentavam por exemplo andar de " olhos vendados", cadeira de rodas , muletas, entre outros.
- Desenvolver currículos inclusivos e métodos de ensino que atendam às necessidades dos diversos alunos.
|
15 |
Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz |
- O Estado deve promover a inclusão de alunos estrangeiros produzindo materiais de apoio à aprendizagem do Português e proporcionando-lhes mais tempos de apoio extra-aula.
- Propomos que (no 3º Ciclo e no Ensino Secundário) seja criada uma aula semanal, com opção entre Teatro, Dança ou Música, entre outras, bem como as respetivas infraestruturas.
- O Estado deve aumentar o financiamento público de projetos e atividades diversificadas e de interesse como as visitas de estudo.
|
16 |
Centro Educativo dos Olivais |
- Ouvir e envolver os alunos na elaboração dos documentos estruturantes (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades e outros).
- Criação de Assembleias de Escola, onde os representantes da comunidade educativa, incluindo os alunos (lista de alunos eleitos…), participam na programação das atividades escolares.
- Criação de equipas de apoio à integração de alunos mais vulneráveis, apostando nas mentorias, trabalho colaborativo e em rede, recorrendo a parcerias, famílias, estratégias de motivação e avaliação construtiva.
|
17 |
Agrupamento de Escolas de Góis |
- Criação de uma assembleia de alunos, divididos por ciclos, que, mensalmente, discutiriam, os problemas/situações que fossem surgindo, propondo as estratégias para a sua resolução.
- Assunção dos seniores da localidade como riqueza da mesma, convidando-os a vir à escola para dinamizar Clubes e Oficinas, nas quais partilhariam os seus múltiplos e variados saberes e experiências.
- Contratação de técnicos de animação sócio-cultural para dinamizarem os tempos livres dos alunos de modo a que, progressivamente, o tempo despendido nos telemóveis seja menor.
|
18 |
Escola Básica n.º 2 de Taveiro, Coimbra |
- Dias para dar voz às minorias.
- Observatório socioafetivo.
- Melhoria das acessibilidades para pessoas portadoras de deficiência.
|
19 |
Escola Básica Martim de Freitas, Coimbra |
- Criação de uma assembleia de alunos, com reuniões mensais, para resolução de problemas da escola, com comunicado à Direção.
- Aumentar a importância da vertente artística, promovendo parcerias das escolas com instituições artísticas.
- Criação, nas escolas, de uma associação de estudantes ou clube de estudantes que exerça funções de melhoria do bem-estar dos alunos na escola.
|
20 |
Agrupamento de Escolas de Tábua |
- Criação de um fórum digital de discussão / de sugestões para resolver problemas dos alunos (de forma anónima); este espaço seria administrado por uma equipa multidisciplinar constituída por professores (nomeadamente Diretores de turma), psicólogos e alunos.
- Maior apoio linguístico, social e cultural a alunos (e respetivos familiares) estrangeiros de modo a haver mais integração. Criação de um gabinete com equipa de alunos e professores para esse efeito.
- Oferta mais diversificada de clubes ou espaços extracurriculares para contemplar os gostos e aptidões dos alunos e torná-los mais participativos (ex. de civismo, dos direitos humanos, de cozinha, de mecânica/robótica / eletricidade, de xadrez, de costura, de jardinagem, de emissão radiofónica, etc…).
|
21 |
Escola Básica e Secundária Martinho Árias, Soure |
- Criação de um GAPE (gabinete de apoio escolar) em todas as escolas.
- Dotar as escolas de mais e melhores recursos para pessoas com necessidades específicas, principalmente na área do desporto.
- Aumentar a frequência de assembleias de delegados de turma em todas as escolas.
|
22 |
Escola Básica Marquês de Marialva, Cantanhede |
- Adaptação da escola para pessoas com deficiências motoras, cognitivas e psicológicas.
- Flexibilidade de currículos.
- Diversificação de instrumentos/métodos de avaliação.
|