Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Europa
N.º |
Escola |
Medidas |
1 |
Cycle d'orientation des Grandes Communes |
- Tornar os clubes escolares obrigatórios. Os clubes podem contribuir para o bom funcionamento da escola. Por exemplo, cada aluno deverá ter no mínimo um clube. Assim, cada clube participaria para ajudar a escola. O clube de cozinha pode ajudar na cantina, o clube de jornalismo pode ajudar em tudo que é comunicação e informar na escola. Consagrar tempo para essas atividades nunca será atrapalhar os estudos dos alunos.
- Os alunos não devem ser discriminados em relação aos salários de seus pais. Muitas famílias não podem pagar os materiais por causa dos baixos salários das mesmas. Por isso é necessário tornar o aceso gratuito ao material da escola, juntamente com os livros escolares, até o fim do secundária, no mínimo. Podem excetuar-se os materiais que se consomem diariamente (canetas, lápis, …).
- Deve ser aumentado o orçamento para os problemas de cada escola, nomeadamente os problemas de aquecimento e da integração dos alunos deficientes.
|
2 |
Le Rocquier School |
- Criação de um clube do Pequeno-almoço, o qual disponibiliza uma refeição gratuita (torradas, leite, fruta, cereais, sumo, por exemplo) a todos os alunos que quiserem usufruir do serviço.
- Criação de acessibilidade física nas escolas com rampas e casas de banho adaptadas para que os alunos com deficiências motoras ou visuais se possam movimentar, sem qualquer restrição ou receio.
- Contratação urgente de mais professores de Educação Especial, Técnicos especializados, terapeutas e assistentes operacionais, de forma que a escola seja de facto inclusiva e dê assistência às necessidades específicas de cada criança.
|
3 |
Lycée-Collège International Honoré de Balzac |
- A obrigatoriedade, a partir do 7º ano, de um tempo de reflexão de 1:00 de quinze em quinze dias, entre turmas por níveis, sobre assuntos da atualidade. A sessão seria dinamizada por alunos e moderada por adultos. Nesse espaço poderiam ser retiradas dúvidas assim como a busca de soluções que poderiam eventualmente serem direcionadas para organismos competentes na matéria.
- Sistema de correspondência obrigatória entre escolas pertencentes a países lusófonos, momentos privilegiados de interação, de conhecimento e de enriquecimento mútuo, estreitando laços linguísticos, culturais e humanos.
- Criação de espaços de mentorado dentro da escola, por grupos disciplinares, em que os alunos se autopropõem a trabalhar com colegas mais fragilizados e com mais dificuldades de aprendizagem. Esses alunos seriam recompensados trimestralmente com o reconhecimento da comunidade escolar.
|