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Agrupamento de Escolas de Gouveia |
- A nível nacional, ser restruturado o calendário escolar com uma interrupção obrigatória das atividades letivas a meio do primeiro e segundo período.
- A nível regional, a criação de equipas multidisciplinares, com psicólogos, pedopsiquiatras, nutricionistas, assistentes sociais(...) que seria acessível, a quem necessitasse urgentemente de apoio.
- A nível local, serem dinamizadas ações de formação e informação destinadas a encarregados de educação, docentes, diretores de turma e assistentes para deteção, prevenção e encaminhamento de situações.
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2 |
Agrupamento de Escolas de Seia |
- Disponibilização de mais psicólogos nas escolas e nos Centros de Saúde, ajudando a identificar as diferentes situações problema em ambiente escolar.
- Realização de ações de formação para professores e assistentes operacionais sobre Saúde Mental dos Jovens, a fim de os ajudar a compreender e a intervir nos diferentes problemas. Reforçando o autocuidado, o cuidado com os seus pares e a autoconfiança para assumir e enfrentar desafios.
- Criar condições para o aumento do convívio entre os jovens no espaço escolar, promovendo o fortalecimento emocional.
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3 |
Escola Básica e Secundária de Manteigas |
- Realização de uma “semana de escola aberta”, sobre a temática Saúde Mental.
- Redução da semana de 5 para 4 dias de trabalho nos setores públicos e privados, criando maior disponibilidade de tempo para ascendentes e descendentes.
- Implementação de uma equipa de unidade de Saúde Mental comunitária, de carácter gratuito, em articulação com os Centros de Saúde.
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4 |
Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, Almeida |
- Realização de workshops interativos, a nível nacional, com a participação das escolas aderentes, uma vez por período/semestre. No 1.º período/semestre, dedicar uma semana à sensibilização da problemática da Saúde Mental, com atividades alusivas ao tema em questão.
- Colaboração de compositores na criação de uma canção e respetivo videoclipe alusiva à Saúde Mental nos jovens, com a parceria da DGS, DGE e CPCJ, com uma intenção interventiva.
- Construção de um mural em cada escola do país, funcionando como diário anónimo, onde todos os alunos da respetiva escola poderiam realizar os seus desabafos anonimamente. Após 2 anos escolares, os murais de todas as escolas iriam ser reunidos, e analisados por uma equipa multidisciplinar, a fim de averiguar dentro da Saúde Mental, quais são as questões com mais predominância nos jovens, para que no projecto PES e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento pudessem ser abordados estes temas.
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5 |
Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia |
- Calendarizar, no início do ano, todas os instrumentos de avaliação a aplicar
- Permitir aos jovens, com mais de 16 anos, a terem trabalhos em Part-time, no decorrer das férias escolares, de acordo com a disponibilidade dos alunos.
- Criar um Site em que se aborde o tema “Saúde Mental nos Jovens”, com a manutenção apoiada num Clube de Descompressão.
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6 |
Escola Básica de São Miguel, Guarda |
- Criação de um gabinete de psicologia a nível nacional em articulação com a Ordem dos Psicólogos, a fim de esta disponibilizar psicólogos educacionais, afetos à promoção da saúde mental.
- Reformulação do Desporto Escolar no sentido de este adquirir o papel de promotor de competências sociais e educacionais ao serviço da qualidade da saúde. Para tal, este deveria incluir, para além das modalidades típicas, a prática de yoga/meditação para melhorar a qualidade da saúde mental.
- Realização de um questionário, a aplicar junto dos jovens, para diagnosticar as suas fragilidades/problemas a fim de se encetarem ações que respondam às suas necessidades em termos de saúde mental.
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7 |
Escola Básica de Trancoso |
- Criar um centro de vigilância da saúde mental no âmbito do SPO escolar.
- Promover grupos de discussão orientados por mentores.
- Articular uma sessão de psicologia sobre saúde mental com as aulas de cidadania, uma vez por mês.
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8 |
Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo, Guarda |
- Promoção da literacia em saúde mental através da organização de atividades/ações sobre as doenças mentais, tais como a ansiedade, a depressão, os distúrbios alimentares e os distúrbios comportamentais, para desmistificar/diminuir alguns estigmas estruturais e os estigmas associativos.
- Disponibilização de um psicólogo a tempo inteiro nas escolas com o objetivo de formar gabinetes de apoio psicológico para identificação das situações enquadráveis nas Escolas, ou seja, para a deteção de possíveis sintomas e/ou identificação de distúrbios mentais com o objetivo de prevenir/minimizar estes distúrbios.
- Criação de clubes (dança, teatro, música) e/ou a realização de atividades lúdico-desportivas para fomentar as competências motoras e socioemocionais, melhorar a socialização e incrementar a inclusão entre pares.
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9 |
Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca/Aguiar da Beira |
- Caixa secreta de questões/sugestões com a realização de eventuais palestras sobre temas propostos e concurso de talentos. Esta medida pretende criar oportunidade para os alunos se envolverem no debate de temas do seu interesse e ou preocupação.
- Compreensão por parte dos professores. Os alunos querem que os professores respeitem o seu espaço pessoal, devem evitar qualquer comentário ou abordagem sobre a esfera pessoal do aluno que por vezes o pode deixar desconfortável perante a turma.
- Não há.
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10 |
Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo |
- Reformular a carga horária e os currículos das diferentes disciplinas, de modo a tornar o ensino/aprendizagem mais prático e sem “stress”, que possibilite uma maior flexibilidade nos horários, criando tempos livres para aumentar a socialização entre os alunos.
- Legislar a obrigatoriedade de 12h letivas, para trabalhar, de forma prática, transdisciplinar e em todos os anos de escolaridade, as competências socioemocionais, de forma articulada entre os conselhos de turma e os técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação.
- Formação de alunos que constituam equipas de “Embaixadores” de entreajuda, integração e promoção de bem-estar nos seus pares, bem como de sinalização e encaminhamento de situações de ansiedade, depressão e bullying, para os Serviços de Psicologia e Orientação.
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Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres |
- Para prevenir a manifestação de problemas de saúde mental, a escola deve implementar, todos os anos e em todos os níveis de ensino, um programa de intervenção e organizar campanhas de informação para a comunidade que chamem a atenção para este problema.
- Criar um Clube de Bem-Estar na escola que tenha como objetivo prevenir problemas de saúde mental entre as crianças e os jovens através de atividades de lazer que estimulem o seu gosto por estilos de vida física e mentalmente saudáveis e os ajudem a evitar situações de dependência e de violência. Este Clube pode fazer, também, a preparação de atividades que envolvam a participação das famílias dos alunos.
- Garantir uma rede pública de apoio em saúde mental que seja acessível a todos e que responda de forma rápida e eficiente aos pedidos de ajuda, em especial para aqueles que se encontram em fases de risco aumentado, como acontece com os adolescentes. O governo deve colocar psicólogos a tempo inteiro nos centros de saúde e nas escolas em número suficiente para que possam responder rapidamente àqueles que pedem ajuda e acompanhá-los durante o tempo que for necessário.
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Agrupamento de Escolas Tenente Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa |
- Incluir uma consulta de psicologia familiar juntamente com as consultas anuais com o médico de família, nos Centros de Saúde.
- Realização de Palestras/Conferências/Debates mensais, em todas as Escolas, dirigidas por psicólogos, sobre temas de Saúde Mental, abrangendo todos os anos de escolaridade.
- Disponibilizar um tempo obrigatório, no horário letivo, para todos os alunos, para uma conversa informal com o Diretor de Turma/Técnicos Sociais/Psicólogo, sob a monitorização do Serviço de Psicologia.
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