1 |
Escola Básica Rainha Santa Isabel, Pedrulha, Coimbra |
- Aumentar o número de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde, designadamente nos Centros de Saúde e em todas as instituições escolares, de forma a facilitar o acesso dos jovens a serviços de saúde mental.
- Criar grupos de autoajuda nas escolas dinamizados por técnicos especializados.
- Criar campanhas de sensibilização a fim de trabalhar a saúde mental como um problema social sério, retirando-lhe o estigma como “doença psiquiátrica”, integrando no horário escolar semanal uma sessão de psicologia.
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2 |
Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra |
- Realização de campanhas, apresentações e workshops feitos por professores/alunos/outras organizações que abordassem temas como a importância da alimentação saudável, de uma boa rotina de sono, da prática de desporto e de uma boa relação com a família/amigos.
- Implantação de centros de apoio psicológico na escola que estejam ao dispor dos alunos e das suas necessidades, com psicólogos que os possam ajudar.
- Criação do projeto educativo obrigatório “10 minutos de Mindfulness” em que, durante 10 minutos por dia, todas as turmas da escola tivessem um momento de reflexão e/ou acompanhadas com uma sessão mindfulness.
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3 |
Escola Básica e Secundária de Penacova |
- Novas práticas na preparação das refeições nas cantinas escolares, por exemplo, trocando o uso de sal por flor de sal e ervas aromáticas, com o objetivo de destacar a importância de uma alimentação saudável e de reforçar a utilização do refeitório pela comunidade escolar, evitando-se a saída da escola e rotinas de alimentação desequilibradas.
- Combate às desigualdades e assimetrias de acesso aos cuidados de saúde mental no país, através do aumento dos técnicos especializados, psicólogos, psiquiatras e pedopsiquiatras, na escola e serviços público-privados, diminuindo-se o custo das consultas deste último, para jovens menores de 18 anos com dificuldades financeiras.
- Prevenção primária através de ações lúdicas ou de sensibilização, dinamizadas por psicólogos, terapeutas e técnicos especializados sobre bem-estar, inteligência e gestão emocional, estudos e profissões, drogas, bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, prática regular de exercício físico e outros temas relevantes, para informar e alertar crianças e jovens para os cuidados sobre saúde mental.
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4 |
Escola Básica Dr. Pedrosa Veríssimo, Paião, Figueira da Foz |
- Criação, nas escolas, de um clube (Sinto… logo existo.) sobre saúde mental. De forma informal, sob a liderança de um adulto e numa espécie de terapia de grupo, os alunos partilhariam emoções e sentimentos, sem receio de julgamentos nem preconceitos.
- Desenvolvimento de estratégias motivacionais junto dos jovens, no sentido de estes se envolverem cada vez mais em atividades (desportivas, lúdicas e culturais…) que promovam o convívio no espaço escolar e os retire de dependências e do isolamento social, originado pela utilização excessiva dos dispositivos móveis/redes sociais.
- Reforço dos serviços de psicologia da escola, promovendo espaços de diálogo entre os alunos/adulto para troca de opiniões/emoções. Destes espaços dialogantes surgiriam as “ferramentas emocionais” para os jovens aprenderem a lidar com os problemas inerentes à saúde mental.
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5 |
Escola Básica Infante D. Pedro, Penela |
- Criar uma plataforma que permita aos jovens transmitirem os seus problemas e obterem respostas de forma anónima.
- Criar um organismo com profissionais especializados para promover a criação de meios para orientar os jovens com problemas de saúde mental.
- Facultar aos jovens a possibilidade de obterem, com facilidade, consultas de psiquiatria/psicologia gratuitas.
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6 |
Escola Secundária de Arganil |
- Promover ações de sensibilização sobre hábitos alimentares saudáveis e nutrição.
- Criar pequenos grupos de partilha.
- Divulgar cartazes digitais e em formato papel com frases positivas, inspiradoras e de apoio, em simultâneo com a criação de “caixas de preocupações”.
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7 |
Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra |
- Aumentar a quantidade de psicólogos e professores com formação na área para que promover programas de prevenção de saúde mental e de desenvolvimento sócio-emocional.
- Convidar instituições variadas que façam atividades para apoiar os alunos em geral e os alunos com necessidades em particular, no âmbito da promoção da saúde mental.
- Criar mentorias em contexto de salas de estudo, nas escolas, com apoios a alunos implementados por outros alunos.
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8 |
Escola Básica Martim de Freitas, Coimbra |
- Dinamizar atividades adequadas a cada faixa etária que incentivem um crescimento físico- mental saudável e livre de preconceitos.
- Promover ações de formação para todos os professores de modo a habilitá-los a lidar com problemas de saúde mental dos alunos.
- Modificar os métodos de avaliação de modo a reduzir o número e o peso dos testes e aumentar a frequência de realização de fichas formativas que permitem consolidar as matérias dadas nas aulas.
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9 |
Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo |
- Realização de palestras, sessões, debates sobre a saúde mental dos jovens, abertos a toda a comunidade educativa - pais, alunos, professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.
- Munir a escola de recursos humanos no âmbito da Psicologia, criando no horário dos alunos a possibilidade de aceder aos mesmos serviços, através de atividades promovidas pelos serviços sobre a temática e criando uma linha/horário nesses serviços onde espontaneamente os jovens podem ir
- Informar a população em geral sobre a importância da temática, através de pequenos flashes televisivos passados em horário nobre, promovendo a necessidade de encarar a saúde mental ao mesmo nível que a saúde física.
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10 |
Escola Básica Inês de Castro, São Martinho do Bispo, Coimbra |
- Exercícios de meditação- 5 minutos, antes ou depois das aulas.
- Ações de team building.
- Realização de palestras e ações de sensibilização sobre saúde mental.
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11 |
Escola Secundária José Falcão, Coimbra |
- Realização de actividades dinâmicas com os alunos para promoção da saúde mental.
- Sessões informativas sobre saúde mental realizadas por profissionais especializadas.
- Redução da carga horária lectiva dos alunos.
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12 |
Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova |
- 1- Contratação de mais psicólogos para as escolas. O rácio deverá ser de um para 200 alunos.
- 2- Criação de um Programa Nacional de Saúde Mental dos Jovens.
- 3- Obrigatoriedade, na carga horária dos alunos e professores, da existência de uma hora conjunta, alunos/diretor de turma, por semana.
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13 |
Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, Mira |
- Criação de uma linha aberta de aconselhamento psicológico online (inserida numa aplicação ou um web site).
- Maior divulgação do tema proposto, com o objetivo de, para além de sensibilização, combater o estigma associado à Saúde Mental.
- Valorização da saúde mental em relação à saúde física.
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14 |
Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, Tocha, Cantanhede |
- Organização de sessões de sensibilização sobre Saúde Mental para pais e alunos com testemunhos de pessoas que se recuperaram de doenças mentais.
- Reforço do número de psicólogos nas Escolas, gabinete de ajuda aos alunos a funcionar com o auxílio de uma “Caixa de Ajuda”.
- Tornar a Escola um espaço mais acolhedor, com um maior investimento nas artes.
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15 |
Escola Secundária de Oliveira do Hospital |
- Criação da disciplina de Saúde (essencialmente a mental).
- Criação de espaços de “desabafo” na Escola.
- Sensibilização nas escolas sobre “Saúde Mental”.
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16 |
Centro Educativo dos Olivais |
- Promover atividades lúdico-participativas (ioga, meditação, dança, teatro, música, convívios desportivos, caminhadas na natureza...).
- Disponibilizar, periodicamente, treinos de competências pessoais e sociais em horário compatível com a disponibilidade dos alunos.
- Aumentar os Serviços de Psicologia, em meio escolar, para ajudar os jovens a reconhecer e gerir sentimentos difíceis, resolver problemas, manter relações saudáveis, comunicar necessidades e desejos e tomar decisões que contribuam para o seu bem-estar.
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17 |
Colégio Bissaya Barreto |
- Criar o projeto Mensagem da Semana (anónimo numa caixa de correio ou em mensagens num placar).
- Realizar inquéritos para avaliar e aferir os problemas dos jovens nas escolas.
- Antes do início das aulas realizar um conjunto de exercícios físicos de relaxamento.
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18 |
Agrupamento de Escolas de Góis |
- Criação do Clube de Saúde Mental na escola.
- Estabelecer um espaço na comunidade local, de cariz multifuncional, gerido por um grupo de jovens, de forma rotativa com vista ao convívio interpessoal.
- Formação creditada para pessoal docente, não docente e técnicos na área da saúde mental.
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19 |
Agrupamento de Escolas Coimbra Sul |
- Medida 1 – “Entrega de um voucher para uma consulta de Psicologia por aluno anualmente”.
- Medida 2 – “Criar um Clube de Psicologia que em articulação com os SPO e com os Centros de Saúde, possibilitem a realização de ações de sensibilização sobre os mais diversos assuntos que estejam enquadrados na Saúde Mental". Temas que se enquadrem no problema da Saúde Mental”.
- Medida 3 – “Criar uma caixa em cada bloco de aulas, onde os alunos coloquem num envelope fechado e em papel o problema que os afeta, sendo este tratado pelo responsável" do Clube de Psicologia”.
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20 |
Escola Secundária de Tábua |
- Implementação de palestras destinadas aos alunos, professores e educadores informais, abordando todo o leque da saúde mental.
- Gerir melhor o peso da avaliação, nomeadamente, os testes.
- Criação e divulgação de um clube de psicologia, acompanhado de um “assistente emocional”.
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21 |
Escola Básica Marquês de Marialva, Cantanhede |
- Palestras e campanhas sobre "Saúde mental".
- Integração, no "Plano de Atividades" das escolas, de atividades propostas por alunos.
- Criação/reforço de apoio especializado para promoção da saúde mental dos jovens.
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22 |
Escola Básica n.º 2 de Taveiro, Coimbra |
- Existência de uma “Caixa de Sentimentos” onde os alunos podem colocar dúvidas ou expor de forma anónima, se assim o desejarem, os seus problemas de saúde mental. Estes poderão ser abordados pela psicóloga escolar ou através de um “placard” onde serão dadas propostas para resolução dos problemas.
- Realizar sessões com especialistas dirigidas aos encarregados de educação sobre saúde mental e os problemas com eles relacionados, a partir do pré-escolar.
- Existir uma maior rentabilização do tempo da Educação para a Saúde (PES), para ações de sensibilização e de promoção da saúde mental, na escola e, nomeadamente, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
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Agrupamento de Escolas de Soure |
- Maior divulgação em escolas, associações juvenis, associações desportivas, entre outras, de temas como ansiedade e depressão. Debate do tema durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
- Organização de palestras e workshops nas escolas sobre “Saúde Mental nos Jovens”, dinamizada pelos psicólogos escolares. Essencialmente formas de promoção do tema, incluindo alunos, pais e professores.
- Criação de uma linha de apoio anónima ao estudante.
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