Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Beja


N.º Escola Medidas
1 Escola Profissional de Odemira
  1. 1. Garantir que todas as escolas dispõem, no mínimo, de dois psicólogos, de forma a ser conseguida uma maior cobertura e um apoio mais próximo e personalizado.
  2. 2. Incluir nos currículos escolares um maior número de horas sobre saúde mental dos jovens.
  3. 3. Criar grupos de debate e apoio nas escolas sobre temáticas da saúde mental.
2 Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa
  1. Promover espaços em que exista segurança para que as crianças/jovens possam usufruir de bem estar, praticar desporto ao ar livre por forma a poderem socializar e conviver o bem estar da sua saúde mental.
  2. Aumentar as ações de formação a nível da psicologia para ajudar os jovens a "controlar" a sua saúde mental.
  3. Existir legislação concreta sobre o uso das redes sociais.
3 Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja
  1. Reforço da quantidade de psicõlogos no SNS e de psicólogos educacionais nas escolas.
  2. A escola deve ir de encontro aos propósitos dos jovens, tornando-os seres menos passivos, mais pró-ativos e participantes, criando mais projetos onde os alunos tivessem de saber comunicar e apesentar os seus pontos de vista em público.
  3. Criação de uma parceria entre o SNS e os privados, no âmbito da saúde mental, de forma a agilizar o acesso a consultas e tratamentos sempre que necessário.
4 Agrupamento de Escolas de Aljustrel
  1. Reforço dos técnicos especializados (psicólogos ,enfermeiros, pedopsiquiatras, psiquiatras,etc),nas escolas e no Sistema Nacional de Saúde (SNS).
  2. Realização de sessões de sensibilização promovidas pelos gabinetes de psicologia das escolas, duas vezes por ano letivo ,para a comunidade escolar e encarregados de educação, com recurso a técnicos especializados e indivíduos, para falarem na primeira pessoa sobre o que viveram e como superaram.
  3. Reestruturação do modelo atual de ensino, no sentido de rentabilizar o tempo de estudo e o do lazer.
5 Centro Emprego e Formação Profissional de Beja
  1. Literacia em Saúde.
  2. Incentivo ao Desporto.
  3. Formação especifica para auxiliares e professores para uma deteção mais eficiente dos problemas de saúde mental nos jovens.
6 Escola Secundária de Serpa
  1. Implementação do conceito de literacia da saúde mental no ensino, disseminando toda a informação relativa a questões psicológicas e psiquiátricas relacionadas com crianças e jovens. Este conceito seria integrado no currículo de Cidadania, no Ensino Básico e no Ensino Secundário, de forma transversal seria trabalhado através das artes, nomeadamente em sessões de Biblioterapia nas bibliotecas escolares e municipais, por exemplo.
  2. Organização de sessões familiares dinamizadas pelas autarquias, envolvendo pais, jovens ou outros familiares onde, sobre a orientação de psicólogos, possam ser partilhadas experiências e criados laços.
  3. Criação de uma plataforma eletrónica, coordenada pelos psicólogos das escolas, funcionando como linha de apoio e, simultaneamente, site informativo ao nível da saúde mental para toda a comunidade educativa.
7 Escola Profissional de Moura
  1. Colocação de mais psicólogos nas escolas, para que o rácio psicólogo/aluno seja menor, pois atualmente este é de um psicólogo para 744 alunos, revela o estudo “Estado da Educação – 2021” realizado pelo Conselho Nacional da Educação. Pois é impossível um psicólogo fazer um acompanhamento próximo dos alunos quando muitas vezes está em mais do que uma escola e está com os alunos de 15 em 15 dias ou até com diferenças temporais maiores.
  2. Instituir a obrigatoriedade de as escolas realizarem atividades no Dia Internacional da Saúde Mental -10 de outubro: onde se promovam atividades para a escola e onde os alunos são convidados a concorrer com projetos de promoção do bem-estar no espaço escolar.
  3. Participação dos alunos em Cursos de educação não-formal: disponibilizar, periodicamente, treinos de competências pessoais e sociais em horário compatível com a disponibilidade dos alunos.
8 Escola Profissional de Cuba
  1. Projeto ”Sentidos em Comunidade” É um projeto a realização em âmbito escolar e tem como objetivo incentivar e ajudar os jovens a cuidar da sua saúde mental, através de grupos de apoio, ajuda psicológica, terapias, palestras e atividades curriculares e extracurriculares.
  2. Reforço da equipa médica familiar com um psicólogo. Acompanhamento ao longo da vida de um psicólogo familiar, que faz parte da equipa médica de família, com o objetivo de prevenir futuras perturbações psicológicas e atuar precocemente em situações de doenças mentais, tais como depressões, Autismo, Asperger.
  3. Realização de um PODCAST “+ Saúde Mental + Vida”; O podcast é compartilhar conteúdo, sobre a Saúde mental nos jovens” na prática, cria-se um programa com episódios para compartilhar informações sobre o tema. A organização deste Podcast seria no âmbito do ministério da educação e como público alvo os jovens das escolas. Com equipas multidisciplinares para coordenar , orientar e fornecer ferramentas aos jovens no âmbito da saúde mental.
9 Escola Básica e Secundária de Ourique, Ourique
  1. Redução da carga horária letiva semanal.
  2. Aumentar o número de psicólogos clínicos nas escolas.
  3. Proporcionar formação de docentes na área de saúde mental.
10 Agrupamento de Escolas de Castro Verde
  1. Realização de seminários/debates/palestras, integrados no Programa de Educação para a Saúde (PES) da escola, para consciencializar os jovens acerca dos mais diversos distúrbios mentais /psicológicos, com a participação de psicólogos e outros especialistas na área da Saúde Mental.
  2. A criação de gabinetes de psicologia, ao nível das autarquias, para que, em articulação com os serviços de saúde e outras estruturas sociais, possam desenvolver programas de acompanhamento e promoção da literacia em saúde psicológica na comunidade.
  3. Criação de um website ao nível da escola, com a opção de marcação de consultas com o/a psicólogo(a), com um espaço para esclarecimento de dúvidas tanto para os jovens como para pais e encarregados de educação que deve garantir o anonimato dos contactos.
11 Colégio de Nossa Senhora da Graça
  1. Dinamizar palestras sobre a saúde mental a toda a comunidade escolar.
  2. Criar uma plataforma digital segura anónima onde possa haver diálogo entre jovens e especialistas.
  3. Promover atividades e workshops entre escolas sobre o tema de dimensão social, emocional e física.
12 Escola Secundária de Moura
  1. Reforçar o número de psicólogos nos estabelecimentos públicos de ensino.
  2. Garantir que todos os alunos ao longo do seu percurso escolar beneficiem de pelo menos de três sessões de acompanhamento psicológico por ano letivo.
  3. Financiamento de projetos de sensibilização desde o pré-ecolar ao secundário.
13 Agrupamento de Escolas de Odemira
  1. Redução do número de suicídios no concelho de Odemira.
  2. Diminuição do isolamento das pessoas idosas no concelho de Odemira.
  3. Apoios e inserção efetiva da população estrangeira no concelho de Odemira