Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral da Guarda


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas de Gouveia
  1. A nível nacional, ser restruturado o calendário escolar com uma interrupção obrigatória das atividades letivas a meio do primeiro e segundo período.
  2. A nível regional, a criação de equipas multidisciplinares, com psicólogos, pedopsiquiatras, nutricionistas, assistentes sociais(...) que seria acessível, a quem necessitasse urgentemente de apoio.
  3. A nível local, serem dinamizadas ações de formação e informação destinadas a encarregados de educação, docentes, diretores de turma e assistentes para deteção, prevenção e encaminhamento de situações.
2 Agrupamento de Escolas de Seia
  1. Disponibilização de mais psicólogos nas escolas e nos Centros de Saúde, ajudando a identificar as diferentes situações problema em ambiente escolar.
  2. Realização de ações de formação para professores e assistentes operacionais sobre Saúde Mental dos Jovens, a fim de os ajudar a compreender e a intervir nos diferentes problemas. Reforçando o autocuidado, o cuidado com os seus pares e a autoconfiança para assumir e enfrentar desafios.
  3. Criar condições para o aumento do convívio entre os jovens no espaço escolar, promovendo o fortalecimento emocional.
3 Escola Básica e Secundária de Manteigas
  1. Realização de uma “semana de escola aberta”, sobre a temática Saúde Mental.
  2. Redução da semana de 5 para 4 dias de trabalho nos setores públicos e privados, criando maior disponibilidade de tempo para ascendentes e descendentes.
  3. Implementação de uma equipa de unidade de Saúde Mental comunitária, de carácter gratuito, em articulação com os Centros de Saúde.
4 Escola Básica e Secundária Dr. José Casimiro Matias, Almeida
  1. Realização de workshops interativos, a nível nacional, com a participação das escolas aderentes, uma vez por período/semestre. No 1.º período/semestre, dedicar uma semana à sensibilização da problemática da Saúde Mental, com atividades alusivas ao tema em questão.
  2. Colaboração de compositores na criação de uma canção e respetivo videoclipe alusiva à Saúde Mental nos jovens, com a parceria da DGS, DGE e CPCJ, com uma intenção interventiva.
  3. Construção de um mural em cada escola do país, funcionando como diário anónimo, onde todos os alunos da respetiva escola poderiam realizar os seus desabafos anonimamente. Após 2 anos escolares, os murais de todas as escolas iriam ser reunidos, e analisados por uma equipa multidisciplinar, a fim de averiguar dentro da Saúde Mental, quais são as questões com mais predominância nos jovens, para que no projecto PES e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento pudessem ser abordados estes temas.
5 Escola Básica Dr. Guilherme Correia de Carvalho, Seia
  1. Calendarizar, no início do ano, todas os instrumentos de avaliação a aplicar
  2. Permitir aos jovens, com mais de 16 anos, a terem trabalhos em Part-time, no decorrer das férias escolares, de acordo com a disponibilidade dos alunos.
  3. Criar um Site em que se aborde o tema “Saúde Mental nos Jovens”, com a manutenção apoiada num Clube de Descompressão.
6 Escola Básica de São Miguel, Guarda
  1. Criação de um gabinete de psicologia a nível nacional em articulação com a Ordem dos Psicólogos, a fim de esta disponibilizar psicólogos educacionais, afetos à promoção da saúde mental.
  2. Reformulação do Desporto Escolar no sentido de este adquirir o papel de promotor de competências sociais e educacionais ao serviço da qualidade da saúde. Para tal, este deveria incluir, para além das modalidades típicas, a prática de yoga/meditação para melhorar a qualidade da saúde mental.
  3. Realização de um questionário, a aplicar junto dos jovens, para diagnosticar as suas fragilidades/problemas a fim de se encetarem ações que respondam às suas necessidades em termos de saúde mental.
7 Escola Básica de Trancoso
  1. Criar um centro de vigilância da saúde mental no âmbito do SPO escolar.
  2. Promover grupos de discussão orientados por mentores.
  3. Articular uma sessão de psicologia sobre saúde mental com as aulas de cidadania, uma vez por mês.
8 Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo, Guarda
  1. Promoção da literacia em saúde mental através da organização de atividades/ações sobre as doenças mentais, tais como a ansiedade, a depressão, os distúrbios alimentares e os distúrbios comportamentais, para desmistificar/diminuir alguns estigmas estruturais e os estigmas associativos.
  2. Disponibilização de um psicólogo a tempo inteiro nas escolas com o objetivo de formar gabinetes de apoio psicológico para identificação das situações enquadráveis nas Escolas, ou seja, para a deteção de possíveis sintomas e/ou identificação de distúrbios mentais com o objetivo de prevenir/minimizar estes distúrbios.
  3. Criação de clubes (dança, teatro, música) e/ou a realização de atividades lúdico-desportivas para fomentar as competências motoras e socioemocionais, melhorar a socialização e incrementar a inclusão entre pares.
9 Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca/Aguiar da Beira
  1. Caixa secreta de questões/sugestões com a realização de eventuais palestras sobre temas propostos e concurso de talentos. Esta medida pretende criar oportunidade para os alunos se envolverem no debate de temas do seu interesse e ou preocupação.
  2. Compreensão por parte dos professores. Os alunos querem que os professores respeitem o seu espaço pessoal, devem evitar qualquer comentário ou abordagem sobre a esfera pessoal do aluno que por vezes o pode deixar desconfortável perante a turma.
  3. Não há.
10 Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo
  1. Reformular a carga horária e os currículos das diferentes disciplinas, de modo a tornar o ensino/aprendizagem mais prático e sem “stress”, que possibilite uma maior flexibilidade nos horários, criando tempos livres para aumentar a socialização entre os alunos.
  2. Legislar a obrigatoriedade de 12h letivas, para trabalhar, de forma prática, transdisciplinar e em todos os anos de escolaridade, as competências socioemocionais, de forma articulada entre os conselhos de turma e os técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação.
  3. Formação de alunos que constituam equipas de “Embaixadores” de entreajuda, integração e promoção de bem-estar nos seus pares, bem como de sinalização e encaminhamento de situações de ansiedade, depressão e bullying, para os Serviços de Psicologia e Orientação.
11 Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres
  1. Para prevenir a manifestação de problemas de saúde mental, a escola deve implementar, todos os anos e em todos os níveis de ensino, um programa de intervenção e organizar campanhas de informação para a comunidade que chamem a atenção para este problema.
  2. Criar um Clube de Bem-Estar na escola que tenha como objetivo prevenir problemas de saúde mental entre as crianças e os jovens através de atividades de lazer que estimulem o seu gosto por estilos de vida física e mentalmente saudáveis e os ajudem a evitar situações de dependência e de violência. Este Clube pode fazer, também, a preparação de atividades que envolvam a participação das famílias dos alunos.
  3. Garantir uma rede pública de apoio em saúde mental que seja acessível a todos e que responda de forma rápida e eficiente aos pedidos de ajuda, em especial para aqueles que se encontram em fases de risco aumentado, como acontece com os adolescentes. O governo deve colocar psicólogos a tempo inteiro nos centros de saúde e nas escolas em número suficiente para que possam responder rapidamente àqueles que pedem ajuda e acompanhá-los durante o tempo que for necessário.
12 Agrupamento de Escolas Tenente Coronel Adão Carrapatoso, Vila Nova de Foz Côa
  1. Incluir uma consulta de psicologia familiar juntamente com as consultas anuais com o médico de família, nos Centros de Saúde.
  2. Realização de Palestras/Conferências/Debates mensais, em todas as Escolas, dirigidas por psicólogos, sobre temas de Saúde Mental, abrangendo todos os anos de escolaridade.
  3. Disponibilizar um tempo obrigatório, no horário letivo, para todos os alunos, para uma conversa informal com o Diretor de Turma/Técnicos Sociais/Psicólogo, sob a monitorização do Serviço de Psicologia.