1 |
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real |
- Gabinete Municipal de Apoio Psicológico
- Considerando que muitos jovens veem na pressão e ambiente escolar o principal fator destrutivo da saúde mental, consideramos essencial: Repensar o sistema de ensino procurando avaliação mais contínua e baseada na participação nas aulas, no civismo e na capacidade de compreender de forma crítica os conteúdos. Para além de questionar os métodos de acesso ao ensino superior, principalmente os exames nacionais.
- Alteração da legislação que proíbe os alunos de frequentar o apoio psicológico das escolas sem conhecimento dos encarregados de educação. Com o objetivo de facilitar o acesso dos jovens portugueses ao acompanhamento psicológico público das escolas, com as devidas exceções legais e institucionais.
|
2 |
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, Peso da Régua |
- Diminuição da carga horária nos diferentes ciclos de ensino, nomeadamente no ensino profissional, de modo a permitir a participação de crianças e jovens em atividades desportivas e/ou culturais.
- Reforço dos serviços de Psicologia gratuitos nas escolas e consolidação de parcerias com outros serviços públicos especializados (médico de família, dentista, nutricionista).
- Criação de serviços de apoio à saúde mental dos jovens fora da escola, nomeadamente uma linha de apoio telefónico gratuito e anónimo.
|
3 |
Escola Secundária São Pedro, Vila Real |
- 1-Incentivar os jovens a expressarem os seus sentimentos través do desporto, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema e fotografia;
- 2-Promover a formação sócio emocional abrangente a toda a comunidade escolar (Enc. de Educação, Docentes e pessoal não docente), visando à autoconsciência emocional e a um controlo produtivo das emoções, tanto a nível de autogestão como de outrem, de forma a escassear a iliteracia emocional, criando ambientes saudáveis na escola;
- 3- Reforço do número de psicólogos a nível escolar, conforme previsto no nº1, artigo 8º, capítulo II, Decreto-Lei nª190/91 de 17 de maio, através da abertura de concurso público para o efeito.
|
4 |
Escola Básica e Secundária de Ribeira de Pena |
- Workshops sobre saúde mental com uma avaliação psicológica aos alunos da escola
- Criação de campanhas de sensibilização e de incentivo ao acompanhamento psicológico
- Promover o convívio entre jovens, realizando atividades/jogos durante os intervalos
|
5 |
Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa |
- Estratégias de coping
- Possibilidade dos jovens usufruírem de pelo menos uma consulta de rotina de psicologia a cada meio ano fornecida pelo SNS.
- Dotar o SNS de maior número de profissionais na área da saúde mental.
|
6 |
Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves |
- Aumento de atividades extracurriculares promotoras da saúde mental. ou integradas na disciplina de Educação Física. Assim ,a algumas aulas de Educação Física deverão incluir atividades tais como Yoga, Pilates bem como exercícios de meditação dado que ajudam a regular os níveis de ansiedade.
- Implementação de programas de sensibilização e prevenção do risco de suicídio nos jovens e aumento do número de psicólogos escolares para a dinamização destes programas.
- Alteração dos currículos escolares de forma a incluir as preferenciais dos alunos e desta forma aumentar a motivação dos mesmos contribuindo assim, para o seu bem estar.
|
7 |
Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, Montalegre |
- Criar escolas emocionalmente inteligentes
- Melhorar as redes de apoio locais
- Sensibilizar para o uso e consumo de substâncias aditivas
|
8 |
Escola Secundária de Valpaços |
- Ações de sensibilização pró-saúde mental. Promoção de literacia em saúde mental e de redução de perceções estigmatizantes em relação à doença mental junto dos jovens.
- Promover a saúde mental dos adolescentes através da formação de professores, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação.
- Acesso de cuidados de saúde mental através da segurança social. A proteção da saúde mental é um direito das pessoas e das entidades sem fins lucrativos que não tenham condições para pagar as despesas associadas com consultas e/ou apoio na área da psicologia (nomeação de um psicólogo e pagamento dos seus honorários através da segurança social).
|
9 |
Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves |
- Investimento na saúde mental, através da criação de um "Cheque Psicólogo", muito na linha do que criou com o cheque dentista para a saúde oral de crianças e jovens.
- Criação e atribuição de um Psicólogo Familiar a todas as famílias portuguesas com filhos.
- Redistribuição da carga letiva semanal dos alunos, de forma a criar tempos e espaços lúdicos, que vão de encontro as diferentes sensibilidades dos alunos, de forma a que estes tenham possibilidades de descompressão, onde possam desenvolver competências socioemocionais.
|
10 |
Escola Secundária Morgado de Mateus, Vila Real |
- Criação do correio SOS. Esta medida consiste na existência de uma caixa de metal que ficará colocada ao lado do gabinete de psicologia da escola e que será aberta, pelo menos, três vezes por semana pelo/a psicólogo/a. Os jovens poderão escrever as dificuldades pelas quais estão a passar e deixar o seu contacto para que o/a psicólogo/a os possa contactar com a maior brevidade possível e com menos burocracias.
- Criação da disciplina curricular de “Gestão Emocional”. Esta disciplina pretende substituir no Ensino Básico, por exemplo, as disciplinas de CIDES ou Assembleia de Turma e ser criada como disciplina nova no Ensino Secundário. Teria como principal objetivo trabalhar as competências socio-emocionais dos jovens. Seria lecionada por psicólogos juniores, com o objetivo de criar estágios profissionais remunerados da Ordem dos Psicólogos Portugueses, visando aumentar o número de psicólogos nas escolas.
- Criação do “Clube das Emoções”. Este clube seria composto por alunos, professores, psicólogos e outros técnicos especializados, tais como, Educadores Sociais, mediadores de conflitos, entre outros existentes nas escolas. Visaria a realização de diversas atividades de sensibilização e prevenção ao longo do ano letivo, por exemplo: debates, palestras, conversas informais, workshops, entre outros.
|
11 |
Escola Básica e Secundária de Vila Pouca de Aguiar - Sul |
- Realização de palestras e debates de esclarecimento / orientação vocacional com psicólogos e alunos universitários.
- Criação de grupos de apoio.
- Ajuda aos alunos dos Ensinos Básico e Secundário na gestão dos seus horários.
|
12 |
Colégio "Nossa Senhora da Boavista" |
- Criação de debates
- Criação de um organismo de mediação
- Palestras relacionadas com a temática
|