Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Faro


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão
  1. Período de pausa para os alunos e possibilidade de justificação de faltas seguidas ou interpoladas para alunos que precisem de tempo para si, pelo facto de atravessarem problemas de saúde mental.
  2. Readequação dos horários escolares de modo a permitir mais tempo livre para atividades que sejam capazes de promover a saúde mental.
  3. Maior aposta, na especialidade de Psicologia no Serviço Nacional de Saúde, uma vez que muitas pessoas com problemas mentais, como por exemplo ansiedade ou problemas alimentares, têm uma baixa condição financeira e o pouco que têm vai para comida, aluguer e objetos de higiene, assim a saúde mental fica mais esquecida, pois não é tão “importante” como a saúde física.
2 Colégio Bernardette de Jesus Romeira
  1. Aumentar o período de licença de parentalidade, com subsídio pago, de forma que a mãe ou o pai possam acompanhar a criança ao longo dos dois primeiros anos de vida.
  2. Baixar o preço das consultas aos psicólogos, sendo mais comparticipadas pelo estado, para que seja um serviço disponível para todos.
  3. Criação de equipas multidisciplinares nas escolas para promoverem debates, palestras e esclarecimentos sobre temas como a saúde mental, bullying e cyberbullying.
3 Colégio Internacional de Vilamoura
  1. Formação dos funcionários e dos docentes, nas escolas, para abordagem básica acerca da saúde mental e possível deteção de situações de risco e/ou de problemas mentais.
  2. Intervenção psicológica individualizada ou em grupo.
  3. Incentivo à prática de atividades desportivas.
4 Escola Secundária João de Deus, Faro
  1. Aumentar a sensibilização sobre saúde mental.
  2. Mais apoio para alunos com insucesso escolar.
  3. Criação de sites das escolas onde alunos podem desabafar e conversar com psicólogos de forma anónima.
5 Colégio de N.ª Sr.ª do Alto
  1. Transferência dos serviços de psicologia/psiquiatria para os centros de saúde.
  2. Alargamento do horário de atendimento de psicologia nas escolas.
  3. Criar campanhas de sensibilização.
6 Escola Básica José Carlos da Maia, Olhão
  1. Criação de uma equipa maior de psicólogos nos Agrupamentos de Escolas, com um horário mais abrangente.
  2. Criação de calendário escolar, com os testes e trabalhos, realizado pelos professores e alunos, de modo a evitar sobreposição de momentos de avaliação, e a reduzir a pressão escolar, que preocupa muitos alunos.
  3. O Desporto Escolar deveria oferecer modalidades desportivas mais diversificadas (por exemplo Yoga ou Boxe), e com horário mais alargado, uma vez que a prática de atividade física ajuda a gerir com mais eficácia situações problemáticas e a proporcionar melhor oxigenação do cérebro, podendo mesmo equivaler à toma de um antidepressivo ligeiro.
7 Escola Básica Professor Paula Nogueira, Olhão
  1. Contratação de mais psicólogos e técnicos especializados. O número de psicólogos na escola é muito reduzido, além disso, estes são muito sobrecarregados pelo seu horário e, também, pelo elevado número de alunos que atendem.
  2. Cheque Psicológico. Pretende-se com esta medida estabelecer protocolos com clínicas privadas de Psicologia para tratar situações problemáticas envolvendo a escola. A implementação do “Cheque Psicológico” seria semelhante ao cheque dentista com possibilidade de reativação.
  3. As Autarquias devem criar um espaço para promover a atividade física criando programas a nível escolar de frequência gratuita para promover o bem-estar.
8 Escola Básica João da Rosa, Olhão
  1. Implementar menos carga horária nos diversos anos escolares.
  2. Implementar sessões de apoio aos jovens na escola e que estas sejam acessíveis à restante comunidade escolar (alunos, professores, pais, ...), por parte dos serviços de psicologia e orientação, tanto a nível presencial como online.
  3. Retirar provas de aferição, exames de nono ano e secundário.
9 Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Loulé
  1. Criação de um centro/gabinete de psicologia mais ativo e próximo dos jovens, com caixas anónimas (espalhadas pela escola) e/ou pelo e-mail institucional (etiqueta) com respostas individualizadas
  2. Aumento das aulas de Educação Sexual
  3. Formação para professores com enfoque na orientação sexual e identidade de género
10 Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro
  1. Aumentar as verbas para alargar o número de Psicólogos na Escola.
  2. Atividades lúdico-terapêuticas, como por exemplo, oficinas de expressão de emoções, yoga, músico-terapia, terapia do riso e arteoterapia aliadas a atividades extracurriculares como acantonamentos na Escola, jardinagem (ou outros semelhantes).
  3. Sensibilização dedicada a Alunos e Pais, promovendo palestras, aulas e semanas temáticas dedicadas à Saúde Mental, abrangendo o conhecimento dos alunos sobre o tema e indicando métodos de diagnóstico e as formas mais corretas de lidarmos com o assunto.
11 Nobel International School Algarve
  1. Melhorar as condições de trabalho dos psicólogos, com vista a atrair mais profissionais para os serviços de saúde e escolas, garantindo, assim, o aumento do número de psicólogos disponíveis.
  2. Diminuir a carga horária escolar, por forma a permitir que os jovens possam dedicar mais tempo a atividades lúdicas, que não estimulem a ansiedade.
  3. Investir numa maior promoção de atividades escolares que promovam o convívio e a interajuda dentro da comunidade escolar, com vista a criar um ambiente menos competitivo e mais saudável.
12 Escola Básica Professor João Cónim, Estômbar, Lagoa
  1. Reforçar o número de psicólogos/as nos agrupamentos de escolas visando o acompanhamento de alunos/as, professores e funcionários/as
  2. Debate público envolvendo a comunidade educativa sobre a diminuição da carga horária e organização dos testes e trabalhos com direito a apoio.
  3. Criar mais medidas de apoio às famílias para que as crianças e jovens não sofram devido às dificuldades económicas dos pais.
13 Escola Básica Rio Arade, Parchal, Lagoa
  1. Criação de uma escola mais dinâmica, com atividades práticas que promovam o trabalho em equipa e a interação entre alunos/as, como por exemplo atividades interturmas, salas polivalentes, convívios, etc.
  2. Criação de "salas abertas" nas escolas para constituição de grupos de apoio, dinamizados por psicólogos/as, onde sejam abordados vários temas de interesse para os jovens no âmbito da saúde mental e se facilite a partilha de experiências sobre os diversos assuntos
  3. Reforçar o número de pedopsiquiatras e psicólogos no Algarve, com especial enfoque para a faixa etária entre os 13 e os 18 anos.
14 Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, Portimão
  1. Existência de um psicólogo por cada 200 (duzentos) alunos.
  2. Criação do cheque-psicologia para todos os alunos do 1.º ao 12.º ano.
  3. Não aplicável
15 Escola Secundária de Albufeira
  1. Criar um orçamento para o reforço de psicólogos nas Escolas. Os que existem são manifestamente insuficientes, pois, apenas conseguem dar atenção aos meninos NEE. Nas escolas existem alguns/muitos meninos/as com possíveis problemas de saúde mental, e como tal a sua existência ou de outros técnicos de saúde em maior número seria uma mais-valia para toda a Comunidade Escolar.
  2. Promover campanhas de sensibilização sobre a Saúde Mental: a. - Nas escolas, através de palestras, workshops e incluindo no plano educativo uma maior abordagem sobre este tema; b. - Na televisão, através de publicidade apelativa nos canais estatais, aumentando o destaque e o tempo de antena sobre a temática; c. - Promover estilos de vida saudáveis e capacitar para escolhas comportamentais saudáveis; d. - Nas redes sociais, como multiplicador das alíneas anteriores.
  3. Aumentar o número de vagas nas faculdades para a especialidade de Psicologia infantil/adolescente.