1 |
Instituto Multimédia - IM |
- Psicólogos fixos/permanentes nas escolas para consultas com alunos e palestras conjuntas com encarregados de educação.
- Facilitação e implementação de consultas mensais , de Psicologia, nos Serviços de Saúde Primários, para jovens entre os 12 e 18 anos de idade.
- Acesso gratuito ou comparticipado a medicamentos.
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2 |
Externato Camões |
- Implementação de questionários a nível nacional adaptados à faixa etária, elaborados e avaliados por alunos de psicologia que permitissem avaliar o estado de saúde mental dos mais novos. Estes “testes” regressariam com um feedback para a instituição do aluno, de modo que, cada psicólogo escolar, possa intervir da forma mais adequada, caso verificada alguma irregularidade nas respostas.
- Formação sobre o tema em questão, para docentes e candidatos à docência. Isto é, integrar uma disciplina semestral ao longo do curso universitário de educação, para os indivíduos em formação, e para os já formados, criar um website ou app faseada com palestras, aulas e questionários interativos.
- Usufruto de cheques comparticipantes, “cheque psicólogo”, mensurados em três vias únicas anuais, que visem atenuar os custos médicos ou todo o tipo de acesso a serviços relacionados com a resolução de problemas de foro psíquico.
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3 |
Instituto Nun´ Álvres |
- Oferta de planos psicológicos
- Oferta de regalias
- Valorizar as competências extracurriculares dos alunos
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4 |
Escola Secundária de Alfena, Valongo |
- Promover, em contexto escolar, formação destinada a professores e alunos relacionada com as questões da saúde mental (esclarecimento e prevenção).
- Criar canais ativos de comunicação e atendimento, a nível nacional e escolar, para apoio e orientação ao nível da saúde mental.
- Oferta de escola de uma disciplina não curricular, de frequência facultativa, orientada por um psicólogo, oferecendo oportunidade aos jovens de se expressarem sobre assuntos diversos relacionados com a saúde mental.
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5 |
Escola Básica e Secundária de Sobreira, Paredes |
- Iniciação ao tema da saúde mental no 1.º ciclo, integrado na disciplina de Estudo do Meio durante a aprendizagem do sistema nervoso e ensinar as crianças a lidar com a situação
- Contratação de mais psicólogos para o Serviço Nacional de Saúde.
- Formação para alunos e pessoal docente e não docente no âmbito da saúde mental, à semelhança com o que se vai fazendo relativamente à formação em suporte básico de vida.
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6 |
Colégio Novo da Maia |
- Antes da alta hospitalar de um recém-nascido, serem transmitidas aos pais boas-práticas que potenciem uma dinâmica familiar saudável e o desenvolvimento de ferramentas psicólogicas (como lidar com a frustração e o fracasso, ser perseverante perante desafios, como definir limites pessoais, ter uma boa relação com a comida,...).
- Nas consultas programadas com o médico de família, ser aplicado um questionário que avalie o grau de risco do paciente para desenvolver certas doenças psicológicas. Assim, será mais fácil monitorizar eventuais sinais de risco e, tendo em conta o histórico do jovem, poderá ser reencaminhado imediatamente para os serviços de psicologia.
- Obrigatoriedade da incorporação de uma unidade curricular relacionada com psicopatologia nos mestrados da área da Edudação.
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7 |
Escola Básica e Secundária do Cerco, Porto |
- Redução do horário escolar para todos os níveis de ensino, para combater a ansiedade e o stress dos jovens de forma para melhorar a sua produtividade e bem estar mental.
- Investir na informação/formação dos jovens sobre a orientação sexual e identidade de género.
- Consciencializar os jovens para os perigos do álcool e drogas e assim evitar comportamentos de risco.
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8 |
Escola Profissional de Economia Social |
- Criação de uma APP para denuncias associadas à saude mental dos jovens.
- A medicação e o exercício físico, na saúde mental dos jovens.
- Não temos terceira medida.
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9 |
Colégio Nova Encosta |
- Criação de um Cheque de Saúde Mental para a população jovem.
- Criação de uma Rede de Apoio Infantil constituído por um departamento de apoio aos jovens.
- Contratação de psicólogos tanto para as escolas como para o SNS havendo uma refomulação do orçamento de estado em 2024
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10 |
Escola Secundária de Valongo |
- 1. Aumento do número de psicólogos, tanto no SNS como nas escolas, para que estes possam realizar um trabalho proativo e não apenas reativo, promovendo a saúde mental em toda a comunidade escolar, com palestras e atividades interativas e informativas.
- 2. Reestruturação dos horários, programas e espaços escolares de modo a maximizar a aprendizagem dos alunos mas, ao mesmo tempo, permitir também que estes desfrutem dos melhores anos da sua vida.
- 3. Avaliação da saúde mental semestral nas escolas realizada por um especialista em psicoterapia para todos os alunos que se mostrarem interessados em tal e com a devida autorização dos encarregados de educação. Após esta avaliação, o profissional avaliador, dependendo dos resultados obtidos, poderá encaminhar, caso necessário, os alunos para uma ajuda externa.
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11 |
Escola INED - Nevogilde |
- • Consciencialização e literacia da Saúde Mental, desenvolvendo um conjunto de ações formais e informais na comunidade educativa (escolas, clubes, catequeses, etc.), de forma a permitir: identificar e conhecer as várias patologias; quebrar o estigma da ida ao psicólogo e combater as diferentes manifestações de todo o espectro de perturbações mentais, com o intuito de os jovens serem capazes de se autoajudar e de ajudar o próximo;
- • Combater os problemas saúde mental, implementando o “cheque-psicólogo”, de modo que, à semelhança do que acontece com o cheque-dentista, seja possível colmatar dificuldades de acesso a serviços de saúde mental, em zonas do país nas quais a oferta da rede pública seja insuficiente ou mesmo inexistente;
- • reforçar os serviços de psicologia e psiquiatria nas escolas e nos centros de saúde, em todo o país, promovendo a visita regular ao psicólogo escolar para efeitos de "rastreio".
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12 |
Agrupamento de Escolas de Idães, Felgueiras |
- Implementação de mais atividades lúdico desportivas em conjunto com o sistema de mentorias.
- Disponibilizar mais formação na área da saúde mental aos profissionais da comunidade educativa.
- Criação de espaços seguros/confidenciais de partilha de vivências para fortalecer as relações interpessoais.
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13 |
Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, Vila Nova de Gaia |
- Nas aulas de cidadania e em assembleias de turma abordar temas sensíveis (sexualidade, suicídio, stress, iniciação às drogas, agressividade, entre outros problemas) para trabalhar as emoções e capacitar os alunos com competências socio emocionais.
- Envolver os pais e outros parceiros nos problemas de Saúde Mental.
- Criação de medidas ao nível do Estado capazes de promover a segurança e a confiança dos jovens no futuro (emprego, habitação, estudos, formação, etc.).
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14 |
Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos |
- Estandardização da realização de palestras informativas frequentes aos Encarregados de Educação.
- Instituição de consultas individuais de diagnóstico, com posterior seguimento através de Vouchers.
- Linhas telefónicas escolares de apoio em tempo real.
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15 |
Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo |
- Redução de horário escolar.
- Promoção de Palestras Educacionais para educadores e alunos.
- Oferta de atividades lúdicas (espaço jovem).
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16 |
Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano |
- Realizar duas sessões por trimestre com profissionais, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros, onde se trabalham técnicas de respiração, meditação e relaxamento para prevenir, por exemplo, ataques de pânico, ansiedade e stress, e partilhar experiências e frustrações pessoais (ex: terapia de grupo mediada por psicólogo).
- Criar atividades extracurriculares, para o ensino básico e secundário, como clubes, oficinas, workshops, prática desportiva… para minorar o isolamento social e prevenir os riscos de insucesso escolar.
- Introduzir momentos de pausa durante o período letivo, preferencialmente nos blocos de aula de duas ou mais horas para manter e reforçar a concentração dos alunos, a atenção seletiva e potenciar a aprendizagem.
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17 |
Escola Secundária Filipa de Vilhena, Porto |
- Criação de um projeto a implementar nas atividades de Cidadania e Desenvolvimento que visa proporcionar ferramentas aos alunos para lidarem de forma eficaz com as adversidades e obstáculos da vida.
- Capacitação dos docentes e não docentes para a assistência psicológica aos alunos.
- Atribuição de uma maior parcela do Orçamento do Estado à contratação de profissionais na área da saúde mental, bem como à criação de uma linha de apoio psicológico na App “SNS 24”.
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18 |
Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia |
- 1. Reverter a alteração feita na bonificação por deficiência.
- 2. Criar um clube na escola - "Espaço Seguro" - em colaboração com o clube Ubunto.
- 3. Aumentar o número de psicólogos e animadores sociais na escola.
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19 |
Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro |
- Atribuição de especialistas na área da saúde mental (psicólogos) para cada ciclo de escolaridade.
- Linha anónima de apoio escolar.
- Concessão de vouchers no valor de uma consulta de apoio psicológico.
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20 |
Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, Moreira da Maia, Maia |
- Atribuição de descontos em ginásios, espaços de lazer, por meio de parcerias escola/locais em benefício da comunidade. escolar.
- Criar vouchers para que o aluno possa encontrar ajuda (mental) profissional fora da escola.
- Formação de atividades destinadas aos jovens concelhios de forma a reduzir os problemas de saúde mental, através da interação entre os mesmos.
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21 |
Colégio da Trofa |
- Apadrinhamento entre jovens.
- Trabalho colaborativo intergeracional.
- Realização de eventos.
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22 |
Escola Secundária de Penafiel |
- Criação de uma equipa de psicólogos coordenados pelo Ministério da Saúde, cujo alvo preferencial seja os jovens, atuando em ambiente escolar e de trabalho, com consultas de rastreio obrigatório e anual.
- Elaboração de orientações curriculares, no sentido de criar momentos de team- building que promovam interações entre alunos e alunos-docentes, no sentido do auto e hétero-cuidado.
- Criação de uma linha de apoio psicológico, via online ou telefónica, interescolar, orientada por psicológicos com caráter anónimo e confidencial
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23 |
Escola Básica e Secundária Clara de Resende, Porto |
- 1- Promoção/Dinamização de ações de formação sobre a saúde mental para os professores, com o intuito de os sensibilizar para possíveis anomalias comportamentais nos alunos e habilitá-los a agir perante estas situações.
- 2- Sessões de sensibilização e de esclarecimento por parte dos psicólogos das escolas, no decorrer do ano, com questões realizadas pelos alunos anonimamente num formulário digital.
- 3- Criação de um componente no subsídio atribuído aos jovens beneficiários dos primeiros três escalões do abono de família para comparticipação de consultas de psicologia e psiquiatria.
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24 |
Escola Secundária de Amarante |
- Apoio psicológico e pedopsiquiátrico gratuito, financiado pelo Estado, a crianças e jovens com diagnóstico de doença mental.
- Criação e implementação de uma disciplina obrigatória (do 5.º ano ao 12.º ano) dedicada ao estudo da Saúde Mental nos Jovens.
- Avaliação psicológica a todos os jovens em idade escolar (público e privado), pelo menos uma vez por ano letivo, a fim de rastrear patologias na Saúde Mental dos alunos.
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25 |
Colégio "Casa Mãe" |
- Aumento do número de profissionais de Psicologia e Psiquiatria no SNS e cobertura percentual dos Serviços de Psicologia e Psiquiatria privados a que os jovens, cujos encarregados de educação recebam até 1000€ líquidos, necessitem de recorrer.
- Aposta numa repartição laboral diferenciada, tendo em conta o fomento das relações interpessoais dos jovens, através de Projetos de Voluntariado.
- Aposta numa maior divulgação do problema da Saúde Mental nos ambientes escolares, promovendo o seu conhecimento, bem como a erradicação do estigma associado à mesma. Em concordância com a divulgação em ambiente escolar, propõe-se a dinamização de atividades como o ioga e a meditação.
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26 |
Colégio Internato Claret |
- Aumento do número de psicólogos nas escolas.
- Criação da especialização de "psicólogos de família",
- Reorganização da mancha horária escolar e diversificação das atividades da mesma.
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27 |
Escola Profissional do Infante |
- 1. Dotar as Escolas de um serviço de psicologia mais orientado aos alunos. Propomos a criação de um horário escolar de um ou dois tempos letivos para apoio aos alunos na sua vertente emocional/social. Propomos a designação de Disciplina de Educação para a Saúde Mental (ESM).
- 2. Criação de um grupo escolar de apoio a pais/educadores/alunos. Composto por professores, pais, educadores, alunos e psicólogos. Estes grupos devem trabalhar em cooperação para promover nas escolas workshops e/ou ações de formação/terapias familiares para Pais, Encarregados de Educação e Educadores sobre saúde mental. (Parentalidade Positiva).
- 3. Diminuir a utilização de antidepressivos. O Estado português deve apoiar o SNS (Serviço Nacional de Saúde) em matéria de saúde mental, por isso, propomos uma maior contratação de psicólogos para os Centros de Saúde e Hospitais na tentativa de reduzir o consumo de antidepressivos.
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28 |
Colégio de Nossa Senhora da Paz |
- Elaboração de ações que visem melhorar, no âmbito escolar, a saúde mental dos jovens, integrando toda comunidade escolar ( professores, psicólogos, alunos, etc).
- Criação de unidades móveis de psicólogos, que se prontifiquem a percorrer o território nacional prestando apoio psicológico aos jovens, nas escolas, juntas de freguesia, aldeias, e vilas mais isoladas.
- Fornecimento de palestras em âmbito municipal, voltadas para as escolas, que tratarem dos temas de preocupação dos jovens (stress, autoconhecimento, entre outros).
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29 |
Escola Secundária Gaia Nascente, Vila Nova de Gaia |
- Criar nas escolas projetos que visem o bem-estar dos alunos.
- Facilitar e aumentar o acesso a psicólogos gratuitos nos serviços de saúde e nas escolas.
- Promover a prática regular de exercício físico.
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30 |
EPROMAT - Escola Edmundo Ferreira |
- Criar um "cheque de saúde mental" para ser utilizado ao longo do ano letivo, por alunos do 1º ao 12ºano.
- Reforçar os serviços de psicologia e psiquiatria nos hospitais, centros de saúde e escolas, tomando-os acessíveis para todos e diminuindo o tempo de espera.
- Criar uma disciplina de saúde mental (Apoio à Saúde Mental-ASM) nas escolas a ser monitorizada por psicólogos e especialistas da área que possibilitasse o esclarecimento dos jovens e desenvolvessem terapias de grupo.
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31 |
Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira |
- Participação mais ativa dos psicólogos do âmbito escolar, dispondo de consultas e aconselhamentos aos estudantes ao ingressar na escola.
- A escola ser mais apelativa com horários mais flexíveis e maior número de atividades extracurriculares.
- Reduzir a importância dos exames de acesso ao ensino superior e aumentar a influência de outros métodos de ingresso (testes psicotécnicos, entrevistas, o percurso ao longo dos três anos do ensino secundário,…)
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32 |
Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim |
- Redução da carga horária para 25 horas semanais através da reavaliação dos conteúdos e métodos curriculares (com especial atenção aos anos de exame)
- Criação de equipas multidisciplinares nas escolas e atribuição de cheques-consulta para melhor acessibilidade aos serviços de psicologia
- Criação de uma plataforma digital exclusiva para as instituições escolares
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33 |
Escola Secundária António Nobre, Porto |
- - Alteração da matriz curricular de forma a libertar mais horas para outras atividades que promovem o bem-estar físico e emocional.
- - Criação de gabinetes multidisciplinares bem divulgados para atendimento permanente de jovens.
- - Organização de workshops para a promoção de uma vida saudável, com enfoque na interação entre as pessoas e no desenvolvimento da inteligência emocional.
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34 |
Escola Artística Soares dos Reis, Porto |
- Construir um programa a nível estatal dedicado a soluções de telepsicologia, com atuação específica em cada escola em interligação com o gabinete de psicologia escolar, proporcionando serviços de consultas online e clarificação de dúvidas por mensagens.
- Atualizar o protocolo seguido pelos médicos de família durante consultas de rotina de pediatria, de maneira a incluir mais perguntas relacionadas à saúde mental e, conforme a avaliação do profissional de saúde no sentido de facilitar o encaminhamento do utente para serviços de psicologia/psiquiatria.
- Criação uma "sala aberta", inserida no contexto escolar, onde os alunos pudessem reunir-se e falar dos seus problemas e dúvidas relacionadas com a saúde mental.
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35 |
Escola Secundária de Valbom, Gondomar |
- Aumento dos profissionais de saúde mental, ou seja, psicólogos, nas escolas, e psicólogos e psiquiatras nos centros de saúde e nos hospitais, criando uma ligação segura entre o Ministério da Saúde e da Educação.
- Fundação de uma Organização Não Governamental de apoio e promoção da saúde mental. Envolvimento de celebridades na promoção da iniciativa e na sensibilização para a importância da saúde mental.
- Desenvolvimento de projetos educativos alusivos à saúde mental e à inteligência emocional.
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36 |
Escola Secundária de Castêlo da Maia, Maia |
- Criação do “cheque psicólogo”.
- Promoção de atividades extracurriculares dentro do contexto escolar.
- Disponibilização de um separador integrado na aplicação “SNS 24” voltado para a área da saúde mental.
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37 |
Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto (EPAD) |
- Criação de mais palestras, workshops e dinâmicas de grupo, de forma que as pessoas se sintam mais confortáveis ao falarem dos seus problemas.
- Reforçar a equipa de psicólogos e terapeutas nas escolas, com o intuito de proporcionar um maior apoio psicológico, de forma a dar respostas às diferentes necessidades da comunidade educativa.
- Criação de uma disciplina ou de um horário semanal que aborde o desenvolvimento pessoal e a inteligência emocional.
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38 |
Escola Secundária da Maia |
- "CHEQUE PSICÓLOGO" - Criação de um "cheque psicólogo" em moldes semelhantes ao cheque dentista, pela atribuição de um montante anual não cumulativo (pela sua não utilização), a utilizar em qualquer unidade de psicologia e/ou psiquiatria aderente. Esta medida abrangeria desde o 1.º ao 12.º ano de escolaridade e permitiria o acesso gratuito a tratamentos preventivos ou curativos de saúde mental.
- "FORMAR É CUIDAR" - Implementação de formações obrigatórias destinadas ao pessoal docente, relacionadas com diversos domínios da Saúde Mental, a fim de saberem como atuar nestas situações.
- “SAÚDE MENTAL 24 APP" - Criação de uma aplicação “SAÚDE MENTAL 24” nos mesmos moldes que o SNS 24 App e com apoio ao individuo 24 horas por dia. Esta aplicação disponibilizaria números de linhas telefónicas de crise, a opção de marcar consultas de psiquiatria e/ou psicologias, a monitorização dos sintomas e estados de espírito diários, táticas para lidar com momentos de crise e ainda informação acerca de diversas doenças mentais.
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39 |
Escola Básica e Secundária de Vale de Ovil, Baião |
- Palestras de sensibilização destinadas a Encarregados de Educação e Alunos, no âmbito da Saúde Mental, com recurso a técnicos e entidades especializadas.
- Promoção de atividades de caráter lúdico integradas no horário semanal dos alunos.
- Criação de uma app multifuncional, com acesso a consultas gratuitas com psicólogos/psiquiatras.
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40 |
Agrupamento de Escola Secundária de Paços de Ferreira |
- 1-Atribuição de psico-cheques a todos os jovens para avaliações psicológicas.
- 2-Formação inicial e contínua de professores do ensino pré-escolar e do 1ºciclo em certos domínios da Psicologia.
- 3-Disponibilização de consultas perinatais, para os pais, em todos os Centros de Saúde.
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41 |
Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto |
- Aumento do número de psicólogos nas escolas, e também nos cuidados primários, para poderem contactar com todos os jovens/alunos e não apenas os sinalizados, normalizando o recurso a terapia pelos jovens
- Aumento do número de técnicos de saúde mental e assistência social nas CPCJ para acompanhamento mais próximo e a mais famílias
- Aumento da rede de salas de consumo assistido no país com comunidades terapêuticas que possam recuperar jovens envolvidos em consumos ilícitos cujo número tem vindo a aumentar.
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42 |
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia |
- Sessões de avaliação vocacional e dinamização de grupos de intervenção social, como o projeto Ubuntu ou de voluntariado.
- Um sistema inspirado no curso “Liberal Arts”, com a junção de disciplinas de diferentes áreas, ajudando a diminuir o preconceito e tabu relativamente as escolhas pessoais, melhorando a saúde mental dos jovens
- Contratar profissionais da área da psicologia para reforçar os serviços do SNS e das escolas públicas, além de criar mais linhas de apoio e criar mais serviços gratuitos de psicologia em todas as juntas de freguesia.
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43 |
Colégio de Nossa Senhora da Bonança |
- Introdução de um plano de saúde mental na ADSE .
- Implementação de uma norma que dite que os testes têm que ter um espaçamento de 72 horas entre eles e não possam ser marcados menos de 72 horas antes da data prevista.
- Ações de formação dada por especialistas aos encarregados de educação e/ou pais.
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44 |
Colégio de Amorim |
- Aumento da oferta pública de unidades de internamento pedopsiquiátrico (investimento público)
- Formação obrigatória para os membros da comunidade escolar (pessoal docente e não docente), sobre os sinais de patologias de cariz psicológico.
- Aumento do número de psicólogos nas escolas
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45 |
Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis |
- Divulgação das linhas de apoio à população já existentes, mas atualmente pouco divulgadas/ conhecidas entre os jovens, através da sua partilha em escolas e centros de saúde, bem como uma extensão do horário de atividade das mesmas (ex.: Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS 24, Linha Conversa Amiga, SOS Voz Amiga, Telefone da Amizade ou Voz de Apoio)
- Remodelação do sistema letivo de educação, colocando em prática uma matriz curricular interdisciplinar com maior foco na prática de exercício físico saudável, bem como uma redução do trabalho fora da sala de aula, implementando um início mais tardio da das atividades letivas e a existência de exames nacionais agora de natureza facultativa e opcional (destinados a servir como prova de ingresso a faculdade).
- Maior investimento na saúde mental: aumento do número de psicólogos no SNS e nas escolas aliado à criação de um cheque-psicólogo, cujo valor seria estabelecido com base no preço médio das consultas de psicologia na área de residência do aluno.
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46 |
Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Maia |
- Docentes e não-docentes preparados. Consideramos que muitos dos problemas de bullying, familiares e educacionais que os jovens vivem teriam uma resolução mais eficaz se se investisse na capacitação dos professores e assistentes operacionais para uma melhor identificação e perceção de situações de risco no âmbito da saúde mental. Só assim acreditamos que professores e os assistentes operacionais bem preparados para agir, seriam o auxílio para o trabalho dos psicólogos com os alunos.
- Reforço de profissionais de saúde mental. Devido ao crescente número de jovens com problemas que afetam a saúde mental, acreditamos que aumentar o número de psicólogos por cada escola seria, não só um aumento da capacidade de atendimento e ajuda, como uma melhora na qualidade desse mesmo atendimento. O psicólogo poderia assim focar-se mais na ajuda aos alunos. Acreditamos que a presença de educadores sociais nas escolas seria uma mais-valia que, a par dos psicólogos, tem preparação pedagógica.
- Reforço da componente curricular dedicada à promoção da Saúde Mental. Reforçar a componente curricular dedicada à promoção da Saúde Mental, à semelhança da Educação Sexual, para melhorar a saúde e bem-estar dos estudantes. Através da integração de temas relacionados à saúde mental nas mais variadas disciplinas e ainda de aulas especialmente para tal, os jovens ficariam mais conscientes da importância da saúde mental, como cuidar dela e como lidar caso haja algum problema. Também pensamos que, ao
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47 |
Escola Básica e Secundária de Canelas, Vila Nova de Gaia |
- Alteração da legislação/regulamento interno das Escolas no sentido de permitir que os alunos possam recorrer ao psicólogo escolar (acompanhamento psicológico) sem a necessária autorização do Encarregado de Educação.
- Alterações curriculares que permitam a diminuição das cargas horárias semanais e favoreçam os tempos de lazer de crianças e jovens (os tempos de trabalho e de pausa na escola devem adequar-se aos estudos científicos sobre a matéria).
- Promoção de sessões de mindfulness (prática de meditação), na disciplina de Educação Física. Para que isso aconteça, propomos uma intervenção na formação dos professores, de forma a que os mesmos possam guiar os alunos nessas mesmas sessões.
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48 |
Escola Secundária de Felgueiras |
- Criação de um diretório e de grupo de discussão, para a construção de uma rede institucional de apoio da escola e da comunidade à saúde mental dos jovens. O diretório integra os projetos e clubes ao nível da escola, associações juvenis e desportivas, agrupamentos de saúde significativos para a promoção da saúde mental dos jovens, ao nível concelhio/distrital. O grupo de discussão de apoio à saúde mental é constituído por alunos voluntários do ensino secundário e acompanhado pelo psicólogo escolar.
- Criação do “Cheque Psicólogo”. A atribuição do “cheque psicólogo” funcionaria à semelhança do “cheque dentista” já existente, inicialmente para os alunos do ensino secundário e profissional, para poderem ter uma primeira consulta gratuita de avaliação/acompanhamento psicológicos. Esta medida visa também a prevenção da doença mental e a sua desestigmatização junto dos jovens e das famílias.
- Capacitação de professores “Meditação em movimento”. Esta medida pressupõe a capacitação dos professores (com incidência na disciplina de E. Física ou outra de acordo com Projeto Educativo) através da formação contínua. Esta medida irá permitir a criação de momentos, no início/fim das aulas, de práticas, como a Ioga, pilates, alongamentos, etc., que favoreçam o relaxamento dos alunos. A sua implementação pode ser semelhante à do Projeto “10 minutos a ler” (PNL2027).
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49 |
EMP - Escola de Moda do Porto |
- Promover uma disciplina sobre inteligência emocional.
- Criar uma página na internet sobre saúde mental que seja orientada para pais, alunos e todos os elementos que trabalham na educação.
- Criar uma sociedade portuguesa para a saúde mental.
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50 |
Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, Santo Tirso |
- Reforçar os clubes escolares
- Promover o contacto com a natureza
- Preparação dos alunos antecipadamente para os momentos importantes de avaliação
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51 |
Colégio de Ermesinde |
- Criação do cheque-psicólogo como forma de diagnóstico, nos moldes do cheque dentista atual, para alargar o acesso a apoio emocional e psicológico de modo a diminuir a incidência de problemas relacionados com a saúde mental. Seria posteriormente articulado com consultas de rotina no centro de saúde para garantir a continuidade do tratamento.
- Implementação de serviços temporários de psicologia nos clubes desportivos e outras associações culturais de forma a minimizar situações de stress, ansiedade e conflito emocional.
- Obrigatoriedade de incluir, no currículo dos docentes, formação especializada que reforce o aconselhamento psicológico, dando oportunidade aos encarregados de educação de participar para assegurar a continuidade da monitorização dos jovens.
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52 |
Colégio Paulo VI de Gondomar |
- CRIAÇÃO DO CHEQUE PSICÓLOGO. Nos mesmos moldes do tão conhecido e funcional “cheque dentista”, propomos check-up anual e gratuito a todos os jovens estudantes entre os 12 e os 22 anos.
- IMPLEMENTAÇÃO PASS “MOVE-TE”. Criação e aplicação de um pass/voucher mensal financiado pelo estado/ municípios com o objetivo de ser aplicado pelos jovens entre os 13 e os 23 anos, em instituições de atividade física - ginásios, clubes desportivos, aulas fitness.
- SERVIÇO PSICÓLOGICO E A ESCOLA. Obrigatoriedade de uma quota mínima de 1 psicólogo para cada 150 alunos. Obrigatoriedade de um gabinete psicológico físico, permanente em todas as instituições escolares -instituições do ensino básico, secundário e universitário.
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53 |
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses |
- Criação de uma APP gratuita, gerida por um conjunto de profissionais de saúde (Psicólogos, Médicos e Enfermeiros) para acompanhar situações de intervenção urgente. Qualquer cidadão português pode utilizar a APP para colocar questões relacionadas com saúde mental e pedir ajuda de forma anónima. A resposta será sempre garantida por profissionais qualificados para o efeito e sempre que seja pertinente a pessoa seria encaminhada para consultas presenciais na sua área de residência.
- Iniciar a prevenção nas escolas obrigatoriamente mais cedo, no ensino pré escolar; sendo aqui que todos os alunos e famílias devem iniciar o acompanhamento psicológico nas escolas, com sessões individuais e de grupo, assim como campanhas de sensibilização destinadas a toda a comunidade educativa, lutando contra o estigma social que ainda existe em Portugal contra quem admite precisar de acompanhamento psicológico.
- Eliminar a avaliação quantitativa e as práticas de seleção de estudantes com base em médias quantitativas que apenas revelam a forma como cada um lida com a pressão e não as suas capacidades enquanto estudantes e futuros profissionais: deixar de fixar a avaliação em metodologias stressantes e quantitativas; o que implica a revisão dos métodos de ensino e sobretudo de avaliação usados em Portugal e da densidade excessiva dos programas.
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54 |
Oficina - Escola Profissional do Instituto Nun´ Álvres |
- a) Que todos os Centros de Saúde - SNS tenham psicólogos da área clínica, que sirvam os utentes dos 5 aos 17 anos, fazendo um acompanhamento adequado e equilibrado à saúde mental de quem os procura.
b) Deverá existir um psicólogo (no SNS) por cada 500 habitantes entre as idades dos 5 aos 17 anos e, assim dar resposta às necessidades das crianças e jovens do concelho.
- O debate sobre a Saúde Mental enquanto dimensão da Saúde Pública tem vindo a ganhar uma maior visibilidade. Porém, ainda, não chega a todos os jovens nem a todos os agregados familiares, principalmente às zonas menos desenvolvidas do país.
a) Propomos que mais e melhor acesso às linhas de apoio à saúde mental das crianças e jovens.
b) O Poder local, Juntas de Freguesias, devem ter uma verba para criar condições para ajudar as famílias que necessitem apoio psicológico.
- 0
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55 |
Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar |
- O uso excessivo das redes sociais e dos jogos online como refugio da realidade
- Os problemas de interacção social reflexo do isolamento
- A perda de métodos de trabalho e rotinas
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56 |
Escola Secundária D. Afonso Henriques, Aves, Santo Tirso |
- Implementar atividades nos manuais escolares que permitam trabalhar a Saúde Mental , desde o 1º Ciclo, no sentido de prevenir futuros problemas de Saúde Mental nos jovens.
- Melhoria da prestação dos serviços de "Saúde Mental" no SNS, com a abertura de concursos públicos com vagas para especialidades clínicas como Psiquiatria e Psicologia Clinica.
- Criação de equipas multidisciplinares de "Saúde Mental" (Enfermeiros, Psiquiatras, Psicólogos Clínicos) nos Municípios, que possam circular pelas escolas semanalmente.
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57 |
Escola Secundária Inês de Castro |
- Promover aulas de comunicação interpessoal nas escolas.
- Incluir a Terapia individual e/ou em grupo na CPCJ
- Incluir a especialidade de psicologia clínica nas escolas
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58 |
Escola Profissional de Gaia |
- Criação de espaços abertos através de linhas de apoios
- Promover o aumento de psicólogos nos serviços públicos como centros de saúde, centros de dia, escolas, lares e hospitais.
- Promover o equilíbrio e bem-estar físico, mental e social na saúde dos jovens
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59 |
Agrupamento de Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos |
- Dinamização de palestras, nomeadamente para alunos e docentes, em parceria com universidades/associações/Unidades Locais de Saúde/Câmaras Municipais, por exemplo.
- • Contratação de psicólogos clínicos para as escolas e reforçar o número de psicólogos educacionais.
- • Propomos, como terceira medida, a redução da carga horária letiva nas escolas.
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Agrupamento de Escolas de D. António Taipa, Freamunde, Paços de Ferreira |
- Aumentar o número de psicólogos em todos os estabelecimentos de saúde e de ensino.
- Promover a atividade desportiva com a criação de Ligas Desportivas Interescolas.
- Criação de grupos de apoio e partilha com o intuito de contornar as dificuldades que acarretam as doenças mentais.
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Escola Básica e Secundária de Pedrouços, Maia |
- Capacitação da família na promoção da saúde mental nos jovens, através de ações de sensibilização e formação, da criação do psicólogo de família e da atribuição do cheque mental.
- Promoção da saúde mental nas escolas com o aumento de psicólogos e de estabelecimento de parcerias com escolas do Ensino Superior.
- Criação de clube promotor da Saúde Mental – ‘PsicPlus’, como atividade extracurricular de caráter facultativo.
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Escola Secundária de Aurélia de Sousa, Porto |
- “Cheque psicólogo”: Inspirado no cheque dentista”, é um guia que dá acesso a cuidados de saúde mental, disponibilizado em ambiente escolar, com periodicidade semestral, a todos os jovens, dos 12 aos 18 anos, independentemente da escola ou instituição que frequentem, incluindo o setor privado.
- Comunidade de apoio ao estudante (CAPE): Criação de equipas de apoio ao estudante, especializadas em saúde mental, constituídas por psicólogos certificados pelo “Europsy” e educadores sociais. Estas equipas estariam sediadas nas escolas básicas e secundárias.
- Mudar o Sistema de Ensino: Alterar a organização do nosso sistema de ensino, para que os alunos passem menos horas por dia na escola; seja reduzida a pressão com os resultados e as médias para entrada no ensino superior; seja implementado um currículo menos compartimentado em disciplinas; os ambientes de sala de aula sejam menos expositivos e mais colaborativos.
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Agrupamento de Escolas de Cristelo, Paredes |
- Incluir obrigatoriamente o domínio da psicologia nas consultas da medicina no trabalho.
- Criação de uma App "(des)stress" que calcula o nível do stress dos alunos tenho sugestões para moderar o mesmo.
- Sensibilizar a causa através de publicidade.
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Escola Secundária José Régio, Vila do Conde |
- SOS MENTE - Criação de uma linha de apoio escolar com profissionais especializados e de um fórum de discussão anónimo para partilha de testemunhos (sujeitos a aprovação por parte do administrador, para precaver publicações/comentários inusitados);
- Mind Box – caixa de mensagens para esclarecimento de dúvidas em palestras por profissionais especializados para toda a comunidade escolar;
- Incluir a temática da saúde mental nos projetos de Cidadania e Desenvolvimento
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Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto |
- O reforço do número de profissionais da área da saúde mental a exercer a sua atividade no Serviço Nacional de Saúde, em particular nas especialidades de psicologia clínica e educacional, promovendo a sua articulação com o Ministério da Educação. Esta medida proporcionará o fortalecimento do acompanhamento clínico dos jovens, em complementaridade com a psicologia de orientação vocacional, e permitirá, no caso de necessidade, uma relação mais direta entre o meio escolar e o meio hospitalar.
- A implementação de consultas de psicologia clínica nas escolas, direcionadas a todos os alunos das diversas instituições de ensino, com uma periodicidade trimestral. No caso de se verificar a impossibilidade da realização presencial dessas consultas na escola, por motivos ligados ao aluno ou por qualquer outro impedimento, serão facultadas consultas online através de uma plataforma digital adotada para permitir a continuidade do acompanhamento de modo efetivo e seguro.
- A implementação da componente da saúde mental na estruturação dos programas curriculares da vertente pedagógica dos educadores e professores do ensino básico e secundário. Deste modo, serão reforçadas as capacidades e competências das comunidades educativas com vista à redução das barreiras sociais e culturais colocadas à saúde mental, tais como, as desigualdades no acesso à educação e à saúde, bem como, a falta de reconhecimento dos transtornos de natureza mental.
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Escola Secundária de Marco de Canaveses |
- Criação da app "brainfit" para acompanhamento psicológico dos jovens.
- Proporcionar, na escola, situações de desenvolvimento/ promoção de competências nos jovens para fortalecer a sua saúde mental e para prevenir doenças do fórum psicológico.
- Proporcionar formação obrigatória aos professores e funcionários, especificamente sobre atuação e/ ou prevenção de situações de instabilidade emocional / psicológica.
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Escola Profissional Vértice |
- Colocação de mais profissionais na área da saúde e da psicologia no SNS e nas escolas no sentido de dar maior cobertura aos jovens com problemas de saúde mental.
- Implementação de planos específicos que envolvam reuniões, encontros, palestras e dinâmicas no âmbito da promoção do bem-estar e saúde mental junto das crianças, jovens, encarregados de educação e pais nas Escolas com caráter obrigatório de forma a descontruir o preconceito e desconhecimento face à importância da saúde mental.
- Reestruturação das cargas letivas previstas semanalmente, garantindo-se mais tempo para que as crianças e jovens possam explorar atividades lúdicas, recreativas e desportivas de forma gratuita, visto que, na maioria das vezes, não são acessíveis a todos pelo seu preço e horário pós-laboral.
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Agrupamento de Escolas de Lousada |
- Criação de uma " Zona de Conforto" nas escolas, onde os jovens possam partilhar em segurança e com autonomia as suas ansiedades, pressões e medos sob orientação de mentores e técnicos de psicologia e saúde mental.
- Criação de uma área disciplinar em Inteligência Emocional e Desenvolvimento Pessoal no Currículo dos alunos.
- Criação da disciplina de Cidadania no ensino secundário ministrada por técnicos especializados nas áreas a abordar como a Saúde Mental.
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Agrupamento de Escolas n.º 3 de Rio Tinto, Gondomar |
- Cheque - Psicólogo. Implementação de um cheque-psicólogo para adolescentes e jovens. Funcionaria à semelhança de um cheque-dentista, e seria fornecido uma vez por ano.
- Dias "Descobre-te" e aulas de cidadania. Os primeiros dias de aulas, no inicio do ano letivo, seriam dedicados à descoberta do aluno, através de várias temas e atividades, tais como: hobbies, pontos fortes, pontos fracos, etc.
As aulas de cidadania, seriam aulas dinâmicas (não de teor teórico) e abordariam temas relacionados com a vida real, tais como: economia, saúde mental, nutrição, primeiros-socorros, etc.
- App com quizz diagnóstico. Criação de uma aplicação com quizzes diagnóstico, que visariam determinar o estado emocional do jovem, permitindo-lhe receber conselhos para o ajudar. Para além disso, nessa App haveria também separadores com explicações de doenças mentais e jogos relaxantes.
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Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, Nogueira da Maia, Maia |
- Propomos que o ministério elabore um Plano pela Saúde Mental nas Escolas (PSME), que passe por dotar as Escolas de mais Psicólogos, mas também de um conjunto de atividades a serem desenvolvidas junto dos alunos (assim como existem as do PRESSE) que promovam o bem estar-estar, a resiliência, a capacidade de lidar com a diferença e de gerir conflitos,
- Seria importante que todos os que trabalham nas Escolas tivessem algum tipo de formação em Saúde Mental
- Propomos a colocação de mais psicólogos nas escolas em número suficiente para dar resposta às maiores solicitações da comunidade educativa.
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