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Escola Secundária José Belchior Viegas, São Brás de Alportel |
- Aumento significativo e diversificado da oferta de atividades extracurriculares a realizar em contexto escolar.
- Criação de um site ou aplicação em que os jovens podem expor anonimamente problemas e questões que serão alvo de análise e resposta pelo SPO da escola.
- Criação de um podcast sobre saúde mental na programação da rádio escolar, posteriormente disponibilizado para consulta no site da escola.
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Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, Quarteira, Loulé |
- Programa educativo socio-emocional.
- Implementação de um “Cheque-Psicólogo” de modo a alargar o acesso da população aos serviços de psicologia, psiquiatria e pedopsiquiatria.
- Formação de professores para promoção da saúde mental na escola.
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Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão |
- Melhoramento das condições contratuais dos Psicólogos no Serviço Nacional de Saúde e nos Estabelecimentos de Ensino, a fim de integrar a Saúde Psicológica nos Cuidados de Saúde Primários, garantindo o rácio proposto pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
- Integração da temática da Saúde Mental na carreira docente, na formação inicial e contínua dos Professores. Formação esta que deverá ser creditada e releve para a avaliação do desempenho e progressão na carreira.
- Atribuição de um “Cartão Amigo”, dirigido para intervenções na área da saúde mental, para indivíduos que necessitem de dar continuidade ao seu tratamento e acompanhamento a longo prazo, pois este tem o propósito de prestar um auxílio monetário para que a acessibilidade aumente.
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Escola Profissional Cândido Guerreiro - CIPRL |
- Mental Campus possui como principais objetivos a promoção não apenas da saúde mental, mas também do bem-físico. Estes Campus seriam situados em zona rurais. Garantir o bem-estar da comunidade dos jovens através de um conjunto de atividades desenvolvidas e apoiadas por um grupo de profissionais multidisciplinares: psicólogos, terapeutas, coachs entre outros e em parceria com as Universidades, Associações de Psicólogos, Entidade Públicas (hospitais, Cen
- MAIOR DISPONIBILIDADE DE APOIO PSICOLÓGICO - Ao longo percurso do nosso crescimento, vamos vivendo muitas transformações, experiências, desafios, dificuldades e oportunidades, tanto a nível pessoal, como académico, familiar e social. Esta medida passa por envolver nos conteúdos curriculares matérias sobre saúde mental, que nos Centro de Saúde e nos hospitais que mais exista psicólogos disponíveis para a doenças mentais.
- PsicoApp - Colocar a tecnologia ao serviço da saúde mental, as nossas emoções e sentimentos ganham um forte aliado para lidar contra a tristeza, ansiedade, stress, entre outros. Esta App oferecia de forma gratuita, um conjunto de serviços, como por exemplo: exercícios de respiração, músicas tranquilizantes e programas de meditação, melhorar a qualidade do sono e auxiliar na concentração, monitorar o humor e fornecer relatórios mensais sobre as variações, ajudando a entender hábitos e de ma
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Colégio Internacional de Vilamoura |
- Criar condições salariais mais atrativas para os trabalhadores nas áreas da psicologia e a abertura de concursos públicos nacionais, que tenham em conta a efetivação destes profissionais.
- Implementação e desenvolvimento de um plano “Nós e o Nosso Futuro”.
- Implementação de ajudas económicas a jovens em diversos parâmetros da sua vida que sendo essenciais são fatores impactantes na sua saúde mental.
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Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro |
- Aumento da parcela do orçamento de estado para a saúde mental de forma a possibilitar a contratação de mais especialistas na área da saúde mental, nos estabelecimentos de ensino e SNS e, ainda, financiar a contratação de mais profissionais da área para as equipas das linhas de apoio à saúde mental e a sua divulgação junto da comunidade educativa.
- Criação de uma revista mensal, subscrita pelo SPO, equipa de Saúde Escolar e AE, constituída por rubricas/artigos relacionados com tópicos do interesse dos alunos, com especial destaque para a saúde mental através do levantamento de questões sobre as problemáticas da saúde mental, colocadas pelos alunos numa caixa de questões e/ou sites específicos para o efeito
- Tendo em conta o índice estatístico do número de alunos sinalizados pelo SPO/ Saúde Escolar, dos processos disciplinares, do abandono escolar, dos resultados escolares, dos relatórios dos CT, agilizar formação creditada pelos Centros de Formação na área da saúde mental a fim de promover na escola ações de sensibilização para junto da comunidade educativa.
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Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos |
- Implementação de uma caixa colocada, num local a definir, na qual os alunos vão expressar os seus sentimentos através de um pedido de ajuda anónimo. O /a aluno/a deixará um número de telemóvel para ser posteriormente contactado/a.
- Iniciativas de sensibilização relativamente à problemática da Saúde Mental, como, por exemplo, palestras dinâmicas com especialistas de modo a propiciar interação com os alunos. Organização de uma equipa de alunos (com o apoio da Escola Promotora de Saúde e do Centro de Saúde) que se iriam deslocar às salas de aula com o objetivo de alertar os colegas para esta situação e para os incentivar a colocar o pedido de ajuda na caixa da medida anterior. Envolver a Associação de Estudantes no projeto.
- Organização de consultas, na área da saúde mental, em colaboração com entidades externas de saúde num local "seguro". Deste modo, seria possível o anonimato. Este espaço, poderia ser, a título de exemplo, o Espaço Jovem.
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Escola Secundária de Vila Real de Santo António |
- Criar uma plataforma online a nível nacional, de cariz anónimo, para diálogo entre jovem/psicólogo, individualmente ou em grupo.
- Criar gabinetes compostos por vários especialistas para ajuda psicológica, que se encontram abertos durante todo o ano letivo, de acordo com o horário escolar.
- Promover campanhas de sensibilização sobre a Saúde Mental.
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Agrupamento de Escolas João de Deus, Faro |
- Criação de um programa de mentoria entre pares, com o objetivo de promover a entreajuda entre os alunos e desenvolver competências sociais e de autoestima.
- Implementação de sessões periódicas nas turmas, pelos psicólogos do agrupamento, com o objetivo de dotar os alunos de ferramentas que os ajudem a lidar com possíveis adversidades e situações de conflito.
- Criação de um fundo anual para cobrir os custos dos serviços de saúde mental em contexto escolar e investir na formação do corpo docente e não docente no âmbito desta problemática.
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Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Faro |
- Providenciar um cheque anual (check-up) para uma consulta num psicólogo com o objetivo de analisar o estado da saúde mental de cada um e consequentemente possibilitar a deteção de algum problema.
- Aumento do número de psicólogos na escola, recorrendo a psicólogos estagiários remunerados, a que os alunos poderão recorrer, inicialmente, sem a autorização dos encarregados de educação.
- Redução da carga horária para alunos do secundário para um máximo de 5 horas diárias (não contabilizando as horas dos estágios dos cursos de dupla certificação), o que resultaria também numa redução das próprias aprendizagens essenciais.
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Escola Secundária de Albufeira |
- Promoção do bem-estar: voluntariado, sessões de relaxamento e cinema educativo.
- Apoio psicológico nas escolas.
- Palestras educacionais, interativas, para alunos e encarregados de educação.
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Nobel International School Algarve |
- Criação de um Espaço Jovem em cada município. O Espaço Jovem consistiria numa área de lazer com o objetivo de promover a socialização presencial entre os jovens.
- Reformulação do programa escolar, alterando as aprendizagens essenciais através da introdução do tema “Saúde Mental” de modo a que este se foque no desenvolvimento do pensamento crítico e da inteligência emocional.
- Tornar os exames nacionais não obrigatórios para a conclusão do ensino secundário e reduzir para 30% o peso dos mesmos no acesso ao ensino superior.
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Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira |
- Formação de pais - Família mais perto na promoção da saúde mental de crianças e jovens
- Vouchers- Apoio financeiro a consultas de psicologia de diagnóstico e terapia
- Literacia emocional-um espaço para a aprendizagem de emoções
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Escola Básica e Secundária de Albufeira |
- Criação de um programa na formação do corpo escolar especializado em saúde mental, nomeadamente primeiros socorros psicológicos e ataques e/ou crises de pânico/ansiedade.
- Garantia de um apoio financeiro com um valor mínimo e máximo para todas as escolas que apresentem projetos relacionados com a saúde mental (ex: espaço seguro).
- Promover uma maior acessibilidade de estágios direcionados a estudantes universitários cursados em psicologia nas escolas públicas.
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Escola Secundária de Loulé |
- Atribuição de um cheque de psicólogo de 2 em 2 anos, até à finalização do ensino secundário. Esta medida é apresentada com o intuito de combater a falta de meios financeiros de algumas famílias que, infelizmente, não possuem a capacidade monetária para providenciar um psicólogo aos seus educandos como também garantir a avaliação psicológica de todos os jovens, independentemente da necessidade de processos continuados em entidades especializadas.
- Criação de um plano anual obrigatório (a nível escolar) no qual seriam delineadas estratégias de acordo com o universo de alunos para a promoção da sua saúde mental, através da realização de atividades lúdico-culturais que aproximem a comunidade escolar de modo a que esta contribua para as estratégias que cada escola propõe e tenta executar a nível interno.
- Alteração da idade de acesso a consultas de Psicologia externa sem autorização dos Encarregados de Educação para os 16 anos. Esta medida é apresentada com o intuito de garantir que todos os jovens a partir dos 16 anos tenham liberdade ao acesso a serviços de psicologia independentemente da vontade ou da opinião dos seus Encarregados de Educação.
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