Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Madeira


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica 2,3 do Caniçal
  1. Criação de um tempo de atendimento semanal do delegado de turma com o diretor da turma e de dois atendimentos, por semestre, com o órgão executivo da escola, a ocorrer antes da reunião do Conselho da Comunidade Educativa, de modo a que estes possam expressar a sua opinião sobre os assuntos em debate, na ordem de trabalhos deste órgão deliberativo da política educativa da escola.
  2. Criação de um Conselho de Alunos para o segundo e terceiro ciclos Ensino Básico, parecido a uma Associação de Estudantes.
  3. Disponibilização de um tempo semanal de Apoio ao Estudo, para todas as disciplinas teóricas, de modo a maximizar a conclusão, com sucesso, da escolaridade obrigatória e a reduzir o abandono escolar.
2 Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro
  1. Criação de uma campanha digital em articulação Parlamento/Escola, de modo a reforçar a importância da visita de estudo ao órgão legislativo/plenário, por parte dos alunos.
  2. Auscultação dos alunos aquando da redação do Regulamento Interno de Escola.
  3. Criação nas escolas de uma equipa (constituída por pessoal docente, não docente e alunos) destinada a acolher e apoiar casos de dificuldade de adaptação, nomeadamente a alunos imigrantes.
3 Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva
  1. Delinear e executar um plano de melhoramento nas escolas (a nível arquitetónico, de conforto, de segurança, de materiais e de espaços desportivos), que leve à redução do número de alunos que saem do sistema e permita o sucesso escolar.
  2. Criar espaços nas escolas que permitam uma maior interação dos alunos e, como consequência, uma melhor integração de todos, nomeadamente dos alunos que chegam de diferentes países.
  3. Implementar, de imediato, um conjunto de decisões e ações para prevenir a situação de falta de professores em várias disciplinas, que já se verifica e que deverá agravar-se nos próximos anos.
4 Escola Básica e Secundária de Machico
  1. Redução da carga horária da componente curricular do 3º ciclo, de modo a permitir uma maior participação nos projetos/ clubes oferecidos pelas escolas.
  2. Reintrodução de uma área não disciplinar, à semelhança de Área de Projeto, para o desenvolvimento de projetos que promovam o empreendedorismo e o associativismo jovem.
  3. Criação de grupos de acolhimento para alunos que chegam a uma nova escola.
5 Escola Salesiana de Artes e Ofícios - Funchal
  1. Um ensino mais prático, mais voltado para o "saber fazer" e na promoção de competências.
  2. Criar incentivos aos casais jovens para se fixarem em zonas do país mais envelhecidas.
  3. Haver um grupo dentro de cada escola responsável pela intervenção no bullying e cyberbullying.
6 Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol
  1. Colaborar com instituições culturais online e digitalmente com instituto de criar matérias educativos para formação de uma cidadania democrática e participativa.
  2. Criação de uma escola que estimula a participação mais ativa dos jovens na vida política, valorizando o diálogo e construindo um ambiente de aprendizagem enriquecedor. Com o desenvolvimento de projetos artísticos, literários e projetos interdisciplinares onde os alunos possam expressar as suas opiniões, reforçando assim o ensino do tema nas escolas.
  3. Promoção de palestras, debates com o objetivo de consciencializar a comunidade escolar sobre o que é o 25 de Abril. Estas palestras seriam realizadas com pessoas que tenham testemunhos sobre o tema, convidando veteranos de guerra para partilhar as suas vivências.
7 Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia
  1. Criar espaços de participação estudantil, através da criação de uma Assembleia de Estudantes, que integre os Delegados de Turma do 3º Ciclo, com a eventual moderação de Professores, de modo a promover a auscultação dos Alunos e a sua participação nas decisões da Escola, bem como na discussão de temas que suscitem o seu interesse.
  2. Promover, cada vez mais, a diferenciação pedagógica, para atender, tanto quanto possível, às necessidades educativas dos Alunos.
  3. Garantir Recursos Humanos suficientes, designadamente Professores e Auxiliares da Ação Educativa, tornando as suas carreiras mais atrativas e estáveis, de forma a assegurar um ensino de qualidade em todo o País.
8 Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo
  1. Promover a Escola como instituição de Excelência.
  2. Criar currículos como ferramenta para a inclusão.
  3. Nivelar a carga horária entre as diferentes disciplinas.
9 Escola Básica e Secundária de Santa Cruz
  1. Maior envolvimento dos alunos na tomada de decisões escolares. Permitir que os alunos tenham voz ativa quer na construção do currículo, quer na definição dos métodos de avaliação.
  2. Promover a diversidade cultural /educação inclusiva.
  3. Realização de campanhas de conscientização, por parte do Ministério da Educação, que divulguem a importância e as vantagens da profissão docente.
10 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
  1. Concepção de novos programas de estudo que mais se adequem à escola, alterando a matriz curricular de determinadas disciplinas.
  2. Incentivar práticas educativas formais, não formais e informais.
  3. Promoção de um ambiente escolar livre de estereótipos monitorizando práticas de discriminação no ambiente escolar
11 Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares - Ribeira Brava
  1. Maior rigor na seleção dos cursos para os alunos.
  2. Haver uma melhor articulação entre o uso dos tablets e o suporte manual.
  3. Mudanças nos conteúdos programáticos, que atualmente são demasiados extensos e desajustados, tanto das novas profissões como do que são os programas universitários, não acompanhando as mudanças e as transformações deste novo século, a tecnologia que é a realidade de hoje. Programas mais pequenos, mas mais exigentes, não permitindo facilitismos na avaliação dos mesmos, dando assim uma maior credibilidade à educação e à escola de hoje.