1 |
Escola Básica e Secundária Abel Botelho, Tabuaço |
- Ciclo de encontros onde se reafirme a importância da Revolução de 25 de Abril na escola de hoje, com a participação dos pais/EE.
- Recolher testemunhos junto das gerações mais velhas, promovendo tertúlias de partilha de experiências com as gerações mais novas.
- Criação do mural "O 25 de Abril na escola de hoje", que permita o reviver Abril diariamente, lembrando os jovens da necessidade de reforçar a participação na vida pública e política na escola de hoje.
|
2 |
Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, Abraveses, Viseu |
- Propomos que sejam criadas melhores condições de trabalho e medidas mais atrativas à profissão docente, e outros colaboradores, para que continuemos a ter nas escolas professores para garantir o direito à educação. Em Portugal o ensino gratuito e universal é um dos direitos que está previsto na legislação. No entanto este direito está condicionado pela falta de professores e outros colaboradores nas escolas.
- Propomos que sejam criadas disciplinas (preferencialmente não tão teóricas como as comuns) que preparem os jovens efetivamente para aspetos da sociedade que serão essenciais para o seu futuro. Como por exemplo a gestão financeira, primeiros socorros, inteligência artificial e suas ameaças/potencialidades, gestão familiar, psicologia, gastronomia/culinária, ...
- Propomos a sensibilização e a preparação dos jovens para o seu envolvimento em organizações/eventos onde suas opiniões serão ouvidas e tidas em conta.
|
3 |
Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira |
- Interculturalidade na escola: oportunidades e desafios - Reestruturação da importância da interculturalidade na escola, abordando as oportunidades e desafios associados a lidar com a diversidade cultural dos alunos. Há cada vez mais a necessidade de reconhecer, respeitar e valorizar as diferenças culturais, promovendo a tolerância, aceitação e equidade.
- Saúde e Bem-Estar na Escola: a procura de ambientes propícios para os alunos - Introduzir o tema da importância da saúde e bem-estar na escola, com foco especial no aspeto psicológico dos alunos. Destacando a necessidade de promover o bem-estar emocional, proteger os alunos de experiências adversas e reconhecer a importância deste equilíbrio para o sucesso académico, social e emocional.
- A Era do digital nas Escolas - O digital chegou à sala de aula. Como podem as escolas adaptar-se? Promoção de uma educação e consequente sensibilização, dos cidadãos para os desafios que se colocam à comunidade, nomeadamente a questão que se prende com a problemática da Era do digital nas Escolas.
|
4 |
Escola Secundária de Nelas |
- Construir um espólio intergeracional, digital e manual, de acesso livre, permitindo uma memória coletiva e consciente das vivências antes, durante e após o 25 de Abril, através da recolha de informação e testemunhos da geração que viveu o 25 de Abril.
- Incentivar e valorizar petições públicas nas escolas, nomeadamente através das associações de estudantes, por forma a garantir que a comunidade escolar seja ouvida em aspetos relacionados com a educação.
- Constituição de uma "Assembleia de Turma", onde os alunos possam aprender a debater, ouvir e respeitar as opiniões de todos. Deste modo, esta assembleia de turma permitiria a aquisição e a compreensão de diversos valores democráticos sendo uma experiência de implementação no dia a dia.
|
5 |
Escola Básica de Souselo, Cinfães |
- Criação de plataformas online para permitir a participação ativa dos estudantes, mesmo fora do ambiente escolar, incentivando a colaboração e a expressão de ideias, assentes em projetos de voluntariado.
- Criação e promoção de um clube em rede : “Clube da Liberdade”; devidamente regulamentado pela Direção Geral de Educação, à semelhança por exemplo, da rede de Clubes Europeus ou da Rede de Clubes de Robótica, por forma a discutir temas relevantes, promovendo a troca de ideias e o respeito às opiniões diversas dentro do seio das escolas e das redes das quais estas fazem parte.
- Rever os projetos educativos das escolas por forma a garantir a promoção da inclusão e diversidade na escola, possibilitando a criação de um ambiente onde todos se sintam respeitados, independentemente de sua origem, género, religião ou orientação.
|
6 |
Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo |
- Valorizar a história, cultura e contributos de diferentes grupos e minorias presentes na escola para promoção e incentivo a um melhor aproveitamento escolar e alargamento do conhecimento de outras culturas;
- Atribuição de vouchers, dados pela escola, para os alunos/famílias que têm dificuldades económicas;
- Requalificar a sala de convívio com jogos de entretenimento (damas, cartas, dominó…), promovendo assim atividades em grupo para se criarem elos de amizade e evitar o uso de ecrãs e melhorar os cacifos para guardar as mochilas em segurança.
|
7 |
Escola Secundária de Castro Daire |
- Liberdade na opção da escolha da área no ensino secundário.
- Equilíbrio entre o digital e o papel.
- Liberdade de expressão.
|
8 |
Escola Básica General Serpa Pinto, Cinfães |
- Redução da componente teórica nos planos de formação dos cursos profissionais privilegiando a componente prática;
- Revisão da matriz curricular do ensino básico, com introdução de disciplinas de carater mais prático como “Empreendedorismo”, “Educação Financeira”, “Planeamento e preparação para a vida ativa”, etc.
- Alteração do ponto 2 do artº2º da Lei n.º 57/2019 de 7 de agosto (que altera a Lei n.º 23/2006, de 23 de junho), de forma a permitir a possibilidade da presença de um professor para efeitos de representação legal das Associações de Estudantes criadas em Escolas do Ensino Básico.
|
9 |
Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira |
- Facilitar maior apoio aos alunos de outras nacionalidades.
- Aumentar o número de técnicos especializados nas escolas e o número de tempos letivos de Cidadania e Desenvolvimento.
- Aquando da implementação de uma nova medida de carácter pedagógico auscultar a opinião dos alunos.
|
10 |
Escola Secundária de Vila Nova de Paiva |
- Implementar a obrigatoriedade de existir em todas as escolas boas acessibilidades para pessoas com deficiência para a participação nas atividades.
- Contemplar na legislação a obrigatoriedade de o Diretor de cada escola reunir, pelo menos, quatro vezes por ano, com os representantes dos alunos e estes terem direito a serem ouvidos sobre as decisões de gestão da escola e a estarem presentes nos conselhos de Turma de avaliação formativa, a partir do 2º ciclo.
- Enriquecer o currículo dos alunos com atividades culturais, desportivas ou outras que promovam o enriquecimento cultural, o convívio, o bem-estar dos alunos e a sua “preparação para a vida adulta”.
|
11 |
Escola Básica de Santa Cruz da Trapa, São Pedro do Sul |
- Alterar a possibilidade das aulas de substituição (em caso de falta do docente) traduzirem-se em tempo livre para os alunos.
- Incentivar o conhecimento cultural, artístico, literário e desportivo através de visitas de estudo, aulas de campo e visitas em espaços da comunidade, conciliando as aprendizagens de sala de aula com a realidade envolvente.
- Melhorar as condições digitais das escolas (rede, internet).
|
12 |
Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu |
- Alteração do currículo com introdução de novas "disciplinas": educação/literacia financeira; diversidade cultural; democracia.
- Criação de um plano de integração cultural para alunos estrangeiros.
- Redução do número de alunos por turma, promovendo o aumento do número de docentes, técnicos especializados e assistentes operacionais.
|
13 |
Escola Básica D. Duarte, Vil de Soito, Viseu |
- Incrementar o investimento nas Escolas, com discriminação positiva para os alunos das escolas periféricas.
- Tornar a profissão de professor atrativa, com prestígio e recompensadora.
- Criação de assembleias regulares, com a participação de alunos, professores e pessoal não docente, na perspetiva do debate.
|
14 |
Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu |
- Realização de atividades (festas, festivais) comemorativos do 25 de abril com o objetivo de integrar os jovens nesses festejos.
- Aproveitar as plataformas digitais para divulgar informações, vídeos e documentos atrativos relacionados com o 25 de abril.
- Programar visitas a locais emblemáticos relacionados com os factos históricos do 25 de abril.
|
15 |
Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde |
- Criar um mês destinado à abordagem de temas fraturantes nas escolas – promoção de diversas atividades que permitam reduzir a exclusão social e o preconceito.
- Promover formação sobre inclusão e interculturalidade direcionada a toda a comunidade educativa (alunos, docentes, encarregados de educação/ pais e auxiliares de ação educativa).
- Realizar, de forma regular, “Reuniões de Delegados” para, em conjunto, debater problemas e tomar decisões sobre assuntos que afetem o ambiente escolar.
|
16 |
Agrupamento de Escolas de Viso, Viseu |
- Defendemos que o sistema de Ensino deve disponibilizar os manuais e cadernos de atividades em formato digital, de forma gratuita às famílias, complementando com o uso dos manuais em papel.
- Propomos que o currículo da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento deve ser atualizado, com o aumento para 1 tempo letivo semanal e a integração de áreas práticas como educação culinária; educação financeira; defesa pessoal, entre outras.
- Defendemos a criação nas escolas de 2.º e 3.º CEB de uma equipa multidisciplinar que monitorize áreas essenciais para uma Escola mais plural e inclusiva, nomeadamente: situações de discriminação, assédio e bullying e a integração de alunos emigrantes e refugiados, entre outras situações.
|
17 |
Agrupamento de Escolas de Resende |
- Incrementar o intercâmbio e a colaboração entre escolas dos diferentes países e continentes promovendo uma consciência global e o respeito pela diversidade de credos, culturas e opções políticas, no contexto de uma cidadania ativa e transformadora;
- Através das escolas devem ser apoiadas e divulgados projetos e iniciativas dos jovens que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, diminuindo a carga excessiva de aulas sem pôr em causa o potencial transformador da Escola de hoje;
- Criar espaços e momentos de reflexão e de criação artística, de forma interdisciplinar, com o objetivo de celebrar e preservar a memória histórica do 25 de abril, numa escola ativa e reflexiva, vendo reconhecido o seu papel na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
|
18 |
Escola Básica n.º 3 de Mundão, Viseu |
- Atualização da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- Aumento do investimento do estado na educação.
- Colocação dos professores.
|
19 |
Escola Básica Infante D. Henrique, Repeses, Viseu |
- A adoção de uma metodologia ativa, ou seja, apoiar o desenvolvimento dos alunos através de “discussões” e trabalho colaborativo.
- Aumentar a interação entre jovens de diferentes culturas, religiões e etnias criando momentos como palestras, convívios ou atividades.
- Apostar na avaliação por competências em vez de conhecimentos descartáveis através da criação de grupos de trabalho.
|
20 |
Escola Básica Grão Vasco, Viseu |
- Reforço nas Escolas dos técnicos de LGP, Braille e formas de comunicação alternativa.
- Introdução no currículo escolar de matérias de capacitação para a vida ativa (LGP, primeiros socorros, economia doméstica).
- Implementação nas Escolas de atividades de caráter intercultural com vista a um maior conhecimento e integração das diversas culturas que estão a chegar ao nosso país.
|
21 |
Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal |
- Realização de reuniões mensais com o Diretor(a) de cada Escola/Agrupamento.
- Encontros, não obrigatórios, de debate entre os alunos.
- Palestras informativas fixas para um determinado nível escolar, com pessoas especialistas na área abordada e visitas de estudo relacionadas com o tema.
|
22 |
Colégio da Imaculada Conceição |
- Realização de um concurso anual para fomentar a criatividade e o empreendedorismo dos alunos.
- Garantir que as instalações físicas sejam acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiência, fornecendo recursos digitais e tecnológicos que possam ser utilizados por todos os alunos, independentemente de alguns constrangimentos psicomotores.
- Maior reforço do currículo em áreas como a educação financeira, que visam preparar os alunos para o futuro
|
23 |
Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades |
- Criação de debates sobre questões de âmbito escolar e da sociedade em geral.
- Criação de esquipas de alunos para acolher e integrar estudantes oriundos de nacionalidade estrangeira.
- Melhorar as condições de conforto térmico nas salas de aula.
|
24 |
Escola Secundária Latino Coelho, Lamego |
- Fomentar atividades a fim abordar a gestão financeira e económica.
- Introdução ao estudo acompanhado.
- Desenvolver aprendizagens com trabalhos de projeto.
|
25 |
Agrupamento de Escolas de Mortágua |
- Criação de meios de acesso para pessoas com dificuldade na mobilidade.
- Criação de mesas redondas.
- Diferentes modalidades de avaliação.
|
26 |
Escola Básica Álvaro Coutinho o Magriço, Penedono |
- Diminuir as aulas curriculares e aumentar as atividades extracurriculares.
- Reformular o currículo das várias disciplinas, diminuindo as respetivas cargas horárias, a duração das aulas (máximo de 40 minutos) e um máximo de 6 tempos letivos por dia.
- Aumentar a oferta extracurricular (oficinas de formação, clubes,
|
27 |
Escola Secundária de Molelos, Tondela |
- Criação de um espaço informal de reflexão (Clube) para pensar a escola que queremos ter e construir, com a participação de Alunos, Enc. de Educação, Docentes e Funcionários.
- Lançamento/Criação do "Dia Nacional da Escola Inquieta e Feliz...!"
- Realização trimestral do "Dia da Escola na Comunidade" tematizado em resultado do trabalho do espaço informal de de reflexão. ( 3 realizações por ano lectivo).
|