Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Bragança


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança
  1. Implementação do estudo de literacia financeira e ciências políticas em todas as escolas, a partir do 10º ano de escolaridade;
  2. Maior participação na vida da comunidade, de maneira a promover a relação dos jovens com as instituições democráticas e a vida da comunidade. Por exemplo, a presença regular e assídua de turmas do secundário, nas sessões das assembleias municipais e/ou assembleias de freguesia;
  3. Visto que os cursos profissionais constituem uma mais-valia na criação de oportunidades a todos os alunos, apostamos na sua valorização, reforçando-os, de forma a ir de encontro às especificidades de cada aluno e às suas potencialidades;
2 Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé
  1. Implementar programas de intercâmbio cultural e social através da criação de parcerias com escolas em diferentes países lusófonos.
  2. Desenvolver projetos colaborativos com a comunidade, identificando desafios locais, como revitalização de espaços públicos, apoio a grupos vulneráveis ou iniciativas culturais.
  3. Criar a "Semana da Inovação" com o envolvimento de empresas locais, organizações sem fins lucrativos e instituições de ensino superior.
3 Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães
  1. Promover a participação/ cidadania ativa dos alunos, proporcionando momentos de partilha e colaboração no processo educacional, tanto na escolha de medidas e currículos como na tomada de decisões.
  2. Valorizar a carreira docente. É importante investir na formação de professores e valorizar a sua carreira para que os mesmos se sintam mais envolvidos na construção de uma escola mais plural, inclusiva e democrática.
  3. Alterar os currículos existentes, de modo a incluir temáticas diversas que reflitam a diversidade das escolas, abordando os conteúdos de forma diferente e que respondam aos desafios da sociedade moderna.
4 Escola Básica Guerra Junqueiro
  1. Diminuir a carga horária e curricular dando espaço a mais atividades extracurriculares.
  2. Alargar a utilização dos manuais digitais a todas as disciplinas.
  3. Aumentar a participação dos alunos nas decisões da escola.
5 Agrupamento de Escolas de Mogadouro
  1. Pretende-se diminuir a carga horária no currículo dos alunos do ensino básico, para isso propomos: - A gestão curricular semanal deve ser gerida pelas escolas, contemplando disciplinas anuais, bianuais e semestrais; permitindo assim retirar carga horária aos alunos; - Na disciplina de Cidadania deve ser obrigatório tratar os seguintes temas, um em cada ano, Direitos e Deveres do Cidadão, Educação para a Saúde, Educação Financeira (com prioridade para as compras digitais e gestão pessoal).
  2. Reforçar o orçamento na educação, melhorando os salários do corpo docente e funcionários, de forma a tornar as profissões motivadoras, assim como garantir verbas para reparar edifícios escolares degradados, material didático, internet de qualidade e material de apoio laboratorial e outro.
  3. Propomos as seguintes alterações no ensino profissionalizante/ensino profissional: - diminuir a carga horária dos cursos profissionais;- criação de uma maior diversidade de cursos profissionais, especialmente no interior; - redução de alunos necessários para abrir um curso profissional; - alterações no modelo de avaliação dos alunos dos cursos profissionais, aumentando o peso da classificação do estágio na avaliação final.
6 Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado, Torre de Moncorvo
  1. Criação de Assembleias de Escolas para desenvolver a literacia Politica em ambientes escolares.
  2. Criação de projetos extracurriculares diversificados em articulação com a comunidade.
  3. Criação de programas interescolas.
7 Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Bragança
  1. Organização e dinamização de palestras nas escolas de forma a sensibilizar os alunos de assuntos da atualidade e/ou assuntos que irão utilizar na sua vida adulta, despertando o seu interesse em aprender assuntos novos e relevantes.
  2. Criação de assembleias, por ano de escolaridade, de forma a que os alunos possam estar conectados com a direção, para que possam dar o seu ponto de vista relativamente a assuntos da escola, de forma a melhorar o espaço escolar, e ajudar na consciencialização e responsabilização por parte dos jovens perante a Educação.
  3. Implementação de inquéritos aos alunos para responderem, onde seja possível manifestar a sua opinião sobre a realidade da escola, das suas condições e do decorrer das aulas, contribuindo para uma melhoria do ambiente escolar.
8 Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro
  1. Redução do número de disciplinas, no ensino básico, permitindo uma maior flexibilização curricular, facilitando o funcionamento de clubes.
  2. Os exames nacionais, do ensino secundário, obrigatórios apenas às disciplinas que são exigidas para a entrada no curso superior pretendido.
  3. Reforma curricular de forma a que no 10º ano fossem obrigatórias apenas duas disciplinas, variáveis de acordo com as áreas escolhidas.