1 |
Escola Secundária São Pedro, Vila Real |
- Instituição de um dia “Democrático” nas Escolas para debate de ideias.
- Introdução do “lápis azul” para dar voz à comunidade escolar.
- Alimentação variada para uma Escola mais inclusiva.
|
2 |
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, Peso da Régua |
- Criação de uma linha telefónica, a nível nacional, de apoio psicológico para alunos.
- Reforçar as equipas dos Gabinetes de Psicologia e Orientação nas escolas.
- Criação de materiais inclusivos (livros, material informático online, sites educativos e reforço da ligação à internet).
|
3 |
Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves |
- Promover e apoiar iniciativas de partilha de casas entre pessoas idosas em situação de solidão e estudantes universitários.
- Melhorar e tornar mais atraente a carreira docente com melhores salários e apoios para os professores deslocados
- Aumentar e gerir melhor os fundos destinados à reabilitação dos estabelecimentos de ensino.
|
4 |
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real |
- Revogar o decreto da lei nº 80. a/2023, 7 de Setembro (estabelece os requisitos mínimo de formação para a seleção de docentes) .
- Criação de balneários individuais.
- Melhorar a acessibilidade nas escolas para pessoas com mobilidade reduzida.
|
5 |
Escola Básica de Vidago, Chaves |
- Um dos critérios que deve ser considerado para avaliação dos agrupamentos de escolas deve ser a participação em programas de intercâmbios, nomeadamente o programa Erasmus +.
- O estado deve atribuir gratuitamente os cadernos de atividades aos alunos, pelo menos no ensino básico.
- Cada escola deve constituir uma comissão de alunos para receber alunos novos, de modo a ajudar na sua integração / inclusão.
|
6 |
Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena |
- Promoção de atividades dinâmicas que visem a reflexão e o debate em torno de questões da atualidade política e social.
- Implementação de campanhas de sensibilização contra a discriminação.
- Assegurar a existência efetiva das condições necessárias à integração de pessoas com deficiência nas escolas, através do reforço dos recursos humanos e financeiros.
|
7 |
Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real |
- Criação de um clube de debate.
- Reforço da educação política na Escola.
- Promoção dos direitos do 25 de abril na Escola.
|
8 |
Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves |
- Promover atividades multiculturais, com vista a contribuir para uma escola mais inclusiva.
- Criar clubes de debate, com o objetivo de dar voz aos alunos, incentivando e desenvolvendo o diálogo entre eles.
- Implementar um programa de ensino sobre a economia e a política, de modo a preparar os jovens para o futuro depois da escola.
|
9 |
Escola Básica Diogo Cão, Vila Real |
- Promover a inclusão de diferentes etnias e culturas, através da realização periódica de atividades multiculturais no espaço da escola.
- Atribuir bolsas de estudo, apoios económicos para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades no acesso ao ensino básico e/ou superior.
- Melhorar as acessibilidades nas escolas (casas de banho adaptada, por exemplo) para pessoas com deficiências.
|
10 |
Escola Básica Nadir Afonso, Chaves |
- Criar uma comissão de estudantes que integra alunos dos 5.º e 6º anos, apoiada por dois professores e dois Encarregados de Educação.
- Criação de um orçamento participativo para apoiar o desenvolvimento de pequeno projetos da iniciativa dos alunos.
- Criação de Clubes que apoiem o desenvolvimento de práticas artísticas coletivas.
|
11 |
Escola Básica Gomes Monteiro, Boticas |
- Criar grupos de estudantes para organizar e dinamizar eventos culturais.
- Adotar práticas avaliativas que valorizem mais os alunos de modo a aumentar a participação ativa e democrática.
- Garantir que os recursos educativos sejam acessíveis a todos os alunos.
|
12 |
Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto |
- Tornar a cidadania uma disciplinar multidisciplinar e com conteúdos ligados ao dia a dia/futuro dos alunos.
- Escolaridade obrigatória até ao 9 ºano - dando a possibilidade aos alunos com poucos interesses académicos de prosseguir outras aprendizagens sem estarem ligados ao meio escolar e sem perturbar quem tem objetivos académicos superiores.
- Não haver distinção de alunos por escalão - pretende-se uma igualdade nos valores das senhas/escalões escolares iguais para todos os alunos, uma vez que estamos numa escola pública e num sistema que pretende a inclusão e igualdade social.
|