Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Bragança


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária Dr. Ramiro Salgado, Torre de Moncorvo
  1. Alargamento do gabinete de psicologia
  2. Criação de atividades ocupacionais dinâmicas
  3. Promover o desenvolvimento intelectual e espírito crítico dos jovens
2 Escola Profissional Prática Universal de Bragança
  1. Reorganização dos serviços de ajuda psicológica e psiquiátrica em Portugal.
  2. Aumento do investimento do orçamento público na área da saúde mental em geral.
  3. Promoção de consultas em contexto escolar com psicólogos especializados na área da saúde mental, uma vez por período letivo.
3 Agrupamento de Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, Mirandela
  1. Criação de planos formação e sensibilização nas escolas
  2. Alargamento do acompanhamento técnico individual às crianças e jovens
  3. Controlo da utilização das redes sociais
4 Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança
  1. Reforço do número de profissionais de saúde mental nas escolas;
  2. Diminuição da carga horária escolar, associada a uma reavaliação dos conteúdos a lecionar;
  3. Introdução de um programa de avaliação psicológica nas escolas, possibilitando sessões periódicas de “check-up” junto de um profissional.
5 Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães
  1. Implementar intervenções baseadas na comunidade escolar e/ou educativa e nas famílias sobre programas de orientação que possam ser promotoras de socialização e interajuda entre jovens para prevenir casos problemáticos, aumentando o número de psicólogos nas escolas.
  2. Alargar o Plano Nacional de Saúde, assegurando um acompanhamento médico e/ou psicoterapeuta eficaz na prevenção e tratamento de doenças ligadas à saúde mental, aumentando o número de psicólogos e técnicos especializados no sistema de saúde público, evitando que psicólogos e psiquiatras sejam um luxo.
  3. Promover a alteração do código de trabalho, garantindo um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Os jovens são futuros adultos e não podem entrar num mundo do trabalho que não garanta a sanidade mental.
6 Agrupamento de Escolas de Vila Flor
  1. Reforçar o papel do(a) psicólogo(a) do Serviço de Psicologia e Orientação das Escolas, através da contratação de mais profissionais nesta área e incluir nos Planos anuais de atividades das Escolas mais momentos de interação entre alunos e psicólogos.
  2. Incluir nos planos curriculares das licenciaturas/cursos de educação, formação na área da Psicologia, e disponibilizar ações de formação neste domínio aos professores que já se encontram a lecionar.
  3. Criar fóruns de discussão nas Escolas onde os alunos possam participar e dizer o que pensam sobre temas/problemas apresentados pelos próprios.
7 Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Bragança
  1. Desenvolver estratégias de organização escolar e de articulação comunitária, através da criação de associações e/ou grupos de apoio para amigos, familiares e pessoas que necessitem, em suporte físico e digital, em parceria com as escolas, centro de saúde, grupos desportivos, bem como o serviço de psicologia.
  2. Criar ambientes seguros com o objetivo de preservar a saúde mental e promover o bem-estar, dinamizando ações de sensibilização, através da realização de palestras, atividades culturais que estimulem os jovens à interação social e redução de ansiedade, diálogo com pessoas que tenham passado pela mesma situação.
  3. Promover e manter hábitos sociais e emocionais que contribuam para uma boa saúde mental, por exemplo: incentivo à prática regular de exercício físico, adotar medidas de higiene do sono, aulas em contexto diferenciado da sala de aula (em contacto com a natureza, museus, jardins).
8 Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais
  1. 1. Criar ações de sensibilização de forma a procurar acabar com os tabus ligados à saúde mental e reeducar a sociedade em relação às doenças mentais e às perspetivas do futuro dos jovens.
  2. 2. Fornecer “Cheques Psicólogo” a todos os alunos que frequentem a escola do 1.º ao 12.º ano, de modo a que esta ajuda essencial chegue a todos.
  3. 3. Alterar o sistema de ensino português de modo a que os exames nacionais sirvam sempre apenas como prova de ingresso e a que, para determinar se o aluno será aceite em determinada universidade , se tenha em consideração, para além dos resultados académicos, o seu currículo na totalidade.
9 Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé
  1. Criação de um projeto sobre Educação Emocional que vise o desenvolvimento das capacidades dos jovens.
  2. Fomentar protocolos entre a Escola e o Centro de Saúde, de modo a agilizar as respostas dadas, estabelecendo projetos e atividades para implementação futura na comunidade educativa.
  3. Formação de carácter obrigatório para professores e não docentes e alunos representantes de turma, sobre como lidar com situações de stress, ansiedade entre outros.