Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Viseu


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária Abel Botelho, Tabuaço
  1. Ciclo de encontros onde se reafirme a importância da Revolução de 25 de Abril na escola de hoje, com a participação dos pais/EE.
  2. Recolher testemunhos junto das gerações mais velhas, promovendo tertúlias de partilha de experiências com as gerações mais novas.
  3. Criação do mural "O 25 de Abril na escola de hoje", que permita o reviver Abril diariamente, lembrando os jovens da necessidade de reforçar a participação na vida pública e política na escola de hoje.
2 Escola Básica Dr. Azeredo Perdigão, Abraveses, Viseu
  1. Propomos que sejam criadas melhores condições de trabalho e medidas mais atrativas à profissão docente, e outros colaboradores, para que continuemos a ter nas escolas professores para garantir o direito à educação. Em Portugal o ensino gratuito e universal é um dos direitos que está previsto na legislação. No entanto este direito está condicionado pela falta de professores e outros colaboradores nas escolas.
  2. Propomos que sejam criadas disciplinas (preferencialmente não tão teóricas como as comuns) que preparem os jovens efetivamente para aspetos da sociedade que serão essenciais para o seu futuro. Como por exemplo a gestão financeira, primeiros socorros, inteligência artificial e suas ameaças/potencialidades, gestão familiar, psicologia, gastronomia/culinária, ...
  3. Propomos a sensibilização e a preparação dos jovens para o seu envolvimento em organizações/eventos onde suas opiniões serão ouvidas e tidas em conta.
3 Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira
  1. Interculturalidade na escola: oportunidades e desafios - Reestruturação da importância da interculturalidade na escola, abordando as oportunidades e desafios associados a lidar com a diversidade cultural dos alunos. Há cada vez mais a necessidade de reconhecer, respeitar e valorizar as diferenças culturais, promovendo a tolerância, aceitação e equidade.
  2. Saúde e Bem-Estar na Escola: a procura de ambientes propícios para os alunos - Introduzir o tema da importância da saúde e bem-estar na escola, com foco especial no aspeto psicológico dos alunos. Destacando a necessidade de promover o bem-estar emocional, proteger os alunos de experiências adversas e reconhecer a importância deste equilíbrio para o sucesso académico, social e emocional.
  3. A Era do digital nas Escolas - O digital chegou à sala de aula. Como podem as escolas adaptar-se? Promoção de uma educação e consequente sensibilização, dos cidadãos para os desafios que se colocam à comunidade, nomeadamente a questão que se prende com a problemática da Era do digital nas Escolas.
4 Escola Secundária de Nelas
  1. Construir um espólio intergeracional, digital e manual, de acesso livre, permitindo uma memória coletiva e consciente das vivências antes, durante e após o 25 de Abril, através da recolha de informação e testemunhos da geração que viveu o 25 de Abril.
  2. Incentivar e valorizar petições públicas nas escolas, nomeadamente através das associações de estudantes, por forma a garantir que a comunidade escolar seja ouvida em aspetos relacionados com a educação.
  3. Constituição de uma "Assembleia de Turma", onde os alunos possam aprender a debater, ouvir e respeitar as opiniões de todos. Deste modo, esta assembleia de turma permitiria a aquisição e a compreensão de diversos valores democráticos sendo uma experiência de implementação no dia a dia.
5 Escola Básica de Souselo, Cinfães
  1. Criação de plataformas online para permitir a participação ativa dos estudantes, mesmo fora do ambiente escolar, incentivando a colaboração e a expressão de ideias, assentes em projetos de voluntariado.
  2. Criação e promoção de um clube em rede : “Clube da Liberdade”; devidamente regulamentado pela Direção Geral de Educação, à semelhança por exemplo, da rede de Clubes Europeus ou da Rede de Clubes de Robótica, por forma a discutir temas relevantes, promovendo a troca de ideias e o respeito às opiniões diversas dentro do seio das escolas e das redes das quais estas fazem parte.
  3. Rever os projetos educativos das escolas por forma a garantir a promoção da inclusão e diversidade na escola, possibilitando a criação de um ambiente onde todos se sintam respeitados, independentemente de sua origem, género, religião ou orientação.
6 Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo
  1. Valorizar a história, cultura e contributos de diferentes grupos e minorias presentes na escola para promoção e incentivo a um melhor aproveitamento escolar e alargamento do conhecimento de outras culturas;
  2. Atribuição de vouchers, dados pela escola, para os alunos/famílias que têm dificuldades económicas;
  3. Requalificar a sala de convívio com jogos de entretenimento (damas, cartas, dominó…), promovendo assim atividades em grupo para se criarem elos de amizade e evitar o uso de ecrãs e melhorar os cacifos para guardar as mochilas em segurança.
7 Escola Secundária de Castro Daire
  1. Liberdade na opção da escolha da área no ensino secundário.
  2. Equilíbrio entre o digital e o papel.
  3. Liberdade de expressão.
8 Escola Básica General Serpa Pinto, Cinfães
  1. Redução da componente teórica nos planos de formação dos cursos profissionais privilegiando a componente prática;
  2. Revisão da matriz curricular do ensino básico, com introdução de disciplinas de carater mais prático como “Empreendedorismo”, “Educação Financeira”, “Planeamento e preparação para a vida ativa”, etc.
  3. Alteração do ponto 2 do artº2º da Lei n.º 57/2019 de 7 de agosto (que altera a Lei n.º 23/2006, de 23 de junho), de forma a permitir a possibilidade da presença de um professor para efeitos de representação legal das Associações de Estudantes criadas em Escolas do Ensino Básico.
9 Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira
  1. Facilitar maior apoio aos alunos de outras nacionalidades.
  2. Aumentar o número de técnicos especializados nas escolas e o número de tempos letivos de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Aquando da implementação de uma nova medida de carácter pedagógico auscultar a opinião dos alunos.
10 Escola Secundária de Vila Nova de Paiva
  1. Implementar a obrigatoriedade de existir em todas as escolas boas acessibilidades para pessoas com deficiência para a participação nas atividades.
  2. Contemplar na legislação a obrigatoriedade de o Diretor de cada escola reunir, pelo menos, quatro vezes por ano, com os representantes dos alunos e estes terem direito a serem ouvidos sobre as decisões de gestão da escola e a estarem presentes nos conselhos de Turma de avaliação formativa, a partir do 2º ciclo.
  3. Enriquecer o currículo dos alunos com atividades culturais, desportivas ou outras que promovam o enriquecimento cultural, o convívio, o bem-estar dos alunos e a sua “preparação para a vida adulta”.
11 Escola Básica de Santa Cruz da Trapa, São Pedro do Sul
  1. Alterar a possibilidade das aulas de substituição (em caso de falta do docente) traduzirem-se em tempo livre para os alunos.
  2. Incentivar o conhecimento cultural, artístico, literário e desportivo através de visitas de estudo, aulas de campo e visitas em espaços da comunidade, conciliando as aprendizagens de sala de aula com a realidade envolvente.
  3. Melhorar as condições digitais das escolas (rede, internet).
12 Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu
  1. Alteração do currículo com introdução de novas "disciplinas": educação/literacia financeira; diversidade cultural; democracia.
  2. Criação de um plano de integração cultural para alunos estrangeiros.
  3. Redução do número de alunos por turma, promovendo o aumento do número de docentes, técnicos especializados e assistentes operacionais.
13 Escola Básica D. Duarte, Vil de Soito, Viseu
  1. Incrementar o investimento nas Escolas, com discriminação positiva para os alunos das escolas periféricas.
  2. Tornar a profissão de professor atrativa, com prestígio e recompensadora.
  3. Criação de assembleias regulares, com a participação de alunos, professores e pessoal não docente, na perspetiva do debate.
14 Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu
  1. Realização de atividades (festas, festivais) comemorativos do 25 de abril com o objetivo de integrar os jovens nesses festejos.
  2. Aproveitar as plataformas digitais para divulgar informações, vídeos e documentos atrativos relacionados com o 25 de abril.
  3. Programar visitas a locais emblemáticos relacionados com os factos históricos do 25 de abril.
15 Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde
  1. Criar um mês destinado à abordagem de temas fraturantes nas escolas – promoção de diversas atividades que permitam reduzir a exclusão social e o preconceito.
  2. Promover formação sobre inclusão e interculturalidade direcionada a toda a comunidade educativa (alunos, docentes, encarregados de educação/ pais e auxiliares de ação educativa).
  3. Realizar, de forma regular, “Reuniões de Delegados” para, em conjunto, debater problemas e tomar decisões sobre assuntos que afetem o ambiente escolar.
16 Agrupamento de Escolas de Viso, Viseu
  1. Defendemos que o sistema de Ensino deve disponibilizar os manuais e cadernos de atividades em formato digital, de forma gratuita às famílias, complementando com o uso dos manuais em papel.
  2. Propomos que o currículo da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento deve ser atualizado, com o aumento para 1 tempo letivo semanal e a integração de áreas práticas como educação culinária; educação financeira; defesa pessoal, entre outras.
  3. Defendemos a criação nas escolas de 2.º e 3.º CEB de uma equipa multidisciplinar que monitorize áreas essenciais para uma Escola mais plural e inclusiva, nomeadamente: situações de discriminação, assédio e bullying e a integração de alunos emigrantes e refugiados, entre outras situações.
17 Agrupamento de Escolas de Resende
  1. Incrementar o intercâmbio e a colaboração entre escolas dos diferentes países e continentes promovendo uma consciência global e o respeito pela diversidade de credos, culturas e opções políticas, no contexto de uma cidadania ativa e transformadora;
  2. Através das escolas devem ser apoiadas e divulgados projetos e iniciativas dos jovens que contribuam para a melhoria da qualidade da educação, diminuindo a carga excessiva de aulas sem pôr em causa o potencial transformador da Escola de hoje;
  3. Criar espaços e momentos de reflexão e de criação artística, de forma interdisciplinar, com o objetivo de celebrar e preservar a memória histórica do 25 de abril, numa escola ativa e reflexiva, vendo reconhecido o seu papel na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
18 Escola Básica n.º 3 de Mundão, Viseu
  1. Atualização da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Aumento do investimento do estado na educação.
  3. Colocação dos professores.
19 Escola Básica Infante D. Henrique, Repeses, Viseu
  1. A adoção de uma metodologia ativa, ou seja, apoiar o desenvolvimento dos alunos através de “discussões” e trabalho colaborativo.
  2. Aumentar a interação entre jovens de diferentes culturas, religiões e etnias criando momentos como palestras, convívios ou atividades.
  3. Apostar na avaliação por competências em vez de conhecimentos descartáveis através da criação de grupos de trabalho.
20 Escola Básica Grão Vasco, Viseu
  1. Reforço nas Escolas dos técnicos de LGP, Braille e formas de comunicação alternativa.
  2. Introdução no currículo escolar de matérias de capacitação para a vida ativa (LGP, primeiros socorros, economia doméstica).
  3. Implementação nas Escolas de atividades de caráter intercultural com vista a um maior conhecimento e integração das diversas culturas que estão a chegar ao nosso país.
21 Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal
  1. Realização de reuniões mensais com o Diretor(a) de cada Escola/Agrupamento.
  2. Encontros, não obrigatórios, de debate entre os alunos.
  3. Palestras informativas fixas para um determinado nível escolar, com pessoas especialistas na área abordada e visitas de estudo relacionadas com o tema.
22 Colégio da Imaculada Conceição
  1. Realização de um concurso anual para fomentar a criatividade e o empreendedorismo dos alunos.
  2. Garantir que as instalações físicas sejam acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiência, fornecendo recursos digitais e tecnológicos que possam ser utilizados por todos os alunos, independentemente de alguns constrangimentos psicomotores.
  3. Maior reforço do currículo em áreas como a educação financeira, que visam preparar os alunos para o futuro
23 Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades
  1. Criação de debates sobre questões de âmbito escolar e da sociedade em geral.
  2. Criação de esquipas de alunos para acolher e integrar estudantes oriundos de nacionalidade estrangeira.
  3. Melhorar as condições de conforto térmico nas salas de aula.
24 Escola Secundária Latino Coelho, Lamego
  1. Fomentar atividades a fim abordar a gestão financeira e económica.
  2. Introdução ao estudo acompanhado.
  3. Desenvolver aprendizagens com trabalhos de projeto.
25 Agrupamento de Escolas de Mortágua
  1. Criação de meios de acesso para pessoas com dificuldade na mobilidade.
  2. Criação de mesas redondas.
  3. Diferentes modalidades de avaliação.
26 Escola Básica Álvaro Coutinho o Magriço, Penedono
  1. Diminuir as aulas curriculares e aumentar as atividades extracurriculares.
  2. Reformular o currículo das várias disciplinas, diminuindo as respetivas cargas horárias, a duração das aulas (máximo de 40 minutos) e um máximo de 6 tempos letivos por dia.
  3. Aumentar a oferta extracurricular (oficinas de formação, clubes,
27 Escola Secundária de Molelos, Tondela
  1. Criação de um espaço informal de reflexão (Clube) para pensar a escola que queremos ter e construir, com a participação de Alunos, Enc. de Educação, Docentes e Funcionários.
  2. Lançamento/Criação do "Dia Nacional da Escola Inquieta e Feliz...!"
  3. Realização trimestral do "Dia da Escola na Comunidade" tematizado em resultado do trabalho do espaço informal de de reflexão. ( 3 realizações por ano lectivo).