Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Vila Real


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária São Pedro, Vila Real
  1. Instituição de um dia “Democrático” nas Escolas para debate de ideias.
  2. Introdução do “lápis azul” para dar voz à comunidade escolar.
  3. Alimentação variada para uma Escola mais inclusiva.
2 Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, Peso da Régua
  1. Criação de uma linha telefónica, a nível nacional, de apoio psicológico para alunos.
  2. Reforçar as equipas dos Gabinetes de Psicologia e Orientação nas escolas.
  3. Criação de materiais inclusivos (livros, material informático online, sites educativos e reforço da ligação à internet).
3 Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves
  1. Promover e apoiar iniciativas de partilha de casas entre pessoas idosas em situação de solidão e estudantes universitários.
  2. Melhorar e tornar mais atraente a carreira docente com melhores salários e apoios para os professores deslocados
  3. Aumentar e gerir melhor os fundos destinados à reabilitação dos estabelecimentos de ensino.
4 Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real
  1. Revogar o decreto da lei nº 80. a/2023, 7 de Setembro (estabelece os requisitos mínimo de formação para a seleção de docentes) .
  2. Criação de balneários individuais.
  3. Melhorar a acessibilidade nas escolas para pessoas com mobilidade reduzida.
5 Escola Básica de Vidago, Chaves
  1. Um dos critérios que deve ser considerado para avaliação dos agrupamentos de escolas deve ser a participação em programas de intercâmbios, nomeadamente o programa Erasmus +.
  2. O estado deve atribuir gratuitamente os cadernos de atividades aos alunos, pelo menos no ensino básico.
  3. Cada escola deve constituir uma comissão de alunos para receber alunos novos, de modo a ajudar na sua integração / inclusão.
6 Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena
  1. Promoção de atividades dinâmicas que visem a reflexão e o debate em torno de questões da atualidade política e social.
  2. Implementação de campanhas de sensibilização contra a discriminação.
  3. Assegurar a existência efetiva das condições necessárias à integração de pessoas com deficiência nas escolas, através do reforço dos recursos humanos e financeiros.
7 Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real
  1. Criação de um clube de debate.
  2. Reforço da educação política na Escola.
  3. Promoção dos direitos do 25 de abril na Escola.
8 Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves
  1. Promover atividades multiculturais, com vista a contribuir para uma escola mais inclusiva.
  2. Criar clubes de debate, com o objetivo de dar voz aos alunos, incentivando e desenvolvendo o diálogo entre eles.
  3. Implementar um programa de ensino sobre a economia e a política, de modo a preparar os jovens para o futuro depois da escola.
9 Escola Básica Diogo Cão, Vila Real
  1. Promover a inclusão de diferentes etnias e culturas, através da realização periódica de atividades multiculturais no espaço da escola.
  2. Atribuir bolsas de estudo, apoios económicos para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades no acesso ao ensino básico e/ou superior.
  3. Melhorar as acessibilidades nas escolas (casas de banho adaptada, por exemplo) para pessoas com deficiências.
10 Escola Básica Nadir Afonso, Chaves
  1. Criar uma comissão de estudantes que integra alunos dos 5.º e 6º anos, apoiada por dois professores e dois Encarregados de Educação.
  2. Criação de um orçamento participativo para apoiar o desenvolvimento de pequeno projetos da iniciativa dos alunos.
  3. Criação de Clubes que apoiem o desenvolvimento de práticas artísticas coletivas.
11 Escola Básica Gomes Monteiro, Boticas
  1. Criar grupos de estudantes para organizar e dinamizar eventos culturais.
  2. Adotar práticas avaliativas que valorizem mais os alunos de modo a aumentar a participação ativa e democrática.
  3. Garantir que os recursos educativos sejam acessíveis a todos os alunos.
12 Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto
  1. Tornar a cidadania uma disciplinar multidisciplinar e com conteúdos ligados ao dia a dia/futuro dos alunos.
  2. Escolaridade obrigatória até ao 9 ºano - dando a possibilidade aos alunos com poucos interesses académicos de prosseguir outras aprendizagens sem estarem ligados ao meio escolar e sem perturbar quem tem objetivos académicos superiores.
  3. Não haver distinção de alunos por escalão - pretende-se uma igualdade nos valores das senhas/escalões escolares iguais para todos os alunos, uma vez que estamos numa escola pública e num sistema que pretende a inclusão e igualdade social.