1 |
Escola Básica e Secundária Dr. Ramiro Salgado, Torre de Moncorvo |
- Alargamento do gabinete de psicologia
- Criação de atividades ocupacionais dinâmicas
- Promover o desenvolvimento intelectual e espírito crítico dos jovens
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2 |
Escola Profissional Prática Universal de Bragança |
- Reorganização dos serviços de ajuda psicológica e psiquiátrica em Portugal.
- Aumento do investimento do orçamento público na área da saúde mental em geral.
- Promoção de consultas em contexto escolar com psicólogos especializados na área da saúde mental, uma vez por período letivo.
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3 |
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, Mirandela |
- Criação de planos formação e sensibilização nas escolas
- Alargamento do acompanhamento técnico individual às crianças e jovens
- Controlo da utilização das redes sociais
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4 |
Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança |
- Reforço do número de profissionais de saúde mental nas escolas;
- Diminuição da carga horária escolar, associada a uma reavaliação dos conteúdos a lecionar;
- Introdução de um programa de avaliação psicológica nas escolas, possibilitando sessões periódicas de “check-up” junto de um profissional.
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5 |
Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães |
- Implementar intervenções baseadas na comunidade escolar e/ou educativa e nas famílias sobre programas de orientação que possam ser promotoras de socialização e interajuda entre jovens para prevenir casos problemáticos, aumentando o número de psicólogos nas escolas.
- Alargar o Plano Nacional de Saúde, assegurando um acompanhamento médico e/ou psicoterapeuta eficaz na prevenção e tratamento de doenças ligadas à saúde mental, aumentando o número de psicólogos e técnicos especializados no sistema de saúde público, evitando que psicólogos e psiquiatras sejam um luxo.
- Promover a alteração do código de trabalho, garantindo um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Os jovens são futuros adultos e não podem entrar num mundo do trabalho que não garanta a sanidade mental.
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6 |
Agrupamento de Escolas de Vila Flor |
- Reforçar o papel do(a) psicólogo(a) do Serviço de Psicologia e Orientação das Escolas, através da contratação de mais profissionais nesta área e incluir nos Planos anuais de atividades das Escolas mais momentos de interação entre alunos e psicólogos.
- Incluir nos planos curriculares das licenciaturas/cursos de educação, formação na área da Psicologia, e disponibilizar ações de formação neste domínio aos professores que já se encontram a lecionar.
- Criar fóruns de discussão nas Escolas onde os alunos possam participar e dizer o que pensam sobre temas/problemas apresentados pelos próprios.
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7 |
Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Bragança |
- Desenvolver estratégias de organização escolar e de articulação comunitária, através da criação de associações e/ou grupos de apoio para amigos, familiares e pessoas que necessitem, em suporte físico e digital, em parceria com as escolas, centro de saúde, grupos desportivos, bem como o serviço de psicologia.
- Criar ambientes seguros com o objetivo de preservar a saúde mental e promover o bem-estar, dinamizando ações de sensibilização, através da realização de palestras, atividades culturais que estimulem os jovens à interação social e redução de ansiedade, diálogo com pessoas que tenham passado pela mesma situação.
- Promover e manter hábitos sociais e emocionais que contribuam para uma boa saúde mental, por exemplo: incentivo à prática regular de exercício físico, adotar medidas de higiene do sono, aulas em contexto diferenciado da sala de aula (em contacto com a natureza, museus, jardins).
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8 |
Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais |
- 1. Criar ações de sensibilização de forma a procurar acabar com os tabus ligados à saúde mental e reeducar a sociedade em relação às doenças mentais e às perspetivas do futuro dos jovens.
- 2. Fornecer “Cheques Psicólogo” a todos os alunos que frequentem a escola do 1.º ao 12.º ano, de modo a que esta ajuda essencial chegue a todos.
- 3. Alterar o sistema de ensino português de modo a que os exames nacionais sirvam sempre apenas como prova de ingresso e a que, para determinar se o aluno será aceite em determinada universidade , se tenha em consideração, para além dos resultados académicos, o seu currículo na totalidade.
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9 |
Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé |
- Criação de um projeto sobre Educação Emocional que vise o desenvolvimento das capacidades dos jovens.
- Fomentar protocolos entre a Escola e o Centro de Saúde, de modo a agilizar as respostas dadas, estabelecendo projetos e atividades para implementação futura na comunidade educativa.
- Formação de carácter obrigatório para professores e não docentes e alunos representantes de turma, sobre como lidar com situações de stress, ansiedade entre outros.
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