Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Viseu


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira
  1. Primeira Medida - a nossa primeira medida assenta na criação de um Gabinete do Aluno composto por alunos do décimo segundo ano, voluntários, previamente esclarecidos e sensibilizados para a saúde mental, no sentido de saber ouvir colegas que se sintam infelizes, isolados ou rejeitados na escola e apontar caminhos.
  2. Segunda Medida – A segunda medida aponta para a realização de várias sessões ao longo do ano, sobre saúde mental, realizadas por pedopsiquiatras e psicólogos da escola, para desmistificar o assunto, deixando de ser tabu e esclarecer sinais de alerta.
  3. Terceira Medida – É importante estarmos atentos aos sinais de alerta, assim sugerimos como terceira medida, que todos os delegados e subdelegados alertem o Diretor de Turma a qualquer momento que verifiquem o isolamento de um colega ou uma mudança de humor, para que seja desencadeado, de forma célere, o processo de verificação do estado do aluno.
2 Escola Secundária de Vouzela
  1. Maior oferta de serviços de apoio psicológico no Sistema Nacional de Saúde, com reforço de psicólogos em centros de saúde, de forma a ser possível consultas de psicologia sem prescrição médica.
  2. Dinamizar ações de informação / sensibilização para os jovens sobre o que é a saúde mental e como se desenvolvem doenças mentais.
  3. Reforçar o acompanhamento psicológico dos jovens na escola, principalmente nas semanas de testes, quando o stress e a ansiedade estão mais presentes.
3 Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo
  1. Aumento da contratação de psicólogos para as escolas, de modo a proporcionar à comunidade escolar um apoio psicológico eficaz, dentro do espaço escolar.
  2. Implementação de momentos de “descontração”, entre os tempos escolares, que permitam os alunos relaxar e fazer pausas produtivas, seguindo o exemplo do projeto “Minuto Feliz”, de escolas italianas.
  3. Desenvolver projetos que promovam a educação emocional e as relações interpessoais, de modo a tornar os jovens psicologicamente mais fortes, ajudando-os a ultrapassar momentos instáveis.
4 Escola Básica e Secundária Eng. Dionísio Augusto Cunha, Canas de Senhorim, Nelas
  1. Integração nos currículos escolares de uma disciplina obrigatória direcionada para a Saúde Mental, de lecionação quinzenal, ministrada por técnicos especializados na área da Psicologia e Saúde Mental.
  2. Permitir a todas as crianças e jovens diagnosticados com doença mental aceder, às consultas de especialidade (psicologia, psiquiatria, psicoterapia ou outras) a um custo reduzido e a uma maior comparticipação sobre o preço dos medicamentos farmacológicos necessários para o tratamento, através da criação de um fundo de salvaguarda da Saúde Mental infantojuvenil.
  3. Criação de espaços multidisciplinares, da responsabilidade das autarquias, gerido por profissionais especializados na área da Saúde Mental, promotores de atividades desportivas e culturais gratuitas e direcionadas para os jovens.
5 Escola Secundária Alves Martins, Viseu
  1. Criação de um clube extracurricular direcionado aos jovens, no âmbito da manutenção do bem-estar, onde teriam lugar ações de sensibilização, momentos de reflexão, ioga, meditação, entre outras atividades consideradas pertinentes pelos membros.
  2. Desenvolvimento de uma plataforma online de carácter confidencial, visando o acesso a ferramentas de apoio psicológico, nomeadamente o contacto com profissionais da área da psicologia e disponibilização de podcasts e estratégias conforme as necessidades de cada utilizador.
  3. Distribuição de cheques de apoio psicológico, dirigidas à comunidade escolar com o intuito de promover consultas de psicologia, de forma regular, a todos os alunos, em parceria com instituições disponíveis.
6 Escola Secundária Latino Coelho, Lamego
  1. Em muitos dos casos ocorrentes as pessoas não estão confortáveis a abordar os seus problemas abertamente e através deste questionário não era posta em causa a integridade do jovem nem os seus dados pessoais. Só a profissional de saúde teria acesso aos dados obtidos, podendo então avançar com o acompanhamento dos casos sinalizados, mantendo no anonimato este contacto e a pessoa em questão.
  2. Criação de um grupo multidisciplinar é essencial para o contacto entre pessoas, e o fortalecimento das relações interpessoais ao partilhar as suas experiências, táticas etc. Não é apenas uma rede de interajuda como também um local seguro do qual as informações partilhadas não poderiam ser expostas e onde se pretende em conjunto encontrar as melhores soluções para os nossos problemas.
  3. Abordar de forma semelhante à educação sexual o tema em apreço a fim de provocar nos alunos uma maior adesão e os resultados serão mais evidentes , o que ajudará os mesmos a desenvolverem estabilidade mental e emocional.
7 Escola Secundária de São Pedro do Sul
  1. Elaboração de Projeto Nacional de Educação para a Saúde Mental.
  2. Aumento do número de Psicólogos/as nas Escolas e Centros de Saúde.
  3. Criação de um Cheque-Psicólogo.
8 Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal
  1. Dinamização de equipas comunitárias compostas por psicólogos de várias áreas, representantes das escolas, juntas de freguesia, associações culturais e desportivas, com o objetivo de prevenir situações graves relacionadas com a saúde mental, através de palestras e sessões de sensibilização.
  2. Criação de plataforma digital onde qualquer um pode, de modo anónimo, apresentar algum problema relacionado com a saúde mental ao qual uma equipa de especialistas dará uma possível solução.
  3. Promoção de convívio e atividade física através da melhoria dos espaços de convívio e da sensibilização para os desportos coletivos.
9 Agrupamento de Escolas de Sátão
  1. Redução dos currículos e consequentemente da carga horária, uma vez que a extensão dos mesmos prejudica, de modo significativo, a saúde mental dos alunos.
  2. Reorganizar o calendário escolar de modo a diluir as pausas letivas ao longo de todo o ano letivo.
  3. Reavaliar as práticas em uso na escola para a monitorização da saúde mental dos alunos, implementando uma consulta de psicologia obrigatória do adolescente.
10 Escola Secundária de Nelas
  1. 1. Realização de debates, acções de formação e diagnóstico, sobre Saúde Mental, dirigidas às comunidades, envolvendo as autarquias, os serviços de saúde e os agrupamentos de escolas, incluindo o acesso às ferramentas digitais.
  2. 2. Criação de associações de voluntariado de alunos, psicólogos, professores e outros profissionais, para desenvolverem projectos de intervenção que possam dar resposta aos variados problemas psicológicos, identificados na escola, como os de auto-confiança e auto-aceitação
  3. Criação de um cheque-consulta de Psicologia que garanta ao aluno duas consultas trimestrais e, caso haja necessidade, a manutenção de um acompanhamento mais prolongado.
11 Escola Secundária de Santa Comba Dão
  1. Formação de docentes com o objetivo de poder identificar alguns comportamentos de risco e saber como agir perante os mesmos, através do programa Kit Básico de Saúde Mental implementado pela associação ManifestaMente
  2. Desenvolvimento de um complemento letivo de caráter obrigatório para os alunos, e rotativo entre disciplinas, ao longo de todo o ano letivo, desde o 1.º CEB ao Ensino Secundário, cujo objetivo seja o desenvolvimento das relações emocionais intra e interpessoais de modo a promover também uma melhor gestão das emoções e dos sentimentos.
  3. Adoção de um sistema que possibilite um maior acesso de todos os jovens a cuidados regulares de saúde mental, através da atribuição escolar anual de consultas de psicologia/psiquiatria aos estudantes, facultando “cheques-psicólogo” equiparados aos “cheques-dentista”.
12 Escola Profissional de Vouzela
  1. O Serviço Nacional de Saúde, bem como o Sistema de Ensino têm que ser dotados de mais profissionais de saúde mental, nomeadamente psicólogos e psiquiatras.
  2. Os Municípios devem criar mais espaços verdes nas áreas urbanas, com equipamentos desportivos, como forma de incentivar a vida ao ar livre e a prática de desporto e, devem ainda, criar mais programas desportivos, de frequência gratuita, especialmente para os jovens.
  3. O Governos e as Empresas com maior responsabilidade social devem promover mais campanhas informativas sobre a saúde mental, a sua importância, formas de a promover e como agir em caso de mal estar psicológico ou doença mental.
13 Escola Secundária Viriato, Abraveses, Viseu
  1. Efetivar a obrigatoriedade da existência de Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) em todas as escolas básicas e secundárias, em consonância com a obrigatoriedade de parceria entre escolas primárias e um membro especializado em psicologia infantil.
  2. Incentivar as autarquias a apoiar a promoção de tempo de qualidade para os seus munícipes e fregueses jovens, realizando regularmente atividades práticas, palestras, eventos, entre outros.
  3. Sensibilizar a sociedade para a falta de saúde mental, através da publicidade por meios televisivos/redes sociais, criando uma plataforma digital que permita que qualquer pessoa faça um autoteste de triagem anonimamente.
14 Escola Secundária de Vila Nova de Paiva
  1. Criação de workshops regulares, que terão como objetivo ensinar técnicas de mindfullness e controlo de stress, como prática de yoga, meditação, entre outros. Estes workshops estariam disponíveis, principalmente, para jovens e pais, mas também para todos os que quiserem participar.
  2. Criação de mecanismos de rastreio de doenças mentais, como consultas abertas com psicólogos, em parcerias entre as câmaras municipais e profissionais especializados na área.
  3. Criação de uma linha telefónica e de um site em que os jovens possam “desabafar”, de forma anónima, com outros jovens voluntários ou profissionais especializados em saúde mental.
15 Escola Secundária Dr.ª Felismina Alcântara, Mangualde
  1. Reforçar o Orçamento de Estado na área da Saúde Mental, de forma a possibilitar às escolas contratarem mais psicólogos e outros terapeutas e dinamizarem sessões regulares sobre o tema, para ajudar os jovens a lidar com estados de ansiedade e situações de mal-estar.
  2. Promover, à semelhança do que já se faz com os cheques-dentista, cheques-psicólogo, com os quais os alunos possam ter acesso a consultas gratuitas, com especialistas na área, anualmente
  3. Repensar o sistema de avaliação dos alunos nas escolas, de forma a diminuir o número de instrumentos a que os alunos estão sujeitos e criação de mais pausas dentro do ano letivo
16 Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira
  1. Horário escolar de secundário (em especial 10.º e 11.º anos) com menor carga letiva, para que os jovens possam intercalar a vida escolar e a vida pessoal/social.
  2. Maior enfoque na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a qual deve incluir o tema da saúde mental e a gestão das emoções, a partir do 1.º ciclo.
  3. Proporcionar estratégias/ferramentas à comunidade educativa para auxiliar a distinguir a doença mental de problemas emocionais relacionados com a adolescência/início da vida adulta.
17 Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades
  1. Avaliação (diagnóstico psicológico) periódica dos alunos feito por psicólogos
  2. Comparticipação, tendencialmente gratuita, da medicação para a saúde mental
  3. Aumentar significativamente o orçamento na área da saúde mental em Portugal
18 Escola Profissional Tecnológica e Agrária de Moimenta da Beira
  1. Implementar o "cheque psicológico" à semelhança do que sucede com o "cheque dentista" para facilitar o acesso aos cuidados de saúde mental de forma mais atempada. Muitas famílias não têm capacidade financeira para suportar uma consulta.
  2. Promover estratégias de combate à dependência de ecrãs e internet por parte dos jovens, nomeadamente através de campanhas de sensibilização.
  3. Desenvolver campanhas de consciencialização pública da relevância da saúde mental nos jovens e da importância dos pais e da comunidade para o desenvolvimento saudável e manutenção de relações, ambientes e experiências positivas.
19 Agrupamento de Escolas de Resende
  1. 1 - Priorizar a psicologia nos centros de saúde e grandes hospitais, realizando avaliações psicológicas em parceria com a ação de médicos psiquiatras, através de consultas de rotina realizadas regularmente;
  2. 2- Promover a saúde mental dos jovens nas escolas através de programas educativos, realizando palestras, workshops e grupos de apoio escolares a crianças e jovens que sofram de problemas relacionados com saúde mental, como depressão e ansiedade.
  3. 3- Incrementar o investimento central neste ramo da saúde contratando mais psicólogos e médicos psiquiatras, mais assistentes sociais, tendo em vista diminuir as filas de espera e a demora das consultas no SNS.
20 Escola Profissional da Torredeita
  1. • Programas de prevenção para adolescentes vulneráveis, focados na formação em saúde mental e competências para a vida
  2. • Intervenção no estabelecimento de ensino: mudanças organizacionais para um ambiente psicológico seguro, estável e positivo proporcionando atividades físicas, de lazer e de auto reflexão.
  3. . Garantir o acesso dos jovens a serviços de psicologia em articulação com os cuidados de saúde primários.
21 Escola Secundária de Tondela
  1. 1. Apoiar: Criar associações e/ou grupos de apoio para familiares e amigos de pessoas com doença mental.
  2. 2. Aprender: Participação de estudantes universitários de psicologia, em período de estágio, no meio escolar, capacitando toda a comunidade escolar, dinamizando palestras, dias abertos e conversas informais.
  3. 3. Adaptar: Implementar o cheque-psicólogo tal como já existe o cheque-dentista.
22 Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu
  1. Atribuição de um Psicólogo de Família a cada Jovem com marcação sigilosa
  2. Criação de um projeto de melhoria da saúde mental dos jovens, assente na calendarização de diversas atividades artísticas e na criação de uma sala multissensorial (Snoezelen)
  3. Criação e implementação da aplicação M.I.G.O. (Manual de Instruções Gentil Observador)
23 Escola Secundária Prof. Doutor Flávio F. Pinto Resende, Cinfães
  1. REDUÇÃO DO TEMPONA ESCOLA E CARGAHORÁRIA SEMANAL
  2. CRIAÇÃODE UMA LINHADE APOIO ANÓNIMA PARA OS ALUNOS
  3. CICLOS DE WORKSHOPS MENSAIS SOBRE A SAÚDE MENTAL COMRECURSO A PARCERIAS COM OS VÁRIOS ORGANISMOS
24 Escola Secundária de Castro Daire
  1. Criar, em cada escola pública, uma "sala de pânico" (semelhante às salas covid) para que os alunos em situação de ansiedade ou descontrolo emocional pudessem relaxar. Esta sala seria equipada com mobiliário adequado, nomeadamente tapetes para relaxamento, música ambiente etc. Nesse espaço haveria sempre alguém para receber, acolher e ouvir o aluno. Periodicamente realizar-se-iam sessões em grupo com dinâmicas de apoio, do género AA, onde os jovens pudessem desabafar, e partilhar vivências.
  2. Capacitar professores e auxiliares da ação educativa em "primeiros socorros psicológicos" com vista a capacitá-los para reagir em caso de doença mental. Esta formação poderia ser integrada nas ações de formação necessárias à progressão na carreira.
  3. Dinamizar ações de sensibilização, no âmbito da saúde mental, e bem estar psicológico para encarregados de educação e alunos
25 Escola Básica de Tondela
  1. Fazer, nas escola, um check-up psicológico anual através de atividades lúdicas promotoras de competências pessoais e sociais.
  2. Criai um gabinete multidisciplinar nas escolas de apoio anonimo aos alunos.
  3. Formação dos alunos do ensino secundário na área da saúde mental para futuros mentores dos colegas mais novos no âmbito do Programa de Mentoria