Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Braga


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária de Barcelos
  1. Criação de um centro de apoio municipal gratuito que forneça serviços de apoio mental a todos os munícipes com uma idade máxima de 18 anos. Este serviço dever-se-á adaptar às necessidades desta faixa etária, recorrendo a profissionais capazes de perceber e ajudar os jovens nas dificuldades associadas à adolescência.
  2. No sentido de ajudar os jovens a lidar com os seus problemas ao nível da saúde mental, propomos a formação dos professores e funcionários nesta área, visando prepará-los para lidar com impasses, por exemplo, crises de ansiedade e outros.
  3. Propomos a adaptação do ensino aos alunos que sejam diagnosticados com problemas de saúde mental, isto é, dar um acompanhamento especial aos alunos durante as aulas e, dependendo da condição do aluno, adaptar a carga horária do mesmo.
2 Escola Secundária de Vila Verde
  1. Dotar as escolas de mais recursos humanos (psicólogos da educação, psicólogos clínicos, enfermeiros especialistas em saúde mental e assistentes sociais) que possibilitem a criação de um gabinete multidisciplinar capaz prestar um apoio mais célere, integrado e mais eficaz aos jovens.
  2. Realização, pelo gabinete multidisciplinar criado, de campanhas de sensibilização, palestras e ações de formação no âmbito da saúde mental, em período pós-laboral para os pais, para capacitar toda a comunidade educativa para que consiga identificar sinais de depressão, ansiedade ou qualquer outra doença mental nos alunos/filhos, e instruí-la de forma a obter competências para lidar com a situação de maneira preventiva, eficaz e compreensiva (SOS saúde mental).
  3. Criação de uma plataforma, em parceria e dinamizada pelo SPO, onde os alunos, de forma anónima e com garantias de confidencialidade, possam manifestar os seus problemas e dificuldades e colocar dúvidas, que seriam esclarecidas, na mesma plataforma, pelos técnicos do gabinete multidisciplinar.
3 Escola Secundária D. Maria II, Braga
  1. Reforçar o número de psicólogos com formação clínica nas escolas;
  2. Implementação de um dia mensal, na escola, de sensibilização sobre a saúde mental nos jovens;
  3. Criação de um podcast, no âmbito da saúde mental, e divulgação nas redes sociais e no website da escola.
4 Escola Secundária Henrique Medina, Esposende
  1. Combate aos estigmas inerentes à Saúde Mental, através de anúncios nos meios de comunicação social, em campanhas e em projetos escolares e peri-escolares de sensibilização e de promoção da saúde mental.
  2. Criação de equipas multidisciplinares de Saúde Mental, sediadas na Escolas, responsáveis por um Programa de Promoção de Saúde Mental, um grupo de correspondência anónima, com o intuito de transformar o ambiente escolar num espaço promotor de qualidade emocional, nomeadamente, através da organização de atividades pertinentes nos intervalos.
  3. Sensibilização, nos meios de comunicação social, em cartazes (ou outros adequados), sobre diferentes tipos de terapias alternativa à medicação (auriculoterapia, ‘mindfulness’, Yoga, Meditação, Pilates e outras terapias pertinentes) e de atividades desportivas, ao longo de um mês dedicado à Saúde Mental dos Jovens, promovendo o bem-estar físico e mental, em ambiente escolar.
5 Escola Profissional de Esposende
  1. Ter um serviço de apoio psicológico em todas as estruturas empresariais que permita a todos os colaboradores melhorar a sua saúde mental e prevenir alguns problemas associados à mesma.
  2. Promover no ambiente escolar práticas de aprendizagem que promovam competências socioemocionais, bem como a implementação de atividades que promovam o bem estar físico e mental (Workshops, Meditação, Partilha de testemunhos, terapia de grupo).
  3. Repensar a carga horária dos cursos e a sua redistribuição.
6 Escola Profissional CIOR
  1. Realização de um rastreio trimestral efetuado pelo SPO da Escola.
  2. Criação de um sistema de apoio anónimo aos Jovens nas Escolas.
  3. Campanha de sensibilização.
7 Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Braga
  1. Obrigatoriedade do tema da Saúde Mental na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Criação de Programas de intervenção local, de maneira a promover a Saúde Mental.
  3. Implementação de Sedes Regionais de atendimento em Saúde Mental.
8 Escola Profissional CISAVE
  1. 1) Introdução/Criação de nova disciplina - Criatividade em Ação (C.A.): Criação de uma nova disciplina que permita aos alunos expressar, livremente, quem são, o que gostam e o que sentem, através de diferentes valências, como: pintura, música, representação, dialogo, entre outras.
  2. 2) Criação de sala (Sala Zen) -A Sala Zen nasce para combater os dias menos bons. Este espaço tem como principal objetivo fomentar a meditação, a reflexão e a calma de forma a que os alunos possam enfrentar os obstáculos do dia-a-dia;
  3. 3) Dialogo Aberto - Criação de um momento de dialogo e partilha, em pequenos grupos que junte temas atuais que façam refletir sobre a vida, as escolhas, o que podemos mudar/reajustar para tornar-nos pessoas mais blindadas, para que os alunos ganhem uma melhor visão sobre os desafios da vida.
9 Escola Secundária Carlos Amarante, Braga
  1. Reforçar o tema de saúde mental com a sua inclusão no PRESSE.
  2. Reajuste do orçamento da psicologia escolar.
  3. Reforço dos temas de saúde mental na formação dos professores.
10 Escola Secundária de Maximinos, Braga
  1. Retomar as parcerias público privadas, que se mostraram benéficas para os contribuintes. Com o fim das parcerias público-privadas, vários serviços hospitalares ficaram condicionados, como é o caso do Hospital de Braga. Muitos jovens ficaram sem um acompanhamento médico, tão necessário para o seu bem-estar físico e emocional. Com as PPP’s, todos sairiam a ganhar, o Estado gastava menos, as famílias gastavam menos e os jovens tinham o acompanhamento mais rápido e de qualidade.
  2. “Bem-Estar Para Todos”, cheque para psicólogo/psiquiatra em hospitais privados. Propomos que os jovens tenham acesso ao serviço de psicologia/psiquiatria. Um Estado competente e democrático deve garantir que todos possam tratar da sua Saúde Mental. O cheque será atribuído ao utente, caso não tenha acompanhamento no SNS e o rendimento do agregado familiar, ser inferior a 2500€. Os Hospitais privados não devem cobrar, valores superiores ao Estado, mas cumprir com o que está tabelado.
  3. “Escola Auxilia+” A medida visa a contratação de mais psicólogos para as Escolas, para desenvolver projetos e programas para ajudar os alunos. Os psicólogos além de ouvir o aluno, aconselha-os em todas as situações, da vida escolar e/ou pessoal e direciona- os para psiquiatras ou psicólogos especializados, de acordo com o diagnóstico efetuado. Poderá ser atribuído ao aluno, com necessidades económicas, o cheque “Bem-Estar Para Todos”, evitando assim, meses de espera.
11 Agrupamento de Escolas Santos Simões, Guimarães
  1. Cheque para consultas de psicologia (adaptação do cheque-dentista, mas no ramo da psicologia) e juntamente a isso, a criação de um plano de acompanhamento com consultas acessíveis nas diferentes faixas etárias da vida [primeira infância; segunda infância; pré adolescência; adolescência; jovem adulto; pré sénior (menopausa/andropausa); sénior)).
  2. Criação de uma adenda no código penal, de modo a tornar público um crime de ofensa contra a saúde mental individual/coletiva.
  3. Carrinhas de mobilização com profissionais voluntários para sensibilização e consultas acessíveis para pessoas mais desfavorecidas.
12 Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão
  1. Dia internacional da saúde mental com o apoio dos psicólogos escolares. Explicação: Realização de atividades com toda a comunidade escolar (com exposições, palestras, jogos…) de modo a sensibilizar, informar, preservar e apoiar o bem-estar psicológico dos alunos.
  2. Colaboração entre nutricionistas e psicólogos no espaço escolar. Explicação: Estabelecer uma relação de colaboração entre psicólogos e nutricionistas de modo a trabalharem de perto com os alunos, e complementarem com um planeamento mais personalizado a quem precisa.
  3. Criação do PNSM (Plano Nacional sobre a Saúde Mental). Explicação: Em semelhança ao PRESSE, o PNSM (Plano Nacional sobre a Saúde Mental) será um programa singular inserido da mesma forma que o PRESSE mas com apenas um assunto geral a ser abordado, a saúde mental. Neste âmbito, seria então definido um número de sessões a ser dadas divididas pelas disciplinas totais durante todo o ano letivo de cada ano de escolaridade.
13 Colégio do Ave
  1. Atualmente, grande parte dos problemas de saúde mental nos jovens resultam de frustrações e dificuldades na sua vida pessoal e escolar. Propomos reformular o plano curricular desde tenra idade, de modo que as competências cognitivas e emocionais/sociais andem lado a lado, adquirindo o mesmo nível de relevância no ambiente escolar. Os alunos mais velhos, teriam tertúlias, orientadas por um psicólogo, onde poderiam abordar diversos temas, ou tabus sociais, que sejam impactantes na sua vida.
  2. Propomos dinamizar um plano escolar que integre os alunos desde a primária até ao secundário, através da realização de uma aula semanal com o departamento de psicologia da escola, que visa fazer “exercícios” de relaxamento e mindfulness que capacitem os alunos a lidar com as incertezas e azáfamas diárias. Pensamos que esta medida terá um grande impacto no desenvolvimento das competências de compreensão e controlo das emoções por parte dos jovens.
  3. Implementação de um questionário na aplicação da SNS 24, que analise o estado psicológico dos seus utilizadores, e permita a priorização em função da gravidade de cada caso. No momento em que a aplicação localize um caso mais grave, irá agendar uma consulta com um psicólogo no centro de saúde mais próximo do utente. Durante a avaliação que o médico/psicólogo irá realizar, se este localizar um caso mais grave que necessite de uma intervenção mais profunda, iniciará um apoio continuado.
14 Cooperativa de Ensino "Didáxis"
  1. Criar uma caixa anónima nas escolas para os alunos escreverem sobre os seus problemas psicológicos.
  2. Criar, dentro dos Centros de Saúde, um atendimento psicológico gratuito.
  3. Aumentar a disponibilidade de profissionais de psicologia nos estabelecimentos de ensino a nível nacional.
15 Agrupamento de Escolas de Vila Cova, Barcelos
  1. Atribuir cheques para facilitar o acesso dos utentes aos cuidados de psicologia.
  2. Colocar de psicólogos clínicos nos agrupamentos;
  3. Criação de campanhas de sensibilização sobre o tema das doenças mentais dos jovens.
16 Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto
  1. Criar um espaço de dez minutos na primeira aula do dia que seria dedicado a realizar exercícios de respiração e à meditação, de forma a que o início do dia fosse relaxado e potenciador da criação de um clima harmonioso.
  2. Criação de um site a ser divulgado na escola que funcionaria como uma caixa de desabafo na qual os alunos poderiam colocar questões que os preocupam e que podem ser gatilhos de comportamentos menos assertivos e demonstrativos de que a saúde mental do jovem está a atravessar um período de dificuldades. Essas mensagens seriam depois tratadas de forma anónima com a possibilidade de resposta recorrendo ao site, com acompanhamento personalizado, só com o consentimento do jovem em quebrar o anonimato.
  3. Promover a realização de palestras com assistentes sociais, psicólogos e outros convidados com o objetivo de reforçar a capacidade de intervenção dos Gabinetes de Apoio à família, nas escolas onde estes existem e nas restantes criar estes gabinetes que podem potenciar um primeiro centro de apoio na resolução das dificuldades dos alunos.
17 Escola Secundária de Fafe
  1. Implementar a nível nacional um Rastreio Anual de Saúde e Bem Estar , com caráter obrigatório. O rastreio deveria ser implementado a partir do 1º Ciclo do EB. Os psicólogos das instituições de ensino (públicas ou privadas) devem, periodicamente, sinalizar os jovens mentalmente mais vulneráveis, a quem o Estado entregará um montante para financiar o custo de consultas de saúde mental no seu sistema nacional de saúde ou em entidades privadas suas parceiras.
  2. Reforma curricular - reduzir a carga horária atual e disponibilizar a oferta de atividades ligadas às artes (pintura, música, dança, teatro,...), ao desporto e a introdução de oportunidades como Mindfulness de frequência opcional.
  3. Forte investimento em campanhas de sensibilização para a saúde mental, fundamentalmente entre os encarregados de educação.
18 Escola Profissional de Tecnologia e Gestão de Barcelos
  1. Promover o bem-estar dos jovens nas Escolas através de mudanças organizacionais, criando: um ambiente psicológico seguro e positivo; um ensino sobre a saúde mental e habilidades para a vida;um treinamento de pessoal para a deteção e manejo básico do risco de suicídio; e programas escolares de prevenção para adolescentes vulneráveis e condições de saúde mental.
  2. Promover a prática de desporto nas escolas.
  3. Promover programas para prevenir a violência sexual nos adolescentes e a educação sexual integral para ajudar a prevenir comportamentos sexuais de risco.
19 Escola Secundária de Amares
  1. Contratação e formação de profissionais nas áreas da psicologia e assistência social nas escolas.
  2. Implementação de palestras destinadas aos mais jovens no âmbito da cidadania, com profissionais das áreas expostas nestas.
  3. Financiamento de atividades ao ar livre: atividades físicas, clubes, ateliers.
20 Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Vila Nova de Famalicão
  1. Abordar nas aulas o tema da saúde mental, os problemas a ela associados e os seus efeitos.
  2. Criar/melhorar as equipas de psicologia nas escolas, de modo a que promovam sessões abertas à comunidade escolar, em que se aborde a saúde mental.
  3. Promover consultas de psicologia periódicas, através da atribuição de um apoio similar ao cheque-dentista.
21 Externato "Infante D. Henrique"
  1. Implementação e disponibilização de consultas on-line pelas escolas.
  2. Implementar projetos de sensibilização e educação para a saúde nas escolas, Inclusão do tema da saúde mental na disciplina de cidadania.
  3. Disponibilização de programas de formação e palestras pela escola para sensibilização dos pais / educadores para o tema.
22 Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel, Barcelos
  1. Criação de uma equipa de psicologia nas escolas direcionada para alunos e professores.
  2. Contratar mais psicólogos para os centros de cuidados primordiais (centros de saúde e hospitais)
  3. Check-up psicológico trimestral gratuito para os alunos.
23 Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão
  1. Formação de caractér obrigatório, para professores e auxiliares de educação, de modo a saberem como agir caso ocorra alguma situação relativa à saúde mental dos alunos.
  2. Criação de um site para que os alunos possam interagir, aberta e anonimamente, com psicólogos especializados sobre a sua saúde mental.
  3. Aumento do número de psicólogos junto dos jovens, nomeadamente nos cuidados de saúde primários ( SNS), Escolas e no Ensino superior.
24 Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos
  1. Criação de espaços verdes e de lazer, nas escolas, de forma a promover uma vida longe das redes sociais.
  2. Formação de grupos de autoajuda entre jovens com a supervisão de um profissional de saúde mental.
  3. Reforço do número de enfermeiros para fazer triagem das situações de saúde mental na linha de saúde SNS24.
25 Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, Vieira do Minho
  1. M1-Cheque-psicológico: A implementação da figura do cheque-psicológico.
  2. M2-Formação de auxiliares da ação educativa para potenciais comportamentos de risco: Intervenção no estabelecimento de ensino.
  3. M3-Tempo para ser jovem: Redefinição do curriculum e consequente redução da carga letiva semanal.
26 Escola Secundária de Caldas das Taipas, Guimarães
  1. 1. Escrever cartas anónimas, com preocupações e receios, que serão analisadas pela psicóloga da escola, de forma a promover atividades que correspondam a essas necessidades.
  2. 2. Promover formação aos professores de modo a entenderem alguns sinais de alerta e saberem como agir de forma eficaz quando interpretam algo suspeito.
  3. 3. Promover formação aos professores de modo a entenderem alguns sinais de alerta e saberem como agir de forma eficaz quando interpretam algo suspeito.
27 Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, Vizela
  1. Redução da carga horária letiva, proporcionando um melhor aproveitamento das capacidades de atenção e consequente melhoria das aprendizagens dos alunos.
  2. Criação de “Ofertas de Escola” no âmbito da criação de atividades extracurriculares que promovam a sã convivência entre os alunos e o empenho em ações que promovam a saúde e bem-estar da comunidade em que estão inseridos
  3. Criação da possibilidade de não obrigatoriedade de comunicação, aos encarregados de educação, no caso do alunos assim o solicitarem, sempre que a nível individual optem por procurar auxílio dos Serviços de Psicologia das escolas/agrupamentos.
28 Agrupamento de Escolas de S. Bento, Vizela
  1. Atividades de prevenção que estimulem a autoperceção da saúde mental nas crianças e jovens em idade escolar, bem como atividades de mindfulness de forma trimestral distribuídas no horário escolar.
  2. Inserir avaliações psicológicas nas consultas de rotina.
  3. Reforçar a literacia em saúde mental através da sua integração no currículo escolar de forma eficaz: um modelo de capacitação por horas distribuídas ao longo dos anos letivos com início no 7.º ano de escolaridade.
29 Escola Profissional Amar Terra Verde
  1. A criação de condições efectivas para existir ajuda profissional gratuita e disponível né medida em que um profissional da área representa um elevado custo, e isso é um fato que muitas vezes inibe a sua procura.
  2. Proporcionar o maior número de atividades ao ar livre e do interesse de cada um. Esta solução implica a criação de espaços de convívio social pelo menos um em todos os concelhos.
  3. Nas escolas existir a possibilidade de apoio não só ao aluno mas também aos elementos do agregado familiar. Esta possibilidade poderia ajudar muitas famílias pois o aluno durante o período em que está na escola até se pode sentir bem, enquanto está com os amigos, mas ao chegar a casa sente o isolamento, a discórdia o que afeta muito a sua saúde mental.
30 Escola Profissional Profitecla (Deleg.)
  1. Promover ações de sensibilização para pais, encarregados de educação e restante comunidade escolar, de forma a debater os temas associados à saúde mental, partilhando estratégias e criando soluções de forma a assegurar o bem-estar dos seus filhos / educandos.
  2. Criação de uma aplicação com o intuito de ajudar a comunidade escolar com os problemas relativos à saúde mental, de forma a que os(as) alunos(as) tenham apoio sem se exporem.
  3. Implementação de um mês de prevenção para a saúde mental.
31 Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto
  1. • Maior investimento e incentivos para a Saúde Mental dos Jovens (área da Pedopsiquiatria) no Serviço Nacional de Saúde através do reforço do número de especialistas (contratando mais psicólogos) para um melhor acompanhamento dos alunos desde o segundo ciclo e alargamento destas consultas com psicólogos ou pedopsiquiatras em centros de saúde para todos os jovens entre os 14 e 19 anos.
  2. • Investimento em campanhas publicitárias que irão promover através das redes sociais e outros meios de comunicação técnicos de relaxamento nervoso, frases de incentivo e apoio aos jovens com estas patologias e o contacto de apoio para onde os jovens possam ligar em caso de desespero.
  3. • Promoção ao nível escolar através dos SPO, de apoios e consultas com os psicólogos escolares de forma e ajudar de forma mais regular e presente os jovens em desespero, contratando mais psicólogos e outros técnicos.
32 Agrupamento de Escolas de Vale D´Este, Viatodos, Barcelos
  1. . Aumento de contratações de profissionais de saúde mental para centros de saúde e para as escolas, de modo a possibilitar e incrementar um maior apoio quer através de apoio em grupo ou individual que poderia ser estimulado, por exemplo, através de um “Cheque psicólogo” no modelo do já existente “cheque dentista”.
  2. Inclusão no programa PRESSE de itens e atividades de desmistificação e incentivo à promoção da saúde mental.
  3. Alterar o modelo de ingresso para o ensino superior uma vez que se constata uma cada vez maior ansiedade e/ou outros sintomas mais graves em consequência da “pressão psicológica” provocada pela necessidade de obtenção das classificações necessárias para esse mesmo ingresso.
33 Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso
  1. Um dos temas obrigatórios a ser trabalhado na disciplina de Cidadania seria o da Saúde Mental nos Jovens, direcionado adequadamente para todos os níveis de escolaridade a partir do 7.º ano e no âmbito, por exemplo, da inteligência emocional ou competências de vida.
  2. Aumentar, com apoio do estado, o número de psicólogos nas escolas de modo proporcional à dimensão das escolas/agrupamentos deverá haver uma equipa de profissionais de Psicologia diversificada e especializada em diferentes áreas (ex. bullying, ansiedade, desempenho escolar, orientação vocacional), composta no mínimo por 3 a 4 técnicos com capacidade de resposta às necessidades das crianças/jovens no âmbito da saúde mental.
  3. Ajudar a desmistificar o preconceito associado ao uso da terapia como prevenção a doenças do foro psicológico, por exemplo criando campanha de sensibilização para desmistificar o tabu das doenças mentais destinada à comunidade escolar, por vários meios: rádio escolar/local, reuniões com os encarregados de educação, entre outras.
34 Escola Profissional de Fafe
  1. Existência nas escolas de uma Sala SNOEZELEN com um técnico especializado presente e disponível para acompanhamento dos alunos/visitantes.
  2. Disponibilização e utilização periódica de uma aplicação no telemóvel, que permita a avaliação da saúde mental, para posterior acompanhamento por serviços especializados da escola, com opção de envio de resultados para e-mail do técnico especializado (Psicólogo da Escola).
  3. Disciplina prática, opcional, semanal, com atividades/práticas/técnicas para fuga ao stress (artes, música, dança, desporto, técnicas de relaxamento).