Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Setúbal


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária Manuel Cargaleiro, Amora, Seixal
  1. 1. Contratação de um psicólogo escolar por cada 500 alunos.
  2. 2. Atribuição de um cheque psicólogo.
  3. 3. Criação de uma sala de apoio emocional, que deve funcionar como um local onde possam ser realizadas atividades que proporcionem a sanidade mental dos alunos, como palestras, workshops, reuniões individuais ou de grupo, que permitam aos alunos sentirem-se à vontade para desabafar, podendo também exprimir-se por meio de cartas anónimas, que serão depositadas numa caixa do correio, presente na sala.
2 Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, Setúbal
  1. Fim da obrigatoriedade dos Exames Nacionais, devido às patologias psicológicas causadas e a sentimentos percursores dessas patologias, como insegurança, pressão, etc. Estes seriam apenas usados para o ingresso no Ensino Superior ou para a finalização da(s) disciplina(s) pretendida(s), sendo, para o restante dos alunos, de cariz meramente opcional.
  2. Análise por período, do estado mental dos alunos, por meio de questionário, para os encaminhar para os profissionais da psicologia .
  3. Instituição do Programa “Cartas a Julieta de Verona".
3 Escola Secundária de Alcochete
  1. Maior equilíbrio no agendamento de momentos de avaliação e introdução de métodos de recuperação de notas.
  2. Criação de um gabinete de estudo que avalie a pressão pelos resultados escolares e reforme os critérios de avaliação.
  3. Comemoração anual do “Dia Da Saúde Mental” (10 de outubro) nas escolas.
4 Escola Secundária Padre António Macedo, Santiago do Cacém
  1. Medida 1 - Cuidar do cérebro, adotando comportamentos saudáveis: cuidar da mente implica cuidar do cérebro. É importante a adoção de comportamentos saudáveis tais como: praticar exercício físico,ter padrões de sono regulares, socializar, controlar as emoções, entre outros. É em casa que começa a promoção do bem-estar e são os pais os primeiros a dar as condições necessárias para evitar a doença. A saúde mental não pode ser exclusivamente entregue aos profissionais de saúde, todos participamos.
  2. Medida 2- (Criação de um Plano Municipal para a Saúde Mental com uma equipa multidisciplinar responsável pela intervenção e sensibilização para o tema). Há que criar programas de sensibilização (prevenção primária) em contexto familiar, escolas e comunidades que serão da responsabilidade do SNS e autarquias com equipas multidisciplinares que fariam a intervenção de acordo com as especificidades de cada região (a região do Alentejo tem a taxa mais elevada de suicídio do nosso país, por exemplo).
  3. Medida 3- (Erradicar o estigma associado à doença mental.) É fundamental promover a literacia em saúde mental e contrariar o forte estigma associado à doença, construindo um diálogo sobre a saúde e doença mental, incentivando à participação da população em geral. O ambiente de vergonha e silêncio, associado a ideias preconcebidas e negativas, poderia ser ultrapassado com a partilha de exemplos de recuperação de pessoas com distúrbios mentais que funcionam autónoma e positivamente na sociedade.
5 Agrupamento de Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada
  1. Investimento na formação e palestras para os alunos e toda a comunidade escolar sobre temas da sociedade contemporânea facultando ferramentas para o futuro.
  2. Atribuição de mais psicólogos por certo número de alunos
  3. Transformação/substituição da disciplina de Cidadania para uma hora dedicada à Saúde Mental e a outros assuntos importantes para os jovens (no secundário)
6 Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada
  1. Sala Calmante: criação de uma sala que, através da aromaterapia e estímulos audiovisuais, transmita uma ideia de segurança e tranquilidade, com conteúdos de inteligência emocional para alunos, funcionários e professores. Tais conteúdos podem ser lecionados por profissionais ou estagiários de cursos superiores da área da Psicologia.
  2. Aumento do número de profissionais do ramo da Psicologia (1 psicólogo clínico a cada 450 alunos).
  3. Realização de atividades e projetos no âmbito da saúde mental, visando uma maior sensibilização e educação da população em geral sobre o tema abrangido.
7 Escola Secundária de Alcácer do Sal
  1. Criação de campanhas (com diversos eventos periódicos) na escola, promovidas por cada Agrupamento/ Escola, com a colaboração do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, de forma a promover a literacia da saúde, sobretudo da saúde mental e de estilos de vida saudável (ex. evento periódico: palestras com clínicos especialistas no tema), mas com a disponibilização prévia de questionários (digitais) anónimos, onde os jovens colocavam as suas questões, de forma a dar respostas.
  2. Psicólogos de família. Tal como existe o médico de família, cada cidadão e cidadã, deveria ter o psicólogo clínico de família no Centro de Saúde. Com consultas periódicas, de forma a prevenir situações graves no futuro e tratar as que já existem. Alguns adolescentes recorrem ao psicólogo educacional/vocacional da escola, mas é insuficiente, é necessário um acompanhamento diferente, de forma mais efetiva e especializada em saúde mental, que seja feito em local próprio e adequado.
  3. Linhas de apoio. Criar um maior número de linhas de apoio, de carácter geral e mais específicas, por exemplo por grupo etário ou por problemática e/ou sintomatologia (ex.: "Sinto ansiedade", "Tenho transtorno alimentar", "Não consigo dormir", "Sinto-me triste", "Não me apetece conviver", "Sinto cansaço", "Não suporto a luz do dia", "Não suporto barulho", "Sinto dificuldade em concentrar-me", "Não suporto os/as colegas", "Penso em desaparecer", "Não me apetece estudar", ...).
8 Escola Básica e Secundária da Bela Vista (Agrup. Escolas Ordem de Sant'Iago)
  1. Reduzir a carga horária semanal de todas as disciplinas de todos os anos de escolaridade, tornando obrigatório que cada turma tenha apenas aulas no turno da manhã ou no turno da tarde.
  2. Reduzir para 15 o número máximo de alunos por turma, em todos os anos de escolaridade.
  3. Aumentar o número de psicólogos clínicos nas escolas (para um rácio de 1 profissional para cada 50 alunos).
9 Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo
  1. - Implementação de mais projetos de desenvolvimento de competências sócio emocionais em idade precoce, no âmbito escolar (como, por exemplo, palestras de consciencialização proferidas por especialistas e testemunhos de pessoas que já passaram por situações complexas).
  2. - Aumento do número de profissionais especialistas em saúde mental em instituições educativas e hospitalares.
  3. - Reestruturação da forma de avaliação dos cursos cientifico-humanísticos, enfatizando a avaliação interna para a sua conclusão e utilizando a avaliação externa apenas como meio de acesso ao ensino superior.
10 Escola Secundária Dr. José Afonso, Arrentela, Seixal
  1. Melhorar os serviços de apoio à saúde mental do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente através da adoção de uma estratégia de gestão eficiente dos recursos humanos e aumento do número efetivo desses recursos.
  2. Investimento pelo Ministério da Educação para a implementação de programas de desenvolvimento emocional, social e pessoal nas escolas, com recurso a Psicólogos.
  3. Atribuição anual, por parte do governo, de um ”cheque psicológico” aos jovens até aos 25 anos para diagnóstico, sinalização e acompanhamento psicológico.
11 Agrupamento de Escolas da Moita
  1. Criação de um teste de rastreio de doenças mentais, por parte de um psicólogo, que seria aplicado a todos os alunos das escolas portuguesas, na última aula de cidadania de cada período letivo.
  2. Maior diversidade de atividades extracurriculares e realização de um maior número de workshops relacionados com a Saúde Mental, ao gosto dos alunos, nas escolas portuguesas.
  3. Programas em contexto escolar, rotativos e em pequenos grupos, realizados por professores e/ou clínicos, de forma a ajudar as crianças e jovens a lidar e a gerir situações de stresse, ansiedade e formas agressivas de lidar com determinadas situações.
12 Escola Profissional da Moita
  1. Rastreios de Saúde, realizado de 3 em 3 meses por nutricionistas, psicólogos e psiquiatras e dietéticos. Todos os alunos têm direito a uma consulta pelo mesmo com o objetivo de se perceber se há algum distúrbio mental.
  2. Palestras de sensibilização ao seja especialistas irem às escolas pelo menos uma palestra por ano abordando o tema da saúde mental. Alertando os alunos para as consequências e sensibilizando acerca do tema.
  3. Atividades escolares, podcast e sessões de conversas com alunos.
13 Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada
  1. 1ºMedida: Constituição de uma equipa multidisciplinar em todos os Agrupamentos de escolas, constituída pelos psicólogos escolares (que já existem nas escolas), psicólogos clínicos, um assistente social, um professor e um coordenador do Projeto “Educar para a Saúde”.
  2. Formação da comunidade escolar na área da saúde mental de modo integrado e a nível interno, com os contributos da equipa multidisciplinar dos agrupamentos e em parceria com os gabinetes de saúde das autarquias. Capacitar os alunos mais velhos (ensino secundário) para a “formação” dos mais novos, desenvolver iniciativas dirigidas aos para que estes possam estar mais informados sobre as problemáticas da saúde mental dos jovens.
  3. Agregar ao estatuto de estudante valências na área da saúde mental. Mediante a apresentação do comprovativo de estudante este, por sua vez, conta com uma comparticipação por parte do Estado que visa a amortização, parcial, de, por exemplo, despesas alocadas à manutenção do equilíbrio mental do jovem.
14 Escola Secundária Emídio Navarro, Almada
  1. Desenvolver campanhas de sensibilização e consciencialização públicas sobre a relevância dos pais, da escola e da comunidade para o desenvolvimento saudável dos jovens.
  2. Reforçar a componente curricular dedicada à promoção da Saúde Mental, nos ciclos de escolaridade obrigatória, através da disciplina de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Intensificar nas escolas o apoio à Saúde Mental, reforçando a contratação de psicólogos e o alargamento do horário dos Serviços de Psicologia, de forma a abranger um maior período de atendimento.
15 Escola Secundária de Monte da Caparica, Almada
  1. Exames nacionais obrigatórios apenas para aqueles que deles necessitam para ingressar na faculdade.
  2. Redução da carga horária escolar.
  3. Deslocação regular às escolas, ou contratação de profissionais especializados na saúde mental e bem-estar.
16 St. Peter´s School
  1. Criação da “hora de meditação” nos jardins de infância. Este momento na rotina das crianças conjugaria música e arte para que se torne apelativo aos mais novos. No primeiro e no segundo ciclos, seriam implementados os “15 minutos de mindfulness” na primeira aula da manhã.
  2. Implementação dos CALLS a nível nacional, no âmbito da promoção de um tratamento mais personalizado, numa vertente mais pedagógico-social e universal, visto que presta cuidados essenciais a uma “homeostasia geral”.
  3. Elaboração de legislação abrangente no que toca à ação das UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar). Estas unidades devem cooperar com a disciplina de Educação Física, de modo a permitir um melhor desempenho escolar de todos os atletas, amadores ou de alta competição, na salvaguarda de um maior bem-estar físico e psicológico.
17 Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, Barreiro
  1. Aumentar a consciencialização sobre a problemática e melhorar o conhecimento sobre a temática (saúde mental). i mesmo numa situação de crise ou sofrimento emocional - Primeiros socorros emocionais. (PSE).
  2. Incluir consultas de psicologia, psicoterapia nos planos dos seguros de saúde. Estas consultas serão comparticipadas por seguradoras, de modo a facilitar o acesso aos cuidados de saúde mental, que resultaria de uma parceria entre estas seguradoras e o Governo.O Estado subsidiaria, na proporção, estas consultas, comparticipando-as em até um terço, por exemplo. Atualmente, apenas a seguradora Multicare, do grupo Fidelidade, oferece esta modalidade, embora restrita a determinados planos.
  3. Aumento de psicólogos nos centros de saúde e escolas. O objetivo seria tornar mais acessível e melhor o acesso a cuidados de saúde mental, investindo, nas escolas, uma psicologia clinica de intervenção e prevenção, e não apenas educacional, procurando evitar situações de crise. A medida consiste em aumentar claramente o número de profissionais da área da saúde mental, nomeadamente psicólogos, nos centros de saúde e nas escolas. contratações seriam incluídas na proposta de lei anteriormente me
18 Agrupamento de Escolas de Santo André, Barreiro
  1. 1. Incentivar e promover a ida a Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental para um acompanhamento especializado a fim de melhorar as relações familiares que afetam tanto positivamente como negativamente, a saúde mental, principalmente de nós jovens..
  2. 2. Promoção de campanhas para apelo à diminuição das horas passadas a dispositivos eletrónicos (PC, telemóvel, PS.…) incentivando autarquias, escolas e instituições a desenvolver atividades "offline" para que os jovens passam desenvolver outras atividades socias.
  3. 3. Projeto E-365, escola aberta 365 dias ao ano para os alunos, ao invés de estarem retidos em casa, irem na escola interagir/participar/socializar.