1 |
Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja, Moura |
- Criação de salas e aquisição de materiais da disciplina de educação física adaptados para pessoas com deficiências físicas, motoras, visuais e auditivas.
- Disponibilidade de aumento de verbas para a realização de visitas de estudo.
- Introdução na disciplina de cidadania de conteúdos como a língua gestual portuguesa e Braille.
|
2 |
Colégio de Nossa Senhora da Graça |
- Dinamizar aulas direcionadas para as situações do dia a dia e com recurso a manuais digitais (aula autónoma).
- Aumento do salário dos professores e das condições de progressão na carreira.
- Dinamização de sessões interculturais e atividades integradoras de alunos estrangeiros ( ano zero) e com necessidades educativas especiais.
|
3 |
Escola Básica Fialho de Almeida, Cuba |
- Criação de Concelhos Participativos Escolares.
- Criação de um órgão em que os alunos sejam os principais intervenientes na discussão de problemáticas escolares.
- Incentivar á criação e participação em projetos colaborativos.
|
4 |
Agrupamento de Escolas de São Teotónio |
- Construir escolas confortáveis e seguras.
- Manter o Ensino Básico, universal, (para todos), gratuito e obrigatório.
- Garantir que o ensino Superior seja gratuito.
|
5 |
Escola Básica e Secundária de Ourique |
- Combater a falta de professores nas escolas, propondo que a Câmara Municipal local disponibilize alojamento para os professores com a comparticipação do Ministério de Educação.
- “Ano zero” – Criar condições nas escolas para facilitar o acolhimento e a integração dos alunos estrangeiros no primeiro ano da sua matrícula, reforçando o ensino da língua portuguesa.
- Preparação de todas as escolas para receber alunos com incapacidade física ou intelectual.
|
6 |
Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de S. Bento, Serpa |
- Disponibilização, no bar e refeitório escolar, de uma maior diversidade de alimentos adequados a todas as dietas e alergias alimentares.
- Criação de uma rádio escolar para divulgação de atividades e informações relacionadas com os interesses dos alunos.
- Criação de um gabinete de enfermagem, com um técnico especializado, para atendimento à comunidade escolar.
|
7 |
Escola Secundária de Serpa |
- Promoção de eventos escolares diversificados e integradores, para além de mais atividades extracurriculares.
- Aumentar o Orçamento da Educação, para haver suporte humano que possa contribuir para uma melhor integração de minorias.
- Melhorar as condições dos espaços físicos e dos recursos existentes em muitas escolas, visando a sua utilização para cada vez mais fins múltiplos.
|
8 |
Agrupamento de Escolas de Odemira |
- A construção de novas escolas, substituindo as degradadas e melhorando as existentes.
- Mais recursos humanos nas Escolas e a sua valorização.
- Mais crédito horário para que as Escolas possam desenvolver os projetos pedagógicos que os alunos necessitam para alcançar o sucesso educativo.
|
9 |
Escola Básica Frei António Chagas, Vidigueira |
- Permitir aos alunos, a escolha democrática de um conteúdo a abordar em cada disciplina.
- Criação de um "sarau cultural“, com alunos estrangeiros, onde se demonstrem hábitos/costumes/tradições de locais diferentes.
- Promover a contribuição de alunos de diferentes culturas na difusão de novos conhecimentos em várias disciplinas.
|
10 |
Escola Básica Dr. Manuel Brito Camacho, Aljustrel |
- Criação de um espaço próprio, na pagina de cada escola, onde os alunos poderiam expor ideias/projetos /sugestões e expressar a sua opinião (construtiva),sobre assuntos relacionados com o meio escolar.
- Criação de um projeto denominado "Eu Ajudo", que consistia, na criação de equipas (por ano de escolaridade),que receberiam novos alunos e ao longo do ano letivo ,realizavam atividades promotoras de uma maior inclusão e integração dos alunos recém chegados à escola e /ou apresentem problemas de socialização.
- Valorizar e facilitar a criação e legalização das associações de estudantes.
|
11 |
Agrupamento de Escolas de Ferreira do Alentejo |
- Criação nas escolas de mecanismos para ouvir as opiniões dos alunos, como por exemplo a realização regular de assembleias de delegados de turma e a criação de uma caixa de sugestões digital na página "online" da escola.
- Definição de uma estratégia de inclusão dos alunos migrantes nas escolas, através de um guia de acolhimento, um gabinete de acompanhamento e um sistema de tutoria por parte de outro alunos.
- Dinamização, em todos os níveis de escolaridade, de "workshops" sobre diversidade e inclusão, para sensibilizar e promover a reflexão sobre estas temáticas.
|
12 |
Agrupamento de Escolas de Barrancos |
- A Redução de Horário, não no sentido de ter menos tempos letivos, mas sim menor numero de disciplinas.
- Dar a possibilidade ao aluno de poder eleger as disciplinas as quais prefere ter maior carga horária.
- Dar a opção de escolher como prova final e desde que tenha aprovação no final do período, entre Matemática e Português.
|
13 |
Agrupamento de Escolas de Castro Verde |
- Reconhecer o direito dos alunos à sua participação nas decisões da vida da escola, valorizando e dando espaço, no horário letivo, às Assembleias de Turma , Assembleias de Escola e a estarem representados no Conselho Pedagógico.
- Dar voz aos alunos, consultivamente, na criação de políticas educativas que garantam a equidade e igualdade de oportunidades a todos os alunos, independentemente da região onde vivem, nomeadamente no que se refere à gestão da oferta educativa e formativa .
- Reforçar as medidas de apoio, e suporte à aprendizagem, junto de todos os alunos que apresentam algum tipo de alterações ou necessidades específicas, sejam do ponto de vista escolar e académico, seja do ponto de vista psicossocial, incluindo alunos estrangeiros que chegam às nossas escolas e não conhecem nem a língua, nem as regras e hábitos culturais
|
14 |
Escola Secundária de Moura |
- Participação da Associação de Estudantes em todas as consultas públicas da comunidade educativa.
- Dar oportunidade a todos os alunos do 9º ano a experienciarem determinadas profissões.
- Contratação de um maior número de técnicos e professores especializados em áreas específicas.
|