1 |
Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, Viana do Castelo |
- Criação de um clube: “Abraça a diferença"
- Colocação de caixas de sugestões para recolha de ideias: “Pensa Fora da Caixa”
- Organização de um concurso cultural aberto à comunidade escolar: "TOP 10 GLOBAL"
|
2 |
Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, Viana do Castelo |
- Criar, nas escolas, canais onde os alunos possam expressar as suas opiniões, anonimamente, sobre onde gastar os fundos da escola, melhorando esta segundo as suas sugestões.
- Disponibilizar bolsas de estudo a alunos com resultados académicos de excelência, independentemente do escalão socioeconómico, para que estes tenham mais oportunidade de prosseguir os seus estudos.
- Construir rampas de acesso e de casas de banho nas escolas que não têm condições para acolher pessoas com incapacidades motoras, tornando assim os estabelecimentos escolares mais inclusivos.
|
3 |
Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima |
- Aumentar, nas escolas, o número de atividade lúdicas, extracurriculares, através da criação de clubes diversos.
- Integração na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de temas relacionados com a vida ativa, promovendo um espaço de diálogo e de reflexão, de forma a preparar os jovens para a vida adulta.
- Realização de “Conselho de Alunos”, com uma periodicidade mensal.
|
4 |
Escola Básica da Foz do Neiva, Castelo do Neiva, Viana do Castelo |
- Desenvolver um programa de mentoria para acompanhar os alunos estrangeiros apoiando-os no acolhimento e criando condições para que sejam bem integrados e dominem a língua portuguesa, como fator fundamental para a sua adaptação.
- Criar um fundo de apoio para os alunos que revelem dificuldades económicas.
- Criar mais espaços de lazer no exterior das salas de aula para fomentar o convívio entre todos, promovendo, em simultâneo, a prática desportiva.
|
5 |
Escola Básica e Secundária de Valdevez, Arcos de Valdevez |
- Reformar o atual sistema político de modo a complementar a democracia representativa com a democracia participativa, alterando o sistema eleitoral com a implementação dos círculos uninominais, promovendo uma maior responsabilização dos senhores deputados.
- Criar instituições que acautelem os interesses das gerações futuras, associado ao desenvolvimento sustentável.
- Implementar regras sérias de transparência, associadas ao exercício de cargos políticos e altos cargos públicos, limitando os mandatos dos deputados, nomeadamente na Assembleia da República.
|
6 |
Escola Secundária de Ponte de Lima |
- Criação da "Sala do Multiculturalismo" em todas as escolas, de todos os níveis de escolaridade - um espaço de divulgação da cultura de alunos provenientes de diversos países, de organização de iniciativas que celebrem a multiculturalidade e o intercâmbio cultural.
- Criação do "Ano Zero" para os alunos estrangeiros que não falam português - ano de aprendizagem da língua e cultura portuguesas.
- Criação do "Portal do Aluno" - plataforma de denúncia/resolução de conflitos e de casos de discriminação entre alunos, bem como de problemas decorrentes da organização e funcionamento dos estabelecimentos de ensino.
|
7 |
Escola Básica de Darque, Viana do Castelo |
- Criação de residências para professores; subsídios de deslocação e benefícios fiscais.
- Providenciar espaço para que a comida (trazida de casa) possa ser aquecida e local para almoçar e/ ou apresentar mais alternativas às ementas da cantina ( vegetariana, normal e outra).
- Integração de alunos ( delegados de turma e Associação de Estudantes) nos órgãos de decisão dos agrupamentos.
|
8 |
Escola Básica António Feijó, Ponte de Lima |
- Itensificar as campanhas para promoção do respeito pela interculturalidade e inclusão na escola.
- Reforçar os recursos humanos para uma eficácia implementação do decreto-lei 54/2018.
- Criar uma sala de estudo (Before/After school).
|
9 |
Escola Básica e Secundária de Melgaço |
- Reforçar a rede de transportes e subsidiar as deslocações dos jovens na ausência de oferta pública.
- Criar um ambiente escolar seguro e inclusivo, com a adoção de medidas disciplinares mais proativas e rigorosas no combate ao preconceito e à discriminação.
- Criar/reorganizar espaços de aprendizagem, nomeadamente salas de apoio ao estudo, com acesso a recursos tecnológicos funcionais e eficazes, sempre supervisionados por pessoal docente e não docente.
|
10 |
Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura |
- Criação de uma disciplina "literacia para a vida em cidadania".
- Abertura de um "Período de Consulta aos Alunos" (antes da promulgação de leis que os envolvam).
- Criação de uma "Associação/ Grupo de integração" (de alunos estrangeiros e outros) em todas as escolas.
|
11 |
Escola Básica e Secundária de Caminha |
- Dotação de equipamentos para o aquecimento das salas de aula.
- Criação da “Semana da Integração”.
- Reformulação do currículo escolar com diminuição da carga horária semanal.
|
12 |
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, Caminha |
- Criar programas de sensibilização para a inclusão, diversidade e combate ao preconceito.
- Investir significativamente em programas de formação dos professores que abranjam temas como a diversidade, a inclusão e os métodos de ensino inclusivos.
- Implementar programas de educação financeira.
|
13 |
Escola Básica da Abelheira, Viana do Castelo |
- Criação de legislação que controle a entrada de pessoas (emigrantes e/ou refugiados) em Portugal, de forma a terem efetivo trabalho, habitação e saúde, de forma a beneficiarem eles e o País com a sua vinda.
- Criação na Escola de ramos de ensino regular, vocacional e profissional, desde o 7º ano de escolaridade, de forma a cada aluno escolher o tipo e área de Ensino que mais lhe agradasse, fazendo assim os 12 anos de escolaridade motivado e feliz.
- Disponibilização de respostas educativas e terapêuticas para os alunos de necessidades educativas especiais, em ambiente escolar e/ou em Centros especializados, dando assim respostas reais às necessidades de todos os alunos.
|
14 |
Escola Básica e Secundária de Barroselas, Viana do Castelo |
- Adaptar os espaços escolares para pessoas com deficiências.
- Criar um separador dedicado aos alunos na página do Ministério de Educação.
- Celebrar efemérides de diferentes culturas e religiões.
|
15 |
Escola Básica Frei Bartolomeu dos Mártires, Viana do Castelo |
- Promover a diversidade cultural, através de projetos que possam conectar os alunos a outras culturas e/ou realidades. Estes projetos seriam organizados por alunos oriundos de determinada nação que se mostrassem disponíveis para partilhar aspetos identificativos da sua cultura e/ou pessoas com condições especiais que quisessem dar a conhecer as suas origens e a sua história de vida.
- Criação de um projeto que assegure a aprendizagem prática de temas importantes para a vida adulta. Este projeto seria liderado por elementos escolares ou técnicos especializados em determinada área que viriam complementar a vertente teórica. Propomos, por exemplo, integrar, nas planificações, o contacto regular com atividades profissionais diversas, tais como: tribunais, CTT, Forças militarizadas, bombeiros, saúde e outras.
- Atualizar os programas escolares de 5 em 5 anos. Esta medida serviria para aproximar o currículo às novas realidades e necessidades que urgem, numa sociedade que evolui a um ritmo avassalador.
|
16 |
Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença |
- Com as mesmas competências/habilitações académicas, erradicar progressivamente as diferenças salariais que ainda persistem.
- Respeitar e e valorizar a possibilidade de todos, sem restrições, exprimir, divulgar livremente o pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar e de ser informado, sem qualquer discriminação, impedimento ou limitação.
- Travar. de forma assertiva o problema da equidade ainda vivenciado pelo peso que as diferenças socioeconómicas e regionais têm no desempenho escolar dos alunos no nosso país.
|
17 |
Escola Básica Dr. Pedro Barbosa, Viana do Castelo |
- Criar mais disciplinas de opção no 2º e 3º ciclo do Ensino Básico.
- Reforçar mecanismos/estratégias de integração de alunos estrangeiros no sistema educativo português.
- Promover, com maior regularidade, eventos multiculturais em contexto escolar.
|
18 |
Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Ponte da Barca |
- Formação de um Conselho Consultivo de Alunos, eleito entre Delegados e Subdelegados de Turma, que possa ser ouvido no processo de avaliação de desempenho dos docentes.
- Planificação e concretização de debates mensais nas aulas de Cidadania sobre programas dos partidos políticos portugueses, como forma dos alunos interiorizarem técnicas de argumentação e respeito pela opinião diversa.
- Criação de um Site interativo nacional com links da Assembleia da República para manter os jovens informados sobre medidas legislativas e projetos de lei em discussão, em linguagem acessível.
|