Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Castelo Branco


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova
  1. Criação de linhas telefónicas de apoio à saúde mental, especialmente, nas faixas etárias mais novas. Promover a sua divulgação, através dos meios de comunicação e de organizações de saúde mental/grupos de apoio, para garantir a sua normalização entre os recursos de apoio à saúde mental.
  2. Organização de planos de prevenção locais, a nível dos Centros de Saúde, distribuídos pelo território nacional, cujo foco seja a prevenção e o diagnóstico atempado de doenças mentais.
  3. Realização de palestras nas escolas, bimensalmente, dinamizadas por profissionais de saúde mental. Estas conversas seriam dirigidas a Encarregados de Educação, Docentes e Alunos, poderiam ser gravadas e, posteriormente, divulgadas de forma apropriada, entre os elementos da comunidade escolar.
2 Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Covilhã
  1. Criação de uma subcomissão (permanente) inserida no âmbito de competências da Comissão de Saúde (9ª Comissão), a ter como matéria a saúde mental, sendo esta, desta forma, responsável pelos trabalhos ligados à temática, podendo privilegiar com o apoio direto de cidadãos, nomeadamente especialistas, tais como psicólogos, psiquiatras e pedopsiquiatras, a fim de se fazer uma melhor análise e de encontrar respostas mais específicas e adequadas às problemáticas ligadas a esta área da saúde.
  2. Promoção e realização de reuniões/sessões/ palestras opcionais nas escolas sobre a saúde mental, de forma a alertar para possíveis sintomas e comportamentos de risco, além de instruir para como reagir em casos de doença mental própria, ou de terceiros próximos e também a fim de desmistificar os preconceitos associados a este tema, visto que se descura não raramente esta área da saúde.
  3. Normalizar nos hospitais e centros de saúde a visita a um psicólogo desde a infância tal como se faz em criança/jovem a consulta regular de um pediatra e na idade adulta, de um médico de família ou consultas de rotina, para desta forma prevenir as doenças mentais e não apenas para as tratar, tal como se faz com as doenças físicas. Havendo assim um acompanhamento contínuo da pessoa independentemente de esta ser ou não mentalmente sã, alcançando assim uma equidade entre saúde mental e física.
3 Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã
  1. 1. Realização de palestras para toda a comunidade escolar, acerca da saúde mental, seguida de uma triagem feita pela psicóloga da escola. Atribuição de um cheque monetário com base nos resultados obtidos.
  2. 2. Realização de terapias de grupo, dinamizadas por profissionais de saúde (psicólogos, entre outros), em espaços cedidos pelas câmaras municipais.
  3. 3. Aumento do investimento na área da saúde mental, de modo a aumentar o número de psicólogos no SNS.
4 Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco
  1. Medida 1 - Alteração do calendário escolar, de modo a terminar com as duas semanas de interrupção letiva inerentes ao final do primeiro e segundo período letivos. Assim, teríamos uma semana de paragem letiva no início de novembro, outra no final de dezembro, uma outra em meados de fevereiro e uma em meados de abril. Teríamos, assim, mais espaços de descanso, lazer e organização das tarefas escolares.
  2. Medida 2 - Aumento do número de psicólogos por agrupamento escolar, procurando rapidamente atingir-se um rácio de 1 psicólogo para 400 alunos.
  3. Medida 3 - Criação e colocação, nos agrupamentos escolares, de espaços e equipamentos desportivos, lúdicos, recreativos, de debate e partilha de experiências e vivências, suficientemente atrativos e dinâmicos, de modo a captar o interesse dos alunos e a estimular a interação entre eles.
5 Escola Secundária de Fundão
  1. Criação de “publicidades” e ações de formação, sobretudo, para os encarregados de educação e professores que abordem a prevenção de doenças associadas à saúde mental nos jovens e que incentivem o recurso a profissionais especializados na área.
  2. Ações de sensibilização direcionadas aos jovens, que alertem para o problema da saúde mental, apostando na sua prevenção, no seu tratamento e promovendo a procura de serviços de psicologia escolares.
  3. Investimento em recursos humanos ligados à área da psicologia no ensino obrigatório e superior, que desenvolvam consultas com os jovens para deteção ou prevenção de problemas relacionados com a saúde mental.
6 Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã
  1. Criação/implementação de um espaço "mindfulness", de convívio e terapia de grupo no recinto escolar
  2. Realização de ações de formação, palestras/workshops para professores, auxiliares, pais/encarregados de educação e alunos na área da saúde mental
  3. Criação de cheques de saúde mental
7 Escola Profissional da Raia - Idanha-a-Nova
  1. Criar uma disciplina que aborde o Tema “Saúde mental”, transversal a todos os anos de ensino, desde 1º ciclo até ao secundário, lecionada por vários profissionais de saúde. Nesta deverão fazer parte do currículo todas as áreas da saúde mental, desde sintomas, doenças, causas, consequências das mesmas, de forma que todos os jovens possam ter um maior conhecimento da área. Desta forma os jovens terão uma maior sensibilidade e conhecimento para se conhecer e conhecer os outros.
  2. Criação de blogue escolar, para apoio dos alunos em termos de saúde mental. Desta forma, os jovens poderiam recorrer e ter apoio, evitando a exposição perante os seus pares, visto este ser ainda um dos motivos que leva à tentativa de esconder os seus problemas, medos e dúvidas, relativamente à saúde mental.
  3. Criar associações recreativas nas diferentes aldeias dos concelhos onde se inserem as escolas, com o objetivo de acabar por minimizar a solidão e isolamento dos jovens nos tempos livres. Estas associações proporcionariam atividades de lazer, lúdicas e até de apoio solidário a todos. As associações seriam criadas com o apoio das juntas de freguesia, que disponibilizariam o espaço e as condições estruturais para os encontros e prática das atividades. Poder-se-ia também envolver outras associações
8 Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova
  1. Aulas de Aprendizagem Socioemocional. 
 Criação, desde o pré-escolar até ao secundário, de uma disciplina obrigatória para aprendizagem e treino de competências socioemocionais. Aprender, desde criança, a compreender e autorregular as emoções, proporcionará maior capacidade de autocontrolo e, consequentemente, um maior resiliência e bem estar!
  2. Flexibilidade Curricular alargada. 
 Criação de currículos flexíveis no Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos), permitindo aos alunos uma escolha efetiva de disciplinas num conjunto alargado de opções, segundo os seus interesses profissionais e as suas motivações.
  3. Mais conversa na escola. Conversação livre/espaço de partilha: saber ouvir, saber falar... Espaço de gestão de emoções, de participação voluntária, semanal, supervisionado por profissionais competentes, destinado à conversação livre, ao diálogo e partilha de experiências, ideias, opiniões, emoções e sentimentos.
9 Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, Oleiros
  1. Realizar ações de sensibilização/informação, dirigidas à comunidade escolar, sobre a importância da saúde mental e suas implicações num desenvolvimento equilibrado dos jovens.
  2. Promover um maior envolvimento e sensibilização da comunidade escolar na identificação precoce de questões de saúde mental dos seus educandos em articulação com os Serviços de Psicologia e Orientação.
  3. Aos agregados familiares mais carenciados, disponibilizar um cheque-psicólogo, com comparticipação do Estado para consultas no setor privado, possibilitando ajuda psicológica necessária nas situações mais graves.
10 Escola Secundária de Sertã
  1. Divulgação da importância da saúde mental através de meios publicitários, como a inserção deste tópico no programa da disciplina de cidadania, de forma a quebrar o estigma que ainda lhes é característica. Também relacionada com a disciplina de cidadania, estaria a realização de atividades por esta promovidas dentro do tema da saúde mental (sessões de formação para pais, atividades de motivação, entre outros).
  2. Investimento na transparência e ambiente de partilha entre alunos, professores, pais e não docentes e respetiva educação para a saúde mental (promovida pelos psicólogos escolares). Isto deve resultar do alargamento, por parte do Governo português, do espaço orçamental dirigido ao setor da saúde mental e o melhoramento das condições laborais dos psicólogos escolares.
  3. " Criação de um website com várias funções relacionadas com a saúde mental: artigos informativos acerca dos mais diversos transtornos e doenças mentais, divulgando causas, sintomas, entre outros; contactos SOS úteis, preferencialmente perto da sua área; possibilidade de contacto com pessoas da mesma faixa etária que passam ou passaram pelas mesmas circunstâncias mentais, de forma a trocarem impressões e entreajuda e evitar a solidão."
11 Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense
  1. Divulgação e melhor aproveitamento das plataformas digitais, desenvolvidas por profissionais e/ou especialistas em saúde mental, acessíveis e destinadas a jovens que necessitem destes serviços (o acesso poderá ser feito de forma anónima, se assim o desejarem). Este serviço poderá, ainda, ser prestado de forma presencial e/ou em domicílio;
  2. Sensibilização das famílias para a importância da qualidade do tempo dedicado aos jovens, através de campanhas publicitárias e workshops, favorecidas pela redução do tempo de trabalho dos pais;
  3. Criação de clubes escolares e gabinetes de apoio aos jovens, no sentido de uma interação mais dinâmica e efetiva entre os pares (com destaque para os grupos de amizade, como promotores de bem estar mental, físico e social).
12 Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, Aldeia do Souto, Covilhã
  1. Investir, em todos os níveis de ensino, em programas/projetos de desenvolvimento e gestão de competências socio emocionais, que visem a promoção da saúde mental e do bem-estar dos alunos, desenvolvam a literacia em saúde mental e promovam o combate ao estigma na doença mental, no contexto educativo.
  2. Criação de Gabinetes de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens em todos os Centros de Saúde/ULS, de forma a facilitar o acesso à prestação de cuidados psicológicos integrados e eficazes, à intervenção precoce e à identificação de situações de crise.
  3. Aumentar o rácio de psicólogos por número de aluno, de forma a melhorar a qualidade do serviço prestado e a possibilitar a adoção de estratégias de prevenção, intervenção e promoção da saúde psicológica nas escolas.
13 Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco
  1. Aumento de psicólogos e psiquiatras nos hospitais públicos.
  2. Baixa significativa do preço dos medicamentos que visem combater as doenças mentais
  3. Cheque psicólogo /linha governamental que trabalhe 24h, com profissionais qualificados.
14 Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco
  1. Criação do programa televisivo e radiofónico «Minuto Saúde Mental».
  2. Entrega de “Cheques Saúde Mental” aos jovens em idade escolar.
  3. Obrigatoriedade de cada escola ter um rácio de 1 psicólogo por cada 400 alunos.
15 Escola Tecnológica e Profissional da Sertã
  1. Criação de um gabinete de acompanhamento de “Saúde Mental, Emocional, Afetivo e Social” nas escolas, em todos os ciclos, desde o ensino pré-primário ao ensino secundário e profissional, aberto toda a comunidade local: os alunos, pais, encarregados de educação, professores, educadores, grupo não docente.
  2. Criação de uma disciplina “Mentoria Emocional e Bem Estar” aberta a toda a escolaridade, desde o ensino pré-escolar até ao 12º ano, com inscrição opcional, um tempo letivo semanal, lecionada por psicólogos, técnicos de ensino especial, técnicos de saúde entre outros técnicos necessários e, conforme necessidade, a existência de um acompanhamento individual após análise geral na disciplina criada.
  3. Implementação de um ginásio "Corpo São, Mente Sã", em todas as escolas, aberto a todos os alunos, sem carácter obrigatório, mas com inscrição prévia, cada turma terá direito a duas ou três horas semanais, em horário letivo ou/e pós letivo, espaço conforme a disponibilidade do horário escolar e dos recursos humanos.
16 Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte
  1. -Acesso direto ao aconselhamento psicológico /consultas de psicologia sem passar pelo médico de família.
  2. - Criar um curso on-line (webinar ou MOOC), como forma facilitadora de sensibilizar os Pais a compreender/ ajudar melhor os filhos.
  3. -Palestras de sensibilização sobre o tema da saúde mental dos jovens, envolvendo toda a Comunidade Escolar.