Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Aveiro


N.º Escola Medidas
1 Escola Secundária de Gafanha da Nazaré
  1. A contratação de mais psicólogos.
  2. Criação de um podcast que, exponha problemas /conquistas.
  3. 3. A criação, nas escolas, de um Projeto de Educação para a Saúde Mental.
2 Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis
  1. Criação e implementação do PEPSM (Programa Educativo de Promoção da Saúde Mental) nos anos de escolaridade obrigatória
  2. Implementação de campanhas geridas a nível municipal, para promoção de bons hábitos individuais e coletivos, de modo a que em cada município, existam espaços seguros de partilha e de apoio.
  3. Rentabilização dos recursos financeiros do Estado, com aplicação de uma parte do Orçamento da Saúde na criação de um fundo de pesquisa que vise a potencialização dos mecanismos atuais de combate às graves lacunas no setor da saúde mental
3 Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro
  1. Contratação de mais Psicólogos para as Escolas/Agrupamentos.
  2. Mais apoios para os alunos que vão ou frequentam a Universidade.
  3. Mais Psicólogos no atendimento do SNS.
4 Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro
  1. Caixa de desabafo
  2. Psicólogo clinico
  3. Atividades físicas diferenciadas
5 Escola Secundária de Arouca
  1. Reforçar as equipas de psicologia nas escolas portuguesas com a criação de um clube terapêutico para proporcionar mais meios e/ou oportunidades de ouvir e apoiar os jovens.
  2. Criar e tornar obrigatória a frequência de uma disciplina autónoma de “Educação para a Cidadania” também para o Ensino Secundário que iria substituir um tempo académico mensal. Das aprendizagens essenciais deveriam constar temas da atualidade e o incentivo de momentos de convívio entre os jovens bem como a dinamização da realização de atividades culturais e a criação de planos de estudo individuais organizados.
  3. Estabelecer parcerias entre diferentes ministérios (saúde/educação/cultura) com as autarquias para a organização de palestras e conferências no sentido de sensibilizar e ajudar os pais na deteção de problemas de saúde mental dos filhos e possível encaminhamento para a sua resolução.
6 Escola Profissional de Aveiro
  1. Criar linhas de apoio, a nível nacional, onde psicólogos poderão dar encaminhamento, para o sistema nacional de saúde, nas suas várias valências, de forma que os jovens não estejam sozinhos nas suas batalhas.
  2. Aumentar o número de pessoal qualificado nos gabinetes de apoio psicológico/ vocacional existentes nas escolas.
  3. Criar condições, físicas e monetárias, para o desenvolvimento de atividades extracurriculares, no âmbito cultural, desportivo e artístico.
7 Escola Secundária José Estevão, Aveiro
  1. Criação de equipas interdisciplinares, tuteladas pelas coordenações regionais de saúde mental, que integrem profissionais de diversas áreas, nomeadamente psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e professores, que desenvolvam atividades relacionadas com a proteção da saúde mental dos jovens e analisem as cargas horárias de maneira que os alunos tenham maior rendimento escolar e aproveitamento da sua vida social.
  2. Disponibilização, em todos os estabelecimentos de ensino, de check-ups individuais dos alunos com psicólogos, a ocorrer periodicamente, de 2 em 2 meses, de forma continuada e obrigatória, para que estes possam fazer uma breve triagem aos alunos e posterior encaminhamento quando necessário.
  3. Disponibilização, por parte das escolas, de grupos informais de alunos com dificuldades de integração, de modo que estes tenham um espaço aberto para se entreajudarem na ultrapassagem dessas dificuldades, falando, compreendendo o outro e partilhando dúvidas e experiências. Estes grupos poderiam recorrer a profissionais com experiência na área (psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e professores voluntários).
8 Centro de Educação Integral
  1. Criação de espaços de promoção da saúde mental na comunidade (com artes, música, desporto, cultura, etc.)
  2. Consultas de rastreio anual de saúde mental comparticipadas pelo Estado aos jovens
  3. Campanhas sobre a saúde mental, gestão de conflitos nas redes sociais e espaços culturais jovens.
9 Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada
  1. Combater o estigma e a discriminação relativa à saúde mental – propomos que nas escolas, sejam criadas equipas de alunos, com o apoio do Gabinete de Apoio Psicossocial, para dinamizar junto dos colegas palestras sobre a questão da saúde mental, mas também atividades que dotem os jovens com competências que vão permitir lidar e resolver problemas e a gestão de relações interpessoais e de controlo das emoções. Combatendo, assim, o estigma e a discriminação
  2. Criação de uma bolsa de especialistas na área da saúde mental - tendo em conta que o número de jovens com alguma perturbação mental, pós-pandemia aumentou, bem como os pedidos de ajuda nas escolas, não tendo estas recursos suficientes para dar resposta a todos os pedidos, seria importante que as câmaras municipais criassem uma bolsa de psicólogos e outros terapeutas que estivessem disponíveis para a população jovem. Estes centros deveriam estar, preferencialmente, situados junto a escolas
  3. Dinamização de atividades de combate ao isolamento social e ao sedentarismo - os ginásios junto dos polos escolares poderiam criar parcerias com as escolas, a fim de, em horário escolar, dinamizar atividades para os alunos e reduzir o preço das mensalidades para jovens até aos dezoito anos.
10 Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira
  1. Criação do projeto nacional “Mexe esses pirolitos!”
  2. Criação do gabinete “Tá-se bem…”
  3. A Escola candidata-se com 2 medidas
11 Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Aveiro
  1. Espaço + Nós = Sessões de terapia de grupo e implementação de atividades dinâmicas de autoconhecimento a dinamizar nas escolas (pintura, música, exercícios de relaxamento etc), orientadas por um profissional de saúde, em parceria com serviços de saúde pública (Centros de saúde e Hospitais).
  2. Ações de promoção = Workshops, palestras, de modo a que os alunos aprendam a ser  autossuficientes na resolução de problemas precoces, bem como na formação de tutores para acompanhamento de alunos (alunos seguidos por voluntários formados) e sensibilização de professores, alunos e famílias para os problemas da saúde mental.
  3. Depois do secundário = Sessões de convívio de alunos do secundário com alunos universitários que visem um contacto antecipado com a vida académica. Visitas guiadas ao espaço universitário (em parceria com Universidades).
12 Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação
  1. Oferecer uma consulta de carácter facultativo, para todas as pessoas, no centro de saúde mais próximo e caso o paciente seja diagnosticado com algum problema mental ser-lhe oferecido um voucher para um centro de meditação mais próximo.
  2. Diminuição, nas Escolas, do número máximo de tempos letivos por dia (6 horas).
  3. Só fazer exames de ingresso necessários ao curso escolhido para o ensino superior. Quem não quiser prosseguir estudos e entrar para o ensino superior não realiza exames nacionais, diminuindo assim a pressão escolar.
13 Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis
  1. A lei exige, como recomendado pela Ordem dos Psicólogos, o rácio de 1 psicólogo para 500 alunos, o que não está a ser cumprido. Atualmente a maioria dos psicólogos nas escolas tem apenas contratos anuais através de fundos comunitários, o que não garante a progressão na carreira nem a efetividade dos mesmos. Propomos alterar o Orçamento de Estado de modo a beneficiar o Ministério da Educação para a contratação de mais psicólogos escolares.
  2. A saúde mental ainda é um tema que precisa de ser normalizado. A criação de palestras e workshops a nível do ensino básico seria uma maneira de sensibilizar os alunos acerca do assunto e dos problemas associados. Já as reuniões para os encarregados de educação teriam como objetivo sensibilizar e consciencializar, fornecendo-lhes também bases/métodos para ajudar os educandos/alunos em questões relacionadas com a saúde mental.
  3. Incorporação do tema da Saúde Mental como domínio obrigatório no âmbito cidadania e desenvolvimento, sempre que possível com a presença de especialistas na área.
14 Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, Ílhavo
  1. 1. Criação de um clube nas escolas, coordenado pelo SPO, que dinamize diversas atividades no âmbito da saúde mental focadas no diagnóstico feito a partir do levantamento regular de informações, através de um questionário online, acerca do estado de saúde mental dos alunos.
  2. 2. Dinamização de workshops direcionados a toda a comunidade educativa sobre temáticas de saúde mental, com o intuito de os dotar de conhecimentos e estratégias para agirem e acompanharem os alunos, por exemplo, em situações de ansiedade e também orientar os alunos para combater o estigma social associado à saúde mental.
  3. 3. Criar uma plataforma de apoio online com o intuito de gerar uma corrente de entreajuda monitorizada por profissionais da área da saúde mental, na qual os jovens também tenham a possibilidade de comunicar, sem precisarem de se expor.
15 Instituto Profissional da Bairrada
  1. Sugerimos que os professores e educadores de infância tenham na sua formação inicial uma disciplina totalmente dedicada a problemas de saúde mental dos seus alunos.
  2. Implementação de ações de formação/ sensibilização para os pais e restante família sobre a saúde mental das crianças e jovens, que poderão ter lugar nas escolas, juntas de freguesia ou nos centros de saúde.
  3. Implementar mais atividades ao ar livre obrigatórias nas escolas, relacionadas com a prática de exercício físico e/ ou dinâmicas de grupo.
16 Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga
  1. 1. Melhor distribuição dos dias de férias ao longo do ano letivo;
  2. 2. Promover a capacitação dos pais/encarregados de educação para lidar com os filhos;
  3. 3. Oferta de apoio psicológico nas escolas, em todos os níveis de ensino, sob forma de atividades dinâmicas.
17 Agrupamento de Escolas de Ovar Sul
  1. Plataforma on line com um (a) Psicólogo (a)
  2. Formação sobre Saúde Mental para toda a Comunidade Educativa
  3. Promoção de atividades de convívio entre a comunidade escolar
18 Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira
  1. Implementação, no plano de saúde individual de crianças e jovens, dos 5 aos 18 anos, de consultas médicas anuais de acompanhamento psicológico, com caráter obrigatório, promovidas pelo Serviço Nacional de Saúde, e disponibilização de mais psicólogos clínicos nos Centros de Saúde.
  2. Criação de um dia temático, como uma prática habitual, nos estabelecimentos de ensino públicos, em todos os ciclos de estudo, durante o Setembro Amarelo, que assinala o Mês da Prevenção do Suicídio, com um conjunto de abordagens multifacetadas, sob a alçada das escolas nacionais, das Câmaras Municipais e do programa «Parlamento dos Jovens», alterando, assim, a cultura escolar.
  3. Necessidade de se apostar, mais decididamente, em políticas de Saúde Mental Escolar, através da criação de equipas de orientação psicológica e da implementação de programas de apoio às relações parentais e de desenvolvimento da autoestima, atendendo ao seu carácter prioritário no seio da comunidade estudantil.
19 Escola Secundária de Mealhada
  1. Realização de palestras e campanhas de sensibilização sobre a importância da saúde mental nas várias faixas etárias.
  2. Acompanhamento psicológico clínico contínuo nas escolas e nos locais de trabalho.
  3. 3. Criação de clubes temáticos de diferentes áreas no âmbito do Projeto “Dia verde”
20 Escola Secundária de Estarreja
  1. Integrar mais psicólogos clínicos nas escolas de forma a garantir um acompanhamento de maior proximidade aos alunos, requisito essencial à identificação e prevenção atempada de obstáculos ao equilíbrio psíquico e emocional dos discentes.
  2. Realização de estudos que avaliem o "estado de saúde " da escola- Será a escola um espaço saudável? - dadas as exigências múltiplas, os desgastes e conflitos existentes nesse espaço.
  3. Integrar o tema da saude mental na agenda do PES ( Projeto de educação para a saúde) de forma a garantir uma maior sensibilização da comunidade escolar face ao tema: realização de dinâmicas de grupo que desconstruam os preconceitos sobre a questão e a "normalizem"
21 Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, Santa Maria da Feira
  1. Criação de um cheque-psicólogo, para valorização da saúde mental e garantir o acesso a serviços qualificados ligados à psicologia.
  2. Dinamização de ações de formação, orientadas por psicólogos capacitados, para os encarregados de educação, pais e educadores.
  3. Reforço da presença do gabinete de apoio ao estudante, nas escolas, assente na colaboração entre psicólogos, docentes e assistentes de ação social.
22 Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, Ovar
  1. Criação de um dia temático não letivo, relativo à Saúde Mental.
  2. Reforço do apoio psicológico aos jovens, criando um site ou fórum numa rede social, que permita a interação com profissionais da área da psicologia.
  3. Atribuição de um vale para uma consulta gratuita com um psicólogo.
23 Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva
  1. Avaliação psicológica para alunos que deverá ser feita por psicólogos clínicos, na escola, com parceria exterior (unidades primárias), cumprindo o rácio proposto pela Federação Europeia de Associações de Psicólogos de 1 psicólogo por 1000 alunos. Em escolas cujo rácio não possa ser cumprido, aplicar-se-á um “cheque-psicólogo” aos alunos.
  2. Projetos dirigidos a crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo de modo a trabalhar a compreensão e a gestão emocional, promovendo a inteligência emocional das mesmas e a melhor comunicação no futuro de possíveis problemas de saúde mental.
  3. Criação de uma base nacional com psicólogos formados em orientação vocacional, de modo a aumentar o apoio em termos de saídas profissionais para pessoas com perturbações mentais permanentes.
24 Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, São João da Madeira
  1. Implementação de uma atividade escolar que, em sessões periódicas, permita a abordagem de temas relativos à saúde mental, com diversas sessões práticas (palestras, jogos, dinâmicas de grupo, etc.) destinadas a diferentes faixas etárias.
  2. Implementação de um sistema de correspondência anónima entre a psicóloga escolar e os alunos, de forma a, mantendo a confidencialidade, potenciar a ajuda psicoterapêutica.
  3. Realização de sessões formativas para o corpo docente e para os assistentes operacionais no sentido estarem preparados para agir, de imediato, em situações de ocorrência de casos de ataques de pânico, surtos psicológicos, psicoses, etc.
25 Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca, Murtosa
  1. Promoção da redução da carga letiva global
  2. Criação do SAPE (Sistema de Apoio Psicológico Escolar)
  3. Criação do Programa de Equilíbrio Digital
26 Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha
  1. Mental Hour - sessões periódicas, regulares, conduzidas por um psicólogo, junto dos alunos do 1º e 2º ciclos para o desenvolvimento de bons hábitos de saúde mental.
  2. Cheque psicologia - cheque distribuído a todos os alunos do básico e secundário para 3 consultas/ano.
  3. Life skills - Criação de uma plataforma digital, gerida por psicólogos, onde os jovens possam partilhar os seus pedidos de ajuda de forma anónima.
27 Escola Básica e Secundária de Fajões, Oliveira de Azeméis
  1. Questionário online sobre sintomas de ansiedade e depressão, nominal, trimestral e do conhecimento apenas do próprio e do psicólogo escolar.
  2. Cheque psicólogo.
  3. Educação Socioemocional - Espaço/tempo para aprendizagens socioemocionais.
28 Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
  1. 1. Criação de um fórum/plataforma digital (a nível regional), que constitua um centro de ajuda/informação imediata, de fácil acesso, em que os alunos, anonimamente, possam contactar psicólogos especializados.
  2. 2. Ações de formação de sensibilização para problemas relacionadas com a saúde mental, tendo como público-alvo os docentes da comunidade escolar, assim como aplicação de formações práticas por profissionais especializados ao corpo estudantil.
  3. 3. Inserção de consultas regulares no âmbito da psicologia com profissionais qualificados para tal (psicólogos) no núcleo de cada empresa, incluindo os estágios.
29 Escola Secundária de Vagos
  1. Implementação obrigatória no calendário escolar de um dia dedicado à Saúde Mental nos Jovens.
  2. Diminuição do rácio de colocação de psicólogos vocacionais e clínicos nas escolas com a realização do estágio profissional para os recém-formados.
  3. Reorganização do calendário escolar.
30 Agrupamento de Escolas Águeda Sul
  1. Promoção de atividades, dentro do horário, que promovam o bem-estar, ajudando a reduzir o stress e a ansiedade nos jovens
  2. Criação de um site (divulgado nos sites das escolas), na qual as pessoas possam expor, anonimamente, os seus problemas e preocupações de modo a poderem ser ajudados por outras pessoas (psicólogos e aqueles que passam pelo mesmo)
  3. Dar formação aos professores e encarregados de educação, com o objetivo de os mesmos aprenderem a lidar com o stress e ansiedade dos jovens
31 Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda
  1. Ações de formação sobre saúde mental e gestão de emoções para docentes, não-docentes e encarregados de educação, realizadas por especialistas na área da saúde mental, com o objetivo de desenvolver na comunidade escolar ferramental que no apoio ao jovens numa primeira fase.
  2. Criação de uma disciplina no âmbito da saúde mental e na gestão da emoções dos alunos do ensino secundário . Esta disciplina seria trabalhada por profissionais especializados e multidisciplinares. E ainda, a introdução de competências e aprendizagens de gestão das emoções desde o pré-escolar.
  3. Criação de equipas de apoio concelhias, que tem como função a montagem de linhas telefónicas de apoio e equipas de moderação, incluídas por diversos profissionais como psicólogos e assistentes sociais. Estas equipas orientam os jovens e encaminham-nos para um acompanhamento especializado ao nível de saúde mental. As câmaras municipais deverão estabelecer parcerias com a Ordem dos Psicólogos, SNS e parcerias público privadas com o objetivo de operacionalizar o apoio e tratamento aos jovens.
32 Escola Básica e Secundária de Anadia
  1. Incorporar na comunidade educativa, formação na área da saúde mental, permitindo a deteção e abordagem básica de cenários de crise.
  2. Aplicação a toda a comunidade escolar de questionários, validados cientificamente, sobre saúde mental.
  3. Contratação de psicólogos clínicos para formação e atendimento, em regime de rotatividade, nas escolas da mesma área geográfica.