Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral dos Açores


N.º Escola Medidas
1 EB1,2,3/JI de Ponta Garça
  1. Representar a comunidade estudantil (7º, 8º e 9º anos) através da criação de Associações de Estudantes, nas reuniões dos órgãos executivos, conselhos de turma e outras.
  2. Valorizar e respeitar a diversidade na escola promovendo a justiça, a liberdade e a democracia no ambiente escolar.
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2 EB2,3 de Ginetes
  1. Alteração dos horários letivos.
  2. Redefinir o peso e a utilização dos manuais digitais.
  3. Disponibilizar no orçamento de Estado mais verbas para investimentos na educação.
3 EBS 2,3 /S Bento Rodrigues
  1. Maior liberdade na criação do currículo dos alunos.
  2. Criar, em cada escola, um grupo ou clube que funcione de forma semelhante ao Parlamento dos Jovens para ajudar a promover a capacitação dos jovens para efetuarem mudanças positivas nas suas escolas.
  3. Apurar anualmente as liberdades que os alunos pensam estar em perigo no seu ambiente escolar ou na sua comunidade.
4 EB2,3/S Armando Cortes Rodrigues
  1. Maior poder de intervenção dos alunos na escola junto dos órgãos (executivo e pedagógico), tornando a escola mais participativa e plural.
  2. Promover um ambiente escolar mais dinâmico onde os alunos possam interagir mais a nível desportivo e cultural, com competições saudáveis, recorrendo a diferentes disciplinas, dentro da sua escola e com outras escolas.
  3. Direito a mais bolsas de estudo, não só para alunos, mas também para professores, como enriquecimento profissional e pessoal.
5 EB 1,2,3/S Mouzinho da Silveira
  1. Criação de cursos profissionais em todas as ilhas, para os jovens que não pretendem frequentar o ensino regular, terem hipótese de frequentar um curso profissional na sua ilha.
  2. Criação de uma associação de estudantes em todas as ilhas do arquipélago para o desenvolvimento e promoção de atividades que proporcionem o contacto com a cultura e para dinamizar os mais variados eventos para uma melhor integração de todos os alunos.
  3. Criação de uma sala de estudo, em que os alunos mais velhos é que ajudam e orientam os mais novos, como por exemplo, os alunos do secundário ajudam os do 3.º Ciclo, os discentes do 3.º Ciclo auxiliam os do 2.º Ciclo e os do 2.º Ciclo ajudam os do 1.º Ciclo.
6 Escola Manuel Azevedo da Cunha
  1. Promoção de um encontro entre as turmas de cada ano escolar, a partir do 7º ano, a ocorrer uma vez por período ordinariamente ou extraordinariamente caso se justifique, com a presença do Presidente do Conselho Executivo.
  2. Criação de uma equipa de apoio à inclusão de novos alunos para uma escola plural e participativa.
  3. Criação de uma comissão de apoio para os alunos vítimas de discriminação ou assédio que os impossibilitem de usufruir de uma escola plural e participativa.
7 EB1,2,3/JI/S de São Roque do Pico
  1. Disponibilização de mais apoios aos alunos provenientes do estrangeiro, não só ao nível da aprendizagem da língua portuguesa, mas também no que respeita à integração social e cultural.
  2. Direito de voto aos delegados de turma do ensino secundário aquando da eleição do Conselho Executivo.
  3. Criação de medidas de maior incentivo e apoio financeiro a visitas de estudo que diminuam a descontinuidade geográfica entre o continente português e os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
8 EB1,2,3/JI/S/EA Tomás de Borba
  1. Reforçar o domínio da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento “Literacia Financeira e a Educação para o Consumo” a partir do 2º ciclo, aumentado a periodicidade da sua abordagem.
  2. Anualmente, aumentar o número mínimo de atividades extra sala de aula, nomeadamente visitas de estudo.
  3. Aumentar as ofertas nas escolas ligadas ao ensino artístico.
9 EB2,3/S da Graciosa
  1. Realização de mais palestras sobre educação sexual, violência doméstica, abusos, entre outros temas importantes para o nosso desenvolvimento enquanto jovens.
  2. Rever os documentos orientadores de todas as disciplinas de forma a tornar, os seus conteúdos a menos extensos e mais adequados à realidade atual.
  3. Aplicação de testes de análise da saúde mental dos alunos de forma a identificar possíveis casos de desgaste ou doença.
10 Colégio do Castanheiro
  1. Criar um parlamento nas escolas com a participação ativa dos alunos e diretores;
  2. Conhecer o sistema de ensino de outros países, promovendo parcerias e intercâmbios;
  3. Implementar na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento o tema - instituições e participação democrática.
11 EB 1,2,3/JI da Vila de Rabo de Peixe
  1. Criar de um grupo de alunos de vários níveis de ensino por exemplo, 2º e 3º ciclos, para divulgar os conceitos de democracia, liberdade e eleições e incentivar os alunos a ter uma participação ativa na sociedade e na resolução de problemas na escola local com ações de sensibilização.
  2. Criar um gabinete do aluno onde os alunos expunham as suas necessidades, ideias para dinamizar a escola através de uma plataforma para troca e divulgação de ideias sobre assuntos da atualização política, económica internacional.
  3. Criar um grupo de alunos sob a orientação de um professor com reuniões semanais para expor as dificuldades encontradas na sociedade e na escola com os colegas e a comunidade escolar, quanto às suas dúvidas e orientações sexuais (comunidade LGBTQIA+) e sensibilizar a comunidade escolar sobre a igualdade de géneros e direitos da comunidade LGBT.
12 EB2,3/S do Nordeste
  1. Criação de um Orçamento Participativo Escolar.
  2. Atribuir direito ao voto aos Delegados de Turma do 3º Ciclo nas eleições para o Conselho Executivo.
  3. Criação de um Conselho Regional de Presidentes de Associação de Estudantes.
13 EB2,3/S de Velas
  1. Adquirir mais recursos materiais e equipamentos tecnológicos para as escolas, alunos e professores.
  2. Criar espaços de debate na escola que proporcionem a troca plural de ideias e a discussão dos problemas gerados no quotidiano escolar.
  3. Facultar a alunos, docentes e assistentes operacionais formação em suporte básico de vida.
14 EB1,2,3/JI Francisco Ornelas da Câmara
  1. Promover de forma efetiva e mais eficaz a participação do delegado e representante dos Encarregados de Educação nos Conselhos de Turma.
  2. Dar autonomia às escolas relativamente à decisão de adotar os manuais digitais.
  3. Criar Assembleias de Delegados dos vários ciclos de ensino, que reúnam uma vez por período, podendo, eventualmente, integrar outros membros da comunidade escolar.
15 EB2,3 da Maia
  1. Realizar alterações nas temáticas a abordar na Disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica, por forma a introduzir temáticas como a diversidade cultural, crenças, etnias e orientação sexual.
  2. Criar um evento anual entre as escolas de cada concelho de uma ilha, onde seriam expostas as tradições, gastronomia e outros elementos culturais dos países sorteados para cada escola.
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16 ES da Ribeira Grande
  1. Aumentar o investimento nas infraestruturas e nos recursos físicos e humanos das escolas.
  2. Implementar programas de tutoria entre pares.
  3. Apoiar imigrantes.
17 Escola Secundária Manuel de Arriaga
  1. Criação de um gabinete de apoio ao/à aluno/a estrangeiro/a: Propõe-se a criação deste gabinete, composto por técnicos de diversas áreas da sociedade, devido ao aumento de alunos/as estrangeiros/as no nosso país e, em particular, na nossa região; pelas dificuldades inerentes à integração numa nova sociedade e comunidade escolar; pelas barreiras linguísticas e eventuais choques culturais que importam ultrapassar ou dirimir para uma melhor inclusão da comunidade imigrante.
  2. Encontros interescolares: Propõe-se estes encontros, presenciais ou online, para partilha de boas práticas escolares sobre educação inclusiva, aprendizagens criativas, bem como atividades ludopedagógicas que promovam uma escola plural e participativa e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.
  3. Alargamento da oferta das atividades extracurriculares: Maior diversificação de atividade extracurriculares que vão ao encontro dos interesses dos alunos, que promovam a uma verdadeira inclusão dos mesmos na escola, como fator potenciador do desenvolvimento das competências pessoais e sociais da comunidade estudantil.
18 EB1,2,3/JI da Vila de S. Sebastião
  1. Constituição de associações de estudantes nas escolas de ensino básico.
  2. Dinamização de clubes e atividades extracurriculares que integrem os interesses de todos alunos.
  3. Implementação de assembleias de turma semanais.
19 EB2,3/S Cardeal Costa Nunes
  1. Promover visitas de estudo ao Parlamento e a participação democrática através das aulas de cidadania e desenvolvimento.
  2. Realização de atividades que promovam entreajuda de alunos com maiores capacidades e alunos com mais dificuldades, fora do horário escolar, de forma voluntária e num espaço aberto a toda a comunidade escolar do básico.
  3. Implementação de aulas de outras religiões, de forma que a esta disciplina não contribua como uma nota no final do semestre/ano, permitindo aos alunos se sentirem integrados no âmbito escolar, independentemente da sua religião
20 EB2,3/S das Lajes do Pico
  1. Integrar na matrícula a opção de aulas sobre diferentes religiões. A Constituição da República Portuguesa consagra, no seu artigo 41.º, a inviolabilidade da liberdade de consciência, de religião e de culto, garantindo a liberdade de ensino de qualquer religião. De acordo com o artigo, defendemos que, no ato da matrícula, deveria ser obrigatória a apresentação da opção de aulas sobre diferentes religiões.
  2. Criação de um gabinete de apoio ao aluno estrangeiro. Devido ao aumento da transferência de alunos estrangeiros para as nossas escolas, a nossa medida visa a sua melhor integração, criando um gabinete/local de apoio onde poderiam pedir ajuda em algum tipo de trabalho ou tradução. Podendo também, muitas vezes, ser necessário um tutor acompanhar os alunos nas aulas, no caso de precisarem de tradução.
  3. Criação de um clube direcionado para alunos de forma a conseguirem partilhar as suas experiências de imigração.
21 ES Antero de Quental
  1. Uma escola plural e participativa, potencializadora do sucesso escolar, que privilegie o equilíbrio entre os materiais digitais e os livros.
  2. Uma escola com uma grande diversidade de projetos artísticos e tecnológicos.
  3. Uma escola direcionada para a vida quotidiana, mais prática e dinâmica.
22 EB1,2,3/JI/S Padre Maurício de Freitas
  1. Direcionar os conteúdos das Disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Desenvolvimento Pessoal e Social / Educação Cívica para a construção de um espaço de aprendizagem e debate.
  2. Apostar em formações para os docentes específicas de incentivo à participação.
  3. Dinamizar a realização de reuniões de debate sobre assuntos onde a comunidade escolar se insere.
23 EB1,2,3/JI dos Biscoitos
  1. Cidadania em Ação: Preparando Alunos para os Desafios Práticos da Vida
  2. Construindo Pontes de Possibilidades: Programas e Infraestruturas Inovadoras ao Alcance de Todas as Escolas
  3. Desafios Desportivos: Ampliando Escolhas e Competições para Fortalecer Laços Escolares
24 ES Domingos Rebelo
  1. Maior flexibilidade do horário e dos currículos, de professores e de funcionários, com o intuito de aumentar a componente prática das disciplinas
  2. Incentivar a existência de um ensino técnico-profissional de alta qualidade e orientado para as necessidades do mercado de trabalho
  3. Valorizar projetos independentes dos alunos, que contribuem para o seu processo individual e para que tenham apoio dos professores
25 ES Vitorino Nemésio
  1. Implementar a educação para a política como conteúdo obrigatório no 3.º ciclo, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Promover a criação de Associações de Estudantes nas escolas do 2.º e 3.º ciclos.
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26 EB1,2,3/JI de Furnas
  1. Moradias perto da escola para docentes deslocados.
  2. Ajudas de custo aos docentes deslocados por Instituições e Governo (combustíveis, por exemplo)
  3. Voltar aos manuais em papel e utilizar o computador como complemento ao estudo (os resultados escolares estão a piorar)
27 EB1,2/JI Gaspar Frutuoso
  1. Prolongar o horário de funcionamento da biblioteca e centro de recurso após o fim das aulas.
  2. Proporcionar semanalmente aulas mais interativas.
  3. Acabar com as aulas de 90m no período da tarde.
28 EB1,2,3/JI de Água de Pau
  1. Criar um conselho consultivo de alunos das escolas do ensino público, privado e cooperativo, da RAA, que reúna com os dirigentes da Direção Regional de Educação e Administração Educativa para debater temas do interesse dos estudantes, analisar propostas e apresentar sugestões.
  2. Criar nos websites institucionais da educação (website da Direção Geral da Educação, Portal da Educação dos Açores, entre outros), uma área destinada à apresentação de preocupações, propostas e sugestões por parte dos estudantes.
  3. Implicar os alunos na organização das atividades do ano escolar e de outros aspetos da gestão da escola, designadamente no planeamento e na realização da receção dos novos alunos, do acolhimento dos alunos estrangeiros, de atividades inclusivas, entre outras ações, que visem uma experiência integradora, positiva e salutar no ambiente escolar.