1 |
Escola Básica e Secundária de Valdevez, Arcos de Valdevez |
- Contratar psicólogos especializados em saúde mental, proporcionando ações de esclarecimento, acompanhamento e apoio para os alunos.
- : Implementar ações de formação para os encarregados de educação, com o intuito de alertar para os possíveis sinais de fragilidade mental dos seus educandos, tal como o uso exagerado de tecnologias de informação e comunicação nos jogos e nas redes sociais (levando a um estado de saúde debilitado), por exemplo.
- Redistribuir as pausas escolares ao longo do ano, de forma a minimizar o stress e a pressão causada pela extensa carga letiva e assegurar um melhor equilíbrio e estabilidade mental nos jovens.
|
2 |
Escola Secundária de Ponte de Lima |
- Realização de atividades interativas a cada dia 10 do mês, que estimulem um desenvolvimento das relações interpessoais entre os alunos. Promovendo uma educação emocional e sensibilização ativa, que permitirá que todos encarem a saúde mental livre de preconceitos.
- Promover a reabilitação de espaços verdes, promovendo um contacto diário maior com a natureza, e, assim, diminuir o nível de stress instalado nos jovens.
- Realização de um programa de rastreio à saúde mental dos alunos anualmente, com a finalidade de diminuir a incidência de doenças mentais não diagnosticadas.
|
3 |
Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, Viana do Castelo |
- Investir em formações profissionais, com o objetivo de instruir a população ativa sobre a saúde mental.
- Promover atividades desportivas e culturais exteriores, que visem a socialização e a consciencialização dos participantes para com este tema, com o intuito de prevenir e apoiar na reinserção dos doentes, de forma a combater o isolamento.
- Criar um fórum online, que forneça a ligação direta com profissionais especializados na área, para que os jovens possam expor os seus medos e questões de forma anónima, para colmatar o receio de exposição, direcionando-os, futuramente, para uma consulta presencial.
|
4 |
Escola Secundária de Monção |
- Alteração curricular com consequente diminuição da carga horária letiva
- Criação de espaços escolares vocacionados para as artes
- Aumento do número de profissionais de psicologia nas escolas
|
5 |
Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Ponte da Barca |
- Psico-Cheque: Atribuição de um cheque de periocidade anual a todos os alunos do 1º ao 12º ano. De acordo com a avaliação do psicólogo, o cheque poderá ser prolongado por mais 5 sessões de acompanhamento.
- Criação de uma plataforma gratuita de acesso público para agendamento de consultas de psicologia online.
- Disponibilização de formação obrigatória especializada na área da saúde mental dirigida a professores, assistentes operacionais e técnicos de todos os estabelecimentos de ensino.
|
6 |
Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura |
- Criação, na Escola, para uso exclusivo e livre dos alunos, de "salas” específicas destinadas ao “descanso”, ao “lazer/ convívio”, ao “exercício do corpo e da mente”.
- Criação, na Escola, de “Salas de Estudo” (quer individuais, quer grupais), de uso exclusivo dos alunos, a funcionar em horário pós-letivo.
- Definição/ implementação, no âmbito da Autonomia Curricular das Escolas, de uma “área curricular não disciplinar” de Cidadania, para os alunos do Ensino Secundário, ministrada por Técnicos Especializados disponíveis na Escolas- para tratamento/ debate/ discussão de temáticas definidas pelos alunos.
|
7 |
Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira |
- Realização de formações, a professores e pais interessados, para detetar e resolver problemas ligados à saúde mental.
- Criação de uma plataforma digital de apoio ao utente.
- Criação de um projeto que realize atividades lúdicas e interativas, principalmente para pessoas com problemas ligados à saúde mental.
|
8 |
Escola Básica e Secundária de Melgaço |
- Promover um programa social nacional de coordenação escolar, resultante da cooperação entre entidades públicas, sociais e privadas, que apoie e financie iniciativas fortalecedoras de relações interpessoais e com a comunidade, tais como projetos de voluntariado, desporto escolar, artísticos ou de conexão intergeracional.
- Disponibilizar um cheque-consulta a todos os estudantes do ensino obrigatório para uma consulta gratuita com um psicólogo clínico e/ou pedopsiquiatra (assegurando eventual acompanhamento), quando a oferta no setor público se revelar insuficiente.
- Desenvolver programas de orientação parental, gratuitos e facultativos, de forma a orientar os pais/tutores na mediação dos problemas de saúde mental dos jovens, quer no âmbito da prevenção, quer no acompanhamento.
|
9 |
Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo |
- Incluir nos seguros de saúde um maior apoio financeiro para serviços de consultadoria psicológica.
- Reforma de uma linha governamental telefónica de emergência médica gratuita relativa à saúde mental.
- Solidificar o apoio psicológico na comunidade escolar que passa especialmente pela contratação de mais profissionais.
|
10 |
Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença |
- Reforçar as equipas de psicologia no SNS para garantir consultas de forma célere e grátis nomeadamente nos Centros de saúde.
- Reforçar as equipas dos serviços de psicologia e orientação vocacional nas escolas
- Desenvolver projetos de promoção da literacia em saúde mental nas escolas e nas comunidades.
|
11 |
Escola Básica e Secundária de Barroselas, Viana do Castelo |
- Implementar a orientação psicológica paga pelo Serviço Nacional de Saúde
- Diminuir a carga horária das disciplinas do ensino secundário substituindo aulas por atividades recreativas de modo a estimular o bem -estar psicológico e físico.
- Instalar aparelhos para o exercício físico em parques lúdicos.
|
12 |
Escola Básica e Secundária de Caminha |
- Reformulação da componente curricular no ensino básico e secundário, com diminuição da respetiva carga horária.
- Alteração do art.º 9 do Estatuto do Aluno – lei n.º 51/2012, incluindo uma alínea com o reconhecimento dos alunos participantes em projetos extracurriculares ou desporto escolar.
- Criação de uma aplicação informática para ajudar as pessoas em momentos de maior aflição emocional.
|
13 |
Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima |
- Realização de Workshops/palestras, para toda a comunidade educativa, com o objetivo de sensibilizar a mesma para os possíveis sintomas de problemas relacionados com a saúde mental e promover comportamentos que contribuam, de alguma forma, para a promoção do bem-estar.
- Criação de mais linhas de apoio psicológico, disponíveis 24h, com atendimento especializado e divulgação das mesmas.
- Proporcionar aos alunos um espaço dedicado ao diálogo interpessoal, com mediação/orientação de um técnico especializado, de forma e criar condutas saudáveis de comunicação e promover hábitos de partilha de sentimentos/frustrações.
|
14 |
Escola Tecnológica, Artística e Profissional do Vale do Minho (Deleg.) |
- Criação de uma aplicação informática (app) direcionada para a saúde mental;
- Implementar no currículo escolar aulas de meditação desde o pré-escolar;
- Garantir que todas as escolas do país tenham acesso ao serviço de psicologia
|
15 |
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, Caminha |
- Fim dos exames nacionais
- Reforço dos serviços de psicologia escolar, tendo em conta uma aposta na formação de psicólogos
- Promoção de atividades comunitárias baseada na incrementação de apoios financeiros a associações populares de modo a fortalecer a vida comunitária
|
16 |
Agrupamento de Escolas de Monserrate, Viana do Castelo |
- Reestruturação dos serviços de apoio à saúde mental oferecidos nas escolas.
- Formação dos membros da comunidade no âmbito da saúde mental.
- Contratação e destacamento de profissionais de saúde na área da psicologia/psiquiatria no serviço nacional de saúde.
|