Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Coimbra


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica Rainha Santa Isabel, Pedrulha, Coimbra
  1. Trabalhar mais nas aulas, em concreto na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a consciencialização contra o capacitismo e todo o tabu que o envolve através de palestras didáticas e do desenvolvimento de projetos com instituições/organizações locais.
  2. Promover a interação com os/as alunos/as estrangeiros/as, por meio da criação de gabinetes de apoio e de projetos em equipa, para incentivar a empatia e dar a conhecer as diferentes culturas, bem como facilitar a sua integração.
  3. Criar gabinetes e/ou projetos nos quais os/as alunos/as possam ser acompanhados por técnicos/as especializados/as e esclarecer dúvidas sobre atemáticas relacionadas com a adolescência.
2 Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova
  1. Criar programas letivos para fomentar a liderança entre os estudantes.
  2. Transformação do método de ensino atual para um em que o aluno e o professor se encontrem no mesmo nível de participação e a informação seja alcançada através de debate.
  3. Comprometer-se com um aumento significativo de recursos humanos, materiais e tecnológicos nas escolas, conforme sugerido pelo relatório da OCDE.
3 Escola Básica Infante D. Pedro, Penela
  1. - As escolas apenas devem tomar decisões com o prévio conhecimento e concordância dos alunos, para melhorarem o seu funcionamento.
  2. Em cada ano, com a chegada de novos alunos, todas as escolas devem fazer sessões de esclarecimento em todas as turmas, para se incentivar a participação e a inclusão.
  3. As escolas devem permitir que os alunos possam trazer alimentos de casa, devendo, para o efeito, disponibilizar as condições necessárias (tabuleiros, talheres, pratos, micro ondas…)
4 Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra
  1. Sessões sobre o conhecimento básico em preparação para o futuro nas áreas: Literacia Financeira, Educação Política e Suporte Básico de Vida.
  2. Flash Week: semana dedicada à experimentação dos clubes existentes na escola.
  3. Formatação das teclas inutilizadas (F1, F2...) dos computadores fornecidos pela escola, de maneira a facilitar a realização das provas de matemática (P.A. e exames).
5 Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, Tocha, Cantanhede
  1. Introdução de um tempo livre e de lazer de 50/45 minutos no horário dos alunos, para promover a participação destes nos diversos clubes por si criados.
  2. Mobiliário escolar atualizado, apelativo e mais cômodo que permita atividades mais diversificadas.
  3. Alteração e redução da carga horária em algumas disciplinas e a introdução de sessões relacionadas com o ambiente e com bullying entre outras.
6 Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra
  1. - Promoção de um dia aberto, em que os alunos teriam contacto com pessoas de outras origens culturais, de modo a promover a multiculturalidade, partilhando outros usos e costumes com a comunidade escolar;
  2. - Participação na melhoria das condições de alguns espaços escolares;
  3. - Dinamização de um espaço de convívio para promover o contacto entre os alunos das diversas turmas e com diferentes níveis etários.
7 Escola Secundária de Oliveira do Hospital
  1. Melhoramento das condições da escola, tornando-a mais confortável e acolhedora, com condições adequadas e acessibilidades.
  2. Estabelecimento, a nível nacional, de uma Semana da Cultura Democrática e da Inclusão.
  3. Criação de um Currículo Inclusivo, tendo em conta a diversidade cultural atual das nossas escolas.
8 Escola Básica Inês de Castro, São Martinho do Bispo, Coimbra
  1. Reforço de psicólogos com mais técnicos clínicos nas escolas para possibilitar um melhor apoio na saúde mental dos jovens que sendo já um problema social sério ainda é muito ignorada nas escolas e na educação. Melhorar ainda a orientação vocacional
  2. Melhoria acentuada das instalações das escolas com salas de aula e espaços acolhedores, pisos, tetos, aquecimentos, iluminação e ventilação convenientes e com impermeabilização eficiente. Mais e melhores equipamentos, uma boa enfermaria, cobertura dos acessos entre todos os espaços escolares, pavilhão, campos e blocos e um dispositivo de aluguer grátis de guarda-chuvas para circulação interna dentro dos espaços exteriores das escolas.
  3. Concluir um processo de melhoria das acessibilidades nos espaços escolares permitindo aumentar a mobilidade para cadeiras de rodas e de muletas e pessoas com dificuldades e mobilidade reduzida, evitando muitos acidentes que acontecem frequentemente.
9 Escola Básica e Secundária de Penacova
  1. Melhoria das infraestruturas digitais e materiais das escolas, visando-se o melhor desempenho dos alunos, o seu bem-estar e a equidade na educação.
  2. Alterações na estrutura salarial docente e sistema de colocação de professores, tornando a carreira mais atrativa e resolvendo a falta de professores no país.
  3. No currículo do ensino básico e secundário integrar uma disciplina centrada em saberes práticos sobre os atuais desafios globais do mundo digital, da literacia financeira, da empregabilidade e das fragilidades das democracias.
10 Escola Básica e Secundária José Falcão, Miranda do Corvo
  1. Melhorar o equipamento informático e tecnológico.
  2. Aquecimento das instalações balneárias.
  3. Criação de esplanadas cobertas, no recinto exterior da escola.
11 Agrupamento de Escolas de Paião, Figueira da Foz
  1. Dinamização de projetos com caráter mais inclusivo que permitam a utilização de equipamentos desportivos e fomentem o convívio, bem como dinâmicas de socialização numa escola cada vez mais plural e diversa.
  2. Criação de uma "caixa de sugestões" dinâmica que permita, com regularidade, dar voz aos alunos que, de uma forma organizada, intervenham com propostas válidas e exequíveis, permitindo que todos se sintam envolvidos na comunidade escolar.
  3. Colaboração entre alunos e professores na conceção de práticas letivas e pedagógicas em contexto de sala de aula , utilizando ferramentas digitais que promovam métodos de ensino diversificados e motivadores de aprendizagens, recorrendo a novas tecnologias.
12 Escola Básica n.º 2 de Arganil
  1. Contratação de professores formados em Português-Inglês.
  2. Instalação de cadeiras elevatórias.
  3. Dinamização de formações de linguagem gestual e braille.
13 Colégio Bissaya Barreto
  1. Ter um livro de sugestões/ opiniões, onde os alunos possam dar as suas ideias anonimamente para que mesmo os alunos mais tímidos tenham uma voz na escola.
  2. Criação de um comité de alunos para comunicar e discutir os problemas da escola e uma associação estudantil com fundos próprios para a resolução dos problemas da escola e alunos (ex. fazer recolhas de lixo, plantar uma horta comunitária ou angariar fundos para ajudar as comunidades emigrantes).
  3. Realização de uma assembleia de alunos todos os períodos, por ciclo (2º e 3º), onde se irão partilhar desafios e problemas que os afetam e difundi-los através de canais de comunicação direta entre os alunos e os representantes do Parlamento na Assembleia da República.
14 Escola Secundária José Falcão, Coimbra
  1. Realizar uma reunião escolar,por período letivo,em que cada delegado de turma apresenta sugestões e dificuldades sentidas pelos/as alunos/as para serem apresentadas à Direção da escola.
  2. Haver um dia dedicado à inclusão de pessoas com mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência. Os alunos experimentavam por exemplo andar de " olhos vendados", cadeira de rodas , muletas, entre outros.
  3. Desenvolver currículos inclusivos e métodos de ensino que atendam às necessidades dos diversos alunos.
15 Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz
  1. O Estado deve promover a inclusão de alunos estrangeiros produzindo materiais de apoio à aprendizagem do Português e proporcionando-lhes mais tempos de apoio extra-aula.
  2. Propomos que (no 3º Ciclo e no Ensino Secundário) seja criada uma aula semanal, com opção entre Teatro, Dança ou Música, entre outras, bem como as respetivas infraestruturas.
  3. O Estado deve aumentar o financiamento público de projetos e atividades diversificadas e de interesse como as visitas de estudo.
16 Centro Educativo dos Olivais
  1. Ouvir e envolver os alunos na elaboração dos documentos estruturantes (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades e outros).
  2. Criação de Assembleias de Escola, onde os representantes da comunidade educativa, incluindo os alunos (lista de alunos eleitos…), participam na programação das atividades escolares.
  3. Criação de equipas de apoio à integração de alunos mais vulneráveis, apostando nas mentorias, trabalho colaborativo e em rede, recorrendo a parcerias, famílias, estratégias de motivação e avaliação construtiva.
17 Agrupamento de Escolas de Góis
  1. Criação de uma assembleia de alunos, divididos por ciclos, que, mensalmente, discutiriam, os problemas/situações que fossem surgindo, propondo as estratégias para a sua resolução.
  2. Assunção dos seniores da localidade como riqueza da mesma, convidando-os a vir à escola para dinamizar Clubes e Oficinas, nas quais partilhariam os seus múltiplos e variados saberes e experiências.
  3. Contratação de técnicos de animação sócio-cultural para dinamizarem os tempos livres dos alunos de modo a que, progressivamente, o tempo despendido nos telemóveis seja menor.
18 Escola Básica n.º 2 de Taveiro, Coimbra
  1. Dias para dar voz às minorias.
  2. Observatório socioafetivo.
  3. Melhoria das acessibilidades para pessoas portadoras de deficiência.
19 Escola Básica Martim de Freitas, Coimbra
  1. Criação de uma assembleia de alunos, com reuniões mensais, para resolução de problemas da escola, com comunicado à Direção.
  2. Aumentar a importância da vertente artística, promovendo parcerias das escolas com instituições artísticas.
  3. Criação, nas escolas, de uma associação de estudantes ou clube de estudantes que exerça funções de melhoria do bem-estar dos alunos na escola.
20 Agrupamento de Escolas de Tábua
  1. Criação de um fórum digital de discussão / de sugestões para resolver problemas dos alunos (de forma anónima); este espaço seria administrado por uma equipa multidisciplinar constituída por professores (nomeadamente Diretores de turma), psicólogos e alunos.
  2. Maior apoio linguístico, social e cultural a alunos (e respetivos familiares) estrangeiros de modo a haver mais integração. Criação de um gabinete com equipa de alunos e professores para esse efeito.
  3. Oferta mais diversificada de clubes ou espaços extracurriculares para contemplar os gostos e aptidões dos alunos e torná-los mais participativos (ex. de civismo, dos direitos humanos, de cozinha, de mecânica/robótica / eletricidade, de xadrez, de costura, de jardinagem, de emissão radiofónica, etc…).
21 Escola Básica e Secundária Martinho Árias, Soure
  1. Criação de um GAPE (gabinete de apoio escolar) em todas as escolas.
  2. Dotar as escolas de mais e melhores recursos para pessoas com necessidades específicas, principalmente na área do desporto.
  3. Aumentar a frequência de assembleias de delegados de turma em todas as escolas.
22 Escola Básica Marquês de Marialva, Cantanhede
  1. Adaptação da escola para pessoas com deficiências motoras, cognitivas e psicológicas.
  2. Flexibilidade de currículos.
  3. Diversificação de instrumentos/métodos de avaliação.