Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Santarém


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento
  1. Coordenar palestras periódicas visando educar não só os alunos, mas também os encarregados de educação, professores e funcionários, sobre inteligência emocional.
  2. Realizar testes psicotécnicos anuais individuais a todos os alunos, visando, a longo prazo consultas com os jovens que apresentem indicadores anómalos que o perturbem diretamente a nível da saúde mental.
  3. Ajuda subsidiária aos jovens que necessitam medicação prescrita por um psiquiatra para o tratamento e recuperação da saúde e bem estar mental.
2 Escola Secundária do Cartaxo
  1. Incentivar e reforçar os serviços de Psicologia e Orientação (SPO) nas escolas, com o objetivo de resolver e prevenir possíveis problemas na vida do aluno, defendendo assim para todos o “direito à proteção da saúde e o dever de a defender e promover” como consta na legislação portuguesa (nº1, artigo 64º da C.R.P.). Em termos de implementação a medida passa pelo reforço da contratação para as escolas de recursos humanos especializados na área da saúde mental.
  2. Promover ações de consciencialização sob a forma de palestras, sessões informativas, projetos extracurriculares (Clubes) que melhorem o bem-estar físico, assim como o bem-estar mental, enquadradas em atividades coletivas, individuais, envolvendo diversas áreas como o desporto, a saúde mental, a cidadania, a matemática e afins.
  3. Reforçar e incentivar as capacidades e competências da comunidade escolar na utilização de plataformas digitais de ajuda, como redes sociais escolares, linhas de apoio e de prevenção do suicídio, e sites fidedignos (Ordem dos Psicólogos, o SNS, o Projeto Descomplica, etc.), apoiando as escolas na promoção de um ambiente favorável à saúde mental.
3 Escola Secundária de Alcanena
  1. Realização de workshops e sessões de sensibilização, dirigidas à comunidade escolar, em todos os níveis de ensino, com o envolvimento das autarquias, promovendo a literacia em saúde mental. Esta medida visa facilitar, por um lado, o autoconhecimento de possíveis desordens, assim como, o pedido de ajuda junto dos profissionais competentes.
  2. Promoção da prática da atividade física, assim como a divulgação de livros de autoconhecimento e autoajuda essenciais na prevenção de problemas de saúde mental. Neste sentido, devem desenvolver-se parcerias com entidades locais (Câmara Municipal, Biblioteca Escolar e Municipal, Sociedades Recreativas, Associações Desportivas, entre outros).
  3. Sensibilizar os organismos competentes para a necessidade de criação de vagas para psicólogos e assistentes sociais nos agrupamentos escolares, em número adequado ao número de alunos inscritos, de forma a abranger todos aqueles que necessitem de apoio psicológico.
4 Escola Secundária Marquesa de Alorna, Almeirim
  1. Integração no plano de formação das Escolas /Agrupamentos, ações de formação no âmbito da saúde mental para professores, acreditadas e que relevem para a dimensão científico-pedagógica e para a progressão na carreira. Estas ações destinam-se a professores de todos os grupos disciplinares com a duração de 25 horas e devem ser dinamizadas por especialistas na área.
  2. Em parceria com as Câmaras Municipais, as Escolas /Agrupamentos deviam ter um psicólogo clínico em permanência ou em meio horário, disponível para diagnóstico e acompanhamento de alunos. O acompanhamento seria feito em regime de consultas regulares e previamente agendadas, assim como, com a dinamização de ações de sensibilização para os problemas da saúde mental para os diferentes setores da comunidade educativa.
  3. Maior prioridade à integração de profissionais de saúde mental, como psiquiatras, pedopsiquiatras, psicólogos clínicos e psicoterapeutas, no Serviço Nacional de Saúde para fazer face ao aumento exponencial da procura por estes profissionais, particularmente de jovens em idade escolar, que funcionassem em articulação com os técnicos das escolas visados na medida 2.
5 Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Tomar
  1. Criação de cheques-psicólogo.
  2. Formação de professores na área da saúde mental nos jovens.
  3. Alargamento dos Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (integrados no Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, iniciativa do Ministério da Educação) a todas as escolas públicas do país.
6 Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes
  1. Sensibilização da Comunidade Educativa Sensibilização de pessoal docente e não docente para a temática da saúde mental nos jovens, através da frequência de Ações de Formação. Campanhas de sensibilização sobre saúde mental, mudanças biopsicossociais e cuidados parentais dirigidas a encarregados de educação cujos educandos iniciem um novo ciclo escolar.
  2. Criação de vales-saúde mental Estes seriam financiados por dinheiros do erário público, com prévio rastreio pelos psicólogos do Agrupamento de Escolas, em parceria com outras instituições da comunidade e posterior encaminhamento para diversos serviços de saúde mental, abrangendo áreas desde a prevenção ao diagnóstico e ao tratamento.
  3. Diminuição da carga letiva Diminuição da carga letiva como medida promotora da saúde mental.
7 Agrupamento de Escolas de Constância
  1. Gabinete de orientação escolar para o desenvolvimento das competências socioemocionais. Tem como objetivo a melhoria da relação interpessoal entre alunos, professores e pessoal não docente, através de atividades diversas, a fim de aumentar os níveis de bem estar dos mesmos e aliviar os níveis de stress.
  2. Atribuição de bolsas através de atividade física. Atribuição de bolsas de estudo a alunos que demonstrem empenho e resultados, com o objetivo promover atividade física como forma de aliviar o stress académico.
  3. Reforço e diversificação de atividades extra curriculares. Visa a dinamização de mais atividades extra curriculares em articulação com as curriculares, para que o espaço escolar seja visto como algo mais do que apenas a sala de aula, a fim de motivar os alunos ao longo de todo o seu percurso escolar.
8 Agrupamento de Escolas Gil Paes, Torres Novas
  1. Formação creditada para o corpo docente e não docente e palestras para os alunos sobre como lidar com crises psicológicas e reconhecer sinais de doenças mentais.
  2. Contratação de mais psicólogos clínicos para as escolas de modo a ser possível realizar check-ups regulares a todos os alunos.
  3. Criação de um fórum, a nível distrital, onde os jovens pudessem partilhar os seus problemas de forma anónima e encontrar ajuda.
9 Agrupamento de Escolas de Ourém
  1. Diminuir a carga horária escolar.
  2. Disponibilizar um acesso mais fácil ao apoio psicológico.
  3. Regulamentar a realização periódica de estudos sobre a saúde mental dos jovens.
10 Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves, Torres Novas
  1. 1.ª Realizar uma recolha de dados online, opcional e anónima, das preocupações dos jovens que, de certo modo, sejam reveladoras desta área da saúde mental. A recolha seria feita no final de cada mês, utilizando esse levantamento como meio de ajuda na resolução dessas preocupações. Para implementar esta ajuda seria constituída uma equipa multidisciplinar, composta por uma psicóloga clínica (escola), professores, alunos e encarregados de educação.
  2. 2.ª Divulgar e distribuir panfletos, cartazes e informação, através dos meios de comunicação social, nomeadamente a RTP (serviço público), e através da afixação dos mesmos em ambientes escolares e públicos de modo aumentar a sua visibilidade com o objetivo de sensibilizar para o tema em questão. Essa distribuição/divulgação seria sistemática (mensal) e realizada ao longo do ano letivo.
  3. 3.ª Promover e organizar atividades (que incluam a partilha de experiências e de histórias pessoais) possibilitando a todos os alunos a criação de relações interpessoais harmoniosas, de forma a promover a inclusão e interação com todos os colegas. Para operacionalizar esta medida contaríamos com a colaboração da equipa multidisciplinar formada e outros voluntários especialistas na área.
11 Colégio de São Miguel de Fátima
  1. O Processo de Formação Ativa acerca da Saúde Mental promove várias dinâmicas, orientadas por especialistas da área, e tem como destinatários os alunos, os pais e os professores.
  2. Criação de um “Cheque Psicólogo”, um documento disponibilizado aos jovens que assegurará consultas de psicólogo de forma mais acessível de acordo com os rendimentos de cada família e que permite um “rastreio psicológico”.
  3. Criação de uma plataforma online gerida pelo Governo Português que reunirá várias secções, nomeadamente um fórum de partilha anónima e um guia básico e essencial de informações e ajuda, mediada por psicólogos, que irão impulsionar a interajuda e/ou fornecer o seu apoio profissional especializado.
12 Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, Golegã
  1. Criação de grupos de apoio designados por Porteiros Sociais (psicólogos, professores, auxiliares e alunos com formação). A frequência nestes grupos seria a porta de entrada à resolução de problemas, através do encaminhamento e sucessivo tratamento nos serviços de saúde mental. As sessões decorreriam semanalmente ou sempre que necessário, para que os jovens pudessem falar, desabafar, chorar, etc.
  2. Criação de Podcast semanais, onde se falaria de problemas concretos de saúde mental. Os conteúdos desses Podcasts versariam sobre: as causas, modos de ajuda, formas de evitar determinadas situações e os respetivos testemunhos.
  3. Organização da “Semana da Saúde Mental” com palestras nas escolas, atividades físicas, sessões de cinema e reflexões sobre o tema, de modo a desmitificar a “Saúde Mental”.
13 Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente
  1. Disponibilizar mais sessões com Psicólogos.
  2. Criar um Website sobre assuntos académicos e laborais, fundamentais para os jovens.
  3. Criar um novo domínio, nos critérios de avaliação, que valorize mais a participação dos alunos em sala de aula.
14 Escola Secundária de Benavente
  1. Criar uma linha SOS Saúde Mental dos Jovens, anónima, a nível do Agrupamento, com a resposta de técnicos especializados às questões socioemocionais colocadas pelos jovens, de forma preventiva, ajudando-os a desenvolver estratégias de autorregulação das emoções.
  2. Criação de um “Círculo de Emoções e Partilha” (CEP), com dinâmicas e atividades (perguntas, debates, jogos, visionamento de filmes, ...) sobre Autoconhecimento, Autocontrolo, Autoestima e Empatia, onde os Alunos / Professores / Psicólogos / Coachs se juntam para um momento de reflexão, de modo a que jovens desenvolvam estratégias para lidar com os desafios que enfrentam.
  3. Promover, em contexto escolar, articulando com instituições e ou individualidades, sessões de esclarecimento, palestras e debates sobre literacia em Saúde Mental, procurando demonstrar aos jovens a importância de se falar abertamente e sem estigma sobre esta temática.
15 Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha
  1. Criação com a colaboração do SNS de uma linha telefónica de apoio gratuito psicológico para jovens menores de idade.
  2. Rastreio dos jovens, no âmbito da saúde mental, envolvendo a comunidade intermunicipal, na alocação de técnicos que promovam a saúde mental nas instituições de ensino.
  3. Promoção da educação para a Saúde Mental, através de workshops e palestras, por parte de técnicos especializados, otimizando técnicas inovadoras no contexto escolar.
16 Escola Secundária Sá da Bandeira, Santarém
  1. 1. Contratação de um psicólogo clínico por escola.
  2. 2. Obrigatoriedade da divisão do ano letivo em três períodos em todas as escolas do país.
  3. 3. Capacitação “psicológica” do pessoal docente e não docente. Formação, disponibilizada pelos Centros de Formação, no âmbito da capacitação de intervenção psicológica de pessoal docente e não docente.
17 Escola Básica e Secundária José Relvas, Alpiarça
  1. Dinamização de ações de sensibilização e de informação para a comunidade escolar conducentes à adoção de medidas de prevenção na área da saúde mental.
  2. Criar uma App de diagnóstico de Saúde Mental.
  3. Psicóloga à distância de um clique: criação de um canal de comunicação anónimo entre alunos e psicólogo(a).
18 Centro de Estudos de Fátima
  1. Introdução da temática da Saúde Mental na disciplina de cidadania e em cursos profissionais na disciplina de Área de Integração.
  2. Implementação de práticas de Mindfulness no início do primeiro tempo letivo de cada dia para o ensino básico.
  3. Implementação do tema “Saúde Mental” como domínio obrigatório nas horas da formação contínua de professores.