Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Évora


N.º Escola Medidas
1 Agrupamento de Escolas de Arraiolos
  1. Promoção de atividades, oficinas e palestras para a comunidade educativa de forma a que os jovens possam descontrair e conviver.
  2. Criação de equipas multidisciplinares que promovam formações à comunidade escolar com o objetivo de prepará-los para identificar indícios de problemas de saúde mental
  3. Promoção, divulgação e melhoramento das linhas de crise.
2 Escola Básica Padre Bento Pereira, Borba
  1. Palestras nas Escolas com a Temática da Inteligência Emocional e da sua importância para o sucesso do individuo nas diferentes áreas da sua vida.
  2. Programas de Inteligência Emocional em Grupo e Individualizados
  3. Programas de Inteligência Emocional para Pais, Professores e profissionais na área da Juventude
3 Agrupamento de Escolas Severim de Faria
  1. Criação de clubes e de atividades nas escolas, dinamizadas pelos alunos, que sejam espaços e tempos de convívio e de partilha.
  2. Aumento do número de psicólogos nos Agrupamentos de Escolas, de forma a possibilitar a criação de um gabinete de psicologia que dinamize múltiplas atividades junto da comunidade escolar.
  3. Redução da carga horária semanal dos alunos.
4 Escola Básica n.º 1 de Reguengos de Monsaraz
  1. Obrigatoriedade da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no 1º Ciclo, na qual, e através de atividades lúdicas , se poderiam desenvolver temas ligados à Saúde Mental.
  2. Formação para professores, no âmbito da Saúde Mental, no sentido de facilitar a deteção precoce de sintomas de falta dessa saúde nos seus alunos.
  3. Criação de um espaço, nas escolas e para alunos, aberto, mas não público, de partilha de experiências e de questões relacionadas com a Saúde mental, com a orientação de psicólogos ou enfermeiros especializados.
5 Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa
  1. Criação e/ou divulgação de um espaço na escola em que esteja disponível um psicólogo e/ou psiquiatra pelo menos uma vez por semana.
  2. Promover atividades ao ar livre e com o objetivo de contactar com colegas e professores.
  3. Promover palestras e outras sessões de sensibilização sobre autoconfiança e autoaceitação.
6 Escola Básica Sebastião da Gama, Estremoz
  1. Dia da Mente Sã em Corpo São. Dia temático do Desporto (onde se realizam várias modalidades desportivas, inclusive yoga e meditação) com realização de um Piquenique Saudável; sendo este um dia aberto também à participação das famílias. O objectivo desta medida é promover o convívio entre toda a comunidade escolar e a comunidade envolvente.
  2. Um por Todos e Todos por um Bem-estar Mental. Campanhas de Sensibilização envolvendo a temática da Saúde Mental que sejam promotoras de sessões de esclarecimento com os profissionais da área (psicólogos; psiquiatras; pedopsiquiatras…), que devem obrigatoriamente ser em maior número; realização de campanhas contra o bullying, o uso abusivo das tecnologias e suas consequências… Pretende-se com esta medida sensibilizar e despertar mais os jovens para este problema que é grave.
  3. Caixas de Emoções. Projeto que pretende a colocação de uma caixa em todas as salas de aula. Esta medida visa incentivar os alunos a escreverem sobre os acontecimentos/situações menos boas que sucederam ou estão a acontecer nas suas vidas que os possam afetar psicologicamente.As caixas seriam verificadas quinzenalmente pelos psicólogos escolares, que analisariam os desabafos e posteriormente iriam a cada sala aconselhar os alunos. Os psicólogos também dariam aconselhamento na sua página escolar.
7 Escola Básica André de Resende, Évora
  1. Obrigatoriedade de existência de, pelo menos, um psicólogo por escolas de 2º, 3º ciclos e ensino secundário, e o aumento de vagas para psicólogos escolares, nas escolas do Ensino Básico e Secundário e ainda Educação Pré-Escolar, consoante a necessidade, com o objetivo de aproximar ao rácio ideal de um psicólogo para cada 500 alunos.
  2. Criação de um Centro de Dados Digital sobre Saúde Mental nos Jovens, tutelado pelo Ministério da Saúde e auxiliado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Este Centro, com especial foco nos jovens, pretende tornar mais acessível a informação a todos, reunir vários recursos, programas, exercícios relacionados com o tema e linhas telefónicas de apoio aos jovens.
  3. Alargamento da articulação entre as Equipas Comunitárias de Saúde Mental para a infância e adolescência, com os psicólogos escolares e as autarquias locais, no âmbito da literacia, prevenção e cuidado clínico dos jovens, com especial divulgação deste trabalho, no Dia Mundial da Saúde Mental.
8 Agrupamento de Escolas de Vendas Novas
  1. Reestruturação do currículo de 3º ciclo, a nível de conteúdos abordados e do número de disciplinas.
  2. Criação de espaço de atendimento aos jovens, na escola.
  3. Promoção de opções curriculares de carácter prático, com vista à preparação dos jovens, para a vida adulta.
9 Escola Básica São João de Deus, Montemor-o-Novo
  1. Tutorias/ acompanhamento direto para casos de bullying (vítimas e agressores).
  2. Criação de Grupos de Ajuda, ao nível das turmas, no sentido de encaminharem colegas com problemas de saúde mental para os serviços disponíveis, nomeadamente gabinetes de psicologia.
  3. Maior número de assistentes operacionais nas escolas, para permitir uma vigilância dos recreios, minimizando os riscos de conflito que poderiam evoluir para situações de bullying.
10 Escola Básica D. João de Portel, Portel
  1. Sensibilização dos pais/encarregados de educação para os problemas da saúde mental nos jovens.
  2. Contratação de especialistas em saúde mental para fazer sessões, semanalmente, com os alunos na escola.
  3. Distribuição de panfletos junto da população sobre como ajudar a prevenir os problemas da saúde mental.
11 Escola Básica Manuel Ferreira Patrício, Évora
  1. Exigir uma maior supervisão dos pais/encarregados de educação, em relação ao tempo que os filhos passam na internet com jogos, redes sociais e levá-los a frequentarem espaços de lazer, de relaxamento, dentro e fora das escolas.
  2. Sensibilização dos encarregados de educação, através de terapias familiares, com psicólogos e outros técnicos de saúde, na resolução de problemas.
  3. Contratação de mais psicólogos para as escolas.
12 Escola Secundária de Montemor-o-Novo
  1. Realização de sessões de sensibilização sobre a saúde mental, dinamizadas nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento com o apoio de psicólogos que exercem funções no agrupamento.
  2. Elaboração de folhetos para distribuir à comunidade educativa com informações do tipo de resposta que existe no concelho, nomeadamente nas unidades de saúde familiar, nas unidades de cuidados da comunidade, apoio psicológico do agrupamento, equipa de saúde do agrupamento...
  3. Criar grupos de apoio na comunidade escolar dinamizados por médicos psiquiatras e psicólogos.
13 Agrupamento de Escolas de Mora
  1. Reestruturação dos horários escolares de modo a que hajam 2 intervalos, um a meio da manha e outro a meio da tarde, com a duração de 30 minutos, para que os alunos possam ter tempo de desligar da escola e poderem lanchar tranquilamente e sem stress, reduzindo deste modo o excessivo numero de tempos letivos diários .
  2. Criação de alternativas do interesse aos alunos em recinto escolar, de modo a desincentivar ao uso do telemóvel, quer durante os intervalos, quer em sala de aula, clandestinamente
  3. Articulação dos jovens em idade escolar em projetos da comunidade envolvente, de modo a que haja uma interação ativa e frequente com o mercado de trabalho
14 Escola Básica Conde de Vilalva, Évora
  1. Proporcionar ambientes de aprendizagem que promovam o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos alunos.
  2. Disponibilizar em meio escolar, os recursos necessários para o acompanhamento psicológico dos jovens.
  3. Desenvolver na comunidade educativa estilos de vida saudáveis envolvendo vários parceiros a nível municipal e distrital.
15 Escola Secundária André de Gouveia, Évora
  1. Criação de um Plano de Saúde Mental específico em meio educativo.
  2. Planos urbanísticos elaborados em articulação e de acordo com estudos e pareceres de profissionais na área da saúde mental.
  3. Elaboração de um plano de promoção da saúde mental em contexto laboral.