1 |
Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, Ílhavo |
- A contratação de mais psicólogos.
- Criação de um podcast que, exponha problemas /conquistas.
- 3. A criação, nas escolas, de um Projeto de Educação para a Saúde Mental.
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2 |
Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis |
- Criação e implementação do PEPSM (Programa Educativo de Promoção da Saúde Mental) nos anos de escolaridade obrigatória
- Implementação de campanhas geridas a nível municipal, para promoção de bons hábitos individuais e coletivos, de modo a que em cada município, existam espaços seguros de partilha e de apoio.
- Rentabilização dos recursos financeiros do Estado, com aplicação de uma parte do Orçamento da Saúde na criação de um fundo de pesquisa que vise a potencialização dos mecanismos atuais de combate às graves lacunas no setor da saúde mental
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3 |
Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro |
- Contratação de mais Psicólogos para as Escolas/Agrupamentos.
- Mais apoios para os alunos que vão ou frequentam a Universidade.
- Mais Psicólogos no atendimento do SNS.
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4 |
Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro |
- Caixa de desabafo
- Psicólogo clinico
- Atividades físicas diferenciadas
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5 |
Escola Secundária de Arouca |
- Reforçar as equipas de psicologia nas escolas portuguesas com a criação de um clube terapêutico para proporcionar mais meios e/ou oportunidades de ouvir e apoiar os jovens.
- Criar e tornar obrigatória a frequência de uma disciplina autónoma de “Educação para a Cidadania” também para o Ensino Secundário que iria substituir um tempo académico mensal. Das aprendizagens essenciais deveriam constar temas da atualidade e o incentivo de momentos de convívio entre os jovens bem como a dinamização da realização de atividades culturais e a criação de planos de estudo individuais organizados.
- Estabelecer parcerias entre diferentes ministérios (saúde/educação/cultura) com as autarquias para a organização de palestras e conferências no sentido de sensibilizar e ajudar os pais na deteção de problemas de saúde mental dos filhos e possível encaminhamento para a sua resolução.
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6 |
Escola Profissional de Aveiro |
- Criar linhas de apoio, a nível nacional, onde psicólogos poderão dar encaminhamento, para o sistema nacional de saúde, nas suas várias valências, de forma que os jovens não estejam sozinhos nas suas batalhas.
- Aumentar o número de pessoal qualificado nos gabinetes de apoio psicológico/ vocacional existentes nas escolas.
- Criar condições, físicas e monetárias, para o desenvolvimento de atividades extracurriculares, no âmbito cultural, desportivo e artístico.
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7 |
Escola Secundária José Estevão, Aveiro |
- Criação de equipas interdisciplinares, tuteladas pelas coordenações regionais de saúde mental, que integrem profissionais de diversas áreas, nomeadamente psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e professores, que desenvolvam atividades relacionadas com a proteção da saúde mental dos jovens e analisem as cargas horárias de maneira que os alunos tenham maior rendimento escolar e aproveitamento da sua vida social.
- Disponibilização, em todos os estabelecimentos de ensino, de check-ups individuais dos alunos com psicólogos, a ocorrer periodicamente, de 2 em 2 meses, de forma continuada e obrigatória, para que estes possam fazer uma breve triagem aos alunos e posterior encaminhamento quando necessário.
- Disponibilização, por parte das escolas, de grupos informais de alunos com dificuldades de integração, de modo que estes tenham um espaço aberto para se entreajudarem na ultrapassagem dessas dificuldades, falando, compreendendo o outro e partilhando dúvidas e experiências. Estes grupos poderiam recorrer a profissionais com experiência na área (psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e professores voluntários).
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8 |
Centro de Educação Integral |
- Criação de espaços de promoção da saúde mental na comunidade (com artes, música, desporto, cultura, etc.)
- Consultas de rastreio anual de saúde mental comparticipadas pelo Estado aos jovens
- Campanhas sobre a saúde mental, gestão de conflitos nas redes sociais e espaços culturais jovens.
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9 |
Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada |
- Combater o estigma e a discriminação relativa à saúde mental – propomos que nas escolas, sejam criadas equipas de alunos, com o apoio do Gabinete de Apoio Psicossocial, para dinamizar junto dos colegas palestras sobre a questão da saúde mental, mas também atividades que dotem os jovens com competências que vão permitir lidar e resolver problemas e a gestão de relações interpessoais e de controlo das emoções. Combatendo, assim, o estigma e a discriminação
- Criação de uma bolsa de especialistas na área da saúde mental - tendo em conta que o número de jovens com alguma perturbação mental, pós-pandemia aumentou, bem como os pedidos de ajuda nas escolas, não tendo estas recursos suficientes para dar resposta a todos os pedidos, seria importante que as câmaras municipais criassem uma bolsa de psicólogos e outros terapeutas que estivessem disponíveis para a população jovem. Estes centros deveriam estar, preferencialmente, situados junto a escolas
- Dinamização de atividades de combate ao isolamento social e ao sedentarismo - os ginásios junto dos polos escolares poderiam criar parcerias com as escolas, a fim de, em horário escolar, dinamizar atividades para os alunos e reduzir o preço das mensalidades para jovens até aos dezoito anos.
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10 |
Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira |
- Criação do projeto nacional “Mexe esses pirolitos!”
- Criação do gabinete “Tá-se bem…”
- A Escola candidata-se com 2 medidas
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Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Aveiro |
- Espaço + Nós = Sessões de terapia de grupo e implementação de atividades dinâmicas de autoconhecimento a dinamizar nas escolas (pintura, música, exercícios de relaxamento etc), orientadas por um profissional de saúde, em parceria com serviços de saúde pública (Centros de saúde e Hospitais).
- Ações de promoção = Workshops, palestras, de modo a que os alunos aprendam a ser autossuficientes na resolução de problemas precoces, bem como na formação de tutores para acompanhamento de alunos (alunos seguidos por voluntários formados) e sensibilização de professores, alunos e famílias para os problemas da saúde mental.
- Depois do secundário = Sessões de convívio de alunos do secundário com alunos universitários que visem um contacto antecipado com a vida académica. Visitas guiadas ao espaço universitário (em parceria com Universidades).
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12 |
Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação |
- Oferecer uma consulta de carácter facultativo, para todas as pessoas, no centro de saúde mais próximo e caso o paciente seja diagnosticado com algum problema mental ser-lhe oferecido um voucher para um centro de meditação mais próximo.
- Diminuição, nas Escolas, do número máximo de tempos letivos por dia (6 horas).
- Só fazer exames de ingresso necessários ao curso escolhido para o ensino superior. Quem não quiser prosseguir estudos e entrar para o ensino superior não realiza exames nacionais, diminuindo assim a pressão escolar.
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Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis |
- A lei exige, como recomendado pela Ordem dos Psicólogos, o rácio de 1 psicólogo para 500 alunos, o que não está a ser cumprido. Atualmente a maioria dos psicólogos nas escolas tem apenas contratos anuais através de fundos comunitários, o que não garante a progressão na carreira nem a efetividade dos mesmos. Propomos alterar o Orçamento de Estado de modo a beneficiar o Ministério da Educação para a contratação de mais psicólogos escolares.
- A saúde mental ainda é um tema que precisa de ser normalizado. A criação de palestras e workshops a nível do ensino básico seria uma maneira de sensibilizar os alunos acerca do assunto e dos problemas associados. Já as reuniões para os encarregados de educação teriam como objetivo sensibilizar e consciencializar, fornecendo-lhes também bases/métodos para ajudar os educandos/alunos em questões relacionadas com a saúde mental.
- Incorporação do tema da Saúde Mental como domínio obrigatório no âmbito cidadania e desenvolvimento, sempre que possível com a presença de especialistas na área.
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14 |
Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo |
- 1. Criação de um clube nas escolas, coordenado pelo SPO, que dinamize diversas atividades no âmbito da saúde mental focadas no diagnóstico feito a partir do levantamento regular de informações, através de um questionário online, acerca do estado de saúde mental dos alunos.
- 2. Dinamização de workshops direcionados a toda a comunidade educativa sobre temáticas de saúde mental, com o intuito de os dotar de conhecimentos e estratégias para agirem e acompanharem os alunos, por exemplo, em situações de ansiedade e também orientar os alunos para combater o estigma social associado à saúde mental.
- 3. Criar uma plataforma de apoio online com o intuito de gerar uma corrente de entreajuda monitorizada por profissionais da área da saúde mental, na qual os jovens também tenham a possibilidade de comunicar, sem precisarem de se expor.
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15 |
Instituto Profissional da Bairrada |
- Sugerimos que os professores e educadores de infância tenham na sua formação inicial uma disciplina totalmente dedicada a problemas de saúde mental dos seus alunos.
- Implementação de ações de formação/ sensibilização para os pais e restante família sobre a saúde mental das crianças e jovens, que poderão ter lugar nas escolas, juntas de freguesia ou nos centros de saúde.
- Implementar mais atividades ao ar livre obrigatórias nas escolas, relacionadas com a prática de exercício físico e/ ou dinâmicas de grupo.
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16 |
Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga |
- 1. Melhor distribuição dos dias de férias ao longo do ano letivo;
- 2. Promover a capacitação dos pais/encarregados de educação para lidar com os filhos;
- 3. Oferta de apoio psicológico nas escolas, em todos os níveis de ensino, sob forma de atividades dinâmicas.
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17 |
Agrupamento de Escolas de Ovar Sul |
- Plataforma on line com um (a) Psicólogo (a)
- Formação sobre Saúde Mental para toda a Comunidade Educativa
- Promoção de atividades de convívio entre a comunidade escolar
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Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira |
- Implementação, no plano de saúde individual de crianças e jovens, dos 5 aos 18 anos, de consultas médicas anuais de acompanhamento psicológico, com caráter obrigatório, promovidas pelo Serviço Nacional de Saúde, e disponibilização de mais psicólogos clínicos nos Centros de Saúde.
- Criação de um dia temático, como uma prática habitual, nos estabelecimentos de ensino públicos, em todos os ciclos de estudo, durante o Setembro Amarelo, que assinala o Mês da Prevenção do Suicídio, com um conjunto de abordagens multifacetadas, sob a alçada das escolas nacionais, das Câmaras Municipais e do programa «Parlamento dos Jovens», alterando, assim, a cultura escolar.
- Necessidade de se apostar, mais decididamente, em políticas de Saúde Mental Escolar, através da criação de equipas de orientação psicológica e da implementação de programas de apoio às relações parentais e de desenvolvimento da autoestima, atendendo ao seu carácter prioritário no seio da comunidade estudantil.
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19 |
Escola Secundária de Mealhada |
- Realização de palestras e campanhas de sensibilização sobre a importância da saúde mental nas várias faixas etárias.
- Acompanhamento psicológico clínico contínuo nas escolas e nos locais de trabalho.
- 3. Criação de clubes temáticos de diferentes áreas no âmbito do Projeto “Dia verde”
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20 |
Escola Secundária de Estarreja |
- Integrar mais psicólogos clínicos nas escolas de forma a garantir um acompanhamento de maior proximidade aos alunos, requisito essencial à identificação e prevenção atempada de obstáculos ao equilíbrio psíquico e emocional dos discentes.
- Realização de estudos que avaliem o "estado de saúde " da escola- Será a escola um espaço saudável? - dadas as exigências múltiplas, os desgastes e conflitos existentes nesse espaço.
- Integrar o tema da saude mental na agenda do PES ( Projeto de educação para a saúde) de forma a garantir uma maior sensibilização da comunidade escolar face ao tema: realização de dinâmicas de grupo que desconstruam os preconceitos sobre a questão e a "normalizem"
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21 |
Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, Santa Maria da Feira |
- Criação de um cheque-psicólogo, para valorização da saúde mental e garantir o acesso a serviços qualificados ligados à psicologia.
- Dinamização de ações de formação, orientadas por psicólogos capacitados, para os encarregados de educação, pais e educadores.
- Reforço da presença do gabinete de apoio ao estudante, nas escolas, assente na colaboração entre psicólogos, docentes e assistentes de ação social.
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22 |
Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, Ovar |
- Criação de um dia temático não letivo, relativo à Saúde Mental.
- Reforço do apoio psicológico aos jovens, criando um site ou fórum numa rede social, que permita a interação com profissionais da área da psicologia.
- Atribuição de um vale para uma consulta gratuita com um psicólogo.
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Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva |
- Avaliação psicológica para alunos que deverá ser feita por psicólogos clínicos, na escola, com parceria exterior (unidades primárias), cumprindo o rácio proposto pela Federação Europeia de Associações de Psicólogos de 1 psicólogo por 1000 alunos. Em escolas cujo rácio não possa ser cumprido, aplicar-se-á um “cheque-psicólogo” aos alunos.
- Projetos dirigidos a crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo de modo a trabalhar a compreensão e a gestão emocional, promovendo a inteligência emocional das mesmas e a melhor comunicação no futuro de possíveis problemas de saúde mental.
- Criação de uma base nacional com psicólogos formados em orientação vocacional, de modo a aumentar o apoio em termos de saídas profissionais para pessoas com perturbações mentais permanentes.
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24 |
Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, São João da Madeira |
- Implementação de uma atividade escolar que, em sessões periódicas, permita a abordagem de temas relativos à saúde mental, com diversas sessões práticas (palestras, jogos, dinâmicas de grupo, etc.) destinadas a diferentes faixas etárias.
- Implementação de um sistema de correspondência anónima entre a psicóloga escolar e os alunos, de forma a, mantendo a confidencialidade, potenciar a ajuda psicoterapêutica.
- Realização de sessões formativas para o corpo docente e para os assistentes operacionais no sentido estarem preparados para agir, de imediato, em situações de ocorrência de casos de ataques de pânico, surtos psicológicos, psicoses, etc.
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25 |
Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca, Murtosa |
- Promoção da redução da carga letiva global
- Criação do SAPE (Sistema de Apoio Psicológico Escolar)
- Criação do Programa de Equilíbrio Digital
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26 |
Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha |
- Mental Hour - sessões periódicas, regulares, conduzidas por um psicólogo, junto dos alunos do 1º e 2º ciclos para o desenvolvimento de bons hábitos de saúde mental.
- Cheque psicologia - cheque distribuído a todos os alunos do básico e secundário para 3 consultas/ano.
- Life skills - Criação de uma plataforma digital, gerida por psicólogos, onde os jovens possam partilhar os seus pedidos de ajuda de forma anónima.
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27 |
Escola Básica e Secundária de Fajões, Oliveira de Azeméis |
- Questionário online sobre sintomas de ansiedade e depressão, nominal, trimestral e do conhecimento apenas do próprio e do psicólogo escolar.
- Cheque psicólogo.
- Educação Socioemocional - Espaço/tempo para aprendizagens socioemocionais.
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28 |
Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro |
- 1. Criação de um fórum/plataforma digital (a nível regional), que constitua um centro de ajuda/informação imediata, de fácil acesso, em que os alunos, anonimamente, possam contactar psicólogos especializados.
- 2. Ações de formação de sensibilização para problemas relacionadas com a saúde mental, tendo como público-alvo os docentes da comunidade escolar, assim como aplicação de formações práticas por profissionais especializados ao corpo estudantil.
- 3. Inserção de consultas regulares no âmbito da psicologia com profissionais qualificados para tal (psicólogos) no núcleo de cada empresa, incluindo os estágios.
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29 |
Escola Secundária de Vagos |
- Implementação obrigatória no calendário escolar de um dia dedicado à Saúde Mental nos Jovens.
- Diminuição do rácio de colocação de psicólogos vocacionais e clínicos nas escolas com a realização do estágio profissional para os recém-formados.
- Reorganização do calendário escolar.
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30 |
Agrupamento de Escolas Águeda Sul |
- Promoção de atividades, dentro do horário, que promovam o bem-estar, ajudando a reduzir o stress e a ansiedade nos jovens
- Criação de um site (divulgado nos sites das escolas), na qual as pessoas possam expor, anonimamente, os seus problemas e preocupações de modo a poderem ser ajudados por outras pessoas (psicólogos e aqueles que passam pelo mesmo)
- Dar formação aos professores e encarregados de educação, com o objetivo de os mesmos aprenderem a lidar com o stress e ansiedade dos jovens
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31 |
Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda |
- Ações de formação sobre saúde mental e gestão de emoções para docentes, não-docentes e encarregados de educação, realizadas por especialistas na área da saúde mental, com o objetivo de desenvolver na comunidade escolar ferramental que no apoio ao jovens numa primeira fase.
- Criação de uma disciplina no âmbito da saúde mental e na gestão da emoções dos alunos do ensino secundário . Esta disciplina seria trabalhada por profissionais especializados e multidisciplinares. E ainda, a introdução de competências e aprendizagens de gestão das emoções desde o pré-escolar.
- Criação de equipas de apoio concelhias, que tem como função a montagem de linhas telefónicas de apoio e equipas de moderação, incluídas por diversos profissionais como psicólogos e assistentes sociais. Estas equipas orientam os jovens e encaminham-nos para um acompanhamento especializado ao nível de saúde mental. As câmaras municipais deverão estabelecer parcerias com a Ordem dos Psicólogos, SNS e parcerias público privadas com o objetivo de operacionalizar o apoio e tratamento aos jovens.
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Escola Básica e Secundária de Anadia |
- Incorporar na comunidade educativa, formação na área da saúde mental, permitindo a deteção e abordagem básica de cenários de crise.
- Aplicação a toda a comunidade escolar de questionários, validados cientificamente, sobre saúde mental.
- Contratação de psicólogos clínicos para formação e atendimento, em regime de rotatividade, nas escolas da mesma área geográfica.
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