1 |
Agrupamento de Escolas de Porto de Mós |
- Sensibilização para a importância da Saúde Mental.
- Implementação de um programa educacional nas escolas que integre atividades práticas e teóricas ligadas à Saúde Mental.
- Criação do "Cheque-Psicólogo" que providenciaria apoio financeiro aos alunos em consultas na área da Saúde Mental.
|
2 |
Colégio "João de Barros" |
- Integrar específica e concretamente no domínio da Saúde da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania a temática da promoção da saúde mental, promovendo, entre outros, talks sobre saúde mental dirigida por alunos.
- Atribuição de um “cheque psicólogo” com o objetivo de garantir o acesso a um conjunto de cuidados de psicologia e psiquiatria.
- Enquadramento nas aprendizagens essenciais da disciplina de Educação Física matérias como meditação ou yoga que visam o reforço e a melhoria da saúde mental dos jovens.
|
3 |
Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, Óbidos |
- Área extra-curricular sócio-emocional. Uma hora semanal, desde o pré-escolar até ao secundário, (sendo opcional no secundário) com o objetivo de aprender a gerir as emoções e comportamentos (O que sentimos? O que o provocou? O que fazer?).
- DescomplicadaMENTE (Grupo de apoio). Grupo voluntário e aberto de inter-ajuda, moderado inicialmente por um psicólogo e, numa fase posterior, por alunos.
- Não foi apresentada uma terceira medida
|
4 |
Escola Secundária Domingos Sequeira, Leiria |
- REFORMA PROGRESSIVA DO SISTEMA ESCOLAR. Realização dos exames nacionais de forma opcional, sendo utilizados apenas para entrada no ensino superior. Reformulação dos critérios de avaliação, por exemplo reduzindo o peso dos testes de 70% para 50% e aumentando o peso de trabalhos e projetos de grupo de 15%-20% para 25%-30% . Redução e reformulação dos programas escolares, para um ensino mais dinâmico, atual e prático, que incentive os alunos a aprender e desperte o seu interesse.
- CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL. Objetivos desta disciplina: Encorajar hábitos saudáveis e positivos para a saúde mental como a prática de exercício físico, meditação e o passar tempo com amigos e família. Ensinar estratégias e exercícios eficazes, de autoajuda, para lidar com o stress, ansiedade, rejeição e emoções negativas. Abordar temas importantes para o desenvolvimento pessoal como rejeição, gestão do tempo, educação sexual e relações interpessoais.
- DIVULGAÇÃO, PROMOÇÃO E GARANTIA DE APOIO PSICOLÓGICO. Divulgação/Promoção: Informar os alunos sobre a existência dos psicólogos escolares e como recorrer aos mesmos. Dinamização de rastreios periódicos e individuais aos alunos. Criação de um clube de entreajuda, dinamizado pelo psicólogo escolar. Garantia: 4. Garantir o acesso a profissionais de saúde mental a todos os alunos. 5. Criar vouchers de 5 consultas (sendo pelos menos 1 gratuita e as restantes a um preço acessível) por ano.
|
5 |
Instituto Educativo do Juncal |
- Criação da "Caixa do Segredo" em cada sala de aula, para que os alunos possam depositar, por escrito, as suas inquietações ou preocupações no âmbito da saúde mental. Esses escritos são avaliados quinzenalmente em reunião do gabinete de psicologia da escola, com vista à identificação de casos e a prevenção de comportamentos de risco.
- Criação de gabinetes de apoio e partilha de experiências, inquietações e problemas entre os jovens que enfrentam questões relacionadas com a saúde mental, com acompanhamento de técnicos especializados.
- .
|
6 |
Agrupamento de Escolas de Pombal |
- Resgatar o equilíbrio que nos foi retirado pela pandemia. Retirar a cada disciplina do currículo 5 minutos e compactar esses tempos num bloco de 45/50 minutos semanais, numa só disciplina que proporcione atividades de meditação e/ou relacionamento social, entre alunos ( Ex: yoga, jogos tradicionais, mindfulnes e outras atividades , que promovam o convívio social ).
- Reivindicar mais psicólogos e outros terapeutas ligados à saúde mental, para que possam exercer uma maior intervenção sobre os alunos e para que algumas doenças possam ser detetadas precocemente.
- Promover e organizar um departamento nas escolas, que se foque na avaliação e combate a doenças do foro da saúde mental, dos nossos alunos (atelier de arte terapia, nutricionismo e promoção da discussão dos problemas fulcrais da saúde mental).
|
7 |
Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio |
- CHEQUE PSICÓLOGO - Propõe-se uma estratégia em que cada aluno tem acesso a um psicólogo, ficando na decisão individual se se trata do psicólogo escolar, ou qualquer outro. - Este cheque pode constituir-se como uma estratégia de intervenção em espaço escolar, sem aumentar a despesa pública com a contratação de mais psicólogos, devendo, em vez disso, serem estabelecidas parcerias com a Ordem dos Psicólogos, Hospitais ou Centros de Saúde.
- MAIOR INTERVENÇÃO DOS ALUNOS NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR - Desenvolvendo o que se prevê nos Decretos Lei 54 e 55/2018, de 6 de julho, permitir que os alunos do Secundário participem na preparação / organização do ano letivo, nos termos definidos para a Flexibilidade e Autonomia (em que cada Agrupamento pode gerir até 25% da carga horária) em função de projetos / metas estabelecidos. Permitir menos tempos letivos e mais autonomia na gestão desses tempos (maior dinamização).
- Organização de Palestras / Workshops no âmbito da Saúde Mental. - Propor aos Diretores dos Agrupamentos de Escolar mapas anuais com a organização de Palestras / Workshops em função de temas propostos pelos alunos.
|
8 |
Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Leiria |
- Apoio financeiro e promoção de projetos e iniciativas que estimulem o autoconhecimento e a literacia emocional dos jovens, de modo a proporcionar ferramentas a fim de prevenir distúrbios mentais e ultrapassar futuros obstáculos, de forma autónoma.
- Disponibilização de serviços de psicologia clínica para a comunidade escolar de forma a fomentar relações sociais saudáveis, na medida em que estas desempenham um papel fulcral na saúde mental dos adolescentes.
- Criação de um espaço público de socialização, físico ou online, para debate de ideias entre jovens na presença de um moderador (psicólogo ou outro técnico especializado) com o intuito de partilhar experiências, abrindo horizontes.
|
9 |
Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal |
- Organização de Sessões de Esclarecimento, Palestras, Workshops e Formação, a desenvolver junto das comunidades escolares
- Implementação do "Dia do Relaxamento" nas escolas, disponibilizando atividades e dinâmicas a todos os membros da comunidade
- Criação do tema "Saúde Mental e Esclarecimento" [SME], como conteúdo transversal, a ser incluído nos Planos Curriculares e Projetos Educativos das escolas
|
10 |
Agrupamento de Escolas São Martinho do Porto, Alcobaça |
- Contratação de mais Psicólogos de forma a que haja um acompanhamento individual e em grupo ao longo do ano letivo. Os alunos serão inquiridos no início das atividades escolares acerca do interesse neste tipo de apoio. Será ainda criado um site para partilha de problemas de forma anónima se assim os alunos entenderem.
- Criação de um Mental Heath Checkup, que funcionará anualmente de forma gratuita e que será financiado pelo Estado Português e destinado a todos os jovens com idades até aos 18 anos.
- Criação de Workshops sobre diferentes profissões, ou seja, promover o conhecimento do mundo do trabalho através de profissionais que partilhem as suas experiências laborais. Com esta medida entendemos que os alunos ficam mais confiantes após adequirirem conhecimento sobre o mercado do trabalho e isso ajudará a escolher melhor o seu percurso profissional.
|
11 |
Externato Cooperativo da Benedita |
- Criar condições para uma intervenção precoce em matéria de Saúde Mental com maior acompanhamento psicológico das crianças em contexto escolar.
- Repensar a matriz dos currículos escolares com vista à diminuição do tempo que os jovens passam na Escola.
- Aumentar o número de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde.
|
12 |
Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Delegação Alvaiázere |
- Criação de consulta aberta em saúde mental para crianças/jovens e adultos nas unidades de saúde familiar.
- Uma maior divulgação sobre a saúde mental: nas escolas, nos municípios, nas associações, nas empresas, nos centros de saúde, nos hospitais, entre outros.
- Encaminhamento direto pelos técnicos das escolas e/ou professores para profissionais da área da saúde mental. Poder encaminhar diretamente para consultas hospitalares, sem ter de recorrer a médicos de família.
|
13 |
Escola Secundária José Loureiro Botas, Vieira de Leiria, Marinha Grande |
- Criação de um consultório público e gratuito de apoio à saúde mental com voluntários, disponíveis a ouvir a ajudar as pessoas afetadas por problemas mentais ou relacionados com a saúde mental.
- Garantia e/ou reforço dos Serviços de Psicologia para todos os agrupamentos do país.
- Realização de ações de sensibilização e dinamização de atividades visando promover ambientes seguros e de apoio que promovam o bem-estar e o desenvolvimento pessoal no âmbito dos quatro grandes pilares da saúde mental: Alimentação; Higiene do sono; Atividade física; Relacionamento interpessoal.
|
14 |
Escola Profissional e Artística da Marinha Grande |
- Organização de um sistema de apadrinhamento de novos alunos, em que os alunos do 11.° ano apadrinham os alunos que entram no 10.º ano, com o objetivo de os acolherem e integrarem na escola. A madrinha/o padrinho apresenta a escola e os seus serviços, explica as regras da escola e ajuda a entrar nas plataformas digitais necessárias, e ainda organiza atividades com outros/as padrinhos/madrinhas, para que os novos alunos possam conhecer-se e socializar, evitando o isolamento.
- Organização de atividades para consciencializar e combater a violência no namoro, nomeadamente, peças de teatro relacionadas com o tema e a criação de uma linha de apoio anónima em cada escola para que a vítima possa pedir ajuda e depois ser encaminhada, se assim o entender, para os serviços de especialidade, ou para alguém que assista ou tenha conhecimento de casos de violência no namoro entre os colegas de escola, possam alertar para essas situações.
- Criação de um grupo de apoio psicológico na escola, através de uma reunião semanal com a duração máxima de 1 hora e 30 minutos com a Psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação. Esta reunião tem como objetivo abordar temas pedidos pelos alunos ou sugeridos pela Psicóloga e serão trabalhados através de dinâmicas de grupo práticas, de modo a facilitar a expressão de ideias e emoções. Semanalmente irão os alunos que pretenderem, no número máximo de 15.
|
15 |
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral |
- Criar um site onde se pudesse, de forma anónima ou não, falar com um profissional para que seja possível ao público expor as suas dúvidas relativamente a como agir perante um distúrbio psicológico, e no mesmo site divulgar a existência dos que já existem.
- Ajudar os jovens a descobrir as atividades que promovem o seu bem estar físico e psicológico com a orientação da psicóloga escolar e dos seus tutores.
- Criação de um cheque consulta (de psicologia) que seria implementado nas escolas à semelhança do cheque dentista.
|
16 |
Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira, Leiria |
- Implementação de hábitos de vida saudáveis através do recurso a passeios pedestres, técnicas de meditação, Yoga e outras que possam surgir. Este programa poderia ter lugar nas aulas de Educação para a cidadania, ou em outros momentos a definir pelo Plano de Atividades da Escola. O objetivo é desenvolver terapias/ ocasiões para ajudar o controlo emocional e mental dos jovens.
- Gaming e saúde mental: Atribuir um maior relevo às preferências das pessoas com perturbações na saúde mental, por exemplo, ao implementar estratégias que têm por base a utilização das novas tecnologias, nomeadamente os chamados “ serious games”, capazes de reabilitar pessoas que sofrem de depressão e ansiedade, melhorando a sua capacidade de concentração, memória, conexão e proporcionando o treino de comportamentos num ambiente digital a fim de posteriormente ao aplicarem em situação real.
- Disponibilização de um "cheque psicólogo", à imitação do que é feito com os "cheques dentista", para diagnóstico da saúde mental dos jovens estudantes. Estes cheques seriam entregues em diversas fases do percurso académico, visando proporcionar o início de um acompanhamento psicológico enquadrado, regular, económica e geograficamente acessível.
|
17 |
Escola Básica e Secundária de Guia, Pombal |
- Contratação de mais psicólogos, de especialidade clínica, no sector público (escolas, hospitais e centros de saúde)
- Formação do pessoal docente para abordagem do tema da saúde mental em contexto de sala de aula com os alunos
- Disponibilização de cheques de consulta de psiquiatria/psicologia
|
18 |
Escola Técnica Empresarial do Oeste |
- Criação desde o ensino básico e extensível ao ensino profissional, de uma disciplina obrigatória, com carga horária de 1 hora semanal, mas sem avaliação, que promova a vida saudável, o desenvolvimento pessoal e a saúde mental, onde sejam desenvolvidas atividades práticas com vista à promoção da vida saudável e prevenção da doença mental.
- Criação de um Gabinete permanente de Psicologia nas Escolas, incluindo escolas profissionais, com competência de psicoterapia e em coordenação com os serviços locais da saúde para acompanhamento individualizado, dos casos sinalizados pelos gabinetes escolares.
- Criação de um rastreio nacional de saúde mental nas escolas, a iniciar no ensino básico e abrangendo todos os níveis de ensino, incluindo o ensino profissional.
|
19 |
Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande |
- Contratação de maior número de psicólogos para o Sistema Nacional de Saúde e para as escolas.
- A área da psicologia passar a ser, uma área de saúde, comparticipada pelo Sistema Nacional de Saúde.
- Realização de palestras, que desmistifiquem as doenças mentais, que incluam toda a comunidade escolar educando-a a falar de forma respeitadora (online e pessoalmente) e promovendo projetos de educação emocional e psicológica através de diversos meios.
|
20 |
Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Sede |
- 1. Adaptação dos Gabinetes criados nas escolas para Isolamento Covid-19 em "Salas Zen".
- 2. Criação do Cheque Saúde Mental ("Mente em Movimento").
- 3. Desenvolver técnicas de Mindfulness num espaço próprio existente na escola.
|
21 |
Escola Secundária Pinhal do Rei, Marinha Grande |
- Para promover m diagnóstico e intervenção correta e assertiva propomos a criação de um formulário anónimo e palestras facultativas para os estudantes do 3+º ciclo e 11º ano sobre desenvolvimento juvenil e saúde mental, analisado por técnicos de proximidade, com capacidade de intervenção adequada aos resultados.
- Apostar num plano de formação de professore, de modo a que estejam aptos a responder rápida e eficazmente, a eventuais circunstâncias de urgência como ataques de pânico e crises de ansiedade.
- Proporcionar aos agrupamentos de escolas uma maior disponibilidade de profissionais na área da saúde mental.
|
22 |
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria |
- Organização e realização de palestras e workshops dentro das comunidades escolares, dirigidas aos encarregados de educação, alunos, professores e assistentes operacionais, visando promover a saúde mental, apresentar a influência negativa dos agentes externos/internos e perigos para a manutenção e estabilização desta, a prevenção ao suicídio, os efeitos das redes sociais na saúde mental dos jovens, entre outros temas que possam ser de interesse da comunidade.
- Incentivo e divulgação de projetos e iniciativas, como a candidatura das escolas à Academia Ubuntu, o recurso à aplicação 29k JFN, que visem a promoção da saúde mental, partindo da valorização da interdependência e da solidariedade, do autoconhecimento psicológico, garantindo o apoio direto às adversidades e problemas mentais enfrentados pelos jovens, através do conhecimento interpessoal.
- Criação de um cheque-psicologia, de forma a garantir que todos os alunos tivessem a oportunidade e acesso gratuito a uma análise psicológica ou cuidados em entidades privadas, de modo a permitir a inclusão de todos os alunos, especialmente os alunos estrangeiros que facilita a adaptação e integração.
|
23 |
Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha |
- Aproveitar as Aulas e/ou os Projetos de CeD para que os alunos, apresentando anonimamente (por escrito, numa caixa de sugestões) um problema que os afeta, possam debatê-lo no seio da turma e, assim, pela mediação da interação com o grupo, elaborá-lo e resolvê-lo.
- No âmbito do projeto PESES dever-se-ia dar mais centralidade ao tema da Saúde Mental, lançando iniciativas, junto dos alunos e da Comunidade Educativa, sobre a prevenção da doença mental. Sendo a sexualidade um fator central na Saúde Mental, esta deveria ser abordada mais numa perspetiva psicoafetiva e não tanto numa perspetiva focada nas questões de fisiologia da reprodução.
- As direções das escolas deveriam poder contratar mais psicólogos, em particular especializados na área clínica, para intervirem junto dos alunos, no sentido de despistarem e prevenirem distúrbios do comportamento que afetam o bem-estar e o rendimento académico destes.
|
24 |
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha |
- Aumento na redução dos custos dos serviços de psicologia com ADSE, de 10% para 50%.
- Possibilidade de encaminhamento direto dos alunos, por parte dos psicólogos escolares, para serviços de psiquiatria/pedopsiquiatria.
- Criação de um cheque-psicólogo, a fim de permitir ao Estado que comparticipe nos custos de consultas de psicologia no setor privado.
|
25 |
Agrupamento de Escolas de Batalha |
- Criação de um “Programa de Educação para a Saúde Mental" (módulo de formação) de lecionação e frequência obrigatória por parte dos alunos a partir do 5.º ano, sendo que este seria lecionado por professores que detinham formação prévia. Os conteúdos programáticos seriam abordados, sempre que possível, de forma interdisciplinar.
- Introdução de novas modalidades desportivas no Programa Curricular de Educação Física, que promovam o relaxamento e o autocontrole, tais como Yoga, Pilates, Karaté e Muay Thai. Embora as modalidades não se foquem nas questões do desporto de grupo ou na orientação espaço -temporal, permitem o equilíbrio entre a mente e o corpo, o autoconhecimento e o controlo de impulsos.
- Criação de uma rede de partilha entre os jovens que se operacionalizaria através de um espaço físico na escola onde os alunos poderiam relaxar (através de pintura de mandalas ou de meditação), partilhar experiências de vida, expor os seus problemas
e dar ao outro uma palavra conselheira e amiga. Esse espaço poderia estabelecer protocolos com a comunidade envolvente de forma serem dinâmicos e promotores de atividades.
|
26 |
Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, Alvaiázere |
- Ações de sensibilização dirigidas aos professores, pela Psicóloga escolar ou alguém especializado, com o objetivo de capacitar os professores para as temáticas da saúde mental nos adolescentes e jovens.
- Alteração dos critérios de seriação para ingresso na faculdade, valorizando também competências transversais e não em exclusivo as médias académicas.
- Criação de um tempo de conversa aberta entre os estudantes, para falarem de emoções que sintam no dia a dia, sustentadas e supervisionadas por estruturas escolares.
|
27 |
Escola Secundária D. Inês de Castro, Alcobaça |
- Site de apoio psicológico ( chat anónimo; apoio informativos e documental)
- Semana da saúde mental (workshops, palestras)
- Benefícios no acesso à saúde mental no cartão de estudante (cartão escolar)
|
28 |
Escola Básica Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria |
- Criação de uma app de Saúde Mental que te permita aos adolescentes e jovens aceder, de forma totalmente gratuita, a ferramentas de base científica onde podem encontrar suporte para a sua saúde mental e possam desenvolver competências que lhes permitam viver com maior equilíbrio emocional.
- Executar intervenções nos estabelecimentos de ensino: criação de espaços de maior conforto e segurança e promover mudanças organizacionais com vista a possibilitar um ambiente psicológico seguro e positivo;
- Desenvolver e aplicar nas escolas e nas comunidades programas de prevenção de violência em geral, a violência sexual nos adolescentes.
|