1 |
Escola Internacional de Torres Vedras |
- Promover a existência de escolas mais inclusivas para as minorias, nomeadamente para os alunos estrangeiros que não dominem a língua portuguesa.
- Abordar e dedicar mais tempo a temas no ensino, que fomentem os valores de respeito pelo outro, de cooperação e entreajuda.
- Melhorar o sistema de ensino, dando melhores condições de trabalho a todos os recursos humanos.
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2 |
Escola Secundária de Caneças, Odivelas |
- Promover uma cultura do respeito cívico e democracia entre os jovens e, uma vez que não há controlo sobre a educação doméstica, há que apostar na inclusão nas aulas de cidadania desde o pré-escolar como forma de prevenção e controlo da discriminação;
- Ações de consciencialização para a humanização das situações de precariedade devido a contextos alheios aos afetados (guerras, fome decorrente de secas, cheias, terramotos ou outros fenómenos naturais e políticos) e esclarecer as populações de que os fenómenos sazonais de pobreza ou precariedade podem acontecer a todos os humanos
- Criar “caixas de correio” anónimas onde pudessem ser depositadas denúncias de atentados à inclusão (desrespeitos, assédios, agressões, violações de direitos humanos e outros), ou seja, de todas as formas de discriminação negativa e penalizadora dos cidadãos;
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3 |
Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Paço de Arcos, Oeiras |
- Realização de competições sobre política no final do 3º ciclo e no Ensino Secundário.
- Realização de estágios de curta duração para alunos do Ensino Secundário e Ensino Superior nas áreas de formação.
- Realização de palestras e debates mensais com personalidades ligadas à política local e internacional.
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4 |
Agrupamento de Escolas Aqua Alba |
- Melhorar os pontos de acessibilidade das escolas portuguesas nomeadamente para pessoas com mobilidade reduzida.
- Criação de atividades interculturais de forma a envolver todas as culturas que atualmente que cada vez mais constituem a população escolar do nosso país.
- Implementação de uma caixa de sugestões nas escolas com o intuito de dar voz a todos os alunos.
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5 |
Academia de Música de Santa Cecília |
- Promover a voz da Associação de Estudantes como representativa da voz dos alunos na comunidade escolar.
- Na disciplina de Cidadania , cada turma elaborar um projeto de inclusão.
- Promover atividades integradoras: intercâmbios, tutorias entre alunos, espaços de diálogo na escola, livre expressão em mural
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6 |
Externato de Penafirme |
- Organizar de forma voluntária, cursos para idosos ( em lares ou em casa) acerca das novas tecnologias de informação.
- Promover ações de esclarecimento e prevenção da Saúde Mental dos jovens.
- Criar uma área disciplinar, na escola, de Literacia Financeira
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7 |
Escola Básica da Bobadela, Loures |
- Os alunos devem ter direito a dar a sua opinião, a serem ouvidos e a votar, sobre assuntos que envolvam mudanças na educação/escola (por exemplo: a partilha de WC e dos exames online).
- Abordar o bullying, racismo, a xenofobia, a homofobia e a transfobia, a educação sexual, além de outras temáticas nas diversas disciplinas. Já na educação sexual, queremos que seja abordada em todos os ciclos escolares e com mais frequência (no primeiro ciclo, abordar os assuntos como a prevenção de abusos).
- Um dia por mês workshops sobre questões do quotidiano, como por exemplo: como se compra uma casa, um carro, como se abre uma empresa; como se abre uma conta no banco; o que é o IRS; como se fazem descontos; como se faz um investimento, etc.
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8 |
Escola Básica de Moinhos da Arroja, Odivelas |
- As escolas deveriam criar turmas de língua portuguesa especificamente para os alunos estrangeiros, que acabaram de ser integrados no país, para que pudessem dedicar um ano letivo apenas à aprendizagem da língua portuguesa (ficando dispensados de frequentarem as outras disciplinas), de modo a dominarem mais rapidamente a língua do país de acolhimento, garantindo a sua integração social e escolar.
- As cantinas escolares deveriam oferecer uma maior diversidade de ementas, nomeadamente vegetarianas, veganas, sem glúten, sem lactose, sem açúcar, entre outras, e estas opções deveriam ser acessíveis a todos os alunos.
- As escolas deveriam oferecer gratuitamente lanches (a meio da manhã ou da tarde) a todos os alunos de todos os ciclos de ensino.
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9 |
Escola Secundária da Azambuja |
- Promover a inclusão: contemplar no Plano Anual de Atividades (PAA) atividades que propiciem a Escola como tempo de vivência cultural e como espaço de produção cultural, tendo em conta os alunos estrangeiros e os alunos com necessidades educativas especiais;
- Promover uma intervenção coletiva mais eficaz: realização de Assembleias de alunos regulares ao longo do ano letivo e a criação de um Conselho Estudantil que, juntamente com a Associação de Estudantes, debata temas como a diversidade, inclusão e o respeito mútuo;
- Incentivar a uma participação ativa dos jovens no meio escolar: criação de um espaço virtual – “O Espaço Seguro” – para os alunos, anonimamente, compartilharem as suas ideias sobre temas diversos como os jovens e o mercado de trabalho, a sustentabilidade, ambiente, saúde mental, entre outros.
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10 |
Colégio Pedro Arrupe |
- Realização de inquéritos anónimos por parte dos alunos, com o objetivo de avaliar a escola em diferentes parâmetros de qualidade, sugerindo melhorias.
- Criação de uma Comissão de Escola - composta por alunos e professores, eleitos através de eleições abertas, e diretor pedagógico - onde são analisados e discutidos temas relativos à qualidade da escola e do ensino, assim como as preocupações e pontos de vista diferentes sobre cada um deles.
- Criação de uma Comissão Jovem Municipal em todos os municípios, para se pensar e dinamizar a democracia e a participação cívica nas escolas portuguesas.
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11 |
Escola Secundária da Quinta do Marquês, Oeiras |
- Alimentação universal: Esta medida serve para que todos os alunos tenham uma alimentação adequada preservando a sua privacidade, individualidade e dignidade.
- Participação ativa: Assegurar que os alunos têm uma voz junto do Conselho Pedagógico, ajudando os docentes no desenho e aprovação das matérias letivas e avaliação.
- Implementação de um programa de intercâmbio cultural: Organizar feiras culturais, workshops ou dias temáticos para celebrar a diversidade.
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12 |
Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde, Vila Franca de Xira |
- Colocar mesas mais largas e ajustáveis à altura das pessoas com deficiência motora.
- Melhorar e modernizar as casas de banho acessíveis a pessoas com deficiência motora.
- Inserir no currículo, como opção, a língua gestual portuguesa.
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13 |
Escola Secundária Fernando Namora, Amadora |
- Melhoraria das infraestruturas das escolas, nomeadamente a criação de zonas de entretenimento para os alunos nos seus tempos livres.
- Reforçar os recursos humanos das escolas, mais assistentes operacionais e professores.
- Melhorar a qualidade do sinal de Internet, bem como equipar as escolas com mais e melhores computadores.
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14 |
Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães, Alverca do Ribatejo |
- Aumentar o rácio de assistentes operacionais nas escolas para apoiar todo o tipo de serviços, em especial, os alunos da Educação Especial e os provenientes de países cuja língua nativa não é o português.
- Solicitar ao Ministério da Educação, a existência de mais ofertas de formação obrigatória de língua inglesa para Professores e Auxiliares de Educação, dentro do seu horário, para facilitar divulgação de informações, no espaço escolar, permitindo acolher melhor os alunos que chegam do estrangeiro.
- Solicitar ao Governo para acionar sistemas de angariação de verbas, junto a entidades privadas, para que as escolas mais degradadas possam melhorar os seus espaços, nomeadamente, acessibilidades (rampas, plataformas para cadeiras de rodas, elevadores) e a manutenção dos mesmos.
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15 |
Escola Básica de Bucelas, Loures |
- Acréscimo de 45 minutos aos 45 já lecionados. Passando a ser uma aula de 90 minutos.
- Retirar as ofertas complementares: para que seja possível o acréscimo dos 45 minutos a Cidadania e Desenvolvimento. Como apresentado na primeira proposta, temos como objetivo retirar as ofertas complementares pois as escolas contam com apoios aos alunos que realmente os necessitam.
- Opção de escolha da língua estrangeira II: propomos que em todas as escolas do país haja a opção de escolha da língua estrangeira II, as mesmas opções, sendo maioritariamente Espanhol e Francês.
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Real Colégio de Portugal |
- Propomos que as escolas, através do Ministério da Educação, passem a fornecer a todos os alunos um cartão livre-passe de acesso gratuito à cultura.
- Propomos a criação de um Conselho Geral de Alunos que reúna uma vez por período. Nesse Conselho, serão debatidos todos os temas que os alunos considerem importantes na sua vida escolar, sendo as suas conclusões apresentadas às Direções das escolas através de representantes dos alunos.
- Propomos a criação de ementas participativas através de uma aplicação criada para as escolas, onde cada aluno pode sugerir ementas variadas de alimentação regular, dieta, vegetariana e vegana, bem como avaliar a qualidade das refeições servidas.
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17 |
Colégio Marista de Carcavelos |
- Criação de um Site relativo à problemática do tema do Parlamento dos Jovens deste ano.
- Criação da “Bandeira Plural e Inclusiva”.
- Criação de um currículo cívico.
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18 |
Escola Básica Paula Vicente, Lisboa |
- Melhorar as condições físicas das escolas, garantindo a equidade para pessoas com incapacidade.
- Criar o projeto "Escolas Zero", que permita desenvolver mais espaços verdes, como jardins e hortas (cujos alimentos recolhidos sejam utilizados na própria escola), incrementar a separação do lixo, a recolha de pilhas, a compostagem, etc.
- Melhorar as condições de trabalho e progressão na carreira dos professores.
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19 |
Colégio José Álvaro Vidal -Fundação CEBI |
- Criação de Clubes relacionados com áreas profissionais e/ ou outras temáticas, como política, economia, filosofia, design etc, que de forma prática informem e motivem a escolha das áreas de profissão futura.
- Aprofundamento do tema da liberdade nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, trazendo regularmente acontecimentos (recentes ou históricos) que levem os alunos a refletirem, de forma a melhorar o conceito de liberdade e poderem exercê-la com mais consciência e respeito no seu dia-a-dia.
- Tornar todos os estabelecimentos escolares mais acessíveis e de fácil deslocação, sobretudo para pessoas com mobilidade reduzida, criando condições de acessibilidade, de forma a que todos possam participar em todos os momentos da vida escolar.
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20 |
Agrupamento de Escolas Professor Reynaldo dos Santos, Vila Franca de Xira |
- Dotar as escolas de mais recursos humanos, materiais e tecnológicos qualificados de modo a melhorar as condições de trabalho dos alunos, professores e funcionários.
- Diminuir o número de alunos por turma em todos os ciclos de ensino, adequando-o às necessidades e especificidades do grupo-turma, garantindo a integração e o sucesso educativo de todos.
- Melhorar a segurança e as acessibilidades dentro e fora dos espaços escolares.
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21 |
Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, Sintra |
- Criação, em todas as escolas básicas de 2º e 3º ciclos, de grupos de alunos (Clube de Alunos), que, à semelhança das associações de estudantes, representassem os alunos nos órgãos decisores da escola.
- Criação, em todas as escolas, de equipas multidisciplinares de acolhimento a alunos estrangeiros e deslocados.
- Implementação em todas as escolas de programas semelhantes ao Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF).
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22 |
Instituto de Ciências Educativas |
- Com o intuito de aumentar os processos de integração dos alunos estrangeiros na cultura portuguesa pretende-se a criação de um espaço físico destinado à prática de ritos religiosos e culturais. A possibilidade é de haver um espaço reservado, onde todos os alunos, possam praticar o seu culto/tradições nos intervalos ou na sua hora de almoço, sem se sentirem limitados ou constrangidos. A ideia seria materializar nas escolas o estabelecido no artigo 41º da Constituição.
- O crescente número de alunos, professores e auxiliares de ação educativa têm cada vez mais intolerâncias alimentares. Paralelamente a isto, a diversidade religiosa e os adeptos de alimentação saudável, estão a aumentar nas escolas portuguesas. Nesta dimensão deviam ser contemplados ementa que contenham pratos sem glúten, vegetariano, leite vegetal, leite sem lactose, carne Halal, entre outras. Procura-se que o ato de socialização que é a alimentação seja um elemento de integração multicultural.
- A comunidades escolares deverão envolver-se na dinamização de ações solidárias. Os projetos a desenvolver devem promover o contacto entre os alunos e os mais necessitados. O âmbito destes projetos deve estar em estreita articulação com as aprendizagens essenciais das disciplinas . O alcance desta medida é procurar dar um sentido prático e de comunidade aos saberes aprendidos na sala de aula. Defendemos os alunos devem ser membros de uma cidadania ativa.
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23 |
Escola Básica e Secundária Passos Manuel, Lisboa |
- "Atualizar o WIFI e melhorar o equipamento informático".
- "Melhorar o isolamento térmico/conforto das salas de aula".
- "Diminuir a carga horária".
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24 |
Escola Secundária Matias Aires, Agualva, Sintra |
- Criação de uma Comissão de Estudantes promotora da participação estudantil.
- Criação de um mural, digital e físico em espaço público, para exercício da liberdade de expressão dos alunos.
- Promoção de palestras e campanhas de sensibilização para as questões de racismo nas escolas, a desigualdade de género e o bullying.
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25 |
Colégio de Stª Doroteia |
- Reforçar o estudo de temas pertinentes para uma cidadania ativa entre os jovens, com atividades dinamizadas não só em Cidadania e Desenvolvimento, mas em todas as disciplinas curriculares.
- Oferecer melhores condições de trabalho aos Professores.
- Implementar medidas de apoio para alunos com necessidades educativas através de parcerias com entidades locais.
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26 |
Escola Secundária Vergilio Ferreira, Lisboa |
- Incentivar a leccionação dos tópicos de literacia financeira e prática democrática na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no oitavo e nono anos de escolaridade.
- Criação de Associação de Estudantes em todas as escolas com o terceiro ciclo do ensino básico ou secundário, dando-lhes oportunidade de ser ouvidas (ou mesmo elaborarem) inquéritos realistas às escolas.
- Investimento em recursos de qualidade para a melhoria das infraestruturas e materiais escolares.
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27 |
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Loures |
- Criação de uma nova disciplina/área disciplinar relacionada com a Ciência Política para o Ensino Básico.
- Financiamento de ações de formação sobre metodologias de trabalho ativas para os professores.
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28 |
Escola Básica Padre Alberto Neto, Rio de Mouro, Sintra |
- Requalificação das escolas: melhorar o serviço de limpeza dos espaços sanitários; providenciar que os espaços públicos de passagem tenham telheiros; providenciar a instalação de bebedouros (chafarizes) nos espaços públicos;
- Melhorar o serviço de cantina;
- A criação de uma estrutura de reuniões mensais entre uma comissão de alunos e a coordenação da escola de modo a debater possíveis problemas que afetam os alunos e encontrar possíveis entendimentos.
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29 |
Escola Básica Maria Veleda, Loures |
- Criação de um Programa de estágios/voluntariado nas escolas que permita aos alunos (do 9.ºano e com a duração de 2 semanas) estagiarem numa empresa/entidade do concelho.
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30 |
Escola Básica Soeiro Pereira Gomes, Alhandra, Vila Franca de Xira |
- Criação de Clubes ou Grupos de Debate nas escolas e, a partir destes, num projeto de âmbito nacional (semelhante a este do Parlamento dos Jovens), promover debates alargados, entre os jovens das diferentes escolas, sobre temas/questões que podem ir desde a esfera das comunidades escolares até à escala nacional ou global.
- Incluir os jovens/alunos nos órgãos decisores que impactam diretamente as suas vidas e vivências - as escolas e as autarquias: - nas escolas, através da criação de mecanismos, ao nível da Organização/Gestão das Escolas, que incluam as opiniões dos alunos nas decisões escolares; - nas autarquias, através da inclusão, nos seus programas, de projetos - de cariz social, ambiental ou cultural - que envolvam as escolas e os alunos na e com a Comunidade.
- Criação de um de 'ano 0' (zero) para os alunos estrangeiros que chegam, cada vez em maior número, ao nosso país, às nossas escolas e às nossas salas de aula; durante esse ano de transição/adaptação, estes alunos teriam, sobretudo, aulas de português (língua não materna), estando, simultaneamente, integrados em turmas, com as quais frequentariam algumas aulas de outras disciplinas (por ex. Educação Física), num processo de integração progressiva, igualitária e equitativa.
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31 |
Escola Básica da Venda do Pinheiro, Mafra |
- Melhorar a interação dos alunos da unidade especial com os alunos de currículo regular, criando um clube em que os alunos da unidade especial possam mostrar trabalhos, fazendo atividades e jogos com os outros alunos.
- Alteração no currículo, criando uma disciplina opcional de educação sexual,
- Criação de clubes de debates / workshops para abordar temas do dia-a-dia, tais como habilidades socioemocionais, literacia financeira, saúde mental, diversidade e inclusão, sustentabilidade, entre outros.
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32 |
Escola Básica Dr. João das Regras, Lourinhã |
- Substituição dos manuais por tablets/computadores portáteis de qualidade.
- Fornecimento de equipamento de rádio a todas as escolas.
- Currículo específico individual para alunos estrangeiros.
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33 |
Carlucci American International School of Lisbon |
- Criar conselhos estudantis distritais (CED) e um conselho estudantil nacional (CEN).
- Tornar Cidadania e Desenvolvimento uma disciplina autónoma e obrigatória do 1.º ao 12.º ano.
- Estabelecer uma rede nacional de transporte escolar gratuito para todos os alunos.
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34 |
Escola Básica António Gedeão, Odivelas |
- Promoção do associativismo estudantil no Ensino Básico e Secundário, com representatividade a nível nacional.
- Fomentar a existência efetiva de Associações de Estudantes no Ensino Básico (as Pró-Associações de Estudantes).
- Realização regular pelas Escolas/ Agrupamentos de inquéritos de qualidade, junto dos alunos, sobre os serviços prestados nos respetivos estabelecimentos de ensino.
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35 |
Escola Básica de Vale Aveiras, Aveiras de Cima, Azambuja |
- Facilitar a integração linguística de alunos estrangeiros no meio escolar.
- Realizar workshops regulares com temas da atualidade.
- Apoiar e promover projetos artísticos nas escolas.
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36 |
Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco,Póvoa de Santa Iria,Vila Franca de Xira |
- Criação de um observatório de monitorização, nas escolas, sobre a adaptação de espaços para pessoas com mobilidade reduzida.
- Criação de uma “mediadora escolar” para prevenção da solidão e isolamento social.
- Dinamizar um órgão consultivo nas escolas em que tenham assento representantes de todos os grupos turma.
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37 |
Escola Básica e Secundária Rainha D. Leonor de Lencastre, São Marcos, Sintra |
- Criar um clube de debate interturmas.
- Participação dos alunos na construção da estratégia de educação para a Cidadania na escola.
- Diminuição da carga horária e reformulação dos currículos.
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38 |
Colégio Verde Água |
- Realização de Assembleias de disciplina onde os alunos participem na planificação das atividades.
- Promoção e divulgação das diferentes culturas, dando voz e espaço aos alunos de diferentes origens.
- Dinamização de um Café literário.
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39 |
Colégio do Oriente |
- Implementação legal de uma norma que obrigue à existência de maior número de profissionais qualificados na área da psicologia, saúde e terapias diversas, quantificados num rácio com o número de alunos da comunidade educativa, que promovam a saúde mental dos alunos, a sua inclusão e maior participação nas dinâmicas escolares.
- Dinamização de um “Laboratório de inovação” em todas as escolas, onde professores e alunos se encontrem numa dinâmica de aprendizagem mútua e constante, abrindo a escola a temas e conhecimentos que complementam os currículos formais.
- Aumento da carga horária de Português Língua Não Materna, para aquisição mais rápida da proficiência linguística e alargamento do conhecimento dos domínios culturais.
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40 |
Escola Básica de Ribamar, Lourinhã |
- Aumentar os apoios aos alunos estrangeiros recém chegados ao sistema de ensino português.
- Reduzir a carga horária semanal.
- Renovar o material escolar, em particular material tecnológico.
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41 |
Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Lisboa |
- Organização dos horários de forma a permitir mais tempo para atividades a desenvolver na escola com a criação de grupos de estudo e de apoio aos alunos e alunas.
- Revisão do Estatuto do Aluno com vista a permitir a resolução atempada de problemas.
- Criara um Dia da Interculturalidade em todos os Agrupamentos.
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42 |
Agrupamento de Escolas do Alto da Azambuja |
- Todas as escolas, incluindo as básicas, têm de ter uma associação de estudantes que represente os alunos nos órgãos de gestão da escola e na comunidade.
- As visitas de estudo devem ser uma prática mais regular e todas as turmas devem ter, pelo menos, uma visita de estudo por ano totalmente gratuita.
- Estabelecimento de protocolos com empresas de transportes, para regular preços de serviços escolares e criar uma rede de transportes apenas para as escolas.
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43 |
Agrupamento de Escolas do Cadaval |
- Criação de uma nova disciplina para o 3º ciclo, de 45 minutos semanais, designada de Estatuto Social e Governativo, onde será abordado temas como as eleições, o modo como funcionam, e temas do quotidiano da vida adulta, como os impostos. Uma vez por período, neste tempo, seria realizada uma reunião de turma, onde seria abordado um tema atual (surpresa ou não) para ser debatido pelos alunos, como se fossem deputados.
- Palestras trimestrais (uma vez por período) obrigatórias, feitas por professores, profissionais fora da escola ou por alunos do secundário. Nestas palestras, seriam abordados diferentes assuntos que ainda provocam constrangimentos nos alunos (tendo em conta o seu ano de escolaridade), tais como a sexualidade, a interculturalidade, o bullying, entre outros temas pré-definidos pela escola, no início do ano letivo.
- Criação de um projeto inter escolas obrigatório anual, onde 5 a 10 alunos iriam deslocar-se, durantes três dias, para uma escola, com a qual estejam a trabalhar, no projeto. Estes alunos seriam eleitos por requisitos escolhidos por cada escola, pois todas têm maneiras de trabalhar diferentes.
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44 |
Escola Secundária Alves Redol, Vila Franca de Xira |
- Implementação, por Escola, de um maior número de professores de Português Língua não Materna para que todos os alunos estrangeiros possam ultrapassar a barreira da língua, sem passar só “pela boa vontade” de quem fala inglês ou dispõe de equipamentos tecnológicos que façam uma tradução automática. Numa “Escola Plural e inclusiva” a integração exige a aprendizagem da língua do país de acolhimento, de modo a compreender os conteúdos leccionados e conseguir resultados escolares de sucesso.
- Lecionação obrigatória da temática de Educação Financeira nas aulas de Cidadania, para que os alunos aprendam a fazer um depósito bancário, saibam interpretar as taxas de juro, escolhendo as melhores opções para os seus rendimentos e para os seus investimentos, prevenindo situações problemáticas. Numa frase, achamos importante a transmissão destes ensinamentos aos alunos contribuindo para um “consumo sustentável” e para o crescimento financeiro de cada um e da sociedade em geral.
- Diminuição do número de alunos por turma, para que o Ensino se torne mais eficaz. Assim, teremos atividades mais práticas, com metodologias ativas, tendo por objetivo dar mais autonomia ao aluno sobre as suas aprendizagens. Deste modo, sentir-se-á mais motivado para desenvolver as suas competências e, ao mesmo tempo, facilitando a sua integração. Com menos alunos por turma, o ensino é mais individualizado, contribuindo para um maior sucesso nas suas aprendizagens.
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45 |
Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena, Malveira, Mafra |
- Dinamização de Palestras/Workshops/Clubes com temáticas do interesse e propostas dos alunos.
- Integração do trabalho voluntário no Currículo Escolar.
- Maior e melhor investimento no equipamento tecnológico das escolas.
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46 |
Escola Secundária de Odivelas |
- Criar/instituir turmas iniciais para apoio a alunos recém-chegados, sem domínio da língua portuguesa.
- Criar/instituir um evento semestral que reúna uma amostra de atividades e/ou exposições culturais que permitam a partilha de tradições e o convívio social.
- Maior disponibilidade de recursos humanos para apoiar alunos migrantes e/ou com mobilidade reduzida.
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47 |
Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros, Alenquer |
- Alargamento da oferta de disciplinas opcionais no ensino básico, no âmbito da Educação Artística (música, dança, teatro, pintura, literatura…).
- A orientação vocacional desde o 8.º ano de escolaridade.
- Existência nas escolas do ensino básico de disciplinas de caráter técnico/ prático.
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48 |
Colégio Cesário Verde |
- Promover nas escolas, com ajuda de psicólogos clínicos, uma campanha transversal a todos os ciclos a favor de um melhor ambiente escolar contra a ansiedade e o bullying.
- Ter oferta extracurricular de Educação Financeira a partir do segundo ciclo e introduzi-la como disciplina curricular a partir do 3.º ciclo. E, no âmbito dessa disciplina, desenvolver projetos que acompanhem os alunos a partir do terceiro ciclo na sua decisão profissional, levando-os a experienciar situações e problemas que mais tarde irão encontrar no mundo real e na profissão que escolherem.
- Criar o dia do Animal na Escola em que os alunos possam trazer os seus animais ou adotar um animal detido em canil municipal.
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49 |
Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, Amadora |
- Colocar painéis solares na escola. Os painéis solares numa escola oferecem diversas vantagens, como a redução das contas de energia, contribuindo para a sustentabilidade ambiental, oportunidade de educação ambiental para os alunos e a possibilidade de economizar recursos financeiros a longo prazo.
- Variação de alimentos no bar. Queremos proporcionar mais variedade de alimentos no bar como novas sandes, frutas, iogurtes e sumos naturais.
- Colocar pensos higiénicos nas casas de banho de cada pavilhão. Queremos propor a inclusão de pensos higiénicos nas casas de banho escolares como uma medida crucial para promover o be, estar das estudantes
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50 |
Escola Básica de Apelação, Loures |
- Desenvolver campanhas de sensibilização, principalmente nas escolas, para promover o debate e a reflexão sobre os temas do 25 de Abril.
- Promover nas escolas, um Dia Intercultural, com a apresentação da partilha de jogos, gastronomia, aspetos culturais…dos alunos da Escola.
- Durante um mês, deveria existir aulas de Português Língua Não Materna e de Cultura Portuguesa para os alunos estrangeiros, antes de frequentarem todas as disciplinas do Currículo.
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51 |
Escola Básica de Abrigada, Alenquer |
- Exigir as condições básicas para o exercício da condição de Aluna(o), a saber: - Transportes escolares de qualidade e segurança; - Abrigos no interior e exterior do espaço escolar que protejam devidamente da chuva, do vento e Sol; - garantir a higiene e limpeza , em especial nas casas de banho; - climatização das salas de aula;
- Reivindicar a melhor qualidade do serviço de refeições, do acesso ao sinal da internet e das novas tecnologias e equipamentos em contexto da sala de aula e de cacifos em número ajustado ás necessidades;
- Garantir os acessos fáceis , em todo o espaço escolar do Agrupamento , para quem tem mobilidade reduzida , assim como oarranjo e melhoria dos espaços exteriores;
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