Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Portalegre


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel
  1. Realizar ações de sensibilização e de promoção da literacia em saúde mental para facilitação da identificação e compreensão dos desafios e problemas associados à saúde mental dos jovens.
  2. Criação de Centros Locais de Apoio Juvenil
  3. No ambiente escolar criar espaços, atividades e momentos que promovam as relações interpessoais e a socialização dos jovens.
2 Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre
  1. Criação de uma maior rede de apoio psicológico nas escolas.
  2. Promoção de palestras, orientadas por profissionais, subordinadas ao tema «Saúde Mental nos Jovens».
  3. Reforço do acompanhamento individual.
3 Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues, Alter do Chão
  1. Realização de um check up ao estado emocional de todos os alunos, através de duas sessões por ano com um psicólogo.
  2. Realização de sessões de mindfulness com vista ao desenvolvimento das capacidades de concentração e diminuição da ansiedade.
  3. 0
4 Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre
  1. Promoção da informação necessária sobre a saúde mental, de forma a permitir que todos os jovens tenham a capacidade de lidar ou identificar os problemas e, assim, procurarem soluções para os mesmos.
  2. Campanhas nas escolas para a extinção do padrão social inalcançável.
  3. Alteração dos métodos de avaliação a nível escolar, de modo a diminuir a ansiedade e o stress que provocam nos alunos.
5 Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas
  1. Implementação de uma semana dedicada à Saúde Mental, durante a qual decorreriam palestras interativas, atividades ao ar livre com os jovens e sessões de esclarecimento dirigidas aos encarregados de educação e professores, realizadas por psicólogos.
  2. Implementação de consultas com as psicólogas escolares para todos os alunos que iniciem o ensino secundário.
  3. É importante um plano nacional de cidadania, desde o 1.º ao 9.º ano que inclua o tema saúde, como já o faz, mas dar especial atenção para a saúde mental, para que todos os jovens possam ter uma base sobre o tema e estejam consciencializados. Posteriormente, dirigido aos alunos do ensino secundário, dado que estes lecionam a disciplina de cidadania, integrar no programa escolar um número de aulas de sensibilização à saúde mental, à semelhança das aulas de educação sexual, com caráter obrigatório.
6 Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão
  1. Dispensa da obrigatoriedade da autorização do encarregado de educação para acompanhamento psicológico nas escolas.
  2. Implementação de programas de promoção de competências de planeamento e gestão de tempo.
  3. Estabelecimento de parcerias entre as entidades educativas e associações locais no sentido de possibilitar a realização de atividades - culturais, desportivas, religiosas, de voluntariado , ... - aos jovens de acordo com os seus interesses.
7 Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
  1. Criar um gabinete de apoio interescolar com atendimento anonimo pedopsicologico e pedopsiquiatrico para adolescentes e pré-adolescentes. Os problemas mudam de complexidade em função da faixa etária.
  2. Introduzir nos currículos escolares as questões da saúde mental com carácter obrigatório.
  3. Promover junto das escolas as saídas para o exterior entre turmas diferentes e anos diferentes. Promover ações consertadas com ex alunos de destaque na sociedade e que passaram por problemas semelhantes.
8 Escola Secundária de Ponte de Sôr
  1. Implementação e divulgação do tema “Saúde Mental” na disciplina de cidadania e desenvolvimento através de palestras e elaboração de programas de interajuda e desenvolvimento pessoal entre jovens e crianças.
  2. Sensibilizar a comunidade escolar a um maior acompanhamento e ajuda psicológica através de formações com foco na saúde mental.
  3. Criação de um site onde os jovens pudessem, de forma anónima, expor o seu problema a um psicólogo.
9 Escola Básica e Secundária de Gavião
  1. Implementar despistes anuais nas escolas e concelhos, de modo a que se detete o estado de saúde mental, visto que a mesma não é tão valorizada como a saúde física.
  2. Contratar um maior número de psicólogos clínicos para as escolas, não em função do número de alunos, mas das necessidades diagnosticadas em cada instituição de ensino.
  3. Reformular as matrizes curriculares, diminuindo a carga horária semanal, de modo a que os jovens tenham mais tempo, nas escolas, para o convívio, num espaço adequado com atividades lúdicas, aprofundando-se assim o relacionamento interpessoal entre os jovens alunos e entre turmas.
10 Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, Nisa
  1. Contratação de psicólogos para o SNS e escolas, e adoção de novas metodologias pelos mesmos.
  2. Alteração do peso dos exames no ingresso às universidades.
  3. Difusão de informação relevante no que toca à saúde mental.