Medidas em debate na Sessão Distrital/Regional do Círculo Eleitoral de Coimbra


N.º Escola Medidas
1 Escola Básica Rainha Santa Isabel, Pedrulha, Coimbra
  1. Aumentar o número de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde, designadamente nos Centros de Saúde e em todas as instituições escolares, de forma a facilitar o acesso dos jovens a serviços de saúde mental.
  2. Criar grupos de autoajuda nas escolas dinamizados por técnicos especializados.
  3. Criar campanhas de sensibilização a fim de trabalhar a saúde mental como um problema social sério, retirando-lhe o estigma como “doença psiquiátrica”, integrando no horário escolar semanal uma sessão de psicologia.
2 Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra
  1. Realização de campanhas, apresentações e workshops feitos por professores/alunos/outras organizações que abordassem temas como a importância da alimentação saudável, de uma boa rotina de sono, da prática de desporto e de uma boa relação com a família/amigos.
  2. Implantação de centros de apoio psicológico na escola que estejam ao dispor dos alunos e das suas necessidades, com psicólogos que os possam ajudar.
  3. Criação do projeto educativo obrigatório “10 minutos de Mindfulness” em que, durante 10 minutos por dia, todas as turmas da escola tivessem um momento de reflexão e/ou acompanhadas com uma sessão mindfulness.
3 Escola Básica e Secundária de Penacova
  1. Novas práticas na preparação das refeições nas cantinas escolares, por exemplo, trocando o uso de sal por flor de sal e ervas aromáticas, com o objetivo de destacar a importância de uma alimentação saudável e de reforçar a utilização do refeitório pela comunidade escolar, evitando-se a saída da escola e rotinas de alimentação desequilibradas.
  2. Combate às desigualdades e assimetrias de acesso aos cuidados de saúde mental no país, através do aumento dos técnicos especializados, psicólogos, psiquiatras e pedopsiquiatras, na escola e serviços público-privados, diminuindo-se o custo das consultas deste último, para jovens menores de 18 anos com dificuldades financeiras.
  3. Prevenção primária através de ações lúdicas ou de sensibilização, dinamizadas por psicólogos, terapeutas e técnicos especializados sobre bem-estar, inteligência e gestão emocional, estudos e profissões, drogas, bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, prática regular de exercício físico e outros temas relevantes, para informar e alertar crianças e jovens para os cuidados sobre saúde mental.
4 Escola Básica Dr. Pedrosa Veríssimo, Paião, Figueira da Foz
  1. Criação, nas escolas, de um clube (Sinto… logo existo.) sobre saúde mental. De forma informal, sob a liderança de um adulto e numa espécie de terapia de grupo, os alunos partilhariam emoções e sentimentos, sem receio de julgamentos nem preconceitos.
  2. Desenvolvimento de estratégias motivacionais junto dos jovens, no sentido de estes se envolverem cada vez mais em atividades (desportivas, lúdicas e culturais…) que promovam o convívio no espaço escolar e os retire de dependências e do isolamento social, originado pela utilização excessiva dos dispositivos móveis/redes sociais.
  3. Reforço dos serviços de psicologia da escola, promovendo espaços de diálogo entre os alunos/adulto para troca de opiniões/emoções. Destes espaços dialogantes surgiriam as “ferramentas emocionais” para os jovens aprenderem a lidar com os problemas inerentes à saúde mental.
5 Escola Básica Infante D. Pedro, Penela
  1. Criar uma plataforma que permita aos jovens transmitirem os seus problemas e obterem respostas de forma anónima.
  2. Criar um organismo com profissionais especializados para promover a criação de meios para orientar os jovens com problemas de saúde mental.
  3. Facultar aos jovens a possibilidade de obterem, com facilidade, consultas de psiquiatria/psicologia gratuitas.
6 Escola Secundária de Arganil
  1. Promover ações de sensibilização sobre hábitos alimentares saudáveis e nutrição.
  2. Criar pequenos grupos de partilha.
  3. Divulgar cartazes digitais e em formato papel com frases positivas, inspiradoras e de apoio, em simultâneo com a criação de “caixas de preocupações”.
7 Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra
  1. Aumentar a quantidade de psicólogos e professores com formação na área para que promover programas de prevenção de saúde mental e de desenvolvimento sócio-emocional.
  2. Convidar instituições variadas que façam atividades para apoiar os alunos em geral e os alunos com necessidades em particular, no âmbito da promoção da saúde mental.
  3. Criar mentorias em contexto de salas de estudo, nas escolas, com apoios a alunos implementados por outros alunos.
8 Escola Básica Martim de Freitas, Coimbra
  1. Dinamizar atividades adequadas a cada faixa etária que incentivem um crescimento físico- mental saudável e livre de preconceitos.
  2. Promover ações de formação para todos os professores de modo a habilitá-los a lidar com problemas de saúde mental dos alunos.
  3. Modificar os métodos de avaliação de modo a reduzir o número e o peso dos testes e aumentar a frequência de realização de fichas formativas que permitem consolidar as matérias dadas nas aulas.
9 Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo
  1. Realização de palestras, sessões, debates sobre a saúde mental dos jovens, abertos a toda a comunidade educativa - pais, alunos, professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.
  2. Munir a escola de recursos humanos no âmbito da Psicologia, criando no horário dos alunos a possibilidade de aceder aos mesmos serviços, através de atividades promovidas pelos serviços sobre a temática e criando uma linha/horário nesses serviços onde espontaneamente os jovens podem ir
  3. Informar a população em geral sobre a importância da temática, através de pequenos flashes televisivos passados em horário nobre, promovendo a necessidade de encarar a saúde mental ao mesmo nível que a saúde física.
10 Escola Básica Inês de Castro, São Martinho do Bispo, Coimbra
  1. Exercícios de meditação- 5 minutos, antes ou depois das aulas.
  2. Ações de team building.
  3. Realização de palestras e ações de sensibilização sobre saúde mental.
11 Escola Secundária José Falcão, Coimbra
  1. Realização de actividades dinâmicas com os alunos para promoção da saúde mental.
  2. Sessões informativas sobre saúde mental realizadas por profissionais especializadas.
  3. Redução da carga horária lectiva dos alunos.
12 Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova
  1. 1- Contratação de mais psicólogos para as escolas. O rácio deverá ser de um para 200 alunos.
  2. 2- Criação de um Programa Nacional de Saúde Mental dos Jovens.
  3. 3- Obrigatoriedade, na carga horária dos alunos e professores, da existência de uma hora conjunta, alunos/diretor de turma, por semana.
13 Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, Mira
  1. Criação de uma linha aberta de aconselhamento psicológico online (inserida numa aplicação ou um web site).
  2. Maior divulgação do tema proposto, com o objetivo de, para além de sensibilização, combater o estigma associado à Saúde Mental.
  3. Valorização da saúde mental em relação à saúde física.
14 Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, Tocha, Cantanhede
  1. Organização de sessões de sensibilização sobre Saúde Mental para pais e alunos com testemunhos de pessoas que se recuperaram de doenças mentais.
  2. Reforço do número de psicólogos nas Escolas, gabinete de ajuda aos alunos a funcionar com o auxílio de uma “Caixa de Ajuda”.
  3. Tornar a Escola um espaço mais acolhedor, com um maior investimento nas artes.
15 Escola Secundária de Oliveira do Hospital
  1. Criação da disciplina de Saúde (essencialmente a mental).
  2. Criação de espaços de “desabafo” na Escola.
  3. Sensibilização nas escolas sobre “Saúde Mental”.
16 Centro Educativo dos Olivais
  1. Promover atividades lúdico-participativas (ioga, meditação, dança, teatro, música, convívios desportivos, caminhadas na natureza...).
  2. Disponibilizar, periodicamente, treinos de competências pessoais e sociais em horário compatível com a disponibilidade dos alunos.
  3. Aumentar os Serviços de Psicologia, em meio escolar, para ajudar os jovens a reconhecer e gerir sentimentos difíceis, resolver problemas, manter relações saudáveis, comunicar necessidades e desejos e tomar decisões que contribuam para o seu bem-estar.
17 Colégio Bissaya Barreto
  1. Criar o projeto Mensagem da Semana (anónimo numa caixa de correio ou em mensagens num placar).
  2. Realizar inquéritos para avaliar e aferir os problemas dos jovens nas escolas.
  3. Antes do início das aulas realizar um conjunto de exercícios físicos de relaxamento.
18 Agrupamento de Escolas de Góis
  1. Criação do Clube de Saúde Mental na escola.
  2. Estabelecer um espaço na comunidade local, de cariz multifuncional, gerido por um grupo de jovens, de forma rotativa com vista ao convívio interpessoal.
  3. Formação creditada para pessoal docente, não docente e técnicos na área da saúde mental.
19 Agrupamento de Escolas Coimbra Sul
  1. Medida 1 – “Entrega de um voucher para uma consulta de Psicologia por aluno anualmente”.
  2. Medida 2 – “Criar um Clube de Psicologia que em articulação com os SPO e com os Centros de Saúde, possibilitem a realização de ações de sensibilização sobre os mais diversos assuntos que estejam enquadrados na Saúde Mental". Temas que se enquadrem no problema da Saúde Mental”.
  3. Medida 3 – “Criar uma caixa em cada bloco de aulas, onde os alunos coloquem num envelope fechado e em papel o problema que os afeta, sendo este tratado pelo responsável" do Clube de Psicologia”.
20 Escola Secundária de Tábua
  1. Implementação de palestras destinadas aos alunos, professores e educadores informais, abordando todo o leque da saúde mental.
  2. Gerir melhor o peso da avaliação, nomeadamente, os testes.
  3. Criação e divulgação de um clube de psicologia, acompanhado de um “assistente emocional”.
21 Escola Básica Marquês de Marialva, Cantanhede
  1. Palestras e campanhas sobre "Saúde mental".
  2. Integração, no "Plano de Atividades" das escolas, de atividades propostas por alunos.
  3. Criação/reforço de apoio especializado para promoção da saúde mental dos jovens.
22 Escola Básica n.º 2 de Taveiro, Coimbra
  1. Existência de uma “Caixa de Sentimentos” onde os alunos podem colocar dúvidas ou expor de forma anónima, se assim o desejarem, os seus problemas de saúde mental. Estes poderão ser abordados pela psicóloga escolar ou através de um “placard” onde serão dadas propostas para resolução dos problemas.
  2. Realizar sessões com especialistas dirigidas aos encarregados de educação sobre saúde mental e os problemas com eles relacionados, a partir do pré-escolar.
  3. Existir uma maior rentabilização do tempo da Educação para a Saúde (PES), para ações de sensibilização e de promoção da saúde mental, na escola e, nomeadamente, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
23 Agrupamento de Escolas de Soure
  1. Maior divulgação em escolas, associações juvenis, associações desportivas, entre outras, de temas como ansiedade e depressão. Debate do tema durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Organização de palestras e workshops nas escolas sobre “Saúde Mental nos Jovens”, dinamizada pelos psicólogos escolares. Essencialmente formas de promoção do tema, incluindo alunos, pais e professores.
  3. Criação de uma linha de apoio anónima ao estudante.