Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Europa


N.º Escola Medidas
1 Cycle d'orientation des Grandes Communes
  1. Tornar os clubes escolares obrigatórios. Os clubes podem contribuir para o bom funcionamento da escola. Por exemplo, cada aluno deverá ter no mínimo um clube. Assim, cada clube participaria para ajudar a escola. O clube de cozinha pode ajudar na cantina, o clube de jornalismo pode ajudar em tudo que é comunicação e informar na escola. Consagrar tempo para essas atividades nunca será atrapalhar os estudos dos alunos.
  2. Os alunos não devem ser discriminados em relação aos salários de seus pais. Muitas famílias não podem pagar os materiais por causa dos baixos salários das mesmas. Por isso é necessário tornar o aceso gratuito ao material da escola, juntamente com os livros escolares, até o fim do secundária, no mínimo. Podem excetuar-se os materiais que se consomem diariamente (canetas, lápis, …).
  3. Deve ser aumentado o orçamento para os problemas de cada escola, nomeadamente os problemas de aquecimento e da integração dos alunos deficientes.
2 Le Rocquier School
  1. Criação de um clube do Pequeno-almoço, o qual disponibiliza uma refeição gratuita (torradas, leite, fruta, cereais, sumo, por exemplo) a todos os alunos que quiserem usufruir do serviço.
  2. Criação de acessibilidade física nas escolas com rampas e casas de banho adaptadas para que os alunos com deficiências motoras ou visuais se possam movimentar, sem qualquer restrição ou receio.
  3. Contratação urgente de mais professores de Educação Especial, Técnicos especializados, terapeutas e assistentes operacionais, de forma que a escola seja de facto inclusiva e dê assistência às necessidades específicas de cada criança.
3 Lycée-Collège International Honoré de Balzac
  1. A obrigatoriedade, a partir do 7º ano, de um tempo de reflexão de 1:00 de quinze em quinze dias, entre turmas por níveis, sobre assuntos da atualidade. A sessão seria dinamizada por alunos e moderada por adultos. Nesse espaço poderiam ser retiradas dúvidas assim como a busca de soluções que poderiam eventualmente serem direcionadas para organismos competentes na matéria.
  2. Sistema de correspondência obrigatória entre escolas pertencentes a países lusófonos, momentos privilegiados de interação, de conhecimento e de enriquecimento mútuo, estreitando laços linguísticos, culturais e humanos.
  3. Criação de espaços de mentorado dentro da escola, por grupos disciplinares, em que os alunos se autopropõem a trabalhar com colegas mais fragilizados e com mais dificuldades de aprendizagem. Esses alunos seriam recompensados trimestralmente com o reconhecimento da comunidade escolar.