Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral do Porto


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária Inês de Castro
  1. Mentoria interpares a alunos estrangeiros.
  2. Implementar o dia da Interculturalidade e da Inclusão.
  3. Promover a higiene feminina nas escolas.
2 Externato Camões
  1. Criação de programas de mentoria.
  2. Promoção de eventos/clubes recreativos.
  3. Criação de sessões de debate e de diálogo.
3 Escola Básica de São Martinho, São Martinho do Campo, Santo Tirso
  1. Desenvolver Currículos disciplinares menos extensos e mais atuais.
  2. Incrementar mais projetos internacionais nas escolas (ERASMUS, eTwinning ..)
  3. Melhorar os recursos materiais/ humanos das escolas.
4 Escola Secundária de Valongo
  1. Colocar mais professores nas escolas e implementar programas de mentoria para apoiar os alunos estrangeiros e os alunos que apresentam mais dificuldades.
  2. Fomentar a inclusão, a união e a participação dos alunos na comunidade escolar, através da sua integração em clubes, projetos e parcerias com a comunidade local.
  3. Reformular o sistema de ensino de forma a que os alunos possam tomar a decisão sobre o seu percurso formativo no início do 11.º ano, seguindo uma formação mais geral ou profissionalizante.
5 Escola Básica e Secundária de Vale de Ovil, Baião
  1. Melhorar os acessos às TIC.
  2. Maior oferta de atividades extracurriculares.
  3. Participação efetiva dos alunos, na vida da Escola.
6 Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, Vila do Conde
  1. Criação de um clube intitulado “Clube do aluno”, que dinamize atividades para a promoção da integração dos alunos do 5.º ano, de alunos novos na escola ou provenientes de outros países e de alunos com necessidades educativas especiais, alunos estes “apadrinhados” por colegas do clube.
  2. Existência de uma disciplina opcional, para os alunos dos 8.º e 9.º anos, com o objetivo de os fazer contactar com o mundo do trabalho e, desta forma, facilitar a tomada de decisão quanto ao curso/área a seguir no secundário.
  3. Promoção de um espaço de partilha entre os alunos e a comunidade educativa e local.
7 Escola Básica Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia
  1. Implementar nas escolas um espaço especializado com docentes experientes e especializados na área para alunos com necessidades especiais e deficiências.
  2. Fornecer aos alunos programas e recursos educacionais que representam diferentes culturas e etnias, para haver um mútuo enriquecimento.
  3. Criar equipas técnicas para que os alunos novos estrangeiros possam rapidamente aprender português e se sintam integrados.
8 Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, Vila do Conde
  1. Participação trimestral dos alunos nas reuniões do Conselho Pedagógico.
  2. Criação de um Conselho Estudantil Municipal.
  3. Obrigatoriedade de haver uma Associação de Estudantes em todas as Escolas EB2,3 e Secundárias.
9 Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia
  1. Criação de salas multissensoriais, realçando a importância da tradução em braille, para aumentar a inclusão de pessoas incapacitadas.
  2. Formação de clubes e eventos desportivos, com opção de modalidades para alunos com debilidades físico motoras, promovendo o desporto como meio de inclusão.
  3. Implementação de projetos escolares para promoção da inclusão, empatia e liberdade, para fomentar as aprendizagens e espírito crítico dos discentes.
10 Escola Básica e Secundária do Cerco, Porto
  1. Implementar aulas de política a partir do 7.º ano de escolaridade.
  2. Desenvolver atividades obrigatórias dirigidas aos alunos estrangeiros sobre cultura portuguesa.
  3. Promover debates mensais obrigatórios, por ano de escolaridade, sobre temas da atualidade.
11 Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, Moreira da Maia, Maia
  1. Melhorara as acessibilidades para os alunos com dificuldades motoras e visuais.
  2. Não ao Projeto Maia.
  3. Concretização dos jogos interturmas.
12 Escola Básica Eugénio de Andrade, Porto
  1. Divulgar de diversas formas o significado de liberdade.
  2. Haver uma parte do ano em que na disciplina de CMA se discutem por exemplo o que são: IVA, IRS, IMI, IUC, etc. Estes e vários outros termos que são usados na vida adulta que muitos de nós alunos não sabemos o que são.
  3. Criação de um grupo de voluntariado, com membros principalmente alunos, no qual se recolhiam mantimentos, refeições e roupa quente para ajudar os mais necessitados.
13 Escola Básica de Paço de Sousa, Penafiel
  1. Proposta de incentivo à formação/promoção de jovens empresários nas escolas.
  2. Projeto de Lei para a criação da Assembleia Municipal dos jovens.
  3. Aumentar a participação dos alunos na tomada de decisões, através da inclusão de representantes do ensino básico no Conselho Geral.
14 Escola Básica de Frazão, Paços de Ferreira
  1. Alterar a organização curricular do ensino básico em 2 ciclos, com alteração da matriz curricular.
  2. Introdução de uma semana de prática profissional, nos últimos três anos de escolaridade do ensino básico.
  3. Eliminar/suprimir os trabalhos de casa.
15 Escola Básica e Secundária de Sobreira, Paredes
  1. Ter uma escola onde se trabalhe a resolução de problemas quotidianos, de forma mais prática para preparar os alunos para a idade adulta.
  2. Ensinar política aos jovens.
  3. Atribui prémios monetários a atividades promovidas no âmbito do associativismo.
16 Externato "Santa Joana"
  1. Fornecer e melhorar o seguimento eletrónico nas escolas públicas e privadas.
  2. Criação de Clubes escolares.
  3. Criação de espaços para os alunos aquecerem as refeições que possam trazer de casa.
17 Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes Sá, Vila Nova de Gaia
  1. Atribuição de subsídios de habitação ou habitação gratuita para os professores deslocados da sua área de residência.
  2. Maior disponibilidade de aulas de apoio a português para alunos estrangeiros cuja língua materna não é o português para melhorar a integração desses alunos.
  3. Revisão do plano de estudos nacional e dos programas das disciplinas para ir de encontro às necessidades dos alunos e de um mundo cada vez mais digital.
18 Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano
  1. Dotar o espaço escolar com cabides, cacifos e condições térmicas de forma a promover a aprendizagem.
  2. Criar enfermarias em todas as escolas e dar formação ao pessoal docente e não docente em suporte básico de vida.
  3. Reforçar o apoio aos alunos que não têm o português como língua materna.
19 Escola Básica D. Manuel de Faria e Sousa, Margaride, Felgueiras
  1. Criação do Dia da Diversidade Escolar.
  2. Criação de um grupo de debate com assento na Assembleia Municipal.
  3. Valorização da carreira docente e do estatuto social do Professor.
20 Escola Básica e Secundária Clara de Resende, Porto
  1. Reformulação do modelo de ensino com vista a uma melhor participação na vida em sociedade, com a inclusão da "Filosofia básica" no EB.
  2. Implementação de um novo modelo de ensino inclusivo, que contrarie o ensino fechado e centrado nos manuais/programas.
  3. Necessidade de desenvolver novas competências práticas e sociais no combate a comportamentos desajustados, que promovam uma escola para todos através da implementação de atividades extracurriculares como a "Semana Cultural" aberta à comunidade.
21 Agrupamento de Escolas de Eiriz, Baião
  1. Reverter a chamada “escola a tempo inteiro", optando-se por um novo modelo de sociedade.
  2. Tornar o espaço envolvente à escola, um lugar seguro.
  3. Tornar comum a existência de palestras dadas por pessoas com profissões diversas e experientes no seu trabalho.
22 Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner, Vila Nova de Gaia
  1. Alterar a escala de avaliação quantitativa nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico para 1 a 20.
  2. Criação de um espaço de apoio ao estudo, gratuito nas escolas, de frequência facultativa.
  3. Implementar o intercâmbio escolar com outros países.
23 Escola Básica de Rates, Póvoa de Varzim
  1. Projeto “A voz do aluno” - reuniões periódicas com delegados e subdelegados para serem discutidos problemas existentes no estabelecimento escolar e apresentar possíveis soluções. Promovendo a consciência cívica e os valores democráticos, destacando a importância do respeito pelos direitos humanos, liberdade de expressão e participação ativa na sociedade
  2. Programa “Irmãos mais velho/Padrinho” - criar um programa de apadrinhamento dos alunos mais novos pelos alunos mais velhos, para haver uma maior integração e maior convívio e interação entre alunos mais novos e mais velhos.
  3. Criar espaços de diálogo e debates regulares na escola, onde estudantes e professores possam discutir temas relacionados com a democracia, cidadania e os eventos históricos do 25 de abril, promovendo uma compreensão mais profunda do significado desses acontecimentos
24 Escola Básica e Secundária D. Dinis, Santo Tirso
  1. Rota cultural.
  2. Debates: A Escola que queremos.
  3. Criação de uma sala de Lazer.
25 Agrupamento de Escolas de Carvalhos, Vila Nova de Gaia
  1. Envolvimento nas atividades educativas dirigidas à ação contra a desinformação.
  2. Criação de um dia das Culturas.
  3. Criar programas de educação financeira.
26 Agrupamento de Escolas D. Pedro I, Vila Nova de Gaia
  1. Literacia financeira e política nas escolas, referindo-se à habilidade de entender e gerenciar questões financeiras pessoais, como orçamento, poupança e investimento já a literacia política envolve compreender o funcionamento do sistema político e participar de maneira informada.
  2. Cooperação na realização do regulamento interno, elegendo um aluno representante para realizar o regulamento com os membros da direção escolar, para ser atendido da forma mais justa possível para os dois lados.
  3. Direito à identidade, língua não materna e o respeito à individualidade, dando auxílio aos alunos imigrantes a se sentirem melhor acolhidos na nossa aprendizagem, cultura e língua.
27 Escola Básica Amadeo de Souza Cardoso, Telões, Amarante
  1. Melhorar as condições das escolas ao nível do acesso e deslocação para pessoas com deficiência.
  2. Dinamizar atividades extracurriculares do interesse dos alunos, com especial enfase nas áreas da política, ensino de linguagem gestual e procedimentos de Suporte Básico de Vida.
  3. Realizar assembleias da comunidade escolar, com uma periodicidade mensal, envolvendo a participação de um porta-voz de cada turma, representante dos professores, representante dos assistentes operacionais, presidente da associação de pais, presidente da associação de estudantes e elemento da autarquia.
28 Escola Secundária de Vila Cova da Lixa, Felgueiras
  1. Clube de Educação Financeira
  2. Programa Nacional de Educação para a Saúde Mental
  3. Atividades Multiculturais para a Integração de Alunos Estrangeiros
29 Colégio de S. José de Bairros
  1. Criação de uma disciplina dedicada ao ensino da literacia financeira aos jovens.
  2. Implementação de diferentes instrumentos de avaliação de forma efetiva e não apenas na teoria e que valorizem diferentes formas de aprendizagem e habilidades.
  3. Criação de uma associação de estudantes.
30 Escola INED - Nevogilde
  1. Maior investimento em serviços de educação inclusiva, com a contratação de professores de linguagem gestual e de braille para alcançar uma inclusão efetiva.
  2. Realização de palestras e sessões sobre literacia política e financeira, promovendo a prática dos direitos e dos deveres, preparando os jovens para o futuro.
  3. Promover aulas mais interativas, com a criação de espaço de partilha de informação e experiências sobre temas diversos, como, por exemplo, a inclusão, a pluralidade e os seus benefícios convidando membros das autarquias.
31 Escola Básica de Marco de Canaveses
  1. Implementação de Programas de Orientação para novos alunos (P.O.N.A).
  2. Realização de ações de formação para professores e assistentes operacionais que os ajude a identificar, compreender e intervir em diferentes situações.
  3. Realização de mais questionários anuais aos alunos para diagnosticar e intervir de forma rápida e eficaz na resolução dos problemas identificados.
32 Escola Básica da Areosa, Porto
  1. Capacitar os alunos ao acesso a diversos serviços públicos e privados (finanças, segurança social, bancos, loja do cidadão, entre outros), bem como apoiá-los no desenvolvimento de competências pessoais necessárias à sua autonomia e participação na vida do dia-a-dia.
  2. Preparar as escolas para receber os alunos estrangeiros, com os recursos e os apoios específicos necessários, em tempo real, a fim de lhes proporcionar uma rápida integração no sistema educativo português.
  3. Criar eventos festivos de caráter intercultural, abertos a toda a comunidade educativa, a fim de celebrar a diversidade étnica/cultural na escola.
33 Escola Básica Irmãos Passos, Guifões, Matosinhos
  1. Criação nas escolas de um grupo de alunos de 9.º ano que ajude os alunos estrangeiros ou os mais novos a integrarem-se.
  2. Implementação nas escolas da opção das disciplinas de Educação Financeira e Educação Sexual.
  3. Criação de uma sala de estudo a todas as disciplinas e distribuída por vários horários letivos.
34 Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua, Matosinhos
  1. Aumentar o número de profissionais especializados em língua gestual de maneira a diminuir as desigualdades entre alunos surdos e ouvintes.
  2. A carga horária escolar deve ser repensada e alterada, pois mais tempo escolar não significa melhor tempo escolar.
  3. As metodologias e os currículos que hoje temos na Escola são os mesmos de há muitos anos atrás. Se as gerações são diferentes ,por que não alterar também as práticas e os currículos de forma a que se identifiquem mais com os alunos e os alunos com estes.
35 Escola Secundária de Penafiel
  1. Implementação do “Dia da Multiculturalidade”
  2. Criação de um “Banco de Boas Vindas”;
  3. Criação de um grupo mais diversificado de Disciplinas Opcionais
36 Colégio Novo da Maia
  1. O reforço/lembrança dos valores e ideais defendidos no 25 de abril de forma a que todos os alunos possam passar a conhecer melhor o esforço que foi feito para poderem ter os direitos que têm nos dias de hoje.
  2. O acontecimento no dia de aulas anterior ao 25 de abril de, por turma, um momento de partilha de opiniões e pontos de vista e reflexão sobre os valores defendidos no 25 de abril e as mudanças que trouxe para o país.
  3. Implementação a nível escolar de um concurso, facultativo, de artes plásticas onde os alunos que desejem partilhar, sejam convidados a fazer um desenho/obra de arte relativo ao 25 de abril e aos seus valores. Estes trabalhos serão posteriormente levados a concurso regional e os três primeiros classificados de cada região recebem de “prémio” um diploma e, em caso de alguma entidade querer patrocinar esta iniciativa, e só se o autor autorizar, a oportunidade de expor o trabalho nas instalações.
37 Agrupamento Escolas do Sudeste de Baião
  1. Criação do projeto de mentoria “INTEGRA-TE” de apoio ao aluno estrangeiro;
  2. Criação do Movimento Estudantil pelas Causas Justas: + Clima + Diversidade + inclusão.
  3. Valorização da carreira docente;
38 Agrupamento de Escolas de Paredes
  1. Promover intercâmbios entre escolas para conhecer diferentes culturas, fomentando a tolerância e aceitação da diversidade.
  2. Desenvolver programas de intervenção onde os alunos possam apresentar e organizar atividades a desenvolver ao longo do ano letivo.
  3. Criar "A Voz do Aluno" com o objetivo de proporcionar aos alunos do ensino básico uma forma de expressarem as suas sugestões e preocupações em relação à escola.
39 Escola Secundária de Valbom, Gondomar
  1. Criação de várias de instalações artísticas que darão origem a um vídeo que retratará as diferenças no sistema educativo antes e depois do 25 de abril.
  2. Realização de um podcast quinzenal chamado “Conversas sobre tudo ou nada” onde se abordarão várias temáticas (futebol, moda, política, bullying,…). Este conteúdo terá vários convidados (alunos, antigos alunos, pessoas da comunidade escolar e educativa, autarquia, coletividades).
  3. Comemoração de duas datas muitos importantes da democracia portuguesa, o 25 DE ABRIL e o 1 DE MAIO. Assim no dia 2 de maio, o dia que designaremos por “Dia da Liberdade” festejaremos na nossa escola, com músicas alusivas às efemérides e a realização de atividades lúdicas que culminará na “inauguração” de um mural com palavras que os alunos associam à importância dos festejos dos dias 25 de abril de 1974 e dia 1 de maio (dia do trabalhador).
40 Escola Básica Adriano Correia de Oliveira, Avintes, Vila Nova de Gaia
  1. Melhoria da alimentação na cantina escolar.
  2. Existências de oferta de atividades diversificadas que contribuam para a inclusão escolar.
  3. Alargamento das equipas de apoio na escola: SPO, Gabinete de Mediação e Serviço Social.
41 Escola Secundária Diogo de Macedo, Olival, Vila Nova de Gaia
  1. Obrigatoriedade da integração de representantes de 3º ciclo nas listas para a Associação de Estudantes.
  2. Desenvolvimento de projetos extracurriculares onde sejam tratados temas de caráter cívico e de participação democrática.
  3. ---
42 Colégio Paulo VI de Gondomar
  1. Criação de um clube de partilha sobre experiências socioemociais na transição do 3ºciclo do ensino básico para o secundário. Este tem como objetivo desenvolver competências como autoconhecimento, consciência social, capacidade de resolver conflitos, etc., que permitem lidar com diferentes desafios no percurso académico.
  2. Campanhas de sensibilização contra a desigualdade de género. O objetivo relaciona-se com a criação de um workshop de programação neurolinguística que se traduz na mudança de perspetivas fortemente enraizadas na sociedade (machismo, desníveis salariais entre géneros etc) para uma comunidade mais tolerante, igualitária e acima de tudo uma escola mais inclusiva.
  3. Ajuda anónima-criação de uma rede social para estimular o espírito de tolerância e respeito entre alunos, tendo em vista a resolução de problemas através do diálogo cordial apenas e exclusivamente entre alunos. Acreditamos que um pedido de ajuda virtual possa ser mais fácil de ser solicitado do que presencial.
43 Escola Secundária Gaia Nascente, Vila Nova de Gaia
  1. Criar, adaptar as escolas para os alunos com necessidades específicas.
  2. Inovar e diversificar os métodos de ensino.
  3. Maior socialização entre escolas.
44 Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste
  1. Melhorar a capacidade e a velocidade da rede de Internet nas escolas.
  2. Reforço do número de Técnicos Especializados nas Escolas.
  3. Redução do número de alunos por turma.
45 Escola Básica Anes de Cernache, Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia
  1. Substituição das aulas por aulas mais práticas.
  2. Maior apoio psicológico nas escolas.
  3. Disponibilização dos manuais digitais e melhoria da rede wi-fi.
46 Escola Básica Manoel de Oliveira, Porto
  1. Conceder aos alunos do Ensino Básico a liberdade de escolher certas disciplinas de algumas áreas (Línguas Estrangeiras, Artes, Expressão Físico-Motora).
  2. Criar diversos projetos de Cidadania na Escola em que os alunos se possam inscrever e envolver de acordo com os seus interesses.
  3. Pôr em prática a realização regular de Assembleias de Turma e Assembleias de Delegados e Subdelegados de Turma.
47 Colégio "Casa Mãe"
  1. Criação de mecanismos/ materiais/ atividades para a prática de desporto adaptado e a inclusão de todos na prática desportiva.
  2. Concretização de círculos de discussão/ debates de diferentes temas por profissionais de diversas áreas.
  3. Criação de tutoriais para a preparação para as provas de avaliação externa.
48 Escola Secundária da Maia
  1. Melhorar as condições da acessibilidade da escola para as pessoas com mobilidade reduzida.
  2. Aumentar o número de assistentes operacionais para garantir a segurança de todos.
  3. Adotar a metodologia de projeto, criando aulas mais práticas que vão de encontro aos interesses.
49 Colégio Nova Encosta
  1. Criação de workshops temáticos. Estes workshops serão realizados em parceria com diversas disciplinas tendo em conta a sua temática. Algumas das temáticas serão literacia financeira, finanças e mercado de trabalho.
  2. Criação de assembleias de alunos. Estas assembleias seriam constituídas pelo delegado e subdelegado de cada turma que terão a responsabilidade de evidenciar as problemáticas de cada turma. Em assembleia, os alunos poderão votar sobre as propostas mais ajustadas para discutir com o diretor da escola.
  3. Desenvolver rastreios para todos os alunos com o intuito de identificar os alunos que não se sentem integrados e/ou inseridos nos contexto escolar. Posteriormente, em grupo e/ou individualmente serão desenvolvidas reuniões de desenvolvimento de estratégias de modo a se conseguirem integrarem-se no contexto turma/escola.
50 Escola Básica Marques Leitão, Valbom, Gondomar
  1. Uma tarde por semana, sem aulas, para os trabalhos nos clubes e oficinas, onde se incluem as atividades com alunos com necessidades especiais e estrangeiros.
  2. Assembleias de escola periódicas e Palestras sobre a Inclusão.
  3. Restringir o uso do telemóvel pelos alunos.
51 Colégio Marca d´Água
  1. Os alunos que praticam Bullying devem ter aulas extra relativas a este tema, com psicólogos ou professores.
  2. Todas as escolas que recebam alunos estrangeiros, devem ter professores que ensinem Português Língua Não Materna.
  3. Os trabalhos de casa devem ser limitados a duas ou três disciplinas por dia.
52 Academia de Música de Costa Cabral
  1. Regionalização do Ensino. O sistema educativo está excessivamente centralizado e dependente de uma administração educativa volumosa e ineficiente. Uma gestão local das escolas (currículos, oferta educativa, recursos humanos), contribui para o surgimento de projetos educativos diferenciados , mais adaptados à realidade envolvente e participados pela sociedade, potenciando assim escolas mais plurais e participadas.
  2. Currículo de Competências para a Vida. A estrutura curricular atual, põem de lado a aprendizagens quotidianas, não valorizando práticas nem vivências que qualquer aluno irá encontrar na sua vida adulta. Defendemos a existência de um currículo que contemple abordagens a áreas transversais (culinária, materiais, tecnologias, educação financeira, trabalhos manuais) .
  3. Liberdade de escolha na educação. Todos os alunos deveriam ter a possibilidade de escolher a escola que querem frequentar, independentemente do modelo de gestão (pública ou privada). A individualidade de cada aluno deve ser correspondida pela escola que melhor se adapta às suas necessidades e intenções futuras. A implementação desta medida passaria pela criação de um cheque-ensino que poderia ser utilizado em qualquer estabelecimento escolar.
53 Escola Básica de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim
  1. Permitir a criação de uma bolsa concelhia de funcionários escolares que possam ser imediatamente colocados nas escolas, em caso de necessidade; fornecer formação adequada e valorizar as suas carreiras, para que possam se sentir motivados e competentes para lidar com crianças e jovens.
  2. Valorizar os professores, restaurar-lhes o respeito que começa pela sua valorização social mas, também nas suas carreiras (devolver-lhes o devido); incentivar as deslocações, tal como já fazem com outras carreiras, com suplementos de deslocação e viagens (como já fazem com os médicos, juízes e deputados); fornecer-lhes subsídios de risco, para escolas em meios socialmente mais desfavoráveis; aumentar as penalizações por agressões físicas e morais aos professores;
  3. As provas de aferição devem ser abolidas.
54 Escola Secundária de Castêlo da Maia, Maia
  1. Dinamização de um clube de acolhimento.
  2. Criação de atividades que pudessem abranger todo o tipo de alunos: atividades em braille, língua gestual e clubes no geral…
  3. Criação da “Sala do Refúgio”.
55 Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto
  1. Promoção da formação pessoal e profissional do pessoal docente e não docente. Preparar os professores e os assistentes operacionais e técnicos para lidar com a pluralidade é fundamental assumindo-se como um imperativo a realização de aulas mais dinâmicas que estimulem o interesse dos alunos pelo conhecimento independentemente das suas diferenças sociais, culturais, Económicas, religiosas, de género, de orientação, com necessidades educativas específicas ou de qualquer outra natureza.
  2. Alteração dos suportes de conteúdos curriculares utilizados nas escolas e sua transmissão. Substituir o atual modelo de manuais e renovar o modo de transmitir o conhecimento são aspetos determinantes para aumentar a participação dos alunos na sua própria aprendizagem. O uso do digital deve ser avaliado no sentido de tornar o estudo mais motivador e interativo apoiando aquilo que cada vez mais as novas gerações prezam e que se inclui num sentido mais abrangente de escola plural.
  3. Incentivo aos professores para repensarem a utilização da sua componente letiva e não letiva. Implementar o aumento de blocos horários em que as aulas funcionam por turnos, permitindo a criação de aulas práticas que potenciem o debate e a exploração de novos temas e de aprofundamento das matérias curriculares. Flexibilizar a distribuição das disciplinas e das atividades nos horários como forma de implicar cada aluno no seu processo de aprendizagem e como promoção duma participação autónoma.
56 Escola Básica de Custóias, Matosinhos
  1. Implementação de orientação vocacional ao longo de todo o 3º ciclo.
  2. Adaptação do modelo de ensino ao perfil do aluno do século XXI.
  3. Combater o insucesso escolar através de um sistema de Padrinhos.
57 Escola Básica de Penafiel Sul
  1. Propor língua gestual na escola.
  2. Estender o ensino obrigatório para o pré-escolar, isto é, a partir dos 3 anos todas as crianças teriam de frequentar o jardim de infância.
  3. Melhorar e reforçar o ensino do empreendedorismo e princípios de gestão de finanças pessoais.
58 Escola Básica da Ponte, Vila das Aves, Santo Tirso
  1. Implementação de uma Assembleia de Alunos em todas as escolas. Propõe-se a criação de uma Assembleia de Alunos em todas as escolas, ajustada ao número de estudantes de cada agrupamento. Esta assembleia incluirá um processo de eleição dos representantes dos alunos para a Mesa da Assembleia, visando promover o debate de questões escolares e a participação ativa dos alunos na gestão escolar.
  2. Discussão dos direitos e deveres dos alunos. Promoção da discussão dos direitos e deveres dos alunos, envolvendo os próprios estudantes na sua definição. Este processo visa fomentar a autorregulação e consolidar valores democráticos na comunidade escolar, proporcionando um ambiente onde a colaboração e o respeito mútuo são fundamentais.
  3. Programas de mentoria de participação cívica em parceria com órgãos locais. Propõe-se a implementação de programas de mentoria de participação cívica, estabelecendo parcerias entre alunos, membros dos órgãos do poder local e professores. Estes programas visam promover iniciativas e debates para resolver problemas na comunidade local, com a participação de representantes escolhidos pelos alunos.
59 Academia Musical de Vilar do Paraíso
  1. Programa para Interdiversidade pessoal e no desporto.
  2. Votação geral para melhoria de aspetos escolares.
  3. Intercâmbio entre escolas, dentro e fora do país.
60 Agrupamento de Escolas de Lousada Este
  1. Pôr em prática nas escolas um maior equilíbrio horário entre as diferentes disciplinas do currículo.
  2. Implementar em todas as escolas a participação no programa “Erasmus”.
  3. Reforçar os valores atribuídos nas bolsas de estudo.
61 Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste
  1. Promover palestras, exposições, promovendo mais segurança nas escolas de modo a promover a inclusão e aceitação do outro. De modo, a incutir os valores de solidariedade e respeito pelo outro.
  2. Criar atividades extracurriculares que promovam a independência e autonomia que ajudem os alunos a lidar com situações do dia a dia.
  3. Criar uma figura representativa dos alunos para que assim, seja dada a oportunidade de participação dos mesmos ao nível do Conselho Geral.
62 Escola Básica Ave, Vila das Aves, Santo Tirso
  1. As escolas devem assegurar a igualdade para todos.
  2. Trabalhar mais os tópicos de educação financeira e política, na disciplina de cidadania, temas de extrema importância para a sociedade e o futuro dos alunos.
  3. Garantir que as instalações escolares sejam acessíveis para todos, incluindo rampas, elevadores e casas de banho adaptadas.
63 Escola Básica Dr. José Domingues dos Santos, Cabanelas, Matosinhos
  1. Pôr em prática o método "study hall": no horário dos alunos deveriam haver hipótese de fazer os TPC numa espécie de sala de estudo com auxílio de um professor; seria uma forma de apoiar os alunos que não podem pagar uma sala de estudo;
  2. Criar mais projetos interdisciplinares que envolvessem dois professores na sala de aula.
  3. Trabalhar a literacia financeira em Cidadania para preparar o futuro: saber o que é o IRS, IVA, IRC; como funcionam as finanças e segurança social; como poupar mais e controlar gastos;
64 Escola Secundária de Gondomar
  1. Realização na escola de "Dias Abertos" a toda a comunidade escolar, com a dinamização de atividades inclusivas.
  2. Implementação de aulas mais práticas, de forma a permitir o desenvolvimento de projetos por parte dos alunos.
  3. Promoção de iniciativas que permitam juntar dinheiro para melhorar os recursos materiais das escolas.
65 Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto
  1. Valorização da profissão e contratação de mais assistentes operacionais para a escola pública.
  2. Requalificação e manutenção frequente de todas as escolas públicas em Portugal.
  3. Melhorar o apoio aos alunos/as em desvantagem financeira e de aprendizagem.
66 Escola Básica e Secundária de Pedrouços, Maia
  1. Diversificar a oferta alimentar, na escola tendo em conta problemas de saúde, opções de dieta e diferentes religiões.
  2. Criar formação intensiva em português de língua não materna (PLNM) para alunos estrangeiros antes de frequentarem a totalidade do currículo nas turmas, para garantir e melhorar a integração.
  3. Facultar aulas específicas de língua gestual e Braille em regime facultativo em todos os níveis de ensino.
67 Colégio de Ermesinde
  1. Diversificação dos meios de avaliação, diminuindo a ponderação dos testes de avaliação nas notas finais e aumentando a ponderação de trabalhos, projetos e outras atividades pedagógicas, para que o ensino seja mais prático e individualizado para cada aluno.
  2. Criação de uma “Semana do Emprego” por período/semestre, que consiste no auxílio dos encarregados de educação e das entidades externas irem à escola explicar e mostrar as situações que enfrentam na sua profissão e, no final, deixam os jovens experimentar uma destas situações.
  3. Disponibilização de pensos higiénicos e produtos de higiene básica nas casas de banho da escola de modo a serem utilizada de forma gratuita pelas alunas.
68 Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Maia
  1. Linha telefónica interna e anónima de apoio aos alunos. Criar uma linha telefónica na escola atendida pela psicóloga escolar onde os alunos possam desabafar sobre os seus problemas, participar situações/problemas seus ou com outros alunos que conheçam, pedir ajuda sobre o que precisam, sentem ou no caso de serem vitima. Tudo isto sem se sentirem a serem julgados nem estarem expostos.
  2. Dias Interculturais. Para celebrar e dar a conhecer as diferentes culturas existentes na escola de forma a que a mesma seja mais plural e inclusiva.
  3. “Clube de debate” - Espaço de debate entre alunos e moderado pelos mesmos para elencar problemas da escola e encontrar soluções para os resolver por ciclo de ensino e entre ciclos.
69 Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis
  1. Melhor inclusão de todos no ambiente escolar.
  2. Menos telemóvel na Escola com a promoção de atividades lúdicas e pedagógicas nas escolas.
  3. Mais desporto na Escola.
70 Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia, Vermoim, Maia
  1. Criar parcerias com entidades locais para melhorar as condições estruturais da escola, bem como enriquecer os recursos educacionais, de modo a promover a integração e a inclusão.
  2. Criar clubes que promovam a inclusão e representem diversas identidades, constituindo um espaço de partilha de experiências entre alunos.
  3. Promover eventos que envolvam a participação ativa da comunidade educativa, que celebrem e reconheçam a diversidade na escola.
71 Escola Básica de S. Tomé de Negrelos, Santo Tirso
  1. Criação de uma "Sala de Snoezelen" - trata-se de uma sala cheia de luzes, cores, aromas, sabores, sons, vibrações. Tem efeitos terapêuticos e pedagógicos muito positivos, pois promove o relaxamento, estimula os sentidos, permite a descoberta, incentiva o movimento e motiva para a aprendizagem e destina-se a pessoas com deficiências ou limitações de vários tipos - desde ansiedade ou depressão. alterações de comportamento, hiperatividade, autismo e necessidades educativas.
  2. "Mais que um discurso": visitas de vítimas de bullying à escola para uma sensibilização/dramatização de situações reais, relatadas na 1.ª pessoa.
  3. Criação de um "Grupo de acolhimento aos novos alunos" para que os mesmo não se sintam excluídos, sozinhos e desorientados. Este grupo apresentará a escola e dará as informações mais importantes em relação à escola, procurando que estes alunos se sintam em casa.
72 Colégio da Trofa
  1. Dotar as escolas de equipamentos que tornem os acessos e a deslocação entre espaços mais acessíveis para todos.
  2. Criação de uma assembleia ou associação de estudantes, que represente os seus interesses e preocupações, promovendo uma maior participação e envolvimento dos estudantes nas decisões da escola.
  3. Implementação de disciplinas extracurriculares de diferentes áreas de interesse (Educação Sexual, Matemática Financeira, Defesa Pessoal) que possam enriquecer a formação dos alunos.
73 Escola Básica Infanta D. Mafalda, Rio Tinto, Gondomar
  1. Realização de debates mensais sobre temas da atualidade que envolvam, de forma efetiva, os diferentes membros da comunidade escolar.
  2. Reforço da alocação, nas escolas, de técnicos especializados (psicólogos, assistentes sociais, terapeutas...) com o objetivo de facilitar a inclusão de todos.
  3. Melhoria significativa das estruturas escolares e respetivo acesso a pessoas debilitadas e com dificuldade de mobilidade e integração no espaço escolar.
74 Agrupamento de Escolas de D. António Taipa, Freamunde, Paços de Ferreira
  1. Melhorar o investimento por parte do governo no ramo da educação ao nível da tecnologia.
  2. Incluir representante dos estudantes (eleito em Assembleia de delegados de turma) no Conselho Pedagógico.
  3. Criar de atividades de preparação para a vida adulta e profissional, abordando temas económicos e políticos.
75 Colégio de Amorim
  1. Optar por programas de dinamização cultural na escola, de modo que todas as etnias e grupos sociais tenham acesso à cultura (biblioteca, exposições, cinema, música, palestras) de forma que quem não tem acesso à cultura fora da escola possa pelo menos ter contacto com esta dentro do estabelecimento escolar.
  2. Reforço de competências políticas através do conhecimento histórico e cívico
  3. Partilha de conhecimento e de experiências vividas por gerações anteriores durante a ditadura junto das gerações mais recentes.
76 Agrupamento de Escolas de Vallis Longus, Valongo
  1. Criar um conselho de alunos que comuniquem as opiniões dos seus pares, na escola.
  2. Flexibilização do currículo de acordo com os interesses dos alunos.
  3. Mais torneios interescolas.
77 Colégio de Nossa Senhora da Paz
  1. Implementar um programa de intercâmbio em várias escolas a partir do 2.º/3.º ciclo.
  2. Implementar a criação de diversos clubes escolares em todas as escolas do país.
  3. Implementar uma disciplina obrigatória desde o primeiro ciclo, onde se aborde temas como a educação financeira e a capacidade de empreendedorismo.
78 Escola Básica e Secundária de Vilela, Paredes
  1. Organização de palestras, debates e entrevistas ,com a participação de políticos e deputados, bem como, testemunhos de familiares que viveram antes do 25 de abril e jovens universitários. Realização de campanhas e medidas de sensibilização ressalvando para uma participação mais ativa, nas tomadas de decisão dos jovens, com associação da estudantes. Estas atividades têm como grande objetivo sensibilizar o público-alvo, para o impacto do 25 de abril e da democracia na educação portuguesa.
  2. Realização de exposições com trabalhos dos alunos sobre a educação ao longo da História até aos nossos dias. Visualização de vídeos; Quizz, inquéritos e Concursos sobre o tema, nas turmas de Cidadania. Com estas abordagens pretende-se que os jovens reconheçam o impacto da democracia e dos valores democráticos numa escola do século XXI. Pretende-se também organizar cursos, workshops e atividades de capacitação para ajudarem os jovens a desenvolverem habilidades de liderança e trabalho em equipa.
  3. Criação de um gabinete, onde os alunos prestarão esclarecimentos de forma divertida e inovadora. O seu objetivo é apelar para uma escola participativa, democrática, inclusiva e justa, visando o maior envolvimento dos jovens na construção de novos caminhos para uma escola plural e participativa. Pretende-se também criar um conselho de alunos onde os mesmos poderão apresentar recomendações/ sugestões consideradas pertinentes para serem referenciados aos diferentes órgãos de decisão da escola.
79 Escola Básica e Secundária de Cristelo, Paredes
  1. Criação de um portfólio com os relatos dos elementos que vivenciaram a Revolução.
  2. Criação de uma cápsula do tempo de forma a permanecer com as fontes intactas nos próximos 50 anos.
  3. Criação de uma uma videoteca/audioteca.