1 |
Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, Cascais |
- Promover o convívio social na escola
- Fomentar grupos de apoio na escola
- Palestras e Acções de Esclarecimento sobre a saúde mental nas escolas
|
2 |
Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, Amadora |
- Reforçar o número de psicólogos nas escolas.
- Implementar um programa Cheque -Psicólogo.
- Regulamentar e fiscalizar a divulgação de conteúdos na internet.
|
3 |
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Lisboa |
- Realização de palestras com a psicóloga da escola e outros profissionais de saúde, ao longo do ano, a fim de conscientizar a comunidade escolar sobre o que podemos fazer no nosso quotidiano para melhorar a nossa saúde mental, quais os problemas do foro psicológico mais comuns nos jovens e como agir em face dos mesmos.
- Introduzir técnicas de relaxamento (ex: técnicas de respiração) e yoga, em atividades escolares, em especial na disciplina de educação física.
- --
|
4 |
Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral, Sobral de Monte Agraço |
- Competências Pessoais - Conciliação de projetos extracurriculares, nomeadamente atividades de voluntariado, tendo em conta a disponibilidade das instituições e estruturas locais (como por exemplo: Bombeiros Voluntários, Câmara Municipal, Associação Popular, Santa Casa da Misericórdia, Comunidade Vida e Paz, Banco Alimentar e ainda Sociedades Recreativas e Culturais das diversas localidades).
- Âmbito Escolar - Realização apenas dos Exames Nacionais necessários para o acesso ao Ensino Superior.
- Oportunidades Externas de Crescimento Pessoal - Criação de Assembleias Municipais Jovens que organizem palestras, abrangente a toda a comunidade, que se foquem nos problemas da Saúde Mental dos Jovens
|
5 |
Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, Sintra |
- Implementação e/ou reforço de equipas multifuncionais especializadas na área da saúde nas escolas, compostas por psicólogos, nutricionistas e outros técnicos, com o objetivo de auxiliar os alunos no seu quotidiano, identificando de forma mais rápida possíveis transtornos mentais, de modo a posteriormente receberem o devido acompanhamento/ tratamento.
- Implementação de ferramentas nas escolas que visem promover e divulgar as questões da saúde mental. Exs: formação básica destinada a alunos, pessoal docente e não docente, de modo a identificarem possíveis problemas e transtornos mentais nos estudantes; workshops que promovam a socialização e comunicação entre alunos; ações de coaching motivacional que ajude os jovens a desenvolver pensamento otimista perante a vida para alcançar os seus objetivos académicos e pessoais, entre outros.
- Promover projetos nas escolas que envolvam grupos de jovens voluntários e as próprias associações de estudantes em que dinamizem palestras sobre saúde mental, que sensibilizem a comunidade escolar para a importância do tema e que possam servir de mediadores entre os seus pares e as equipas de apoio psicológico/multidisciplinar.
|
6 |
Escola Secundária de Caneças, Odivelas |
- Inclusão de uma nova disciplina curricular que aborde temas importantes para a promoção da saúde mental dos jovens e para o seu desenvolvimento pessoal e relacional.
- Criação de uma “sala do desabafo” em estabelecimentos de ensino e locais públicos com isolamento acústico com vista a preservar o direito à privacidade e libertar as tensões dos cidadão.
- Implementação e adaptação do modelo empresarial do Projeto SMART nos estabelecimentos de ensino, onde o trabalho por objetivos e recompensas associadas ao bem-estar inibiriam potencialmente situações de baixa auto-estima e de ansiedade em situações quer de testes, exames e exposição pública.
|
7 |
Carlucci American International School of Lisbon |
- Aumentar e diversificar as equipas de profissionais – psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, entre outros – que dão apoio aos jovens que sofrem de ansiedade e de outros problemas de saúde mental relacionados e/ou provocados/exacerbados pela escola.
- Aferir, regularmente, o estado da saúde mental dos discentes, docentes e pessoal não docente.
- Definir um plano de ação para a saúde mental. Este plano deveria ter um âmbito escolar e integrar todos os membros da comunidade educativa. O plano seria desenvolvido em articulação com o Programa Nacional para a Saúde Mental.
|
8 |
Escola Secundária da Azambuja |
- Ao nível escolar: primazia, no Plano Anual de Atividades, de atividades que potenciem o bem-estar físico e mental dos jovens (palestras sobre mecanismos de controlo da ansiedade e sinais de depressão promovidas por profissionais de saúde, workshops destinados à comunidade educativa; reforço na formação de professores no âmbito da saúde mental);
- Ao nível escolar: aposta, por parte do Ministério da Educação, no alargamento da rede de psicólogos escolares, em estreita articulação com as Câmaras Municipais e os Centros de Saúde;
- Ao nível concelhio: implementação de uma plataforma digital, gerida por psicólogos voluntários, permitindo aos jovens que, em regime de anonimato, possam, em momentos de maior fragilidade emocional, a ela recorrer.
|
9 |
Escola Internacional de Torres Vedras |
- Aplicação de apoio à saúde mental
Desenvolvimento de uma App (Staying Alive) para apoiar a promoção da saúde mental. Esta App destinada a toda a população, ou em alternativa uma plataforma que funciona alojada no site do SNS 24.
- Consultas de psicologia obrigatórias a partir dos 10 anos, de 2 em 2 anos, até aos 18 anos.
- Alteração do “Programa de Cidadania e Desenvolvimento” no 2.º e 3.º ciclo de escolaridade, com introdução de campanhas, palestras, quizs para sensibilizar para a saúde mental dos jovens.
|
10 |
Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Sintra |
- Criação de um Kit distribuído aos alunos, gratuitamente, em cada ano letivo, que inclua um livro informativo e prático sobre a saúde mental e os respetivos apoios .
- Investimento na capacitação de psicólogos
- Criação de um vouchers/ cheque psicólogo
|
11 |
Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra |
- Criação e de um SITE, totalmente gratuito, onde se promova uma Interação com psicólogos publicação de testemunhos de pessoas que superaram estas problemáticas, onde de incluiria uma linha de apoio de emergência através de chat, com turnos de especialistas disponíveis 24h. Na interação, as mensagens seriam privadas e o anonimato garantido
O referido site disponibilizaria ainda a publicação de frases motivacionais semanais ; de FAQ e de um centro de recursos, com os contactos de várias entidades.
- 0
- 0
|
12 |
Agrupamento de Escolas Alves Redol, Vila Franca de Xira |
- A Saúde Mental é baseada no equilíbrio das funções mentais que se traduzem em comportamentos adaptados às diversas circunstâncias. Propomos que a carga horária seja menor reduzindo os programas das disciplinas, para que os alunos tenham disponibilidade para a prática de desporto, pois muitos jovens quando chegam ao Ensino Secundário têm que a abandonar por falta de tempo, principalmente os atletas de alta competição, com treinos diários quando a mesma lhes deveria trazer equilíbrio e bem estar.
- Apesar de na moção anterior propormos a redução da carga horária, defendemos a integração da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no currículo.
Neste contexto, propomos que, por parte do Ministério da Educação, se crie Programa a nível nacional, um “Talk Together”, sustentada por um grupo de jovens voluntários coordenados por psicólogos de cada Agrupamento para ajudar os alunos em dificuldades a nível emocional, que muitas precisam de uma palavra amiga que os possa ouvir ou aconselhar.
- Como terceira Moção e porque achamos que a Escola é um lugar de confluência de potencialidades que transcende a aquisição de conhecimentos e conteúdos, propomos Formação com especialistas na área da Saúde Mental à comunidade, de modo a que se adotem estratégias na resolução de problemas de relações interpessoais e de controlo de emoções. Para este apoio propomos que as Escolas tenham mais Psicólogos Clínicos, pois para um apoio de proximidade com todos os alunos com problemas de Saúde Mental.
|
13 |
Real Colégio de Portugal |
- Propomos a criação de palestras e seminários nas escolas no âmbito da saúde mental, na tentativa de quebrar tabus no que toca à doença mental, focados na identificação de problemas e de certos sintomas, procurando, acima de tudo, ensinar a reagir de forma correta perante a exposição a situações críticas, com uma intervenção adequada. Estes cursos deverão assemelhar-se a um treino de suporte básico de vida, em que alunos e professores aprendem a lidar com situações mais graves.
- Propõem-se a criação de um Plano de Saúde Mental para as escolas portuguesas focados em três vetores de ação: aumento do número de psicólogos disponíveis para todos os alunos que sofram de transtornos mentais; sessões de avaliação psicológica para todos os alunos; criação de uma App específica para ajudar anonimamente alunos que estejam simplesmente a precisar de desabafar ou de algum tipo de apoio psicológico.
- Propomos, à semelhança do que está a ser estudado para os trabalhadores de certos setores, que os estudantes passem a estar incluídos na “semana dos quatro dias”, agilizando-se a mancha horária e os currículos das disciplinas de forma que os jovens tenham um dia a meio da semana sem aulas que possa ser utilizado para promover o seu equilíbrio mental através de uma melhor gestão do tempo e conciliação do trabalho escolar com a vida pessoal.
|
14 |
Escola Secundária de Santa Maria, Sintra |
- Formação sobre saúde mental, tanto para alunos como para professores.
- Contratação de mais psicólogos por agrupamento.
- Reunião mensal entre alunos e professores para falar sobre o que não correu bem, avaliações e propostas.
|
15 |
Colégio Miramar |
- Alteração processual do acesso ao ensino superior, através da valorização de outras componentes, tais como, cartas de recomendação ou atividades extracurriculares.
- Realização de Inquéritos de Rastreio Psicológico nas escolas, de forma a apurar o estado de saúde mental dos estudantes. Fornecendo aos estudantes, à família e às escolas os conselhos e ferramentas necessários para cada situação.
- Utilização/Criação de espaços/campos de férias que privilegiem o contacto com a natureza para a realização de atividades lúdicas, assim como de palestras relativas à saúde mental, durante um período de férias.
|
16 |
Escola Secundária Fernando Namora, Amadora |
- Consultas de psicologia em ambiente escolar com técnicos que conheçam, verdadeiramente, o ambiente escolar e os problemas dos adolescentes.
- Criação de um domínio próprio na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com a possibilidade de promoção de sessões escolares e workshops.
- Disponibilidade de equipas multidisciplinares de assistência social e psicologia clínica nas juntas de freguesia.
|
17 |
Colégio Marista de Carcavelos |
- 1. Medida «Bolsa Psicólogo para Jovens» I Criação de uma Bolsa Psicólogo para Jovens, numa parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, que possibilite a cada jovem inscrito no programa ter acesso a 6 consultas anuais gratuitas com um psicólogo clínico ou psiquiatra.
- 2. Medida «Psicólogo Itinerante para a Saúde Mental dos Jovens» I Implementação, através da criação de um sistema de carrinhas itinerantes, do serviço Psicólogo Itinerante, para concretizar o acesso dos jovens do interior do país, continental e insular, a consultas presenciais de saúde mental. Uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação com a Ordem dos Psicólogos e os Municípios.
- 3. Medida «Campanha Nacional de Promoção da Saúde Mental Jovem» I Implementação de uma Campanha Nacional de Promoção da Saúde Mental Jovem, de atuação simultânea e articulada no contexto escolar e no contexto publicitário. Contexto escolar: Palestras para consciencialização sobre questões de saúde mental e meios de atendimento já existentes. Contexto publicitário: criação shorts (30-40’’) relativos aos temas abordados no contexto escolar.
|
18 |
Instituto Profissional de Transportes |
- 1. Criação da semana da Saúde Mental – No dia 10 de outubro comemora-se o “Dia Mundial da Saúde Mental” propomos que durante essa semana, todas as escolas do país deverão dinamizar uma série de ações e atividades de sensibilização e promoção de saúde mental, procurando envolver toda a comunidade escolar e que fossem adaptadas a todos os níveis de ensino, a partir do pré-escolar. As atividades teriam de estar previstas no plano anual de atividades da escola.
- 2. Criação de uma aplicação para o telemóvel/smartwatch denominada de “Smileup” para monotorização do comportamento do utilizador nos seguintes pontos: horas de sono; níveis de stress; horas de trabalho; horas de lazer; tempo gasto com relações pessoais.
A aplicação daria um sinal de alerta caso algum parâmetro estivesse fora do expetável para manter os níveis de bem-estar, dando sugestões para reverter a situação em curso no imediato.
- -
|
19 |
EPAD - Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto |
- Reduzir em uma hora por dia o horário escolar, a partir do 3º ciclo.
- Desenvolver ações de voluntariado com periodicidade trimestral, criando parcerias entre o sistema de ensino público, particular e cooperativo e as IPSS que atuam junto dos grupos sociais mais vulneráveis.
- Incluir um(a) psicólogo(a) clínico(a) nos Serviços de Psicologia e Orientação das escolas do 3ºciclo e do ensino secundário, para a promoção da educação para a saúde e para o apoio em matéria de saúde mental.
|
20 |
Escola Básica e Secundária Rainha D. Leonor de Lencastre, São Marcos, Sintra |
- Criação do Inquérito de Observação da Saúde Mental (IOBSM), de caráter obrigatório, promovido pelo Governo, com o objetivo de obter dados individuais e reais sobre a Saúde Mental dos alunos portugueses.
- Implementação e/ou consolidação do espaço do Provedor do Aluno com a valência de apoio à Saúde Mental. A seleção dos alunos que frequentarão este espaço será feita através dos resultados do IOBSM.
- Introdução do tema Saúde Mental no programa de Cidadania, enquadrando-se no tema, já existente, Saúde.
|
21 |
Agrupamento de Escolas da Ericeira, Mafra |
- Criar gabinetes de Psicologia Clínica nos Agrupamentos Escolares
- Promover a utilização correta das Redes Sociais
- Promoção de sessões de aconselhamento para os familiares de pessoas com problemas de saúde mental.
|
22 |
Instituto de Ciências Educativas |
- Desporto escolar: Esta medida consiste na implementação, de forma gratuita, de atividade física em todas as escolas do país. Estas seriam atividades extracurriculares, opcionais, nas quais estariam disponíveis diversas modalidades que se adaptassem a diferentes perfis. É pretendida a promoção do desporto para ajudar a prevenir e melhorar a saúde mental dos estudantes, visto que o mesmo, como está cientificamente comprovado, aumenta a autoestima, reduz o stress, a depressão, entre outros fatores.
- Gabinete de Psicologia nas escolas: Esta medida consiste numa maior aposta na psicologia nas escolas, através de gabinetes onde é pretendido que cada aluno tenha um acompanhamento psicológico gratuito de livre e fácil acesso, evitando situações extremas de problemas na saúde mental. Assim, são prevenidas doenças da saúde mental e não apenas combatidas. O objetivo seria, entre outros, tornar mais próximo o contacto entre os psicólogos escolares e os alunos, tornando o seu papel mais abrangente.
- Sensibilização da comunidade educativa: A medida consiste na instrução, através de palestras e outros meios, de todos os que pertencem à comunidade educativa (alunos, professores, auxiliares, encarregados de educação, entre outros). Esta consciencialização é essencial para garantir uma sociedade informada, com capacidade de responder e identificar várias situações de degradação da saúde mental.
|
23 |
Escola Secundária de Camões, Lisboa |
- Criação de parcerias com a Ordem dos Psicólogos e Instituições de Ensino Superior que ofereçam mestrado de psicologia educacional, canalizando os estágios finais de ciclo para as escolas secundárias portuguesas.
- Reestruturação das metodologias educativas em vigor, propondo um ensino que permita explorar não só as capacidades cognitivas como também as sentimentais e criativas de cada aluno.
- Articulação de aprendizagens práticas com o modelo de ensino vigente.
|
24 |
Escola Secundária Gago Coutinho, Alverca do Ribatejo, Vila Franca de Xira |
- Criação de uma plataforma nacional de partilha de atividades lúdico-pedagógicas a aplicar em contexto de sala de aula e acessível a todos os docentes.
- Criação de uma aula livre, com a duração de quarenta e cinco minutos, na carga letiva semanal dos alunos, em todas as escolas do país.
- Criação de um Plano Nacional de avaliação psicológica voluntária, para os jovens em idade escolar.
|
25 |
Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição (Casa Pia) |
- Formação parental no âmbito da saúde mental.
- Promoção da meditação nas escolas.
- Promoção de apoio psicológico gratuito disponibilizado através de carrinhas elétricas itinerantes.
|
26 |
Escola Secundária de São João da Talha, Loures |
- Promover a possibilidade de atendimento ao nível de saúde mental nos centros de saúde de forma anónima.
- Introdução de formação para docentes e não docentes sobre como lidar com problemas de saúde mental dos jovens.
- Inserir nos programas escolares o tema da saúde mental de forma apropriada às idades nomeadamente no primeiro e segundo ciclo.
|
27 |
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, Loures |
- FACILITAR O ACESSO A CONSULTAS NA ÁREA DA PSICOLOGIA INFANTIL/JUVENIL, VIA SNS E OUTROS SUBSISTEMAS DE SAÚDE:
Igualar a comparticipação nas consultas de psicologia, à comparticipação nas consultas de medicina, por parte dos subsistemas de saúde. Conseguir uma maior contratação de profissionais direcionados aos jovens na área da psicologia, em centros de saúde e hospitais públicos, via SNS.
- FORMAÇÃO AOS RECURSOS HUMANOS D LINHA DA FRENTE. Disponibilizar formação especializada aos auxiliares e professores, de maneira a estarem aptos para intervir da melhor forma em situações adversas relacionadas com a saúde mental dos jovens na escola. Ao longo da sua carreira, os professores devem cumprir várias horas por ano de formações. Nestas horas seriam incluídas formações direcionadas para a saúde mental e à inclusão dos estudantes (contacto breve com como a língua gestual ou o braille).
- DISTRIBUIÇÃO DE VERBAS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EM CONTEXTO NÃO-LETIVO. Defendemos que o Estado deveria distribuir verbas pelas várias escolas de Portugal com a finalidade de realizar atividades no âmbito desportivo e intelectual e relacionadas com temas que preocupam os jovens na atualidade. Deste modo, os jovens ganhariam ferramentas úteis para o futuro, assim como tranquilidade e bem-estar.
|
28 |
Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, Loures |
- Dotar as escolas com o número de profissionais adequado ao universo de alunos.
- Disponibilizar formação em saúde mental aos docentes e assistentes operacionais.
- Capacitar os alunos com mecanismos de inteligência emocional nas escolas.
|
29 |
Escola Salesianos de Manique |
- Revisão da carga letiva e conteúdos, de forma a adequar as mesmas às necessidades de uma geração com múltiplos desafios e pressões.
- Projetos escolares que visem apoio aos alunos em anos de exame, com o objetivo de gestão da pressão sentida.
- Tornar mais acessíveis consultas de pedopsiquiatria e psiquiatria, nomeadamente através de tabelamento de preços ou consultas gratuitas/melhoria das condições dos seguros de saúde.
|
30 |
Escola Secundária Rainha Dona Leonor, Lisboa |
- Consultas de psicologia grátis até aos 25 anos.
- Reforçar a equipa de psicólogos nas escolas.
- Criação de uma linha de prevenção ao suicídio que funcione 24h/dia.
|
31 |
Escola Secundária António Damásio, Lisboa |
- Criação de uma linha de apoio digital em parceria com alunos a frequentar o ensino superior na área da Psicologia e outros profissionais formados na área, com a possibilidade de consultas presenciais.
- Criação de clubes facultativos, criados e geridos pelos alunos.
- Formação dos funcionários da escola, na área da saúde mental e abordagens básicas em risco de suicídio.
|
32 |
Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos |
- Contratar mais recursos humanos (equipas multidisciplinares), na área da Saúde Mental, para as escolas.
- Disponibilizar cheque-psicólogo aos jovens até ao limite de idade da escolaridade obrigatória, através do SNS (Serviço Nacional de Saúde) e consultórios aderentes.
- Implementar seis ou mais tempos letivos anuais dedicados à consciencialização sobre a importância da “Saúde Mental nos Jovens”.
|
33 |
Escola Secundária de São João do Estoril, Cascais |
- Criação de legislação que contemple a integração de psicólogos clínicos nas escolas.
- Utilização de um questionário (Google Forms), concebido por um psicólogo clínico, obrigatório para todos os alunos, de forma a rastrear os casos mais graves para uma eventual consulta.
- Realização de palestras escolares com jovens adultos que tenham passado por problemas relacionados com saúde mental e que conseguiram recuperar da doença, com vista a partilhar experiências, inspirar e sensibilizar os alunos.
|
34 |
Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Lisboa |
- Combater a desinformação online acerca da saúde mental.
- Promover a criação da consulta de rastreio da saúde mental nas escolas.
- Promover a prevenção e a deteção precoce de distúrbios mentais e de consumo de substâncias psicoativas.
|
35 |
Colégio de Stª Doroteia |
- Criação de um cheque psicológico para todas as famílias.
- Abordagem e desenvolvimento de conteúdos de boas práticas de saúde mental nas aulas de Cidadania.
- Criação de campanhas informativas como a “Carrinha da Saúde Mental” e um site informativo.
|
36 |
Escola Secundária José Afonso, Loures |
- Facilitar o acesso dos jovens a recursos de saúde mental, como terapia e aconselhamento, para que possam obter a ajuda de que precisam para cuidar de sua saúde mental;
- Sensibilizar e informar os jovens e a sociedade sobre os problemas de saúde mental, combatendo a desinformação e o desconhecimento sobre esta temática, criando condições para que os jovens tenham uma forte rede de apoio de familiares e amigos que possam fornecer apoio emocional e ajudá-los a enfrentar quaisquer desafios;
- Desenvolver atividades para os jovens, que promovam a saúde mental e o bem-estar, como atividades desportivas, musicais e atividades ao ar livre para ajudar a reduzir o stress e melhorar a saúde mental dos mesmos.
|
37 |
Externato de Penafirme |
- Articulação entre o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, permitindo a contratação de um maior número de psicólogos clínicos e educacionais através do SNS, que seriam posteriormente distribuídos pelas várias escolas do país. Cada psicólogo ao qual este projeto for atribuído terá horário completo nessa mesma escola, ou, caso tal não se justifique, será complementado com horas nas unidades locais de saúde.
- Revisão e encurtamento dos programas escolares relativos ao terceiro ciclo e secundário, eliminado os conteúdos menos relevantes para a aprendizagem dos alunos face ao panorama educativo internacional da atualidade.
- Criação de um linha telefónica pública, dinamizada pelo SNS durante todo o dia, que disponha de psicólogos pediatras com formação em problemas de saúde mental nos jovens relacionados com redes-sociais, estresse escolar e outras problemáticas atuais.
|
38 |
Agrupamento de Escolas do Cadaval |
- Tornar as linhas telefónicas de apoio psicológico disponíveis "24 horas por dia", sendo estas gratuitas e a incluir nos cartões de telemóvel, comunicação social, outdoors ou outros meios de divulgação social, de forma a facilitar o acesso a todos.
- Consultas gratuitas nos Centro de Saúde , na área da saúde mental, ou utilização de "cheque - psicólogo" em outras unidades de saúde mental, de âmbito privado.
- Obrigatoriedade da existência da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento durante todo o percurso do ensino escolar obrigatório, abordando sempre a temática da saúde mental.
|
39 |
Externato João Alberto Faria |
- Promoção da atividade física nas escolas, através da realização de torneios desportivos entre turmas e, eventualmente, entre escolas, de modo a promover o bem-estar físico e mental dos alunos.
- Organização de uma semana, por período, dedicada à saúde mental.
- Oferta, a todos os alunos, de cheques para uma ida a um psicólogo.
|
40 |
Escola Secundária Padre António Vieira, Lisboa |
- Proposta do aumento do orçamento de estado destinado à saúde mental
- Criar estruturas de saúde mental no meio escolar que promovam terapias de grupo e permitam a intervenção familiar quando adequado e necessário
- Fomentar a divulgação da informação sobre a saúde mental através de meios de comunicação diversificados.
|
41 |
Escola Secundária Vergilio Ferreira, Lisboa |
- Criação de um conjunto articulado de eventos ao longo do ano letivo, onde várias pessoas/entidades venham à escola disponibilizar ajuda, partilhar experiências e consciencializar os alunos para o tema saúde mental.
- Criação de uma disciplina lecionada desde o 1º ciclo, em que seria reforçada a importância de hábitos saudáveis no quotidiano dos alunos reforçando o bem estar e saúde mental.
- Criação de clubes escolares que promovam o bem estar e saúde mental.
|
42 |
Escola Secundária do Restelo, Lisboa |
- Promover workshops e ações/campanhas de sensibilização e formação para pessoal docente, não docente, alunos e pais de modo a eliminar os estigmas e divulgar o(s) serviço(s) de apoio que envolvam as doenças mentais.
- Estabelecer um protocolo com a junta de freguesia e parceiros sociais (e.g., ONGs) de modo a criar um serviço de apoio local que oriente tanto as famílias como os jovens visando gerir as expectativas relativamente ao desempenho escolar.
- Recomendar ao ministério da educação o incremento da contratação de psicólogos e assistentes sociais para escolas não agrupadas e agrupamentos.
|
43 |
Escola Profissional CEFAD |
- Implementar a disciplina de Psicologia nas escolas a partir do 1.º ciclo.
- Aumentar o número de técnicos de saúde mental, melhorando as suas condições laborais e salariais.
Obrigatória a disponibilização de fichas de anamnese para diagnóstico em todas as escolas e centros desportivos com a existência de psicólogos clínicos e educacionais nos mesmos.
- Obrigatória a disponibilização de fichas de anamnese para diagnóstico em todas as escolas e centros desportivos com a existência de psicólogos clínicos e educacionais nos mesmos.
|
44 |
INETESE Instituto para o Ensino e Formação |
- Obrigatoriedade de Psicólogos nas escolas: Elaboração de parcerias com associações de psicólogos ou com as faculdades de psicologia, promovendo maior acesso a apoio psicológico nas escolas.
- Implementar no plano curricular temas sobre saúde mental: A partir do 2º ciclo do ensino básico, temas sobre saúde mental devem ser inseridos nas diversas disciplinas do plano curricular, adequados e adaptados aos currículos atuais.
- Reforço da divulgação das linhas/meios de comunicação de apoio: Fomentar o conhecimento sobre as linhas de apoio nas escolas e na comunidade.
|
45 |
Colégio José Álvaro Vidal -Fundação CEBI |
- Aumentar o número de psicólogos nas escolas, assim como a sua interação com as turmas e os alunos individualmente, de modo a que a essa ação se torne mais presente, seja de forma presencial ou através de uma plataforma online de psicologia escolar. Pretende-se reforçar o apoio aos alunos assim como à restante comunidade escolar. De modo a que o apoio seja mais eficaz e eficiente.
- Reformulação do plano curricular das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Ed. Física de modo a dotar os alunos de técnicas importantes no combate autónomo ansiedade.
- De forma a diminuir a pressão que os exames exercem nos jovens, manter apenas a realização de exames para ingresso no Ensino Superior e diminuir a sua percentagem na entrada para a Universidade, bem como incluir uma valorização do enriquecimento do currículo realizado durante o ensino secundário, como por exemplo a participação em projetos e ações de voluntariado etc.
|
46 |
Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Torres Vedras |
- 1. Redução dos Programas curriculares/Aprendizagens Essenciais, da carga horária, dos momentos de avaliação formal, assim como nas tarefas extra atividades letivas. Segundo diversos estudos, recentes, a escola e ensino universitário, nas pressões que colocam aos alunos relativamente aos aspetos acima enunciados, constituem das maiores promotoras de doenças mentais nos jovens. Países com melhor desempenho escolar e maior índice de felicidade nos jovens, apresentam menor pressão .
- Reforço, divulgação e incentivo de apoios especializados de saúde mental no meio escolar. Forum on line, constituído por vasta equipa de psicólogos, que possibilite a comunicação e partilha de problemas, de forma anónima; Programas de sensibilização sobre saúde mental para a comunidade escolar e encarregados de educação; Formação acrescida para professores, técnicos e auxiliares educativos para a promoção de um ambiente mental saudável; Criação e multiplicação de atividades lúdicas.
- Apoio efetivo na área da saúde mental (nomeadamente psicólogos) amplamente alargado e gratuito no Serviço Nacional de Saúde.
|
47 |
Escola Secundária José Saramago, Mafra |
- Obrigatoriedade do lecionamento de yoga e técnicas de respiração e relaxamento em educação física: os ataques de ansiedade e de pânico, são algo que se fala muito no quotidiano, principalmente nos dias de hoje. A yoga e a meditação, são um dos melhores métodos para exercitar a mente, e em crises de ansiedade, é algo vital, que deveria ser do conhecimento de todos. O lecionamento destas técnicas, principalmente as de respiração, ajudaria os jovens a controlar melhor as suas emoções.
- • Desenvolvimento de mecanismos para detenção precoce de problemas de saúde mental concretamente o fim do analfabetismo emocional, ensinando a gerir obstáculos e frustrações para ser capaz de lidar com a derrota, o fracasso, a desilusão, colocando psicólogos nas escolas com a proporção de 1 para 200 em todos os níveis de ensino.
- . Reforma estrutural no sistema de ensino: Esta medida, apesar de ser extremamente ambiciosa, é algo que mudaria de forma muito positiva a vida dos jovens. Este novo ensino consistiria na escolha de disciplinas e não de áreas, de modo a não limitar cognitivamente, criativamente e futuramente o aluno. Os alunos teriam disciplinas de caráter geral é obrigatório, como Português, Inglês e Matemática e posteriormente poderiam escolher o resto das disciplinas, até um máximo de 8.
|
48 |
Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco,Póvoa de Santa Iria,Vila Franca de Xira |
- Regulamentação da temática da saúde mental nos planos curriculares do 1.º ciclo ao secundário, nomeadamente na área curricular de cidadania e desenvolvimento, efetivando-a devidamente adaptada a cada ciclo de ensino.
- Avaliação de rotina gratuita na área da psiquiatria até aos 18 anos.
- Investimento no serviço de psicologia das escolas, aumentando o número de psicólogos escolares.
|
49 |
Agrupamento de Escolas do Forte da Casa, Vila Franca de Xira |
- DESCIDA DA TAXA DE ALCOOLEMIA PARA 0,1 G/LITRO NO SANGUE PARA CONDUTORES JOVENS ATÉ AOS 29 ANOS DE IDADE, SOB COMINAÇÃO DE PENA DE PRISÃO ATÉ 1 ANO OU DE MULTA ATÉ 120 DIAS PARA OS JOVENS QUE APRESENTAREM VALORES SUPERIORES DE TAXA DE ALCOOLEMIA
- CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS FISCAIS A EMPRESAS QUE CONCEDAM EMPREGO A JOVENS , ATÉ AOS 29 ANOS, MEDIANTE CONTRATOS COM DURAÇÃO MÍNIMA DE 5 ANOS
- AS MEDIDAS ANTERIORES
|
50 |
Externato "Álvares Cabral" |
- Criação de um bloco letivo de desenvolvimento pessoal orientado por psicólogos, professores e/ou coaches
- Inclusão de palestras motivacionais nos programas curriculares, facilitadas por profissionais de diferentes áreas
- Implementação do tema da saúde mental nos programas curriculares desde o primeiro ciclo de escolaridade
|
51 |
Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Carnaxide, Oeiras |
- Criação de uma equipa de psicologia nas escolas (estagiários e psicólogos);
- Promoção de atividades relacionadas com a saúde mental, ou de outro cariz, em articulação com a Associação de Estudantes de cada escola;
- Criação de uma linha de apoio anónima em cada concelho do país para os jovens;
|
52 |
Externato Marista de Lisboa |
- Distribuição dos horários das diversas linhas de apoio exclusivamente psicológico (Linha SOS voz amiga, Conversa amiga, Telefone da amizade, Vozes amigas de esperança de Portugal e Voz de apoio), de modo a garantir que existem 24 horas de apoio rápido e eficiente durante todo o ano.
- Aumento do número de psicólogos contratados pelo SNS para garantir um acompanhamento contínuo de consultas de psicoterapia para jovens até aos 35 anos.
- Alargamento do período de luto aquando do falecimento de um familiar, destinado aos alunos desde o início básico ao ensino secundário. No caso da perda de um membro do agregado familiar, um aumento de dois ou cinco dias para quinze dias consecutivos. No caso de o parente não pertencer ao agregado familiar, o aumento de dois ou cinco dias para sete dias consecutivos. Este aumento seria incentivado um acompanhamento psicológico do aluno, por parte do gabinete de psicologia da escola.
|
53 |
Escola Secundária José Cardoso Pires, Loures |
- Mais programas de rastreio a doenças como, por exemplo, ansiedade, depressão e distúrbios alimentares que são os problemas com que os jovens mais lidam hoje em dia
- Programas de sensibilização aos encarregados de educação porque a negligência com a saúde mental nos jovens estudantes começa com o preconceito por parte dos adultos.
- Criação de espaços nas escolas onde os alunos pudessem relaxar, descansar em silêncio ou com música relaxante, com luz adequada e de acesso livre, mas com uma lotação definida e adequada.
|
54 |
Colégio Valsassina |
- Medida de Prevenção - Implementação da disciplina de Filosofia para Crianças no currículo escolar dos alunos do 1º ciclo do ensino básico, de modo a integrar as crianças numa comunidade de investigação, um espaço de reflexão e diálogo, onde estas aprendem a decifrar o que sentem e a definir estratégias para lidar com as suas emoções.
- Medida de Monotorização - Criação de um Grupo Interdisciplinar Direcionado para o Apoio Psicológico (GIDAP), que promova a formação de pessoal docente e não docente, no sentido de os dotar das competências necessárias para identificar e lidar com casos de alunos que possam apresentar sintomas de doença mental.
- Medida de Ação - Dinamização de um ciclo de workshops com os alunos, com o intuito de promover o autoconhecimento e a autoestima.
|
55 |
Escola Básica e Secundária Professor Armando de Lucena, Malveira, Mafra |
- Elaboração de um Plano de Saúde Mental (integrado no Plano Anual de Atividades - PAA), que inclua atividades ao ar livre, sessões de terapia
- Redefinir o ratio de alunos por psicólogo escolar, com atribuição de um cheque bem-estar para acompanhamento psicológico dos casos que requerem acompanhamento permanente.
- Criação e divulgação de linhas amigas da Saúde Mental, para jovens estudantes.
|
56 |
Instituto "Jacob Rodrigues Pereira" (Casa Pia) |
- Criação de clubes: Arte, Música e desporto.
- Existir obrigatoriamente espaços de convívio.
- Adaptar os ensinamentos /conhecimentos a temas importantes para o dia a dia.
|