Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Beja


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica de Amareleja, Moura
  1. Criação de salas e aquisição de materiais da disciplina de educação física adaptados para pessoas com deficiências físicas, motoras, visuais e auditivas.
  2. Disponibilidade de aumento de verbas para a realização de visitas de estudo.
  3. Introdução na disciplina de cidadania de conteúdos como a língua gestual portuguesa e Braille.
2 Colégio de Nossa Senhora da Graça
  1. Dinamizar aulas direcionadas para as situações do dia a dia e com recurso a manuais digitais (aula autónoma).
  2. Aumento do salário dos professores e das condições de progressão na carreira.
  3. Dinamização de sessões interculturais e atividades integradoras de alunos estrangeiros ( ano zero) e com necessidades educativas especiais.
3 Escola Básica Fialho de Almeida, Cuba
  1. Criação de Concelhos Participativos Escolares.
  2. Criação de um órgão em que os alunos sejam os principais intervenientes na discussão de problemáticas escolares.
  3. Incentivar á criação e participação em projetos colaborativos.
4 Agrupamento de Escolas de São Teotónio
  1. Construir escolas confortáveis e seguras.
  2. Manter o Ensino Básico, universal, (para todos), gratuito e obrigatório.
  3. Garantir que o ensino Superior seja gratuito.
5 Escola Básica e Secundária de Ourique, Ourique
  1. Combater a falta de professores nas escolas, propondo que a Câmara Municipal local disponibilize alojamento para os professores com a comparticipação do Ministério de Educação.
  2. “Ano zero” – Criar condições nas escolas para facilitar o acolhimento e a integração dos alunos estrangeiros no primeiro ano da sua matrícula, reforçando o ensino da língua portuguesa.
  3. Preparação de todas as escolas para receber alunos com incapacidade física ou intelectual.
6 Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de S. Bento, Serpa
  1. Disponibilização, no bar e refeitório escolar, de uma maior diversidade de alimentos adequados a todas as dietas e alergias alimentares.
  2. Criação de uma rádio escolar para divulgação de atividades e informações relacionadas com os interesses dos alunos.
  3. Criação de um gabinete de enfermagem, com um técnico especializado, para atendimento à comunidade escolar.
7 Escola Secundária de Serpa
  1. Promoção de eventos escolares diversificados e integradores, para além de mais atividades extracurriculares.
  2. Aumentar o Orçamento da Educação, para haver suporte humano que possa contribuir para uma melhor integração de minorias.
  3. Melhorar as condições dos espaços físicos e dos recursos existentes em muitas escolas, visando a sua utilização para cada vez mais fins múltiplos.
8 Agrupamento de Escolas de Odemira
  1. A construção de novas escolas, substituindo as degradadas e melhorando as existentes.
  2. Mais recursos humanos nas Escolas e a sua valorização.
  3. Mais crédito horário para que as Escolas possam desenvolver os projetos pedagógicos que os alunos necessitam para alcançar o sucesso educativo.
9 Escola Básica Frei António Chagas, Vidigueira
  1. Permitir aos alunos, a escolha democrática de um conteúdo a abordar em cada disciplina.
  2. Criação de um "sarau cultural“, com alunos estrangeiros, onde se demonstrem hábitos/costumes/tradições de locais diferentes.
  3. Promover a contribuição de alunos de diferentes culturas na difusão de novos conhecimentos em várias disciplinas.
10 Escola Básica Dr. Manuel Brito Camacho, Aljustrel
  1. Criação de um espaço próprio, na pagina de cada escola, onde os alunos poderiam expor ideias/projetos /sugestões e expressar a sua opinião (construtiva),sobre assuntos relacionados com o meio escolar.
  2. Criação de um projeto denominado "Eu Ajudo", que consistia, na criação de equipas (por ano de escolaridade),que receberiam novos alunos e ao longo do ano letivo ,realizavam atividades promotoras de uma maior inclusão e integração dos alunos recém chegados à escola e /ou apresentem problemas de socialização.
  3. Valorizar e facilitar a criação e legalização das associações de estudantes.
11 Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo
  1. Criação nas escolas de mecanismos para ouvir as opiniões dos alunos, como por exemplo a realização regular de assembleias de delegados de turma e a criação de uma caixa de sugestões digital na página "online" da escola.
  2. Definição de uma estratégia de inclusão dos alunos migrantes nas escolas, através de um guia de acolhimento, um gabinete de acompanhamento e um sistema de tutoria por parte de outro alunos.
  3. Dinamização, em todos os níveis de escolaridade, de "workshops" sobre diversidade e inclusão, para sensibilizar e promover a reflexão sobre estas temáticas.
12 Agrupamento de Escolas de Barrancos
  1. A Redução de Horário, não no sentido de ter menos tempos letivos, mas sim menor numero de disciplinas.
  2. Dar a possibilidade ao aluno de poder eleger as disciplinas as quais prefere ter maior carga horária.
  3. Dar a opção de escolher como prova final e desde que tenha aprovação no final do período, entre Matemática e Português.
13 Agrupamento de Escolas de Castro Verde
  1. Reconhecer o direito dos alunos à sua participação nas decisões da vida da escola, valorizando e dando espaço, no horário letivo, às Assembleias de Turma , Assembleias de Escola e a estarem representados no Conselho Pedagógico.
  2. Dar voz aos alunos, consultivamente, na criação de políticas educativas que garantam a equidade e igualdade de oportunidades a todos os alunos, independentemente da região onde vivem, nomeadamente no que se refere à gestão da oferta educativa e formativa .
  3. Reforçar as medidas de apoio, e suporte à aprendizagem, junto de todos os alunos que apresentam algum tipo de alterações ou necessidades específicas, sejam do ponto de vista escolar e académico, seja do ponto de vista psicossocial, incluindo alunos estrangeiros que chegam às nossas escolas e não conhecem nem a língua, nem as regras e hábitos culturais
14 Escola Secundária de Moura
  1. Participação da Associação de Estudantes em todas as consultas públicas da comunidade educativa.
  2. Dar oportunidade a todos os alunos do 9º ano a experienciarem determinadas profissões.
  3. Contratação de um maior número de técnicos e professores especializados em áreas específicas.