Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Viana do Castelo


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, Viana do Castelo
  1. Criação de um clube: “Abraça a diferença"
  2. Colocação de caixas de sugestões para recolha de ideias: “Pensa Fora da Caixa”
  3. Organização de um concurso cultural aberto à comunidade escolar: "TOP 10 GLOBAL"
2 Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, Viana do Castelo
  1. Criar, nas escolas, canais onde os alunos possam expressar as suas opiniões, anonimamente, sobre onde gastar os fundos da escola, melhorando esta segundo as suas sugestões.
  2. Disponibilizar bolsas de estudo a alunos com resultados académicos de excelência, independentemente do escalão socioeconómico, para que estes tenham mais oportunidade de prosseguir os seus estudos.
  3. Construir rampas de acesso e de casas de banho nas escolas que não têm condições para acolher pessoas com incapacidades motoras, tornando assim os estabelecimentos escolares mais inclusivos.
3 Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima
  1. Aumentar, nas escolas, o número de atividade lúdicas, extracurriculares, através da criação de clubes diversos.
  2. Integração na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de temas relacionados com a vida ativa, promovendo um espaço de diálogo e de reflexão, de forma a preparar os jovens para a vida adulta.
  3. Realização de “Conselho de Alunos”, com uma periodicidade mensal.
4 Escola Básica da Foz do Neiva, Castelo do Neiva, Viana do Castelo
  1. Desenvolver um programa de mentoria para acompanhar os alunos estrangeiros apoiando-os no acolhimento e criando condições para que sejam bem integrados e dominem a língua portuguesa, como fator fundamental para a sua adaptação.
  2. Criar um fundo de apoio para os alunos que revelem dificuldades económicas.
  3. Criar mais espaços de lazer no exterior das salas de aula para fomentar o convívio entre todos, promovendo, em simultâneo, a prática desportiva.
5 Escola Básica e Secundária de Valdevez, Arcos de Valdevez
  1. Reformar o atual sistema político de modo a complementar a democracia representativa com a democracia participativa, alterando o sistema eleitoral com a implementação dos círculos uninominais, promovendo uma maior responsabilização dos senhores deputados.
  2. Criar instituições que acautelem os interesses das gerações futuras, associado ao desenvolvimento sustentável.
  3. Implementar regras sérias de transparência, associadas ao exercício de cargos políticos e altos cargos públicos, limitando os mandatos dos deputados, nomeadamente na Assembleia da República.
6 Escola Secundária de Ponte de Lima
  1. Criação da "Sala do Multiculturalismo" em todas as escolas, de todos os níveis de escolaridade - um espaço de divulgação da cultura de alunos provenientes de diversos países, de organização de iniciativas que celebrem a multiculturalidade e o intercâmbio cultural.
  2. Criação do "Ano Zero" para os alunos estrangeiros que não falam português - ano de aprendizagem da língua e cultura portuguesas.
  3. Criação do "Portal do Aluno" - plataforma de denúncia/resolução de conflitos e de casos de discriminação entre alunos, bem como de problemas decorrentes da organização e funcionamento dos estabelecimentos de ensino.
7 Escola Básica de Darque, Viana do Castelo
  1. Criação de residências para professores; subsídios de deslocação e benefícios fiscais.
  2. Providenciar espaço para que a comida (trazida de casa) possa ser aquecida e local para almoçar e/ ou apresentar mais alternativas às ementas da cantina ( vegetariana, normal e outra).
  3. Integração de alunos ( delegados de turma e Associação de Estudantes) nos órgãos de decisão dos agrupamentos.
8 Escola Básica António Feijó, Ponte de Lima
  1. Itensificar as campanhas para promoção do respeito pela interculturalidade e inclusão na escola.
  2. Reforçar os recursos humanos para uma eficácia implementação do decreto-lei 54/2018.
  3. Criar uma sala de estudo (Before/After school).
9 Escola Básica e Secundária de Melgaço
  1. Reforçar a rede de transportes e subsidiar as deslocações dos jovens na ausência de oferta pública.
  2. Criar um ambiente escolar seguro e inclusivo, com a adoção de medidas disciplinares mais proativas e rigorosas no combate ao preconceito e à discriminação.
  3. Criar/reorganizar espaços de aprendizagem, nomeadamente salas de apoio ao estudo, com acesso a recursos tecnológicos funcionais e eficazes, sempre supervisionados por pessoal docente e não docente.
10 Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura
  1. Criação de uma disciplina "literacia para a vida em cidadania".
  2. Abertura de um "Período de Consulta aos Alunos" (antes da promulgação de leis que os envolvam).
  3. Criação de uma "Associação/ Grupo de integração" (de alunos estrangeiros e outros) em todas as escolas.
11 Escola Básica e Secundária de Caminha
  1. Dotação de equipamentos para o aquecimento das salas de aula.
  2. Criação da “Semana da Integração”.
  3. Reformulação do currículo escolar com diminuição da carga horária semanal.
12 Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, Caminha
  1. Criar programas de sensibilização para a inclusão, diversidade e combate ao preconceito.
  2. Investir significativamente em programas de formação dos professores que abranjam temas como a diversidade, a inclusão e os métodos de ensino inclusivos.
  3. Implementar programas de educação financeira.
13 Escola Básica da Abelheira, Viana do Castelo
  1. Criação de legislação que controle a entrada de pessoas (emigrantes e/ou refugiados) em Portugal, de forma a terem efetivo trabalho, habitação e saúde, de forma a beneficiarem eles e o País com a sua vinda.
  2. Criação na Escola de ramos de ensino regular, vocacional e profissional, desde o 7º ano de escolaridade, de forma a cada aluno escolher o tipo e área de Ensino que mais lhe agradasse, fazendo assim os 12 anos de escolaridade motivado e feliz.
  3. Disponibilização de respostas educativas e terapêuticas para os alunos de necessidades educativas especiais, em ambiente escolar e/ou em Centros especializados, dando assim respostas reais às necessidades de todos os alunos.
14 Escola Básica e Secundária de Barroselas, Viana do Castelo
  1. Adaptar os espaços escolares para pessoas com deficiências.
  2. Criar um separador dedicado aos alunos na página do Ministério de Educação.
  3. Celebrar efemérides de diferentes culturas e religiões.
15 Escola Básica Frei Bartolomeu dos Mártires, Viana do Castelo
  1. Promover a diversidade cultural, através de projetos que possam conectar os alunos a outras culturas e/ou realidades. Estes projetos seriam organizados por alunos oriundos de determinada nação que se mostrassem disponíveis para partilhar aspetos identificativos da sua cultura e/ou pessoas com condições especiais que quisessem dar a conhecer as suas origens e a sua história de vida.
  2. Criação de um projeto que assegure a aprendizagem prática de temas importantes para a vida adulta. Este projeto seria liderado por elementos escolares ou técnicos especializados em determinada área que viriam complementar a vertente teórica. Propomos, por exemplo, integrar, nas planificações, o contacto regular com atividades profissionais diversas, tais como: tribunais, CTT, Forças militarizadas, bombeiros, saúde e outras.
  3. Atualizar os programas escolares de 5 em 5 anos. Esta medida serviria para aproximar o currículo às novas realidades e necessidades que urgem, numa sociedade que evolui a um ritmo avassalador.
16 Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença
  1. Com as mesmas competências/habilitações académicas, erradicar progressivamente as diferenças salariais que ainda persistem.
  2. Respeitar e e valorizar a possibilidade de todos, sem restrições, exprimir, divulgar livremente o pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar e de ser informado, sem qualquer discriminação, impedimento ou limitação.
  3. Travar. de forma assertiva o problema da equidade ainda vivenciado pelo peso que as diferenças socioeconómicas e regionais têm no desempenho escolar dos alunos no nosso país.
17 Escola Básica Dr. Pedro Barbosa, Viana do Castelo
  1. Criar mais disciplinas de opção no 2º e 3º ciclo do Ensino Básico.
  2. Reforçar mecanismos/estratégias de integração de alunos estrangeiros no sistema educativo português.
  3. Promover, com maior regularidade, eventos multiculturais em contexto escolar.
18 Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Ponte da Barca
  1. Formação de um Conselho Consultivo de Alunos, eleito entre Delegados e Subdelegados de Turma, que possa ser ouvido no processo de avaliação de desempenho dos docentes.
  2. Planificação e concretização de debates mensais nas aulas de Cidadania sobre programas dos partidos políticos portugueses, como forma dos alunos interiorizarem técnicas de argumentação e respeito pela opinião diversa.
  3. Criação de um Site interativo nacional com links da Assembleia da República para manter os jovens informados sobre medidas legislativas e projetos de lei em discussão, em linguagem acessível.