Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Aveiro


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento Escolas José Estêvão, Aveiro
  1. Organização de assembleias de turma obrigatórias em que os temas são sorteados num depósito e quem os sugere são os alunos.
  2. Implementar Educação para a Política como um conteúdo obrigatório, no 3º Ciclo, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Nos dias anteriores ao 25 de Abril, realizar exposições de trabalhos sobre o 25 de Abril com organização de uma palestra, por exemplo, com um veterano da Guerra do Ultramar.
2 Escola Básica n.º 2 de São Bernardo, Aveiro
  1. Realização de reuniões trimestrais com todos os delegados de turma da escola/ agrupamento e a coordenação/direção onde, estes, expõem as suas sugestões, ideias e opiniões.
  2. Visita de especialistas à escola com a finalidade de abordar temas, organizar palestras e/ou workshops, subordinados a uma panóplia de assuntos e situações do interesse dos jovens (a abordagem dos temas teria de obedecer à idade cronológica das crianças e dos jovens).
  3. Disponibilização de produtos de higiene feminina nos WC da escola, para situações de emergência.
3 Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro
  1. Criar aulas práticas e úteis para a vida quotidiana, tais como, autodefesa, o básico dos primeiros socorros, saber falar em público, autocontrole emocional.
  2. Dotar as escolas de um espaço comum aos alunos promovendo a partilha de experiências e a consciência da diversidade de alunos que existem nas escolas.
  3. Criar um Jornal de parede em que os alunos possam expressar a sua opinião sobre os vários temas da sociedade.
4 Escola Básica de Aradas, Aveiro
  1. Adaptar o espaço físico escolar a eventuais alunos com deficiência motor ou com necessidades especiais.
  2. Dinamização de atividades lúdico pedagógicas, gratuitas e acessíveis a todos os alunos, de forma a promover a interação entre todos.
  3. Criar um grupo de alunos (Psicologia Júnior) para apoiar estudantes com dificuldades de foro emocional.
5 Escola Secundária de Gafanha da Nazaré
  1. Ensinar literacia financeira, educação política e educação cívica desde cedo.
  2. Implementar atividades que permitam conhecer as novas culturas e facilitar a integração de todos.
  3. Garantir que as medidas encontradas pelos jovens participantes no PJ sejam implementadas.
6 Escola Básica Dr. João Rocha - Pai, Vagos
  1. Incluir na ementa escolar e no bar comida de acordo com a diversidade cultural dos alunos,
  2. Apadrinhar os alunos estrangeiros para os incluir e integrar na Comunidade Escolar.
  3. Garantir o acesso a todos os espaços escolares dos alunos com mobilidade reduzida.
7 Escola Básica Fernando Caldeira, Águeda
  1. Educação intercultural transversal em todas as disciplinas, que culmine com uma semana intercultural.
  2. Criar eventos abertos à comunidade
  3. Construir Manual de Acolhimento para facilitar a integração e inclusão de migrantes, com a colaboração de alunos (as) e famílias migrantes
8 Escola Básica João Afonso, Aveiro
  1. Introduzir a possibilidade de escolha entre o ensino regular e o ensino profissional a partir do 7º ano de escolaridade.
  2. Implementação de uma reunião onde os alunos, de forma voluntária, expõem as suas opiniões e dão sugestões sobre variados aspetos de funcionamento da escola.
  3. Promover a melhoria do serviço de internet e dos equipamentos tecnológicos da escola, para melhorar a qualidade das aprendizagens.
9 Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo
  1. Requalificação das infraestruturas escolares de forma equitativa.
  2. Agentes da Diferença Cultural (diversas atividades ao longo do ano).
  3. Adaptação curricular a alunos estrangeiros, comunidade surda e para a transição digital.
10 Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, Ovar
  1. O governo local com miúdos.
  2. Mais apoio ao estudo a diversas disciplinas.
  3. Campanhas/workshops sobre a vida adulta e percursos profissionais.
11 Agrupamento de Escolas de Eixo, Aveiro
  1. Atualização da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, incluindo temas mais atuais como Inclusão Social, Democracia Participativa, Educação para a Tolerância.
  2. Criação de um apoio financeiro (anual) às famílias com crianças/jovens em idade escolar para a compra de material escolar para TODAS as disciplinas, inclusive Educação Visual e Educação Física.
  3. Criação de um Clube Intercultural em todas as escolas do país com parcerias com a comunidade local para organização de concursos interculturais, eventos que celebrem diferentes culturas e voluntariado entre outras atividades.
12 Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga
  1. Criação de dias temáticos dedicados às diferentes nacionalidades dos alunos da escola, procurando dar a conhecer as suas culturas;
  2. Desenvolvimento de parcerias com diversas organizações para oferecer palestras e workshops sobre inclusão e igualdade;
  3. Integrar práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem as diferentes realidades e estilos de aprendizagem dos alunos.
13 Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, Oliveira do Bairro
  1. Desenvolver workshops destinados aos alunos dos segundo e terceiro ciclos, para que possam antecipadamente participar e experienciar atividades diversificadas, permitindo -lhes aperceber-se das suas potencialidades e vocação, no sentido de facilitar a escolha da área de estudos a seguir no secundário.
  2. Criação de uma caixa de sugestões a colocar no polivalente, na primeira semana de cada mês, acessível a toda a comunidade escolar com o objetivo de reunir ideias que possibilitem a melhoria da escola a vários níveis.
  3. Criação de um grupo de alunos por turma, responsável por prestar atenção aos comportamentos de bullying que se possam manifestar, denunciando-os ao diretor de turma.
14 Escola Básica Dr. Fernando Peixinho, Oiã, Oliveira do Bairro
  1. Estabelecer mais parcerias com as instituições e empresas locais, bem como as autarquias para enriquecer o ambiente de aprendizagem, de modo a permitir aos alunos experiências do mundo real (como é o caso do projeto Ubunto).
  2. Dinamização de atividades em que os alunos de diversas culturas se unam e cooperem na apresentação de algo típico da sua cultura e país, promovendo palestras mensais ou trimestrais .A partir destas palestras, poder-se-ão organizar atividades a serem apresentadas no dia 21 de Maio (dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento).
  3. Eleger dois representantes dos alunos, para coadjuvar os seguintes órgãos de gestão das escolas: conselho geral, conselho pedagógico, em momentos a determinar por cada escola. Eventualmente poderão cooperar com as autarquias (junta de freguesia e câmara municipal).
15 Escola Básica Frei Gil, Bustos, Oliveira do Bairro
  1. Realização de atividades que envolvam diversas culturas. Atividades a desenvolver no dia 21 de maio com música, gastronomia, dança, trajes tradicionais de cada país, e ainda desporto (incluindo pessoas com deficiência).
  2. Contratação de professores coadjuvantes, para aulas específicas, nomeadamente educação física, para alunos com deficiência motora ou outra.
  3. Criação de clubes extracurriculares (clube de leitura, clube de jornalismo, clube de artes, clube de teatro, clube do património local).
16 Escola Básica e Secundária de Anadia
  1. Para ampliar a Voz dos Alunos na reflexão dos problemas e na procura de soluções , propomos a criação de uma "Direção dos Alunos", em cada escola, em parceria com os órgãos diretivos.
  2. Para enaltecer a inclusão dos alunos de outras culturas nas escolas, propomos a criação de um "Dia de Celebração Anual" , a incluir nos Planos Anuais de Atividade, incentivador da partilha de experiências, criação de laços e construção de escolas humanistas.
  3. Para uma escola plural e participativa é fundamental termos professores com estabilidade profissional e boas condições de trabalho, porque professores motivados proporcionam descoberta, crescimento e cultura cidadã nos seus alunos.
17 Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis
  1. Promover a realização de atividades e eventos, em interação com a comunidade envolvente, potenciadores da ação/ intervenção na mesma.
  2. Aumentar a fiscalização, manutenção e criação de infraestruturas e equipamentos de elevada acessibilidade nas escolas, garantindo o acesso ao espaço escolar a pessoas com mobilidade reduzida.
  3. Incluir no currículo dos alunos do ensino básico e secundário a disciplina de língua gestual portuguesa e/ou braille com disciplina de oferta de escola/opção.
18 Escola Profissional de Aveiro
  1. Incluir o tema de economia familiar (preencher IRS, pedir empréstimo bancário, gestão do orçamento familiar, entre outros) de forma transversal a todo o currículo.
  2. Contratação de mais pessoal qualificado e especializado em educação especial, tendo uma cota de um para dez.
  3. Criação de uma assembleia participativa entre os órgãos diretivos da escola e os estudantes.
19 Agrupamento de Escolas João Silva Correia, São João da Madeira
  1. Os currículos deveriam contemplar a promoção do bem-estar emocional dos alunos, espaços onde haja lugar à partilha de ideias, preocupações e problemas.
  2. Para uma vertente mais prática do ensino e mais completa formação pessoal dos alunos, o horário de permanência na escola deveria ser reduzido e complementado com projetos de interação com instituições da comunidade, como por exemplo, programas de voluntariado com a CERCI, centros de dia, creches e hospitais, no âmbito da aquisição e desenvolvimento de competências definidas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
  3. Para uma maior capacitação dos alunos, os currículos deveriam prever formação em áreas como literacia financeira, política e ambiental.
20 Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação
  1. Apoio na integração para alunos estrangeiros nas escolas e nas comunidades (aulas extras de Português e possibilidade de ano sabático para integração no sistema de ensino em Portugal).
  2. Promoção da saúde mental nas escolas/comunidades escolares ( campanhas de sensibilização).
  3. Promoção de projetos de interculturalidade nas escolas (gastronomia, costumes e tradições).
21 Escola Básica de Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira
  1. Criação de uma disciplina sobre o mercado de trabalho e empreendorismo.
  2. Dotar os atuais SPO de recursos humanos de apoio à saúde mental (depressão, ansiedade, distúrbios alimentares,...).
  3. Aulas e clubes dedicados a alunos estrangeiros.
22 Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis
  1. Criação do Programa ProMente. Este programa envolve um serviço de apoio orientado por Psicólogos/Técnicos de Ação Social para alunos estrangeiros que apresentem dificuldades de integração. Este programa terá também uma vertente orientada por discentes que queiram ajudar os alunos estrangeiros a superar dificuldades nas suas aprendizagens.
  2. Reforço dos cuidados de saúde e alimentação. Ter um serviço permanente de enfermagem/médico que possam acompanhar os alunos e evitar constrangimentos: a problemática de atendimento das urgências hospitalares, o controlo de vacinação, sendo possível vacinar alguns alunos, resolver imprevistos de alunos que apresentem algumas doenças como a diabetes ou a epilepsia. Na alimentação as cantinas devem ter um menú para alunos que tenham intolerâncias alimentares, como o gluten ou lactose)
  3. Criação de residências próximas das escolas, com um número residual de quartos, para Alunos e Professores que se encontrem afastados das suas residências. No primeiro caso, os discentes por vezes deparam-se com carência de transportes ou têm de percorrer longas distâncias entre as suas casas e a escola. Os Professores que se encontram deslocados da sua residência têm dificuldade de encontrar alojamento e a um preço acessível. Estas residências podem motivar toda a comunidade.
23 Escola Básica e Secundária de Arrifana, Santa Maria da Feira
  1. Currículo mais voltado para projetos.
  2. Inclusão no currículo nacional das disciplinas de dramatização e debate.
  3. Adoção de uma política de gestão dos desperdícios alimentares nas cantinas escolares.
24 Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, Águeda
  1. Instituir um dia comemorativo mensal, o Dia da Interculturalidade, com atividades como refeições típicas de outras culturas nas cantinas escolares.
  2. Implementação do tema “Introdução à Política”, como um tema obrigatório na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, substituindo temas que se repetem nos diferentes ciclos de ensino.
  3. Criação de uma Disciplina de Debates, como Oferta de Escola, que seria obrigatória num dos níveis de ensino do terceiro ciclo.
25 Colégio D. José I
  1. Campanhas solidárias.
  2. Semanas temáticas de interculturalidade.
  3. Adaptar as escolas para pessoas com deficiências variadas.
26 Agrupamento de Escolas de Ovar Sul
  1. Organização de um encontro interculturas e interescolar anual.
  2. Criação de clube dos valores livre.
  3. Combater a falta de profissionais com especialização em diversas áreas e terapias.
27 Colégio Português (ENSIGEST)- Empreendimentos Educativos Lda
  1. Projeto Integra | espaço multicultural onde se faça a integração e inclusão de novos alunos e de todos os que queiram construir um lugar de partilha ( sala multidisciplinar,... cultura, arte, cinema, culinária, desporto...)
  2. Projeto Partilha | Intercâmbio entre escolas, visando a partilha cultural de diferentes regiões do país.
  3. Espaço Participa | Espaço online criado pelas autarquias, com o objetivo de ouvir os alunos e dar a conhecer projetos das diferentes escolas.
28 Agrupamento de Escolas Águeda Sul
  1. Ajustar os currículos de ensino e a sua abordagem face às exigências atuais.
  2. Diversificar a oferta formativa (CEF) e reduzir a idade mínima de ingresso.
  3. Criação de palestras/clubes/debates sobre temas sugeridos pelos alunos.
29 Centro de Educação Integral
  1. Desenvolvimento da Universidade Junior para que a partir do 3º Ciclo, durante uma semana, os alunos possam testar as várias áreas do ensino secundário à sua escolha.
  2. Realizar encontros com alunos de várias escolas para socializar, conhecer novas ideias e participar mais ativamente na sociedade.
  3. Promover conferências entre alunos e profissionais da área política para lhes dar a conhecer decisões políticas da atualidade e os preparar para a vida política e cívica.
30 Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Oliveira de Azeméis
  1. Revisão e encurtamento dos programas escolares com a respetiva alteração aos tempos letivos para aumentar os índices de atenção dos alunos.
  2. Alteração dos currículos escolares de todos os ciclos.
  3. Revisão dos formatos ou estrutura dos exames do 9 ano
31 Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, São João da Madeira
  1. Criar grupos de alunos mais velhos, voluntários, para ajudar os colegas mais novos a esclarecer dúvidas e aprender a estudar.
  2. Criar um espaço de relaxamento para ajudar os alunos com problemas de ansiedade, entre outros.
  3. Criar condições para que existam mais atividades práticas nas escolas, dinamizadas pelos alunos.
32 Instituto Duarte Lemos
  1. Criação do instrumento do referendo jovem destinados aos alunos a partir do 2º Ciclo sobre questões diretamente relacionadas com a juventude e a educação.
  2. Realização de inquéritos e sondagens promovidos pelo Governo junto dos alunos nas escolas.
  3. Criação da figura legal da Petição Consultiva destinada exclusivamente a alunos matriculados nas escolas portuguesas.
33 Escola Básica e Secundária de Fajões, Oliveira de Azeméis
  1. Os exames devem ter um peso menor para avaliação e devem ser em formato papel.
  2. Redução das férias de verão para aumento do ano letivo no sentido de os currículos não serem tão densos com uma redução no horário escolar deixando mais tempo para estudo e para os próprios alunos.
  3. Realizar mais iniciativas no âmbito do programa Erasmus.
34 Agrupamento de Escolas de Gafanha da Encarnação, Ílhavo
  1. Criação da disciplina de Educação Política e Financeira (EPF) nas escolas para os alunos do 3.º ciclo, na dimensão de Oferta de Escola.
  2. Realização de assembleias de estudantes (com dois representantes por turma), em regime articulado com assembleias de outras escolas da mesma região, para discutir problemas existentes nas escolas, partilhar experiências e refletir sobre as possíveis soluções.
  3. Participação dos estudantes na escolha dos conteúdos e metodologias de cada disciplina, caso estes contenham uma dimensão opcional, de acordo com as orientações nacionais.
35 Agrupamento de Escolas de Canedo, Santa Maria da Feira
  1. Criação de uma associação de estudantes.
  2. Adaptações nas infraestruturas escolares.
  3. Comemoração do Dia do “25 de abril”.
36 Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha
  1. Participação de representantes dos Delegados de Turma em instâncias/orgãos educativos, com poder decisório.
  2. Ser obrigatório, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a lecionação do domínio “Instituições e Participação Democrática”.
  3. Promoção de atividades de valorização da diversidade cultural, de forma a incrementar a integração de alunos estrangeiros na escola, através da criação de clubes de acolhimento.
37 Escola Secundária de Estarreja
  1. Semana das Culturas – desenvolvimento de atividades onde se apresentem as especificidades das diversas comunidades existentes no meio escolar (diversidades de nacionalidades, etnias, deficiências, …).
  2. Ampliar a rede de profissionais de saúde existentes na escola – por um lado, aumentar o número de psicólogos por escola (ex. 1 para cada 500 alunos) e, por outro lado, integra um enfermeiro permanente durante o horário escolar.
  3. Promover a inclusão e integração de todos os alunos - devem organizar-se mais atividades de cidadania interturmas extraescola.
38 Escola Básica Professor Doutor Egas Moniz, Avanca, Estarreja
  1. Motivar a participação colaborativa - ativa e empenhada – por parte dos alunos, pais / encarregados de educação, professores e funcionários.
  2. Procurar melhorar a vida escolar, especialmente, ter/cuidar: - dos acessos para pessoas com mobilidade reduzida; - mais e maior espaço e tempo para lazer/convívio; - no WC feminino ter disponibilidade de pensos higiénicos e tampões; - acesso a mais e melhores meios tecnológicos.
  3. Realizar atividades de aceitação e integração de todas as pessoas na comunidade educativa e social.
39 Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira
  1. Implementação, nas Escolas, da oferta complementar de Língua Gestual, de modo a ser possível uma comunicação mais facilitada com alunos surdos-mudos e proporcionando aos mesmos uma aprendizagem mais justa e plena.
  2. Estabelecimento de um serviço de enfermagem permanente, nas Escolas, com enfermeiros capacitados para atuarem, exclusivamente, na área da Educação, cumprindo ações de promoção da saúde, prevenção e controlo de doenças e prestação de primeiros socorros.
  3. Criação de um clube de apoio à comunidade escolar, designado «Erro Dito», de combate e denúncia de todas as formas de discriminação, formado por diferentes elementos da comunidade, a partir de um inquérito sobre os problemas recorrentes na escola, com o intuito de encontrar soluções que garantam a liberdade de todos e de cada um.
40 Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, Santa Maria da Feira
  1. Criação de estágios para o 9º ano.
  2. Criação de uma disciplina opcional de educação financeira e política.
  3. Atribuição de bolsas de mérito a todos os estudantes que tenham um excelente desempenho.
41 Escola Secundária de Vagos
  1. Incentivar os jovens a seguir a docência melhorando as condições destes profissionais.
  2. Implementar o sistema o sistema de “apadrinhamento” na integração dos jovens estrangeiros.
  3. Implementar a Assembleia de alunos na Escola.
42 Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Aveiro
  1. Dar mais autonomia financeira e administrativa às escolas para que estas possam, com maior liberdade, planear e executar os seus projetos educativos.
  2. Promover a interação dos alunos do 3.º ciclo com universidades, cursos profissionais e práticos, bem como a criação de diversas disciplinas opcionais relacionadas com cursos específicos, de modo a permitir aos estudantes conhecer e experimentar opções, a fim de os ajudar nas suas escolhas académicas.
  3. Criação de um programa de inclusão de jovens nas escolas, nomeadamente os oriundos de outros países, de modo a promover relações de igualdade e a evitar situações de discriminação.
43 Escola Básica Dr. José Pereira Tavares, Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis
  1. Dotar as escolas de rampas e equipamentos de acesso adequados e, nalguns casos colocar elevadores ou plataformas .elevatórias.
  2. Currículo com disciplinas opcionais mais alargadas no terceiro ciclo.
  3. Acompanhamento de um psicólogo, desde o início do oitavo ano de escolaridade, para orientação vocacional.
44 Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
  1. Reforço da representatividade dos alunos nos órgãos da Escola: eleição de 1 aluno por cada quinhentos no Conselho Geral e a criação obrigatória do Conselho de Delegados com um professor orientador representante no Conselho Pedagógico.
  2. Valorização dos temas de literacia financeira e literacia política e democrática na área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Plano Nacional e de Escola para a interculturalidade, integração e inclusão.
45 Escola Básica de Loureiro, Alumieira, Oliveira de Azeméis
  1. Aumentar a verba do orçamento de estado atribuída às autarquias para melhorar a integração e a acessibilidade dos alunos com deficiência no espaço escolar.
  2. Aumentar a verba do orçamento de estado atribuída às autarquias para melhorar a qualidade das refeições servidas nas cantinas escolares.
  3. Aumentar os salários dos professores para atrair mais profissionais qualificados para a profissão.