Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Castelo Branco


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã
  1. Maior diversidade nos métodos de aprendizagem através de atividades práticas, clubes distintos, reuniões desportivas e associações.
  2. Criação de uma disciplina de Introdução à Política.
  3. Criação de Debates mensais entre alunos dos vários ciclos de ensino, aproximando os mesmos e aprofundando temáticas de interesse escolhidas.
2 Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco
  1. Infraestruturas: É imprescindível valorizar os espaços escolares, modernizá-los e criar as condições materiais para que o ensino se efetue de forma confortável, num espaço promotor da concentração e do trabalho esforçado. Esta dimensão do investimento destinar-se-ia a pintar as salas de aulas degradadas e renovar mesas e cadeiras e adequá-las à faixa etária correspondente, instalar, recuperar e garantir o funcionamento de sistemas de aquecimento nas salas de aula, renovar a rede de internet e aumentar a sua largura de banda, em todas as escolas, remodelação das casas de banho em todas as escolas e construção de novas salas de aulas de modo a enquadrar o aumento de alunos no sistema público de ensino.
  2. Equipamentos: É urgente reequipar e valorizar os equipamentos didáticos nas salas de aula, enquanto instrumentos muito úteis para a transmissão de conhecimentos e consolidação de aprendizagens. Urge a instalação de projetores a laser em todas as salas, instalação de novos computadores em todas as salas de aula; instalação de quadros brancos em todas as salas de modo a funcionarem também como telas de projeção e criação ou renovação, em todas as escolas, de laboratórios de Línguas Estrangeiras, Ciências da Terra, Física e Química e Geografia.
  3. Qualidade: É necessário aumentar a qualidade das aprendizagens, o que poderá ser mais eficazmente ser promovido através da redução para 24, o número máximo de alunos em cada turma.
3 Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte
  1. Diminuir a escolaridade mínima obrigatória para os 16 anos.
  2. Valorizar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento nos currículos escolares.
  3. Criar, nas escolas, o Gabinete de Integração ao Aluno.
4 Escola Básica de São Domingos, Cantar-Galo, Covilhã
  1. Dinamizar sessões mensais sobre inclusão com a colaboração de diferentes entidades.
  2. Dinamizar o Clube da Rádio (por exemplo, colocar músicas de diversas regiões do planeta…)
  3. Implementação de mais mentorias.
5 Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco
  1. Aumentar o número de horas de lecionação da disciplina de TIC.
  2. Protocolos / Parcerias de estágios nas férias a partir dos 14 anos.
  3. Diversificar a oferta de cursos profissionais a partir do 7º ano.
6 Escola Básica Pêro da Covilhã, Covilhã
  1. Criação de um "Clube da partilha".
  2. Criação de Rádio Escolar.
  3. ---
7 Agrupamento de Escolas de Vila de Rei
  1. O Estado, através do Ministério da Educação, deverá garantir um acesso adequado à internet em todos os estabelecimentos de ensino do território nacional, assim como computadores funcionais, material multimédia e plataformas educativas digitais atualizadas.
  2. Assegurar a igualdade de género em contexto escolar, nomeadamente ao nível da participação feminina nas atividades futebolísticas. - Considerar a criação de equipas mistas. - Penalizar a discriminação. - Promover uma campanha de sensibilização para acabar com os estereótipos e discriminação entre sexos no desporto: "Não à desigualdade no desporto".
  3. Impulsionar a criação de "jornais de parede" nas escolas, realizados por alunos, para estimular o sentido crítico, a criatividade e o espírito colaborativo. - Incentivar projetos de Rádios Escolares, cuja organização, programação e emissões ficariam a cargo dos alunos, para promover a liberdade de expressão e animar a comunidade escolar.
8 Escola Básica Cidade de Castelo Branco
  1. Abandono dos exames nacionais digitais.
  2. Existir um tempo, por semana, que intercale com cidadania, no qual teríamos palestras sobre: gestão de dinheiro, impostos, currículos de trabalho e assuntos da atualidade.
  3. Criação de um cantinho cor-de-rosa em todas as casas de banho femininas da escola (com pensos higiénicos e tampões).
9 Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, Sertã
  1. Realização de atividades (ex. palestras, sessões de esclarecimento, sobre igualdade, diversidade, doenças, culturas, etc.) e implementação de novas modalidades extracurriculares, incluindo valorativamente alunos com necessidades específicas.
  2. Criação de uma disciplina ou integração de mais um tema na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento que se focasse especificamente na “Educação Democrática”, promovendo, por exemplo, visitas de estudo a organismos políticos.
  3. Dinamização de debates na escola acerca de temas relevantes para a formação dos estudantes.
10 Escola Básica Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos, Castelo Branco
  1. Criação de canais de comunicação e mecanismos de denúncia onde os alunos possam relatar problemas escolares (como por exemplo o bullying e a discriminação).
  2. Criação de uma página virtual de acesso a todos do âmbito escolar para questionarem e esclarecerem dúvidas dos mais diversos temas relativos à escola, sejam dúvidas sobre eventos, atividades extracurriculares e até mesmo sobre conteúdos das disciplinas.
  3. Criação e apresentação de palestras sobre temas da vida adulta, para ajudar e preparar os jovens (como por exemplo o controlo financeiro e o pagamento de impostos).
11 Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade, Oleiros
  1. Promoção da inclusão de alunos de diferentes nacionalidades e culturas através da pesquisa e da realização de atividades, realizadas na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ou outras, sobre os seus países e seus usos e costumes. Posteriormente pode ser celebrado o Dia da Multiculturalidade no Agrupamento ou Escola.
  2. Aulas de reforço de português para alunos oriundos de outros países de língua oficial portuguesa.
  3. Criação da figura do Provedor do Estudante no Agrupamento ou Escola.
12 Escola Secundária de Fundão
  1. Promover a Igualdade no acesso ao desporto escolar através da redefinição dos escalões etários e da forma constituição de equipas nas modalidades coletivas e, ainda, seleção das modalidades a promover em cada escola.
  2. Promover o dia / semana da "Ignorância Produtiva", iniciativa que exigiria que uma % dos tempos letivos a definir em cada ano fosse realizada em atividades práticas e/ou experimentais desenvolvidas na ou pela sociedade civil sob proposta concertada entre alunos e professores.
  3. Estimular o maior envolvimento/participação dos alunos e encarregados de educação na definição de projetos e investimentos a realizar pelas escolas.
13 Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã
  1. Aumento da verba atribuída pelo Orçamento Participativo nas Escolas para 2 Euros por Aluno com vista à criação de espaços educativos mais dinâmicos, inclusivos, tendo em conta as aspirações e necessidades dos próprios estudantes.
  2. Criação de uma disciplina opcional de Língua Gestual nas escolas.
  3. Apoio à orientação escolar e profissional: interação entre o mundo académico e o mundo laboral.
14 Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco
  1. Criar uma Assembleia de Alunos (conselho escolar, regional, nacional) para os alunos terem uma voz ativa nas problemas / decisões que afetam o percurso escolar dos jovens, tornando-o o mais equitativo possível.
  2. Estabelecer um ano zero para os alunos estrangeiros se adaptarem ao país, à língua e à cultura, de modo a terem as mesmas oportunidades.
  3. Introduzir no currículo do Ensino Secundário uma disciplina- Consciência Cívica - cujo objetivo é desenvolver a importância da participação dos jovens numa sociedade plural e em constante evolução, que contemplaria, obrigatoriamente, um trimestre de Introdução à Política, outro de Língua Gestual e outro de Primeiros Socorros.
15 Agrupamento de Escolas de Teixoso, Covilhã
  1. a) que se institua a realização anual de uma Semana Intercultural, dividida em dias por cultura, em que alunos de origem estrangeira e seus familiares possam mostrar (e sejam incentivados a fazê-lo) elementos das suas culturas (música, religião, literatura, astronomia...). b) propomos ainda que em cada dia as refeições servidas nas cantinas sejam de pratos típicos dos países de origem desses alunos.
  2. a) Que logo a partir do 2º ciclo se crie uma via vocacional/profissionalizante independentemente da idade dos alunos; b) Que esta via de ensino tenha menos horas de aulas teóricas, que estas disciplinas sejam lecionadas na ótica do utilizador, e maior número de aulas práticas; c) Que as escolas disponham de oferta de aulas práticas de várias áreas: jardinagem, madeiras, eletricidade e eletrónica, mecânica, robótica etc, sendo estas opcionais.
  3. a) A redução do número de alunos por turma; b) A consequente contratação de mais professores, técnicos de várias áreas profissionais e auxiliares: c) Criação de oficinas, devidamente equipadas, de várias áreas de modo a dar resposta aos interesses de todos os alunos.
16 Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão
  1. Obrigatoriedade de aprender sobre diferentes áreas (educação financeira, dever cívico de votar, primeiros socorros, culinária, poder de argumentação, entre outros) nas aulas de Cidadania, ao longo dos 2º e 3º ciclos, e, posteriormente, no Ensino Secundário, com atividades práticas envolvidas nessas aprendizagens.
  2. Equidade no respeito pelos direitos dos alunos na escolaridade obrigatória.
  3. Criação de um projeto em que se realizem debates semestrais ou trimestrais (dependendo da organização curricular da escola), com o objetivo de discutir temas cívicos e da sociedade atual. Deste modo, deverão ser elaboradas medidas e eleitos representantes para colaborarem e participarem numa assembleia municipal.
17 Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco
  1. Obrigatoriedade da presença e participação de alunos representantes, eleitos por via de cada agrupamento, nas assembleias municipais e/ou de freguesia, nas discussões ao nível da educação
  2. Este projeto consiste numa aplicação de telemóvel gratuita onde todos os alunos terão oportunidade de aceder a livros e manuais de todos os tipos
  3. Integração de atividades interculturais no currículo da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
18 Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches, Penamacor
  1. Sessões/aulas de Literacia Financeira e Educação para o Consumo, por diversos especialistas.
  2. Disciplina/Turma de Português Língua Não Materna independentemente do número de alunos.
  3. Ajuste nos transportes públicos escolares para pessoas com deficiência.