1 |
Colégio "João de Barros" |
- Alargamento dos domínios lecionados nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, mais ajustados às necessidades da vida adulta;
- Alterações na carga horária, ajustando-a às aprendizagens essenciais
- Alteração da lei que restringe a escolha da escola à zona de residência.
|
2 |
Escola Básica Guilherme Stephens, Marinha Grande |
- Realizar uma reunião trimestral, onde os delegados apresentarão as ideias da respetiva turma em relação ao melhoramento do funcionamento da escola.
- Em vez de suspensões ou ocorrências/participações disciplinares como medida sancionatória utilizar o trabalho comunitário como uma medida disciplinar.
- Criar um gabinete de apoio aos jovens provenientes de outros países, de forma a que a sua integração na escola e sociedade possa ser mais rápida e eficaz.
|
3 |
Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande |
- Criação de um “Banco Escolar”, que disponibilize aos alunos mais carenciados o acesso a material escolar de forma ainda mais económica do que existe atualmente.
- Combate ao bullying com a criação de um formulário online e divulgação do mesmo através de afixação de um código QR em pontos estratégicos das escolas, de forma a que todos possam facilmente expor/denunciar casos de bullying de forma anónima, permitindo assim uma intervenção mais rápida na resolução destas situações.
- Promoção da cidadania e da integração de novos alunos nas escolas, através da oferta de várias opções de voluntariado, como: apadrinhamento de alunos recém-chegados à comunidade e à escola (2 padrinhos para cada afilhado); idas a lares de idosos e/ou centros de dia; colaboração com associações de animais.
|
4 |
Escola Básica n.º 2 de Avelar, Ansião |
- Criar condições para que os alunos que não desejem continuar estudos curriculares possam aprender uma profissão.
- Proporcionar melhores condições de trabalho e de aprendizagem para os professores e alunos, de modo a potenciar e valorizar a escola.
- Abolição da obrigatoriedade da realização das Provas Finais do 9.º Ano.
|
5 |
Instituto Educativo do Juncal |
- Revisão dos conteúdos programáticos, nomeadamente nas disciplinas de Português e História, com o objetivo de os tornar mais atualizados, afim de promoverem a consciente participação cívica dos alunos.
- ---
- ---
|
6 |
Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto, Alcobaça |
- Criação de equipas de alunos para acolher e apoiar os colegas que chegam à escola pela primeira vez, portugueses ou estrangeiros, ajudando-os no conhecimento da escola e respondendo a questões e dúvidas que surjam na sua fase de adaptação.
- Criação de um clube de partilha de experiências, emoções e opiniões pessoais ao qual se daria o nome de Clube de Partilha.
- Realização de reuniões trimestrais de análise e discussão de propostas dos alunos relativas a aspetos a melhorar na Escola.
|
7 |
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha |
- Escolha, por parte dos alunos, de uma disciplina opcional no nono ano para que possam aprofundar os seus interesses na área específica que pretendem prosseguir estudos (desporto, teatro, saúde, desenho, economia).
- Criação de um programa para alunos com mais facilidade a nível académico, para que se mantenham motivados e desafiados.
- Criação de um programa de mentoria a nível nacional de alunos para alunos, de modo a promover a interação entre os mesmos e a partilha do conhecimento adquirido através de webinares e outra formação.
|
8 |
Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, Ansião |
- Criação nas escolas de uma Assembleia de Alunos que identifique aspetos a melhorar e apresente propostas de melhoria para os mesmos.
- Dar a possibilidade aos alunos do 9º ano de escolherem a disciplina à qual querem realizar o exame nacional, substituindo o exame de matemática.
- Implementações nos estabelecimentos de ensino do "Dia da Multiculturalidade/Diversidade".
|
9 |
Agrupamento de Escolas da Benedita, Alcobaça |
- Criação/adaptação de uma sala de convívio/polivalente para os alunos, com espaço para a instalação de equipamento áudio para dinamizar uma atividade de rádio a designar como “Voz dos alunos”.
- Disponibilizar "A caixinha do desabafo" para os alunos que sentirem necessidade deixarem a sua mensagem que será entregue à psicóloga da escola, diretor ou diretora de turma ou direção.
- Criar um questionário mensal para avaliar a escola (refeitório, biblioteca...). Exemplo: Colocar um QR Code em cada bloco para avaliar a escola para proporcionar uma escola mais participativa e plural.
|
10 |
Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Óbidos |
- Programa " Essencial P´ra Vida".
- Os alunos terem participação na escolha das atividades extracurriculares oferecidas pela escola.
- Projeto das escolas geminadas: Atividades entre escolas.
|
11 |
Escola Básica José Saraiva, Leiria |
- Criação de uma disciplina opcional que reúna condições para a aprendizagem de conteúdos básicos para a vida adulta dos jovens do 3° ciclo (lições dos domínios económico, social, literacia financeira, etc);
- Inovação dos métodos de ensino (substituição dos manuais em papel por manuais digitais);
- Criação, em todas as escolas do país, de condições dignas e propícias ao ensino de qualidade, para o bem-estar de todos os membros da comunidade educativa.
|
12 |
Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio |
- Criação de um podcast político, com o objetivo de valorizar o que já está esquecido, nomeadamente, as vivências que antecederam a revolução do 25 de abril de 1974.
- O domínio “Instituições e Participação Democrática” deveria ser lecionado e explorado em todos os anos de escolaridade/ciclos, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
- ---
|
13 |
Escola Básica Dr. Correia Mateus, Leiria |
- Implementar, a nível nacional, assembleias de estudantes nas escolas básicas de 2.º e 3.º ciclos, para os alunos discutirem, planearem ideias e tomar decisões coletivas sobre assuntos da escola.
- Trazer palestrantes especializados em temas específicos para tornar algumas matérias ainda mais interessantes.
- Realizar, no final de cada período, saídas de campo para aprofundamento de algum tema escolhido entre as várias disciplinas.
|
14 |
Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande |
- Projeto «Enturmar»: Apadrinhamento de alunos recém chegados à escola, com a criação de um sistema com padrinhos voluntários, que ajudem na integração de todos estes alunos , promovendo também uma troca de experiências culturais , com diversas atividades.
- O «Clube Tira Dúvidas»; consiste na criação de um site on line , com a ajuda dos alunos do curso Profissional de Informática para promover o dialogo e o esclarecimento de dúvidas entre todos os alunos , contribuindo para a integração de todos a a melhoria dos resultados escolares.
- Conselho mensal de delegados de turma e associação de estudantes com membros da direção. Com esta medida sentimos que os alunos poderiam inteirar-se e opinar sobre o que se passa na escola e participar em decisões que sejam tomadas.
|
15 |
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria |
- Criação de módulos de integração para os alunos estrangeiros com o tempo mínimo previsto de um trimestre e a prioridade principal dos módulos ser a integração do aluno estrangeiro.
- Implementar a obrigatoriedade do tema "Instituições e Participação Democrática" na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com a finalidade de incutir aos estudantes o conhecimento do funcionamento das instituições democráticas de modo a formar cidadãos ativos que participem conscientemente.
- Introduzir nas disciplinas já existentes temas como a gestão de um orçamento, empréstimos e a logística por trás deles de forma teórica no ensino básico e prática no ensino secundário. Outro tema abordado seria os primeiros socorros, numa vertente prática a partir do 3º Ciclo até ao final do ensino obrigatório.
|
16 |
Escola Básica D. Dinis, Leiria |
- Criar uma Assembleia de Alunos que dê voz aos alunos, que abranja todos os anos de escolaridade, com sistema de representatividade plural, aferida em reuniões próprias por voto e com periodicidade própria.
- Criar comissões na Assembleia de Alunos com secções definidas a saber, que prepare os trabalhos/projetos a apresentar em sede de Conselho Pedagógico, que elabore o Plano Anual de Atividades, que analise e aprove propostas de melhoria e de inclusão que façam a diferença e sejam exequíveis.
- Acolher no Plano Anual de Atividades propostas como a Comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural e como a criação de uma sala de convívio exclusiva aos alunos.
|
17 |
Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, Porto de Mós |
- Melhoria técnica e digital das escolas com atualização dos equipamentos tecnológicos (computadores, tablets e outros dispositivos) e o aumento da velocidade da internet, e mais restrições no acesso.
- Melhoria dos espaços escolares: com ventilação adequada, com sistema e iluminação eficiente; mobiliário com materiais ecológicos e ergonómicos, os espaços verdes alargados, salas actividades artísticas e a espaços apelativos para o convívio dos alunos e para a prática de desporto;
- Alterações no sistema educativo, nomeadamente com atualização dos currículos (mais experiências práticas, visitas de estudo e disciplinas de opção), o reconhecimento a importância da carreira docente e a redução do número de alunos por turma.
|
18 |
Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho, Marinha Grande |
- Ajustar os programas obrigatórios das diversas disciplinas tendo em vista o aumento da sua componente prática e a lecionação alternativa de outros temas do interesse dos alunos e dos professores.
- Possibilitar aos alunos que tenham uma voz ativa no processo de avaliação da escola e que possam contribuir com as suas ideias para a melhoria da mesma.
- Prever a constituição de turmas destinadas a alunos estrangeiros que lhes permita, mediante a lecionação das aulas em inglês, um melhor entendimento dos conteúdos lecionados.
|
19 |
Escola Básica e Secundária D. Pedro I, Alcobaça |
- Propomos a atribuição de mais fundos monetários por parte do Estado, destinados às bibliotecas escolares, de forma a que as mesmas possam desenvolver atividades sobre uma maior diversidade de tópicos literários e promover debates sobre temáticas abrangentes, abertas e inclusivas.
- Propomos que o Estado atribua fundos monetários destinados à criação de associações de estudantes no 3º ciclo.
- Propomos a criação de um “ano zero”, exclusivamente dedicado à aprendizagem intensiva da língua portuguesa, destinado aos alunos imigrantes em Portugal, sem contacto prévio com a língua e cultura nacional.
|
20 |
Agrupamento de Escolas de Marrazes, Leiria |
- Integração global escolar.
- Criação de Associação de Estudantes nas Escolas Básicas.
- Arquitetura Juvenil.
|
21 |
Agrupamento de Escolas Caranguejeira - Santa Catarina da Serra, Leiria |
- Reformulação do Currículo Nacional, com a introdução de disciplinas mais práticas, direcionadas para as necessidades atuais dos estudantes, promovendo uma maior preparação dos jovens para a entrada no mundo do trabalho, próxima da realidade laboral dos nossos dias, com o reforço de competências específicas adquiridas nas componentes teórico-prática e comportamentais.
- Diminuição da carga horária letiva, que irá, sem dúvida, proporcionar a existência de mais momentos de estudo autónomo e de lazer, tanto para alunos como professores.
- Melhoria das instalações escolares, através da substituição de materiais obsoletos/ danificados, que poderão por em causa a segurança de todos, no espaço escolar, aliada a um reforço da Rede Digital/Internet, que possibilitará, no futuro próximo, um trabalho dignificante para professores e alunos, não descurando os desafios da Inteligência Artificial já existentes.
|
22 |
Colégio Senhor dos Milagres |
- Criação de um Banco Regional de Recursos Tecnológicos para serviço de empréstimo e reparação de equipamentos utilizados pelas escolas e pelos alunos.
- Promoção de uma cultura democrática ativa nas escolas, através da realização de debates temáticos regulares entre professores, alunos e elementos da comunidade educativa, com vista ao treino de competências democráticas.
- Edição de um kit de boas-vindas em Português para alunos estrangeiros, com vista à sua integração na escola, a disponibilizar no momento da sua admissão.
|
23 |
Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande |
- As entidades empregadoras devem proporcionar a todos os seus funcionários formação gratuita que promova o cumprimento pleno do ponto dois artigo 13.º da Constituição da República Portuguesa, " Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado,prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual".
- Alterar a matriz curricular do Ensino Básico de forma a que a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento tenha uma carga horária semanal de 100mn, autónoma e obrigatória para aprofundar o estudo das temáticas de Literacia Financeira , Sexualidade e Interculturalidade.
- Em cada Agrupamento de Escolas deve ser colocado em horário completo, um psicólogo para cada 200 alunos, de forma a que todos os jovens e famílias possam ser ouvidos, acompanhados e aconselhados quando se sentem prejudicados por serem "diferentes" ou quando têm dúvidas sobre a sua sexualidade.
|
24 |
Escola Básica Frei Estevão Martins, Alcobaça |
- Criação de uma Associação de Estudantes e/ou Assembleia de Alunos.
- Sessões temáticas/ Clubes para a preparação para a vida ativa.
- Atividades com os Centros de Apoio à Aprendizagem, garantindo condições dignas de acesso e participação na escola de crianças com características especiais.
|
25 |
Escola Básica e Secundária da Guia, Pombal |
- Diversificação da oferta das modalidades desportivas a desenvolver nas escolas, incluindo modalidades de desporto inclusivo, através do estabelecimento de parcerias locais, relativamente à disponibilização de espaços, equipamentos e material desportivo.
- Diversificação da oferta de clubes nas escolas, abrangendo áreas diversas, como por exemplo: clube de teatro; clube de bem-estar; clube intergeracional; clube de línguas (incluindo língua gestual portuguesa); clube de artes; entre outros.
- Desenvolvimento de atividades de aculturação natural nas escolas com enfoque na apresentação das culturas, dos hábitos e tradições.
|
26 |
Escola Básica Gualdim Pais, Pombal |
- Educação Financeira nas Escolas.
- Casas de Banho Escolares.
- Escolhas Vocacionais.
|
27 |
Escola Secundária José Loureiro Botas, Vieira de Leiria, Marinha Grande |
- Criar clubes de apoio individualizado para os alunos estrangeiros se adaptarem ao sistema de ensino português.
- Estabelecer parcerias com organizações locais (Associação de Bombeiros, Junta de Freguesia, Centro Paroquial, entre outros) para enriquecer a vivência dos alunos e criar um ambiente escolar aberto à comunidade.
- Promover atividades que estimulem o diálogo e a socialização entre alunos de diferentes culturas, valores e condições.
|
28 |
Colégio Conciliar de Maria Imaculada |
- Criação do conselho de alunos, constituídos por representantes de cada turma, para debater assuntos de interesse da escola;
- Dinamização dos intervalos, com atividades diversas, promovidas e organizadas por uma equipa de alunos voluntários, destacando-se um clube de literacia financeira;
- Criação de uma bolsa de alunos mentores (voluntários), para dar apoio a colegas.
|
29 |
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, Alvaiázere |
- Definição temas, de tempos e disciplinas para conversa/debate por ano de escolaridade desde o 1º ciclo ao Ensino Secundário habituando os cidadãos a participar desde tenra idade.
- Contemplar um apoio financeiro a cada iniciativa promotora de propostas e debate de ideias na escola (Ex. Projeto Empreendedorismo), devendo o acompanhamento e prestação de contas ser de competência definida (ex. Associação de Pais, Escola).
- Promoção nos intervalos de atividades e grupos de interesse para que os alunos se habituem a conversar expressando ideias e opiniões.
|
30 |
Escola Básica Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria |
- Reduzira carga horária letiva semanal dos alunos no 3.º ciclo do ensino Básico.
- Apetrechar todas as salas de aula das escolas portuguesas com quadros, projetores que permitam ser utilizados com as persianas abertas; dotar as escolas de ligações à Internet com banda e velocidade que permitam utilizar as TIC de forma adequada.
- Todas as escolas deveriam ser dotadas de condições físicas adequadas ao nível do conforto, da climatização, de mobiliário (cadeiras) mais confortável, de espaços polivalentes adequados, …, para os alunos poderem usufruir, e que possibilitem criar um ambiente escolar mais acolhedor, confortável e seguro.
|
31 |
Agrupamento de Escolas de Pombal |
- Abordar o tema do 25 de Abril nas aulas de Cidadania e Assembleias de Turma, com trabalhos e apresentações sobre o tema.
- Criação de uma caixa do correio “EU TENHO OPINIÃO”, onde os alunos possam dar a sua opinião de forma anónima, de modo a tornar a escola mais atrativa e contribuir para um melhor "dia-a-dia" da comunidade escolar.
- Promoção de debates, sobre o 25 de abril, nas aulas de apoio de Português.
|
32 |
Escola Básica de Santo Onofre, Caldas da Rainha |
- Melhorar as condições de trabalho e de carreira dos professores para tornar a profissão mais atrativa e assim rejuvenescer a classe docente.
- Criar turmas específicas para alunos estrangeiros onde possam, de forma intensiva, durante um ano, dominar rapidamente as competências na língua portuguesa para, depois, se integrarem melhor no currículo do ensino regular.
- Melhorar os equipamentos informáticos nas salas de aula, a oferta de Wifi nas escolas e generalizar o acesso a computadores e tablets com qualidade, atribuídos pelo Ministério da Educação.
|
33 |
Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha |
- Redução do número obrigatório de disciplinas.
- Criação de Clubes Escolares por proposta de alunos.
- Medidas corretivas/educativas para os comportamentos menos adequados.
|
34 |
Colégio de Nossa Senhora de Fátima |
- Reestruturação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, dedicando-se à abordagem de conteúdos mais direcionados para a literacia económico-financeira, a participação política, o empreendedorismo, o mundo do trabalho a educação para a sexualidade, a Língua Gestual e Proteção e Autodefesa em articulação com Educação Física.
- Fiscalização e reforma das instalações de todas as escolas, de modo a melhorar a sua acessibilidade, indo ao encontro das necessidades e conforto de pessoas com mobilidade condicionada/reduzida.
- ---
|
35 |
Agrupamento de Escolas de Colmeias, Leiria |
- Criar medidas que favoreçam a transparência de quem exerce o poder (interesses económicos-empresariais, património e depósitos bancários quando chegam ao poder político e controlo da situação quando saem para outras funções);
- Incentivar o desenvolvimento de mecanismos que incentivem os cidadãos, em particular os jovens a participar na vida pública, evitando assim os problemas da abstenção e afastamento da vida política;
- Promover as sessões mais pequenas, familiares e temáticas, de esclarecimento sobre as propostas políticas de cada partido, em vez dos grandes comícios ou a utilização das redes sociais ou da comunicação social.
|
36 |
Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha |
- Que as escolas estabeleçam parcerias com elementos da comunidade estrangeira, falantes da língua materna dos alunos estrangeiros, recentemente chegados à escola, para, assim, facilitarem, numa fase inicial as suas adaptação e integração;
- Que seja prevista e alvo de calendarização, no Plano Anual de Atividades da Escola, uma semana cultural e/ou dias específicos em que os alunos estrangeiros partilhem com a comunidade educativa a cultura do seu país;
- Que as escolas se capacitem, não apenas com recursos humanos – professores de Educação Especial e Técnicos, mas também com recursos tecnológicos (equipamentos específicos) para dar uma melhor resposta às especificidades dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.
|
37 |
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral |
- Capacitar os alunos com conhecimentos e competências sobre suporte básico de vida.
- Realizar atividades de sensibilização sobre bullying e de promoção da integração cultural no espaço escolar.
- Promover a integração dos alunos com necessidades educativas especiais, através do diálogo e da partilha de experiências.
|