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Agrupamento de Escolas de Arraiolos |
- Criação de debates e grupos de apoio alusivos à saúde mental e a desmistificação do papel dos psicólogos da comunidade escolar.
- Kit Saúde Mental
- Sensibilização dos pais, amigos e entes queridos para a comunicação como base para uma boa saúde mental
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2 |
Escola Secundária Conde de Monsaraz, Reguengos de Monsaraz |
- Realização de sessões escolares visando o rastreio de possíveis doenças mentais nos anos de transição escolar (2ºciclo, 7º e 10º ano)
- Organização em instituições públicas e privadas, em articulação com os organismos municipais, de ações de voluntariado com a participação de jovens com problemas mentais.
- Deslocação de psicólogos municipais a localidades concelhias sem o apoio psicológico permanente, de forma mensal.
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3 |
Escola Secundária André de Gouveia, Évora |
- Criação de um Clube de Debate para reflexão conjunta sobre os problemas vivenciados e realização de workshops temáticos com a participação de especialistas convidados.
- Criação de uma linha de apoio anónima associada ao SPO.
- Diversificar e multiplicar os instrumentos de avaliação em todas as disciplinas por forma a reduzir a pressão dos testes de avaliação e promover o sucesso.
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4 |
Centro de Formação Profissional de Évora |
- Aumentar a dotação orçamental para as despesas de Saúde Mental, garantido sua distribuição equitativa a nível nacional.
- Reforçar as equipas de suporte psicossocial nas instituições de ensino/formação, diminuindo o tempo de espera no atendimento, no encaminhamento e no acompanhamento.
- Promover a literacia na Saúde, envolvendo os contextos familiar, escolar e comunitário, através de campanhas, programas e projetos.
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5 |
Escola Profissional da Região Alentejo (Sede) |
- Constituir grupos de auto-ajuda e ajuda mútua como forma terapêutica de reabilitação psicossocial dos alunos, permitindo-lhes o acesso a um espaço de partilha de experiências no espaço escolar;
- Realização de uma sessão mensal de sensibilização para a saúde mental nas escolas, por turma, ministrada por profissional/profissionais tecnicamente habilitado(s) para o efeito
- Promover a criação de um momento facultativo de meditação para melhorar o bem-estar geral e a qualidade de vida dos alunos.
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6 |
Escola Secundária de Montemor-o-Novo |
- Formação de pessoal docente e não docente de modo a capacitá-los na identificação de possíveis problemas de saúde mental dos alunos.
- Introdução de questões específicas sobre bem-estar psicológico nas consultas de rotina.
- Oferta de um “Cheque Bem-Estar” a todos os alunos, do 5º ao 12º ano.
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7 |
Escola Secundária Rainha Santa Isabel, Estremoz |
- Combate ao estigma da doença mental.
- Aumento do número de especialistas no campo da saúde mental disponíveis no SNS e nos estabelecimentos de ensino;
- Reforço da investigação no âmbito da saúde mental.
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8 |
Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa |
- Alterar o número máximo de avaliações sumativas semanais. Propomos que de 3 se passe apenas para 2, uma vez que existe muita pressão, que gera ansiedade a muitos alunos que normalmente se encontram sem tempo para estudar tudo o que necessitam.
- Redução da carga horária escolar / curricular.
- Realização de ações de sensibilização (frequentes e inseridas num plano nacional de informação sobre saúde mental) dirigida aos encarregados de educação e/ou aos Pais, para abordar e refletir sobre os problemas de saúde mental, prevenindo para os sinais ou comportamentos geradores de desequilíbrio mental e a que estes devem estar atentos.
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9 |
Agrupamento de Escolas Severim de Faria |
- Promoção de Ações de sensibilização/formação nas escolas para a Saúde Mental
- Criação de um programa denominado Agilidade emocional
- Aumento do número de psicólogos nas escolas
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10 |
Colégio Salesianos - Évora |
- Promoção da literacia em saúde mental nas escolas, através de ações diretas de sensibilização e informação, realizadas por jovens.
- Formação específica na área da saúde mental para toda a comunidade educativa.
- Criação de uma equipa interdisciplinar de intervenção na saúde mental, em cada agrupamento de escolas.
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11 |
Agrupamento de Escolas de Redondo |
- Organizar ao longo do ano letivo semanas de saúde mental com diferentes atividades destacando aspectos de ser mentalmente saudável.
- Desenvolver uma cultura escolar em que os professores e outros funcionários de apoio ao aluno sejam treinados no reconhecimento dos primeiros sinais de alerta de problemas de saúde mental com os alunos.
- Criar um formulário (anónimo) para os alunos fazerem perguntas para a psicóloga responder.
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12 |
Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora |
- Promulgação de legislação laboral tendente a proporcionar um equilíbrio entre a vida familiar e profissional.
- Implementação de programas curriculares que abordem temas da saúde mental adaptados às diferentes faixas etárias.
- Realização de campanhas de sensibilização e prevenção do bullying para toda a comunidade escolar, secundadas pelo agravamento das punições judiciais de crimes associados ao bullying e ciberbullying
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13 |
Agrupamento de Escolas de Vendas Novas |
- Realização de ações de sensibilização para dar a compreender a importância da saúde mental nos dias de hoje, as causas que levam as pessoas a terem doenças mentais e como lidar com estas. Através de, por exemplo, palestras e atividades lúdicas.
- Promover a formação no âmbito da psicologia aos professores, funcionários e alunos.
- Criação de espaços e grupos entre as diversas entidades escolares, onde os alunos se sintam seguros para falarem sobre os seus sentimentos e problemas.
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