1 |
Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Rio Maior |
- As escolas devem realizar uma "Semana Multicultural" para integrar os novos alunos na escola.
- Os alunos devem anualmente praticar voluntariado na sua comunidade.
- ---
|
2 |
Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, Ourém |
- Criação do ano 0 ( zero) para os alunos estrangeiros, que ingressam no nosso sistema de ensino.
- Criação de um Observatório de Referência que acompanhe e promova a inclusão e a cidadania ativa.
- Criação de uma Sala de Apoio ao Reforço das Práticas da Vida Ativa.
|
3 |
Escola Secundária do Cartaxo |
- Realizar nas Escolas debates sobre a importância da liberdade de expressão em Democracia, para elucidação dos jovens.
- Criar gabinetes de apoio especializado na organização escolar, que ajudem com ações pró-sociais, alunos com problemáticas de integração na Escola.
- Diversificar/Diferenciar os currículos escolares de modo a integrar alunos segundo as suas aptidões e proporcionar diferentes oportunidades de escolha.
|
4 |
Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade, Sardoal |
- Diminuição da carga horária.
- Aprofundamento dos temas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tais como a literacia financeira e outros.
- Aumento da diversificação alimentar nas escolas.
|
5 |
Agrupamento de Escolas de Almeirim |
- Combater a Abstenção nas eleições.
- Combater a emigração dos Jovens Portugueses.
- Ação de formação de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros pelo menos uma vez durante a escolaridade obrigatória.
|
6 |
Escola Secundária de Alcanena |
- Realização de atividades transversais às diferentes disciplinas no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. A disciplina de História ou Cidadania e Atualidade proporá um conjunto de iniciativas a desenvolver no sentido de promover a consciência cívica e democrática.
- Promoção de Assembleias de Turma a realizar em cada semestre ou período escolar com o objetivo de implementar melhorias ao nível do processo de aprendizagem, dos problemas disciplinares, assim com das infraestruturas.
- Debate com intervenientes de diferentes áreas cujos testemunhos permitam compreender a escola do passado e forma como se chegou à escola do presente.
|
7 |
Escola Secundária de Santa Maria do Olival, Tomar |
- Abordar, na disciplina de Cidadania, temas relacionados com a situação política e económica do país;
- Criar uma rede de apoio aos jovens, para a criação de projetos de entreajuda, com a participação de Psicólogos;
- Integrar disciplinas artísticas (nas áreas da música, do desenho, do teatro...), na formação geral dos jovens em todos os níveis de ensino.
|
8 |
Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes |
- Capacitar crianças e jovens para a cidadania ativa e de solidariedade coletiva, criando um módulo anual teórico-prático em suporte básico de vida e primeiros socorros.
- Curso Intensivo de Português Para Alunos Migrantes
- Reformulação Pedagógica com alvo em aulas mais convidativas e estimulantes.
|
9 |
Colégio de São Miguel de Fátima |
- Criação de um grupo de alunos coordenador de atividades culturais, nas escolas, que relembre o dia 24 de março - Dia Nacional do Estudante, os valores da Liberdade, os direitos alcançados e os movimentos estudantis.
- Criação de um grupo de deputados, por distrito, que colabore na abordagem de informações básicas sobre teoria política e/ou liberdade de expressão.
- Criação de um concurso nacional, por ciclo escolar, sobre a temática do 25 de Abril.
|
10 |
Agrupamento de Escolas de Caxarias, Ourém |
- Criação de um "Conselho de Alunos", a nível municipal.
- Inclusão de alunos estrangeiros nos órgãos existentes nas escolas.
- Criação de pré Associações de Estudantes nos Agrupamentos de Escolas.
|
11 |
Escola Básica e Secundária José Relvas, Alpiarça |
- Acabar com as aulas de substituição para coadjuvância às turmas com alunos com dificuldades de aprendizagem.
- Prolongar o período vigente na legislação, das aulas de PLNM.
- Proporcionar alojamento local a preço justo, por parte da autarquia, a professores deslocados.
|
12 |
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Santarém |
- Estabelecer reuniões democráticas com a direção escolar e alunos, promovendo o trabalho conjunto e a transparência.
- Garantir o acesso para pessoas com deficiência (física e/ou mental) nas instituições de ensino através da criação de medidas.
- Promover um financiamento de 13 031 571,25€ para a existência de educação gratuita, direcionando este financiamento para garantir o acesso universal à educação, incluindo mudar o programa de colocação de professores valorizando mais a sua localização, e melhorar a infraestrutura escolar e a formação de professores.
|
13 |
Escola Básica de Alcanede, Santarém |
- Realizar mais atividades desportivas interturmas, com jogos de grupo, com a possibilidade de realização de torneios entre escolas do Município.
- Organizar atividades desportivas “Jogar para Incluir”, praticadas por alunos que possuem algum tipo de deficiência, em conjunto com alunos sem deficiência.
- Realizar palestras nas escolas com a participação dos pais/E.E e entidades locais sobre questões/problemas que afetem a comunidade.
|
14 |
Escola Básica D. Manuel I, Pernes, Santarém |
- Manutenção da escola.
- Pavilhão desportivo.
- Sala de exposições.
|
15 |
Agrupamento de Escolas de Ourém |
- Criação de um curso intensivo da língua portuguesa ao longo do ano em que o aluno estrangeiro ingressa no sistema de ensino português.
- Inclusão do tema “Integração” como tema obrigatório da disciplina de Cidadania.
- Criação do PIC – Projeto de Integração e Cidadania.
|
16 |
Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente |
- Fomentar o orçamento participativo.
- Dar voz aos alunos estrangeiros, criando turmas de acolhimento.
- Criar espaços adaptados para alunos com dificuldades (deficiência).
|
17 |
Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento |
- Comemorar o dia 25 de abril de 1974.
- Reviver o 25 de abril de 1974.
- O setor da educação em regimes políticos ditatoriais e democráticos.
|
18 |
Escola Secundária Sá da Bandeira, Santarém |
- Incluir no Programa da disciplina Educação para a Cidadania, no Domínio referente às Instituições e Participação Democrática, a temática: ideologia política.
- Criar um gabinete de apoio ao aluno para estudantes com dificuldades de integração na comunidade escolar.
- Criar melhores condições físicas e humanas, nos Agrupamentos de Escola, aos alunos integrados na Educação Especial, aspeto fundamental para uma escola inclusiva.
|
19 |
Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos |
- Criação de um currículo flexível, com disciplinas de opção.
- Preparação da escola para os alunos com dificuldades motoras e outras.
- Realização de debates tendo como tema “Dar voz aos Alunos”.
|
20 |
Agrupamento de Escolas de Marinhais, Salvaterra de Magos |
- Apostar em novos métodos de ensino, tornando-o mais prático.
- Melhorar as instalações das escolas, tornando-as mais funcionais, confortáveis e limpas.
- Reduzir a extensão dos programas das disciplinas de matemática e português.
|
21 |
Escola Secundária de Benavente |
- Implementar um “Ano Zero” para os alunos estrangeiros onde vão aprender a língua portuguesa e ter um currículo diferenciado.
- Atividade “Pontes de Abril” entre os alunos do 3.º e do 1.º ciclos levando os valores de Abril aos mais novos.
- “Dia Multicultural” com a realização de uma mostra da cultura e costumes dos alunos estrangeiros aos alunos portugueses e vice-versa.
|
22 |
Escola Básica D. Miguel de Almeida, Abrantes |
- "Precisamos de mais investimento na qualidade da Escola, salas de TIC e ginásios bem equipados".
- Pedir às direções das escolas que tomem medidas para que a escola seja mais segura.
- O que queremos da escola pública?
|
23 |
Escola Básica e Secundária D. Maria II, Vila Nova da Barquinha |
- Criação de bolsa de alunos voluntários para ações sociais e para acolhimento de alunos estrangeiros (apoio nas relações interpessoais e questões educativas).
- Atribuição de bolsas de mérito pela excelência do sucesso educativo, independentemente da situação financeira do aluno.
- Aconselhamento vocacional de modo mais precoce, por forma a que os alunos possam encontrar as respostas educativas mais concertadas, atendendo às suas necessidades e potencialidades.
|
24 |
Escola Básica D. João II, Santarém |
- Criação de um espaço escolar exterior para convívio dos jovens sem uso obrigatório de telemóveis.
- Realizar inquéritos periódicos obrigatórios aos alunos para avaliar a qualidade da alimentação nas cantinas/bares escolares.
- Disponibilização obrigatória de ecopontos em todas escolas do país.
|