Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Évora


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas de Arraiolos
  1. Criação de debates e grupos de apoio alusivos à saúde mental e a desmistificação do papel dos psicólogos da comunidade escolar.
  2. Kit Saúde Mental
  3. Sensibilização dos pais, amigos e entes queridos para a comunicação como base para uma boa saúde mental
2 Escola Secundária Conde de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz
  1. Realização de sessões escolares visando o rastreio de possíveis doenças mentais nos anos de transição escolar (2ºciclo, 7º e 10º ano)
  2. Organização em instituições públicas e privadas, em articulação com os organismos municipais, de ações de voluntariado com a participação de jovens com problemas mentais.
  3. Deslocação de psicólogos municipais a localidades concelhias sem o apoio psicológico permanente, de forma mensal.
3 Escola Secundária André de Gouveia, Évora
  1. Criação de um Clube de Debate para reflexão conjunta sobre os problemas vivenciados e realização de workshops temáticos com a participação de especialistas convidados.
  2. Criação de uma linha de apoio anónima associada ao SPO.
  3. Diversificar e multiplicar os instrumentos de avaliação em todas as disciplinas por forma a reduzir a pressão dos testes de avaliação e promover o sucesso.
4 Centro de Formação Profissional de Évora
  1. Aumentar a dotação orçamental para as despesas de Saúde Mental, garantido sua distribuição equitativa a nível nacional.
  2. Reforçar as equipas de suporte psicossocial nas instituições de ensino/formação, diminuindo o tempo de espera no atendimento, no encaminhamento e no acompanhamento.
  3. Promover a literacia na Saúde, envolvendo os contextos familiar, escolar e comunitário, através de campanhas, programas e projetos.
5 Escola Profissional da Região Alentejo (Sede)
  1. Constituir grupos de auto-ajuda e ajuda mútua como forma terapêutica de reabilitação psicossocial dos alunos, permitindo-lhes o acesso a um espaço de partilha de experiências no espaço escolar;
  2. Realização de uma sessão mensal de sensibilização para a saúde mental nas escolas, por turma, ministrada por profissional/profissionais tecnicamente habilitado(s) para o efeito
  3. Promover a criação de um momento facultativo de meditação para melhorar o bem-estar geral e a qualidade de vida dos alunos.
6 Escola Secundária de Montemor-o-Novo
  1. Formação de pessoal docente e não docente de modo a capacitá-los na identificação de possíveis problemas de saúde mental dos alunos.
  2. Introdução de questões específicas sobre bem-estar psicológico nas consultas de rotina.
  3. Oferta de um “Cheque Bem-Estar” a todos os alunos, do 5º ao 12º ano.
7 Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz
  1. Combate ao estigma da doença mental.
  2. Aumento do número de especialistas no campo da saúde mental disponíveis no SNS e nos estabelecimentos de ensino;
  3. Reforço da investigação no âmbito da saúde mental.
8 Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
  1. Alterar o número máximo de avaliações sumativas semanais. Propomos que de 3 se passe apenas para 2, uma vez que existe muita pressão, que gera ansiedade a muitos alunos que normalmente se encontram sem tempo para estudar tudo o que necessitam.
  2. Redução da carga horária escolar / curricular.
  3. Realização de ações de sensibilização (frequentes e inseridas num plano nacional de informação sobre saúde mental) dirigida aos encarregados de educação e/ou aos Pais, para abordar e refletir sobre os problemas de saúde mental, prevenindo para os sinais ou comportamentos geradores de desequilíbrio mental e a que estes devem estar atentos.
9 Agrupamento de Escolas Severim de Faria
  1. Promoção de Ações de sensibilização/formação nas escolas para a Saúde Mental
  2. Criação de um programa denominado Agilidade emocional
  3. Aumento do número de psicólogos nas escolas
10 Colégio Salesianos - Évora
  1. Promoção da literacia em saúde mental nas escolas, através de ações diretas de sensibilização e informação, realizadas por jovens.
  2. Formação específica na área da saúde mental para toda a comunidade educativa.
  3. Criação de uma equipa interdisciplinar de intervenção na saúde mental, em cada agrupamento de escolas.
11 Agrupamento de Escolas de Redondo
  1. Organizar ao longo do ano letivo semanas de saúde mental com diferentes atividades destacando aspectos de ser mentalmente saudável.
  2. Desenvolver uma cultura escolar em que os professores e outros funcionários de apoio ao aluno sejam treinados no reconhecimento dos primeiros sinais de alerta de problemas de saúde mental com os alunos.
  3. Criar um formulário (anónimo) para os alunos fazerem perguntas para a psicóloga responder.
12 Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora
  1. Promulgação de legislação laboral tendente a proporcionar um equilíbrio entre a vida familiar e profissional.
  2. Implementação de programas curriculares que abordem temas da saúde mental adaptados às diferentes faixas etárias.
  3. Realização de campanhas de sensibilização e prevenção do bullying para toda a comunidade escolar, secundadas pelo agravamento das punições judiciais de crimes associados ao bullying e ciberbullying
13 Agrupamento de Escolas de Vendas Novas
  1. Realização de ações de sensibilização para dar a compreender a importância da saúde mental nos dias de hoje, as causas que levam as pessoas a terem doenças mentais e como lidar com estas. Através de, por exemplo, palestras e atividades lúdicas.
  2. Promover a formação no âmbito da psicologia aos professores, funcionários e alunos.
  3. Criação de espaços e grupos entre as diversas entidades escolares, onde os alunos se sintam seguros para falarem sobre os seus sentimentos e problemas.