Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Santarém


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Rio Maior
  1. As escolas devem realizar uma "Semana Multicultural" para integrar os novos alunos na escola.
  2. Os alunos devem anualmente praticar voluntariado na sua comunidade.
  3. ---
2 Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, Ourém
  1. Criação do ano 0 ( zero) para os alunos estrangeiros, que ingressam no nosso sistema de ensino.
  2. Criação de um Observatório de Referência que acompanhe e promova a inclusão e a cidadania ativa.
  3. Criação de uma Sala de Apoio ao Reforço das Práticas da Vida Ativa.
3 Escola Secundária do Cartaxo
  1. Realizar nas Escolas debates sobre a importância da liberdade de expressão em Democracia, para elucidação dos jovens.
  2. Criar gabinetes de apoio especializado na organização escolar, que ajudem com ações pró-sociais, alunos com problemáticas de integração na Escola.
  3. Diversificar/Diferenciar os currículos escolares de modo a integrar alunos segundo as suas aptidões e proporcionar diferentes oportunidades de escolha.
4 Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade, Sardoal
  1. Diminuição da carga horária.
  2. Aprofundamento dos temas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tais como a literacia financeira e outros.
  3. Aumento da diversificação alimentar nas escolas.
5 Agrupamento de Escolas de Almeirim
  1. Combater a Abstenção nas eleições.
  2. Combater a emigração dos Jovens Portugueses.
  3. Ação de formação de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros pelo menos uma vez durante a escolaridade obrigatória.
6 Escola Secundária de Alcanena
  1. Realização de atividades transversais às diferentes disciplinas no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. A disciplina de História ou Cidadania e Atualidade proporá um conjunto de iniciativas a desenvolver no sentido de promover a consciência cívica e democrática.
  2. Promoção de Assembleias de Turma a realizar em cada semestre ou período escolar com o objetivo de implementar melhorias ao nível do processo de aprendizagem, dos problemas disciplinares, assim com das infraestruturas.
  3. Debate com intervenientes de diferentes áreas cujos testemunhos permitam compreender a escola do passado e forma como se chegou à escola do presente.
7 Escola Secundária de Santa Maria do Olival, Tomar
  1. Abordar, na disciplina de Cidadania, temas relacionados com a situação política e económica do país;
  2. Criar uma rede de apoio aos jovens, para a criação de projetos de entreajuda, com a participação de Psicólogos;
  3. Integrar disciplinas artísticas (nas áreas da música, do desenho, do teatro...), na formação geral dos jovens em todos os níveis de ensino.
8 Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes
  1. Capacitar crianças e jovens para a cidadania ativa e de solidariedade coletiva, criando um módulo anual teórico-prático em suporte básico de vida e primeiros socorros.
  2. Curso Intensivo de Português Para Alunos Migrantes
  3. Reformulação Pedagógica com alvo em aulas mais convidativas e estimulantes.
9 Colégio de São Miguel de Fátima
  1. Criação de um grupo de alunos coordenador de atividades culturais, nas escolas, que relembre o dia 24 de março - Dia Nacional do Estudante, os valores da Liberdade, os direitos alcançados e os movimentos estudantis.
  2. Criação de um grupo de deputados, por distrito, que colabore na abordagem de informações básicas sobre teoria política e/ou liberdade de expressão.
  3. Criação de um concurso nacional, por ciclo escolar, sobre a temática do 25 de Abril.
10 Agrupamento de Escolas de Caxarias, Ourém
  1. Criação de um "Conselho de Alunos", a nível municipal.
  2. Inclusão de alunos estrangeiros nos órgãos existentes nas escolas.
  3. Criação de pré Associações de Estudantes nos Agrupamentos de Escolas.
11 Escola Básica e Secundária José Relvas, Alpiarça
  1. Acabar com as aulas de substituição para coadjuvância às turmas com alunos com dificuldades de aprendizagem.
  2. Prolongar o período vigente na legislação, das aulas de PLNM.
  3. Proporcionar alojamento local a preço justo, por parte da autarquia, a professores deslocados.
12 Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Santarém
  1. Estabelecer reuniões democráticas com a direção escolar e alunos, promovendo o trabalho conjunto e a transparência.
  2. Garantir o acesso para pessoas com deficiência (física e/ou mental) nas instituições de ensino através da criação de medidas.
  3. Promover um financiamento de 13 031 571,25€ para a existência de educação gratuita, direcionando este financiamento para garantir o acesso universal à educação, incluindo mudar o programa de colocação de professores valorizando mais a sua localização, e melhorar a infraestrutura escolar e a formação de professores.
13 Escola Básica de Alcanede, Santarém
  1. Realizar mais atividades desportivas interturmas, com jogos de grupo, com a possibilidade de realização de torneios entre escolas do Município.
  2. Organizar atividades desportivas “Jogar para Incluir”, praticadas por alunos que possuem algum tipo de deficiência, em conjunto com alunos sem deficiência.
  3. Realizar palestras nas escolas com a participação dos pais/E.E e entidades locais sobre questões/problemas que afetem a comunidade.
14 Escola Básica D. Manuel I, Pernes, Santarém
  1. Manutenção da escola.
  2. Pavilhão desportivo.
  3. Sala de exposições.
15 Agrupamento de Escolas de Ourém
  1. Criação de um curso intensivo da língua portuguesa ao longo do ano em que o aluno estrangeiro ingressa no sistema de ensino português.
  2. Inclusão do tema “Integração” como tema obrigatório da disciplina de Cidadania.
  3. Criação do PIC – Projeto de Integração e Cidadania.
16 Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente
  1. Fomentar o orçamento participativo.
  2. Dar voz aos alunos estrangeiros, criando turmas de acolhimento.
  3. Criar espaços adaptados para alunos com dificuldades (deficiência).
17 Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento
  1. Comemorar o dia 25 de abril de 1974.
  2. Reviver o 25 de abril de 1974.
  3. O setor da educação em regimes políticos ditatoriais e democráticos.
18 Escola Secundária Sá da Bandeira, Santarém
  1. Incluir no Programa da disciplina Educação para a Cidadania, no Domínio referente às Instituições e Participação Democrática, a temática: ideologia política.
  2. Criar um gabinete de apoio ao aluno para estudantes com dificuldades de integração na comunidade escolar.
  3. Criar melhores condições físicas e humanas, nos Agrupamentos de Escola, aos alunos integrados na Educação Especial, aspeto fundamental para uma escola inclusiva.
19 Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos
  1. Criação de um currículo flexível, com disciplinas de opção.
  2. Preparação da escola para os alunos com dificuldades motoras e outras.
  3. Realização de debates tendo como tema “Dar voz aos Alunos”.
20 Agrupamento de Escolas de Marinhais, Salvaterra de Magos
  1. Apostar em novos métodos de ensino, tornando-o mais prático.
  2. Melhorar as instalações das escolas, tornando-as mais funcionais, confortáveis e limpas.
  3. Reduzir a extensão dos programas das disciplinas de matemática e português.
21 Escola Secundária de Benavente
  1. Implementar um “Ano Zero” para os alunos estrangeiros onde vão aprender a língua portuguesa e ter um currículo diferenciado.
  2. Atividade “Pontes de Abril” entre os alunos do 3.º e do 1.º ciclos levando os valores de Abril aos mais novos.
  3. “Dia Multicultural” com a realização de uma mostra da cultura e costumes dos alunos estrangeiros aos alunos portugueses e vice-versa.
22 Escola Básica D. Miguel de Almeida, Abrantes
  1. "Precisamos de mais investimento na qualidade da Escola, salas de TIC e ginásios bem equipados".
  2. Pedir às direções das escolas que tomem medidas para que a escola seja mais segura.
  3. O que queremos da escola pública?
23 Escola Básica e Secundária D. Maria II, Vila Nova da Barquinha
  1. Criação de bolsa de alunos voluntários para ações sociais e para acolhimento de alunos estrangeiros (apoio nas relações interpessoais e questões educativas).
  2. Atribuição de bolsas de mérito pela excelência do sucesso educativo, independentemente da situação financeira do aluno.
  3. Aconselhamento vocacional de modo mais precoce, por forma a que os alunos possam encontrar as respostas educativas mais concertadas, atendendo às suas necessidades e potencialidades.
24 Escola Básica D. João II, Santarém
  1. Criação de um espaço escolar exterior para convívio dos jovens sem uso obrigatório de telemóveis.
  2. Realizar inquéritos periódicos obrigatórios aos alunos para avaliar a qualidade da alimentação nas cantinas/bares escolares.
  3. Disponibilização obrigatória de ecopontos em todas escolas do país.