1 |
Agrupamento Escolas José Estêvão, Aveiro |
- Organização de assembleias de turma obrigatórias em que os temas são sorteados num depósito e quem os sugere são os alunos.
- Implementar Educação para a Política como um conteúdo obrigatório, no 3º Ciclo, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
- Nos dias anteriores ao 25 de Abril, realizar exposições de trabalhos sobre o 25 de Abril com organização de uma palestra, por exemplo, com um veterano da Guerra do Ultramar.
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2 |
Escola Básica n.º 2 de São Bernardo, Aveiro |
- Realização de reuniões trimestrais com todos os delegados de turma da escola/ agrupamento e a coordenação/direção onde, estes, expõem as suas sugestões, ideias e opiniões.
- Visita de especialistas à escola com a finalidade de abordar temas, organizar palestras e/ou workshops, subordinados a uma panóplia de assuntos e situações do interesse dos jovens (a abordagem dos temas teria de obedecer à idade cronológica das crianças e dos jovens).
- Disponibilização de produtos de higiene feminina nos WC da escola, para situações de emergência.
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3 |
Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro |
- Criar aulas práticas e úteis para a vida quotidiana, tais como, autodefesa, o básico dos primeiros socorros, saber falar em público, autocontrole emocional.
- Dotar as escolas de um espaço comum aos alunos promovendo a partilha de experiências e a consciência da diversidade de alunos que existem nas escolas.
- Criar um Jornal de parede em que os alunos possam expressar a sua opinião sobre os vários temas da sociedade.
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4 |
Escola Básica de Aradas, Aveiro |
- Adaptar o espaço físico escolar a eventuais alunos com deficiência motor ou com necessidades especiais.
- Dinamização de atividades lúdico pedagógicas, gratuitas e acessíveis a todos os alunos, de forma a promover a interação entre todos.
- Criar um grupo de alunos (Psicologia Júnior) para apoiar estudantes com dificuldades de foro emocional.
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5 |
Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo |
- Ensinar literacia financeira, educação política e educação cívica desde cedo.
- Implementar atividades que permitam conhecer as novas culturas e facilitar a integração de todos.
- Garantir que as medidas encontradas pelos jovens participantes no PJ sejam implementadas.
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6 |
Escola Básica Dr. João Rocha - Pai, Vagos |
- Incluir na ementa escolar e no bar comida de acordo com a diversidade cultural dos alunos,
- Apadrinhar os alunos estrangeiros para os incluir e integrar na Comunidade Escolar.
- Garantir o acesso a todos os espaços escolares dos alunos com mobilidade reduzida.
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7 |
Escola Básica Fernando Caldeira, Águeda |
- Educação intercultural transversal em todas as disciplinas, que culmine com uma semana intercultural.
- Criar eventos abertos à comunidade
- Construir Manual de Acolhimento para facilitar a integração e inclusão de migrantes, com a colaboração de alunos (as) e famílias migrantes
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8 |
Escola Básica João Afonso, Aveiro |
- Introduzir a possibilidade de escolha entre o ensino regular e o ensino profissional a partir do 7º ano de escolaridade.
- Implementação de uma reunião onde os alunos, de forma voluntária, expõem as suas opiniões e dão sugestões sobre variados aspetos de funcionamento da escola.
- Promover a melhoria do serviço de internet e dos equipamentos tecnológicos da escola, para melhorar a qualidade das aprendizagens.
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9 |
Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo |
- Requalificação das infraestruturas escolares de forma equitativa.
- Agentes da Diferença Cultural (diversas atividades ao longo do ano).
- Adaptação curricular a alunos estrangeiros, comunidade surda e para a transição digital.
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10 |
Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, Ovar |
- O governo local com miúdos.
- Mais apoio ao estudo a diversas disciplinas.
- Campanhas/workshops sobre a vida adulta e percursos profissionais.
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11 |
Agrupamento de Escolas de Eixo, Aveiro |
- Atualização da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, incluindo temas mais atuais como Inclusão Social, Democracia Participativa, Educação para a Tolerância.
- Criação de um apoio financeiro (anual) às famílias com crianças/jovens em idade escolar para a compra de material escolar para TODAS as disciplinas, inclusive Educação Visual e Educação Física.
- Criação de um Clube Intercultural em todas as escolas do país com parcerias com a comunidade local para organização de concursos interculturais, eventos que celebrem diferentes culturas e voluntariado entre outras atividades.
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12 |
Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga |
- Criação de dias temáticos dedicados às diferentes nacionalidades dos alunos da escola, procurando dar a conhecer as suas culturas;
- Desenvolvimento de parcerias com diversas organizações para oferecer palestras e workshops sobre inclusão e igualdade;
- Integrar práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem as diferentes realidades e estilos de aprendizagem dos alunos.
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13 |
Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, Oliveira do Bairro |
- Desenvolver workshops destinados aos alunos dos segundo e terceiro ciclos, para que possam antecipadamente participar e experienciar atividades diversificadas, permitindo -lhes aperceber-se das suas potencialidades e vocação, no sentido de facilitar a escolha da área de estudos a seguir no secundário.
- Criação de uma caixa de sugestões a colocar no polivalente, na primeira semana de cada mês, acessível a toda a comunidade escolar com o objetivo de reunir ideias que possibilitem a melhoria da escola a vários níveis.
- Criação de um grupo de alunos por turma, responsável por prestar atenção aos comportamentos de bullying que se possam manifestar, denunciando-os ao diretor de turma.
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14 |
Escola Básica Dr. Fernando Peixinho, Oiã, Oliveira do Bairro |
- Estabelecer mais parcerias com as instituições e empresas locais, bem como as autarquias para enriquecer o ambiente de aprendizagem, de modo a permitir aos alunos experiências do mundo real (como é o caso do projeto Ubunto).
- Dinamização de atividades em que os alunos de diversas culturas se unam e cooperem na apresentação de algo típico da sua cultura e país, promovendo palestras mensais ou trimestrais .A partir destas palestras, poder-se-ão organizar atividades a serem apresentadas no dia 21 de Maio (dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento).
- Eleger dois representantes dos alunos, para coadjuvar os seguintes órgãos de gestão das escolas: conselho geral, conselho pedagógico, em momentos a determinar por cada escola. Eventualmente poderão cooperar com as autarquias (junta de freguesia e câmara municipal).
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15 |
Escola Básica Frei Gil, Bustos, Oliveira do Bairro |
- Realização de atividades que envolvam diversas culturas. Atividades a desenvolver no dia 21 de maio com música, gastronomia, dança, trajes tradicionais de cada país, e ainda desporto (incluindo pessoas com deficiência).
- Contratação de professores coadjuvantes, para aulas específicas, nomeadamente educação física, para alunos com deficiência motora ou outra.
- Criação de clubes extracurriculares (clube de leitura, clube de jornalismo, clube de artes, clube de teatro, clube do património local).
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16 |
Escola Básica e Secundária de Anadia |
- Para ampliar a Voz dos Alunos na reflexão dos problemas e na procura de soluções , propomos a criação de uma "Direção dos Alunos", em cada escola, em parceria com os órgãos diretivos.
- Para enaltecer a inclusão dos alunos de outras culturas nas escolas, propomos a criação de um "Dia de Celebração Anual" , a incluir nos Planos Anuais de Atividade, incentivador da partilha de experiências, criação de laços e construção de escolas humanistas.
- Para uma escola plural e participativa é fundamental termos professores com estabilidade profissional e boas condições de trabalho, porque professores motivados proporcionam descoberta, crescimento e cultura cidadã nos seus alunos.
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17 |
Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis |
- Promover a realização de atividades e eventos, em interação com a comunidade envolvente, potenciadores da ação/ intervenção na mesma.
- Aumentar a fiscalização, manutenção e criação de infraestruturas e equipamentos de elevada acessibilidade nas escolas, garantindo o acesso ao espaço escolar a pessoas com mobilidade reduzida.
- Incluir no currículo dos alunos do ensino básico e secundário a disciplina de língua gestual portuguesa e/ou braille com disciplina de oferta de escola/opção.
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18 |
Escola Profissional de Aveiro |
- Incluir o tema de economia familiar (preencher IRS, pedir empréstimo bancário, gestão do orçamento familiar, entre outros) de forma transversal a todo o currículo.
- Contratação de mais pessoal qualificado e especializado em educação especial, tendo uma cota de um para dez.
- Criação de uma assembleia participativa entre os órgãos diretivos da escola e os estudantes.
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19 |
Agrupamento de Escolas João Silva Correia, São João da Madeira |
- Os currículos deveriam contemplar a promoção do bem-estar emocional dos alunos, espaços onde haja lugar à partilha de ideias, preocupações e problemas.
- Para uma vertente mais prática do ensino e mais completa formação pessoal dos alunos, o horário de permanência na escola deveria ser reduzido e complementado com projetos de interação com instituições da comunidade, como por exemplo, programas de voluntariado com a CERCI, centros de dia, creches e hospitais, no âmbito da aquisição e desenvolvimento de competências definidas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
- Para uma maior capacitação dos alunos, os currículos deveriam prever formação em áreas como literacia financeira, política e ambiental.
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20 |
Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação |
- Apoio na integração para alunos estrangeiros nas escolas e nas comunidades (aulas extras de Português e possibilidade de ano sabático para integração no sistema de ensino em Portugal).
- Promoção da saúde mental nas escolas/comunidades escolares ( campanhas de sensibilização).
- Promoção de projetos de interculturalidade nas escolas (gastronomia, costumes e tradições).
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21 |
Escola Básica de Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira |
- Criação de uma disciplina sobre o mercado de trabalho e empreendorismo.
- Dotar os atuais SPO de recursos humanos de apoio à saúde mental (depressão, ansiedade, distúrbios alimentares,...).
- Aulas e clubes dedicados a alunos estrangeiros.
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22 |
Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis |
- Criação do Programa ProMente. Este programa envolve um serviço de apoio orientado por Psicólogos/Técnicos de Ação Social para alunos estrangeiros que apresentem dificuldades de integração. Este programa terá também uma vertente orientada por discentes que queiram ajudar os alunos estrangeiros a superar dificuldades nas suas aprendizagens.
- Reforço dos cuidados de saúde e alimentação.
Ter um serviço permanente de enfermagem/médico que possam acompanhar os alunos e evitar constrangimentos: a problemática de atendimento das urgências hospitalares, o controlo de vacinação, sendo possível vacinar alguns alunos, resolver imprevistos de alunos que apresentem algumas doenças como a diabetes ou a epilepsia. Na alimentação as cantinas devem ter um menú para alunos que tenham intolerâncias alimentares, como o gluten ou lactose)
- Criação de residências próximas das escolas, com um número residual de quartos, para Alunos e Professores que se encontrem afastados das suas residências. No primeiro caso, os discentes por vezes deparam-se com carência de transportes ou têm de percorrer longas distâncias entre as suas casas e a escola.
Os Professores que se encontram deslocados da sua residência têm dificuldade de encontrar alojamento e a um preço acessível. Estas residências podem motivar toda a comunidade.
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23 |
Escola Básica e Secundária de Arrifana, Santa Maria da Feira |
- Currículo mais voltado para projetos.
- Inclusão no currículo nacional das disciplinas de dramatização e debate.
- Adoção de uma política de gestão dos desperdícios alimentares nas cantinas escolares.
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24 |
Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, Águeda |
- Instituir um dia comemorativo mensal, o Dia da Interculturalidade, com atividades como refeições típicas de outras culturas nas cantinas escolares.
- Implementação do tema “Introdução à Política”, como um tema obrigatório na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, substituindo temas que se repetem nos diferentes ciclos de ensino.
- Criação de uma Disciplina de Debates, como Oferta de Escola, que seria obrigatória num dos níveis de ensino do terceiro ciclo.
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25 |
Colégio D. José I |
- Campanhas solidárias.
- Semanas temáticas de interculturalidade.
- Adaptar as escolas para pessoas com deficiências variadas.
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26 |
Agrupamento de Escolas de Ovar Sul |
- Organização de um encontro interculturas e interescolar anual.
- Criação de clube dos valores livre.
- Combater a falta de profissionais com especialização em diversas áreas e terapias.
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27 |
Colégio Português (ENSIGEST)- Empreendimentos Educativos Lda |
- Projeto Integra | espaço multicultural onde se faça a integração e inclusão de novos alunos e de todos os que queiram construir um lugar de partilha ( sala multidisciplinar,... cultura, arte, cinema, culinária, desporto...)
- Projeto Partilha | Intercâmbio entre escolas, visando a partilha cultural de diferentes regiões do país.
- Espaço Participa | Espaço online criado pelas autarquias, com o objetivo de ouvir os alunos e dar a conhecer projetos das diferentes escolas.
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28 |
Agrupamento de Escolas Águeda Sul |
- Ajustar os currículos de ensino e a sua abordagem face às exigências atuais.
- Diversificar a oferta formativa (CEF) e reduzir a idade mínima de ingresso.
- Criação de palestras/clubes/debates sobre temas sugeridos pelos alunos.
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29 |
Centro de Educação Integral |
- Desenvolvimento da Universidade Junior para que a partir do 3º Ciclo, durante uma semana, os alunos possam testar as várias áreas do ensino secundário à sua escolha.
- Realizar encontros com alunos de várias escolas para socializar, conhecer novas ideias e participar mais ativamente na sociedade.
- Promover conferências entre alunos e profissionais da área política para lhes dar a conhecer decisões políticas da atualidade e os preparar para a vida política e cívica.
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30 |
Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Oliveira de Azeméis |
- Revisão e encurtamento dos programas escolares com a respetiva alteração aos tempos letivos para aumentar os índices de atenção dos alunos.
- Alteração dos currículos escolares de todos os ciclos.
- Revisão dos formatos ou estrutura dos exames do 9 ano
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31 |
Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, São João da Madeira |
- Criar grupos de alunos mais velhos, voluntários, para ajudar os colegas mais novos a esclarecer dúvidas e aprender a estudar.
- Criar um espaço de relaxamento para ajudar os alunos com problemas de ansiedade, entre outros.
- Criar condições para que existam mais atividades práticas nas escolas, dinamizadas pelos alunos.
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32 |
Instituto Duarte Lemos |
- Criação do instrumento do referendo jovem destinados aos alunos a partir do 2º Ciclo sobre questões diretamente relacionadas com a juventude e a educação.
- Realização de inquéritos e sondagens promovidos pelo Governo junto dos alunos nas escolas.
- Criação da figura legal da Petição Consultiva destinada exclusivamente a alunos matriculados nas escolas portuguesas.
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33 |
Escola Básica e Secundária de Fajões, Oliveira de Azeméis |
- Os exames devem ter um peso menor para avaliação e devem ser em formato papel.
- Redução das férias de verão para aumento do ano letivo no sentido de os currículos não serem tão densos com uma redução no horário escolar deixando mais tempo para estudo e para os próprios alunos.
- Realizar mais iniciativas no âmbito do programa Erasmus.
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34 |
Agrupamento de Escolas de Gafanha da Encarnação, Ílhavo |
- Criação da disciplina de Educação Política e Financeira (EPF) nas escolas para os alunos do 3.º ciclo, na dimensão de Oferta de Escola.
- Realização de assembleias de estudantes (com dois representantes por turma), em regime articulado com assembleias de outras escolas da mesma região, para discutir problemas existentes nas escolas, partilhar experiências e refletir sobre as possíveis soluções.
- Participação dos estudantes na escolha dos conteúdos e metodologias de cada disciplina, caso estes contenham uma dimensão opcional, de acordo com as orientações nacionais.
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35 |
Agrupamento de Escolas de Canedo, Santa Maria da Feira |
- Criação de uma associação de estudantes.
- Adaptações nas infraestruturas escolares.
- Comemoração do Dia do “25 de abril”.
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36 |
Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha |
- Participação de representantes dos Delegados de Turma em instâncias/orgãos educativos, com poder decisório.
- Ser obrigatório, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a lecionação do domínio “Instituições e Participação Democrática”.
- Promoção de atividades de valorização da diversidade cultural, de forma a incrementar a integração de alunos estrangeiros na escola, através da criação de clubes de acolhimento.
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37 |
Escola Secundária de Estarreja |
- Semana das Culturas – desenvolvimento de atividades onde se apresentem as especificidades das diversas comunidades existentes no meio escolar (diversidades de nacionalidades, etnias, deficiências, …).
- Ampliar a rede de profissionais de saúde existentes na escola – por um lado, aumentar o número de psicólogos por escola (ex. 1 para cada 500 alunos) e, por outro lado, integra um enfermeiro permanente durante o horário escolar.
- Promover a inclusão e integração de todos os alunos - devem organizar-se mais atividades de cidadania interturmas extraescola.
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38 |
Escola Básica Professor Doutor Egas Moniz, Avanca, Estarreja |
- Motivar a participação colaborativa - ativa e empenhada – por parte dos alunos, pais / encarregados de educação, professores e funcionários.
- Procurar melhorar a vida escolar, especialmente, ter/cuidar: - dos acessos para pessoas com mobilidade reduzida; - mais e maior espaço e tempo para lazer/convívio; - no WC feminino ter disponibilidade de pensos higiénicos e tampões; - acesso a mais e melhores meios tecnológicos.
- Realizar atividades de aceitação e integração de todas as pessoas na comunidade educativa e social.
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39 |
Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira |
- Implementação, nas Escolas, da oferta complementar de Língua Gestual, de modo a ser possível uma comunicação mais facilitada com alunos surdos-mudos e proporcionando aos mesmos uma aprendizagem mais justa e plena.
- Estabelecimento de um serviço de enfermagem permanente, nas Escolas, com enfermeiros capacitados para atuarem, exclusivamente, na área da Educação, cumprindo ações de promoção da saúde, prevenção e controlo de doenças e prestação de primeiros socorros.
- Criação de um clube de apoio à comunidade escolar, designado «Erro Dito», de combate e denúncia de todas as formas de discriminação, formado por diferentes elementos da comunidade, a partir de um inquérito sobre os problemas recorrentes na escola, com o intuito de encontrar soluções que garantam a liberdade de todos e de cada um.
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40 |
Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, Santa Maria da Feira |
- Criação de estágios para o 9º ano.
- Criação de uma disciplina opcional de educação financeira e política.
- Atribuição de bolsas de mérito a todos os estudantes que tenham um excelente desempenho.
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41 |
Escola Secundária de Vagos |
- Incentivar os jovens a seguir a docência melhorando as condições destes profissionais.
- Implementar o sistema o sistema de “apadrinhamento” na integração dos jovens estrangeiros.
- Implementar a Assembleia de alunos na Escola.
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42 |
Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Aveiro |
- Dar mais autonomia financeira e administrativa às escolas para que estas possam, com maior liberdade, planear e executar os seus projetos educativos.
- Promover a interação dos alunos do 3.º ciclo com universidades, cursos profissionais e práticos, bem como a criação de diversas disciplinas opcionais relacionadas com cursos específicos, de modo a permitir aos estudantes conhecer e experimentar opções, a fim de os ajudar nas suas escolhas académicas.
- Criação de um programa de inclusão de jovens nas escolas, nomeadamente os oriundos de outros países, de modo a promover relações de igualdade e a evitar situações de discriminação.
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43 |
Escola Básica Dr. José Pereira Tavares, Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis |
- Dotar as escolas de rampas e equipamentos de acesso adequados e, nalguns casos colocar elevadores ou plataformas .elevatórias.
- Currículo com disciplinas opcionais mais alargadas no terceiro ciclo.
- Acompanhamento de um psicólogo, desde o início do oitavo ano de escolaridade, para orientação vocacional.
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44 |
Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda |
- Reforço da representatividade dos alunos nos órgãos da Escola: eleição de 1 aluno por cada quinhentos no Conselho Geral e a criação obrigatória do Conselho de Delegados com um professor orientador representante no Conselho Pedagógico.
- Valorização dos temas de literacia financeira e literacia política e democrática na área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento.
- Plano Nacional e de Escola para a interculturalidade, integração e inclusão.
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45 |
Escola Básica de Loureiro, Alumieira, Oliveira de Azeméis |
- Aumentar a verba do orçamento de estado atribuída às autarquias para melhorar a integração e a acessibilidade dos alunos com deficiência no espaço escolar.
- Aumentar a verba do orçamento de estado atribuída às autarquias para melhorar a qualidade das refeições servidas nas cantinas escolares.
- Aumentar os salários dos professores para atrair mais profissionais qualificados para a profissão.
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