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Escola Básica El Rei D. Manuel I, Alcochete |
- Criar um Conselho de Alunos.
- Reforçar os apoios aos alunos com intervenção ao abrigo do Dec. Lei n.º 54/2018 (necessidades educativas especiais e estrangeiros recém-chegados a Portugal cuja língua materna não é o português.)
- Aumentar o investimento na requalificação dos espaços escolares sobretudo das EB 2.º e 3.º ciclos.
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Escola Básica de Monte da Caparica, Almada |
- Criação de legislação que permita a constituição de conselhos estudantis - “A voz dos Alunos” -, em todas as escolas, de forma a que os alunos sejam ouvidos e possam participar democraticamente na vida escolar.
- Redução da carga horária letiva de modo a que os alunos usufruam de mais tempo para participar em debates, Workshops, seminários, exposições culturais e recreativas, entre outras.
- Estabelecimento de parcerias com a comunidade local, organismos estatais e outros, por forma a envolver os estudantes na construção dos alicerces de uma sociedade civil mais proativa.
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3 |
Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, Setúbal |
- Reforço da divulgação da informação relativa à vida escolar dos alunos através de palestras, rede interna da televisão escolar, SMS, e outros meios considerados pertinentes.
- Melhoria das condições de trabalho, com a atualização dos equipamentos informáticos, da rede internet, das instalações sanitárias e das salas em geral, inclusive do seu sistema de climatização.
- Melhoria da segurança no espaço escolar, mediante reforço do controlo das entradas para promover a convivência saudável e pacífica entre todos.
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4 |
Agrupamento de Escolas de Torrão |
- Realização de assembleias regulares: As reuniões regulares decorrerão em dia previamente marcado, durante o período escolar, e agendadas pela Direção e/ou a pedido dos membros da comunidade educativa. Os assuntos a serem debatidos incidem sobre o funcionamento, atitudes e situações a melhorar na Escola. Propomos que estas reuniões contem com a presença de alunos, professores e membros da Direção.
- Implementação de Referendos na Escola: Os referendos funcionariam como uma votação e seriam utilizados em casos onde a comunidade educativa tem propostas de melhoria ou soluções inovadoras. Os referendos iriam determinar sobre a eventual implementação de medidas e, tão importante quanto isso, constituem um espaço de reflexão e debate de ideias, bem como de aprofundamento de uma visão democrática e cidadã em contexto escolar.
- Criação de Rádio(s) Escolar(es): A criação de rádios escolares será um espaço de encontro através da música e de debate. Dinamizada pelos alunos, além de passar música, cada Rádio Escolar será um espaço de criação e fruição cultural. Também a criação de podcasts de debate entre os alunos e outros membros da comunidade educativa é um ponto-forte no que respeita ao aprofundamento da troca de ideias e da partilha de diferentes experiências e gostos, numa Escola que se quer inclusiva.
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5 |
Escola Básica de Pegões, Canha e Santo Isidro, Montijo |
- Existência de uma sala de convívio para todas as escolas.
- Criação de atividades intercultutais de periodicidade mensal, em todas as escolas.
- A partir do 7º ano, possibilidade de escolher algumas disciplinas, de acordo com o perfil do aluno, criando, deste modo, alguma flexibilidade face ao currículo nacional.
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6 |
Escola Básica da Boa Água, Quinta do Conde, Sesimbra |
- Criação do Projeto INTEGRA-TE com enfoque na inclusão de novos alunos (portugueses e estrangeiros).
- Criação de disciplinas semestrais opcionais no 3º ciclo e secundário de Primeiros Socorros, Programação e Literacia Financeira.
- Generalização das Assembleias de Turma e de Escolas para incremento da gestão democrática.
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7 |
Agrupamento de Escolas Maria do Carmo Serrote - Quinta do Conde, Sesimbra |
- Melhoria das condições de trabalho dos alunos e professores tornando-as mais inclusivas.
- Fim das Provas Finais do 9.º ano e dos Exames do 12.º ano.
- Requalificação de escolas e construção de novas escolas em concelhos onde seja urgente, impedindo o abandono dos mesmos.
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8 |
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada |
- Permitir o acesso de todos os alunos a ferramentas de estudo digitais ou outras, gratuitas.
- Acesso a todos os alunos a um Kit com material para o ano letivo com material escolar básico independentemente da sua condição social, económica ou até linguística.
- Apoios especiais ( Amigos Conselheiros, Unidades de apoio ao estudo, professores com formação de inglês) para todos os alunos independentemente das suas dificuldades, e os alunos que tenham alguma deficiência física.
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9 |
Colégio do Vale |
- Currículo adaptado – Um aluno estrangeiro (nos níveis A1, A2 e B1) que frequentasse o 2º ou 3º Ciclo em Portugal iniciaria um currículo adaptado nas diferentes disciplinas e que implicaria a seleção dos conteúdos essenciais a adquirir, seguindo critérios de avaliação igualmente adaptados. Os conteúdos a abordar seriam apresentados pelo Ministério da Educação e comuns para todas as Escolas do país, contemplando um nível de dificuldade que fosse acessível aos três níveis de proeficiência.
- Manuais adaptados para estrangeiros - Os alunos estrangeiros deveriam aceder aos manuais escolares on-line, de forma a conseguir rapidamente selecionar textos e aceder à sua tradução, permitindo mais autonomia e uma aprendizagem mais rápida e eficiente da terminologia das diferentes disciplinas em sala de aula onde, por vezes, é difícil uma atenção mais individualizada.
- Adaptação das avaliações externas a Português e Matemática de 9ºano – Na disciplina de Português, deverá haver uma adaptação dos critérios de avaliação para os alunos que realizam a prova final nos níveis B2 e C1. Na disciplina de Matemática, para os níveis iniciais (A1, A2 e B1), os alunos deverão usufruir da tradução sempre que a dificuldade da execução do exercício esteja relacionada com a barreira linguística.
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Escola Secundária Dr. José Afonso, Arrentela, Seixal |
- Exigir qualificação profissional dos professores, para garantir que os alunos tenham assegurada uma boa educação.
- Reduzir o número de alunos por turma de modo a garantir o devido apoio a cada um, criando condições de trabalho que estimulem o interesse de estudantes atuais a seguirem a vertente do ensino (professor);
- Criar um Conselho escolar participativo “Abril na Educação”.
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Escola Secundária Sebastião da Gama, Setúbal |
- Participação ativa na escola de forma a melhorar as infraestruturas escolares (preocupação com a falta de condições das instalações sanitárias, salas de aulas, instalações desportivas e balneários, biblioteca, bar dos alunos).
- Aplicar inquéritos, no final de cada período e/ou no final do ano letivo, com tópicos relevantes sobre as condições da escola , sendo que cada tópico teria um pequeno conjunto de perguntas e as respostas a cada pergunta seria por seleção, podendo cada aluno/a fazer uma observação por baixo de cada resposta, de forma anónima.
- Substituir as suspensões de alunos por trabalho comunitário, exceto em casos muito graves (agressões e/ou ameaças que coloquem em causa a integridade física e psicológica).
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Escola Básica Vasco da Gama, Sines |
- Criar ateliers nas escolas: Artes; Letras; Números.
- Promover nas escolas a literacia ambiental em trabalho de articulação com associações locais e nacionais.
- Dinamizar Ateliers Interculturais nas escolas “todos Diferentes, todos Iguais”.
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Colégio Campo de Flores |
- Desenvolvimento de programas de formação continuada para professores que os capacitem a lidar com a diversidade.
- Adoção de métodos de avaliação mais flexíveis e formativos, que considerem diferentes estilos de aprendizagem.
- Integração de conceitos de educação financeira no currículo.
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14 |
Escola Secundária de Palmela |
- Defender o direito ao voto.
- Promover a inclusão.
- Caminhar para a igualdade.
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Agrupamento de Escolas D. João I, Moita |
- Criação, na Escola, de um “Laboratório de Ideias” com o contributo de docentes, alunos, funcionários e pais, para recolha/discussão de sugestões de estratégias de prevenção e superação de casos de indisciplina, bullying e ciberbullying.
- Criação de uma “Escola de/com/para Pais” em horário pós-laboral, com recurso a psicólogos e outros técnicos, visando a promoção do diálogo e do entendimento em famílias problemáticas, com redução do stresse/da ansiedade nos alunos em contexto escolar.
- Dinamização, em contexto escolar, de uma semana alusiva ao 25 de abril de 1974 e à sua história.
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16 |
Escola Básica Hermenegildo Capelo, Palmela |
- Criação uma comissão de estudantes para apoio aos alunos com mais dificuldades, que contribua para apoiar e integrar todos.
- Criação do projeto "Palavra da comunidade educativa", em que equipas do Ministério da Educação iriam visitar as escolas, observar as suas condições e ouvir os delegados de turma e as suas opiniões sobre o que a escola necessita.
- Realização da semana das profissões, para o 3º ciclo, em que diferentes empresas viriam à escola mostrar o seu trabalho e realizar workshops com os alunos .
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St. Peter´s School |
- Criação do Parlamento Escolar.
- Criação da Semana Cultural.
- Reestruturação da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
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Agrupamento de Escolas José Afonso, Moita |
- Reforço de profissionais/psicólogos/gabinetes para maior apoio aos jovens.
- Criação de melhores condições salariais e de trabalho, para os docentes.
- Criação de debates/palestras/formação para os alunos, no âmbito da educação inclusiva.
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Agrupamento de Escolas Luísa Todi, Setúbal |
- Recomendamos que o Decreto Lei 2044/2022 seja aplicado e assim seja reforçado o número de professores de PLNM nas escolas.
- Sugerimos a criação na escola uma oferta de prática profissional possibilitando, aos alunos, a experiencia de algumas profissões.
- Propomos o reforço do rácio de psicólogos, assistentes sociais e de terapeutas nas escolas para acompanhar os alunos e as suas famílias de forma a colmatar alguns dos seus problemas.
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Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo |
- Currículo e carga horária diferenciada para alunos estrangeiros, com investimento no Português Língua Não Materna (PLNM).
- Projetos que fomentem a partilha de ideias para iniciativas plurais (particularmente direcionados para) alunos estrangeiros, financeiramente carenciados, com necessidades educativas especiais; investindo em mais professores, assistentes operacionais e técnicos: Escola Efetivamente Inclusiva.
- Criação de patrulhas de alunos mentores que apoiem outros alunos na aprendizagem da língua portuguesa.
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