Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Faro


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária José Belchior Viegas, São Brás de Alportel
  1. Aumento significativo e diversificado da oferta de atividades extracurriculares a realizar em contexto escolar.
  2. Criação de um site ou aplicação em que os jovens podem expor anonimamente problemas e questões que serão alvo de análise e resposta pelo SPO da escola.
  3. Criação de um podcast sobre saúde mental na programação da rádio escolar, posteriormente disponibilizado para consulta no site da escola.
2 Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, Quarteira, Loulé
  1. Programa educativo socio-emocional.
  2. Implementação de um “Cheque-Psicólogo” de modo a alargar o acesso da população aos serviços de psicologia, psiquiatria e pedopsiquiatria.
  3. Formação de professores para promoção da saúde mental na escola.
3 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão
  1. Melhoramento das condições contratuais dos Psicólogos no Serviço Nacional de Saúde e nos Estabelecimentos de Ensino, a fim de integrar a Saúde Psicológica nos Cuidados de Saúde Primários, garantindo o rácio proposto pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
  2. Integração da temática da Saúde Mental na carreira docente, na formação inicial e contínua dos Professores. Formação esta que deverá ser creditada e releve para a avaliação do desempenho e progressão na carreira.
  3. Atribuição de um “Cartão Amigo”, dirigido para intervenções na área da saúde mental, para indivíduos que necessitem de dar continuidade ao seu tratamento e acompanhamento a longo prazo, pois este tem o propósito de prestar um auxílio monetário para que a acessibilidade aumente.
4 Escola Profissional Cândido Guerreiro - CIPRL
  1. Mental Campus possui como principais objetivos a promoção não apenas da saúde mental, mas também do bem-físico. Estes Campus seriam situados em zona rurais. Garantir o bem-estar da comunidade dos jovens através de um conjunto de atividades desenvolvidas e apoiadas por um grupo de profissionais multidisciplinares: psicólogos, terapeutas, coachs entre outros e em parceria com as Universidades, Associações de Psicólogos, Entidade Públicas (hospitais, Cen
  2. MAIOR DISPONIBILIDADE DE APOIO PSICOLÓGICO - Ao longo percurso do nosso crescimento, vamos vivendo muitas transformações, experiências, desafios, dificuldades e oportunidades, tanto a nível pessoal, como académico, familiar e social. Esta medida passa por envolver nos conteúdos curriculares matérias sobre saúde mental, que nos Centro de Saúde e nos hospitais que mais exista psicólogos disponíveis para a doenças mentais.
  3. PsicoApp - Colocar a tecnologia ao serviço da saúde mental, as nossas emoções e sentimentos ganham um forte aliado para lidar contra a tristeza, ansiedade, stress, entre outros. Esta App oferecia de forma gratuita, um conjunto de serviços, como por exemplo: exercícios de respiração, músicas tranquilizantes e programas de meditação, melhorar a qualidade do sono e auxiliar na concentração, monitorar o humor e fornecer relatórios mensais sobre as variações, ajudando a entender hábitos e de ma
5 Colégio Internacional de Vilamoura
  1. Criar condições salariais mais atrativas para os trabalhadores nas áreas da psicologia e a abertura de concursos públicos nacionais, que tenham em conta a efetivação destes profissionais.
  2. Implementação e desenvolvimento de um plano “Nós e o Nosso Futuro”.
  3. Implementação de ajudas económicas a jovens em diversos parâmetros da sua vida que sendo essenciais são fatores impactantes na sua saúde mental.
6 Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro
  1. Aumento da parcela do orçamento de estado para a saúde mental de forma a possibilitar a contratação de mais especialistas na área da saúde mental, nos estabelecimentos de ensino e SNS e, ainda, financiar a contratação de mais profissionais da área para as equipas das linhas de apoio à saúde mental e a sua divulgação junto da comunidade educativa.
  2. Criação de uma revista mensal, subscrita pelo SPO, equipa de Saúde Escolar e AE, constituída por rubricas/artigos relacionados com tópicos do interesse dos alunos, com especial destaque para a saúde mental através do levantamento de questões sobre as problemáticas da saúde mental, colocadas pelos alunos numa caixa de questões e/ou sites específicos para o efeito
  3. Tendo em conta o índice estatístico do número de alunos sinalizados pelo SPO/ Saúde Escolar, dos processos disciplinares, do abandono escolar, dos resultados escolares, dos relatórios dos CT, agilizar formação creditada pelos Centros de Formação na área da saúde mental a fim de promover na escola ações de sensibilização para junto da comunidade educativa.
7 Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos
  1. Implementação de uma caixa colocada, num local a definir, na qual os alunos vão expressar os seus sentimentos através de um pedido de ajuda anónimo. O /a aluno/a deixará um número de telemóvel para ser posteriormente contactado/a.
  2. Iniciativas de sensibilização relativamente à problemática da Saúde Mental, como, por exemplo, palestras dinâmicas com especialistas de modo a propiciar interação com os alunos. Organização de uma equipa de alunos (com o apoio da Escola Promotora de Saúde e do Centro de Saúde) que se iriam deslocar às salas de aula com o objetivo de alertar os colegas para esta situação e para os incentivar a colocar o pedido de ajuda na caixa da medida anterior. Envolver a Associação de Estudantes no projeto.
  3. Organização de consultas, na área da saúde mental, em colaboração com entidades externas de saúde num local "seguro". Deste modo, seria possível o anonimato. Este espaço, poderia ser, a título de exemplo, o Espaço Jovem.
8 Escola Secundária de Vila Real de Santo António
  1. Criar uma plataforma online a nível nacional, de cariz anónimo, para diálogo entre jovem/psicólogo, individualmente ou em grupo.
  2. Criar gabinetes compostos por vários especialistas para ajuda psicológica, que se encontram abertos durante todo o ano letivo, de acordo com o horário escolar.
  3. Promover campanhas de sensibilização sobre a Saúde Mental.
9 Agrupamento de Escolas João de Deus, Faro
  1. Criação de um programa de mentoria entre pares, com o objetivo de promover a entreajuda entre os alunos e desenvolver competências sociais e de autoestima.
  2. Implementação de sessões periódicas nas turmas, pelos psicólogos do agrupamento, com o objetivo de dotar os alunos de ferramentas que os ajudem a lidar com possíveis adversidades e situações de conflito.
  3. Criação de um fundo anual para cobrir os custos dos serviços de saúde mental em contexto escolar e investir na formação do corpo docente e não docente no âmbito desta problemática.
10 Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Faro
  1. Providenciar um cheque anual (check-up) para uma consulta num psicólogo com o objetivo de analisar o estado da saúde mental de cada um e consequentemente possibilitar a deteção de algum problema.
  2. Aumento do número de psicólogos na escola, recorrendo a psicólogos estagiários remunerados, a que os alunos poderão recorrer, inicialmente, sem a autorização dos encarregados de educação.
  3. Redução da carga horária para alunos do secundário para um máximo de 5 horas diárias (não contabilizando as horas dos estágios dos cursos de dupla certificação), o que resultaria também numa redução das próprias aprendizagens essenciais.
11 Escola Secundária de Albufeira
  1. Promoção do bem-estar: voluntariado, sessões de relaxamento e cinema educativo.
  2. Apoio psicológico nas escolas.
  3. Palestras educacionais, interativas, para alunos e encarregados de educação.
12 Nobel International School Algarve
  1. Criação de um Espaço Jovem em cada município. O Espaço Jovem consistiria numa área de lazer com o objetivo de promover a socialização presencial entre os jovens.
  2. Reformulação do programa escolar, alterando as aprendizagens essenciais através da introdução do tema “Saúde Mental” de modo a que este se foque no desenvolvimento do pensamento crítico e da inteligência emocional.
  3. Tornar os exames nacionais não obrigatórios para a conclusão do ensino secundário e reduzir para 30% o peso dos mesmos no acesso ao ensino superior.
13 Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira
  1. Formação de pais - Família mais perto na promoção da saúde mental de crianças e jovens
  2. Vouchers- Apoio financeiro a consultas de psicologia de diagnóstico e terapia
  3. Literacia emocional-um espaço para a aprendizagem de emoções
14 Escola Básica e Secundária de Albufeira
  1. Criação de um programa na formação do corpo escolar especializado em saúde mental, nomeadamente primeiros socorros psicológicos e ataques e/ou crises de pânico/ansiedade.
  2. Garantia de um apoio financeiro com um valor mínimo e máximo para todas as escolas que apresentem projetos relacionados com a saúde mental (ex: espaço seguro).
  3. Promover uma maior acessibilidade de estágios direcionados a estudantes universitários cursados em psicologia nas escolas públicas.
15 Escola Secundária de Loulé
  1. Atribuição de um cheque de psicólogo de 2 em 2 anos, até à finalização do ensino secundário. Esta medida é apresentada com o intuito de combater a falta de meios financeiros de algumas famílias que, infelizmente, não possuem a capacidade monetária para providenciar um psicólogo aos seus educandos como também garantir a avaliação psicológica de todos os jovens, independentemente da necessidade de processos continuados em entidades especializadas.
  2. Criação de um plano anual obrigatório (a nível escolar) no qual seriam delineadas estratégias de acordo com o universo de alunos para a promoção da sua saúde mental, através da realização de atividades lúdico-culturais que aproximem a comunidade escolar de modo a que esta contribua para as estratégias que cada escola propõe e tenta executar a nível interno.
  3. Alteração da idade de acesso a consultas de Psicologia externa sem autorização dos Encarregados de Educação para os 16 anos. Esta medida é apresentada com o intuito de garantir que todos os jovens a partir dos 16 anos tenham liberdade ao acesso a serviços de psicologia independentemente da vontade ou da opinião dos seus Encarregados de Educação.