1 |
Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel |
- Realizar ações de sensibilização e de promoção da literacia em saúde mental para facilitação da identificação e compreensão dos desafios e problemas associados à saúde mental dos jovens.
- Criação de Centros Locais de Apoio Juvenil
- No ambiente escolar criar espaços, atividades e momentos que promovam as relações interpessoais e a socialização dos jovens.
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2 |
Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre |
- Criação de uma maior rede de apoio psicológico nas escolas.
- Promoção de palestras, orientadas por profissionais, subordinadas ao tema «Saúde Mental nos Jovens».
- Reforço do acompanhamento individual.
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3 |
Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues, Alter do Chão |
- Realização de um check up ao estado emocional de todos os alunos, através de duas sessões por ano com um psicólogo.
- Realização de sessões de mindfulness com vista ao desenvolvimento das capacidades de concentração e diminuição da ansiedade.
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4 |
Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre |
- Promoção da informação necessária sobre a saúde mental, de forma a permitir que todos os jovens tenham a capacidade de lidar ou identificar os problemas e, assim, procurarem soluções para os mesmos.
- Campanhas nas escolas para a extinção do padrão social inalcançável.
- Alteração dos métodos de avaliação a nível escolar, de modo a diminuir a ansiedade e o stress que provocam nos alunos.
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5 |
Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas |
- Implementação de uma semana dedicada à Saúde Mental, durante a qual decorreriam palestras interativas, atividades ao ar livre com os jovens e sessões de esclarecimento dirigidas aos encarregados de educação e professores, realizadas por psicólogos.
- Implementação de consultas com as psicólogas escolares para todos os alunos que iniciem o ensino secundário.
- É importante um plano nacional de cidadania, desde o 1.º ao 9.º ano que inclua o tema saúde, como já o faz, mas dar especial atenção para a saúde mental, para que todos os jovens possam ter uma base sobre o tema e estejam consciencializados. Posteriormente, dirigido aos alunos do ensino secundário, dado que estes lecionam a disciplina de cidadania, integrar no programa escolar um número de aulas de sensibilização à saúde mental, à semelhança das aulas de educação sexual, com caráter obrigatório.
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6 |
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão |
- Dispensa da obrigatoriedade da autorização do encarregado de educação para acompanhamento psicológico nas escolas.
- Implementação de programas de promoção de competências de planeamento e gestão de tempo.
- Estabelecimento de parcerias entre as entidades educativas e associações locais no sentido de possibilitar a realização de atividades - culturais, desportivas, religiosas, de voluntariado , ... - aos jovens de acordo com os seus interesses.
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7 |
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre |
- Criar um gabinete de apoio interescolar com atendimento anonimo pedopsicologico e pedopsiquiatrico para adolescentes e pré-adolescentes. Os problemas mudam de complexidade em função da faixa etária.
- Introduzir nos currículos escolares as questões da saúde mental com carácter obrigatório.
- Promover junto das escolas as saídas para o exterior entre turmas diferentes e anos diferentes. Promover ações consertadas com ex alunos de destaque na sociedade e que passaram por problemas semelhantes.
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8 |
Escola Secundária de Ponte de Sôr |
- Implementação e divulgação do tema “Saúde Mental” na disciplina de cidadania e desenvolvimento através de palestras e elaboração de programas de interajuda e desenvolvimento pessoal entre jovens e crianças.
- Sensibilizar a comunidade escolar a um maior acompanhamento e ajuda psicológica através de formações com foco na saúde mental.
- Criação de um site onde os jovens pudessem, de forma anónima, expor o seu problema a um psicólogo.
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9 |
Escola Básica e Secundária de Gavião |
- Implementar despistes anuais nas escolas e concelhos, de modo a que se detete o estado de saúde mental, visto que a mesma não é tão valorizada como a saúde física.
- Contratar um maior número de psicólogos clínicos para as escolas, não em função do número de alunos, mas das necessidades diagnosticadas em cada instituição de ensino.
- Reformular as matrizes curriculares, diminuindo a carga horária semanal, de modo a que os jovens tenham mais tempo, nas escolas, para o convívio, num espaço adequado com atividades lúdicas, aprofundando-se assim o relacionamento interpessoal entre os jovens alunos e entre turmas.
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Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, Nisa |
- Contratação de psicólogos para o SNS e escolas, e adoção de novas metodologias pelos mesmos.
- Alteração do peso dos exames no ingresso às universidades.
- Difusão de informação relevante no que toca à saúde mental.
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