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Escola Básica 2,3 do Caniçal |
- Criação de um tempo de atendimento semanal do delegado de turma com o diretor da turma e de dois atendimentos, por semestre, com o órgão executivo da escola, a ocorrer antes da reunião do Conselho da Comunidade Educativa, de modo a que estes possam expressar a sua opinião sobre os assuntos em debate, na ordem de trabalhos deste órgão deliberativo da política educativa da escola.
- Criação de um Conselho de Alunos para o segundo e terceiro ciclos Ensino Básico, parecido a uma Associação de Estudantes.
- Disponibilização de um tempo semanal de Apoio ao Estudo, para todas as disciplinas teóricas, de modo a maximizar a conclusão, com sucesso, da escolaridade obrigatória e a reduzir o abandono escolar.
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2 |
Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro |
- Criação de uma campanha digital em articulação Parlamento/Escola, de modo a reforçar a importância da visita de estudo ao órgão legislativo/plenário, por parte dos alunos.
- Auscultação dos alunos aquando da redação do Regulamento Interno de Escola.
- Criação nas escolas de uma equipa (constituída por pessoal docente, não docente e alunos) destinada a acolher e apoiar casos de dificuldade de adaptação, nomeadamente a alunos imigrantes.
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3 |
Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva |
- Delinear e executar um plano de melhoramento nas escolas (a nível arquitetónico, de conforto, de segurança, de materiais e de espaços desportivos), que leve à redução do número de alunos que saem do sistema e permita o sucesso escolar.
- Criar espaços nas escolas que permitam uma maior interação dos alunos e, como consequência, uma melhor integração de todos, nomeadamente dos alunos que chegam de diferentes países.
- Implementar, de imediato, um conjunto de decisões e ações para prevenir a situação de falta de professores em várias disciplinas, que já se verifica e que deverá agravar-se nos próximos anos.
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Escola Básica e Secundária de Machico |
- Redução da carga horária da componente curricular do 3º ciclo, de modo a permitir uma maior participação nos projetos/ clubes oferecidos pelas escolas.
- Reintrodução de uma área não disciplinar, à semelhança de Área de Projeto, para o desenvolvimento de projetos que promovam o empreendedorismo e o associativismo jovem.
- Criação de grupos de acolhimento para alunos que chegam a uma nova escola.
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5 |
Escola Salesiana de Artes e Ofícios - Funchal |
- Um ensino mais prático, mais voltado para o "saber fazer" e na promoção de competências.
- Criar incentivos aos casais jovens para se fixarem em zonas do país mais envelhecidas.
- Haver um grupo dentro de cada escola responsável pela intervenção no bullying e cyberbullying.
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Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol |
- Colaborar com instituições culturais online e digitalmente com instituto de criar matérias educativos para formação de uma cidadania democrática e participativa.
- Criação de uma escola que estimula a participação mais ativa dos jovens na vida política, valorizando o diálogo e construindo um ambiente de aprendizagem enriquecedor. Com o desenvolvimento de projetos artísticos, literários e projetos interdisciplinares onde os alunos possam expressar as suas opiniões, reforçando assim o ensino do tema nas escolas.
- Promoção de palestras, debates com o objetivo de consciencializar a comunidade escolar sobre o que é o 25 de Abril. Estas palestras seriam realizadas com pessoas que tenham testemunhos sobre o tema, convidando veteranos de guerra para partilhar as suas vivências.
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Escola Básica 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia |
- Criar espaços de participação estudantil, através da criação de uma Assembleia de Estudantes, que integre os Delegados de Turma do 3º Ciclo, com a eventual moderação de Professores, de modo a promover a auscultação dos Alunos e a sua participação nas decisões da Escola, bem como na discussão de temas que suscitem o seu interesse.
- Promover, cada vez mais, a diferenciação pedagógica, para atender, tanto quanto possível, às necessidades educativas dos Alunos.
- Garantir Recursos Humanos suficientes, designadamente Professores e Auxiliares da Ação Educativa, tornando as suas carreiras mais atrativas e estáveis, de forma a assegurar um ensino de qualidade em todo o País.
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8 |
Escola Básica com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo |
- Promover a Escola como instituição de Excelência.
- Criar currículos como ferramenta para a inclusão.
- Nivelar a carga horária entre as diferentes disciplinas.
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Escola Básica e Secundária de Santa Cruz |
- Maior envolvimento dos alunos na tomada de decisões escolares. Permitir que os alunos tenham voz ativa quer na construção do currículo, quer na definição dos métodos de avaliação.
- Promover a diversidade cultural /educação inclusiva.
- Realização de campanhas de conscientização, por parte do Ministério da Educação, que divulguem a importância e as vantagens da profissão docente.
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Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco |
- Concepção de novos programas de estudo que mais se adequem à escola, alterando a matriz curricular de determinadas disciplinas.
- Incentivar práticas educativas formais, não formais e informais.
- Promoção de um ambiente escolar livre de estereótipos monitorizando práticas de discriminação no ambiente escolar
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Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares - Ribeira Brava |
- Maior rigor na seleção dos cursos para os alunos.
- Haver uma melhor articulação entre o uso dos tablets e o suporte manual.
- Mudanças nos conteúdos programáticos, que atualmente são demasiados extensos e desajustados, tanto das novas profissões como do que são os programas universitários, não acompanhando as mudanças e as transformações deste novo século, a tecnologia que é a realidade de hoje. Programas mais pequenos, mas mais exigentes, não permitindo facilitismos na avaliação dos mesmos, dando assim uma maior credibilidade à educação e à escola de hoje.
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