Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Portalegre


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária de Ponte de Sôr
  1. Promover o acesso ao Ensino Superior para todos.
  2. Criação de cursos profissionais para os alunos do 3º Ciclo, sem condicionalismo.
  3. Criação de uma área extracurricular de apoio / acompanhamento vocacional / prática, para os alunos finalistas do 3º ciclo. Área em parceria com os professores, técnicos dos Serviços de Psicologia e Orientação, entidades exteriores e encarregados de educação.
2 Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel
  1. Caixa de sugestões - os alunos são convidados a participar na vida escolar, fazendo sugestões para melhorar o funcionamento da escola. espaços de lazer, jogos, parede de arte ...
  2. Banco de recursos humanos e materiais - formado por pais, avós tios com tempo livre e que possam apoiar os alunos com poucos recursos financeiros, auxiliando em atividades diversificadas. Por exemplo ajudar nos TPCs ou dinamizando determinadas atividades extracurriculares, nomeadamente carpintaria, robótica ... Relativamente aos recursos materiais a escola poderá promover a existência de resumos, fichas de trabalho..
  3. Associação de alunos - Criação de uma associação de alunos que promova a realização de atividades (baile de carnaval...), clubes mais diversificados que sejam criados tendo em conta os interesses dos alunos. Deverão ser estes a sugerir os clubes e não serem apresentados, como por exemplo o clube de rádio, de teatro, de pintura, de hóquei, patinagem...A associação deverá estar representada nos órgãos da escola.
3 Escola Básica n.º 1 de Montargil, Ponte de Sôr
  1. Prevenir a ditadura: promover ações de sensibilização com fontes orais ativas e/ou historiadores, recriando um dia da vida escolar durante o período da ditadura, para que não se deixe cair no esquecimento este período conturbado da história nacional e que alerte para o crescimento de determinadas ideologias políticas.
  2. Promover a verdadeira inclusão escolar e profissional: criar mecanismos e estratégias reais para que os alunos com Necessidade Educativas Especiais ingressem no mercado de trabalho após conclusão do seu percurso escolar.
  3. Investir numa educação de qualidade: valorizar a carreira docente e a obrigatoriedade de profissionais com formação científica e pedagógica adequada.
4 Escola Básica João Pedro de Andrade, Ponte de Sôr
  1. Apoio aos alunos oriundos de outros países (com Português Língua Não Materna).
  2. Dar continuidade, no 2º ciclo, aos apoios cedidos pelo Município (Acompanhamento Psicológico,Terapia da fala, Fisioterapia...) .
  3. Colaboração organizada dos alunos na limpeza e manutenção do espaço escolar.
5 Escola Básica Frei Manuel Cardoso, Fronteira
  1. Criação de Associação de Estudantes para o 3° ciclo, de modo a haver reuniões com professores e diretores, expondo ideias para melhoria da escola e responder a problemas.
  2. Criação de horários e disciplinas flexíveis para auxiliar o método de ensino: junção de disciplinas, coesão de matérias, trabalho conjunto de professores, inovação e criação de matérias opcionais para a exploração de novos conteúdos.
  3. ----
6 Escola Básica José Régio, Portalegre
  1. Promover a integração de todos os alunos na comunidade escolar.
  2. Dinamizar sessões com pessoas que vivenciaram o antes e o pós 25 de abril, abordando a manutenção dos ideais de liberdade e solidariedade ao longo do tempo.
  3. Criar um clube de debate nas escolas.
7 Escola Básica e Secundária de Gavião
  1. Dinamização de sessões, direcionadas a toda a comunidade, no âmbito da língua gestual e de braile.
  2. Acesso, em ambiente escolar, a equipamentos tecnológicos de qualidade.
  3. Continuidade e progresso na implementação de Dar Voz aos Alunos e maior participação nos diferentes órgãos escolares.
8 Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre
  1. Dinamizar projetos acerca de assuntos cívicos da vida adulta a pôr em prática numa sociedade democrata.
  2. Desenvolver atividades de voluntariado em associações locais, integrando e promovendo o convívio entre a comunidade escolar e a sociedade local.
  3. Dotar as escolas com equipamentos que permitam o fácil acesso de todos os alunos a todas as zonas dos edifícios.
9 Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre
  1. Estabelecer a figura do Provedor da Criança e do Jovem, como entidade independente, a funcionar em articulação com a Provedoria da Justiça.
  2. Combater a desistência escolar precoce e promover a recuperação das aprendizagens dos alunos.
  3. Criar atividades extra escolares onde se aprenda a língua gestual portuguesa, com o intuito de promover e melhorar a inclusão de todas as crianças e jovens não ouvintes.
10 Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, Nisa
  1. Criar Comités de inclusão para integrar todos os alunos com nacionalidades, religião, cultura e/ou hábitos de vida diferentes, que implementará medidas concretas e individualizadas de inclusão na escola.
  2. Criação de mecanismos, geridos pelo ME, de consulta à população estudantil, através de referendos e/ou outras medidas, sobre a tomada de decisão de medidas/leis relacionadas com as políticas educativas que influenciam o futuro dos jovens.
  3. Não houve consenço. Votaram por só levar 2 medidas.
11 Agrupamento de Escolas n.º 1 de Elvas
  1. Inclusão, na legislação laboral, da possibilidade de um dos progenitores abdicar de algumas horas semanais de trabalho, com ou sem remuneração, a fim de investir no apoio e acompanhamento dos educandos, desde o término da licença parental até aos 12 anos de idade.
  2. Disponibilização de um inquérito online no site da escola, para que os alunos possam, de forma anónima ou não, registar situações vividas ou testemunhadas, a nível de bullying e maus-tratos, na escola ou fora dela. A app que aloca o inquérito seria gerida por pessoal especializado, nomeadamente psicólogos escolares.
  3. Formação específica para os assistentes operacionais das escolas, de forma a compreenderem melhor as características e necessidades dos alunos e a saberem identificar situações de brigas e maus-tratos, encaminhando devida e atempadamente as ocorrências.
12 Escola Básica Nossa Senhora da Luz, Arronches
  1. Criação de uma comissão de jovens que tenha impacto dentro da Assembleia Municipal.
  2. Implementar a «voz dos alunos» em todas as escolas.
  3. Desenvolver programas educativos que abordem a liberdade de expressão, a diversidade cultural, étnica, de género e de nacionalidade, de forma a promover a compreensão mútua e a valorização das diferenças.
13 Escola Básica de Ammaia, Portagem, Marvão
  1. (Lutamos pela tua Educação): Eventos/Atividades Comemorativas e Promoção de Debates.
  2. (Trazemos-te boas notícias): Jornal Escolar e Rádio para Envolvimento da Comunidade Escolar e Local.
  3. (A Voz que precisamos): Grupo Escolar de Apoio ao Trabalho e Estudo/Interação de Alunos.
14 Escola Básica de Vila Boim, Elvas
  1. Melhoria dos espaços da Escola: sala TIC, computadores, equipamentos áudio, inclusão de cacifos, melhorias nas casas de banho, na sala de convívio e nos espaços exteriores (mais apelativos).
  2. Ensino diversificado: Jornal da escola, clube de xadrez, atividades de laboratório ou científicas, jogos pedagógicos, programas / projetos TIC, intercâmbio com outras escolas, clube de LGP (Língua Gestual Portuguesa).
  3. Participação em ações de voluntariado e desenvolvimento ambiental.