Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Braga


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda
  1. Redução da Sobrecarga Horária Curricular e Extracurricular: tornar algumas disciplinas opcionais no 3º ciclo, conforme as necessidades e aptidões do alunos.
  2. Avaliação contínua com testes e minitestes, criando mais elementos de avaliação para o aluno.
  3. Redução dos Trabalhos de Casa disso - os professores partilhariam uma grelha na drive, gerida pelos DTs, com os trabalhos atribuídos. Alguns trabalhos de investigação poderiam ser avaliado em disciplinas diferentes em simultâneo sendo que há temáticas transversais a algumas disciplinas.
2 Colégio do Ave
  1. Neste momento, vivemos num mundo que está sempre a evoluir e onde é essencial o saber comunicar, de modo a explanar as nossas ideias de forma clara e concisa. Acreditamos que a escola atual não fornece o devido apoio nesta matéria. Assim, propomos criar uma disciplina direcionada ao 3º ciclo, que consiga disponibilizar informações fundamentais para uma comunicação mais eficiente, além de criar apresentações mais variadas e dinâmicas entre turmas.
  2. Propomos direcionar um conjunto de aulas durante o ano letivo sobre finanças, preparando os alunos para o futuro ensinando-lhes a gerir o seu dinheiro. Ao longo do percurso académico, os alunos não têm formação especifica sobre esta temática o que faz com que cheguem à vida adulta mal preparados e sem terem adquirido os conceitos fundamentais para um conhecimento financeiro correto. O objetivo da nossa proposta é incluir educação financeira ao longo do percurso académico a partir do 2º ciclo.
  3. Propomos implementar um sistema de tutoria obrigatória em todas as escolas do país. Os alunos mais velhos poderiam ajudar os mais novos a consolidar a matéria. Isto promoveria a cooperação entre alunos, melhorando também as competências sociais dos mesmos e, não só isso, contribuiria para a melhoria na aprendizagem de ambos, promovendo também um maior gosto pela aprendizagem. Tanto o tutor-aluno como o aluno tutor tirariam proveito desta proposta.
3 Escola Secundária de Barcelos
  1. Aumentar o investimento nas escolas a nível de equipamentos e de infraestruturas pois, 50 anos depois do 25 de Abril, não é aceitável haver instalações inundadas e ou sem aquecimento.
  2. Incluir nos currículos, planos de educação financeira e política para preparar os jovens para a vida adulta, contribuindo para o exercício cabal dos nossos direitos e dos nossos deveres cívicos como o direito ao voto conquistado, mas muitas vezes não exercido com a Revolução de Abril.
  3. Melhorar a formação para os professores de TIC, pois chegam quase a ser ensinados pelas gerações mais jovens.
4 Escola Básica Gonçalo Nunes, Arcozelo, Barcelos
  1. Revitalização e reforço da Associação de Estudantes.
  2. Organização de sessões/debates sobre o associativismo escolar.
  3. Motivação para uma crescente participação associativa.
5 Escola Básica de Fermentões, Guimarães
  1. Realização de várias atividades entre todos os alunos, especificamente com os alunos da Educação Especial, com o intuito de interação e auxílio, como por exemplo, acompanhar ao refeitório, passear pela escola, levar à sala, etc.
  2. Realização de uma festa multicultural, de modo a que fossem dadas a conhecer todas as nacionalidades do nosso agrupamento e que seria aberta a toda a comunidades escolar.
  3. Continuar a apostar numa escola tecnológica, por forma a ir ao encontro dos desafios e avanços do futuro.
6 Escola Secundária Carlos Amarante, Braga
  1. Criação de uma disciplina opcional semestral de voluntariado interturmas.
  2. Criação de clubes de debates extracurriculares.
  3. Tornar as Associações de Estudantes mais participativas e dinâmicas.
7 Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado, Braga
  1. Criação de oficinas práticas nas escolas, com alunos de diferentes anos de escolaridade, com o objetivo de procurar soluções específicas de combate à discriminação.
  2. Participação obrigatória de todos os alunos, a partir do 3º ciclo, em projetos ERASMUS+, de forma a efetivar a igualdade de oportunidades.
  3. Contratação obrigatória de assistentes operacionais especializados, nas escolas, para dar apoio aos alunos com Necessidades Educativas, durante todo o período escolar.
8 Escola Básica e Secundária Santos Simões, Guimarães
  1. “Unidos na Diversidade: Clube Cultural da Escola” Criaremos um clube para celebrar diferentes culturas, religiões e origens, promovendo a compreensão e respeito mútuos. Assim promover-se-á o entendimento intercultural e a celebração da diversidade.
  2. Criação de uma Comissão de Alunos, em que cada ano escolar tem um (a) representante a quem pode ser relatado problemas /melhorias da escola.
  3. Associação de estudantes ser constituída por alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário.
9 Escola Básica de Abação, Guimarães
  1. Representação de todos os anos de escolaridade nas listas candidatas à associação de estudantes.
  2. Presença de alunos em mais reuniões para além das previstas na lei (intercalares, no caso do ensino básico).
  3. Criação de grupos de alunos de receção/acolhimento para novos alunos na escola (estrangeiros ou não).
10 Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto
  1. Uma vez que no 9.º ano de escolaridade na disciplina de História se leciona o 25 de abril, cada aluna(o) deveria receber um exemplar da Constituição da República Portuguesa, de forma que os alunos tenham o documento fundamental da República Portuguesa;
  2. Iniciativa “Abril vai a Escola”, os alunos do 9, º ano de escolaridade deslocavam-se a Lisboa, para uma visita à Assembleia da República, ao Palácio de São Bento e ao Palácio de Belém. Neste sentido, os alunos estão para além de conhecerem os espaços, os alunos estão em contacto com os intervenientes políticos, desenvolvendo competências nos diferentes domínios, participação, sentido crítico, sentido estético;
  3. “As Portas que Abril Abriu”. Uma iniciativa anual, que consiste num trabalho feito pelas escolas, na área das artes, no desenho, escultura e teatro e de outras formas de representação da arte, a de para evocar a efeméride do 25 de abril, depois os melhores trabalhos por escola seriam expostos na Assembleia da República ou nos Paços do Concelho da Câmara Municipal.
11 Escola Básica da Mota, Celorico de Basto
  1. Criação, na escola pública, de cursos de Língua Portuguesa Não Materna aos alunos imigrantes e suas famílias.
  2. Criação de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio e Integração, composta por elementos diversos da Comunidade Educativa, aos alunos mais vulneráveis e suas famílias, promovendo o combate à exclusão social e ao abandono escolar.
  3. Elaboração e distribuição de manuais escolares, em formato papel e/ou digitais, e materiais didáticos bilíngues para alunos estrangeiros e de Educação Especial, de forma gratuita.
12 Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva, Ribeira, Vila Verde
  1. Flexibilidade de horários, onde os alunos possam escolher disciplinas/ áreas/interesses desejados.
  2. Criação de uma “sala Sensorial” destinada a toda a comunidade educativa, que inclua uma “caixa de desabafos”.
  3. Realizar atividades/festas alusivas a outras culturas/etnias.
13 Escola Básica de Ribeira do Neiva, Vila Verde
  1. Desenvolver ações/atividades na escola no sentido de promover a integração e diminuir os atritos e diferenças existentes na escola.
  2. Criação de uma assembleia de escola mensal onde sejam discutidos temas de interesse dos alunos.
  3. Criação de uma Caixa de sugestões aberta aos alunos sobre o que deve melhorar na escola.
14 Escola Básica de Amares
  1. Criação de uma página/plataforma online para que os alunos possam partilhar os seus problemas de forma anónima.
  2. Reforçar a educação/literacia financeira nas escolas de modo a combater a exclusão social.
  3. Criação um clube de línguas e cultura que integre os alunos estrangeiros e de outras culturas.
15 Escola Básica Professor Abel Salazar, Guimarães
  1. As escolas devem organizar visitas de estudo no sentido de promover o contacto dos alunos com as instituições democráticas e parlamentares do país, como, por exemplo: Assembleia da República, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Tribunais, de forma a fazer os alunos perceber como funcionam as instituições num regime democrático.
  2. Incentivar a participação dos alunos nos Conselhos Pedagógicos e no Conselho Geral das escolas, sempre que houver decisões importantes a tomar sobre os alunos. Para isso devem ser consultados todos os alunos para saber a sua respetiva opinião sobre o tema abordado.
  3. Sensibilizar a comunidade escolar para a importância de termos uma escola mais plural e participativa, através de acções, orientadas por especialistas, em diferentes temas, como a problemática para a igualdade de género, a inclusão de alunos de outras nacionalidades, etnias e orientação sexual, alunos de medidas seletivas e adicionais de modo a incentivar a participação efectiva de todos na escola.
16 Escola Básica António Rodrigues Sampaio, Esposende
  1. Dotar todas as escolas, dos diferentes níveis de ensino, de recursos materiais e humanos que sejam uma resposta às reais necessidades dos/as alunos/as com necessidades específicas de aprendizagem, no sentido da efetiva promoção da equidade.
  2. Atribuir mais tempos semanais à disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), de forma a facilitar a integração dos/as alunos/as newcomers na comunidade escolar e na comunidade local.
  3. Promover assembleias de alunos/as, de caráter periódico, para debate de assuntos relacionados com o funcionamento da escola.
17 Escola Secundária Henrique Medina, Esposende
  1. " Criação de uma Comunidade Sem Fronteiras".
  2. Disponibilizar aos alunos carenciados pequenos-almoços solidários e comunitários.
  3. Fomentar aulas de caráter mais prático e inclusivo “Rumo ao ser vivo: Educação prática para todos!”
18 Escola Secundária D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão
  1. Promover parcerias com entidades externas dinamizando atividades úteis para o dia a dia (ex. IRS).
  2. Realização de inquéritos online aos alunos, e ao longo do ano, para aferir os problemas da escola e possíveis soluções.
  3. Criar um formulário online para avaliar as visitas de estudo de modo a que estas possam ser melhoradas no ano seguinte.
19 Agrupamento de Escolas de Celeirós, Braga
  1. Propomos a formação de uma assembleia distrital de alunos para discussões de problemas da educação, onde, dois alunos de cada escola, apresentam problemas e sugerem soluções.
  2. Propomos adaptar todas as escolas às necessidades específicas de pessoas com deficiência física, tornando-as acessíveis a todos.
  3. Propomos o aumento dos salários dos professores.
20 Escola Básica de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão
  1. Campanhas de sensibilização sobre a Inclusão e combate ao Preconceito.
  2. Melhoria nas condições de acessibilidade às instalações escolares, com penalização através de multas (valor monetário), o não cumprimento das normas estabelecidas.
  3. Realização de uma Semana Cultural nas escolas, onde se incluam debates e atividades sobre culturas, países e religiões diferentes.
21 Escola Básica de Vila Verde
  1. Combater a violência escolar, a exclusão e o bullying;
  2. Aumentar a segurança nas escolas;
  3. Promover dinâmicas coletivas e organizacionais que garantam a vivência de relações de igualdade entre a comunidade educativa.
22 Escola Básica das Taipas, Caldas das Taipas, Guimarães
  1. Constituição de uma assembleia geral escolar com representantes de todas as turma e anos de escolaridade.
  2. Atividades e projetos de divulgação dos valores do 25 de abril na escola.
  3. Criação de grupos de apoio para apadrinhamento, receção e integração de alunos de outras escolas, nacionalidades, dificuldades, LGBTQIA+, etc.
23 Escola Básica Virgínia Moura, Moreira de Cónegos, Guimarães
  1. Criar Associações de Estudantes nas escolas onde estas ainda não existam.
  2. Promover a existência de uma Caixa de Sugestões, física e online, para que os alunos possam propor ideias referentes à melhoria da escola, sendo valorizadas, assim, as suas opiniões.
  3. Promover a existência de momentos de debate/reflexão sobre literacia financeira.
24 Agrupamento de Escolas João de Meira, Guimarães
  1. Assembleia/ debate para explorar, divulgar, sensibilizar para a participação cívica. Abordar temas como a importância de exercer o direito de voto, explicar o que significa a abstenção e o que pode provocar. Ensinar os alunos a tornarem-se líderes ativos, e serem no futuro cidadãos mais interventivos numa comunidade entre diferentes culturas. Estas atividades deveriam ser desenvolvidas, em articulação com as áreas de cidadania, teatro e música.
  2. Realizar simulacros/encenações sobre práticas do quotidiano vivido antes do 25 de Abril, uma vez por ano, como forma de valorizar os direitos atuais. Por exemplo: entrada nas escolas separada para raparigas e rapazes; simulação/ demonstração de repressão de conversas e vestuário, etc. (com regras, em espaço e horário definido).
  3. Cada vez mais existem alunos de outras nacionalidades que precisam de apoio para se integrarem na nossa escola, achamos que devia haver atividades e grupos de apoio para os ajudarem a sentir mais acolhidos – semana cultural - com atividades relativas aos países de origem dos alunos (gastronomia, música, cultura, construção de um mural (EV e EVT) com símbolos desses países).
25 Agrupamento de Escolas de Vila Cova, Barcelos
  1. Dar a mesma oportunidade a todos os alunos.
  2. Reorganização da carga horária no 3º ciclo.
  3. Dar mais importância ao debate de alguns temas.
26 Escola Básica D. Maria II, Gavião, Vila Nova de Famalicão
  1. Implementar mais eventos/atividades, na escola, relacionadas com a diversidade/multiculturalidade através de jogos/danças/comidas típicas, tendo vários workshops e informações sobre as mesmas.
  2. Criar grupos de integração para alunos estrangeiros, que pretendem facilitar a adaptação e inclusão desses estudantes a um novo ambiente educacional e cultural.
  3. Criar uma hora por mês, com os alunos com necessidades especiais e com os alunos que vêm de outros países para a integração dos mesmos na restante comunidade.
27 Agrupamento de Escolas de Prado, Vila Verde
  1. Tornar as aulas mais práticas, em que a aprendizagem esteja ligada a outras atividades, visitas de estudo, clubes de expressão artística e ou desportiva.
  2. Alterar o currículo do ensino básico, de modo a haver um maior leque de disciplinas opcionais.
  3. Melhorar as condições materiais das escolas, havendo para todas as turmas equipamentos informáticos e digitais, cacifos e mobiliário adequado.
28 Escola Básica de Vale do Este, Arnoso - Santa Maria, Vila Nova de Famalicão
  1. Criar manuais/ livros/ placas informativas em braille, tanto na biblioteca como nas salas de aula para os alunos visualmente incapacitados.
  2. Inserir em todas as escolas elevadores, rampas, casas de banho, piso e sinalética para alunos com mobilidade reduzida.
  3. Fazer nas escolas atividades para os alunos com necessidades especiais, neste caso com problemas auditivos (surdos), visuais (cegos) e mudos.
29 Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos
  1. Divulgação, na Comunidade Escolar, dos artigos da Constituição Portuguesa que remetem para os Direitos e Deveres relativos à Educação e às regras no cumprimento desses Direitos e Deveres.
  2. Aumento da verba do Orçamento de Estado destinada ao Ministério da Educação para, pelo menos, 8%.
  3. Aumento dos apoios sociais a estudantes deslocados.
30 Escola Básica e Secundária de Ínfias, Vizela
  1. Formação de clubes inclusivos de alunos, como clube de debate, de xadrez ou teatro, que ajudem os alunos a integrarem-se na comunidade educativa, de forma a dar resposta às várias dimensões da diversidade definidas pela OCDE.
  2. Promover jogos didáticos sobre o 25 de abril como forma de trabalhar a democracia e a memória coletiva de uma nação.
  3. Diligenciar palestras e formação ministradas por profissionais que pertencem à comunidade educativa, sobre variadas temáticas como por exemplo primeiros socorros, empreendedorismo…
31 Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, Vieira do Minho
  1. EU SOU OUVIDO: Numa lógica participativa e democrática, as ideias dos alunos serem tidas em conta na definição de uma percentagem da carga letiva, metodologias e tipo de ensino em Assembleia de Delegados de Turma e Diretor no início do ano letivo.
  2. EU OPTO: No contexto democrático livre plural e participativo, propõem-se que as realizações dos exames nacionais de secundário sejam opcionais para quem não quer frequentar a universidade.
  3. NÓS XXI: Maior aproximação entre o currículo, o ensino e a aprendizagem escolar com a vida real, ajustado aos objetivos e projetos de cada aluno.
32 Escola Secundária de Maximinos, Braga
  1. Dotar o estabelecimento escolar de instrumentos em colaboração com o Conservatório Gulbenkian.
  2. Aquisição de computadores para todos os espaços do estabelecimento escolar.
  3. facilidade de obtenção de cidadania portuguesa a cidadãos imigrantes.
33 Cooperativa de Ensino "Didáxis"
  1. Realizar formações para os professores, com o objetivo de os preparar para situações futuras, neste caso, o que deverão fazer quando algum aluno entra em paragem cardíaca, tem um ataque de asma ou quando acompanham algum aluno com autismo, diabetes, entre outros.
  2. Organizar palestras obrigatórias, com o objetivo de sensibilizar os alunos para temas de extrema importância, como a desigualdade de género, a educação sexual, o bullying, entre outros.
  3. Instituir um kit de aprendizagens grátis em todas as escolas.
34 Escola Básica Frei Caetano Brandão, Maximinos, Braga
  1. Criação de gabinetes muiticulturais abertos à toda a comunidade escolar/ de apoio aos migrantes envolvendo a escola e as instituições.
  2. Aplicação de testes/ instrumentos de avaliação na língua materna dos migrantes no primeiro ano de chegada, estabelecendo protocolos de colaboração com institutos, instituições e universidades.
  3. Estabelecer regras claras à "liberdade de expressão" na escola com penalizações para o uso de discursos xenófobos e expressões de ódio.
35 Escola Secundária de Vila Verde
  1. Criação de um clube de debate para se promover o diálogo e a troca de ideias sobre temas relevantes para os alunos, permitindo que alunos de diferentes origens, religiões e orientações sexuais se conheçam e aprendam uns com os outros.​
  2. Criação de um grupo de alunos voluntários que deem apoio a colegas estrangeiros para os ajudar a fazer amigos e a aprender a língua e que desenvolvam projetos juntos de várias associações da região: lar de idosos, creches, jardins de infância, canis...​
  3. Incluir no programa de algumas disciplinas (Geografia, História, Cidadania e Desenvolvimento e Línguas) mais temas que abordem a diversidade da sociedade, incluindo perpetivas e histórias de diferentes grupos culturais, étnicos, religiosos e de género.​
36 Agrupamento de Escolas D. Maria II, Braga
  1. Integrar na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento atividades curriculares que abordem a história, os ideais e os valores associados à Revolução dos Cravos. Isso pode contribuir para uma compreensão mais profunda do significado do 25 de Abril entre os estudantes, promovendo o respeito pelos direitos humanos, liberdade e democracia.
  2. Organizar eventos como exposições, palestras, debates, peças teatrais que destaquem e celebrem os feitos e os valores do 25 de Abril. Esses eventos podem envolver a participação ativa dos estudantes e de pessoas convidadas que viveram o tempo da ditadura, incentivando, assim, a reflexão crítica sobre questões sociais e políticas.
  3. Implementar programas que incentivem a participação ativa dos estudantes na tomada de decisões dentro da escola. Isso pode incluir a criação de conselhos estudantis, assembleias de alunos, de acordo com a vontade de cada escola, que permitam aos estudantes expressar as suas opiniões e contribuir para as decisões que afetam a comunidade escolar.
37 Agrupamento de Escolas de Fragoso, Barcelos
  1. Cada Agrupamento de Escolas deve promover atividades evocativas do 25 de abril de 1974, como a semana do 25 de abril e a atribuição a uma sala de aula do nome “Sala 25 de abril”.
  2. Promover alterações ao currículo do ensino básico, com a inclusão de conteúdos claramente relacionados com a democracia, educação financeira, direitos e deveres dos cidadãos.
  3. Tornar as escolas mais democráticas, permitindo aos alunos a participação na gestão das mesmas, em particular no Conselho Pedagógico.
38 Escola Básica de Pedome, Vila Nova de Famalicão
  1. Implementação obrigatória da educação financeira nos currículos escolares
  2. Reforço digital das escolas
  3. Criação do dia da escola/agrupamento
39 Escola Básica D. Afonso Henriques, Creixomil, Guimarães
  1. Criar aulas/ espaços/ semanais (duas), onde os alunos tenham a possibilidade de escolher as matérias/temas de acordo com as suas preferências.
  2. Criar espaços de debate regulares de partilhas para a inclusão.
  3. Criar uma associação de estudantes de forma a garantir uma efetiva participação dos alunos nas decisões da escola.
40 Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto
  1. Oferta de uma maior variedade de disciplinas nas áreas da religião, das línguas e culturais.
  2. Participação em eventos comunitários: envolver a escola em projetos comunitários que tragam benefícios para a região, incentivando os alunos a serem agentes de mudança na comunidade local (realizar workshops, programas de voluntariado, campanhas de conservação ambiental, campanhas de segurança comunitária [pode-se pedir parcerias a empresas, centros de investigação de universidades).
  3. Realização de uma reunião entre os delegados e Associação de Estudantes, todos os meses, para que cada vez mais alunos tenham acesso às decisões e propostas da Direção.
41 Escola Básica de Palmeira, Braga
  1. Criação de clubes interculturais.
  2. Criação de grupos de estudo.
  3. Criação de Conselhos escolares.
42 Escola Profissional CISAVE
  1. Incluir novas disciplinas ligadas às áreas das finanças e economia com o objetivo de ajudar os alunos a adquirirem conhecimentos práticos e técnicos necessários para a gestão das finanças pessoais e, posterior, preparação para a vida adulta;
  2. Desenvolver programas e atividades que promovam uma maior consciência sobre a diversidade e inclusão, como: palestras, workshops, eventos culturais e a celebração de datas importantes ligadas a diferentes grupos;
  3. Inserir nas escolas recursos, suporte técnico e serviços especializados para estudantes com necessidades especiais.
43 Escola Básica de Gandarela,Celorico de Basto
  1. Voluntariado, de modo a tornar a escola mais plural e participativa, criar uma aliança entre a comunidade local e a comunidade escolar.
  2. Reunião mensal com a presença da coordenadora da escola, um representante por turma e um representante dos auxiliares para que em conjunto assinalar aspetos a melhorar de modo a alcançar uma escola mais plural e participativa.
  3. Programas de Apoio: desenvolver programas de apoio que atendam ás necessidades especificas, por exemplo grupos minoritários.
44 Escola Básica de Gualtar, Braga
  1. Criação de um programa nacional estruturado, com base nos problemas e potencialidades das escolas, que promova em cada escola a participação dos alunos na tomada de decisão. A monitorização da sua implementação deverá incluir debates mensais com representantes da comunidade educativa como forma de melhorar a sua aplicação.
  2. Formação de grupos de apoio diferenciados que garanta a inclusão de todos os alunos, numa lógica de atendimento à diversidade e universalidade da Escola atual.
  3. Inclusão de Pais e Alunos no Conselho Pedagógico das Escolas.
45 Escola Básica de Manhente, Barcelos
  1. Investimento urgente na Escola Pública – obras nos edifícios, melhor internet, mobiliário, equipamento tecnológico, professores, auxiliares, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas.
  2. Formação de todos os alunos em suporte básico de vida e primeiros socorros, para que se tornem salvadores, cuidadores, solidários.
  3. Articulação entre a formação académica e o mundo do trabalho, a partir do 8º ano, para ajudar os alunos a decidir o seu percurso escolar e profissional e para que a sua integração na vida ativa seja melhor, mais consistente e mais eficaz.
46 Agrupamento de Escolas de Pevidém, Guimarães
  1. Melhorar o processo de ensino aprendizagem através da diversificação das atividades escolares e com a melhoria das infraestruturas, obrigatoriamente em todas as escolas.
  2. Criar em todas as escolas, obrigatoriamente, salas de estudo onde os alunos possam estudar melhor.
  3. Todas as escolas devem, obrigatoriamente, realizar 3 visitas de estudo por ano de escolaridade.
47 Escola Básica Abel Varzim, Barrancos, Barcelos
  1. Promover a educação cívica e os valores democráticos.
  2. Valorizar a pluralidade cultural.
  3. Criação de espaços de Diálogo e Debate.
48 Escola Básica de Caldas de Vizela, Vizela
  1. Criação de bolsas de mérito para todos os alunos com o melhor desempenho escolar.
  2. Promover e diversificar os desportos e os espaços desportivos escolares e comunitários de modo a facilitar o acesso de todos os alunos com incapacidades à frequência de práticas desportivas.
  3. Frequência de aulas individualizadas de língua portuguesa de alunos estrangeiros para uma melhor integração em Portugal e nas Escolas; reforço desse apoio da língua portuguesa em gabinete por parte de professores especialistas e interação interpares - mentorias.
49 Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão
  1. Propomos que atribuição dos Escalões aos alunos do Ensino Básico e Secundário seja revisto, passando em ter como fatores não só o fator do rendimento familiar, mas também, fatores como assiduidade injustificada do aluno; empenho do aluno na sua vida escolar e a sua participação nas atividades dinamizadas pela comunidade educativa. Com esta medida mais crianças e jovens poderiam usufruir deste apoio, pois o mesmo seria destrituído de uma forma mais democrática e equitativa.
  2. Propomos que Associações de Estudantes das Escolas e dos Agrupamentos a nível nacional, tenham um papel mais ativo na Escola, envolvendo-se na resolução de questões pedagógicas, e de gestão e organização. Tornando-se assim no elo de forte ligação entre as diferentes Estruturas da Escola e os alunos, permitindo assim criar uma Escola mais participativa e Democrática.
  3. Propomos a criação a nível nacional de um "Passe Estudantil" de acesso à cultura.
50 Escola Básica de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão
  1. Adaptação do programa de cada disciplina ao perfil de cada aluno, possibilitando a todos o acesso ao currículo através de formas diferenciadas de ensinar, adaptadas a cada um e promovendo a vontade de aprender e o gosto pelo ensino.
  2. Promoção da educação para de facto incluir as pessoas com deficiência ou pouca capacidade comunicativa, fazendo assim que ambos os lados sejam capazes de se sentirem confortáveis e preparados para essa socialização.
  3. Realização de atividades de sensibilização que promovam o respeito por cada um na sua individualidade. Por exemplo debates, feirinhas, palestras, exposições, mesas gastronómicas de diferentes culturas e outras.
51 Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel, Barcelos
  1. Criação de um órgão na direção que seja responsável pelos casos de racismo (preconceito e discriminação com base em perceções sociais baseadas em diferenças biológicas entre pessoas e povos) e/ou xenofobia (ódio, receio, hostilidade e rejeição em relação aos estrangeiros);
  2. Adaptar o currículo escolar, incluíndo áreas de interesse dos alunos, com base num inquérito direcionado aos mesmos. As éreas de interesse deverão ser implementadas no Plano Anual de Atividades.
  3. Juntamente com o "Dia da Interculturalidade" realizado uma vez por período/semestre, as aulas de História seriam focadas noutras culturas e não apenas na cultura da Europa.
52 Colégio João Paulo II
  1. Aperfeiçoar o concurso público de professores facilitando a sua vinculação e valorizando-os salarialmente para que se possa acabar com as greves que impedem os alunos de ter acesso à educação.
  2. Desenvolver uma educação socioemocional através da integração de programas específicos no currículo que promovam a empatia, a inteligência emocional e as competências sociais, criando um ambiente escolar que valorize as emoções e o bem-estar dos alunos.
  3. Criar canais abertos e eficazes entre a escola-família através de reuniões mais regulares, projetos que envolvam os pais, eventos, pedidos de opinião e uma comunicação mais eficaz das dinâmicas escolares.
53 Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão
  1. Comemoração Ampliada: organizar celebrações abrangentes do aniversário da Liberdade em Portugal, envolvendo alunos e famílias de todas as nacionalidades na escola, como também promovendo eventos que permitam a partilha das culturas de origem e das dificuldades de integração,
  2. Guia Multilingue em Vídeo da Escola: criar um vídeo guia da escola em diversos idiomas, apresentando locais e figuras de destaque.
  3. Atividades de Conscientização: implementar palestras, questionários e debates, conduzidos por professores, abordando temas variados.como bullying físico/cyberbullying e saúde, estimulando a participação dos alunos nessas atividades para despertar interesse e consciência sobre questões relevantes.
54 Escola Básica de Briteiros, Guimarães
  1. Requalificação dos espaços escolares degradados.
  2. Criação de uma disciplina de Educação Financeira (semestral ou não).
  3. Redução da carga letiva semanal no Ensino Básico.
55 Escola Básica Arqueólogo Mário Cardoso, Ponte, Guimarães
  1. Eleição de um representante dos alunos que fizesse parte dos órgãos decisivos da escola, a fim de dar voz os alunos, tornando-os mais participativos nas decisões da mesma. Este representante teria como função ouvir os alunos sobre sugestões de melhoria, problemas detetados, apresentação de projetos e levá-los aos órgão de gestão, assim como, dar opinião e participar nas decisões tomadas na escola e na construção dos documentos estruturantes.
  2. Criar um clube de alunos que organizasse convívios, visitas de estudo, intercâmbios, etc., a fim de aumentar a convivência, o contacto com a diversidade, a cooperação, a solidariedade e entreajuda entre os alunos. Este clube para além de melhorar a inclusão serviria também para que houvesse uma maior convivência, aceitação e interculturalidade.
  3. Participação por parte dos alunos na eleição e escolha dos órgão de gestão da escola, a fim destes poderem ser mais representativos dos alunos. Estando os alunos em maior número de pessoas numa escola e que sem estes a escola não existiria os mesmos deveriam poder dar a sua opinião sobre a escolha do diretor já que é um órgão tão importante para o bom funcionamento de uma escola. Este ato tornaria os alunos mais participativos.
56 Agrupamento de Escolas de Vale D´Este, Barcelos
  1. Organizar duas vezes por período uma assembleia de alunos, onde todos possam discutir e votar assuntos do interesse geral. As decisões desta assembleia deverão ser encaminhadas para os órgãos de gestão, ao qual incumbe o papel de executar ou dar o melhor seguimento às decisões oriundas dessa assembleia.
  2. Diversificação e reformulação dos Métodos de Ensino: o método de ensino atualmente praticado pelas escolas em Portugal é monótono e, de certa forma, entediante. O governo deveria adotar um método de ensino mais variado, de maneira a equilibrar o conhecimento teórico com trabalhos práticos adequados a cada ano letivo. Experiências, criação de projetos e outros exemplos de trabalhos práticos ajudariam os alunos a consolidar o conhecimento de cada disciplina.
  3. Organizar semanas temáticas para explorar e discutir assuntos diferenciados, promovendo um conjunto de atividades que todos possam participar , contribuindo assim para a construção de conhecimentos , aprofundar opiniões e levar a que toda a comunidade educativa se sinta integrada e participativa.