Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Guarda


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas de Gouveia
  1. - A criação da figura do “cheque-psicólogo”, resultante de parcerias entre o Estado e outras entidades privadas, de modo a democratizar o acesso à saúde mental da população portuguesa;
  2. - A implementação de um programa de Saúde Escolar focado na prevenção e promoção da saúde com a criação de Gabinetes de Intervenção Psicológica no Sistema Educativo, formados por equipas multidisciplinares (técnicos de saúde, psicólogos e coordenadores de diretores de turma, entre outros), visando a saúde e o bem-estar psicológico das crianças e adolescentes e a promoção da literacia sobre Saúde Mental no contexto escolar;
  3. - A formação e sensibilização dos pais / encarregados de educação, que pode ser feita através de duas modalidades: presencialmente, na escola, com equipas multidisciplinares (através de palestras, debates…) e online, através de plataformas informáticas.
2 Agrupamento de Escolas de Pinhel
  1. 1. Dar mais ênfase ao Dia Mundial da Saúde Mental proporcionando sessões de sensibilização em todas as escolas do país sobre o tema.
  2. 2. Instituir consultas de psicologia em todas as unidades de saúde e articulá-las com as consultas do médico de família.
  3. 3. Contratar mais psicólogos para as escolas; cada escola/Agrupamento de Escolas deveria ter um psicólogo por cada 250 alunos, sendo que escolas/Agrupamento de Escolas com um número inferior, deveriam ter, no mínimo, um psicólogo.
3 Agrupamento de Escolas de Seia
  1. Realização de questionários aos alunos para diagnosticar o estado da Saúde Mental dos estudantes, com o intuito de criar grupos de apoio em ambiente escolar que funcionariam com o auxílio de professores e, sobretudo, de psicólogos escolares.
  2. Tendo em conta que são uma primeira linha de apoio aos alunos, desenvolvimento de ações de formação sobre Saúde Mental dos jovens destinadas a professores e a assistentes operacionais, com o objetivo de lhes fornecer ferramentas que permitam uma resposta mais eficaz nas diferentes situações (identificação e atuação).
  3. Seguindo um esquema idêntico ao que é utilizado na Educação Sexual, nos Ensinos Básico e Secundário, instituição de doze horas anuais dedicadas à Saúde Mental das crianças e adolescentes.
4 Escola Básica e Secundária de Manteigas
  1. Implementar uma unidade móvel que se deslocará de concelho em concelho, valorizando comunidades mais desfavorecidas, em parceria com as Câmaras Municipais, Escolas e Centros de Saúde.
  2. Criação de salas para descomprimir alunos (com, por exemplo, autismo ou até mesmo ansiedade e depressão), nas escolas, com a finalidade de tranquilizar os mesmos.
  3. Criação de passes para transporte a unidades de psiquiatria e psicologia de maneira a apoiar economicamente as famílias mais desfavorecidas.
5 Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, Celorico da Beira
  1. Promoção de ações de formação dirigidas ao pessoal docente e não docente, de modo a capacitá-los para saberem identificar os sinais de instabilidade emocional e lidar com situações concretas de saúde mental frágil / periclitante. A capacitação do pessoal docente poderá, depois, ser rentabilizada, para a lecionação de uma unidade curricular, a criar pelo ME, via DGE, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento nos 2.º e 3.º CEB.
  2. Criação de um canal de comunicação interno, para ajudar os discentes em sofrimento e potenciar a intervenção preventiva do SPO: disponibilização de uma caixa para colocar questões/relatos anónimos de estados emocionais instáveis. O retorno de informação será realizado, semanal/, através da divulgação de respostas numa plataforma digital e, mensalmente, através da realização de palestras que forneçam dicas que ajudem na resolução dos problemas. Tudo coordenado por um psicólogo.
  3. Promoção e realização de convívios informais de participação voluntária, na modalidade de grupo terapêutico, orientados por um profissional da área da saúde mental, que estimule a interação e a partilha de testemunhos e/ou experiências por parte de pessoas que já tenham passado pelo mesmo problema.
6 Escola Básica e Secundária da Sé, Guarda
  1. 1 - Formação do pessoal docente e não docente no âmbito da saúde docente ( ações de sensibilização).
  2. 2-Projeto " Porto Seguro".
  3. 3- Estágios de psicologia e psiquiatria nas escolas, estabelecendo protocolos com instituições de ensino superior.
7 Instituto de Gouveia - Escola Profissional - Lda
  1. Que se aposte na prevenção especial a montante, através de uma política capaz de promover a estabilidade familiar, nomeadamente no que tange à sua segurança económica, onde o emprego/trabalho e os salários possibilitadores de uma vida digna hajam de pontificar;
  2. Que os jovens oriundos de famílias desestruturadas sejam apoiados, sendo caso disso, por profissionais do foro psicológico e psiquiátrico;
  3. Que as escolas tenham ao seu serviço mais psicólogos/as para ajudar os jovens, já numa fase de instabilidade emocional, já numa postura de prevenção de tais desequilíbrios.
8 Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres
  1. Fortalecer e dotar dos meios adequados o “Gabinete do aluno” da seguinte forma: - Verificação dos métodos usados; - Implementação de inovação; - Aumento da divulgação da sua existência bem como da sua confidencialidade.
  2. Utilização da potencialidade das redes sociais na promoção da literacia da saúde mental através, por exemplo, da divulgação de testemunhos de figuras públicas e difusão dos recursos disponíveis para a resposta a estes obstáculos.
  3. Reforço dos serviços públicos de apoio à população para a promoção da saúde mental através, por exemplo, do aumento da colocação de psicólogos nos centros de saúde e hospitais.
9 Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, Almeida
  1. Existência de um psicólogo clinico nos centros de saúde que faça a ponte com o hospital de referência.
  2. Colocação de uma caixa digital e física para mensagens S.O.S nas escolas e centros de saúde (mensagens que serão analisadas por um psicólogo).
  3. Não houve lugar a uma terceira proposta.
10 Escola Profissional de Trancoso
  1. 3. Aumentar o apoio dos serviços de psicologia, sem caráter de consulta, mas como uma atividade disciplinar a integrar nos conteúdos de cidadania e desenvolvimento.
  2. 2. Diminuir a carga letiva anual e disponibilizar mais tempo para a atividade física na escola.
  3. 1. Limitar os tempos de trabalho, reorganizando os horários letivos.
11 Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Guarda
  1. • Criação de equipas de alunos capacitados para a detenção de situações de riscos comportamentais e emocionais.
  2. • Criação de espaços emocionalmente seguros, munidos de equipamento e psicólogos \”coachs” para a promoção do bem-estar biopsicossocial e emocional.
  3. • Ações de formação para toda a comunidade escolar no âmbito da inteligência emocional.
12 Agrupamento de Escolas Tenente Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa
  1. Disponibilidade de mais psicólogos, fundamentalmente nas escolas (para os alunos) mas também nos Centros de Saúde (para as famílias), ou atribuição de um cheque de psicologia por família, uma vez que muitas pessoas não recorrem a ajuda especializada por falta de condições económicas.
  2. Implementar a obrigatoriedade do tema “Saúde Mental” nas Escolas, quer seja na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ou através de palestras/debates/apresentações promovidos e orientados pelo Gabinete de Psicologia, de modo a chegar a todos os anos de escolaridade.
  3. Criação de um "Safe Space" (Espaço Seguro) em cada Escola onde os alunos poderiam ajudar-se mutuamente ao falar abertamente sobre qualquer assunto que os preocupe, com a orientação do Gabinete de Psicologia.
13 Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra, Trancoso
  1. Reforçar o papel dos Serviços de Psicologia no apoio a problemas de saúde mental detetados entre os alunos/comunidade educativa, promovendo a aproximação da Família e da Escola que permitam uma cooperação e entreajuda mais eficaz.
  2. Atuar ao nível da organização do tempo escolar/extraescolar para criação de “espaços de reflexão” conjunta sobre a saúde mental nos jovens, apostando em áreas artísticas com objetivos terapêuticos.
  3. Dinamizar ações de esclarecimento entre os jovens da escola, professores e outros para troca de experiências, considerando a saúde mental como tema elegível para a área de Cidadania e Desenvolvimento.
14 Escola Básica e Secundária de Mêda
  1. Instituição de um "suporte básico de vida" mental, que agregue a criação de um cheque de saúde mental para estudantes e formação especializada dirigida à comunidade escolar.
  2. Reformulação da resposta do SNS ao nível da saúde mental com o correspondente reforço do investimento que permita o aumento do número de profissionais nesta área, a realização de obras de renovação e a implementação de estratégias inovadoras.
  3. Investimento em campanhas de sensibilização e de divulgação dos recursos e ajudas disponíveis, a realizar através dos media.
15 Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo
  1. Formação contínua dos profissionais da comunidade escolar, focada em estratégias de promoção da saúde mental dos jovens, e na sinalização/deteção de doença mental.
  2. Formação de alunos que constituam um Conselho de alunos aptos à entreajuda, integração e promoção de bem-estar nos seus pares, bem como à sinalização e encaminhamento de situações de ansiedade, depressão e bullying, para os Serviços de Psicologia e Orientação.
  3. Apoio financeiro à criação de espaços de convívio e lazer na escola (rádio escolar, bandas de música, mini-ginásio, jogos de tabuleiro, jogos tradicionais).