Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Viana do Castelo


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária de Valdevez, Arcos de Valdevez
  1. Contratar psicólogos especializados em saúde mental, proporcionando ações de esclarecimento, acompanhamento e apoio para os alunos.
  2. : Implementar ações de formação para os encarregados de educação, com o intuito de alertar para os possíveis sinais de fragilidade mental dos seus educandos, tal como o uso exagerado de tecnologias de informação e comunicação nos jogos e nas redes sociais (levando a um estado de saúde debilitado), por exemplo.
  3. Redistribuir as pausas escolares ao longo do ano, de forma a minimizar o stress e a pressão causada pela extensa carga letiva e assegurar um melhor equilíbrio e estabilidade mental nos jovens.
2 Escola Secundária de Ponte de Lima
  1. Realização de atividades interativas a cada dia 10 do mês, que estimulem um desenvolvimento das relações interpessoais entre os alunos. Promovendo uma educação emocional e sensibilização ativa, que permitirá que todos encarem a saúde mental livre de preconceitos.
  2. Promover a reabilitação de espaços verdes, promovendo um contacto diário maior com a natureza, e, assim, diminuir o nível de stress instalado nos jovens.
  3. Realização de um programa de rastreio à saúde mental dos alunos anualmente, com a finalidade de diminuir a incidência de doenças mentais não diagnosticadas.
3 Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, Viana do Castelo
  1. Investir em formações profissionais, com o objetivo de instruir a população ativa sobre a saúde mental.
  2. Promover atividades desportivas e culturais exteriores, que visem a socialização e a consciencialização dos participantes para com este tema, com o intuito de prevenir e apoiar na reinserção dos doentes, de forma a combater o isolamento.
  3. Criar um fórum online, que forneça a ligação direta com profissionais especializados na área, para que os jovens possam expor os seus medos e questões de forma anónima, para colmatar o receio de exposição, direcionando-os, futuramente, para uma consulta presencial.
4 Escola Secundária de Monção
  1. Alteração curricular com consequente diminuição da carga horária letiva
  2. Criação de espaços escolares vocacionados para as artes
  3. Aumento do número de profissionais de psicologia nas escolas
5 Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Ponte da Barca
  1. Psico-Cheque: Atribuição de um cheque de periocidade anual a todos os alunos do 1º ao 12º ano. De acordo com a avaliação do psicólogo, o cheque poderá ser prolongado por mais 5 sessões de acompanhamento.
  2. Criação de uma plataforma gratuita de acesso público para agendamento de consultas de psicologia online.
  3. Disponibilização de formação obrigatória especializada na área da saúde mental dirigida a professores, assistentes operacionais e técnicos de todos os estabelecimentos de ensino.
6 Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura
  1. Criação, na Escola, para uso exclusivo e livre dos alunos, de "salas” específicas destinadas ao “descanso”, ao “lazer/ convívio”, ao “exercício do corpo e da mente”.
  2. Criação, na Escola, de “Salas de Estudo” (quer individuais, quer grupais), de uso exclusivo dos alunos, a funcionar em horário pós-letivo.
  3. Definição/ implementação, no âmbito da Autonomia Curricular das Escolas, de uma “área curricular não disciplinar” de Cidadania, para os alunos do Ensino Secundário, ministrada por Técnicos Especializados disponíveis na Escolas- para tratamento/ debate/ discussão de temáticas definidas pelos alunos.
7 Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira
  1. Realização de formações, a professores e pais interessados, para detetar e resolver problemas ligados à saúde mental.
  2. Criação de uma plataforma digital de apoio ao utente.
  3. Criação de um projeto que realize atividades lúdicas e interativas, principalmente para pessoas com problemas ligados à saúde mental.
8 Escola Básica e Secundária de Melgaço
  1. Promover um programa social nacional de coordenação escolar, resultante da cooperação entre entidades públicas, sociais e privadas, que apoie e financie iniciativas fortalecedoras de relações interpessoais e com a comunidade, tais como projetos de voluntariado, desporto escolar, artísticos ou de conexão intergeracional.
  2. Disponibilizar um cheque-consulta a todos os estudantes do ensino obrigatório para uma consulta gratuita com um psicólogo clínico e/ou pedopsiquiatra (assegurando eventual acompanhamento), quando a oferta no setor público se revelar insuficiente.
  3. Desenvolver programas de orientação parental, gratuitos e facultativos, de forma a orientar os pais/tutores na mediação dos problemas de saúde mental dos jovens, quer no âmbito da prevenção, quer no acompanhamento.
9 Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo
  1. Incluir nos seguros de saúde um maior apoio financeiro para serviços de consultadoria psicológica.
  2. Reforma de uma linha governamental telefónica de emergência médica gratuita relativa à saúde mental.
  3. Solidificar o apoio psicológico na comunidade escolar que passa especialmente pela contratação de mais profissionais.
10 Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença
  1. Reforçar as equipas de psicologia no SNS para garantir consultas de forma célere e grátis nomeadamente nos Centros de saúde.
  2. Reforçar as equipas dos serviços de psicologia e orientação vocacional nas escolas
  3. Desenvolver projetos de promoção da literacia em saúde mental nas escolas e nas comunidades.
11 Escola Básica e Secundária de Barroselas, Viana do Castelo
  1. Implementar a orientação psicológica paga pelo Serviço Nacional de Saúde
  2. Diminuir a carga horária das disciplinas do ensino secundário substituindo aulas por atividades recreativas de modo a estimular o bem -estar psicológico e físico.
  3. Instalar aparelhos para o exercício físico em parques lúdicos.
12 Escola Básica e Secundária de Caminha
  1. Reformulação da componente curricular no ensino básico e secundário, com diminuição da respetiva carga horária.
  2. Alteração do art.º 9 do Estatuto do Aluno – lei n.º 51/2012, incluindo uma alínea com o reconhecimento dos alunos participantes em projetos extracurriculares ou desporto escolar.
  3. Criação de uma aplicação informática para ajudar as pessoas em momentos de maior aflição emocional.
13 Escola Básica e Secundária de Arcozelo, Ponte de Lima
  1. Realização de Workshops/palestras, para toda a comunidade educativa, com o objetivo de sensibilizar a mesma para os possíveis sintomas de problemas relacionados com a saúde mental e promover comportamentos que contribuam, de alguma forma, para a promoção do bem-estar.
  2. Criação de mais linhas de apoio psicológico, disponíveis 24h, com atendimento especializado e divulgação das mesmas.
  3. Proporcionar aos alunos um espaço dedicado ao diálogo interpessoal, com mediação/orientação de um técnico especializado, de forma e criar condutas saudáveis de comunicação e promover hábitos de partilha de sentimentos/frustrações.
14 Escola Tecnológica, Artística e Profissional do Vale do Minho (Deleg.)
  1. Criação de uma aplicação informática (app) direcionada para a saúde mental;
  2. Implementar no currículo escolar aulas de meditação desde o pré-escolar;
  3. Garantir que todas as escolas do país tenham acesso ao serviço de psicologia
15 Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, Vila Praia de Âncora, Caminha
  1. Fim dos exames nacionais
  2. Reforço dos serviços de psicologia escolar, tendo em conta uma aposta na formação de psicólogos
  3. Promoção de atividades comunitárias baseada na incrementação de apoios financeiros a associações populares de modo a fortalecer a vida comunitária
16 Agrupamento de Escolas de Monserrate, Viana do Castelo
  1. Reestruturação dos serviços de apoio à saúde mental oferecidos nas escolas.
  2. Formação dos membros da comunidade no âmbito da saúde mental.
  3. Contratação e destacamento de profissionais de saúde na área da psicologia/psiquiatria no serviço nacional de saúde.