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Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã |
- Maior diversidade nos métodos de aprendizagem através de atividades práticas, clubes distintos, reuniões desportivas e associações.
- Criação de uma disciplina de Introdução à Política.
- Criação de Debates mensais entre alunos dos vários ciclos de ensino, aproximando os mesmos e aprofundando temáticas de interesse escolhidas.
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2 |
Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco |
- Infraestruturas: É imprescindível valorizar os espaços escolares, modernizá-los e criar as condições materiais para que o ensino se efetue de forma confortável, num espaço promotor da concentração e do trabalho esforçado. Esta dimensão do investimento destinar-se-ia a pintar as salas de aulas degradadas e renovar mesas e cadeiras e adequá-las à faixa etária correspondente, instalar, recuperar e garantir o funcionamento de sistemas de aquecimento nas salas de aula, renovar a rede de internet e aumentar a sua largura de banda, em todas as escolas, remodelação das casas de banho em todas as escolas e construção de novas salas de aulas de modo a enquadrar o aumento de alunos no sistema público de ensino.
- Equipamentos: É urgente reequipar e valorizar os equipamentos didáticos nas salas de aula, enquanto instrumentos muito úteis para a transmissão de conhecimentos e consolidação de aprendizagens. Urge a instalação de projetores a laser em todas as salas, instalação de novos computadores em todas as salas de aula; instalação de quadros brancos em todas as salas de modo a funcionarem também como telas de projeção e criação ou renovação, em todas as escolas, de laboratórios de Línguas Estrangeiras, Ciências da Terra, Física e Química e Geografia.
- Qualidade: É necessário aumentar a qualidade das aprendizagens, o que poderá ser mais eficazmente ser promovido através da redução para 24, o número máximo de alunos em cada turma.
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3 |
Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte |
- Diminuir a escolaridade mínima obrigatória para os 16 anos.
- Valorizar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento nos currículos escolares.
- Criar, nas escolas, o Gabinete de Integração ao Aluno.
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4 |
Escola Básica de São Domingos, Cantar-Galo, Covilhã |
- Dinamizar sessões mensais sobre inclusão com a colaboração de diferentes entidades.
- Dinamizar o Clube da Rádio (por exemplo, colocar músicas de diversas regiões do planeta…)
- Implementação de mais mentorias.
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5 |
Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco |
- Aumentar o número de horas de lecionação da disciplina de TIC.
- Protocolos / Parcerias de estágios nas férias a partir dos 14 anos.
- Diversificar a oferta de cursos profissionais a partir do 7º ano.
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6 |
Escola Básica Pêro da Covilhã, Covilhã |
- Criação de um "Clube da partilha".
- Criação de Rádio Escolar.
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7 |
Agrupamento de Escolas de Vila de Rei |
- O Estado, através do Ministério da Educação, deverá garantir um acesso adequado à internet em todos os estabelecimentos de ensino do território nacional, assim como computadores funcionais, material multimédia e plataformas educativas digitais atualizadas.
- Assegurar a igualdade de género em contexto escolar, nomeadamente ao nível da participação feminina nas atividades futebolísticas. - Considerar a criação de equipas mistas. - Penalizar a discriminação. - Promover uma campanha de sensibilização para acabar com os estereótipos e discriminação entre sexos no desporto: "Não à desigualdade no desporto".
- Impulsionar a criação de "jornais de parede" nas escolas, realizados por alunos, para estimular o sentido crítico, a criatividade e o espírito colaborativo. - Incentivar projetos de Rádios Escolares, cuja organização, programação e emissões ficariam a cargo dos alunos, para promover a liberdade de expressão e animar a comunidade escolar.
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8 |
Escola Básica Cidade de Castelo Branco |
- Abandono dos exames nacionais digitais.
- Existir um tempo, por semana, que intercale com cidadania, no qual teríamos palestras sobre: gestão de dinheiro, impostos, currículos de trabalho e assuntos da atualidade.
- Criação de um cantinho cor-de-rosa em todas as casas de banho femininas da escola (com pensos higiénicos e tampões).
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9 |
Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, Sertã |
- Realização de atividades (ex. palestras, sessões de esclarecimento, sobre igualdade, diversidade, doenças, culturas, etc.) e implementação de novas modalidades extracurriculares, incluindo valorativamente alunos com necessidades específicas.
- Criação de uma disciplina ou integração de mais um tema na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento que se focasse especificamente na “Educação Democrática”, promovendo, por exemplo, visitas de estudo a organismos políticos.
- Dinamização de debates na escola acerca de temas relevantes para a formação dos estudantes.
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10 |
Escola Básica Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos, Castelo Branco |
- Criação de canais de comunicação e mecanismos de denúncia onde os alunos possam relatar problemas escolares (como por exemplo o bullying e a discriminação).
- Criação de uma página virtual de acesso a todos do âmbito escolar para questionarem e esclarecerem dúvidas dos mais diversos temas relativos à escola, sejam dúvidas sobre eventos, atividades extracurriculares e até mesmo sobre conteúdos das disciplinas.
- Criação e apresentação de palestras sobre temas da vida adulta, para ajudar e preparar os jovens (como por exemplo o controlo financeiro e o pagamento de impostos).
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11 |
Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade, Oleiros |
- Promoção da inclusão de alunos de diferentes nacionalidades e culturas através da pesquisa e da realização de atividades, realizadas na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ou outras, sobre os seus países e seus usos e costumes. Posteriormente pode ser celebrado o Dia da Multiculturalidade no Agrupamento ou Escola.
- Aulas de reforço de português para alunos oriundos de outros países de língua oficial portuguesa.
- Criação da figura do Provedor do Estudante no Agrupamento ou Escola.
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12 |
Escola Secundária de Fundão |
- Promover a Igualdade no acesso ao desporto escolar através da redefinição dos escalões etários e da forma constituição de equipas nas modalidades coletivas e, ainda, seleção das modalidades a promover em cada escola.
- Promover o dia / semana da "Ignorância Produtiva", iniciativa que exigiria que uma % dos tempos letivos a definir em cada ano fosse realizada em atividades práticas e/ou experimentais desenvolvidas na ou pela sociedade civil sob proposta concertada entre alunos e professores.
- Estimular o maior envolvimento/participação dos alunos e encarregados de educação na definição de projetos e investimentos a realizar pelas escolas.
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Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã |
- Aumento da verba atribuída pelo Orçamento Participativo nas Escolas para 2 Euros por Aluno com vista à criação de espaços educativos mais dinâmicos, inclusivos, tendo em conta as aspirações e necessidades dos próprios estudantes.
- Criação de uma disciplina opcional de Língua Gestual nas escolas.
- Apoio à orientação escolar e profissional: interação entre o mundo académico e o mundo laboral.
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14 |
Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco |
- Criar uma Assembleia de Alunos (conselho escolar, regional, nacional) para os alunos terem uma voz ativa nas problemas / decisões que afetam o percurso escolar dos jovens, tornando-o o mais equitativo possível.
- Estabelecer um ano zero para os alunos estrangeiros se adaptarem ao país, à língua e à cultura, de modo a terem as mesmas oportunidades.
- Introduzir no currículo do Ensino Secundário uma disciplina- Consciência Cívica - cujo objetivo é desenvolver a importância da participação dos jovens numa sociedade plural e em constante evolução, que contemplaria, obrigatoriamente, um trimestre de Introdução à Política, outro de Língua Gestual e outro de Primeiros Socorros.
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15 |
Agrupamento de Escolas de Teixoso, Covilhã |
- a) que se institua a realização anual de uma Semana Intercultural, dividida em dias por cultura, em que alunos de origem estrangeira e seus familiares possam mostrar (e sejam incentivados a fazê-lo) elementos das suas culturas (música, religião, literatura, astronomia...). b) propomos ainda que em cada dia as refeições servidas nas cantinas sejam de pratos típicos dos países de origem desses alunos.
- a) Que logo a partir do 2º ciclo se crie uma via vocacional/profissionalizante independentemente da idade dos alunos; b) Que esta via de ensino tenha menos horas de aulas teóricas, que estas disciplinas sejam lecionadas na ótica do utilizador, e maior número de aulas práticas; c) Que as escolas disponham de oferta de aulas práticas de várias áreas: jardinagem, madeiras, eletricidade e eletrónica, mecânica, robótica etc, sendo estas opcionais.
- a) A redução do número de alunos por turma; b) A consequente contratação de mais professores, técnicos de várias áreas profissionais e auxiliares: c) Criação de oficinas, devidamente equipadas, de várias áreas de modo a dar resposta aos interesses de todos os alunos.
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Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão |
- Obrigatoriedade de aprender sobre diferentes áreas (educação financeira, dever cívico de votar, primeiros socorros, culinária, poder de argumentação, entre outros) nas aulas de Cidadania, ao longo dos 2º e 3º ciclos, e, posteriormente, no Ensino Secundário, com atividades práticas envolvidas nessas aprendizagens.
- Equidade no respeito pelos direitos dos alunos na escolaridade obrigatória.
- Criação de um projeto em que se realizem debates semestrais ou trimestrais (dependendo da organização curricular da escola), com o objetivo de discutir temas cívicos e da sociedade atual. Deste modo, deverão ser elaboradas medidas e eleitos representantes para colaborarem e participarem numa assembleia municipal.
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Escola Básica Afonso de Paiva, Castelo Branco |
- Obrigatoriedade da presença e participação de alunos representantes, eleitos por via de cada agrupamento, nas assembleias municipais e/ou de freguesia, nas discussões ao nível da educação
- Este projeto consiste numa aplicação de telemóvel gratuita onde todos os alunos terão oportunidade de aceder a livros e manuais de todos os tipos
- Integração de atividades interculturais no currículo da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
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Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches, Penamacor |
- Sessões/aulas de Literacia Financeira e Educação para o Consumo, por diversos especialistas.
- Disciplina/Turma de Português Língua Não Materna independentemente do número de alunos.
- Ajuste nos transportes públicos escolares para pessoas com deficiência.
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