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Escola Secundária Manuel Cargaleiro, Amora, Seixal |
- 1. Contratação de um psicólogo escolar por cada 500 alunos.
- 2. Atribuição de um cheque psicólogo.
- 3. Criação de uma sala de apoio emocional, que deve funcionar como um local onde possam ser realizadas atividades que proporcionem a sanidade mental dos alunos, como palestras, workshops, reuniões individuais ou de grupo, que permitam aos alunos sentirem-se à vontade para desabafar, podendo também exprimir-se por meio de cartas anónimas, que serão depositadas numa caixa do correio, presente na sala.
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2 |
Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, Setúbal |
- Fim da obrigatoriedade dos Exames Nacionais, devido às patologias psicológicas causadas e a sentimentos percursores dessas patologias, como insegurança, pressão, etc. Estes seriam apenas usados para o ingresso no Ensino Superior ou para a finalização da(s) disciplina(s) pretendida(s), sendo, para o restante dos alunos, de cariz meramente opcional.
- Análise por período, do estado mental dos alunos, por meio de questionário, para os encaminhar para os profissionais da psicologia .
- Instituição do Programa “Cartas a Julieta de Verona".
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3 |
Escola Secundária de Alcochete |
- Maior equilíbrio no agendamento de momentos de avaliação e introdução de métodos de recuperação de notas.
- Criação de um gabinete de estudo que avalie a pressão pelos resultados escolares e reforme os critérios de avaliação.
- Comemoração anual do “Dia Da Saúde Mental” (10 de outubro) nas escolas.
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Escola Secundária Padre António Macedo, Santiago do Cacém |
- Medida 1 - Cuidar do cérebro, adotando comportamentos saudáveis: cuidar da mente implica cuidar do cérebro. É importante a adoção de comportamentos saudáveis tais como: praticar exercício físico,ter padrões de sono regulares, socializar, controlar as emoções, entre outros. É em casa que começa a promoção do bem-estar e são os pais os primeiros a dar as condições necessárias para evitar a doença. A saúde mental não pode ser exclusivamente entregue aos profissionais de saúde, todos participamos.
- Medida 2- (Criação de um Plano Municipal para a Saúde Mental com uma equipa multidisciplinar responsável pela intervenção e sensibilização para o tema). Há que criar programas de sensibilização (prevenção primária) em contexto familiar, escolas e comunidades que serão da responsabilidade do SNS e autarquias com equipas multidisciplinares que fariam a intervenção de acordo com as especificidades de cada região (a região do Alentejo tem a taxa mais elevada de suicídio do nosso país, por exemplo).
- Medida 3- (Erradicar o estigma associado à doença mental.) É fundamental promover a literacia em saúde mental e contrariar o forte estigma associado à doença, construindo um diálogo sobre a saúde e doença mental, incentivando à participação da população em geral. O ambiente de vergonha e silêncio, associado a ideias preconcebidas e negativas, poderia ser ultrapassado com a partilha de exemplos de recuperação de pessoas com distúrbios mentais que funcionam autónoma e positivamente na sociedade.
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Agrupamento de Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Pragal , Almada |
- Investimento na formação e palestras para os alunos e toda a comunidade escolar sobre temas da sociedade contemporânea facultando ferramentas para o futuro.
- Atribuição de mais psicólogos por certo número de alunos
- Transformação/substituição da disciplina de Cidadania para uma hora dedicada à Saúde Mental e a outros assuntos importantes para os jovens (no secundário)
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Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada |
- Sala Calmante: criação de uma sala que, através da aromaterapia e estímulos audiovisuais, transmita uma ideia de segurança e tranquilidade, com conteúdos de inteligência emocional para alunos, funcionários e professores. Tais conteúdos podem ser lecionados por profissionais ou estagiários de cursos superiores da área da Psicologia.
- Aumento do número de profissionais do ramo da Psicologia (1 psicólogo clínico a cada 450 alunos).
- Realização de atividades e projetos no âmbito da saúde mental, visando uma maior sensibilização e educação da população em geral sobre o tema abrangido.
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Escola Secundária de Alcácer do Sal |
- Criação de campanhas (com diversos eventos periódicos) na escola, promovidas por cada Agrupamento/ Escola, com a colaboração do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, de forma a promover a literacia da saúde, sobretudo da saúde mental e de estilos de vida saudável (ex. evento periódico: palestras com clínicos especialistas no tema), mas com a disponibilização prévia de questionários (digitais) anónimos, onde os jovens colocavam as suas questões, de forma a dar respostas.
- Psicólogos de família. Tal como existe o médico de família, cada cidadão e cidadã, deveria ter o psicólogo clínico de família no Centro de Saúde. Com consultas periódicas, de forma a prevenir situações graves no futuro e tratar as que já existem. Alguns adolescentes recorrem ao psicólogo educacional/vocacional da escola, mas é insuficiente, é necessário um acompanhamento diferente, de forma mais efetiva e especializada em saúde mental, que seja feito em local próprio e adequado.
- Linhas de apoio. Criar um maior número de linhas de apoio, de carácter geral e mais específicas, por exemplo por grupo etário ou por problemática e/ou sintomatologia (ex.: "Sinto ansiedade", "Tenho transtorno alimentar", "Não consigo dormir", "Sinto-me triste", "Não me apetece conviver", "Sinto cansaço", "Não suporto a luz do dia", "Não suporto barulho", "Sinto dificuldade em concentrar-me", "Não suporto os/as colegas", "Penso em desaparecer", "Não me apetece estudar", ...).
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8 |
Escola Básica e Secundária da Bela Vista (Agrup. Escolas Ordem de Sant'Iago) |
- Reduzir a carga horária semanal de todas as disciplinas de todos os anos de escolaridade, tornando obrigatório que cada turma tenha apenas aulas no turno da manhã ou no turno da tarde.
- Reduzir para 15 o número máximo de alunos por turma, em todos os anos de escolaridade.
- Aumentar o número de psicólogos clínicos nas escolas (para um rácio de 1 profissional para cada 50 alunos).
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Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo |
- - Implementação de mais projetos de desenvolvimento de competências sócio emocionais em idade precoce, no âmbito escolar (como, por exemplo, palestras de consciencialização proferidas por especialistas e testemunhos de pessoas que já passaram por situações complexas).
- - Aumento do número de profissionais especialistas em saúde mental em instituições educativas e hospitalares.
- - Reestruturação da forma de avaliação dos cursos cientifico-humanísticos, enfatizando a avaliação interna para a sua conclusão e utilizando a avaliação externa apenas como meio de acesso ao ensino superior.
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Escola Secundária Dr. José Afonso, Arrentela, Seixal |
- Melhorar os serviços de apoio à saúde mental do Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente através da adoção de uma estratégia de gestão eficiente dos recursos humanos e aumento do número efetivo desses recursos.
- Investimento pelo Ministério da Educação para a implementação de programas de desenvolvimento emocional, social e pessoal nas escolas, com recurso a Psicólogos.
- Atribuição anual, por parte do governo, de um ”cheque psicológico” aos jovens até aos 25 anos para diagnóstico, sinalização e acompanhamento psicológico.
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Agrupamento de Escolas da Moita |
- Criação de um teste de rastreio de doenças mentais, por parte de um psicólogo, que seria aplicado a todos os alunos das escolas portuguesas, na última aula de cidadania de cada período letivo.
- Maior diversidade de atividades extracurriculares e realização de um maior número de workshops relacionados com a Saúde Mental, ao gosto dos alunos, nas escolas portuguesas.
- Programas em contexto escolar, rotativos e em pequenos grupos, realizados por professores e/ou clínicos, de forma a ajudar as crianças e jovens a lidar e a gerir situações de stresse, ansiedade e formas agressivas de lidar com determinadas situações.
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Escola Profissional da Moita |
- Rastreios de Saúde, realizado de 3 em 3 meses por nutricionistas, psicólogos e psiquiatras e dietéticos. Todos os alunos têm direito a uma consulta pelo mesmo com o objetivo de se perceber se há algum distúrbio mental.
- Palestras de sensibilização ao seja especialistas irem às escolas pelo menos uma palestra por ano abordando o tema da saúde mental.
Alertando os alunos para as consequências e sensibilizando acerca do tema.
- Atividades escolares, podcast e sessões de conversas com alunos.
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Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada |
- 1ºMedida: Constituição de uma equipa multidisciplinar em todos os Agrupamentos de escolas, constituída pelos psicólogos escolares (que já existem nas escolas), psicólogos clínicos, um assistente social, um professor e um coordenador do Projeto “Educar para a Saúde”.
- Formação da comunidade escolar na área da saúde mental de modo integrado e a nível interno, com os contributos da equipa multidisciplinar dos agrupamentos e em parceria com os gabinetes de saúde das autarquias. Capacitar os alunos mais velhos (ensino secundário) para a “formação” dos mais novos, desenvolver iniciativas dirigidas aos para que estes possam estar mais informados sobre as problemáticas da saúde mental dos jovens.
- Agregar ao estatuto de estudante valências na área da saúde mental. Mediante a apresentação do comprovativo de estudante este, por sua vez, conta com uma comparticipação por parte do Estado que visa a amortização, parcial, de, por exemplo, despesas alocadas à manutenção do equilíbrio mental do jovem.
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Escola Secundária Emídio Navarro, Almada |
- Desenvolver campanhas de sensibilização e consciencialização públicas sobre a relevância dos pais, da escola e da comunidade para o desenvolvimento saudável dos jovens.
- Reforçar a componente curricular dedicada à promoção da Saúde Mental, nos ciclos de escolaridade obrigatória, através da disciplina de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento.
- Intensificar nas escolas o apoio à Saúde Mental, reforçando a contratação de psicólogos e o alargamento do horário dos Serviços de Psicologia, de forma a abranger um maior período de atendimento.
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Escola Secundária de Monte da Caparica, Almada |
- Exames nacionais obrigatórios apenas para aqueles que deles necessitam para ingressar na faculdade.
- Redução da carga horária escolar.
- Deslocação regular às escolas, ou contratação de profissionais especializados na saúde mental e bem-estar.
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St. Peter´s School |
- Criação da “hora de meditação” nos jardins de infância. Este momento na rotina das crianças conjugaria música e arte para que se torne apelativo aos mais novos. No primeiro e no segundo ciclos, seriam implementados os “15 minutos de mindfulness” na primeira aula da manhã.
- Implementação dos CALLS a nível nacional, no âmbito da promoção de um tratamento mais personalizado, numa vertente mais pedagógico-social e universal, visto que presta cuidados essenciais a uma “homeostasia geral”.
- Elaboração de legislação abrangente no que toca à ação das UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento Escolar). Estas unidades devem cooperar com a disciplina de Educação Física, de modo a permitir um melhor desempenho escolar de todos os atletas, amadores ou de alta competição, na salvaguarda de um maior bem-estar físico e psicológico.
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Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, Barreiro |
- Aumentar a consciencialização sobre a problemática e melhorar o conhecimento sobre a temática (saúde mental). i mesmo numa situação de crise ou sofrimento emocional - Primeiros socorros emocionais. (PSE).
- Incluir consultas de psicologia, psicoterapia nos planos dos seguros de saúde. Estas consultas serão comparticipadas por seguradoras, de modo a facilitar o acesso aos cuidados de saúde mental, que resultaria de uma parceria entre estas seguradoras e o Governo.O Estado subsidiaria, na proporção, estas consultas, comparticipando-as em até
um terço, por exemplo.
Atualmente, apenas a seguradora Multicare, do grupo Fidelidade, oferece esta modalidade, embora restrita a determinados planos.
- Aumento de psicólogos nos centros de saúde e escolas. O objetivo seria tornar mais acessível e melhor o acesso a cuidados de saúde mental, investindo, nas escolas, uma psicologia clinica de intervenção e prevenção, e não apenas educacional, procurando evitar situações de crise. A medida consiste em aumentar claramente o número de profissionais da área da saúde
mental, nomeadamente psicólogos, nos centros de saúde e nas escolas.
contratações seriam incluídas na proposta de lei anteriormente me
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Agrupamento de Escolas de Santo André, Barreiro |
- 1. Incentivar e promover a ida a Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental para um acompanhamento especializado a fim de melhorar as relações familiares que afetam tanto positivamente como negativamente, a saúde mental, principalmente de nós jovens..
- 2. Promoção de campanhas para apelo à diminuição das horas passadas a dispositivos eletrónicos (PC, telemóvel, PS.…) incentivando autarquias, escolas e instituições a desenvolver atividades "offline" para que os jovens passam desenvolver outras atividades socias.
- 3. Projeto E-365, escola aberta 365 dias ao ano para os alunos, ao invés de estarem retidos em casa, irem na escola interagir/participar/socializar.
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